Sei sulla pagina 1di 77

Instituto Superior de Cincias da Sade.

VANDA DE SOUZA FLORES

TRAUMAS DA INFNCIA E SUAS CONSEQUNCIAS NAS VRIAS ETAPAS DA EXISTNCIA HUMANA

Salvador-BA 2008

VANDA DE SOUZA FLORES

TRAUMAS DA INFNCIA E SUAS CONSEQUNCIAS NAS VRIAS ETAPAS DE EXISTNCIA HUMANA

Monografia apresentada ao Curso de ps-graduao em Terapia Transpessoal do Grupo Omega de Estudos Holsticos Transpessoais e junto ao INCISA como requisito parcial para a obteno do ttulo de especialista em Terapia Transpessoal. Orientadora: Decc Prof. Msc Vera Maria

Salvador- BA 2008

TERMO DE APROVAO

VANDA DE SOUZA FLORES

TRAUMAS DA INFNCIA E SUAS CONSEQUNCIAS NAS VRIAS ETAPAS DE EXISTNCIA HUMANA

Monografia aprovada como requisito parcial para obteno do ttulo de Especialista em Psicologia Transpessoal, Grupo Omega e INCISA, pelos examinadores:

Vera Maria Decc Orientadora _________________________________________ Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social (FUNDAO VISCONDE DE CAIRU) INCISA Instituto Superior de Cincias e Sade e Grupo MEGA

Mario Luiz Rodriguez Risso__Examinador ________________________________ Terapeuta Transpessoal, Graduado em Psicologia Clnica e das Organizaes. Universidade de Barcelona na Espanha. Diretor do Grupo Omega

Salvador, 20 janeiro de 2008.

DEDICATRIA

Para meu querido esposo Danilo, companheiro e amigo de caminhada h trinta e cinco anos, sem sua presena, colaborao e apoio, talvez, no estaria concluindo esta jornada pedaggica de autoconhecimento e transformao.

Para meus sempre amados filhos Tiago, Fabiane e Marilene que foram mola propulsora de minha motivao e sempre apoiaram e acreditaram no meu recomeo profissional.

Para meu querido genro Giancarlo e minha querida nora Roseney, que atravs de questionamentos e exemplos foram grandes motivadores. Obrigada por fazerem parte de nossa famlia. As minhas bem vindas netas indigas: Larissa, Anna Beatriz e Sofhia Mel Anjos de Luz, que pacientemente privaram-se da minha presena e do meu carinho por muitos finais de semanas. Aguardem! A recompensa vir.

Aos amigos e parentes, pela compreenso na minha ausncia em momentos to essenciais e pelo respeito e aceitao minha nova caminhada espiritual e profissional.

AGRADECIMENTOS

A Deus, pela minha vida, pela misericrdia e oportunidade de servir.

A Jesus Cristo e a Maria Santssima, pela certeza de nunca estar sozinha.

A querida docente Vera Decc, pela coordenao e superviso dessa Monografia.

A Vera Lcia Spinola Ea, minha querida terapeuta, supervisora do meu estgio, do caso em estudo e grande incentivadora na elaborao dessa monografia. Ensinou-me a escutar com amorosidade e como ser um canal de cura.

A Sandra Bonfim, help do Pathwork, amiga e incentivadora do meu primeiro passo nesta caminhada transpessoal e de autoconhecimento.

Ao Dr. Mrio Risso e Carla Mirelle, diretores responsveis pelo Curso Transpessoal na Bahia e sua querida equipe de docentes e discentes, atravs dos quais foi permitida a realizao da nossa misso. Todos vocs foram anjos de luz.

A coordenadora Lcia Mascarenhas da Sociedade Irmos Solidrios - SIS, e equipe, pela oportunidade e confiana depositada durante atendimento as suas crianas e seus familiares, facilitando o nosso trabalho de pesquisa junto s famlias.

A Diretora Ivonita Alves da Instituio Casa da Criana em Simes Filho, e sua maravilhosa equipe de docentes e discentes, pela acolhida, aceitao e confiana, colaborando muito com o nosso trabalho transpessoal e pesquisa junto s famlias.

A colega Claudia Boim, pela acolhida generosa em seu grupo de estudo, em sua residncia, partilhando seus conhecimentos como Psicopedagoga. Enriquecedor!

A todos os colegas minha gratido e respeito, em especial, a Artur, Isa, Jos Carlos, Maria da Graa, Martha e Naira, pela amizade e incentivos durante nosso Grupo de Estudos e Vivncias das Prticas Teraputicas.

Quando a humanidade alcanar a compreenso da importncia da Chama Violeta, e utiliz-la conscientemente, ela no mais ter que sofrer pelas causas passadas de antigos carmas que geram sofrimento e dor. (Mestre Ascenso Kutumi)

RESUMO

A proposta deste estudo verificar se os fatores que geram desequilbrio traumtico entre os membros das famlias na Sociedade de Irmos Solidrios (SIS) do bairro de Paripe, em Salvador, repercutem na desestruturao psicossocial dos indivduos daquela comunidade. A metodologia utilizada foi o Estudo de caso e como instrumento da pesquisa foram aplicados questionrios, em uma amostra no probabilstica, entre a famlia e professores do cliente. Os resultados desse estudo apontam para a falta de planejamento familiar e uma excluso socioeconmica e cultural que colaborou para uma desestruturao familiar e contribuiu com fatores fbicos e traumticos na famlia. Foi detectado que o abuso fsico e psicolgico sofrido por Boby desde a concepo at a adolescncia dentro da famlia gerou o seu desequilbrio psicossocial e repercutiu na escola e nas suas relaes interpessoais. Verificamos que os tipos de violncia mais comuns nessa famlia so o abuso sexual, negligncia, desrespeito e maus tratos em geral, dentro e fora do contexto familiar e trouxeram seqelas com repercusso psicolgica e emocional em vrias etapas do desenvolvimento infantil. O despreparo dessa famlia em lidar com esses problemas contriburam para que Boby desde cedo fosse acometido de distrbios e transtornos de personalidade. A finalidade do trabalho teraputico a cura do paciente, para isto faz-se necessrio um acompanhamento de Boby e de seus familiares, com procedimentos especficos para obter a transformao dos seus traumas.

Palavras-chave: Traumas fsicos. Traumas Psicolgicos. Familiar. Fatores Traumticos. Tcnicas Teraputicas. Catarse

Desequilbrio

ABSTRACT

The intention of this study is to verify if the factors that generate the traumatic lack of equilibrium among members of families in the Sociedade de Irmos Solidrios (SIS) from Paripe neighborhood in Salvador, reflect in the lack of psycho-social structure in the people from that neighborhood. The used methodology was the Case study and as a research instrument, we used applied questionnaires in a sample without probability among mothers and teachers, besides fifty people living in Paripe neighborhood. The results of this study tend to show the lack of familiar planning and a socio-economical and cultural exclusion that helped the familiar lack of structure, which contributes with phobic and traumatic factors in families. Boby and his family were chosen, for being into this reality. The detected physical and psychological abuse suffered by boby from conception until adolescence inside his family, reflected at school and in the society, being the greatest generators of the lack of psycho-social equilibrium. We verified that the most common types of violence in this family are sexual, neglect, disrespect, and maltreats in general, inside and outside the familiar context, which brought sequels with psychological and emotional repercussion in various steps of the childhood development. The lack of preparation of this family in dealing with these problems, helped that Boby, since early age, undertaking into disturbs and perturbations in his personality. The objective of this therapeutic work is the patients cure, to do so, it is necessary to follow Boby and his family, with specific procedures to obtain the truth about the traumas. Key words: Physical Traumas, Psychological traumas, Familiar lack of equilibrium, Traumatic factors, Therapeutic techniques, Catharsis.

SUMRIO

INTRODUO 1 CAPTULO VIOLNCIA DOMSTICA E SUA CONSEQUNCIA NA FORMAO PSQUICA DOS FILHOS 1.1 1.2 1.2.1 1.2.2 1.3 A VIOLNCIA SCIA ECONMICA E CULTURAL A M ESTRUTURA FAMILIAR Os Maus Tratos Fsicos Os Maus Tratos Psicolgicos AS FOBIAS CAUSADAS POR FATORES PSICOLGICOS OU SOCIAIS 1.4 O BULLYING E SUAS CONSEQUNCIAS

11 15

15 18 22 25 27

31

CAPTULO VIOLNCIAS SEXUAIS INFANTIS E SUAS SEQULAS NAS VRIAS ETAPAS DA EXISTNCIA HUMANA

35

2.1 2.1.1 2.1.2 2.2

O INCESTO Abuso Sexual como Sndrome do Segredo Abuso Sexual como Sndrome de Adio PROSTITUIO INFANTIL E SUAS CONSEQUNCIAS

36 41 43 44

CAPTULO A CURA ATRAVS DA TERAPIA TRANSPESSOAL

46

3.1 3.2

AS TCNICAS USADAS NA TERAPIA TRANSPESSOAL FLORAIS TEIS NA TERAPIA DO TRAUMA

47 51

CAPTULO O CASO EM ESTUDO

53

4.1 4.2 4.3 4.4 5

O MOTIVO DA CONSULTA DADOS DE IDENTIFICAO TRAJETRIA TERAPUTICA RESULTADOS OBSERVADOS CONCLUSO

54 55 58 62 68 71

REFERNCIAS

ANEXO: Desenhos elaborados pelo paciente.

76

11 1 INTRODUO

Esta Monografia atende exigncia do Curso de Ps-Graduao em Terapia Transpessoal Holstica, ministrado pelo Grupo Omega de Estudos Holsticos e Transpessoais e INCISA (Instituto Superior de Cincia e Sade), como pr-requisito para obteno do certificado de concluso do curso de psgraduao em Terapia Transpessoal, que nos permitiu a escolha livre de um tema a ser dissertado, onde pudssemos direcionar nosso real interesse em estudar algo que, objetivamente, estivesse relacionado atividade

desenvolvida em Terapia Transpessoal. A motivao da escolha do tema traumas da infncia e suas conseqncias nas vrias etapas do desenvolvimento humano se basearam nas realidades presenciadas, tanto nas entrevistas com os membros da famlia e escola, como da comunidade, da periferia de Salvador durante os seis meses de Estgio na Sociedade de Irmos Solidrios - SIS e na Cidade da Criana em Simes Filho. A observao contnua em muitas famlias atendidas, onde a violncia na infncia considerada normal e at fomentada por avs, parentes e pais, e ainda os relatos desesperados das crianas vtimas que sofrem tais abusos, levaram-nos a aprofundar o atendimento teraputico para melhor orientar as famlias. Sabe-se que existe um conjunto de necessidades bsicas, que a criana na realidade deveria receber para crescer saudvel e feliz tornando-se um adulto forte e equilibrado, mas se olharmos a maioria das nossas famlias, verificaremos o quanto esto carentes, despreparadas e desmotivadas para cumprir esta rdua misso tanto dentro da famlia como fora dela. O Sistema scio cultural contribui para que essas necessidades bsicas no sejam supridas dentro das famlias. Se examinarmos a palavra maus tratos, verificaremos que ela se caracteriza por certo grau de agressividade, crueldade, humilhao, desonra e esta a maneira mais comum de certos adultos tratarem as crianas e adolescentes.

12 Esta falta de proteo, a irresponsabilidade e o desrespeito, acontecem em todos os setores: famlia, escola e sociedade e so os que mais contribuem para a desestruturao psicossocial do indivduo. Observa-se o abuso sexual como uma das conseqncias mais graves, geradas por esses fatores citados, que mais propiciam maus tratos da infncia e adolescncia. H diferentes categorias de abuso como: incesto, abuso

sexual sistmico, pedofilia, pornografia e a prostituio infantil que causam seqelas, marginalizam e adoecem a criana, repercutindo em todas as etapas da sua existncia humana. Interessa-nos verificar, dentro desse contexto, se os traumas sofridos entre os membros de uma famlia, residente no bairro de Paripe, em Salvador, um dos fatores de desajuste emocional de seus filhos. Para ajudar a responder o problema de pesquisa, elencamos as seguintes questes norteadoras: Verificar na literatura existente os fatores desencadeadores da desestruturao na famlia; Levantar o nvel sociocultural da famlia pesquisada; Investigar quais os fatores de desequilbrio existentes na famlia; Verificar a repercusso da violncia familiar na formao de seus filhos; Averiguar a repercusso dos traumas sofridos dos filhos pelos seus familiares; Relacionar os fatores sociais que contribuem para o desequilbrio na educao dos filhos; Identificar quais as tcnicas psicoteraputicas adequadas para o tratamento dos fatores de desequilbrio apresentados e Verificar a efetividade do processo teraputico na transformao do desequilbrio emocional no contexto familiar. A metodologia utilizada em nossa pesquisa foi o estudo de caso, porque permitiu obter uma viso global do problema pesquisado e pela possibilidade de acesso as informaes da famlia pesquisada e por permitir explorar situaes da vida real em aspectos no claramente definidos. A populao pesquisada foi uma famlia, residente no Bairro de Paripe, em Salvador, atravs de uma amostra no probabilstica. De acordo com os seus fins e objetivos ela descritiva, intervencionista e predominantemente qualitativa. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados formulrios, entrevistas e observao direta. O contedo do trabalho est dividido em cinco captulos os quais passamos a explanar:

13 Captulo 1 - A Violncia Domstica e Suas Conseqncias na Formao Psquica dos Filhos Abordamos o tema da violncia domstica, por depararmos com esta realidade durante o nosso trabalho na periferia de Salvador e perceber atravs da mdia e literaturas pesquisadas que essas idiossincrasias diferenciam-se independente da classe social. A influncia da Sociedade, no Sistema Sciocultural das famlias, que nem sempre so positivas, e a m estrutura das famlias, contribuem para que hajam transtornos da personalidade do indivduo e so fatores geradores de medos, inseguranas, traumas fsicos e psicolgicos e de doenas, que afastam o sujeito da interao adequada no convvio familiar e social. Captulo 2 As Violncias Sexuais Infantis e suas Seqelas nas Vrias Etapas da Existncia Humana. Abordamos este tema dando nfase aos maus tratos e o abuso sofrido pela criana, dentro do prprio contexto familiar. Percebe-se as alteraes do comportamento infantil, os bloqueios causados na criana pela experincia traumtica, a repercusso deste na sua formao como um todo e as seqelas psicolgicas, fsicas e morais. A retirada da criana que sofre abuso sexual com encaminhamento para instituies de acordo com a lei vigente. No captulo anterior verificamos que a violncia, infelizmente, em todas as suas formas fazem parte do nosso cotidiano, seja na famlia ou na comunidade. As principais conseqncias da violncia so os medos e as experincias traumticas, que na maioria das vezes so inconscientes, e necessitam serem investigadas para que as pessoas possam superar e relacionar-se melhor na sociedade. A violncia sexual infantil uma das causas mais comuns em determinadas classes sociais e geram experincias traumticas que se repercutem em todas as suas relaes. Neste captulo vamos tratar especificamente sobre ela, seus fatores geradores e a sua repercusso na famlia e no contexto social. Captulo 3 - A Cura Atravs da Psicologia Transpessoal Procuramos esclarecer o que a Terapia Transpessoal, como surgiu, a sua finalidade bem como os responsveis pelo surgimento desta quarta fora. Dentro deste campo de investigao, baseados em estudos cientficos sobre os

14 estados de expanso e percepo da conscincia, falamos dos procedimentos que ajudam a trabalhar os corpos sutis do indivduo, as utilizaes do uso de florais e das vrias tcnicas apropriadas a cada realidade detectada durante a anamnese, que permitem um tratamento de forma integral, curando o corpo fsico, etrico, emocional e espiritual. Captulo 4 - O Estudo de Caso Trata-se, nesse captulo, do estudo de caso desenvolvido durante a pesquisa, bem como os resultados alcanados durante todo o trabalho. Aborda tambm as tcnicas utilizadas para o processo de cura do sujeito da pesquisa e a anlise realizada do caso. 5 - Concluso Neste tpico abordaremos as consideraes finais desse trabalho. A escolha por esse estudo possibilitou verificar na comunidade o quanto h incidncia do abuso sexual e psicolgico nas famlias carentes e tambm o despreparo psicolgico e cultural dos jovens casais em assumir uma famlia, incentivando o abandono, a omisso e o desrespeito para com as crianas. Atravs dos dados apresentados, pretendemos contribuir para: Orientar os indivduos sobre a importncia do equilbrio fsico, mental e emocional para a educao e formao dos filhos. Para tanto, precisamos ser amados, queridos, aceitos e protegidos, desde a concepo, a fim de seguir todas as fases de nossos ritos de passagem neste planeta com segurana, at a vida adulta. Oportunizar ao indivduo, atravs de conhecimentos e tcnicas que o nosso ser, nosso corpo e nossa sociedade so constitudos por arqutipos independente da histria pessoal, da influncia da mdia, da literatura e dogmas que influenciam nossa vida. Abordar sobre os desafios que a humanidade deve vencer em relao aos maus tratos da infncia e permitir a discusso e reflexo sobre esses assuntos de forma clara e objetiva.

15 CAPTULO 1 A VIOLNCIA DOMSTICA E SUAS

CONSEQUNCIAS NA FORMAO PSQUICA DOS FILHOS

1.1- A VIOLNCIA SCIA ECONMICA E CULTURAL

A violncia surge porque alguma coisa j estava errada e descobrindo a causa real de sua origem que se consegue chegar soluo do problema. Independente se o problema conseqncia das injustias e afrontamentos sociais, econmicos, polticos, educacionais, conjugais e familiares sempre ser necessrio investigar o fato como um todo. As influncias que nos chegam a toda hora na sociedade atravs da mdia repercutem em nossas atitudes e pensamentos que geram uma predisposio a agir e atuar de forma violenta. Como observa Maldonado (1998, p. 116)
[...] ningum nasce violento, embora a agressividade faa parte da natureza humana. Assim, a violncia pode ser desaprendida. Para isso faz-se necessrio a promoo de um programa de preveno envolvendo aes no governamentais e civis conjuntas, para que as pessoas possam criar um clima harmnico em seus relacionamentos e o fortalecimento dos sentimentos de compaixo e de solidariedade (...) para o estabelecimento da Cultura da Paz.

Ao nascer temos uma natureza original, que se transforma a partir dos estmulos do meio em que vive. O ambiente agressivo e violento estimula o comportamento na formao das crianas e refora uma cultura de violncia, pois os padres e valores culturais oferecidos atravs da famlia, ambiente fsico e social sero reproduzidos em todos os contextos em que vive. Trujillo (2002, p. 233) refora esse pensamento quando afirma que:
[...] As crianas sero, dentre de alguns anos, adolescentes que depois sero cidados das nossas sociedades. Eles pediro conta aos seus governos e aos Estados do norte. Rebelar-se-o. Assim, uma bomba de fora explosiva de efeito retardado se est preparando; contra ela, promessas e boas palavras nada podero. A UNICEF, por sua vez, insiste com estas palavras premonitrias: O tempo Urge. Com razo nossa gerao ser julgada sobre como soube proteger, o crescimento, a educao e o direito dos filhos.

16 Essa problemtica da violncia nas famlias precisa ser revista, pois os cidados do amanh, os futuros pais e os dirigentes da nossa sociedade, sero estas crianas de hoje, frgeis e vulnerveis a toda espcie de violncia tanto dentro da sua prpria famlia como pela sociedade. Os registros latentes dos sofrimentos e traumas causados pela famlia, pela influncia dos meios de comunicaes, pelas Instituies educacionais e religiosas, ficam no inconsciente do indivduo, e repercutem em todos os seguimentos e etapas da sua existncia, Quando isto acontece aparecem as mudanas comportamentais, que tanto levam ao excesso e descontrole como a apatia e a depresso. Ambos os sentimentos contribuem para que o indivduo perca sua vontade, sua criatividade e sua essncia, at adoecer. Cumming (apud NACHMANOVITCH, 1990, p. 108) narrou num poema
Que quanto mais crescemos mais esquecemos as razes. Esta citao refere-se o quanto nossas instituies se apiam na fantasia Lokeana de que um ser recm-nascido como uma tbua rasa sobre a qual o conhecimento constitudo em cima de uma pirmide, onde tendemos a apagar em nossas crianas esse conhecimento que vem de cima para baixo e substitu-lo por um conhecimento simplista que vem de baixo para cima.

Quando o indivduo sofre forte impacto emocional, quando no existe a harmonia, entre ele e o seu contexto familiar, econmico e social, os arqutipos1 no servem de motivao e inspirao para satisfazer o seu prprio ego, sente-se massificado, explorado e sem energia, tornando-se cada vez mais ansioso, menos produtivo e infeliz. Os impactos emocionais sofridos pelas pessoas tambm sofrem influncia pelos valores e cultura da sociedade em que vive. O comportamento de certa forma torna-se padronizado e robotizado pelo poder de manipulao da informao ressaltado atravs da mdia e desencadeiam no indivduo desejos de novas conquistas, novos empregos, novas aquisies e empreendimentos, status e a busca incessante de querer sempre mais. Porm,

Segundo JUNG Arqutipos so possibilidades herdadas para representar imagens similares, so formas instintivas de imaginar. So matrizes arcaicas onde configuraes anlogas ou semelhantes tomam formas. (SILVEIRA, 2006, p.68)

17 poucas so as pessoas que conseguem corresponder e se adaptar ao condicionamento das mudanas impostas pelo Sistema.
A tecnologia e o rpido crescimento da populao esto nos levando a um mundo onde o tempo e a distncia no podem nos separar. Ao mesmo tempo, confrontamos graves ameaas a ns mesmos e ao planeta. Vivemos com a guerra, com o terrorismo, com a possibilidade de aniquilao por super armas, com uma distncia crescente entre os que tm, e os que no tm, e com a destruio ambiental. As coisas parecem mais horrveis quando consideramos o assustador potencial de violncia presente numa gerao de crianas nascidas com dependncia de droga, e que logo estaro adultas. (LEVINE, 1999, p.191).

Essas influncias levam a massificao, discriminao e excluso das pessoas, quando no conseguem satisfazer os seus desejos e suas necessidades bsicas. As insatisfaes geram sentimentos de no

pertencimento, de pouca valia dentro do seu contexto familiar e social, pois no conseguem atingir as exigncias impostas pela sociedade de consumo. As pessoas, de uma maneira geral, conseguem adquirir seus bens de consumo atravs do mercado de trabalho. Este cada vez mais exige profissionais com um grau de qualificao diferenciada e a maioria da populao permanece excluda dessa realidade scio-econmica. Depara-se com o desemprego, por sua baixa ou nenhuma qualificao e essa realidade acarreta a fome, drogas, crimes, destruio familiar e toda espcie de marginalizao. O poder econmico, o mercado e as vantagens de alguns diante dos outros se sobrepem ao bem da maioria e acarretam doenas pela m adaptao das pessoas ao meio cultural, social ou econmico. Observa-se uma sociedade que oprime e aliena as pessoas ressaltando seus valores negativos. O ter sobrepe-se ao ser. De acordo com o Relatrio Nacional sobre os Direitos Humanos no Brasil em 2000 -2002, citados na Revista de Direitos Humanos (1990, v. 4)
[...] o Brasil est entre os pases do mundo com maior violncia. A Violncia o uso intencional da fora fsica ou poder, real ou em ameaa, contra si prprio, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha grande possibilidade de resultar em leso, morte, dano psicolgico, deficincia de desenvolvimento ou privao. (OMS, 2004 p.14/15)

18 A conjuntura scioeconmica colabora para o aumento das

desigualdades regionais e sociais. Os direitos humanos muitas vezes no so respeitados Percebe-se o quanto esses fatores influenciam todas as reas de nossas vidas diretamente trazendo transtornos positivos e negativos que influenciam e impulsionam as nossas escolhas, acontecimentos e

comportamentos.
Como sabido, o principal objetivo de todos os Estados totalitrios solapar os relacionamentos pessoais por meio do temor e da desconfiana; o resultado disso uma massa atomizada na qual a psique humana completamente abafada, At mesmo as relaes entre pais e filhos, que a mais ntima e natural de todas, despedaada pelo Estado. Todas as grandes organizaes que visam exclusivamente objetivos materialistas so responsveis pela falta de pensamento das massas. (HOFFMAN, 2005, p.229)

As constantes influncias do Estado e as leis institudas por este, frustram no s a famlia como a escola. Os valores morais e ticos que at ento davam respaldo a essas instituies sofreram um descaso e enfraquecimento no direcionamento educacional causando insegurana nas crianas e jovens.

1.2 - A M ESTRUTURA FAMILIAR.

A formao de uma famlia sadia propicia o desenvolvimento das pessoas e dependem, para essa construo, que os pais tenham uma estrutura de personalidade equilibrada a fim de lidar com os conflitos e obstculos comuns de seu cotidiano e criar um ambiente adequado ao crescimento de seus membros. A inexistncia de um ambiente adequado na famlia repercute em todos os direcionamentos da vida da criana e do adolescente e podem detectar os possveis agressores dentro do contexto familiar. O histrico de vida dos pais reflete os padres de comportamento vivenciado por eles em sua famlia de origem.

19
Certamente, quando a criana de seis anos entra na escola, ainda , em todo o sentido, apenas um produto dos pais; dotada, sem dvida, de uma conscincia do eu em estado embrionrio, mas de maneira alguma capaz de afirmar sua personalidade, seja como for. certo que somos tentados a considerar, mormente as crianas esquisitas ou cabeudas, as indceis ou as difceis de educar, como se fossem especialmente dotadas de individualidade ou vontade prpria. Mas puro engano. Em tais casos deveramos sempre examinar o ambiente domstico e o relacionamento dos pais, e, nestes, quase sem exceo, haveramos de encontrar as nicas e verdadeiras razes que explicassem as necessidades dos filhos. O modo de ser perturbador dessas crianas muito menos expresso do interior delas mesmas do que reflexo das influncias perturbadoras de seus pais. (JUNG,1981, p.58)

Essas influncias repercutem em todas as esferas de relacionamentos da criana seja na escola, nas relaes interpessoais, e principalmente na vida adulta, pois ocasionam traumas que iro prejudicar o seu desenvolvimento. Numa famlia onde toda a estrutura neurtica, a criana certamente vai herdar esse comportamento dos pais (CENTEVILIE et al, 1977, p. 100). A famlia na maioria das vezes no percebe que seu ambiente apresenta uma estrutura neurtica. Nessa estrutura o menosprezo, a hostilidade e o desrespeito esto presentes na relao entre seus membros e so percebidos por eles como algo natural e aceitos como normais. O desequilbrio se faz presente, mas no percebido como tal. Em decorrncia da no observncia do trato inadequado na relao da famlia faz com que os padres negativos sejam reforados ao longo do desenvolvimento do indivduo e repetidos na constituio de uma nova famlia. A famlia comea a perceber que algo no vai bem, ou que os padres comportamentais adotados por ela no considerado normal na sociedade quando acontecem fatos graves, tais como abuso sexual, drogas e trfico, assalto, etc. Segundo O governador Wagner (JORNAL DA BAHIA, 31/08/08)
O problema da violncia tem pelo menos trs aspectos. O primeiro filosfico, que tem origem na banalizao da vida em sociedade altamente materialista e consumidora. O segundo um problema social, de excluso dos jovens que se tornam presa fcil do trfico. E o terceiro a questo policial. (WAGNER, 2008/09462)

Sabe-se que o contexto social contribui para que as crianas convivam, desde a sua infncia e sua juventude, com essas realidades e pela repetio

20 dos padres aprendidos tornam-se adultos doentes, cheio de lembranas reprimidas e ficam cada vez mais vulnerveis a traumas. Os acontecimentos traumticos ficam retidos na memria, na maioria das vezes inconsciente, na fase de seu desenvolvimento. Segundo Wolf (1986, p.220),
[...] No trauma de infncia, alguns dos nossos msculos esqueletais se contraem e no voltam a relaxar, mas retm a memria corporal, da mesma forma como a mente retm a memria mental do trauma. Quando o msculo se fixa numa posio e no consegue relaxar, pode-se dizer que h uma lembrana guardada no msculo.

Os comprometimentos devido aos traumas fsicos e psicolgicos muitas vezes se iniciam no ventre materno, quando a me sofre fome, agresses fsicas, abandono, rejeio, sustos, tenses, e que so, inconscientemente, sentidos pelo feto. Dessa maneira o trauma permanece retido em sua memria.
Alm do ventre materno, os traumas so vividos durante a infncia atravs do relacionamento com os membros de sua famlia. Uma criana que vive com medo de apanhar de pais violentos pode aprender a se retrair, virar a cabea se afastando, elevar as mos para proteger a cabea e adquirem posturas de autodefesa. Se isso se repetir vrias vezes, as ameaas de violncia ativam os msculos do corpo, at que aprendam essa postura inconscientemente e podem degenerar em uma postura fixa. (REICH apud WOOLGER, 1951)

Sabe-se que todos os medos desde a infncia geram insegurana e tornam o indivduo muito solitrio e anti-social e que pode comprometer os seus relacionamentos por medo de perd-los. Chaves em seu artigo publicado em 19/03/2008 entende trauma como:
[...] uma conseqncia dum fato acompanhado de uma emoo violenta, que vai modificar de uma maneira permanente a personalidade de um indivduo, sensibilizando-o duma forma especial para emoes anlogas posteriores. Isto , um acontecimento violentamente emotivo desenrola-se em determinada poca dum indivduo, mesmo na primeira infncia (at aproximadamente aos 4 ou 5 anos); com o decorrer do tempo vai lentamente passando do consciente ao inconsciente e mais um contedo desagradvel armazenado na intensidade da Pantomnsia do inconsciente (memria de tudo).

A dinmica do trauma produz memrias de acontecimentos passados que parecem ser verdadeiros, mas que na verdade no so. O psiquiatra

21 Urban (2001 apud GROF, n35) cita em seu artigo A Psiquiatria da Nova Conscincia que
Ao nascer j trazemos em nosso inconsciente a memria das experincias intra-uterinas, que ele chama de domnio perinatal. O processo todo de gestao e nascimento passa por quatro fases ou matrizes, responsveis pela estruturao da personalidade. A primeira matriz se estende do ato da concepo at o instante que se inicia o trabalho de parto, e nela estamos imersos primordialmente ligados fonte original de vida em meio ao fludo maternal. A segunda matriz se imprime em nosso psiquismo ao primeiro instante do trabalho de parto. A terceira sobrepe-se quando se inicia o primeiro grande conflito humano, ainda uma realidade intra- uterina, a luta do feto pela vida, enquanto avana em pleno trabalho de parto em direo luz. A quarta responde pelo momento crucial de morterenascimento; traduz a espera do feto, j expulso, pela corte de seu cordo umbilical.

Este autor coloca que esses traumas podem ter sido causados em vidas passadas, e s so superados atravs da respirao holotrpica2 ou terapia de memrias profundas3. Essas tcnicas permitem o autoconhecimento do indivduo. Este autoconhecimento s acontece no momento em que a pessoa acreditar e aceitar que h inesgotvel fonte de registro traumtico em seu psiquismo, desde a gestao e parto. Para o Dalai Lama (1999), o papel mais importante na formao do indivduo exercido pelas mes e afirma:
Praticamente todos ns recebemos de nossas mes as lies bsicas de sobre como viver em paz, pois a necessidade do amor o prprio fundamento da existncia humana. Desde os primeiros estgios de nosso crescimento, somos completamente dependentes dos cuidados maternos e muito importante que as mes demonstram seu amor a seus filhos. Se as crianas no recebem a devida ateno, em geral, quando adultas, tem dificuldade de amar seus semelhantes. (DALAI LAMA, 1999. p. 117)

Segundo Groff (2007 p.180), Respirao Holotrpica uma induo a estados holotrpicos muito poderosos atravs de uma combinao de meios muitos simples respirao acelerada, msicas evocativas e uma tcnica de trabalho corporal que ajuda a liberar bloqueios bioenergticos e emocionais residuais. Em sua teoria e prtica, esse mtodo une e integra vrios elementos de tradies antigas e aborgenes, filosofias espirituais orientais e psicologia profunda do ocidente. 3 Terapia de Memrias Profundas foi criada por Roger J. Woolger. uma terapia extensamente aplicvel que tem sido usada com sucesso no tratamento de dificuldades interpessoais e de sistemas familiares; qu estes de auto-estima e poder pessoal; cicatrizes psquicas residuais de abuso sexual adulto ou infantil, e todo o tipo de violncia domstica e urbana. Ela pode realizar um tratamento rpido e efetivo de bloqueios emocionais profundos, estados de ansiedad es, fobias, muitas dores crnicas e sintomas persistentes de distrbio de estresse ps-traumtico. (WOOLGER, 2002)

22 Quando h na famlia essa preocupao, onde o instinto maternal flui com amorosidade e existe equilbrio entre a homeostase e a mudana, h permisso para a criana estar preparada para se adaptar em todas as fases da vida, seja ela positiva ou negativa. Os pais quando demonstram amor e respeito s individualidades, independente das circunstncias, sero uma referncia e suporte para que seus filhos enfrentem e superem todas as fases com autoconfiana e caminhem para o seu processo de individuao.

1.2.1 - Os Maus Tratos Fsicos

A famlia quando bem estruturada, segura de seus propsitos e valores, segue um planejamento que permite dar proteo e segurana a criana, propiciando a ela ajustamento e adequao em todos os seguimentos tais como: religiosos, sociais e educacionais. Quando esses propsitos so priorizados, estamos em sintonia com as leis Divinas e harmonizados com o Csmico. A Psicloga Patrcia Gonzles em seu artigo A infncia Maltratada, cita:
Ao criar o mundo, Deus disse que tudo era muito bom (Gnesis 1:31).No entanto, a entrada do pecado, conseqncia de uma deciso humana errada, deteriorou as relaes sociais entre os filhos de Deus. A Violncia e o abuso surgiram num lugar que tinha sido criado para conhecer apenas a paz e o amor. (GONZLES, 2005, p.31)

Os princpios morais e religiosos, e as influncias externas podem desestruturar as famlias e enfraquecer o relacionamento de seus membros. Quando h falha nessa estrutura familiar, acontecem os maus tratos como as agresses fsicas e psicolgicas, gerando bloqueios energticos que adoecem no s a criana como os seus familiares.
Pesquisas de Petter Levine apontam que Aproximadamente 75 a 100 milhes de americanos sofreram abuso fsico e sexual na infncia. A Amrican Association (Associao Mdica Americana) estima que mais de 30% de todas as mulheres casadas, e tambm

23
30% das mulheres grvidas, j foram espancadas por seus maridos. Uma mulher espancada por seu marido ou namorado a cada nove segundos (o espancamento de gestante so traumticos tambm para os fetos). (LEVINE , 1999, p.50).

Est constatado que o abuso fsico e sexual uma realidade mundial e atinge todas as camadas sociais desde sempre. Esses impactos negativos que a criana recebe de seus familiares causam danos psicolgicos, criam bloqueios na criatividade e iniciativa, permitindo inseguranas e medos que as deixam em situao de risco na sociedade. Essa insegurana gerada na famlia devido aos maus tratos fsicos causa frustraes nas expectativas do indivduo devido falta da satisfao no correspondida das suas necessidades bsicas, e se sentem dissociadas4 do contexto familiar.
Pessoas que foram repetidamente traumatizadas quando eram crianas pequenas com freqncia adotam a dissociao como modo predileto de estar no mundo. Elas dissociam fcil e habitualmente sem ter conscincia disso. Mesmo as pessoas que habitualmente no dissociam iro dissociar quando ativadas ou quando comearem a associar imagens ou sensaes traumticas desconfortveis. (LEVINE.1999,p.124)

As pessoas que sofreram algum trauma em conseqncia dos maus tratos fsicos, tendem a retrair-se, demonstram timidez e geralmente se dissociam no ambiente ou perante o seu grupo. Enquanto outras tm comportamentos inesperados e agressivos perante situaes ou eventos que relembrem as memrias traumticas com contedos inconscientes.
Os sintomas podem permanecer latentes, acumulando-se por anos ou mesmo por dcadas. Ento, durante um perodo estressante, ou como resultado de outro incidente, podem aparecer sem nenhum aviso. Tambm pode no haver nenhuma indicao da causa original. Portanto, um acontecimento aparentemente de pouca importncia pode provocar um colapso sbito, semelhante ao que poderia ter sido causado por um acontecimento catastrfico isolado. (LEVINE,1999.p.52)

Os sintomas deixam o indivduo sensvel, ferido, ansioso ou com interpretaes erronias dos acontecimentos, mesmo sendo algo que possa ser

Entende-se por dissociao a perda de um contedo da conscincia que vai para o inconsciente independente da vontade do ego, sem o seu conhecimento, significa uma desunio da pessoa consigo mesma. Trata-se de um aspecto das neuroses e psicoses. (GRINBERG, 2003, p. 224)

24 positivo e construtivo para o seu crescimento pessoal, pode entender como negativo, pois relembram os abusos sofridos na infncia. A respeito dos maus tratos infantis, CAIXETA e MELO (UFMG, 8 P.) afirmam que:
O abuso familiar contra crianas e adolescentes quando no leva morte, pode trazer conseqncias a mdio e a longo prazo, capazes de causar danos ao seu desenvolvimento fsico e mental. Hiperagressividade, reduzido envolvimento com o mundo externo, distrbio do sono, sentimento de infelicidade e pnico, comportamento autodestrutivo e depressivo so algumas dessas conseqncias.

Esses autores complementam o seu pensamento com a afirmao da Presidente da Sociedade Mineira de Pediatria, Eliane de Souza que diz: Sabese, hoje que a criana agredida, se no for tratada corretamente para diminuir as cicatrizes psicoemocionais, poder se tornar tambm um agressor na idade adulta (MELO; CAIXETA; RODRIGUES, UFMG, 8 P). Os fatores externos vivenciados pelos pais como o desemprego, perda de bens e pessoas prximas, doenas podem desequilibrar o casal e este desequilbrio manifesta-se na relao com os filhos. Os pais ficam impacientes com a criana, tornam-se intolerantes perante qualquer comportamento normal como choro, enurese, encoprese, derramar um lquido, quebrar um objeto, uma nota baixa, no querer comer etc. Estas intolerncias muitas vezes fazem o responsvel perder o controle e ferir a criana. A harmonia, a orientao de seus filhos com energia, compaixo e amor, faz com que fatores como o respeito, afeto e a compreenso necessria para a estruturao da personalidade e educao dos filhos floresam.
Para o bem de seu filho, voc deve manter uma atitude equilibrada no tocante disciplina. conveniente manter certo nmero de regras, mas no um excesso delas. E voc pode exigir que ele obedea as mais importantes. As crianas gostam de saber o motivo que h por trs de cada regra. Gostam de discutir-lhe os ps e os contras e participar do estabelecimento de normas.Talvez voc venha a verificar que seu filho capaz de estabelecer excelentes regras para si mesmo, caso voc lhe permita. Embora a deciso final seja sua, voc pode achar conveniente discutir com os seus filhos, o que cada um pode ou no pode fazer. (RAPOSO, 1981, p. 46).

Os pais devem interagir com seus filhos com respeito e segurana a fim de perceber o que cada criana necessita e estabelecer a disciplina adequada

25 a cada situao. Devem dialogar continuamente e explicar o porqu adota determinadas atitudes e estabelecendo os limites. Quando h insistncia na desobedincia, pode haver uma justificativa para uma punio mais severa. O importante que esta punio seja com justia e compreenso por parte dos pais, levando em considerao a idade e a capacidade de compreenso, bem como a personalidade da criana.
O castigo suave melhor que o severo. Certas crianas podem ser controladas mediante um simples olhar ou algumas palavras firmes. Medidas extremas como pancadas geram rancor nas crianas. O melhor jamais bater numa criana ou mago-la fisicamente. Quando isto acontece, a criana tende a pensar que foi tratada com injustia e sem amor. Alm disso, pode ficar to perturbada com o castigo severo que deixa de compreender por que est sendo punida. O castigo severo trs emoes gravemente perturbadoras, que interferem no aprendizado e raciocnio. (RAPOSO, 1981. p.48)

medidas, dando significado s suas aes

As atitudes em relao educao dos filhos devem ser tomadas em comum acordo, para que no haja contradio entre os pais, pois geram desrespeito. Esta postura leva os pais a refletirem a respeito da necessidade do castigo. Caso cheguem ao acordo, precisam ter firmeza para manter o castigo imposto.
Compreende-se, o quanto necessrio dentro da unidade familiar a proteo, a harmonia e o respeito de todos os membros independente da idade e sexo, por ser o ncleo adequado da boa educao dos filhos. Os grandes momentos da nossa vida so aqueles em que temos a coragem de rebatizar a nossa maldade com o melhor que em ns existe. (NIETZSCHE, apud ZWEYG et ABRAMS, 1991,p.260).

A coragem de enfrentar nossos prprios erros e fraquezas e enxergar as seqelas deixadas em nossas vtimas, que a maioria das vezes so pessoas prximas e queridas, permite que haja a mudana e transformao do comportamento inadequado dos pais para desenvolver a educao adequada aos filhos

1.2.2 - Os Maus Tratos Psicolgicos

26 Os maus tratos fsicos, conforme vimos acima desencadeiam uma srie de transtornos psicolgicos, porm existem traumas que so originados apenas pelos maus tratos psicolgicos. Por maus tratos psicolgicos compreendemos todas as atitudes de rejeies, depreciao, desrespeito, cobrana e punio descontroladas por parte de um adulto para atender as suas necessidades psquicas, e que podem causar danos ao desenvolvimento biopsicossocial da criana. (FERREIRA, 2001, p.26) Observa-se que todos ns em alguns momentos da nossa vida, j fomos algozes ou vtimas direta ou indiretamente de maus tratos psicolgicos, conscientemente ou inconscientemente. As formas de maus tratos Psicolgicos so:
- Castigos excessivos, recriminaes, culpabilizao e ameaa. - Rejeio ou desqualificao da criana ou adolescente. - Uso da criana como intermedirio de desqualificaes mtuas entre pais em processo de separao. - Responsabilidades excessivas para a idade (cuidar de irmos menores ou desenvolver seu auto cuidado mdico ou patologia crnica). - Isolamento devido mudanas freqentes ou a proibio de convvio social. - Clima de violncia entre os pais e uso da criana como objeto de descarga emocional. - Uso inadequado da criana como objeto de gratificao, no permitindo independncia afetiva. (SPB, CLAVES, ENSP, FIOCRUZ, 2001.p.27)

Segundo os mesmos autores os maus tratos psicolgicos no so especficos, mas geram sintomas e transtornos patolgicos, com tendncias a psicose, depresso e tendncias suicidas. Essas vtimas costumam ter conseqncias em longo prazo como: distrbio do crescimento, coordenao motora, dificuldade de aprendizagem, desequilbrio emocional e social, tais como agressividade, passividade, hiperatividade e distrbio do controle de esfncteres. Segundo Chaves (2008), as principais fontes traumticas podem provir da:[...] Vida intra-uterina . Durante a gestao a mulher muito sensvel s mudanas psico-biolgicas que nela se operam palavras que a mulher grvida sente como frieza, injustias, abandono, criam verdadeiros traumas grvida que transmite ao feto.

27
- Rejeio da Gravidez - pela me ou pelo pai outro fator de trauma que dificulta por vezes o nascimento do beb e pode depois provocar rejeio ao prprio alimento. - Problemas familiares conflituosos com gritos, discusses onde ignora a vida que se gera, ressentimentos consumidores, revoltas angustiantes, que originam conflitos de agressividade, raivas incontidas, que provocam uma super abundncia de adrenalina que vai afetar o feto. - Acidentes externos, como acidentes em que o pavor domina uma mulher grvida, sobretudo nos ltimos meses de gravidez, rudos fortes que abalam a massa enceflica, espancamento, etc, podem mais tarde desencadear a desarmonia mental. Ex. crianas que nascem durante a guerra.

Esses traumas permanecem no inconsciente do indivduo e para que sejam transformados precisam ser resgatados. A respirao holotrpica, dentre outras consegue resgatar no psiquismo do paciente, todos os traumas relacionados com o processo da gestao e parto. (GROF, 2007, p.180) Sabe-se que, mesmo que sejam resgatados e curados os traumas intrauterinos e ps-parto, as vivncias do cotidiano da vida de uma famlia colaboram para que as pessoas, principalmente as crianas, se sintam inseguras, desprotegidas, desrespeitadas e mal amadas. Tais fatos repercutem na sade fsica e mental dos indivduos.
[...] importante que a criana fale sobre seus pensamentos e sentimentos para que o profissional possa ajud-la a corrigir quaisquer pensamentos errneos e tambm ajud-la a enfrentar qualquer angstia emocional que esteja experimentado. (DATLIO, FREEMAN,1995, p.244).

Para tanto, necessrio incentivar a criana a expressar os seus sentimentos e relatar as suas experincias que o levaram as situaes traumticas com o objetivo de possibilitar a cura.

1.3 - AS FOBIAS CAUSADAS POR FATORES PSICOLGICOS OU SOCIAIS

Inmeras so as fobias existentes. A maior parte das fobias tem origem em experincias remotas da infncia. um tema amplamente estudado pela psicanlise. Possui elementos de vergonha ou culpa e serve de gnese ansiedade. As experincias onde foram originadas so esquecidas e

28 reprimidas como um dos mecanismos de defesa do ego e que so incapazes de serem recordadas. Segundo Cabral e Nick (1997, p. 142) Os nomes das fobias tem origem na conjuno do nome grego que indica a coisa temida palavra fobia. Na Psicologia Transpessoal, as fobias tambm podem ser originadas em vidas passadas.
Nas teorias psicanalticas, as fobias so um condicionamento para se evitar certas circunstncias associadas a experincias traumticas da infncia. Mas h casos em que nenhum trauma ocorreu na infncia.Na mesma linha, tampouco h explicaes genticas ou ambientais para a confuso de gnero sexual, como a mania de usar roupas do sexo oposto . Por isso, a explicao lgica que estes so casos de condicionamento que flui de uma vida anterior para a presente. (STEVENSON, 1974, 1987 e GUIRDHAM, 1978 apud GOSWAMI, 2001, p. 101)

Segundo Goswami (2001) importante perceber que se as fobias so lembretes de condicionamentos traumticos advindos de outras vidas a regresso a vidas passadas pode ser um dos mtodos teraputicos utilizados para torn-los conscientes. Sabe-se que as fobias geram ansiedades que ultrapassam a realidade natural dos fatos e acontecimentos do cotidiano. Cada pessoa reage de forma diferente a um mesmo estmulo ou fato acontecido.
At que entendemos que os sintomas traumticos so fisiolgicos e psicolgicos, seremos infelizes em nossa tentativa de cur-los. O cerne da questo est em ser capaz de reconhecer que o trauma representa os instintos animais que foram distorcidos. Ao serem dominados, esses instintos podem ser usados pela mente consciente para transformar os sintomas traumticos num estado de bem-estar. (LEVINE, 1999, p. 41).

O trauma faz parte de um processo fisiolgico natural, mas enquanto a vitima ficar resignada diante do sintoma ou ficar sempre hipervigilante perante qualquer fato que relembre o seu trauma, em vez de curar-se estar contribuindo para o agravamento do problema e adoecendo.
Diante de uma ameaa vida nosso corpo se ativa to fortemente que so necessrios recursos tanto biolgicos quanto psquicos para se lidar com a tenso causada pela ameaa. Por muitas razes possvel que ocorra uma falha no mecanismo natural de resoluo, impedindo que o organismo volte ao seu estado de equilbrio, que lhe

29
permite funcionar normalmente. Da surgem os sintomas e sua constncia, acabando por se constituir num quadro clinico definido. Toda ativao biolgica que no resolvida tende a produzir sintomas, tanto fsico como psquico, at que encontre um meio apropriado de se desfazer, portanto to importante analisar os aspectos subjetivos deixados pela experincia traumtica, uma vez que cada sujeito tem seu modo prprio de interpretar o que vivencia, quanto examinar os aspectos fisiolgicos responsveis pelos sintomas do estresse ps-traumtico, tais como a hiperativao, as imagens intrusivas e o congelamento (TEIXEIRA, 2002, p. 2)

Esses sintomas do estresse ps-traumtico como vimos acima so causados pela hiperativao que provoca respirao acelerada ou mesmo um ataque de ansiedade no momento do conflito e do estresse. As imagens intrusivas permitem que a vtima relembre o fato traumtico, comportando-se como se o acontecimento estivesse de novo acontecendo enquanto que o congelamento so as respostas de luta e fuga impedidas em que o organismo se contrai instintivamente, como ultimo recurso de sobrevivncia. Segundo o mesmo autor (2002 p.3) as reaes ao estresse repercutem dando sinais fsicos, cognitivos, emocionais e comportamentais. apresentam os seguintes sintomas:
Fsicos: fadiga e nuseas, tremores musculares, espasmos, dor no peito, dificuldade de respirar; aumento da presso arterial, acelerao do batimento cardaco, sede, dificuldade de viso, vomito, ranger de dentes, fraqueza, tonturas, sudorese acentuada, calafrio, estado de choque e desmaio. Cognitivos: culpar as pessoas, confuso, desateno, indeciso, aumento ou diminuio de estado de alerta, dificuldade de concentrao, perda de memria, hipervigilncia, dificuldade para identificar objetos familiares ou pessoas, aumento ou diminuio de estar atento ao ambiente, dificuldade para resolver problemas, inibio na capacidade de abstrao, desorientao no tempo e no espao, pensamento perturbado, pesadelos e imagens intrusivas; Emocionais: ansiedade, culpa, luto, negao, pnico, choque emocional, medo, insegurana, descontrole emocional, depresso, respostas emocionais inadequadas, apreenso, sentimento de estar sobrecarregadas, raiva intensa, irritabilidade e agitao motora; Comportamentais: alterao nas atividades, alterao no padro da fala, retraimento, levantar suspeitas, alteraes na maneira de se comunicar, perda ou aumento de apetite, beber compulsivamente, dificuldade para descansar, atitudes anti-sociais, queixas corporais e inespecficas, alerta excessiva ao ambiente, intensificao dos reflexos, andar de um lado para o outro, movimentar-se de maneira errante e alterao do funcionamento sexual. (TEIXEIRA, 2002, p. 3)

Eles

Alm dos danos citados acima, tambm podemos citar a perda de perspectiva de futuro, depresses e suicdios. O suicdio mais comum o

30 existencial que ocorre quando o trauma gera uma fuga da vida, quando se entra num retraimento to profundo que leva a pessoa a viver numa quase completa recluso, pois a pessoa, tentando evitar tudo que possa lembrar o trauma acaba por quase no viver. (TEIXEIRA, 2002, p. 3) Sabe-se que os primeiros sintomas do trauma aparecem normalmente logo depois do fato que o causou, enquanto outros s se desenvolvem com o passar do tempo. Como vimos as fobias originam-se dos traumas que foram vivenciados e reprimidos e so consideradas neuroses de obsesso.
A fobia acompanhada dum medo exagerado e persistente que no tem limites em relao s causas que produzem. Medo dos bichos, como cobras, ratos, certos insetos, etc., medo do escuro, medo de andar na rua; medo de andar de avio, e medos apavorantes de fazer curtas viagens de carro; medos mrbidos e aterrador que acompanha a vida de ser enterrado vivo; medo apavorante de morte que no deixa viver um segundo; medo do contgio de micrbios; etc., pois o exrcito de medos confrangedoramente quase ilimitado. Os perigos que parecem provir desses medos de seres, objetos ou situaes, mascaram por vezes um perodo simblico. (CHAVES, 2008, p.2)

Chaves (2008, p. 1) assinala que o fbico vive angustiantemente aterrorizado por perigos que criou imaginariamente ao longo do agravamento dum processo neurtico, que pode conduzir a uma neurose fbico-obsessivo Existem vrios tipos de fobia que geram as somatizaes psicognicas5. As mais conhecidas so: a Claustrofobia (medo de lugares fechados, inicia no fenmeno do nascimento), a onicofagia (roer as unhas), a dislalia (gaguez), a pseudolalia (mentira s por mentir), tiques (contraes convulsivas de certos msculos), a cleptomania (impulso para roubo), a Toxicomania (intoxicar-se com entorpecente), a Bulimia (fome excessiva), agorafobia (medo de espaos abertos), altofobia (medo da altura), gerontofobia (medo de envelhecer e de conviver com pessoas velhas), necrofobia (medo da morte e dos mortos), nosofobia (medo de contrair doenas), a zoofobia (medo de vrios animais), a talassofobia/hidrofobia (medo das guas, rios, mares), pirofobia (medo patolgico de fogo.), fobia da maternidade (uma condio emocional atormentadora, que costuma iniciar pouco aps o nascimento da
5

Denominam-se distrbios psicognicos os que tm origem em problemas e conflitos de ordem psquica. Os distrbios somatognicos so perturbaes psquicas e no comportamento, decorrentes de disfunes somticas com excluso do sistema nervoso. (CABRAL e NICK,1997 p. 94 e 299)

31 criana) e antrofobia (medo de enfrentar a sociedade e que leva o indivduo a trgicas depresses). (CHAVES, 2008, p.3 e 4 e GROF, 2007 p. 87 a 99). Sabe-se que as pessoas com sintomas fbicos encontram obstculos em quase todas as situaes e vivncias sociais, pois so mal compreendidas e interpretadas pelas pessoas de sua convivncia e isso faz com que se sintam Inseguras, discriminadas, desrespeitadas e desenvolvem fobia social.
Fobia social caracteriza-se por um medo excessivo de ser visto se comportando de um modo humilhante ou de forma embaraosa atravs de demonstrao de ansiedade ou desempenho de modo inadequado e de conseqente desaprovao/rejeio por parte dos outros. Os fbicos sociais podem estar includos em um subtipo generalizado (medo da maioria das situaes de interao social). (DSM-IV, APA,1004). As situaes de desempenho mais temidas so falar em pblico, comer beber na frente dos outros, urinar em banheiro pblico e entrar em uma sala onde j existem pessoas sentadas. As situaes interacionais incluem: conversar ao telefone, falar com estranhos, participar de reunies sociais, interagir com o sexo oposto, lidar com figuras de autoridade, devolver mercadorias em uma loja e manter contato ocular com pessoas no familiares (Hazen e Stein,1995). As formas generalizadas e circunscritas de fobia social apresentam diferenas significativas quanto ao incio, curso, prognstico e tratamento. (FALCONE, 2001, p.309).

A pessoa com fobia social acredita que ir se comportar de maneira inadequada e ser rejeitado e desacreditado pelas pessoas de sua convivncia. Ele v a situao social como perigosa e essa avaliao de perigoso ir ativar um programa de ansiedade, que envolve reaes cognitivas, fisiolgicas e comportamentais essas reaes interagem umas com as outras de tal forma que mantm o transtorno, ou seja, impedem que o fbico social desconfirme as suas crenas negativas sobre os perigos sociais. (CLARK e WELLS,1995; 1997 apud FALCONE, 2001, p. 309). Observa-se que algumas pessoas vtimas da fobia social quando no tratadas, no conseguem progredir socialmente por se sentirem inseguras, inferiores aos outros e diferentes. Distanciam-se das demais pessoas, por no suportarem ser alvo de holofotes e passar por avaliaes de outros indivduos. Desta forma prejudicam-se na carreira profissional e demais relacionamentos sociais.

32 1.4 - O BULLYING E SUAS CONSEQNCIAS Outra forma de violncia cada vez mais estudada atualmente, principalmente nos ambientes escolares, devido as suas conseqncias no desenvolvimento infantil o Bullying,
O termo bullying utilizado na literatura psicolgica anglo-sax, em estudo sobre a violncia, para designar comportamentos agressivos e anti-sociais. De origem inglesa, sem traduo na lngua portuguesa, refere-se a uma situao na qual o indivduo (bully) ou grupo de indivduos (bullies) deliberadamente atormentados, hostiliza ou molesta outros. (FANTE, 2005, p. 57).

Observa-se

presena

do

Bullying

em

muitas

famlias,

independentemente do seu padro social, religioso e cultural. Posturas com agresses verbais humilhantes, agresses fsicas entre a vtima e o agressor, sem ter motivos que a justifiquem. Fante (2005, p. 56.) coloca que o bullying caracterizado pela repetio, pelo desequilbrio de poder entre vtima e agressor e pela ausncia de motivos que justifiquem os maus tratos. Essas agresses podem ser realizadas entre os prprios irmos, atravs de brincadeiras desrespeitosas e na relao com os pais. Essas atitudes criam padres de relacionamento que podem ser reproduzidos nas relaes sociais e interpessoais. Na prtica, o bullying acontece quando um ou mais indivduo elege outro (ou outros) como bode expiatrio, expondo-o repetidamente a aes agressivas, contra as quais ele no consegue se defender. Em geral, os agressores escolhem como vtimas os indivduos tmidos, retrados, com dificuldade de expresso, de socializao e de defesa ou sem recursos ou status para cessar os ataques (FANTE, 2005, p. 56) Quando uma criana vem de um ambiente com uma estrutura neurtica, onde s h menosprezo, hostilidade e desrespeito, ela no se enquadra no contexto social e isto repercute no seu desejo de estima, no desejo de ser querido no grupo e pode gerar transtornos de aprendizagem. Ela deixa transparecer a insegurana, o medo, o no pertencimento e a baixa autoestima. Essas so as vtimas preferidas ao ataque dos agressores bullying, pois por serem indefesos, ficam expostas ao medo, humilhao e ao

33 constrangimento pblico. Essas aes hostis e deliberadas permitem tudo, zoaes, apelidos pejorativos, difamaes, fofocas, perseguies sexuais, tnicas e religiosas, enfim todas as manipulaes que se possa imaginar afetiva e social. O envolvimento de meninos e meninas com o bullying tem conseqncia devastadora, tanto para as vtimas como para os agressores. Quando no h interveno, esse comportamento cheio de intimidao e crueldade tende a se fortalecer e solidificar e pode comprometer a aprendizagem de valores ticos e morais em vrios seguimentos da nossa sociedade. Fante (2005, p. 57) assinala que pessoas ou grupos de pessoas que desde a infncia e adolescncia praticam o bullying, passam na idade adulta a cometer violncia domstica, assdio moral, uso de drogas e criminalidade. s vezes um apelido inofensivo na infncia, vai criando proporo tamanha que em longo prazo, pode at influenciar no comportamento do indivduo. Fante (2005, p.60) tambm coloca que os fatores que propiciam o Bullying variam com as conformaes culturais, familiares e sociais, associadas ao despreparo de profissionais e instituies, e tm, na raiz do problema, fatores como:
- Atitudes culturais, como o desrespeito, a intolerncia, a desconsiderao ao diferente. - Hierarquizao nas relaes de poder estabelecidas em detrimento da fraqueza de outros. - Desejo de popularidade, de manuteno do status a qualquer preo. - Reproduo do comportamento abusivo como dinmica psicossocial expansiva. - Falta de habilidades de defesa, submisso, passividade, silncio e sofrimento das vtimas. - Convivncia e incentivo s aes cada vez mais cruis e desumanizantes daqueles que assistem. - Violncia domstica, ausncia de limites, permissividade familiar, falta de exemplo positivo. - Omisso, despreparo, falta de interesse e comprometimento de muitos profissionais e instituies escolares. - Impunidade, descaso e falta de investimentos e polticas pblicas voltadas educao e sade para o tratamento e preveno, entre outros.

A Associao Brasileira Multiprofissional de Proteo da Infncia e Adolescente (ABRAPIA,1997), realizou uma pesquisa onde afirmam que um dos maus tratos psicolgicos mais em evidncia em todo mundo o bullying.

34 Segundo eles, O Brasil considerado o pas campeo do bullying, apesar das estatsticas brasileiras mostrarem essa repercusso em todos os seguimentos da sociedade, muitos profissionais da educao, sade e segurana ainda desconhecem esta realidade. A falta de cuidado por parte dos familiares e responsveis ou o seu despreparo incentivam a omisso e contribui para o agravamento e extenso do problema apresentado pela vtima. As crianas e jovens, vtimas dessa crueldade, tendem a ter como conseqncia psicossomticas.
A impotncia crnica ocorre quando as respostas de congelamento, de orientao e de defesa se tornam to fixas e enfraquecidas que movem primariamente por caminhos predeterminados e nofuncionais. A impotncia crnica tambm outro aspecto comum da realidade da pessoa traumatizada, como a hipervigilncia e a incapacidade de aprender novos comportamentos. (LEVINE 1999. p.143).

prejuzos

cognitivos,

sintomas

fsicos

doenas

Os sintomas de impotncia crnica levam as pessoas traumatizadas ter dificuldades em se comportar e se relacionar, principalmente em situaes novas, mesmo que essas possam se controladas. E so estes comportamentos que causam mais interesse e incentivo ao algoz. Levine (1999, p. 143) tambm cita que:
medida que a impotncia se torna inextrincvel de suas vidas, as pessoas traumatizadas tero dificuldades em se comportar de modo que no seja impotente, pois todos os que sofrem de trauma experienciam, em algum grau, o fenmeno da impotncia crnica. (LEVINE,1999, p. 143)

Esses sintomas so muito comuns de serem observados no indivduo que tenha sofrido qualquer tipo de violncia e resultaram em traumas, tanto fsicos quanto psicolgicos. Atravs deles, podem-se notar as seqelas sofridas na formao psquica dos indivduos.

35 CAPTULO 2 - VIOLNCIAS SEXUAIS INFANTIS E SUAS SEQUELAS NAS VRIAS ETAPAS DA EXISTNCIA HUMANA

A violncia sexual infantil assume, cada vez mais, nmeros alarmantes. A mdia, atravs dos meios de televiso, jornais e revistas especializadas, tem contribudo enormemente para que os nmeros sejam divulgados e para chamar a ateno da sociedade em relao a esses fatos. Muitas vezes constatamos que a violncia sexual ocorre dentro da prpria famlia e torna-se necessrio investigar quais so os seus fatores geradores.
A violncia sexual um fenmeno social, objeto de interesse em numerosos campos de pesquisa. As publicaes sobre o tema tratam das diversas definies e estudos da concepo da violncia sexual, bem como de variaes terminolgicas, como, por exemplo, dano, abuso, explorao (molstia, vitimao, violncia, violao, incesto). A definio fornecida pela Organizao Mundial para a Sade (1986) a que mais encontrou maior consenso. O abuso sexual assim definido: Abuso de um menor, por parte de uma pessoa maior e adulta, para obter prazer sexual. (TRUJILLO, 2004, p.210)

A violncia sexual acontece em quase todas as classes sociais, independente do fator scio econmico e cultural. Porm, a sua maior incidncia onde existem carncias nas esferas econmicas, educacionais e sociais. Por no disporem desses recursos, muitas moram em moradias pequenas e dividem o espao com um grande nmero de pessoas, pais, irmos, padrastos, primos em um nico ambiente. Alm disso, a falta de acesso educao e um sistema de valores primordiais que norteiam os relacionamentos incentivam a promiscuidade e esse comportamento reforado pelo grupo social em que vivem. As formas mais comuns de abuso sexual sofrida pelas crianas so: carcias na genitlia, masturbao, a relao vaginal, anal e oral. Conta em nossa literatura e nas estatsticas demonstraes de fatos que comprovam como as crianas so molestadas sexualmente pelos adultos. Quando o adulto usa essas atitudes promscuas atravs do toque e estmulos, e tambm tocado pela criana, ele est fazendo dessa criana um objeto de seu prazer.

36 Em 25 de agosto de 2005, a UNICEF divulgou, durante um evento em So Paulo, que o tema do abuso sexual mais alarmante. O disque denncia do governo federal contabilizou 1.506 casos de explorao sexual entre maio de 2003 e fevereiro de 2005.
As crianas e adolescentes so as vtimas da violncia sexual, mas frente intimidao e ameaas que sofrem, em geral por uma pessoa mais velha, sentem-se culpadas do abuso e, por isso calam-se. Com isso desenvolvem traumas psicolgicos e mudanas no comportamento que podem ser observados pelos pais: agressividade, irritabilidade, alterao no sono, dificuldade de concentrao e conseqente baixo rendimento escolar, volta a fazer a xixi na cama ou nas calas, medo irracional de algumas situaes ou pessoas, dificuldades no relacionamento com as outras crianas ou adolescentes, etc. (PADUA, 2008. p.1).

Segundo a mesma autora as crianas e os jovens, sofrem alm da violncia psicolgica, leses fsicas e genitais que muitas vezes precisam fazer reparos e intervenes cirrgicas, podem desenvolver futuras dificuldades sexuais, uso de drogas, prostituio, depresso, problemas de auto estima e suicdio. Alm de adquirirem doenas sexualmente transmissveis como sfilis e gonorria, o vrus da Imunodeficincia Humana (HIV), o risco de gravidez indesejada e precoce. Para que as crianas aceitem a explorao sexual os exploradores utilizam, como forma de manipulao, suas carncias e trocam os favores sexuais por pratos de comida, dinheiro, brinquedos, doces e todas as coisas que as crianas no tm acesso por falta de recursos em sua famlia. Relatos emitidos do Laboratrio de Estudos da Criana (LACRI, 2003) da Universidade de So Paulo, confirmam que mais de 6 milhes de crianas sofrem abuso sexual no Brasil e esta tragdia silenciosa atinge mais as meninas.

2.1 - O INCESTO

Muitas crianas so vtimas da prpria famlia, e as mes conhecem o problema e fingem desconhec-lo para proteger os prprios parentes, ou para

37 se beneficiar financeiramente. Essa omisso desestrutura a criana

incentivando-a a continuar a praticar o sexo. Muitas vezes essas mes repetem um padro de comportamento vivenciado em sua prpria infncia. Trujillo (2004, p. 210) afirma que se distinguem dois gneros de abuso sexual:
- aquele em quem o menor sofre no seu ambiente mais imediato: violncia carnal, atos indecentes, conduta libidinosa e incesto; - aquele cujo propsito comercial dirige-se a envolver as crianas em servios sexuais como prostituio, produo de material pornogrfico com crianas, manipulao de criana com propsito sexual. A Organizao internacional do trabalho (OIT) o reconheceu em 1992 como formas de trabalho intolervel. (TRUJILLO, 2004, p.210)

Segundo o mesmo autor, Toda relao sexual ou marital entre parentes prximos ou de forma restrita dentro de uma determinada sociedade considerada incesto. Perante as leis vigentes em nosso pas ele considerado ilegal e, portanto, proibido. As vtimas do incesto, na maioria das vezes, no divulgam a violncia sofrida e essa pode ser uma das razes com que haja silncio em relao ao ato sofrido.
H, naturalmente, uma boa razo para rompermos o aprisionamento do silncio e os segredos dolorosos. O segredo do incesto, se deixado fermentando dentro do indivduo ferido, distorce a sua experincia de vida e freqentemente leva angstia da doena emocional e dor psquica implacvel. (IMBER e BLAKER,1994, p.185).

Revelaes desse porte de abuso sexual infantil podero desencadear nas crianas e adolescentes e na prpria famlia uma fase de perturbao psicolgica, tornando-os mais sensveis ajuda externa.
O pai pode ter uma personalidade passiva e introvertida e geralmente a vida sexual do casal pobre. Iniciam a relao com sua filha durante o perodo de stress, solido e dependncia. A atividade do incesto pode no ser motivada pelo sexo, mas representa uma necessidade de afeto. (ZAVASCHI 1991 p.131 apud AZAMBUJA)

Segundo Stein (1999 p. 137) o incesto no destrutivo para a vida, e sim para o desenvolvimento espiritual do homem. A violao do tabu do incesto

38 no interrompe o eterno ciclo da criatividade, mas interfere com a transformao do homem. As origens da proibio do incesto so desconhecidas. Atribui-se a causas biolgicas ou socioculturais para a existncia desse tabu.
Na perspectiva de Freud, parte do desenvolvimento psicossexual normal da criana envolve o desejo de ato sexual verdadeiro com o pai ou a me (o do sexo oposto ao dela). [...] No obstante, no creio que o tabu do incesto tenha origem na necessidade de impedir o ato sexual com os pais, embora ele seja fundamental para desencorajar o ato sexual entre irmo e irm. Isso no significa que a criana no tenha desejo sensual pelos pais e que ela no fique sexualmente excitada. Quando a criana dominada pelo desejo sexual por um dos pais, este geralmente provocado, consciente ou inconscientemente, por pai ou me sexualmente perturbado. somente nesses casos que deparamos com o clssico complexo de dipo descrito por Freud. (STEIN, 1999.p.82)

Leloup (1999, p. 51) faz uma releitura do Mito de dipo e afirma que:
O caminho de dipo , verdadeiramente, o caminho da liberdade total. E esta liberdade total marcada pela presena do Reino. Pelo reino de Esprito dentro dele. Assim, dipo segue o caminho que vai dos ps inchados aos ps alados. De igual modo, partimos de nossos ps pesados, pesados de memria, como se tivssemos um fardo de memrias para carregar conosco. Algum de ns sente, ainda, que este fardo de memrias lhes entrava a marcha e lhes impede o caminhar. Neste ponto, existem separaes e transformaes a viver, para que nossos ps se tornem livres e para que encontremos nossas asas. Para que, como seres humanos, reencontremos nossa dimenso divina.

Sabe-se que a gravidade e a quantidade das consequncias traumticas dependem da singularidade da experincia. As vtimas do incesto mesmo que no apresentem sintomas externos, sofrem internamente e tero repercusses em longo prazo, pois carregam dentro de si as suas memrias.
A menininha molestada pelo pai congela em sua cama porque no pode escapar ao terror e vergonha da experincia da fuga. Ao ter a sua resposta defensiva de fuga bloqueada, a capacidade da criana para se orientar diante de estmulos normais ir mudar. Ela no responder mais com curiosidade e expectativa. Suas aes sero congeladas, contradas e congeladas pelo medo. O som de passos, que na criana normal provoca uma expectativa e alerta, ir provocar o terror congelado na criana vtima do incesto. (LEVINE. 1999 p.148).

39 Segundo este autor, a criana submetida ao incesto contnuo apresenta os seguintes sintomas:
- a criana responde se congelando habitualmente no estado de imobilidade, - a imobilidade torna-se um sintoma no funcional do trauma para as crianas que so ameaadas. - as crianas transformam-se em vtimas psicolgicas e filosficas, e carregaro essa postura por toda a sua vida. - elas sero incapazes de realizar uma mudana total de imobilidade para a possibilidade de fuga ativa, independente da situao em que se encontrem, - elas se tornaram to identificadas com a impotncia e a vergonha que literalmente no mais tm recursos para se defender quando so atacadas ou pressionadas. (LEVINE 1999, p. 148).

Furniss (1993, p. 20) afirma que crucial que qualquer criana que tenha sofrido abuso sexual possa construir emocionalmente relacionamentos de confiana em relao ao pai e as figuras paternas, que no terminem em abuso sexual. Constata-se que as crianas e adolescentes envolvidos nessas violncias carregam consigo, o sentimento de vergonha, humilhao e medo, sentindo-se sobrecarregadas com seus estados emocionais, impotentes e com sentimentos de culpa. Inseguros e com baixa auto-estima, so os que mais sofrem em silncio quando abusadas, calam-se com receio de sofrer ainda mais. Os efeitos so muito negativos e traumticos ao desenvolvimento da personalidade. Os sintomas no afetam apenas os nossos estados mentais e emocionais, mas tambm afetam a nossa sade fsica. Dentre os muitos sintomas demonstrados pela vtima ao exibir seus medos incomuns e persistentes esto: vestir camadas de roupas para dormir, demonstrar em seus desenhos a representao das genitlias e/ ou atos sexuais, comportamentos imitativos da atividade sexual do adulto, alm da insegurana em tomar banho, ficar sem roupas ou demonstrao de medo de dar e receber carinho fsico ou assustarem-se quando olham para seus algozes. Observa-se que a maior parte das crianas e jovens, se sente indefesa, visto que no sabem onde e como buscar ajuda, muitas vezes por vergonha e

40 medo, pois os molestadores adotam posturas antipedaggicas e cruis para satisfazerem, sem obstculos, suas perniciosas necessidades.
[...] importante que a criana fale sobre seus pensamentos e sentimentos para que o profissional possa ajud-la a corrigir quaisquer pensamentos errneos e tambm ajud-la a enfrentar qualquer angstia emocional que esteja experimentando. (DATLIO e FREEMAN, 1995, p.244).

Ao expressar os seus sentimentos, conseguir encontrar maneiras de reverter os sentimentos de vergonha e a impresso de culpadas, ms, sujas ou responsveis pela pessoa que abusou e traiu sua confiana. Recomenda-se, para esses casos, que a vtima tenha um acompanhamento com profissionais especializados para que possa transformar suas experincias de dor e vergonha em vivncias e histrias de cura e integridade. Pesquisas revelam que o questionamento direto com a criana pelos profissionais envolvidos sobre o abuso sexual essencial para a identificao das vtimas de abuso, a preveno da vitimizao posterior e a formulao de diagnsticos e planos de tratamentos adequados.
O preparo do terapeuta e demais profissionais de outras reas e o treinamento destes, so fundamentais na identificao dos sintomas da criana sintomas especficos do abuso sexual, como o dano onogenital, as DST ou evidncias de fluidos seminais, em geral no so observados e raramente esto presentes no momento da revelao da criana. (DATTLIO& FREEMAN, 1995, p.234).

Segundo esses autores, as crianas que sofreram graves abusos demonstram ou viro demonstrar na vida adulta sintomas como: ansiedade ataque de pnico, insnia, depresso, queixas psicossomticas, dificuldades de se abrir sobre seus problemas, dificuldades na escola, ataques de raiva violenta, mesmo quando no provocada e comportamentos destrutivos repetitivos, muito embora estes sintomas possam ser observados tambm em crianas que sofreram outros traumas da infncia ou dificuldades familiares. Esses acontecimentos traumticos so rotineiros em nossa sociedade independente da classe social. Quem tem a misso de proteger, no protege, e abusa sexualmente de seus filhos indefesos. Geralmente esta patologia que acompanha o abusador consequncia, tambm, de seus prprios traumas, em sua infncia.

41
Meu pai roubou a minha alma quando fez sexo comigo uma descrio tpica da perda devastadora experinciada pelo indivduo que foi sexualmente abusado quando criana. (LEVINE, 1999, p.61).

Relata-se que comum a conivncia da me, que se omite em face dos atos de seu companheiro que comete abuso sexual contra a criana porque geralmente possui histria de abuso sexual na sua infncia (SEABRA e NASCIMENTO,1998, p.396).
As mes sexualmente abusadas entram facilmente em um crculo vicioso de evitao. Elas no conseguem lidar como mes com o abuso sexual da filha porque ele as faz lembrar de seu prprio abuso, e no conseguem lidar como mulheres com a sua prpria vitimizao porque tem de enfrentar o fato de que um sofrimento semelhante foi infligido sua filha.(FURNISS,1993, p.323)

Sobre as feridas decorrentes do incesto, Stein (1999, p.96) coloca que Ocorreu uma deteriorizao das formas sociais que possibilitam que os pais, o filho e os irmos experimentem a sexualidade instintiva sem culpa, sem medo de violar o tabu do incesto.
Hoje, toda a nossa sociedade que tem necessidade de renovar-se para melhor acolher a criana, no s materialmente, mas considerando tambm o conjunto das suas necessidades e das suas aspiraes, no s procurando proteg-la contra ameaas que a cercam, mas tambm projetando sobre o seu futuro a luz de um ideal comum de justia e de paz, propondo-lhe elevar ao nvel daquilo que belo, bom, verdadeiro, abrindo-lhe as portas de um mundo digno de criana (a world fit for children), segundo a bela expresso proposta pela UNICEF em vista do prximo congresso mundial. (HERMANGE apud TRUJILLO, 2004, p. 244)

2.1.1 - Abuso Sexual como Sndrome do Segredo

Entende-se por Sndrome do Segredo quando o abuso no relatado e a reao de sua vtima como se nada tivesse acontecido, pois a criana no autorizada a contar a experincia e, geralmente mediante ameaas, impedida de relatar o fato ocorrido. (FURNISS, 1993) Essa sndrome para a criana pode ser determinada por influncia de fatores externos, aspectos especficos de coao de segredo na prpria interao abusiva e influncia de agentes psicolgicos internos.

42 Ela comum quando a criana coagida pelo prprio agressor, geralmente pelos membros da prpria famlia, e o abuso torna-se legal. As vtimas tm medo de no serem acreditadas, serem chamadas de mentirosas ou at mesmo sofrerem castigos, agresses ou de ser abandonadas. Portanto, preferem a omisso gerando a sndrome do segredo. Os adultos tendem a no acreditar no que as crianas falam, pois somente eles sabem das coisas e falam a verdade, e nesse caso, pensam que a criana est inventando e mentindo. Percebe-se perante a extenso dessa questo e o comprometimento de todas as pessoas envolvidas, que s se poder comprovar eficazmente a prtica sexual ocorrente, quando se retira a vtima do circulo vicioso existente. (FURNISS,1993) Sabe-se que quando o agressor violento e faz ameaas fortes, o segredo fica perpetuado. A vtima quer bem ao agressor, seja ele pai, padrinho, irmo, padrasto, av, tio, etc e confunde os seus sentimentos de amor com os do abuso. Por medo de perd-los ou v-los na priso, ou mesmo de serem rejeitadas, reforam ainda mais a cumplicidade e o segredo. O sentimento de culpa partilhado pela criana e a responsabilidade que sente pela prtica abusiva o principal fator de existncia da sndrome do segredo. O temor de serem castigados, no acreditados e no protegidos, leva muitas crianas a mentirem sobre o abuso sexual de forma consciente. As ameaas por parte da vtima da pessoa que abusa e a estrutura negadora da realidade da experincia impede que a criana seja capaz de chamar o abuso de abuso (FURNISS, 1993, pg.35). Outro aspecto que pode acontecer em decorrncia do abuso a dissociao que leva a uma experincia de fuga da realidade. Essa fuga pode se apresentar de vrias formas: fingem que no so elas, que esto dormindo, que a parte do corpo inferior no existe ou no lhe pertence, criam problemas na sua personalidade, que vem acompanhado de tristeza, culpa e baixa autoestima.
A dissociao e anulao da realidade por meio do segredo externo; a mudana do pai na outra pessoa, a criao do tempo perdido e a criao do espao fsico entre o abuso; e as interaes no abusivas; pelos rituais de entrada e sada; criam uma sndrome do abuso em que a nomeao e a criao da realidade externa da

43
experincia do abuso sexual tornam-se um desafio e uma tarefa teraputica central. (FURNISS,1993, p.36).

Como vimos na citao acima o medo dissocia a vtima, colabora ainda mais para que o ritual do abuso fique mais intenso e permite que ela veja seu agressor como outra pessoa qualquer. O abusador, normalmente, assedia sua vtima e pratica os abusos na escurido, silncio e contato fsico ritualizado, de forma a evitar o contato visual e outros aspectos que acontecem no momento. Tais aspectos contribuem para que haja a dissociao, pois no permitem que a criana perceba o fato ocorrido como realidade e tambm no consiga nomear a experincia sexual como abuso.

2.1.2 - Abuso Sexual como Sndrome de Adio

Entende-se por Sndrome de Adio quando a pessoa que abusa sexualmente sabe que o abuso prejudicial criana, todavia, no consegue evit-lo, pois atravs da compulso e da repetio do abuso consegue chegar ao alvio da tenso. Eu atendi pais que relataram quo desesperadamente haviam tentado parar de abusar sexualmente os seus filhos, mas a qualidade aditiva do abuso sexual da criana como sndrome de adio fazia-os prosseguir. (FURNISS, 1993 p.180) Sabe-se que comum a interligao e a cumplicidade da criana com o seu agressor. Toda esta interdependncia contribui para que o segredo somatize e deixe transparecer comportamentos e sintomas que ficam evidentes na vtima.
As sndromes de segredo e adio so sndromes interligadas. O abuso sexual da criana uma interao ilegal, aditiva para a pessoa que abusa em que a droga uma criana estruturalmente dependente. Em muitos casos, a criana se relaciona com a pessoa que abusa como figura parental. A adio a uma droga que a criana estruturalmente dependente torna extremamente difcil e, ao mesmo tempo de mxima importncia, a descontinuao efetiva da adio. (FURNISS, 1993, p.40).

Esse autor assinala que existem algumas caractersticas nesta sndrome que so relevantes para se trabalhar:

44
- a conscientizao da pessoa que abusa quanto ao erro e ao crime constitudo; - conscientizar que este gesto prejudicial vtima e mesmo assim a abusa, sinal de doena, e precisa apoio. - fazer ver ao algoz que o abuso sexual cria primeiramente um alvio de tenso e no prazer, aps o alvio vem o medo de ser descoberto; - existe neste processo uma compulso repetio do crime; - sentimento de culpa e o conhecimento de estar prejudicando a criana podem levar tentativa de parar o abuso, s vezes at matando-a; - a gratificao sexual do ato, ajuda a evitar a realidade que se quer negar; - a pessoa que abusa nega a dependncia, mas no consegue se desvencilhar necessrio ajuda; - a pessoa abusada tambm poder tornar-se dependente. (Sndrome de Estocolmo); - os aspectos excitantes do abuso sexual da criana criam dependncia psicolgica; - a tentativa de parar o abuso leva os sintomas de abstinncia, como irritabilidade; agitao, ansiedade, insnia, baixa produtividade escolar; - quando a criana no acreditada pela genitora poder tornar-se uma psicopata. (FURNISS, 1993, p.40)

Esse autor acrescenta que um dos aspectos mais relevantes nas demandas que envolvem a violncia sexual contra a criana consiste em avaliar criteriosamente a possibilidade ou no da permanncia ou retorno do agressor ou da vtima para a moradia comum e de como avaliar corretamente a situao de cada um. Constata-se inmeros casos de violncia sexual intra-familiar em que a criana precisa ser afastada de sua famlia natural e ser encaminhada para abrigos, assim tambm o abusador, muitas vezes, retirado do lar. Essas posturas so tomadas para evitar a negao, ameaa criana e possibilitar tratamento entre ambos.

2.2 - PROSTITUIO INFANTIL E SUAS CONSEQUNCIAS

A prostituio infantil consequncia de uma srie de fatores como a violncia fsica e psicolgica causada nas famlias, onde a criana para fugir dessa realidade enfrenta a rua, esquina e um ponto qualquer, para que consiga vender o seu corpo e promover seu prazer.

45
A literatura psicolgica, sobretudo na rea da Psicologia do Desenvolvimento, como em tantas outras, tem dado, historicamente, testemunho de que a passagem da infncia para a vida adulta um perodo de turbulncia, perturbaes emocionais e a causa de grandes problemas para a famlia, escola, enfim, para a sociedade em geral. (MACEDO, 2002, p. 155).

Percebe-se que tanto a famlia como a escola enfrentam dificuldades em trabalhar os limites nas crianas e adolescentes, principalmente em relao s suas amizades que influenciam nos excessos que podem cometer como bebidas, atos agressivos, comportamento abusivo e anti-social. A falta de dilogo, falta de regras explicitas e bom exemplo, por parte dos pais, contribuem para maior liberdade desenfreada, incentivando muitas vezes at a prostituir-se e drogar-se, tornando-se estas posturas as nicas maneiras de sobrevivncia, tanto sua como de seus familiares. A auto-imagem dos jovens baseada na crena de que tudo pode e que tudo sabem. Ao observarem, a falta de energia dos pais em trabalhar os limites e se impor perante eles, sentem-se mais expostos e livres para todas as mazelas oferecidas pela sociedade. Pesquisa divulgada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos em janeiro de 2005, denunciou a explorao social e comercial de crianas e adolescentes em 937 municpios brasileiros. Segundo a pesquisa, estima-se que cem mil crianas e adolescentes so exploradas sexualmente no Brasil. (SOARES, 2008) Sabe-se atravs da mdia que por trs dessas vtimas existem cafetinas e cafetes, que na maioria das vezes esto por trs de organizaes, como o crime organizado poderoso, com trfico de crianas e de drogas. Tornam as vtimas escravas de sexo para sobreviver e manter seus vcios. A prostituio infantil prejudica a sade fsica e mental da criana, corrompe e destri os seus sonhos e a sua dignidade, alm de contribuir para que a criana e jovem fique marginalizada na sociedade.

46 CAPTULO 3 - A CURA ATRAVS DA TERAPIA TRANSPESSOAL

A Psicologia Transpessoal um campo de investigao, aplicao e estudos cientficos sobre os estados de conscincia que implica em sua expanso e ampliao do campo de percepo, permitindo o

autoconhecimento e a individuao do ser humano. (FERREIRA, BRANDO e MENEZES, 2005) Sabe-se que nomes consagrados como Abraham H. Maslow, Viktor Frankl, Estanislav Grof, Anthony Sutich e James Fadiman contriburam para o surgimento dessa nova psicologia, que enfoca o estudo da conscincia e o reconhecimento dos significados das dimenses da psique. Eles tambm foram os responsveis pelo nome de Psicologia Transpessoal e considerada como a quarta fora da psicologia. (FERREIRA, BRANDO e MENEZES, 2005). Valoriza-se a questo do sonho, da imaginao e das fantasias e os considera como projeo do inconsciente, independente se o paciente tem distrbios mentais ou no. A Psicologia Transpessoal atribui menor importncia personalidade; esta vista apenas como um dos aspectos do ser, com o qual o indivduo pode, mas no deve identificar-se. (VAUGHAN, 1995 apud FERREIRA, BRANDO e MENEZES, 2005, p. 58) O xito da Terapia Transpessoal basear-se no novo paradigma quntico deixando acontecer a fuso entre o ego e os arqutipos e resgata o homem como um todo, em sua dimenso biopsicossocial e espiritual. D nfase fora do sagrado, fator essencial para a individuao.
Como conseqncias dessa aceitao e da importncia atribuda dimenso espiritual da vida humana vrios psiclogos humanistas passaram a se interessar por uma srie de estudos at ento negligenciados pela Psicologia Humanista, tais como: o xtase, as experincias msticas, a transcendncia, a conscincia csmica, a teoria e a prtica de meditao e a sinergia interindividual e interespcies. (GROF,1984 apud TABONE,1995, p.97).

Acredita-se que quando no h uma conscientizao para o tratamento transpessoal as realidades sutis do indivduo continuam nele. O seu processo de cura ou liberao s ir acontecer no momento em que aceitar ser tratado

47 de forma integral nas dimenses do corpo fsico e etreo, emocional, mental e espiritual. Sabe-se que por trs de cada processo de sofrimento fsico existente no indivduo existe um desequilbrio nos campos energtico, causadores de transtornos comprometedores devido aos aspectos psicolgicos. O papel do Terapeuta ajudar o individuo a chegar ao processo de autoconhecimento em uma atitude de entrega, amor, perdo, f e compaixo consigo e com os outros. Facilitar para que o indivduo confie em sua intuio, em si prprio, encontre respostas aos seus anseios e saiba resolver os seus problemas.
O terapeuta holstico transpessoal avalia os desequilbrios energticos, suas predisposies e possveis conseqncias, alm de promover a catalizao da tendncia natural ao auto-equilbrio, facilitando-a pela aplicao de uma somatria de teraputicas de abordagem holstica, com o objetivo de transmutar a desarmonia em harmonia em autoconhecimento. (VIEIRA FILHO, 2000, p.59)

Com um tratamento teraputico bem dirigido, o indivduo consegue atravs da ampliao da conscincia ter um olhar profundo, para a irracionalidade das distores e compreender melhor os acontecimentos. Independente de suas crenas, as pessoas precisam trabalhar a sua experincia existencial humana, sua sinergia com o Cosmo, no aqui e agora, para desvendar o seu processo crmico. S podemos chegar a individuao se chegarmos antes ao autoconhecimento e a autotransformao consciente.

3.1 - AS TCNICAS USADAS NA TERAPIA TRANSPESSOAL

Na Terapia Transpessoal Holstica, utiliza-se tcnicas variadas a fim de facilitar a transformao e o autoconhecimento da pessoa. Elas so realizadas segundo os valores, crenas e retido de inteno, tanto do paciente como o do terapeuta. E atravs dessa sinergia, que o terapeuta consegue com o seu cliente uma empatia que permite confiana, amor, respeito, conscientizao e responsabilidade.

48 Essas tcnicas facilitam e servem como objetos intermedirios para que o indivduo descubra o sentido real de sua vida e melhore os seus sintomas, at curar-se em seu prprio tempo.
[...] o que caracteriza as tcnicas teraputicas como transpessoais o seu poder de transformar as percepes, os sentimentos, emoes e atitudes do indivduo, ou seja, o poder que elas tm de conduzir e integrar a pessoa em nveis de conscincia mais elevados dentro do espectro da conscincia. O que as distingue das demais, dentro de todo um imenso arsenal de recursos psicoteraputicos, que elas objetivam a uma verdadeira transformao da conscincia pela superao da dualidade imposta pelo domnio do ego. Por exemplo, num contexto de raiva, a pessoa no estimulada apenas a fazer arqueologia da origem desta emoo para poder express-la, ela tambm conduzida a transcend-lo, experienciando a transitoriedade dos fatos, descobrindo a impermanncia de tudo, chegando a um estgio de resignificao dos eventos geradores de traumas ou, at mesmo, alcanando o sentimento de amor, a despender da profundidade da experincia. (FERREIRA, BRANDO e MENEZES, 2005, p.203)

Dessa maneira, a Psicoterapia Transpessoal integra ao contexto ocidental tcnicas desenvolvidas por outras culturas e estende os horizontes psicoteraputicos psicodinmicos s memrias do pr-natal, perinatal e transpessoal. Gawin (1978 apud FERREIRA, BRANDO e MENEZES, 2005, p. 202) afirma que elas buscam construir uma ponte entre o inconsciente e o consciente, realizam a explorao de nosso mundo interno atravs da criao orientada, ou no, de imagens, que facilitem a cura. Ferreira, Brando e Menezes (2005) complementam a afirmao de Gawin e dizem que elas caracterizam-se pela adoo de uma viso holstica da realidade. Desta forma so um reflexo do nvel de conscincia do terapeuta, ou seja, elas no so um objeto neutro e dissociado da pessoa que a utiliza. A sua utilizao deve estar atrelada a uma compreenso global e integrada. Aps o terapeuta fazer o Rapport6 com o cliente, levantar as hipteses para investigar as causas dos problemas relatados e, a partir delas, ir verificar quais tcnicas so apropriadas. O resultado da aplicao de cada tcnica ser positiva, em relao situao apresentada, mediante o preparo do terapeuta e do nvel ampliado de sua conscincia. Alm disso, a forma de aplic-las, das palavras usadas, do
6

Rapport, segundo OConnor e Seymor (1996, p.256) o processo de construir e manter uma relao de mtua confiana e compreenso. A capacidade de evocar reaes de outras pessoas. Com freqncia, atua nos nveis das palavras, aes, valores e crenas.

49 tom de voz, de tudo que pode ser comunicado pelo corpo, pensamentos e de todo o contexto energtico que envolve tanto o cliente como o terapeuta. Recomenda-se, atravs de vrios tericos, que o terapeuta antes de comear a sesso teraputica, se recolha e entre em contato com o seu guia interior e os mestres ascensionados7, para que possa entrar em contato com a energia do corpo sutil de seu cliente e identifique a sua necessidade. Pede-se proteo e luz para ajud-lo na expanso de sua conscincia e na sua cura energtica. Neste ponto, deve ser dada muita ateno a sua voz interior e sua intuio, posicionando-se adequadamente para aplic-las. Esse momento tambm tem o objetivo de proteger o terapeuta da influncia energtica do cliente e trs a sua plena ateno para a sesso teraputica. Observa-se que esse procedimento era realizado por outras antigas culturas como as do Tibete, ndia, frica, entre os esquims e nos ndios americanos que faziam uso da funo imaginativa para a cura. (ROBLES, 2001 apud FERREIRA, BRANDO e MENEZES, 2006, p.201 e 202) As tcnicas utilizadas na psicologia transpessoal, tanto em terapia individual, como em grupo, tm a funo de incentivar o paciente a ir ao encontro do seu ego e de resgatar a sua prpria identidade. Algumas tcnicas so usadas com mais frequncia que outras de acordo com a necessidade da pessoa atendida. Elas podem ser utilizadas no consultrio e distncia. Trabalha-se tanto o corpo fsico como o corpo sutil das pessoas. Ressalva-se, contudo, a necessidade de observar a sintomatologia do individuo para indicar e/ou aplicar a tcnica adequada ao seu caso pois,
As pesquisas revelam que, no aspecto teraputico, a meditao eficaz em casos de ansiedade, fobias, tenses muscular no comportamento, mas a prtica contra-indicada para esquizides porque podem piorar a apreenso da realidade; para os obsessivos compulsivos por estarem fechados demais a novas experincias ou por exacerbar a obsesso nos esforos, tambm na depresso profunda porque acentua o estado de apatia e inao nesses casos. (FERREIRA, BRANDO e MENEZES, 2005, p.218 e 219).

Mestres Ascensionados, segundo Margonari (2002, p.9) Foram pessoas como ns, passaram por todas as experincias e provas da matria. Aps desenvolverem um profundo trabalho de desapego material e desapego pessoal e terem conseguido total domnio sobre paixes e os desejos, sutilizaram seus corpos inferiores, conquistando a liberdade espiritual. Ascensionaram para planos mais elevados e tornaram-se participantes da Grande Obra da Criao Universal. Passaram, desde ento, a desenvolver um trabalho junto s humanidades em processo de evoluo.

50 Vrias tcnicas podem ser utilizadas concomitantemente durante o processo teraputico. Esses autores ressaltam que as mais utilizadas por eles so: Clarificao e leitura do processo teraputico dentro das cartografias transpessoais: elaborao verbal; tcnicas envolvendo morte-e-renascimento psicolgico do ego; meditao; exerccios psicofsicos; sonhos inacabados; jornadas das fantasias; tcnicas regressivas; tcnicas envolvendo prticas respiratrias; desenhos do mandala e exerccios de desidentificao da autoimagem. Levine (1993) coloca que as tcnicas mais usadas em

Psicotraumatologia e nos traumas provocados por estupro, assalto, seqestro, so as de alterao de submodalidade visual, aplicada atravs do Somtic Experiencing (que uma abordagem naturalista desenvolvida por ele), para a Resoluo e a Preveno da Ansiedade e do Estresse Ps-Traumtico. Para ele,
Os humanos sofrem quando so incapazes de descarregar a energia que est trancada internamente pela resposta de congelamento, embora raramente morramos. O veterano traumatizado, o sobrevivente de um estupro, a criana abusada, o impala e o pssaro, todos foram confrontados com situaes avassaladoras por causa disso. Se eles forem incapazes de se orientar e escolher entre lutar e fugir, iro congelar ou colapsar. Aqueles que so capazes de descarregar essa energia se recuperaro. (LEVINE, 1993, p.44)

A finalidade das tcnicas ajudar o indivduo a conectar-se com o seu inconsciente coletivo, ir ao encontro da sua criana interior, reconhecer os arqutipos compreendendo-os e aceitando-os. Ferreira, Brando e Menezes (2005, p. 204) tambm afirmam que as tcnicas so um caminho de expresso da conscincia e como tal no se separam do nvel de conscincia de quem a utiliza. Elas s se tornam transpessoais quando o terapeuta que as utiliza est trabalhando com a mente/corao transpessoal, ou seja, quando est pautado pela tica e por um desejo de transformao do tornar-se mais pessoa. Sabe-se que as aplicaes das tcnicas possibilitam a cura dos sintomas cognitivo, fsico e energtico relativos ao trauma, ajuda o indivduo para uma melhor compreenso da sua estrutura de carter, da alterao e

51 expanso dos seus chakras8 e dos bloqueios dos seus campos uricos e energticos a fim de chegar a sua cura e a sua individuao.

3.2 - FLORAIS TEIS NA TERAPIA DO TRAUMA

Entre os anos de 1930 e 1034, Dr. Edward Bach revela para a humanidade a verdadeira misso das flores para este planeta: a cura do corpo e da alma pelas energias delas extradas e diz:
E assim meus irmos e irms, caminhem para a gloriosa luz do conhecimento de sua Divindade e, firme e sinceramente, trabalhem para se unir ao Designo Maior de ser feliz e transmitir felicidade, unindo-se Grande fraternidade branca, cujo objetivo servir vontade de seu Criador e cuja grande alegria ajudar a seus irmos mais jovens. (BACH apud MARGONARI, 2000, p.53).

As essncias florais tornam-se mais uma poderosa tcnica para auxiliar a cura dos indivduos. Elas so divinamente energizadas, feitas de flores que possuem energias sagradas e ajudam todas as pessoas que delas faam uso, a se libertar de velhos padres e sentir a elevao do seu nvel de conscincia com o Divino.
Atravs das essncias florais estamos sedimentando o incio da irreversvel sutil mudana reservada humanidade. Uma mudana silenciosa, porque feita no silncio da Alma. Uma mudana amorosa e pacfica, porque promovida pelas energias Sagradas contidas em certas flores. (MARGONARI, 1999, p.2).

Sabe-se que a doena um aspecto negativo da nossa personalidade que precisa ser curado, pois um indivduo com bloqueios energticos, devido os seus traumas fsicos e mentais consegue cura e libertao com uso das essncias dos florais adequadamente, pois todas as energias negativas transmutam para a Luz.

Os chakras so configuraes da estrutura do campo de energia com que os curadores trabalham. uma palavra do Snscrito que significa roda. So parecidos com vrtices, ou funis de energia. Eles existem em cada um dos sete nveis do corpo (BRENNAN|, 1993, p. 54)

52 Edward Bach tinha conhecimento de que cada ser humano possui uma divindade dentro de si e esclarece-nos que a doena um procedimento nosso, contrria Vontade Divina. (MARGONARI, 1999, p. 54).
Os Florais de Sant Germain tem atuao dos Doze Raios Divinos e so muito usados com excelentes resultados em pacientes que sofreram abuso sexual. sugerido ao terapeuta prescrever Tuia, Allium, So Miguel, Algodo, Arnica Silvestre, Embaba, Melissa, Bom Dia, Sapientum, Rosa, Boa Deusa, Focum e Lotus do Egito. Pois se percebe que aps o uso destes florais, as crianas melhoram a auto-estima e ao mesmo tempo comeam a se sentir protegidas nas situaes que elas no conseguem se defender e cobradas naquilo que esto aptas a executar. (MARGONARI,1999 p.88).

Conforme podemos observar, alguns florais possuem atividades teraputicas excelentes para indivduos e os ajudam na superao dos traumas sofridos. Dentre eles, a autora assinala que o floral Jasmim Madagascar (Stephanotis floribunda) que trabalha o oitavo Raio de luz, de cor gua marinha e vrias matizes do Raio Pssego, traz para as vtimas do abuso sexual as divinas energias do equilbrio da harmonia e da alegria da criana interior. J o floral Frmula Emergencial, que contm altssima potncia energtica regeneradora, permite a conexo rpida com os nveis superiores e tem seu uso indicado nas situaes de emergncia, como casos emocionais, traumas fsicos e estupros, entre outras situaes de desespero. No caso de crianas rejeitadas, indicam-se os florais; Unitatum, Melissa, Leuocantha, Allium, So Miguel, Arnica Silvestre, Embaba, Abric e Pau Brasil. (MARGORARI, 1999 p.21, 47 e 65). Sabe-se que os florais colaboram para que o paciente percorra o caminho da conscientizao e consiga o seu autoconhecimento, libertando-se de tudo o que foi dito por seus algozes, pais, parentes, amigos e educadores, que de uma maneira ou outra mataram a criatividade, a iniciativa e a pureza da criana interior. Os florais so eficazes e colaboram no tratamento do indivduo, potencializando-o, porm eles no substituem o processo teraputico. Usado adequadamente pode contribuir para despertar a conscincia do indivduo, curando-se do seu trauma.

53 CAPTULO 4 - O CASO EM ESTUDO

A metodologia utilizada em nossa pesquisa foi o estudo de caso, porque permitiu obter uma viso global do problema pesquisado e pela possibilidade de acesso as informaes da famlia pesquisada e tambm por permitir explorar situaes da vida real em aspectos no claramente definidos. A populao pesquisada foi uma famlia, residente no Bairro de Paripe, em Salvador, atravs de uma amostra no probabilstica. De acordo com os seus fins e objetivos ela descritiva, intervencionista e predominantemente qualitativa. O estudo de caso realizado, conforme dito acima foi desenvolvido em uma famlia residente no subrbio de Salvador, atravs da indicao da direo da Sociedade Irmos Solidrios SIS. O SIS um espao de atendimento a comunidade carente, com o objetivo de fortalecer o ncleo familiar, com atividades profissionalizantes, educativas e ldicas e oferece, quando possvel, assistncia maternal, mdica e psicolgica. Oferece tambm reforo escolar, at a quinta srie do Ensino Fundamental, s crianas que estudam na rede pblica, com direito a alimentao, material escolar e de higiene pessoal, passeios, exames laboratoriais e biblioteca. A pesquisa foi realizada com um adolescente dessa comunidade que apresentava baixo rendimento escolar, estava com comportamentos fora dos padres normais, alm de ter sido agressivo com os colegas e professores. Como consequncia levou suspenso das aulas. Estes fatores fizeram com que os profissionais responsveis do SIS o encaminhassem para atendimento teraputico. Durante o primeiro atendimento, realizado com a me do adolescente foi despertado o interesse em aprofundar e pesquisar se os traumas sofridos entre os seus membros eram um dos fatores do desajuste emocional de seu filho. A partir de ento que comeou o presente estudo. O processo teraputico foi realizado no perodo de maio a dezembro de 2007, em um total de 50 sesses. Utilizaram-se como instrumentos da

54 pesquisa formulrios aplicados e entrevistas com a me, professora e cliente. Foram feitas tambm observaes diretas e aplicaes de tcnicas teraputicas a fim de elucidar o problema e fornecer o tratamento adequado para auxiliar na soluo dos fatores que o ocasionaram. Durante o processo, procurou-se tambm orientar o cliente e sua famlia, s mudanas comportamentais necessrias para melhorar o relacionamento interpessoal entre eles, bem como incentivar o seu autoconhecimento. Utilizamos nomes fictcios para referncia do cliente e das pessoas vinculadas a ele como forma de preserv-los.

4.1 - MOTIVO DA CONSULTA

O SIS solicitou o comparecimento da me do adolescente, Lika, para uma reunio por causa de uma suspenso de seu filho. Nessa reunio, foi observado que ela estava com a sade debilitada e abalada emocionalmente, ento a direo encaminhou-a para atendimento teraputico. Foi realizada uma anamnese com a me do adolescente, Lika, em seu primeiro atendimento. Ela relatou que aos 15 anos, quando voltava de uma festa, em uma cidade do interior da Bahia, fora violentada por um primo e um amigo dele. Ambos dependentes qumicos e traficantes. Falou que nenhum quis assumir o filho, sofrendo ameaas, e teve que sair da cidade. Por medo deles nunca fez o exame de DNA. Veio ao encontro de sua me em Salvador, que a acolheu e forneceu cuidados mdicos necessrios nesse perodo. Posteriormente sua me criou o seu filho. Relatou gostar do filho, mas nunca teve condio psicolgica e financeira para cri-lo. Atualmente tem uma maior convivncia com ele, pois mora em uma casa ao lado da sua me. Seu filho, hoje adolescente, no tem conhecimento a respeito do estupro e do seu pai. Sabe apenas que o pai no quis registr-lo e que faleceu em 2006. Atualmente ela tem 28 anos, uma pessoa humilde e com sade fsica e psicolgica muito comprometida. Relatou que apesar de ter tido vrios companheiros, nunca superou o trauma do estupro. Possui outro filho de um de seus relacionamentos anteriores e atualmente est com um companheiro h 2

55 anos. Engravidou deste companheiro e sofreu um aborto recente quando estava com quatro meses de gestao. Ficou inconformada com a sua perda, principalmente por ser uma menina que tanto sonhavam (sic). Falou que o companheiro culpou seu filho, Boby, pelo aborto. Disse que Boby assustou seu irmo menor dizendo que havia um bicho no porto e que ambos deveriam entrar na casa. Naquele momento caiu um galho no porto e o menino, acreditando ser o bicho falado por Boby, comeou a gritar apavorado. Ela ouviu os gritos e se assustou a ponto de comear a passar mal. No outro dia foi para o hospital e perdeu o beb. Diz que se no fosse Boby ter assustado o irmo menor e gerado todos os gritos e choro, ela no teria perdido o bebe. A partir desses relatos foi identificada a necessidade de

acompanhamento teraputico a Boby e sua famlia.

4.2 - DADOS DE IDENTIFICAO

Alm da entrevista com a me, foi utilizado um formulrio preenchido pela sua professora, e tambm entrevista com Boby a fim de compor a anamnese e obter dados para a sua identificao e hipteses em seu tratamento, alm da observao direta nas sesses teraputicas. Observou-se que Boby um adolescente de sexo masculino, de cor branca, com 12 anos de idade, obeso, estudante da 5 srie do Ensino Fundamental da Rede Pbica Estadual e freqenta a Instituio SIS h quatro anos. Ao ser concebido sua me tinha 15 anos e seu pai 17 anos, ambos semianalfabetos. Foi criado pela sua av materna. No teve contato direto com a me e a via apenas nos finais de semana. No foi amamentado, no engatinhou, comeou a andar com 1 ano e 3 meses, chupava o dedo, demorou a falar e comeou a ter controle dos esfncter aos 3 anos aproximadamente. Quando tinha 6 anos, sua me engravidou novamente de outro companheiro e nasceu seu irmo.

56 Tanto a av, atualmente aposentada, quanto a me (desempregada), so empregadas domsticas. No tem condies financeiras suficientes para oferecer lazer e uma alimentao adequada a seus filhos. Freqentam o SIS no s pelo reforo escolar mas tambm por receber alimentao. O av materno no mora com a av e no contribui financeiramente com a famlia. O seu pai tambm nunca assumiu a sua paternidade e nem auxiliou em sua educao. Sua me foi vtima de estupro com dois adolescentes, armados e usurios de drogas. No foi realizado teste para identificar a sua paternidade. Foi rejeitado por ela que o entregou aos cuidados da av. No foi amamentado. Chupava chupeta e o dedo. No engatinhou e comeou a andar com aproximadamente um ano e dois meses. Demorou a falar. Era uma criana agitada e chorona. Foi dito a Boby que seu pai o havia rejeitado e que tinha desaparecido. As circunstncias reais da sua concepo nunca foram reveladas a ele. Em 2006, teve um primeiro contato com a famlia de seu pai, aps saber que o mesmo havia falecido. Boby, mesmo morando com a av, presenciou at os 10 anos de idade, durante vrias vezes nos finais de semana, os encontros amorosos de sua jovem me. Segundo ele era comum ver algum namorados da me e eles bebiam, fumavam e alguns tinham revolver na cintura. (sic). Sua me era mal tratada por seus companheiros. Alguns deles fisicamente e Boby os presenciava. Disse que sempre que via ou ouvia os gritos, choros, puxes de cabelo e tapas dados em minha me, eu chorava e minha av corria para socorrer (sic). Sua primeira experincia paterna foi com um dos namorados de sua me quando tinha 7 anos. Chegou a cham-lo de pai. Gostava muito dele, ganhava presentes, e era bom para minha me 9. No entanto, sua av no gostava desse namorado porque ele no trabalhava, estava sempre em casa e no fazia nada, alm disso, quando sua me engravidou dele, ele foi embora, pois no quis assumir o filho. Sua me ficou muito triste e chorosa e at

Informao verbal fornecida por Boby em sesso teraputica

57 adoeceu. Boby relatou que quando sua me e a av brigavam ouvia a av gritar tire esse beb, eu no disse que aquele homem no prestava!
10

A primeira referncia paterna de Boby foi com essa pessoa desse relacionamento de sua me. Seu irmozinho nasceu prematuro e precisou ficar um bom tempo no hospital. Quando o beb veio para casa, necessitava de muitos cuidados. Sua me e av que era tudo para ele (BOBY) precisaram se revezar nos cuidados e Boby confessou que sentiu muito cime do beb e comeou a no gostar daquela situao. No queria ir escola para no dividir a ateno de sua av com o beb. No gostava que ela pegasse seu irmozinho no colo ou o colocasse na cama deles. Boby divide, at hoje, a mesma cama com a av. Possui uma forte ligao afetiva com ela, que o superprotege. Segundo a me nesta poca, Boby voltou a fazer xixi na cama, comer pouco, no queria brincar e ficou agressivo tanto na escola como em casa. Possui muito cime do seu irmo e se utiliza de fora e poder para intimidar o seu irmozinho em suas brincadeiras. No tem pacincia para brincar e nem para ajud-lo nas atividades escolares. No possui dilogo com sua me e o seu relacionamento dificultado por isso. Apanha e fica de castigo constantemente. No pratica atividades fsicas e permanece, na maior parte do tempo, assistindo TV. Mora com sua av materna e sua me mora em uma casa ao lado, com seu irmo e um novo companheiro. Relaciona-se bem com este novo companheiro de sua me e s vezes o chama de pai. Sua me engravidou deste novo companheiro, tratando-se de uma gravidez de risco e perdeu a criana. Boby foi acusado de ter sido o causador do aborto de sua me pelo seu companheiro e a relao entre ambos ficou estremecida. Nesse perodo ele comeou a no querer ir escola. Tinha medo de ir sozinho e exigia que sua me o levasse e buscasse na escola, pois sofria ameaas de seus colegas de classe. Eles o ameaavam constantemente

10

Informao verbal fornecida por Boby em sesso teraputica

58 porque diziam que Boby era fofoqueiro. Os colegas tambm falavam de sua me. Devido a essas brigas, foi suspenso na escola, apanhando muito de sua me por isso. Aps esse fato, trs desses colegas (vizinhos) o agrediram em um final de semana. Levaram-no em um matagal. Bateram nele e enrolaram uma cobra em seu pescoo. Queriam coloc-la em sua boca, quando, neste momento, foram interrompidos pela chegada de suas mes. Depois disso voltou a fazer xixi na cama, apresentava sudorese, queria fugir de casa, tinha pesadelos, comeou a apresentar um baixo rendimento escolar e muita agressividade com os colegas e professores. Com isso recebia mais suspenses da escola.

4.3 - TRAJETRIA TERAPUTICA

Os dados detectados na anamnese e nas primeiras sesses teraputicas permitiram com que se levantassem algumas hipteses a respeito do comportamento de Boby que contriburam para a investigao das causas que originaram os sintomas apresentados. Observaram-se uma baixa auto-estima devida as rejeies no s por parte dos seus progenitores e familiares, bem como pelos outros companheiros da me. Ele no se relaciona bem com a me e irmo possivelmente por querer ocupar o seu lugar que se manifesta atravs do cime exagerado. Percebeu-se que isso colaborou para o seu quadro de insegurana atual, alm do excesso de proteo exercida pela sua av, e que, apesar de adolescente, ainda dorme com ela na mesma cama. Essa superproteo pode ter sido desenvolvida como um mecanismo de compensao, pela av, por ele ter sido abandonado pela prpria me. Sua falta de atividade fsica e de lazer contribuiu para aumentar as suas dificuldades de relacionar-se com outros coleguinhas bem como para a sua obesidade e falta de iniciativa. Tornou-se um jovem triste com cacoetes. Possui medo dos colegas desenvolvido aps as agresses sofridas.

59 Baseado nesses fatores o tratamento teraputico foi iniciado. Em cada sesso foram utilizadas tcnicas, de acordo com a situao emergente protagonizada pelo cliente a fim de aprofundar as hipteses psicoteraputicas e fazer aflorar s memrias do pr-natal, perinatal e transpessoal para transformar os traumas sofridos e possibilitar o autoconhecimento e, partir dele, melhorar as suas relaes interpessoais. As prticas teraputicas mais comuns utilizadas em todas as sesses foram: Rapport - que um processo de construir e manter uma relao de mtua confiana, com o objetivo de acolh-lo, no incio de cada sesso, criar uma empatia e deix-lo mais relaxado. para evocar suas reaes. Com freqncia atua nos nveis das palavras, aes, valores e crenas. (OCONNER, SEYMOUR,1993) Prticas respiratrias ativadoras da energia - para reduzir a sua ansiedade e estresse, pois elas ajudam a dissolver as tenses musculares, desconforto, dores e incmodos localizados (FERREIRA, BRANDO E MENEZES, 2005). De todas as sesses realizadas, em um total de 50, observou-se uma postura tensa, gestos pesados, fisionomia carregada e dificuldade de se comunicar. Apenas no final do processo teraputico o cliente chegou sem tenses. Floral de Saint Germain - que tem como objetivo redimir, purificar e proteger e nos elevar a planos mais elevados de conscincia. As essncias florais so uma das causas-sustentculo das grandes transformaes individuais e planetrias. (MARGONARI, 1999). Durante o processo teraputico indicamos 2 vidros de floral Leucantha (Bidens Leucantha) e 2 vidros de floral Emergencial. O primeiro foi indicado para trabalhar o perdo, pois Boby tinha dificuldades de reconhecer suas fraquezas, perdo-las e tambm as dos demais. Esse floral tambm desbloqueia a energia que causa dificuldade na relao filho-me, em oscilaes de personalidade, indeciso, dependncia e confuso. Esses comportamentos foram observados na sua sintomatologia e relao com a me e av. O segundo floral foi indicado para regenerar sua potncia energtica pois Boby tinha comprometimento do seu corpo fsico e supra fsico causado pelo trauma sofrido.

60 Submodalidade - trabalha as qualidades das imagens mentais, sons, e sensaes. Essas imagens podem ser grandes ou pequenas, em movimento ou imvel, em cores ou preto e branco. (O CONNER, SEYMOUR,1993). Utilizada no momento em que Boby entrou em catarse, lembrando dos traumas fsicos e psicolgicos gerados por seus colegas. ncoras - Muito usado durante todo o tratamento teraputico, sempre que se percebia a sua dissociao. So estmulos associados a uma reao especfica. As ncoras podem ocorrer naturalmente, ou podem ser criadas intencionalmente. (OCONNOR, SEYMOUR,1993). Alinhamento dos chackras - Essa tcnica foi bastante usada, pois Boby tinha muita insegurana e tenses. Auxilia na verificao das obstrues dos corpos fsicos e sutis e fortalece o campo energtico (BRENNAN, 2006) Quelao - usada para curar as quatro camadas uricas inferiores. Com essa tcnica o terapeuta consegue limpar os entulhos uricos e carregar a aura do paciente de novas energias, iniciando-se pelos ps do paciente. (BRENNAN, 2006). Essa tcnica foi usada em Boby, em ocasies em que ele chegou com sua couraa muscular tensa, seu rosto expressando, raiva, medo, insegurana e vergonha como se estivesse congelado. Cromoterapia esta cincia usada desde a antiguidade para verificar a temperatura da aura e tratar possveis bloqueios. A luz colorida uma terapia cuja aplicao mais recente. Com a lmpada munida de filtros coloridos, so irradiadas luzes nas grandes superfcies do corpo. Nestes ltimos anos se usa a luz branca solar, irradiando-a sobre toda a superfcie corporal para curar estados depressivos especfico. (PAGNAMENTA, 2003). Alm da luz branca, aplicou-se a luz azul, que timo desde o nascimento das crianas, a luz de cor verde para propiciar o equilbrio e a perseverana e a cor rosa ao redor do corpo, para trabalhar o amor incondicional. Observou-se que nas sesses em que foram aplicadas Boby saiu sorrindo e com a couraa muscular bem relaxada. Sesso de Beamer Light Pen - Cromopuntura Aura_Soma, a aplicao pontual da luz colorida sobre pequenas zonas predeterminadas da pele com a finalidade de estimular as energias sutis. Projetam-se as energias da Aura-Soma diretamente nos pontos que precisam ser estimulados. As principais cores usadas so: o vermelho, o azul e o amarelo, e as

61 complementares, o verde o laranja e o lils, alm do uso em terapia mais profunda tambm a turquesa, o verde, o prpura e o rosa. (PAGNAMENTA, 2003). O paciente faz a escolha inconsciente de 2 ampolas dentre as 14 combinao de cores.. As cores escolhidas pelo cliente foram, por ordem, verdes e azuis. Essas cores correspondem, respectivamente, ao chakra do corao e da garganta. Portanto, essas reas foram as trabalhadas durante a sesso e se relacionavam diretamente ao trauma sofrido por ele no momento da agresso sofrida pelos colegas de classe. Mandala - um smbolo ancestral e arquetpico que representa o universo e todas as suas energias. Cria um espao sagrado de poder e proteo, que irradia do seu interior foras poderosas que esto sempre em movimento. A fora e o poder de transformao da Mandala so potencializados medida que a pessoa nela se concentra e acrescenta a sua inteno e vontade. (FIORAVANTI, 2003). Utilizou-se a Caixa de Mandala de Cus DAlmeida. As mandalas escolhidas por Boby foram a da coragem e a do perdo. A primeira permite um contato com a energia do corao recebendo coragem para ser ele mesmo. Atravs dela ele iria vencer suas limitaes e acreditar na sua essncia Divina. Para isso, era necessrio aprender a ouvir a voz do seu corao e adquirir o hbito dirio de olhar a mandala escolhida a fim de encontrar fora e coragem para ser ele mesmo. A segunda, do perdo, emana energia de libertao que se d atravs do corao. Buscou-se o sentimento de amor pela vida, por todos os acontecimentos e pessoas que o ajudaram a crescer e aprender. Durante esta tcnica ele ficou mais leve e descontrado. Grounding ou Aterramento - utilizada em Boby para que ele entrasse em contato com a realidade, com o aqui e agora, centrado e presente no momento teraputico. Desenho Espontneo - possibilita observar atravs desta tcnica a liberdade de expresso que envolve todos os sentimentos reprimidos conscientes ou inconscientes. No caso de Boby, foi mais fcil expressar seus medos e traumas atravs do desenho do que da expresso verbal. Nessas ocasies ele dizia: Falar eu no quero, mas desenhar eu posso! Pode me dar o hidrocor e o papel? . Ele conseguiu desenhar a situao que desencadeou o seu trauma.

62 Alm das tcnicas citadas, em cada sesso foram utilizados outros recursos, como a msica, que auxiliavam Boby na busca de tornar consciente o seu trauma a fim de poder instrumentaliz-lo e melhorar o relacionamento consigo mesmo e com os outros. Buscava-se obter uma catarse parcial, em cada sesso, a fim de obter a catarse total, de toda a sua personalidade. Portanto, o olhar atento e observador do terapeuta fez parte de todas as sesses para que identificasse em Boby aquilo que era emergente. Foram feitas, tambm, sesses individuais com a me e com a av de Boby para que pudesse aprofundar os dados observados, verificar como era a situao sociocultural e econmica da famlia e como se repercutia na educao de Boby. Percebeu-se durante a aplicao do genograma com a av, que os vnculos familiares de origem, foram sempre acometidos de

separao, rejeio, agresses fsicas e psicolgicas, dependncia qumica, aborto, estupro e crime. Constatou-se que essas referncias de modelo de relacionamento dessa famlia de origem so encaradas com naturalidade, e quando a av foi questionada sobre suas tentativas para mudar este padro familiar, ela foi indiferente e respondia que isso normal, a lei da vida. Nesses encontros foram dadas orientaes sobre as fases do desenvolvimento fsico e psicolgico de Boby e quais eram suas necessidades. Foi ressaltada a necessidade de acompanh-lo, respeit-lo, incentiv-lo diariamente, ouvi-lo e buscar o dilogo em todas as situaes vividas a fim de dar um suporte adequado ao seu desenvolvimento e superao de seus traumas. Houve necessidade de realizar sesses conjuntas entre a me, Boby e seu irmozinho. Nesses momentos foi visto a necessidade de se fazer um atendimento individual no irmo de Boby, pois se observou um comportamento tenso e distante entre eles. O irmo apresentava reaes de medo e excesso de suor pelo seu corpo. Esses atendimentos foram feitos em todo o processo teraputico de Boby, concomitantemente.

4.4 - RESULTADOS OBSERVADOS

63

Desde as primeiras sesses e atravs das informaes obtidas verificamos que o processo de desenvolvimento de Boby foi comprometido. Nas etapas do desenvolvimento psicossexual houve comprometimento nas fases oral, flica e complexo de dipo (STEIN, 1999 e LELOUP, 1999). Havia uma fixao da figura materna representada pela sua av. Boby dormia desde beb at os 13 anos na mesma cama com ela. A me e a av foram orientadas sobre a necessidade de construir um espao onde Boby pudesse ficar e no mais dormir com ela. Os limites de cada um precisavam ser respeitados para que as fases do desenvolvimento e construo dos papis sociais fossem feitas naturalmente, sem conseqncias na sua estruturao. Boby estava na puberdade e momento de descoberta sexual, a falta de um espao individual poderia ocasionar uma confuso entre os sentimentos e papis de cada um, o que j vinha sendo constatado. Claves (FIOCRUZ, 2001) quando cita os maus tratos psicolgicos relata sobre o uso inadequado da criana como objeto de gratificao. Isso foi observado na av que projetava suas carncias no prprio neto, atravs da superproteo. Havia uma simbiose no relacionamento entre ambos. A me, por ser despreparada, utilizava como recurso educativo os maus tratos fsicos, castigos, punies e surras constantes que deixavam marcas pelo corpo, e tambm os maus tratos psicolgicos como a rejeio por seu filho, desrespeito as suas limitaes, privacidade, falta de interesse em ouvi-lo, de ter liberdade em expressar-se e de brincar e excesso de responsabilidade quando atribua a Boby os cuidados do irmo. (FERREIRA, 2001) Esses aspectos foram trabalhados e orientados, atravs de sesses, tanto para a av quanto para a me de Boby. H a necessidade delas em dialogar com Boby, respeitar as suas limitaes e compreender seus traumas gerados pelos fatores citados acima alm de compreender o cime do irmo e companheiros da me que dividiam a sua ateno e afeto. Pedimos tambm a colaborao, a partir da compreenso dos fatores geradores de traumas, para que todos os familiares fossem mais flexveis e amorosos, para que Boby aos poucos, reconquistasse o carinho da me, do padrasto e do irmo, criando vnculos afetivos. Desde ento, Boby comeou a ser ouvido e ter mais dilogo

64 entre a famlia. Raposo (1981) afirma que embora a deciso final seja dos pais, conveniente que eles discutem com os seus filhos, o que cada um pode ou no fazer. Durante o seu processo e com a aplicao das tcnicas j citadas para cada situao que emergia nas sesses, Boby foi relaxando seu corpo e desbloqueando o seu campo energtico. Isso fez com que sua confiana fosse restabelecida e a partir dela, que comeasse a entrar em contato e aceitar seus sentimentos e situaes desencadeadoras dos traumas sofridos. comum que as pessoas que foram repetidas vezes traumatizadas, quando criana, adotem a dissociao como modo de estar no mundo. (LEVINE 1999). Boby apresentava com freqncia comportamentos dissociado. A culminncia dessa compreenso deu-se atravs do seu desenho espontneo, onde conseguiu entender a razo de ter medo em ir sozinho na escola e de brincar com meninos maiores. Quando finalizou o desenho e foi indagado sobre o seu significado disse: _ Foi num domingo que eu estava andando de bicicleta, perto de casa, e l tem um mato. Os quatro foraram eu ir para l e quando chegamos, eles me bateram, me chamaram de fofoqueiro e enquanto trs me seguravam, um pegou uma cobra verde de uma lata e queria enfiar na minha boca para eu engolir e deixar de ser fofoqueiro perto das meninas. Sorte que algum viu quando eles me levaram para o mato e avisou a minha me e as mes de dois deles e elas chegaram correndo bem na hora que eles estavam enrolando a cobra no meu pescoo. (ANEXO 1) Entrou em catarse durante esse relato e demonstrou todo o seu desamparo, terror e desalento. Em seguida demonstrou um alvio temporrio. Procuramos ser cautelosos com Boby, pois alguns mtodos catrticos que incentivam reviver o emocional intenso do trauma podem ser danoso. A longo prazo as abordagens catrticas criam uma dependncia da continuidade da catarse e incentivam a emergncia das chamadas memrias falsas.(LEVINE1999). Verificou-se tambm, nesse momento, que Boby era vtima de Bullying (FANTE, 2005) pelos colegas da escola, que repetidamente tinham atitudes agressivas com ele e fazia com que no reagisse. Ficou cada vez mais inseguro, medroso, isolando-se dos colegas, sem ir a escola sozinho. Esses

65 fatores repercutiram na sua aprendizagem, pois comeou a apresentar um baixo rendimento escolar. Chaves (2008) afirma que as fobias originam-se dos traumas que foram vivenciados ou reprimidos, vem acompanhada de medo exagerado e persistente que no tem limite em relao as causas que produzem. Boby apresentava comportamento fbico a partir dos acontecimentos citados. As fobias somatizadas por Boby durante toda a sua existncia foram geradas devido a excluso do grupo familiar e social, pela incompreenso e a m interpretao de seus companheiros de escola, deixando-o inseguro, com baixa autoestima, discriminado e desrespeitado. Constataram-se na anamnese de Boby os tiques (contraes convulsivas de certos msculos e a autofobia (medo de enfrentar a sociedade). (CHAVES, 2008 e GROF, 2007). Durante o processo teraputico, a partir das respostas de Boby perante a aplicao e abordagem das tcnicas ele aos poucos foi liberando suas tenses e conseguiu superar o seu medo que originou o seu trauma. Posteriormente, curou e transformou sua raiva, enurese, cimes e

inseguranas. Foi importante Boby falar dos seus sentimentos e pensamentos para que pudssemos facilitar a sua cura. (GOSWAMI, 2001). Conscientizou-se da necessidade de confrontar os seus medos e sentimentos, reconhecer suas fraquezas e trabalhar o perdo. Boby percebeu que somos responsveis, consciente ou inconscientemente, por tudo o que nos acontece. Os traumas permanecem no inconsciente e para ser transformados precisam ser resgatados. (GROF, 2007). Esse resgate foi feito durante todo o processo. A impotncia crnica comum nas pessoas impotentes aos traumas e faz com que haja uma incapacidade de aprender novos comportamentos. (LEVINE, 1999). Boby percebeu a importncia de mudar o padro de insegurana, de medo e raiva, pois atravs dessa percepo que se consegue perdoar e chegar s mudanas, do contrrio, nosso sistema imunolgico ficaria comprometido, deixando aparecer muitas doenas no corpo, no esprito e na mente. Tambm orientamos a famlia sobre: fatores de proteo, e a necessidade de buscar ajuda na comunidade quando surgirem fatores de risco

66 e sobre a importncia de elogiar e valorizar os pequenos gestos e atitudes dos seus filhos, bem como o quanto salutar o lazer em famlia e individualmente. Boby percebeu a importncia de estudar, de ter bons relacionamentos interpessoais. Verificou que a tendncia espontnea da vida seguir em direo a perfeio, mas para que isso acontea precisava adquirir novas atitudes Boby tambm compreendeu que o aborto de sua me foi natural e espontneo, e que durante a gestao a mulher sofre com as mudanas psicobiolgicas que se apresentam devido ao abandono, injustia e que tudo isso prejudica o feto. (CHAVES 2005). Libertando-se assim de sua culpa. Aprendeu sobre a importncia de partilhar os seus brinquedos, cooperar com colegas, valorizar a amizade e proteger seu irmo, com amor e respeito. Sua relao com o irmo melhorou e conseguiam fazer tarefas e atividades juntos. O trabalho com mandalas serviu para que ele percebesse que o campo da fora das mandalas modificou a sua energia em vrios nveis, e que ouve estmulos em sua mente e equilbrios em suas emoes. Isso ajudou para restabelecer sua sade fsica. (FIORAVANTE, 2003) Boby e sua famlia compreenderam que adoecemos quando nossas energias se desequilibram, mas que ao reorganiz-las o corpo volta ao seu eixo, e ficamos novamente saudveis. A utilizao dos florais e toques energticos auxiliaram tambm na liberao do fluxo energtico de Boby a fim de que ampliasse sua conscincia e entrasse em contato com seus processos inconscientes ou subconscientes. (MARGONARI, 1999) Utilizaram-se tcnicas para estabilizar a conexo do seu Eu profundo ou sensaes agradveis no corpo, dando nfase nas suas transferncias e projees. Foi incentivado a acreditar que a sua felicidade e o seu sucesso educacional, social e espiritual s depende do seu querer e do seu agir, pois ningum pode interferir no seu crescimento interior. Boby melhorou sua auto-estima, voltou a sair sozinho, melhorou o rendimento escolar, no houve mais queixas de seus professores por indisciplina e foi aprovado na escola.

67 Ele reconquistou o carinho do padrasto, ficou mais compreensivo com o irmozinho, teve lazer em famlia e comeou a freqentar a igreja com eles. Conseguiu adquirir novas amizades, comeou a ter paquera na sala de aula e praticar atividade fsica, tanto na escola como fora desta.

68 5 - CONCLUSO

Um dos maiores desafios neste estudo de caso, foi conscientizar a famlia de que o fator que desencadeou todos os desequilbrios geradores dos fatos traumticos em Boby, foi a rejeio no s por parte do pai, como da me que largou seu filho aos cuidados de uma av, to despreparada quanto ela, e fez com que seu filho se tornasse uma pessoa insegura. Ficou claro que a falta de uma estrutura sciocultural e do planejamento familiar foram fatores preponderantes para a desestruturao dessa famlia. Alm da repetio dos padres e modelos comportamentais recorrentes desde a famlia de origem, identificados atravs do genograma aplicado com a sua av materna. Observamos que o adolescente atendido sofreu vrias apreenses emocionais, disfaradas ou modificadas, s vezes associadas culpa, medo e vergonha reprimida. Demonstrou, por trs dos seus traumas e fobias, conflitos internos, frustraes e sombras. Como estes so mecanismos que ora so inconscientes e ora conscientes provocam reaes de ansiedade, raiva, cacoetes, inseguranas e medos que o dissociava do grupo e da realidade do cotidiano. Percebeu-se que a rejeio, o desrespeito desde a sua concepo at a adolescncia, contribuiu para que Boby criasse padres de comportamento que reforasse ainda mais a falta de liberdade de expresso, lazer e individualidade, contribuindo para que o medo e a insegurana se tornassem presente na sua vida cotidiana, com baixa autoestima, e interferisse em seus relacionamentos interpessoais. Esses fatores foram preponderantes para que Boby fosse vtima dos bullyings, em sua escola, sendo atormentado, hostilizado e agredido por eles, sem uma razo que justificasse tal fato. Este padro de comportamento sofrido por ele incentivou-o a ter a mesma atitude em relao ao seu irmo menor em casa e com outros colegas menores em sala de aula. Percebeu-se que, independente da classe social, todos os problemas comportamentais foram gerados por sofrimentos extras ou intra familiares, e geralmente esto associadas ao abuso sexual infantil, aos maus tratos fsicos e

69 psicolgicos e a falta de planejamento familiar, que geram comportamentos de desajustes psicolgicos e sociais. A me e a av de Boby foram vtimas de abuso sexual e de Bullying. Seus traumas sofridos foram fatores determinantes para o desajuste emocional de Boby e de seu irmo. A cura do paciente Boby foi gradual, porque houve colaborao e valorizao do trabalho teraputico para a superao dos seus traumas. Procurou-se resgatar a sua autoestima, atravs de trabalhos energticos e tcnicas que despertassem o seu autoconhecimento e aceitao das suas carncias e traumas. O recomeo de novas amizades e participao de novos grupos sociais e espirituais foi incentivado, bem como o quanto o nosso organismo resiliente, principalmente quando aceitamos mudanas, perdoamos, nos comprometemos com o outro e nos harmonizamos com toda a natureza. Por isso, tratar sobre os traumas da infncia de Boby e suas consequncias durante o estudo de caso e refletir sobre a responsabilidade em ser terapeuta, leva-nos a uma rdua jornada de leitura de diversas bibliografias e pesquisas em sites, permitiu uma maior interao com o tema estudado. Confirmou que um dos fatores geradores dos traumas que desequilibram o indivduo tanto na famlia, escola e sociedade a falta de proteo, o desrespeito a individualidade, a falta de dilogo, as agresses fsicas e psicolgicas, bem como a repetio dos padres de comportamentos vividos pelos membros da famlia. Percebeu-se tambm que as pessoas se deixam levar com facilidade na sua mente inconsciente, e que acreditam que os acontecimentos ruins, causadores de danos corporais, fsicos e psicolgicos, acontecem por suas culpas e suas maldades. Essas crenas so criadas, devido a acusaes dos outros e por perceberem que no correspondem as expectativas dos familiares e educadores responsveis por eles. Verificou-se que os traumas causados pela violncia psicolgica, tornam-se to comuns e freqentes, que s vezes as vtimas nem reconhecem a sua presena, pois todos, dentro do contexto familiar esto envolvidos de certa maneira nessa triste realidade.

70 Observou-se durante o trabalho que as pessoas reagem de forma diferente s mesmas situaes vividas e podem lidar melhor com elas medida que estejam equilibrados fsica e psicologicamente. Nesse contexto, o terapeuta deve orientar seus clientes a no viver sob as influncias externas negativas e dogmas que diariamente influenciam suas vidas, desestruturando-os, pois causam bloqueios dos chakras, doenas fsicas e psicolgicas que impedem o seu crescimento espiritual e a evoluo de sua conscincia. Percebeu-se que a doena s acontece no corpo fsico, quando os corpos sutis esto bloqueados, e que os recursos energticos e tcnicas apropriadas, de acordo com cada realidade, so necessrios para o seu desbloqueio. Conclui-se que alm do tratamento psicolgico, o uso das vrias tcnicas e dos florais de Saint Germain foram teis, benficos e eficazes na cura do nosso cliente. Eles atuaram em seu corpo etrico, facilitaram a sua transformao consciente atravs do amor incondicional, da alegria de viver e da fraternidade. Verificou-se a importncia do trabalho realizado pelo SIS naquela comunidade e a necessidade da continuidade da assistncia teraputica ofertada aos alunos, pais e professores daquela comunidade. Alm disso, sugere-se a continuao de palestras educativas para ampliar os

conhecimentos e compreenso dos pais sobre a educao de seus filhos. Esse estudo possibilitou a aquisio de mais conhecimentos a respeito do tema e permitiu vivenciar junto ao cliente suas histrias no seu contexto de vida. O trabalho para ter um resultado positivo depende da relao estabelecida com o cliente e a sinergia com nossos Mestres. Nesse estudo de caso, essa sinergia ocorreu e possibilitou os resultados positivos propostos.

71 REFERNCIAS

AZAMBUJA, Maria Regina Fay. Violncia Sexual Infrafamiliar: possvel proteger a criana? http://www.up.rs.gov.br/infancia/doutrina/id500.htmMinistrio Pblico do Estado do Rio Grande do Sul. Acesso em 10/12/2008 AZEVEDO, Maria Amlia. Instituto DE Psicologia.-USP.Infncia/Adolescncia e Violncia Sexual: o escndalo dos profissionais agressores. http://www.ip.usp.br/laboratrios/infanciaviolencia.htm .Acesso em 10/02/2008

BRENNAN, Barbara. Ann. Mos de Luz. 1 Ed.So Paulo, Pensamento, 2006

CENTEVILE, M. Cabral, MAA & Atadia A.S. Incidncia e tipos mais freqentes de castigos aplicados pelos pais ou responsveis a escolares na cidade de Campinas. So Paulo. Pediatria. Moderna. XXXIII (3). 1997

CHAVES, Gia. Distrbios da Personalidade do 2 grupo.http://www portugalcunha.net/arteviver/new_page_17htm. Acesso em 15/8/2008 e 21/10/08

____________Traumas: Obstculo arte de viver. maro,19,2008. http://www.portugal-linha.net/arte viver/traumas.htm. Acesso em 15/08/2008 DALAI LAMA Sua Santidade o. Palavras de Sabedoria.1 Ed. . Rio de Janeiro, Sextante ,1999

DATLIO, F.M & FREEMAN, A. Estratgia Cognitivo-Comportamentais para Interveno em Crises. ((Volume II),Campinas:Editorial Psy, 1995

FALCONE, Eliane Mary de Oliveira. Processo Cognitivo da Ansiedade na Fobia Social. Revista Psiquiatrica Clnica. 28(6):309-312,2001 http:lattes.cnpq.br/3411653326117506 . Acesso em 30/09/2008. FANTE, Cleo .Fenmeno Bullying; como prevenir a violncia nas escolas e educador para a paz. 1 Ed. Campinas, Versus, 2005 FANTE, Cleo. Revista Mente & Crebro, Olhar do Adolescente Artigo: Os Incrveis anos de Transio para a Idade Adulta. N 4. p.57. So Paulo, Duetto. 2007

72 FILHO, VIEIRA Henrique..Manual oficial do teraputa Holstico- Normas Tcnicas Setoriais Voluntrias 1 Ed. So Paulo, Ed. Madras, 2000

FERREIRA, L. A.; BRANDO C. L.; MENEZES S.: Psicologia e Psicoterapia Transpessoal- Caminho Da Transformao- 1 Ed.Recife, Comunigraf, 2005

FURNISS, Tilmam. Abuso Sexual da Criana: Uma multidisciplinar. 1 Ed. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1993

abordagem

GONZALES, Patrcia. A Infncia Maltratada. Editado em junho 2005. http://www.saudelar.com/edicoes/2005/junho/principal.asp?send=06_vida_fami liar.htm. Acesso em 19/07/2008

GOSWAMI, Amit. A Fsica da Alma- A explicao cientfica para a reencarnao, a imortalidade e experincias de quase morte.1 Ed. So Paulo, Aleph, 2005 GROF, Stanislav. Psicologia do Futuro Lies das Pesquisas Modernas de Conscincia. 1 Ed.Rio de Janeiro, Editora Heresis Transpessoal, 2007 GRINBERG, Luiz Prado. JUNG O Homem Criativo. 2 Ed. So Paulo,FTD, 2003 HOFFMAN, Edward. A Sabedoria de Carl Jung, 1 Ed. So Paulo, Athena, 2005 Palas

IMBER-BLEKER, E. Os segredos na Famlia e na Terapia Familiar. 1 Ed. Artes Mdicas, Porto Alegre, 2005 JUNG,Carl Gustav. O Desenvolvimento da Personalidade,Vol. XVII, Rio De Janeiro Editora Vozes,1981 LELUP, Jean-Yves. O corpo e seus Simbolos.5 Ed..Rio De Janeiro. Editora Vozes, 1999 LEVINE, A. Peter, FREDERICK Ann. O Despertar do Tigre. Vol.57 So Paulo, Summer Editorial, 1999

73 MACEDO, Rosa Maria. OLIVEIRA, Vera Barros. NDIA Aparecida(Orgs) Avaliao Psic. Pedaggica do Adolescente. 6 Ed. Rio de Janeiro. Editora Vozes, 2002

MALDONADO, M. T. Caminhos de preveno da violncia domstica e escolar construindo paz - Adolescncia Latino americana. 1 Ed.Terespolis,Vozes,1998 MARGONARI, Neide. Florais de Saint Germain Os Doze Raios Divinos. 2 Ed.So Paulo, Edies Florais de Saint Germain.1999

____________.As Essncias Florais e a Hierarquia Divina- Nascimento e trajetria Csmica de Nossa Conscincia. 2 Ed. So Paulo.Edies Florais de Saint Germain, 2000

MELO, M. C B. CAIXETA, R. D., RODRIGO V. B. Acadmicos de Medicina (8p).Abordagem da Criana e do Adolescente Vtima de Maus Tratos p. 1http://WWW.medicina.ulm.br/saped/maus_ tratos.htm. Acesso 9/9/2008 Mente&crebro/ www.mentecerebro.com.br/ Bullying Brincadeiras perversas, disponvel http:www2.vol.com.br/vivermente Acesso em 07 fev.2008

NACHMANOVITCH, Stephen. Ser Criativo. O poder da improvisao na vida e na arte. 3 Ed. So Paulo, Summus Editorial,1993 PADUA, Eliane Alabe Maxpress .O abuso sexual infantil, para combater preciso denunciar - Mulher Emoes. Escrito em 08/05/2008. http://www.londrina.com.br/bonde.php?id_bonde=1-34--15-20089508. Acesso em 20/11/2008

PAGNAMENTA, Dr. Med. Neeresh F. Cromoterapia para crianas- O caminho da Cura. 3 Ed.So Paulo, Madras Editora Ltda., 2003 NICK, Eva, CABRAL lvaro. Dicionrio Tcnico de Psicologia. 1 Ed.-So Paulo, Cultrix, 1997 OCONNOR, Joseph e SEYMOUR, John. Treinando com PNL Recursos da programao neurolinguista para administradores, instrutores e comunicadores. 1 Ed. So Paulo, Summus Editorial. 1996

74

OMS- Relatrio Nacional Sobre os Direitos humanos . p 14-15 v. 4.1990 ou 2004., AZEVEDO M Amlia (LACRI). INSTITUTO DE PSICOLOGIA- USP LACRI.. htp://WWW.ip.usp.br/laboratrios/lacri/infanciaviolencia.htm. pesquisada em 10/02/2008

RAPOSO, Roberto. Seu Filho dos 6 aos 12 anos .1 Ed. Rio de Janeiro, Ediouro, 1981 RIBEIRO, Gasto. Apostila de Psicologia do Trauma. Mod. 2, TFT E EFT. 2006.http://WWW.portalcmc.br/gastao10.htm consulta em 15/9/2008 SILVEIRA, Nice. Jung Vida e Obra.20 Ed. So Paulo, Paz e Terra, 2006

SPB,CLAVES, ENSP, FIOCRUZ .Guia de Atuao Frente a Maus-Tratos na Infncia e na Adolescncia/orientao para Pediatras e demais profissionais que trabalham com Crianas e Adolescentes. 2 edio Rio de Janeiro , Maro de 2001.htt;//WWW.ensp.fiocruz.br/biblioteca/dados/maus tratos_SEP.pdf. consulta 09/09/2008 SOARES, Ilse. A prostituio Infantil. http://WWW.mdsisters.com.br/magazine/magazine2008/prostitui%C3%A7%C3 %A3o%20inputil.ntm. Pesquisado em 28/11/2008

STEIN, Roberto. O Incesto e o Amor Humano.1 Ed.So Paulo, Paulis,1999

TABONE, Mrcia. A Psicologia Transpessoal. 1 Ed.So Paulo, Cultrix, 1995

TEIXEIRA, Antonio Ricardo. Estresse Ps Traumtico: Perguntas e Respostas. Instituto Brasileiro de Estresse Ps Traumtico. ARTIGOS EMDR. Editado em 2002. http://www.emdr.com.br/art_estresse.htm. Acesso em 16/09/2008

TRUJILLO, Alfonso Lpez-cardeal. Lexicon Pontifcio Conselho para a Famlia. 1 Ed.So Paulo, Grfica das Escolas Profissionais Salesianos, 2004

URBAN, Paulo. Artigo Psiquiatria da Nova Conscincia, Revista Planeta n35,dezembro2002. /Publicado em Revista Planeta n351/dez/2001

75 Wagner .J. (Governador do Estado da Bahia) JORNAL CORREIO /31 de agosto de 2008- Ano XXIX n 09462 WOOLGER, Roger J. / WOOLGER Training Brasil. www,woolger.com.br. O Deep Memory Process(DMP) e a Cura do Trauma O que so Memrias Profundas?http://woolger.com.br/textos_dmp_cura_trauma.htm. Acesso em15/08/2008 WOOLGER, Roger. Jung O Homem Criativo. 2 Ed. So Paulo. FTD, 2002

ZWEIG, Connie; ABRAMS,Jeremiah (orgs.). Ao Encontro da Sombra. 1 Ed.So Paulo,Cultrix,1991

76 ANEXOS

Desenhos do Paciente: A famlia / Briga com os colegas da escola.

Potrebbero piacerti anche