Sei sulla pagina 1di 3

Aprenda a ser Feliz - Tal Ben-Shahar (2007)

Quando o autor comeou a dar este curso em Harvard inscreveram-se 8 alunos, 2 dos quais desistiram. Passados poucos anos era o curso mais concorrido de sempre. Ficam aqui algumas ideias. Se somos to ricos, porque no somos felizes? Enquanto as pessoas acreditavam que tinham que satisfazer as suas necessidades bsicas para serem realizadas era fcil explicar a infelicidade. Hoje h um paradoxo difcil de explicar. Por exemplo, em 1957, 52% dos Britnicos diziam que eram muito felizes. Em 2005 apenas 36% o declararam, apenas da riqueza ter TRIPLICADO! Sou Feliz? Esta uma questo fechada, que sugere uma abordagem de sim ou no e que no eficaz. Vale mais perguntar a si prprio: como posso ser mais feliz?.

TEMPO A forma de lidar com o tempo tem influncia directa na nossa felicidade. Segundo o autor, para atingirmos a felicidade duradoura devemos, por um lado, apreciar o momento presente ao mesmo tempo que perseguimos um objectivo futuro. Assim, por um lado, devemos ter PRAZER no que fazemos. Por outro, devemos fazer coisas com SIGNIFICADO. Uma boa forma de analisar a nossa relao entre prazer e significado dissecar as actividades dirias em: - tempo (horas); - significado (1-5) - prazer (1-5) Olhe para a sua vida. Tempo de fazer algumas mudanas??

METAS Segundo um estudo de David Watson, o processo de nos empenharmos nas metas e no alcan-las por si s que crucial para a felicidade. AS METAS SO MEIOS, NO APENAS FINS. . O seu papel apropriado libertar-nos para que possamos apreciar o aqui e agora.

DINHEIRO Se lhe perguntar: ao fim de um ano, quem mais feliz: uma pessoa que ganhou a lotaria, ou uma pessoa que ficou tetraplgica?. Um estudo de Philip Brickmon comprovou que passado um ano as pessoas voltavam ao seu estado normal de felicidade que tinham anteriormente. O dinheiro alem do mnimo essencial necessrio para comida e abrigo no passa de um meio para atingir um fim. No entanto, confundimos muitas vezes meios com fins, que sacrificamos a nossa felicidade (FIM) em prol do dinheiro (MEIO). Um exemplo claro

TRABALHO Nos EUA apenas 50% das pessoas declaram estar satisfeitas com o seu emprego (imagino em Portugal). Do que precisamos para implementar a mudana nas nossas vidas coragem. E a coragem no ter medo. TER MEDO E MESMO ASSIM IR EM FRENTE. 3 formas de encarar o trabalho: - como um emprego - como uma carreira - como uma vocao De que forma encara o seu? necessrio um esforo consciente e concertado para descobrirmos a nossa vocao, porque somos normalmente encorajados a seguir o que fazemos bem e no aquilo que QUEREMOS FAZER. 3 questes que deve fazer para encontrar o SEU trabalho: - o que me traz SIGNIFICADO? - O que me d PRAZER? - Quais as minhas QUALIDADES? na interseco destas 3 questes que encontrar a resposta!

RELAES Muitos acreditam que a chave para uma relao de sucesso encontrar o parceiro certo. No entanto a componente mais importante de uma relao feliz NO encontrar a pessoa certa mas antes APERFEIOAR a relao ESCOLHIDA.

GENEROSIDADE Quanto mais ajudamos os outros, mais felizes somos e quanto mais felizes somos maior propenso temos para ajudar os outros.

EXERCCIO Imagine que tem 110 anos. Acabou de ser inventada uma mquina do tempo e do-lhe a oportunidade de regressar ao momento presente por 15 minutos. O que diria ao seu EU ACTUAL? Que conselhos lhe daria?

CONCLUSO Temos uma vida feliz quando retiramos prazer e significado da companhia dos outros, ou da aprendizagem de algo novo, ou do empenho que dedicamos a um projeto no emprego. Quanto mais preenchermos os nossos dias com estas experincias mas felizes seremos. E S ISTO!

Muito fica por dizer relativamente a este livro, pelo que daqueles que aconselho vivamente a que seja lido na ntegra!
Publicada por Vasco Gaspar Etiquetas: Psicologia e Desenvolvimento Pessoal

4 comentrios:
Annimo disse... Tenho acompanhado as aulas de Tal Ben-Shahar na Universidade de Harward atravs de uma srie de vdeos feitos por um dos seus alunos e fiquei curiosssima em comprar o livro! uma matria fantstica com solues, de certa maneira, bvias. No entanto, s se tornam bvias depois de pessoas excepcionais como Ben-Shahar e autores que ele cita nos "abrirem os olhos" para uma nova viso da vida. 6 de Julho de 2010 03:14

Annimo disse... Tenho acompanhado as aulas de Tal Ben-Shahar na Universidade de Harward atravs de uma srie de vdeos feitos por um dos seus alunos e fiquei curiosssima em comprar o livro! uma matria fantstica com solues, de certa maneira, bvias. No entanto, s se tornam bvias depois de pessoas excepcionais como Ben-Shahar e autores que ele cita nos "abrirem os olhos" para uma nova viso da vida. 6 de Julho de 2010 03:14

Annimo disse... Porreiro :-) 23 de Setembro de 2010 11:50

Annimo disse... Escutei uma palestra de Ben Tal Sahal em 2009, em Santiago, Chile. Acheio interessantsimo como pessoa e suas predicas fazem muito sentido e alm disso muita coisa que falou so coisas provadas cientficamente atravs de certos examens neurolgicos de ultima gerao. Vale a pena escut-lo !!!!! 16 de Fevereiro de 2011 17:17 Enviar um comentrio

Potrebbero piacerti anche