Sei sulla pagina 1di 7

Redao de artigo cient co

Sebastio Gusmo

RESUMO
Descrevem-se as orientaes bsicas para redao de artigo cient co, tipo original, por meio da anlise das diferentes partes ou sees desse tipo de trabalho. Abordam-se tambm as bases tericas da redao cient ca e o estilo da linguagem cient ca.

PALAVRAS-CHAVE
Artigo cient co, artigo original, redao.

ABSTRACT
This work presents a basic orientation for the writing of scienti c papers type original through analysis of their component parts. The theoretical bases of scienti c writing and the writing style of the scienti c language are also discussed.

KEYWORDS
Scienti c paper, original article, writing O pesquisador necessita dominar a estrutura e o estilo da comunicao cient ca, a nal o autor de um trabalho ser julgado pelo texto que apresentar. O artigo original constitui o texto cient co bsico, sendo os demais (dissertao, tese, relato de caso, artigo de reviso) variaes dele. Nosso objetivo expor as normas bsicas de redao do artigo original. Sero analisadas as bases tericas da redao cient ca, a redao das diferentes partes ou sees desse tipo de publicao e o estilo da linguagem cient ca.

Bases tericas
A lgica estabelece as regras (metodologia cient ca) segundo as quais o pensamento dever proceder para chegar ao conhecimento cient co. A escrita cient ca constitui uma continuao do fazer cincia, derivando suas normas da prpria metodologia cient ca. A lgica da pesquisa e da comunicao determina a construo do texto cient co, exigindo determinada estrutura na redao de cada etapa dele.9 Cincia so os dados e a interpretao desses dados. A redao cient ca o meio para defender essa interpretao. Os dados so obtidos a partir do estudo das variveis (tudo que pode ser estudado pelo mtodo emprico, ou seja, por meio dos sentidos). O estudo das variveis e a interpretao dos dados obtidos (a pesquisa) so realizados para responder a uma pergunta. Dependendo do tipo de pergunta, pode ser necessrio ou no elaborar uma resposta provisria, no testada (hiptese).7,8 A pesquisa pode ser dividida em trs tipos: descritiva (sem hiptese); de associao sem interferncia (testa hiptese de associao);

de associao com interferncia (testa hiptese de causa e efeito). Essa diviso determina consequncias na construo e redao da pesquisa. Na pesquisa descritiva, os passos metodolgicos so determinados pela pergunta, e no pela possvel hiptese (desnecessria, no caso). A essncia do objetivo a descrio de uma varivel, como a descrio de uma doena, uma caracterstica (por exemplo, a altura mdia) dos indivduos de determinado grupo, a estrutura de certo rgo, as relaes anatmicas de determinada regio do corpo humano. Do todo se descreve uma parte representativa (amostra), e dessa parte infere-se o todo. Na pesquisa de associao entre duas ou mais variveis, necessria uma hiptese que direcione o caminho a seguir. Nesse caso, o foco no a descrio, mas a relao entre as variveis. Essa relao pode ser de dois tipos: sem ou com interferncia. No primeiro tipo, h associao entre as variveis que tm uma causa comum, mas no interferncia de uma sobre a outra. No segundo tipo, ocorre interferncia do tipo causa e efeito, por meio de determinado mecanismo, de uma sobre a outra. A pesquisa de associao implica o estudo das variveis e o teste de associao.

1. Professor titular de Neurocirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Arq Bras Neurocir 30(2): 44-50, 2011

A lgica do tipo de investigao (descrio, associao ou associao com interferncia) deve re etir-se ao longo de todo o texto. Assim, se o ttulo indica estudo de associao com interferncia (tipo causa e efeito), isso deve se re etir na fundamentao, no objetivo, no delineamento do trabalho e na concluso. Todo o texto deve ser composto de partes logicamente coerentes. O texto cient co deve mostrar o que foi feito, por que foi feito, como foi feito e o que foi encontrado. Para tornar a publicao cient ca mais objetiva e uniforme, surgiram, ao longo dos trs ltimos sculos, conceitos e normas, derivados da lgica da pesquisa e da comunicao, que de nem esse gnero de redao. A sequncia lgica da pesquisa (o mtodo cient co) correlaciona-se precisamente com as clssicas partes da redao do texto argumentativo:
REDAO
Introduo: problema Desenvolvimento: soluo Concluso: resposta

PESQUISA
Observao: dos fatos retirado o problema Experimento: soluo Concluso: resposta

O artigo original estruturado segundo o plano IMRED,1 ou seja: Introduo (apresenta o problema a ser estudado) Material e Mtodos (como o problema foi estudado) Resultados (qual a resposta encontrada) Discusso (o que signi ca essa resposta) Material e Mtodos, Resultados e Discusso correspondem, na redao, ao desenvolvimento para solucionar a questo colocada na Introduo; a concluso (resposta) inserida no nal da Discusso. Esse plano deriva da prpria lgica da pesquisa: PESQUISA Qual a pergunta? Como foi procurada a resposta? Qual a resposta? O que signi ca a resposta? PLANO IMRED Introduo Material e Mtodos Resultados Discusso

Alm dessas partes, o artigo cientfico contm elementos complementares, sendo o texto completo constitudo pelas seguintes partes: Ttulo, Resumo, Introduo, Material e Mtodos, Resultados, Discusso e Referncias bibliogr cas.2,4 Essa a sequncia na qual o texto publicado, mas no necessariamente a ordem na qual escrito ou lido. O texto cient co do tipo argumentativo. Um argumento (dedutivo ou indutivo) uma srie de proposies (premissas) que se relacionam com outra proposio (concluso). No deve haver premissas desnecessrias nem faltar premissas necessrias. O texto cient co formado por dois argumentos lgicos: um na Introduo e outro no conjunto formado por Material e Mtodos, Resultados e Discusso. Na Introduo, a contextualizao e a justi cativa (premissas) validam o objetivo. No segundo argumento lgico, as informaes derivadas de Material e Mtodos, Resultados e Discusso (premissas) devem ser conectadas para sustentar a Concluso.9
Redao de artigo cient co Gusmo S

Pode-se considerar que o artigo publicado em trs verses (que aparecem de forma independente nos bancos de dados online): o Ttulo, o Resumo e o texto propriamente dito (Introduo, Material e Mtodos, Resultados e Discusso). Primeiro lido o ttulo e, se ele interessa ao leitor, passa-se para a leitura do resumo. Se o interesse persiste, lido o texto propriamente dito do artigo. Magnusson props a sequncia backwords (de trs para frente) de redao do artigo cient co:5 1. Concluso Inicialmente escrita a concluso, de forma clara e precisa. O restante do texto ser estruturado em funo dessa concluso. 2. Resultados Somente os necessrios para sustentar a concluso. Escolhe-se a melhor forma de apresent-los ( guras, tabelas ou texto), procurando evidenciar os mais importantes para fundamentar a concluso. 3. Material e Mtodos Somente os necessrios para a obteno dos resultados apresentados para sustentar a concluso. 4. Discusso Somente os argumentos relacionados e necessrios para sustentar a concluso. 5. Introduo Somente o mnimo de informaes necessrias para apresentar o objetivo, ou seja, o problema respondido na concluso. 6. Ttulo Baseado na concluso ou no objetivo (problema). 7. Resumo Apresentao sinttica dos pontos relevantes do texto relacionados diretamente com a concluso. 8. Referncias Bibliogr cas Somente as necessrias e essenciais para validar a Metodologia, os Resultados e a Concluso. Nessa sequncia, inicia-se pela concluso, que a ltima parte do texto ( nal da Discusso) e representa a essncia do artigo cient co. Foca-se na Concluso, suporta-a com Resultados, depois com os Material e Mtodos, a seguir com a Discusso e, nalmente, coloca-se na Introduo a origem do processo argumentativo (o objetivo ou problema) que levou concluso (resposta ao problema). Isso facilita a obteno de um texto claro e conciso, com coerncia entre as partes, evitando-se desvio do ponto central (a concluso) e informao desnecessria. A seguir, exporemos as diferentes partes metodolgicas do texto cient co na sequncia de escrita exposta acima (backwords). Para melhor compreenso, exempli caremos com um artigo retirado da literatura (Gusmo SNS, Pittella JEH. Extradural haematoma and di use axonal injury in victims of fatal road tra c accidents. Br J Neurosurg. 1998;12:123-6).3 Antes de passar ao ttulo seguinte, recomenda-se a leitura do resumo deste artigo no ttulo Resumo.
45

Arq Bras Neurocir 30(2): 44-50, 2011

Concluso
O texto cient co uma argumentao demonstrativa da concluso, a resposta ao problema colocado na Introduo e que representa a essncia do trabalho. Assim, ao iniciarmos uma pesquisa, devemos ter em mente de forma precisa o objetivo (o problema a ser resolvido); terminada, iniciamos a redao pela concluso (a resposta ao problema), que ser nossa guia na escrita do texto. Deve-se redigir de forma clara e precisa, no tempo presente. A concluso ser inserida no incio e no nal da Discusso, onde so apresentadas as razes para sustent-la. No trabalho descritivo, a concluso ser uma caracterizao ou um fato novo; na pesquisa tipo associao, a descoberta de alguma associao; e na pesquisa tipo associao com interferncia, algum novo efeito ou mecanismo de ao. A concluso do artigo usado como exemplo : No acidente de trnsito no ocorre associao signi cativa entre leso axonal difusa (LAD) e hematoma extradural (HED), mas os HED cursam com LAD. Tal concluso est expressa de forma clara e precisa e deixa transparecer qual era o objetivo do trabalho (avaliar a associao entre HED e LAD) e o tipo da pesquisa (pesquisa de associao entre duas variveis). O passo seguinte expor os resultados que levaram a tal concluso.

Resultados
Nesta seo so apresentados os resultados da execuo do mtodo para cumprir os objetivos. Os dados resultantes respondem pergunta originada do objetivo e so organizados em funo dele. Portanto, devem ser includos apenas os resultados necessrios para sustentar a concluso. A apresentao simples, precisa e numa sequncia lgica permite ao leitor identi car, de imediato, o signi cado dos resultados e vislumbrar a concluso. As partes anteriores do texto (Introduo, Material e Mtodos) dizem por que e como foram obtidos os resultados; as posteriores (Discusso) explicam o que os resultados signi cam. Embora seja a seo mais importante do relato, geralmente a menor. Os resultados so apresentados em tabelas, guras (gr co, foto, desenho, esquema) ou texto.4,6 A melhor forma de evidenciar e elucidar um resultado por meio de guras. A seguir vem a tabela e, por ltimo, o texto, que a forma menos atrativa de apresentao dos resultados. Portanto, os principais resultados, aqueles fundamentais para sustentar a concluso, devem, quando possvel, ser colocados sob a forma de guras.
46

O gr co a gura que expressa dados por meio de traos e pontos, numerados com algarismos arbicos. Ele mostra de que forma alguma coisa varia em relao a outra. Ele , portanto, indicado para apresentar a evoluo de uma varivel, a comparao de valores mdios ou de porcentagens, ou a ligao entre duas variveis. Existem trs tipos de gr cos: de curvas ou linear, de histograma ou de barras e de setores (ou em pizza ou em torta). Os gr cos em linha ou curva so constitudos de valores de um mesmo grupo ou de vrios grupos e traados em sistema de coordenadas retangulares ou cartesianas. So ideais para exprimir variaes contnuas em funo do tempo e estabelecer correlaes ou mudanas gradativas nos valores de variveis independentes. O histograma, ou gr co em colunas ou barras, formado por retngulos ou barras verticais ou horizontais. ideal para variveis nominais, que surgem quando so de nidas categorias (sexo, caractersticas fsicas, desempenho etc.). O gr co em pizza particularmente adaptado para comparaes de medidas dentro de um mesmo todo por meio de porcentagens. A tabela rene grande nmero de informaes, ordenada em linhas e colunas, permitindo exame rpido e comparativo. usada para apresentao de resultados numricos, especialmente na pesquisa descritiva, em que os valores so, em si, a informao importante. Apesar de ser a forma menos atrativa de apresentao de resultados, o texto necessariamente usado para expor dados puramente descritivos. No artigo usado como exemplo, os resultados dos 120 casos de vtimas fatais de acidentes de trnsito so mostrados em duas tabelas: 7 HED (7,7%; todos associados a LAD e coma); 91 LAD (75,8%; 7 associadas e 113 no associadas ao HED); no ocorreu associao signi cativa entre HED e LAD (p = 0,19). Portanto, os resultados sustentam a concluso: No acidente de trnsito no ocorre associao signi cativa entre LAD e HED, mas os HED cursam com LAD. O passo seguinte da redao expor as informaes metodolgicas necessrias para a obteno dos resultados apresentados.

Material e mtodos
a seo em que se descreve como o experimento foi feito, isto , seu planejamento, a coleta de dados e a anlise dos resultados. Devem ser includas apenas as informaes metodolgicas que sustentam os resultados. Inicialmente, descreve-se claramente a seleo feita dos sujeitos observados ou que participam da experinRedao de artigo cient co Gusmo S

Arq Bras Neurocir 30(2): 44-50, 2011

cia (pacientes, animais etc.). A seguir, exposto o planejamento ou delineamento do estudo. Esse delineamento deve ser um desdobramento do objetivo do estudo e mostrar a lgica e a dinmica do experimento. Na pesquisa descritiva, descreve-se um pedao do todo (amostra) e valida-se essa descrio para o todo (populao). A estratgia bsica nesse tipo de pesquisa a amostragem (sua caracterizao e inferncia para o todo), que deve ser evidenciada no delineamento (como foi a amostragem? qual o tamanho da amostra?). Na pesquisa de associao sem interferncia entre variveis, as variveis devem ser pareadas num mesmo indivduo ou numa mesma relao temporal. No delineamento, devem ser indicados as variveis, o que as une (mesmo sistema ou tempo) e o tamanho da amostra. Na pesquisa de associao com interferncia entre variveis, o delineamento consiste em obter a variao do agente interferente (causa) e registrar o comportamento da varivel efeito. Devem ser indicados as condies de manipulao do suposto agente interferente, o que ser avaliado como efeito e o nmero de repeties de cada manipulao. Aps exposio do delineamento, ca fcil para o leitor a compreenso dos procedimentos espec cos. Nessa parte, so mostrados os detalhes da metodologia utilizada, como coleta de dados, mtodos de medida e especi caes de tcnica. Finalmente, apresentado como os dados foram analisados (mtodos estatsticos). Os experimentos so relatados no passado. No artigo usado como exemplo, a seo Material e Mtodos inicia com a seleo e descrio dos sujeitos: 120 vtimas fatais de acidente de trnsito. A seguir, exposto o planejamento ou delineamento do estudo: avaliao do estado de conscincia admisso hospitalar; necropsia; procedimentos espec cos para o estudo anatomopatolgico do encfalo. Finalmente, so anunciados o mtodo para avaliao do estado de conscincia (escala de coma de Glasgow) e o mtodo para comparao de propores (estudo da associao entre variveis qualitativas): teste exato de Fisher. Com essa metodologia (estudo macroscpico e microscpico do encfalo), possvel identi car os casos de HED e LAD e estudar a associao entre as duas leses.

Discusso
Na Discusso, discute-se para mostrar os argumentos que validam a concluso. Portanto, a concluso deve ser anunciada no incio da Discusso e, a seguir, so apresentadas as informaes importantes (premissas)
Redao de artigo cient co Gusmo S

para valid-la logicamente. Validam-se os mtodos e os resultados e conecta-os em busca de provas para sustentar a concluso.10 A validao dos mtodos realizada mostrando que o delineamento da pesquisa est adequado (com os devidos controles). Essa adequao pode ser evidenciada pelo fato de outros pesquisadores terem usado o mesmo delineamento da pesquisa em questo. Caso se trate de um delineamento (protocolo) criado pelo autor, a validao pode ser feita mostrando que ocorre controle dos fatores interferentes. A validao dos resultados pode ser feita mostrando que: a) os valores-padro (basais, testemunhas, controles) esto dentro dos limites descritos na literatura; b) os valores possuem baixa variabilidade em relao a outros estudos; c) algum efeito esperado ocorreu. A validao da metodologia e dos resultados garante maior con abilidade concluso, mas esta tambm deve ser validada por meio da demonstrao de que coerente com o conhecimento cient co aceito e encaixa-se em uma grande teoria. As teorias apresentam certas implicaes e pode-se mostrar que a concluso refora determinada implicao. Assim, a concluso passa a apoiar-se numa teoria geral. A argumentao desenvolvida deve seguir uma sequncia lgica para resultar na concluso do trabalho, fazendo desta uma decorrncia lgica e natural de tudo o que foi exposto anteriormente. Ela estabelece, inicialmente, a correlao entre os dados e, a seguir, relaciona-os com a questo ou hiptese investigada. Compara tambm os resultados com aqueles da literatura. Finalmente, estabelece a concluso. Essa a consequncia lgica do objetivo da pesquisa e dos resultados encontrados e discutidos. No artigo usado como exemplo, a Discusso inicia-se pelo anncio da concluso: No acidente de trnsito no ocorre associao signi cativa entre LAD e HED, mas os HED cursam com LAD. No exposta a validao dos mtodos (estudo anatomopatolgico e escala de coma de Glasgow) por eles serem de uso universal. Passam-se a apresentar os argumentos para validao dos resultados. Mostra-se que a alta incidncia de LAD e a baixa incidncia de HED no acidente de trnsito esto de acordo com o observado na literatura e que os valores possuem baixa variabilidade em relao a outros estudos. O fato de todos os casos de HED terem cursado com coma desde a internao, sem intervalo livre, um efeito esperado (devido associao com LAD) que corrobora a validao dos resultados. Os dados so correlacionados e, a seguir, relacionados com a questo ou hiptese investigada: associao entre LAD e HED. A concluso surge como uma consequncia lgica do objetivo da pesquisa e dos resultados encontrados e discutidos.
47

Arq Bras Neurocir 30(2): 44-50, 2011

Finalmente, so emitidos argumentos que procuram validar a concluso por meio da demonstrao de que ela coerente com o conhecimento cient co aceito e encaixa-se em uma grande teoria. A ausncia de associao signi cativa entre a LAD e o HED explicada pelo fato de ambas as leses terem uma causa comum (trauma), mas mecanismos diferentes: enquanto o HED leso de contato (pouco importante no acidente de trnsito), a LAD inercial (o mecanismo fundamental no acidente de trnsito). A associao de todos os casos de HED com LAD explicada pela relao direta entre acelerao e impacto no acidente de trnsito, decorrente da teoria da deformao do crnio e da rotao da cabea (Holborn, 1943). O impacto sobre a cabea absorve parcialmente a fora da acelerao ou da desacelerao brusca da cabea. necessria grande fora de impacto para provocar o HED e, quando ela ocorre, a fora inercial (acelerao) associada ser tambm de intensidade su ciente para determinar deformao do tecido cerebral e leso dos axnios. Uma implicao de tal teoria que os casos de HED no acidente de trnsito devem cursar preferencialmente com coma imediato (devido associao com LAD), sem intervalo livre. Foi o que ocorreu em todos os casos do estudo, o que refora a validade da concluso.

Introduo
A Introduo tem por funo apresentar o objetivo (problema) que inspirou o trabalho, com a contextualizao e as justi cativas desse objetivo. apresentada sob a forma de argumento, no qual a contextualizao e as justi cativas do trabalho so as premissas e o objetivo a consequncia lgica dessas premissas. Inicia-se com a contextualizao, mostrando a importncia da pesquisa e de nindo termos necessrios. Na justi cativa, apresentam-se as razes para o objetivo proposto. Ela fundamental, e a estratgia para justi car o objetivo depender do tipo de pesquisa. Na pesquisa descritiva, procura-se validar a descrio. Pode-se descrever algo porque necessrio e ainda no foi descrito. Algo j descrito pode ser descrito sob nova forma. Algo j descrito e de forma adequada pode ser descrito em outro contexto, em uma condio diferencial. Na pesquisa de associao entre duas variveis sem interferncia, possvel conhecer o comportamento de uma varivel observando o comportamento da outra. Na justi cativa, pode-se mostrar a importncia e a di culdade de conhecer o comportamento da varivel X, decorrendo da a necessidade de encontrar algum indicador (varivel Y) do comportamento dela que seja de fcil anlise. Para complementar a fundamentao,
48

necessrio mostrar, por meio de razes lgicas, por que se espera que Y seja a varivel associada a X. No caso de estudo de associao entre duas variveis com hiptese de interferncia, justi ca-se por razes lgicas por que se espera que alguma coisa (causa) promova algum efeito. Finalmente, o objetivo anunciado de forma clara e precisa como pergunta a ser respondida ou hiptese a ser con rmada ou no. Deve ser inserido como consequncia lgica da contextualizao e das justi cativas. Ele a parte mais importante da Introduo e o guia para delineamento da pesquisa e anlise dos resultados em direo concluso. Na redao do objetivo, usa-se a forma in nitiva dos verbos. Pesquisa descritiva: o objetivo descrever... Pesquisa de associao: o objetivo testar a hiptese de que... No artigo usado como exemplo, a Introduo inicia-se com a contextualizao de nindo e mostrando a importncia do HED e da LAD no acidente de trnsito. A seguir, so apresentadas as razes para justi car o objetivo proposto: como o HED leso de impacto e a LAD de natureza inercial, e como no acidente de trnsito esses dois mecanismos podem coexistir, de se esperar certa associao de ambas as leses. Os autores ressaltam, ainda, que, apesar da hiptese de a LAD ser a responsvel pela inconscincia imediata nos pacientes com HED sem intervalo livre, no existe nenhum relato anatomopatolgico de associao dessas leses. Finalmente, o objetivo anunciado, de forma clara e precisa, como consequncia lgica da contextualizao e das justi cativas: estudar a associao de HED e LAD em vtimas de acidente de trnsito.

Ttulo
O ttulo a verso mais simpli cada e condensada do artigo. Como no artigo propriamente dito e no Resumo, ele deve re etir o que foi realizado no estudo (o contedo do trabalho), de modo que, mesmo quando publicado separadamente, permita identi car a natureza e o contedo do trabalho.2 O primeiro contato entre o leitor e o trabalho , geralmente, por meio do ttulo, nos bancos de dados online. Portanto, deve ser bem construdo para chamar a ateno do leitor. Deve ser conciso, claro e expressar o contedo do trabalho. Como o ttulo deve expressar a essncia do trabalho, a concluso e o objetivo (as partes mais essenciais do trabalho) so os guias na construo dele. O ttulo no necessita ser formulado como orao gramatical completa, com sujeito, predicado e compleRedao de artigo cient co Gusmo S

Arq Bras Neurocir 30(2): 44-50, 2011

mento. Devem-se evitar expresses dispensveis, como: a propsito de; consideraes sobre; contribuio para o conhecimento de; estudo de; estudo sobre; in uncia dos; interesse de; investigaes sobre; observaes sobre. Tais expresses nada acrescentam, alm de alongar, inutilmente, o ttulo. evidente que, por exemplo, o presente texto sobre redao do artigo cient co constitui estudo sobre o tema, far consideraes sobre ele e pretende contribuir para ele, sendo desnecessrio e redundante reforar isso no ttulo. Deve existir estreita correlao entre o objetivo, a concluso e o ttulo. O primeiro (pergunta) determina o segundo (resposta) e ambos determinam a construo do ttulo. No artigo usado como exemplo, o ttulo : Leso axonal difusa e hematoma extradural em vtimas fatais de acidente de trnsito. Ele re ete o que foi realizado no estudo (o contedo do trabalho) e o tipo da pesquisa (associao entre duas variveis): estudo da associao entre LAD e HED. Note-se que estudo da associao entre foi omitido, pois desnecessrio (est implcito) e nada acrescenta em informao. Existe estreita correlao entre o objetivo (problema), a concluso (resposta ao problema) e o ttulo (que indica a natureza e contedo do trabalho): objetivo: estudar a associao de HED e LAD em vtimas fatais de acidente de trnsito; concluso: no acidente de trnsito no ocorre associao signi cativa entre LAD e HED, mas os HED cursam com LAD; ttulo: leso axonal difusa e hematoma extradural em vtimas fatais de acidente de trnsito.

Concluso ou interpretao: descrevem-se as consequncias dos resultados e o modo como elas se relacionam com os objetivos propostos, respondendo, assim, questo expressa no incio. O Resumo tradicionalmente redigido em pargrafo nico composto por frases cuja sequncia corresponde aproximadamente s partes do texto: Introduo, Material e Mtodos, Resultados e Concluso. H, entretanto, tendncia a adotar-se o resumo estruturado, dividido em quatro pargrafos com cada uma dessas informaes. O artigo usado como exemplo tem o seguinte resumo: Leso axonal difusa e hematoma extradural em vtimas fatais de acidente de trnsito. Descrevem-se sete casos de vtimas de acidente de trnsito com hematoma extradural (HED) e leso axonal difusa (LAD). Esses casos fazem parte de um total de 120 vtimas fatais de acidente de trnsito que foram submetidas a estudo anatomopatolgico. A associao entre as duas leses ocorreu em apenas 5,8% dos pacientes, mas todos os casos de HED apresentavam tambm LAD. Esta ltima leso explica o coma imediato (ausncia de intervalo livre) e o mal prognstico em todos os pacientes. Observou-se que os HED so relativamente pouco frequentes no acidente de trnsito, mas, nesses casos, so mais graves pela frequente associao com LAD e coma imediato. No texto acima, so apresentados a casustica e os mtodos usados para se obterem os resultados. So enumerados apenas os resultados principais. Conclui-se com a interpretao dos resultados. Nota-se que no colocado o objetivo, pois ele est implcito no ttulo.

Resumo
Resumo a apresentao sinttica dos pontos relevantes do texto.1 sua verso reduzida mais minuciosa que o ttulo e menos que o todo. Deve permitir rpida informao e avaliao do texto completo e re etir, elmente, os dados fundamentais da investigao. Para tal, deve formar um todo, podendo, assim, ser publicado independentemente nos sistemas eletrnicos de indexao. O Resumo deve apresentar o seguinte contedo:4 Introduo: o objetivo apresentado no incio e deve expressar qual questo espec ca a que se deseja responder. Muitas vezes tal objetivo omitido por j estar expresso no Ttulo. Material e Mtodos: mencionam-se o material ou casustica e os mtodos usados para se obterem os resultados. Resultados: so enumerados aqueles principais, indicando os valores mais representativos, com signi cao estatstica.
Redao de artigo cient co Gusmo S

Referncias bibliogr cas


Referncia Bibliogr ca a listagem das referncias citadas no texto, de tal forma que permita a identi cao dos documentos impressos. Dois sistemas so mais usados: o autor-data ou sobrenome-ano (Sistema de Harvard) e o numrico ou em sequncia ou de ordem de citao (Sistema de Vancouver).4 Existe tambm o sistema numrico-alfabtico, uma associao dos dois anteriores. Cada publicao peridica traz, entre as instrues aos colaboradores, as regras a se seguir para a citao das referncias bibliogr cas. O sistema autor-data usado principalmente em livros e teses e o numrico, em artigos. A referncia bibliogr ca feita em dois passos: insero da citao no texto e constituio da lista das referncias bibliogr cas. A insero da citao no texto feita sob a forma de reproduo de ideias e informaes do documento,
49

Arq Bras Neurocir 30(2): 44-50, 2011

sem, entretanto, transcrever as palavras do autor. Todos os trabalhos citados devem constar das Referncias Bibliogr cas, e todos os trabalhos a listados devem ter sido citados no texto. A conciso exigida no texto cient co tambm requerida nas citaes. Deve-se incluir somente as necessrias e essenciais para validar a metodologia, os resultados e a concluso. A seo Referncias Bibliogr cas, ltima parte do texto, compreende a ordenao sistemtica dos trabalhos referidos. Essa citao deve seguir as normas recomendadas pelo peridico a que se destina o artigo. Dependendo do sistema adotado, as referncias bibliogr cas so numeradas por ordem consecutiva de sua citao no texto (sistema numrico) ou por ordem alfabtica (sistemas autor-data). Durante a redao do trabalho, recomenda-se usar o sistema autor-data. Esse sistema o mais indicado para essa fase, por ser independente do trmino do levantamento bibliogr co e pela facilidade de serem acrescentadas e retiradas citaes sem alterar a numerao nal da lista de referncias. Se for necessrio ordenar as referncias no sistema numrico, isso realizado somente aps a insero de todas as referncias no texto e a veri cao de que todos os documentos citados esto na lista de referncias bibliogr cas e de que esta no contm documentos no citados. A mudana do sistema autor-data para o numrico s deve ser feita aps o trabalho estar concludo.3

(Material e Mtodos) e dos resultados (Resultados) feita no passado. As citaes de ideias e concluses de outros autores e a concluso do trabalho so colocadas no tempo presente. Na redao do objetivo, usa-se o in nitivo. No passado, preferia-se a forma impessoal na redao, mas atualmente a tendncia o uso da primeira pessoa (eu ou ns). Isso mais apropriado, pois a interpretao que o autor faz dos dados pessoal e no ser necessariamente a mesma dos leitores, como parece sugerir a linguagem impessoal. Conciso o emprego do menor nmero possvel de palavras para exprimir o pensamento. A conciso confere ao estilo particular vigor. As palavras dispensveis poluem o texto. Para alcanar conciso, devem-se excluir pormenores insigni cantes e caractersticas irrelevantes, eliminar palavras e adjetivos inteis e suprimir repeties das mesmas ideias. Segundo Picasso, a arte a eliminao do que desnecessrio. Isso vlido tambm para a arte da redao do texto cient co. Para conseguir clareza e conciso, necessrio rever o texto vrias vezes para corrigi-lo e cortar o supr uo. O resultado ideal a formulao mais simples, com economia de palavras.

Referncias
1. Comroe JH. Tell it like it was. Retrospective: Insights into medical discovery. Menlo Park, CA: Von Gehr Press; 1977. Day RA. How to write and publish a scienti c paper. 5th ed. Phoenix: Oryx Press; 1998. Gusmo S, Silveira RL. Redao do trabalho cient co na rea biomdica. Rio de Janeiro: Revinter; 2000. International Committee of Medical Journal Editors: Uniform requirements for manuscripts submitted to biomedical journals. N Engl J Med. 1997;336:309-15. Magnusson WE. How to write backwards. Bull Ecol Soc Am. 1996;77:88. Murlow CD. The medical review article: state of the science. Ann Intern Med. 1987;106:485-8. Popper KR. A lgica da pesquisa cient ca. So Paulo: Cultrix; 1975. Ramn y Cajal S. Reglas y consejos sobre investigacin cient ca. Madrid: Aguilar; 1961. Volpato GL. Mtodo lgico para redao cientfica. Botucatu: Best Writing; 2011. White EB, Strunk W. The elements of style. New York: MacMillian; 1972.

Linguagem cient ca
Durante a redao do texto, devemos nos ater primeiro ao contedo, ou seja, s partes metodolgicas e aos elementos da argumentao para validar a concluso. A seguir, procura-se adequar a forma, realizando a melhor construo para dizer o contedo. As qualidades essenciais da forma do texto cient co so clareza e conciso.2,10 A clareza consiste na expresso lmpida do pensamento, na transparncia ou nitidez que torna o texto facilmente compreensvel. Quanto mais simples a linguagem, maior ser a clareza para deixar transparecer o contedo do trabalho. Para atingir a linguagem clara: 1) use frases curtas e na ordem direta (sujeito, verbo e complemento); 2) escolha palavras acessveis ao maior nmero possvel de leitores; 3) opte pela palavra mais simples que de na a coisa ou situao referida; 4) evite os termos tcnicos desnecessrios e, quando absolutamente indispensveis, no deixe de explic-los; 5) use o tempo verbal apropriado. O tempo verbal varia com a lgica de cada parte. A descrio dos sujeitos, da metodologia da pesquisa
50

2. 3. 4.

5. 6. 7. 8. 9. 10.

Endereo para correspondncia Sebastio Gusmo Rua Otoni, 909 - Sala 410 30150-270 Belo Horizonte, MG Phone: (31) 3273-0511 E-mail: sebastiaogusmao@gmail.com

Redao de artigo cient co Gusmo S

Potrebbero piacerti anche