Sei sulla pagina 1di 22

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL CAMPUS: SO JERNIMO-RS

CURSO DE CINCIA POLTICA

SO JERNIMO-RS 2012

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL CAMPUS: SO JERNIMO-RS

CURSO DE CINCIA POLTICA


Curso completo de Cincia Poltica, ministrado pelo professor Simbard Jones Lima na Universidade Luterana do Brasil no ano de 2012. Dirigidos aos alunos do I Semestre do Curso de Direito.

SO JERNIMO-RS 2012
2

So Jernimo, 27 de fevereiro de 2012. Universidade Luterana do Brasil- ULBRA So Jernimo Direito- I Semestre- Cincia Poltica- Prof. Simbard

Nome: Guilherme Trindade Gautrio Sala: 112 Livros: - Cincia Poltica & Teoria do Estado (Lnio Luiz Streck) - Curso de Teoria do Estado e Cincia Poltica (Celso Ribeiro Bastos) - O Contrato Social (J.J.Rousseau)
* Apresentar rascunho com os aspectos importantes do livro para a prova de Grau 1 (G1)

- O Prncipe (N. Maquiavel)


* Livro base para a prova de Grau 2 (G2)

- Dicionrio Jurdico de bolso

Poder Poltico Poder a capacidade de imposio de uma vontade sem resistncia. O direito uma forma de exercer o poder. O exerccio do poder existe em todos os tipos de relao. O Poder Poltico ou Poder do Estado exercido em pr do bem comum (coletividade). o Estado que exerce o poder, o Estado estabelece e determina as leis. O Estado uma criao, uma obra humana necessria para a sociedade. O Poder Poltico apesar de ser exercido pelo Estado no criao do mesmo, antes mesmo do Estado ser criado o Poder poltico j existia.

Avaliao Duas provas. Grau 1 (G1) E Grau 2 (G2)

MDIA = G1 + 2.(G2) 2

=6
4

So Jernimo, 05 de Maro de 2012. Universidade Luterana do Brasil- ULBRA So Jernimo Direito- I Semestre- Cincia Poltica- Prof. Simbard.

Nome: Guilherme Trindade Gautrio Aula 02 Direito a exteriorizao do poder, como se relaciona o poder com a sociedade e do estado. A punio um mal necessrio para fazer valer a lei. O direito serve para trazer paz. Todo exerccio de poder limitado pelo direito/lei. Fases do Poder Poltico Tribos- Sociedade sem organizao, sem a existncia do Estado. Cidades-Estado Gregas- Sociedade mais organizada e j se baseava em uma lei escrita. A lei tem que ser produto da racionalidade. Imprio Romano- Criou uma nova forma de organizar o direito e era uma sociedade altamente desenvolvida. Criaram uma frmula: Se um indivduo prejudica outro, o prejuzo deve ser reparado. A idia de LEI comea a nascer e se tornar mais forte. Sendo assim a primeira frmula foi: (Matar Algum PENA de 6 20 anos). A frmula utilizada pelos Romanos a forma mais copiada e utilizada em muitos pases. O declnio do Imprio Romano ocorreu quando mataram Jesus. A partir disso e de um arrependimento extremo, os Romanos deixam o princpio da Racionalidade de lado e passam a fundamentar seus conceitos no cristianismo, na religiosidade. A partir desse momento os lderes passaram a ser os religiosos, pois segundo o pensamento deles, o Rei deveria ser o representante divino na Terra. Sociedades Medievais- A igreja catlica passa a dominar a sociedade. Aps isso entrasse em um perodo marcado na histria que chamamos de perodo de trevas, um retrocesso do direito nomeado Perodo Medieval. Viviam o que chamamos de Teocracia, todo poder vem de Deus. Suas idias eram extremamente primitivas baseadas no cristianismo, as leis eram diretamente baseadas no conceito de pecado. Eram feudalistas, ou seja, viviam vrios em feudos, onde cada feudo tinha o seu senhor feudal, geralmente grandes fazendeiros com grande poder aquisitivo, ou seja, poder era descentralizado. Cada feudo possua suas prprias regras. A sociedade medieval vivia em
5

castas, sem alternncia, uma sociedade estvel, um direito estvel, pois a sociedade no muda. Mas houve avano. Eles criaram o que chamamos hoje de processo, era necessria a criao de regras para chegar a uma punio. Poder Poltico era tecnicamente UNO (nico), mas era dividido em trs funes. - Legislativo - Executivo - Judicirio (No so trs poderes, so trs funes de poderes)

Absolutismo: (Criao do Estado-Moderno) Com o tempo os feudos comeam a centralizar-se e somente um Rei concentrar o poder. O exerccio de poder do Rei era de forma soberana. Sem a participao da sociedade nas decises. Ento surge o Estado-Moderno. Caractersticas do Estado-Moderno: - Governo Soberano: O Rei no tinha responsabilidade de cumprir os desejos da sociedade. Ele chegava ao poder por Hereditariedade. O Rei expe sua vontade expedindo ordens atravs do direito - Territrio: Base geogrfica em que est fixado determinado povo. - Povo: Elo da sociedade. (Povo eram aquelas que participavam da sociedade, estrangeiros que estavam no local no eram considerados povo, no faziam parte da nao, apenas incluam-se na populao)

Mesmo ficando conhecido como um modelo opressor o modelo absolutista foi marcado por sua organizao. Sendo considerado um momento de importante evoluo do direito atual. Para reger a sociedade e uni-la foi necessrio agir de forma tirana. Revoluo Francesa: Surgimento de outro formato de sociedade, um novo direito. Marcado pelo fim do modelo antigo de direito, teocentrismo, e o surgimento do antropocentrismo. A partir desse momento no era mais um representante divino que deveria estar no poder e sim um representante humano.

H uma ruptura com o modelo absolutista, e o poder no mais tirano. No ser o mesmo governante que estabelecer suas prprias leis. O poder legislativo ficar com a competncia de impor os limites. Caracterstica deste novo modelo: 1) Limitao Jurdica do Poder. 2) Separao de Poderes. 3) Garantia individual de direitos mnimos. Curiosidades Quem brasileiro? 1) Quem nasce em territrio brasileiro 2) Quem nasce em outro pas, filho de brasileiros, e que construir uma vida no Brasil ou optar pela nacionalidade dos pais. Extenso Territorial As Embaixadas so uma expanso territorial e se esta for invadida poder haver guerra. Dentro dessa embaixada, mesma em outro pas, o que valer sero as regras do pas no qual a embaixada pertence. Ex: Algum comete um crime da embaixada brasileira nos Estados Unidos, mesmo estando nos Estados Unidos, esse algum responder pelo seu ato segundo as leis do Brasil

Anexo I Segue em anexo no final do livro deste curso, o resumo do que foi tratado nas Aulas 01 e 02. Aula 02- Adicional Considera-se brasileiro por duas hipteses: 1) Solo Originrio- Nato 2) Sangue- Derivado- Naturalizado - Escolha Em que casos teremos pessoas com dupla cidadania? Ex: Um filho de pais argentinos que esto a passeio no Brasil nasceu em nosso territrio, pela legislao brasileira ele considerado brasileiro nato, solo, mas a legislao argentina pode prever em sua lei que filhos de argentinos nascidos ou no na Argentina sero argentinos, nesse caso haver dupla cidadania.
7

Em alguns casos necessrio se naturalizar para residir e trabalhar em alguns pases e para ter os direitos desses pases. Aptridas Um aptrida o indivduo que no titular de qualquer nacionalidade, ou seja, uma pessoa que no considerado nacional por qualquer Estado. Esta condio ocorre, por exemplo, quando um Estado deixa de existir e no substitudo por nenhuma outra entidade ou o Estado ocupante no reconhece determinado grupo de pessoas como seus nacionais. So tambm aptridas as pessoas pertencentes a minorias tnicas nascidas no territrio de Estados cujas leis no atribuem nacionalidade a tais grupos. Podem ser aptridas, tambm, os indivduos nascidos em Estados em que vigora o jus sanguinis e cujos pais so nacionais de pases que s reconhecem o jus soli. Outras pessoas podem tornar-se aptridas ainda se submetidas pena de banimento. Pena de Banimento A pena de banimento corresponde retirada forada de um nacional de seu pas, em virtude de prtica de determinado fato no territrio nacional, ou seja, a extino da possibilidade de um cidado conviver entre os seus e em sua terra natal. Na verdade, a pena de banimento no vedada apenas para se evitar que se expulse brasileiro do territrio nacional. Ocorre que qualquer limitao na liberdade de locomoo do indivduo circunscrita a algumas cidades, estados ou regio do prprio territrio nacional configura-se pena de banimento. Ex.: na liberdade condicional, o juiz probe que o sujeito seja encontrado nas cidades X ou Y, ou determina que o sujeito deixe o Estado Z para nunca mais voltar.

So Jernimo, 12 de Maro de 2012. Universidade Luterana do Brasil- ULBRA So Jernimo Direito- I Semestre- Cincia Poltica- Prof. Simbard.

Nome: Guilherme Trindade Gautrio Aula 03 Estado do Direito, onde o direito impe limites ao Estado ( 1789) Princpio da Legalidade No modelo absolutista o juiz era escolhido pelo Rei, sendo considerado o juiz boca do Rei. Com o surgimento do Estado do Direito (Estado Liberal), o juiz agora tem obrigao de cumprir a lei, independente da vontade do Rei. O poder legislativo constri as leis, que deve ser baseada segundo a vontade do povo. A lei tem que ser abstrata e geral e deve obedecer a um processo legislativo. O juiz tem que justificar sua deciso, motivar sua sentena, para que todos tenham a certeza de que os argumentos do juiz esto fundamentados em leis. A motivao das decises um Direito Fundamental de todo o povo
C.F: Art. 1 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrtico de direito... Pargrafo nico. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta

Fases do Devido Processo Legislativo 1) Iniciativa- Recolhimento de assinaturas da populao (leis com iniciativa popular) 2) Deliberao da lei- Onde se discute a lei. 3) Aprovao ou Veto- Transferncia da lei aprovada no Legislativo para Executivo que ir aprovar ou vetar. Veto Poltico: A lei que vai contra o interesse o interesse da sociedade Veto Jurdico: Lei inconstitucional

4) Promulgao- Reconhecimento da lei 5) Publicao- Todos tomam conhecimento 6) Vigncia- A nova lei passa a ter fora jurdica (passa a valer)
9

No caso de descumprimento da lei pelo juiz dado o direito de Recorrer. Os recursos vo diretamente para o Tribunal de Justia Estadual, o processo ser analisado por trs desembargadores que iro julgar o recurso procede. No caso de ainda assim, o TJ violar a lei, a possibilidade de recorrer junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), topo da hierarquia. STF Se for Federal STJ Se for de Justia Hierarquia da Justia Brasileira

10

STF- Guardio das leis de maior hierarquia (constituio federal) STJ- Guardio das leis federais (Cd. Defesa do consumidor, Cd. Nacional de Trnsito etc.) Separao de Poderes Poder Executivo: Executa a lei e legisla Poder Judicirio: Admistra o patrimnio. Poder Legislativo: Legisla, julga e admistra. Os municpios no tm poder judicirio, somente Estados e o Brasil. Princpio da Igualdade
C.F Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade

Estado Liberal de Direito Reduo do interesse do Estado. Estado mais distante do povo. Estado laico, liderado pelo direito liberal, modelo em que a liberdade elevada ao mximo, onde vigora a livre iniciativa.

Propriedade Privada

Livre Iniciativa
Autonomia Contratual (o que fizer tem que ser cumprido)

O Estado mnimo, s far o que a sociedade desejar.

ESTADO NO MODELO ABSOLUTISTA

ESTADO NO MODELO LIBERAL

11

Sistemas Econmicos: Socialista (titularidade do Estado); Capitalista (De iniciativa privada). A livre iniciativa ir culminar com o modelo capitalista. O modelo econmico do Estado Liberal, capitalista, tem por base a livre iniciativa, livre concorrncia, propriedades privadas dos meios de produo e a autonomia de vontades. Os pactos devem ser cumpridos. O no cumprimento de um contrato deve ser encaminhado ao judicirio. A funo do Estado no modelo liberal passa a ser: garantia de segurana, justia e organizao. De acordo com Adam Smith, a economia se auto-regularia atravs da li da oferta-procura, a qual se encarregaria de colocar os preos em nveis justos, sem deixar de estimular o empresrio a produzir cada vez mais e por menores preos. Seria a mo divina da providncia invisvel do mercado. Capitalismo Selvagem: Momento em que no h limite para o lucro e acaba gerando reflexos negativos (misria, desigualdades...) O capitalismo aquele estado em que a sociedade mais produz riquezas

12

So Jernimo, 19 de Maro de 2012. Universidade Luterana do Brasil- ULBRA So Jernimo Direito- I Semestre- Cincia Poltica- Prof. Simbard.

Nome: Guilherme Trindade Gautrio Aula 04 Capitalismo Selvagem Onde o poder econmico se sobrepe sobre todos os poderes inclusive sobre o poder poltico. O capitalismo selvagem gerar muita riqueza para poucos (capitalistas) que exploraro ao extremo a mo-de-obra vulnervel. Alm disto, descobre-se a mquina a vapor e com surge o processo de industrializao. Industrializao A mo-de-obra era necessria, independentemente de homens ou mulheres, com isso marcou um processo de modificao da estrutura social. Anexo II Segue em anexo no final do livro deste curso, a sinopse do filme Tempos Modernos de Charlie Chaplin.

- xodo Rural Industrializao - Grandes Guerras - Capitalismo Selvagem

Gerou misria para a maior parte da sociedade.

A nica riqueza era a mo-de-obra, que seria explorada em seu nvel mximo. Ento, surge uma nova estrutura de Estado, pois no adianta ter a riqueza concentrada na mo de poucos, tendo em vista que a misria domina o resto da sociedade, misria esta, que levou aos mais pobres a cometerem crimes gerando insegurana a todos. Criou-se ento um novo Estado a saber:
13

Estado Social de Direito ou Estado de Bem-Estar Social Um Estado que alm de se preocupar com a liberdade, passa tambm a se preocupar com a igualdade. Os direitos sociais visam igualdade material. Antes, a funo principal do direito era garantir segurana, nesse modelo a funo estabelecer condies mnimas para diminuir as diferenas. Os direitos sociais so direitos de cidadania, conquistados pelo povo, o Estado no far um favor ao povo e sim ter o dever de cumprir. O Estado social tem o compromisso de garantir o bem-estar social. O Estado, a partir de agora, tem obrigao de prestar os direitos mnimos que chamamos de direitos prestacionais. Direitos Prestacionais Direito educao Direito sade Direito moradia Direito saneamento bsico Etc.

No modelo anterior, Estado liberal de direito, nossa preocupao, nossa no papel de Estado, era a individualidade. Nesse novo modelo, Estado Social, a coletividade passa a ser a maior preocupao. O Estado Social de direito paternalista, pois oferece muitos benefcios ao povo e quem est no poder tem a chave para a perpetuao de seu governo. No modelo anterior a propriedade era absoluta (o proprietrio tinha direito de fazer o que bem entender ou o que bem quiser, inclusive cometer crimes) Nesse modelo, o controle sobre a propriedade limitado, o proprietrio em sua propriedade tambm tem que cumprir as regras do modelo social. Podemos dizer que o modelo de Estado Social um modelo que trata igualmente os iguais e desigualmente os desiguais na medida de suas diferenas. Esse o princpio da Isonomia, ou o direito de segunda dimenso. O alvo do direito social a igualdade que reconhece as diferenas. Esse modelo um modelo que exige muito do Estado com relao ao poder econmico. A demanda de dinheiro que o Estado precisa para oferecer todas essas condies para seu povo imensa. E o Estado comea a se preocupar em produzir sua prpria riqueza lanando-se tambm no mercado capitalista. Para tanto, comeam a serem criadas empresas pblicas para explorar atividades tipicamente privadas, como por exemplo, o transporte pblico, produo de gros, servios bancrios. Alm disso, o Estado passa a
14

intervir nas atividades privadas tabelando preos, estabelecendo condies, enfim, controlando as atividades particulares.

Estado Totalitrio X Estado Autoritrio Autoritrio: Imposio de vontades sem limites Totalitrio: Intervm em todos os aspectos sociais, mas com limites estabelecidos pelas leis, criadas com base na vontade do povo. O Estado volta a ser mximo, mas com limites

ESTADO NO MODELO ABSOLUTISTA

ESTADO NO MODELO LIBERAL

ESTADO NO MODELO SOCIAL

Modelo Absolutista: Estado Mximo, com base na vontade do soberano. Modelo Liberal: Estado mnimo e inseguro Modelo Social: Estado mximo de direito, com base na vontade do povo.

15

So Jernimo, 26 de Maro de 2012 Universidade Luterana do Brasil- ULBRA So Jernimo Direito- I Semestre- Cincia Poltica- Prof. Simbard.

Nome: Guilherme Trindade Gautrio Aula 05 Segue em anexo no final deste o documento o texto base para a Aula 05 Socialismo? Qual? Onde? De acordo com o texto: Socialismo? Qual? Onde?, qual a diferena entre Estado Social de Direito e Socialismo? O Estado social de direito intervm em muitos aspectos sociais assim como o socialismo. O socialismo um sistema econmico extremamente autoritrio, visando sempre o bem-estar social, assim como o Estado Social de direito. A diferena que as medidas tomadas pelo sistema econmico socialista so prioritariamente a privatizao total de sistemas coletivos, como servios de sade publicam servios a favor da educao e de bancos monetrios. O Estado Social de direito tambm se preocupa em oferecer esses servios seu povo, mas no tira do povo o direito livre-iniciativa, ou seja, seu povo, tem o direito de trabalhar e construir seu prprio estabelecimento para dali tirar sua renda, caracterizando o Estado de bem-estar social como um Estado cujo sistema econmico baseado, ainda que minimizado, no capitalismo. No modelo socialista, no h alternativas, o povo obrigado a consumir o que do Estado, pois no existe livre-iniciativa, no existe concorrncia. O modelo Socialista um modelo onde somente o Estado avana e o povo fica subordinado s condies de deus Estado. No modelo de Estado Social de direito o Estado, no deixa de crescer, pois exerce o direito a livre-iniciativa e seu povo tambm exerce, sendo assim ambos caminham junto ao progresso. Conclui-se, ento, que o modelo socialista um modelo problemtico, que no proporciona a seu povo os meios para o crescimento

16

So Jernimo, 02 de Abril de 2012. Universidade Luterana do Brasil- ULBRA So Jernimo Direito- I Semestre- Cincia Poltica- Prof. Simbard.

Nome: Guilherme Trindade Gautrio Aula 06 Segue em anexo o captulo 6 do livro Cincia Poltica & Teoria do Estado Quais as principais diferenas entre Estado Liberal de Direito e Estado Social de direito? O Estado liberal de direito caracteriza-se primeiramente por uma ruptura com o modelo Absolutista onde o Estado exercia o poder maximizado. Nesse modelo, Estado liberal de direito, definido como a limitao do poder do Estado pelo direito. O conceito de Estado liberal de direito emerge aliado idia de liberalismo. No Estado Social de direito o Estado volta a ser maximizado, ficando com o dever de garantir os direitos mnimos de cada cidado no contexto social. A preocupao principal do modelo de Estado Social executar tarefas pensando no bem-estar coletivo enquanto no modelo liberal, a funo do Estado era garantir a segurana, a justia e a organizao, ou seja, somente concentrava-se nas garantias individuais, onde o homem aparece como mediador entre o individuo e o Estado. Consideramos, portanto, que o Estado Liberal de direito baseia-se na idia de liberalismo e o Estado Social de direito na idia de igualdade social. O liberalismo resultou um capitalista desenfreado, capitalismo selvagem, que gerou desigualdade, sendo necessria a interveno do Estado para quebrar as diferenas.

17

So Jernimo, 09 de abril de 2012. Universidade Luterana do Brasil- ULBRA So Jernimo Direito- I Semestre- Cincia Poltica- Prof. Simbard.

Nome: Guilherme Trindade Gautrio Aula 07 Estado Democrtico de Direito Democracia: Governo do povo, pelo povo e para o povo Ideia onde as pessoas passam a participar ativamente da poltica. A idia democrtica busca a radicalizao da participao. As pessoas sero chamadas a manifestar suas opinies. Procura participaes mais efetivas da sociedade no meio poltico. Surgem, ento, iniciativas para que o povo participe mais da sociedade, so essas: Jri Popular Plebiscito e Referendo

Diferentemente da troca do Estado Liberal para o Estado Social que foi um melhoramento, a troca do Estado Social para o Estado Democrtico que foi uma transformao. A inteno desse novo Estado criar uma sociedade livre, justa e fraterna. Nesse modelo criada uma nova lei onde pelo menos 30% das vagas de cargos polticos tero de ser para cada sexo, j que mulheres no se interessavam por poltica, obrigando a sociedade a mudar. Para que todos tenham direito efetivos perante a sociedade, cria-se cotas em universidades. Fora queles que no participam a participarem. A democracia um processo que est sendo construdo at os dias de hoje. A busca pelo ideal, que uma utopia, sempre ir se expandir. Democracia aquele sistema que protege as minorias e garante a possibilidade da minoria participar. Reconhece e protege as diferenas. V como legtimo o conflito de ideias. No existem mais verdades absolutas. Todos pensam diferentes e resulta o conflito de ideias, que normal.
18

A construo do conhecimento se dar mediante o conflito de ideias.

Ex: A evoluo de pensamento em assuntos como unio estvel e homossexualismo A idia de que a sociedade est em freqente transformao. O conhecimento. O conhecimento o fruto do direito, se o conhecimento muda a sociedade tambm muda. O direito ter a abertura como caracterstica. A idia de justia um processo de transformao. Em uma sociedade de justa aquela que a idia de justia permanece em aberto. Nesse modelo, no interessa mais a sociedade, h um novo valor, a dignidade da pessoa humana. Estado Liberal de Direito: Individualidade Liberdade Estado Social de Direito: Coletividade - Igualdade Estado Democrtico de Direito: Dignidade da Pessoa Humana Fraternidade Reconhecer que o ser humano no pode ser tratado como objeto. Fazer com que o indivduo tenha uma vida digna. Ele que determina o que ser uma vida digna. Ningum pode interferir na dignidade do outro. Agente capaz de autodeterminao. Ao respeitar o ser humano, respeita-se toda a humanidade. PREMBULO DA CONSTITUIO FEDERAL Ns, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assemblia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrtico, destinado a assegurar o exerccio dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurana, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justia como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a soluo pacfica das controvrsias, promulgamos, sob a proteo de Deus, a seguinte CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. C.F. Art. 1 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrtico de direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo poltico.
19

Pargrafo nico. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio. Art. 2 So Poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio. Art. 3 Constituem objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidria; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao. Constituio Federal- Constituio Cidad Poderes com grande fora conforme o modelo em que esto inseridos Poder Legislativo- O que mais ganha fora no Estado Liberal. Poder Executivo O que mais ganha fora no Estado Social Poder Judicirio- O que ganha fora no Estado Democrtico - Sociedade Politizada- Sociedade que luta pelas suas ideias. Discutir na justia est relacionado com a justia. A lei questionada no modelo democrtico.

20

So Jernimo, 14 de Maio de 2012. Universidade Luterana do Brasil- ULBRA So Jernimo Direito- I Semestre- Cincia Poltica- Prof. Simbard Lima.

Nome: Guilherme Trindade Gautrio Aula 08 Ideologia: Conjunto de pensamentos, ideias, movimentos e aes. Ideologia a cincia que trata da formao das ideias e da sua origem. Conjunto de ideias, crenas e doutrinas prprias de uma sociedade, de uma poca ou de uma classe, e que so produto de uma situao histrica e das aspiraes dos grupos. Ideologia Conservadora: Ideias ligadas manuteno dos valores morais e sociais da sociedade. Visa o liberalismo, ou seja, quem vence na vida tem o direito de desfrutar e quem no vence tem que continuar buscando a vitria. Ideologia Progressiva: Busca a alterao das coisas. Visa um Estado Social de Direito.

Ideologia de Direita Ideologia de Esquerda

Conservadora Progressiva

IDEOLOGIAS E SUAS CARACTERSTICAS DIREITA ESQUERDA Conservadora- ideia de tradio Alterao questionadora Enraizamento Tudo pela tradio Posio Libertria Alterao do Status Quo Revolucionria Posio Libertria- Busca a libertao de todo o tipo de preconceito. Status Quo- o estado atual das coisas. Os movimentos sociais e os grupos de presso so movimento de ideologias esquerdistas. Como identificar a ideologia de algum?
21

Atravs da externao de suas ideias. Pela preponderncia da ideia se definir se ser uma posio de esquerda ou uma posio de direita. Extrema Direita- Radicalismo de posies de direita. Todos que forem contra as minhas ideias sero meus inimigos. Visa o militarismo Ex: Movimento Ditadura de Direita Extrema Esquerda- Radicalismo de posies de esquerda. Todos que forem contra as minhas ideias sero meus inimigos. Visa o comunismo Ex: Movimento Ditadura de Esquerda Ambos os extremos so considerados antidemocrticos, pois ferem a ideia democrtica por no aceitar a diversidade de opinies e o conflito de ideias. Centro de Posies- Buscam solues alternativas s duas ideologias, ora direita, ora esquerda.

22

Potrebbero piacerti anche