Sei sulla pagina 1di 2

FICHA DE EMERGNCIA Cartucho Comet CARTUCHO DO LINETHROWER 250

Nmero de risco: 1 Nmero da ONU: Classe ou subclasse de risco: Descrio classe risco: 0432 1.4S EXPLOSIVO

EUROSUL Fornecedora Navios Ltda Rua Iapo, Pinhais Pr Tel: 41 3668-1319/9191-3037

Aspecto: EPI:

Gs no inflamvel, incolor, inodoro, sob presso em forma liquida, acondicionado em cilindro sob presso variando de 150 a 200 bar temperatura ambiente. Equipamento de respirao autnoma com presso positiva, luva de couro ou com isolamento trmico, botas de segurana. Em caso de incndio roupas apropriadas de combate ao fogo.

RISCOS
Fogo: Sade: O produto no inflamvel, em caso de combate a incndio utilizar extintores apropriados. O recipiente pode explodir se aquecido. No nocivo a sade, mas em ambientes fechados com alta concentrao pode causar asfixia, sonolncia, vertigem, dor de cabea, ardncia do nariz e garganta, excitao, excesso de salivao, vomito e perda de conscincia e at a morte. Em contato com a pele no apresenta nenhum efeito nocivo em estado gasoso, mas no estado liquido ou solido causa queimaduras. O CO2 poderoso dilatador cerebral no permitir pessoas com problemas de sade manipularem o produto. Carsinogenidade no listada na NTP, OSHA e IARC No polui, dilui no ar atmosfrico. Tem solubilidade em gua: na temperatura ambiente. No agride o a camada de oznio e no esta listado como poluente marinho pela DOT

Meio ambiente:

EM CASO DE ACIDENTE
Vazamento: Use equipamento de respirao autnomo. Isole a rea num raio de 25 a 50 metros em todas as direes. Ventile a rea do vazamento e deixe o produto evaporar naturalmente. Afaste-se caso o cilindro esteja solto, pois o mesmo se deslocar com movimentos rpidos. Em casos de ambientes confinados utilizar sistema de exausto para baixar a concentrao de CO2. O dixido de carbono tem incompatiblilidade com metais alcalinos, alcalinos terrosos, acetilenos metlicos, cromo, titnio acima de 40 graus centigrados, uranio e magnsio acima de 750 graus centigrados. Em descarga eltrica o CO2 e decomposto formando monxido de carbnio e oxignio. O produto no tem risco de polimerizao. Evacue o local de risco e inicie imediatamente o resfriamento dos recipientes com gua na forma de neblina at 30 minutos aps a extino das chamas, na maior distncia possvel e de forma abrigada. Se no houver risco, retire-os da rea. No se aproxime do cilindro no caso de incidncia direta da chama, pois o mesmo se encontra sob risco de exploso. Para combater o fogo das roupas utilize os chuveiros de emergncia. Retire do local os materiais como chamas e fascas eltricas.

Fogo:

Poluio: Envolvimento de Pessoas: Informaes ao Mdico:

No h procedimento a ser realizado, pois o gs ser dissipado rapidamente em reas bem ventiladas, no afetando o meio ambiente. Remova a vtima para o ar fresco. Solicite assistncia mdica de emergncia. Se a vtima no estiver respirando, aplique respirao artificial. Se a respirao estiver difcil, administre oxignio umidificado. Relatar que a vtima foi atingida por CO2 comprimido. Os indivduos expostos por longo perodo a dixido de carbono em alta presso devem fazer exame oftamolgico. produto solvel em agua, com 100% de volatilidade, estvel em condies normais, podendo causar falta de ar e narcose. Remover a pessoa para uma rea arejada, fornecer oxignio e as partes atingidas lavar sempre com agua morna Manter a vtima de asfixia sob observao. Ao motorista: Em caso de emergncia, vestir o EPI e realizar os procedimentos acima, desde que seja possvel faz-los considerando a gravidade do vazamento. Avisar as autoridades locais sobre o acidente. Solicitar apoio da empresa em qualquer situao de emergncia.

Observaes:

Potrebbero piacerti anche