Sei sulla pagina 1di 8

Assistncia de enfermagem ao paciente portador de Diabetes Millitus:

INTRODUO:

A diabetes mellitus configura - se hoje como uma epidemia mundial, traduzindo se em grande desafio para sade do mundo. O envelhecimento da populao, urbanizao crescente e a adoo de estilos de vida pouco saudavam como sedentarismo dietas inadequadas e obesidade so os grandes responsveis pelo aumento da incidncia e prevalncia da diabete em todo o mundo (ROUQUAYROL, 1994).

Segundo estimativas da organizao mundial de sade o numero de portadores dessa doena passa dos 177 milhes em 2000, com expectativa de alcanar 350 milhes de pessoas em 2025. No Brasil so cerca de seis milhes de portadores a nmeros de hoje e deve alcanar 10 milhes de pessoas em 2010. Um indicador macroeconmico a ser considerado, que diabetes cresce mais em pases pobres em desenvolvimento e em desenvolvimento e isso impacta de forma muito negativa devido a morbimortalidade precoce que atinge pessoas ainda em plena vida produtiva ,onera a previdncia social e contribui para atividade do ciclo vicioso da pobreza e da excluso social (BRASIL,2010).

As conseqncias humanas, social e econmica so devastadoras : so 4 milhes de mortes por ano relativo a diabetes e sua complicaes com muita ocorrncia de morte ,o que representa 9% da mortalidade mundial total (BRASIL, 2001).

O relacionamento teraputico Enfermeiro-paciente ocorre de diversas formas: atravs da motivao; de uma comunicao eficiente, ou seja, de um dilogo franco e aberto; de demonstraes de carinho pelo ato de tocar o paciente; pela disponibilidade em atender e explicar suas dvidas e questionamentos; pelo simples sorriso, entre outras (KOROCOLVAS, 2000).

Alm da promoo da confiana como fator de interao teraputica o Enfermeiro dispe do toque como instrumento de aproximao de seu paciente. Segundo Dellacqua (1998) diz que ato de tocar sempre apontado como um tipo especial de proximidade e toda a pessoa que toca transmite algo, mas tambm recebe alguma coisa em troca.

O grande impacto econmico ocorre notadamente no servio de sade, como conseqncia dos crescentes custos do tratamento da doena e, sobretudo das complicaes, como doenas cardiovasculares, dilise por insuficincia renal crnica e as cirurgias para amputaes de membros inferiores. (BRASIL, 2001).

O maior custo, entretanto recai sobre os portadores e suas famlias. O impacto na reduo e expectativa e qualidade de vida so considerveis.

ATUAO DO ENFERMEIRO NO PROGRAMA DE DIABETES

Cadastramento no programa:

O profissional responsvel pelo cadastro, informar ao paciente sobre o programa, seus objetivos, o agendamento e a importncia do tratamento a fim de prevenir ou reduzir seqelas. O programa ter um livro de registro para cadastro dos internos, uma ficha de arquivo ou preferencialmente um pronturio informatizado.

Critrios para inscrio do interno no programa de doenas crnicas: Garantia de preenchimento correto do registro em livro do programa e da ficha de arquivo. Compromisso com as consultas agendadas e responsabilidade mtua dos envolvidos.

Garantia de dispensao da medicao padronizada para o tratamento.

Os clnicos ficaro encarregados de confirmar o diagnstico e tratar os internos no-insulinos dependentes, sem complicaes secundrias; os demais devero ser encaminhados ao servio especializado no hospital da rede. Somente aps a confirmao diagnstica, a equipe de enfermagem dever inscrever o interno no livro do Programa de DM, recebendo um nmero que constar em sua ficha. O Livro dos Programas dever conter os seguintes dados: n de inscrio, RG, nome, nome da me, data de nascimento, data da inscrio no programa, transferncia, rubrica e matrcula do servidor. A ficha de arquivo ser acrescida com os seguintes dados: altura, cor, peso, PA, glicemia capilar, data de incio no programa e retorno. Os pronturios devero receber esta marcao, a fim de que se possam identificar mais facilmente os diabticos.

. Agendamento das consultas e encontros com a equipe multiprofissional:

A data de retorno do interno dever ser escrita lpis na ficha e o motivo do no comparecimento escrito caneta. Os dados estatsticos sero encaminhados Diviso de Enfermagem. A equipe de sade funcionar como agente facilitador, promovendo os esforos possveis e necessrios para que o interno no falte s consultas. A manuteno do livro de inscrio no dispensa o arquivo de fichas. O intervalo entre as consultas poder ser trimestral aps confirmao diagnstica ou menor a critrio mdico. A consulta de enfermagem realizar-se mensalmente e quando houver alteraes importantes de PA e glicemia, esse interno ser agendado pela enfermeira do programa para consulta mdica.

Avaliao realizada na consulta de Enfermagem: Glicemia Capilar; Presso Arterial; Peso; Infeco em membros inferiores Queixas.

Os dados constantes da avaliao de enfermagem devero ser transcritos no(s) impresso(s) do(s) programa(s), no se esquecendo de anotar os dados pertinentes na ficha. Sempre que a enfermagem detectar sinais e/ou sintomas que indiquem uma situao emergencial ou grave, o interno dever ser encaminhado imediatamente para consulta mdica, independente do agendamento, ou para um servio de pronto atendimento. Durante as consultas de enfermagem o interno dever ser informado da importncia do tratamento e do comparecimento s consultas agendadas, com vistas preveno ou reduo de seqelas. ATENO: Considera-se ABANDONO, o no comparecimento do interno qualquer consulta por 30 dias ou mais, aps a data aprazada. Caso o interno em abandono retorne, ele sair do nmero total de abandonos do ms seguinte e entrar no nmero total de inscritos nos programas.

Mapa da Estatstica Mensal do Programa de DM.

1: Refere-se ao nmero total de PA aferidas e glicemias realizadas no ms pela unidade na busca ativa de casos novos para o programa;

2: Refere-se a todas as glicemias capilares maiores ou iguais a 126mg/dl,que forem realizadas no ms, independente da confirmao diagnstica;

3: Refere-se ao nmero de internos captados pelo programa no ms, que j se sabiam diabticos estando ou no sob tratamento;

4: Refere-se ao quantitativo de internos, por sexo , que foram confirmados e inscritos nos programas no ms;

5: Refere-se ao nmero total de inscritos nos programa at o fechamento da estatstica;

6: Refere-se ao nmero de internos por sexo, inscritos nos programas e que abandonaram o tratamento at a data do fechamento da estatstica;

7: Refere-se ao nmero de internos inscritos nos programas, e que por qualquer intercorrncia, foram baixados em algum hospital no ms vigente.

Investigao clnica e laboratorial:

Objetivos:

- Avaliar leses de rgo - alvo; - Identificar fatores de risco para doenas vasculares; - Identificar sintomas clssicos de DM atravs de glicemia capilar e de jejum = - Investigar DM em possveis indivduos assintomticos. mg/dl;

Roteiro da Avaliao e Tratamento para DM:

Histria clnica: identificao, histria atual, pesquisa de leses de rgos alvo, pesquisarem indcios de investigao de fatores de risco, outras doenas associadas, histria familiar, hbitos alimentares e uso medicamentos. Exame fsico: Peso e altura para clculo de ndice da massa corporal, inspeo, aferio da PA, palpao da tireide, aparelho respiratrio, abdome, exame neurolgico.

Exames complementares:

Solicitam-se inicialmente os seguintes exames: Sangue:

- Glicemia, - Uria, - Creatinina, - Colesterol Total, - HDL Colesterol, - Triglicerdeos, - cido rico, - Potssio - Hematcrito;

Urina:

- Elementos anormais e sedimentoscopia para investigao de HAS - Urina de 24 horas e cetonria (quando a glicemia est persistente =300 MG/dl) para investigao de DM; - RX de trax com PA e Perfil;

- ECG; - Fundo de olho; - Ecocardiograma (restrito aos internos com evidncia de doenas cardacas) Determinaes laboratoriais para coleta do perfil lipdico em adultos: O consenso recomenda que todos os adultos com idade maior que 20 anos tenham o seu perfil lipdio determinado (CT, TG, HDL-c, LDL-c). Nos indivduos com perfil lipdico desejvel e sem outros fatores de risco, as determinaes laboratoriais devem ser repetidas a cada cinco anos, desde que as condies clnicas e os hbitos de vida permaneam estveis. Este intervalo pode ser reduzido a critrio mdico. Recomenda-se a coleta da amostra sangnea aps jejum de 12 a 14 horas. Para determinao de CT e HDL, no necessrio jejum.

Orientaes: - Sugere-se evitar a coleta ps prandial; - Manter a alimentao habitual; - Evitar bebidas alcolicas na vspera; - No praticar exerccios fsicos; - Antes da coleta, permanecer sentado ou deitado por 5 minutos; - Evitar a xtase prolongada (manter o torniquete por menos de 2 minutos).

Tratamento no medicamentoso:

O principal objetivo reduzir as taxas de morbidade e mortalidade mediante orientaes para a sade que ajudem a diminuir os valores glicmicos. Indicado para todos os hipertensos, normotensos com risco cardiovascular e diabticos.

As principais medidas so:

- Diminuio do peso corporal; - Dieta hipossdica e aumento da ingesto de potssio e clcio; - Dieta ricas em frutas e vegetais, com reduo da gordura total e saturada (origem animal);

- Exerccios fsicos (caminhadas, jogos de quadra em espao prprio); - Informar sobre os danos causados pelo consumo de bebidas alcolicas e tabaco;

Medicaes padronizadas no programa:

Tratamento medicamentoso para controle da DM do tipo1: Hipoglicemiantes orais. DM tipo 2, quando o tratamento no medicamentoso deixar de atingir os nveis glicmicos desejados. No entanto, alguns podero necessitar da terapia insulnica, logo aps o diagnstico ou ao longo do tratamento.

CONCLUSO:

Atravs deste estudo pode se concluir que os principais problemas de sade pblica no Brasil, esto o Diabetes Mellitus, sendo responsvel pela morbi-mortalidade de grande parte da populao. conhecido que grande parte das complicaes que o diabetes pode originar poderia ser evitada. No presente estudo detectou-se que as maiorias dos pacientes pesquisados sentem falta de orientaes quanto doena e tratamento. No entanto, mesmo entre aqueles que se consideram informados, existe a falta de conscientizao quanto necessidade de alteraes pessoais no estilo de vida. Alcanar a adeso do paciente a tratamentos que exigem mudanas de comportamento nem sempre uma tarefa fcil para os profissionais da rea de sade. Evidenciou- se a necessidade da implantao de servios de Consulta de Enfermagem para pacientes diabticos. No momento da consulta h maior oportunidade de conscientizar quanto mudana de hbitos de vida, o que poder resultar na melhor adaptao doena e maior estmulo a desenvolver aes de auto cuidado, proporcionando uma convivncia mais feliz no seio familiar e no contexto social. Os tratamentos teraputicos tambm tm um impacto importante para alcanar a regularizao desse metabolismo. Bibliografia - Assistncia de enfermagem ao paciente portador de Diabetes Millitus: ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE PORTADOR DE DIABETES MELLITUS: UMA ABORDAGEM DO ENFERMEIRO publicado 7/12/2010 por SILVANA PEREIRA PINHEIRO em http://www.webartigos.com

Fonte: http://www.webartigos.com/articles/54067/1/ASSISTENCIA-DE-ENFERMAGEM-AOPACIENTE-PORTADOR-DE-DIABETES-MELLITUS-UMA-ABORDAGEM-DOENFERMEIRO/pagina1.html#ixzz1LamKw2ya

Potrebbero piacerti anche