Sei sulla pagina 1di 8

MAGNETOTERAPIA

A mag;netoterapia o tratamento de patologias e leses por meio da aplicao de campos magnticos. Desde os anos 90 do sculo XX que esta tcnica tem vindo a ser aplicada em hospitais, clnicas e centros desportivos como terapia complementar com resultados muito eficazes, atravs de dispositivos mdicos que emitem campos electromagnticos de alta e baixa frequncia. Estes campos magnticos atuam como um regenerador celular que devolve ao corpo o equilbrio, restituindo o sistema biolgico alterado como consequncia de traumatismos, infeces e outras patologias que fizeram com que as nossas clulas perdessem energia. Os campos magnticos recarregam-nas, permitindo que o nosso organismo se defenda de forma natural com maior eficcia, aliviando a dor e acelerando os tempos de cura e recuperao. Na sociedade atual, devemos compreender a magnetoterapia como uma opo que ajuda a prevenir e combater patologias e doenas e, acima de tudo, a deter a sua evoluo. Trata-se de um grande passo da cincia recomendado por todas as pessoas que tiveram a oportunidade de experimentar os seus efeitos. So elas as que melhor podem avaliar esta antiqussima terapia, que se transformou numa inovadora alternativa domstica de reabilitao. Agora Club Natura pe esta tcnica ao alcance de qualquer pessoa graas a dispositivos de carcter domstico que utilizam a tecnologia mais moderna para simplificar o seu uso e oferecer todas as comodidades. Desta forma, permitem tratar qualquer zona afetada, sem sair de casa, com resultados profissionais. Trata-se de uma terapia natural no invasiva nem incomoda que ajuda a combater a dor e as patologias, reduzindo o uso de medicamentos e os efeitos secundrios, em sua prpria casa.

Uma resposta para cada pergunta


Em que consiste a tcnica de magnetoterapia de Club Natura? O sistema de magnetoterapia de Club Natura baseia-se na aplicao de campos magnticos que regeneram as clulas afetadas por traumas, infeces ou patologias e contribuem para recuperar o equilbrio de forma natural. Desde quando se aplica a magnetoterapia? A magnetoterapia foi aplicada por todos os povos e civilizaes desde os tempos mais remotos, mas o seu uso generalizou-se a partir dos anos 90 do sculo XX, atravs de aparelhos mdicos.

Onde se aplica? So muitos os centros que oferecem tratamentos por meio de magnetoterapia: hospitais, centros de fisioterapia, clnicas de reabilitao, associaes e clubes desportivos, consultrios mdicos especializados...

Em que patologias e doenas especialmente recomendada a magnetoterapia? A magnetoterapia proporciona excelentes resultados no tratamento de doenas como artrites, artroses, reumatismos, osteoporose, no combate das dores articulares, de fraturas, contuses ou cefaleias, na reabilitao, em problemas de circulao e recuperao muscular por fadiga, cansao ou stress. De modo geral, mostra-se eficaz contra todo o tipo de patologias. Recomendamos-lhe que consulte o seu mdico para analisar o seu caso particular. Quem a pode utilizar? Todas as pessoas e em qualquer idade: de desportistas so muitos os desportistas de elite que a utilizam a pessoas de idade ou mesmo crianas. A sua aplicao s no se recomenda em pessoas que utilizem pacemaker, visto que se poder produzir uma descarga da bateria do mesmo, e, como preveno, em grvidas, visto que nestes casos no existem estudos clnicos. Foram realizados estudos sobre os seus resultados? No Hospital Pblico de Manerbio (Itlia), foram realizados estudos ao longo de 5 anos em perto de 7000 pessoas que sofriam de diferentes patologias, alcanando-se resultados positivos em mais de 90% dos casos. Existem contra-indicaes? Apenas para grvidas ou para as pessoas que utilizem um pacemaker. Que certificaes apresentam? A tcnica de magnetoterapia de Club Natura cumpre com todos os padres de qualidade, possui todos os certificados necessrios emitidos pelas autoridades sanitrias competentes e cumpre com a normativa da Unio Europeia. Pode provocar efeitos secundrios nos pacientes? No, visto que se trata de uma tcnica natural, no invasiva e completamente incua, que no produz efeitos secundrios. Que utilidade tem em doenas crnicas como a artrose ou a osteoporose? Embora as patologias crnicas no tenham cura, a aplicao de campos magnticos nestes casos revela-se muito til para aliviar a dor e diminuir os efeitos da doena, melhorando a qualidade de vida. Como se aplica? A magnetoterapia aplica-se atravs de um dispositivo mdico que produz campos electromagnticos de baixa e alta frequncia, o qual pode ser aplicado ao nosso corpo com a utilizao de diversos acessrios.

Pode aplicar-se por cima da roupa ou deve aplicar-se diretamente sobre a pele? No s pode aplicar-se por cima da roupa como se pode aplicar sobre o gesso em casos de fratura, visto que os campos electromagnticos atravessam o gesso chegando ao osso lesado.

Quanto tempo dura um tratamento? A resposta do nosso corpo diferente em cada pessoa e em cada patologia. Recomenda-se uma ou duas sesses por dia durante um perodo mnimo de 15 dias para comear a notar os resultados, mas podem aplicar-se tantas sesses quantas as desejadas. Em doenas crnicas, podemos aplicar o tratamento ininterruptamente. E uma sesso? As sesses tm uma durao aproximada de meia hora, dependendo de cada tratamento. Pode ser prejudicial aplicar sesses de magnetoterapia de forma continuada? No, visto que se trata de uma terapia de tipo natural, totalmente incua e sem efeitos secundrios. Pode interromper-se o tratamento? Sim, pode interromper-se a qualquer momento, sem sofrer qualquer tipo de mal-estar fsico ou psquico. fcil de aplicar? A sua aplicao muito simples e qualquer pessoa pode utilizar esta tcnica seguindo instrues bsicas. Podem realizar-se outras atividades enquanto se recebe o tratamento? Sim, pode ver televiso, ler ou realizar qualquer atividade enquanto recebe o tratamento, desde que mantenha a posio recomendada. Pode mesmo receber o tratamento enquanto dorme, com os acessrios adequados.

BENEFICIOS DA MAGNETOTERAPIA

Benefcios da aplicao de manes para a sade


No caso das queimaduras tratadas com campos magnticos negativos, consegue-se um alvio completo da dor, em virtude da absoro dos ies polarizados positivamente que se formam sobre a zona afetada. A dor crnica e outras patologias humanas melhoram rapidamente com a aplicao de campos magnticos gerados por imanes de densidade mdia. A aplicao da terapia com manes contribui para regular a tenso arterial elevada, controla a osteoporose, diminui as nevralgias, controla a diabetes, corrige a asma e elimina a dor nas articulaes. Os manes de campo magntico permanente (a fora do m permanece ativada por muitos anos) tm uma ao positiva sobre a circulao sangunea, atuam sobre as patologias do sistema linftico e estimulam a capacidade de autocura dos seres vivos. Alm de atuar sobre os aspectos claramente orgnicos, o biomagnetismo tambm estimula a atividade mental e tem efeitos sobre os processos neuronais.

A preveno na sade com a magnetoterapia


Utilizando manes sob a forma de colares, pulseiras, caneleiras e anis, so possveis aumentar a energia pessoal, prevenir os desequilbrios no estado de sade, estimular a circulao do sangue e formar clulas novas que rejuvenescem os tecidos do corpo. Os manes permanentes desafiam o processo de envelhecimento. A cincia do biomagnetismo demonstra que se produz a renovao dos tecidos celulares. As funes orgnicas tendem para o equilbrio quando recuperam o campo magntico perdido por diferentes circunstncias que se atribuem ao estilo de vida moderno. Sob o ponto de vista da biomagntica, a sade baseia-se no equilbrio da frequncia vibratria das clulas, enquanto a doena apenas uma alterao anormal na vibrao celular. A aplicao da terapia com manes baseia-se no princpio do restauro da vibrao natural.

efeito vasodilatador
O sangue contm hemoglobina (ferro), que funciona como transporte do oxignio e do dixido de carbono. medida que o sangue circula pelos pulmes, a hemoglobina activada por campos magnticos pode transportar maior quantidade de oxignio para os tecidos celulares, bem como retirar maior quantidade dos resduos do dixido de carbono para os transportar novamente para os pulmes. O resultado o aumento de energia pessoal e a diminuio da fadiga.

benefcios que a magnetoterapia produz


Aumenta o oxignio nas clulas. Elimina fluido e gases. Reduz a reteno de lquidos. Estimula e restaura o sono profundo. Combate a infeco. Ajuda a cura biolgica. Reduz a inflamao. Normaliza o equilbrio cido / base (PH). Mitiga e elimina a dor. Pode reduzir e eliminar sintomas. Promove a acuidade mental e o raciocnio. Promove o efeito de tranquilidade. Reduz e dissolve os depsitos de clcio e gordura em ossos e articulaes. Tende a normalizar a presso sangunea.

Estudo realizado ao longo de 5 anos com perto de 7000 pessoas no Hospital Pblico de Manerbio (Itlia)
Tipos de patologia Resultados do estudo Pacientes Resultados tratados positivos 92% 100%

Nas patologias de artroses e artrites, Artropatias degenerativas e resultados ptimos em melhoras funcionais e2.835 inflamatrias reduo de sintomas Excelentes resultados na diminuio da Periartrites e Epicondilites 1.528 dor, especialmente nos tipologias mais agudas

Osteoporose. Resultados positivos na Fracturas, pseudoartroses,sintomatologia dolorosa. 821 osteoporose Fracturas/pseudoartroses. Acelerao na ossificao Sndroma Reduo da dor e da descalcificao ssea neuroalgodistrfica (Doena 102 aplicando tratamentos de longa durao de Sudeck) Edemas devidos a Excelentes resultados relativamente dor e insuficincia venosa 208 reduo de edemas perifrica Edemas ps-traumticos e Excelentes resultados na eliminao do edema 612 ps-cirrgicos Bons resultados na reduo da dor e dos Arteriopatias perifricas efeitos nas extremidades que do origem aos104 problemas circulatrios Notvel recuperao a nvel de deterso e Chagas de decbito e cicatrizao, particularmente em tratamentos87 lceras venosas perifricas de longa durao Neurites (herpticas e psMelhora notvel na limitao funcional e herpticas), miosites, 122 reduo da dor tendinites

98%

90%

99% 100% 95%

98%

100%

O BIOMAGNETISMO MAGNETOTERAPIA
Todas as doenas partem de uma nica causa, o desequilbrio celular. Diz-se que uma clula se desequilibra celularmente, quando um electro dos tomos que a constituem fica solto, ou seja, no se liga a outro ( aquilo que em cincia se conhece como um radical livre electromagntico). Por esse motivo, a magnetoterapia ajuda a repolarizar os tomos das clulas, oferecendo queles que a utilizam uma melhora acelerada na maior parte das suas patologias.

O biomagnetismo
Se aceitarmos que a Terra um man gigantesco, que todas as formas de vida esto sob a influncia da fora magntica dos plos terrestres e que cada indivduo composto por clulas (cada clula uma unidade eltrica), a aplicao do biomagnetismo em benefcio dos seres vivos uma opo saudvel e natural. A atmosfera que rodeia a Terra contm cargas positivas e negativas (foras magnticas) que, depois de serem assimiladas pelos pulmes, passam para o sangue. As correntes magnticas provenientes da Terra e da atmosfera penetram nos msculos, nas gorduras e nos ossos, fortalecem os nervos e atuam sobre todos os tecidos vivos.

Influencia o corpo humano


O biomagnetismo tem influncia sobre o corpo humano atravs do sistema circulatrio, do sistema nervoso e do sistema endcrino. O magnetismo penetra, em permanncia, em cada partcula que existe, at mais pequena clula. O seu efeito de organizao dos sistemas vivos surge do fato de o magnetismo ser a base da vida. Qualquer energia tem como base o campo electromagntico. Segundo cientistas atuais, o magnetismo tem importantes vantagens sobre a sade dos seres vivos.

O poder sanador dos manes


A ao teraputica dos manes muito mais rpida do que a produzida pela aplicao do calor, dos raios infravermelhos, dos comprimidos anti-inflamatrios, das infiltraes e de outros mtodos conhecidos em terapia da dor. A aplicao de calor no consegue estimular a capacidade reparadora de um tecido lesionado, este necessita de um afluxo de sangue oxigenado. A recuperao de um msculo exige que se consiga o afluxo necessrio de sangue na regio afetada. Os manes de campo permanente fazem parte de modernos rolos, cintos lombares e outros dispositivos que produzem um imediato alvio da dor e uma rpida recuperao da zona lesionada. Em medicina desportiva, utiliza-se com grande sucesso a terapia com manes graas rapidez da reinsero do desportista lesionado e segurana de uma recuperao livre de sequelas traumticas.

A magnetoterapia e a sua aplicao na medicina


No estudo que se segue, pretende-se abranger uma ampla viso da situao atual e futura do uso da magnetoterapia em diversas afeces mdicas. Realiza-se uma breve reviso histrica do tema, para situar os leitores na noo de que a terapia magntica no nova, mas que se vem aplicando h muitos anos em diferentes pases e por parte de diversos investigadores. Faz-se ainda um resumo histrico da sua aplicao em Cuba. Passa-se em revista a tendncia de investigao e desenvolvimento da aplicao dos campos magnticos no mundo e rene-se informao referente s especialidades em que mais se est a utilizar, aos pases e lnguas em que mais se publicam informaes sobre este tema, s revistas e autores que a ele se dedicam, aos efeitos secundrios que os campos magnticos podem provocar e, ainda, resume-se a atual situao das patentes no mundo, no que diz respeito a este procedimento. Faz-se ainda uma breve reviso dos efeitos biolgicos dos campos magnticos e das suas consequncias, bem como dos distrbios mdicos em que estes mais se utilizam. Referem-se os temas principais que so abordados no mbito nacional, em consonncia com o plano concebido pelo movimento do Frum de Cincia e Tecnologia, motor impulsionador da aplicao da magnetoterapia em Cuba. Finalmente, apresentam-se os objetivos para continuar a desenvolver a aplicao do magnetismo na esfera da sade em Cuba.

Potrebbero piacerti anche