Sei sulla pagina 1di 7

AULA 01 DIA 25/07/2012 (MANH) REPRISE 01/08/2012 (NOITE)

NOES INTRODUTRIAS ADMINISTRATIVO


DIREITO

DO

DIREITO

# Conceito: o conjunto de normas impostas coativamente pelo Estado com o objetivo de permitir, assegurar a coexistncia pacfica dos seres em sociedade. # Ramos: Interno: envolve as relaes que ocorrem dentro do territrio nacional. Acontecem dentro do nosso pas. Internacional: envolve pessoas e relaes fora do pas, de outros territrios internacionais. Pblico: Relao jurdica que tem o Estado como parte, buscando a satisfao do Interesse Pblico. Privado: Relao entre particulares, buscando a satisfao do interesse privado. * O Direito Administrativo ramo de direito interno e de direito pblico. * Regra de Direito Pblico sinnimo de regra de ordem pblica? R.: No, so diferentes. As regras de direito pblico so aquelas que se preocupam com a atuao do Estado. J as regras de ordem pblica, so as regras inafastveis/imodificveis pela vontade das partes. Regra de direito pblico diferente de regra de ordem pblica. Ordem pblica um conceito maior do que regra de direito pblico. Toda regra de direito pblico regra de ordem pblica. Pois toda regra de direito pblico inafastvel. Mas, h regras de ordem pblica no direito privado. Ex.: impedimentos para o casamento, capacidade civil. * Conceito de Direito Posto: o Direito vigente num dado momento histrico.

DIREITO ADMINISTRATIVO # Histrico do Conceito: - Escola Legalista (Exegtica): o Direito Administrativo era to somente estudo de leis. Essa teoria no prosperou, foi superada. O Direito Administrativo mais do que estudo de leis - Hoje: Leis + Princpios: o Direito Administrativo se estabelece como um estudo de leis mais princpios. Foram criadas vrias teorias a respeito do conceito de Direito Administrativo: a) Escola do servio pblico

Direito Administrativo estuda o servio pblico (que era entendido como toda atuao do Estado). Era um conceito muito amplo = Direito Constitucional + Direito Processual + Regras de Direito Privado. (Essa teoria no foi aceita no Brasil) b) Critrio do Poder Executivo O Direito administrativo s se preocupa com a atuao do Poder Executivo. O Poder Judicirio e o Legislativo esto fora. (Esse critrio tambm no foi acolhido no Brasil) c) Critrio das Relaes Jurdicas O Direito administrativo representa o conjunto de normas que regem as relaes jurdicas entre o Estado e os administrados. (Conceito muito amplo e prejudica os demais ramos do Direito Pblico Tambm no foi acolhido no Brasil) d) Critrio Teleolgico Direito Administrativo: um sistema de princpios que regem a atividade administrativa do Estado. (Esse conceito foi acolhido pela doutrina no Brasil, mas dito insuficiente) e) Critrio Residual ou Negativo: Direito Administrativo um critrio definido por excluso. O Direito Administrativo tem como objeto as atividades do Estado excluindo a atividade jurisdicional e a atividade legislativa. (Foi acolhido no Brasil, mas tambm foi dito insuficiente) f) Critrio de distino entre atividade jurdica do Estado X atividade social do Estado O Direito Administrativo se preocupa com a atividade jurdica do Estado e no vai estudar a atividade social do Estado. (critrio tido como verdadeiro. Foi acolhido, porm insuficiente) g) Critrio da Administrao Pblica Definido por Hely Lopes Meirelles. Talvez seja o critrio mais acolhido no Brasil. Assim, Direito Administrativo seria um conjunto harmnico de princpios e regras (Regime Jurdico Administrativo) Esse conjunto harmnico de princpios e regras rege os rgos, os agentes e a atividade administrativa independentemente de estar no Poder Executivo, Judicirio ou Legislativo. Esse conjunto harmnico de princpios e regras tendente a realizar de forma direta, concreta e imediata os fins desejados pelo Estado, onde esses fins so definidos pelo Direito Constitucional. Especificando a forma de atuao (funo): Direta: diferente da indireta. A forma de atuao direta no depende de provocao. Exclui-se a funo jurisdicional (a atuao do Jurisdicional do Estado depende de provocao).

Concreta: diferente da abstrata. A atuao concreta tem efeitos concretos. Exclui-se a funo legislativa (fazer lei funo abstrata do Estado). Imediata: diferente da mediata. A funo imediata envolve a preocupao com a atividade jurdica do Estado. Exclui-se a funo social do Estado (o Direito Administrativo no trabalha com a funo social do Estado). OBS.: Cuidado com os conceitos que dizem que Poder sinnimo de Direito Administrativo. Isso no verdade.

FONTES DO DIREITO ADMINSTRATIVO LEI (em sentido amplo) - fonte primria. - tem estrutura hierarquizada/escalonada. - relao de compatibilidade vertical (as normas devem ser compatveis com a Constituio Federal) Constituio Federal Leis Regulamentos

DOUTRINA - visa uniformizar os conceitos. - universalista. Tenta universalizar conceitos. JURISPRUDNCIA - Tem carter mais prtico. Tem a nacionalidade como caracterstica. Ao contrario da doutrina que universalista. - So julgamentos reiterados dos tribunais sempre no mesmo sentido. - A Smula uma jurisprudncia consolidada com efeitos de orientao. - A Smula Vinculante produz efeitos vinculantes perante os rgos e os administradores. - Das 32 smulas vinculantes, 13 se encontram no Direito Administrativo. - ler repercusso geral com mrito julgado. Cai muito em concursos. COSTUME - So prticas habitais acreditando ser elas obrigatrias. - O costume serve como fonte, mas no cria e nem exime obrigao.

PRINCPIOS GERAIS DO DIREITO - Vedado enriquecimento sem causa - No se pode causar prejuzo a outrem.

SISTEMAS ADMINISTRATIVOS - so mecanismos de controle dos atos administrativos: a) Contencioso Administrativo (ou Sistema Francs): O controle dos atos praticado, em regra, pela administrao. Excepcionalmente, o Poder Judicirio pode controlar. Exemplo da exceo: 1 atividade pblica de carter privado. Obs: Contrato de locao no Brasil, o Estado tem que licitar! 2 questes ligadas ao Estado e a capacidade das pessoas. 3 propriedade privada. 4 represso penal. b) Jurisdio nica (ou Sistema Ingls): Controle em ltima instancia exercido pelo Poder Judicirio. Administrao pode controlar, porm esse controle revisvel pelo Poder Judicirio. Apesar de a Administrao poder controlar, o Poder Judicirio pode rever esse controle. o sistema adotado no Brasil. Obs.: A EC-7/77 tentou introduzir o contencioso administrativo, mas a regra foi inoperante. * possvel um sistema misto de controle no Brasil hoje? Segundo a doutrina, no possvel. A mistura vai acontecer naturalmente nos dois regimes. Assim, se ela acontece nos dois regimes, no h que se falar em sistema misto. O distingue o contencioso administrativo da jurisdio nica a predominncia. Dica: A Responsabilidade Civil do Estado, est no art. 37 da CF. Se falar em Responsabilidade Civil da Administrao est errado!

ADMINISTRAO PBLICA 1) ESTADO: - Estado uma nao politicamente organizada, dotada de personalidade jurdica prpria. * personalidade jurdica prpria a aptido para ser sujeito de direito e obrigao.

- o Estado Pessoa Jurdica de Direito Pblico. No se aplica mais a Teoria dupla personalidade (o Estado com duas caras): se o Estado estivesse em atividade de natureza pblica, ele seria pessoa jurdica de direito pblico; j se estivesse exercendo atividade de natureza privada, seria pessoa jurdica de direito privado.

- Estado de Direito: o Estado politicamente organizado que obedece as suas prprias leis.

- Elementos do Estado: * Povo = componente humano * Territrio = base fsica * Governo = comando, direo do Estado. Para que o Estado seja independente, o governo precisa ser soberano. Soberania significa l fora fao o que eu quiser e aqui dentro quem manda sou eu. Soberania significa independncia na ordem internacional e supremacia na ordem interna.

- Poderes: so as Funes do Estado (se refere tripartio de Montesquieu) Funo: a atividade exercida em nome e no interesse de outrem. Funo Pblica: a atividade exercida em nome e no interesse do povo. mnus, encargo. Funo Tpica: a funo principal, a funo para a qual o poder foi criado. Funo Atpica: a funo secundria. Funes Tpicas: - do Poder Legislativo: funo legislativa (legislar). Alguns autores incluem a fiscalizao como funo principal do Poder Legislativo. - do Poder Judicirio: funo jurisdicional (solucionar litgios, aplicando a lei de forma coativa). - do Poder Executivo: funo de administrar (aplicar e executar o ordenamento vigente). Resumindo Funes Tpicas: # Poder Legislativo = Funo de legislar: - funo Geral - Abstrata - a nica que pode inovar no ordenamento jurdico # Poder Judicirio = Funo jurisdicional - Atuao concreta (em regra)

- No inova ordenamento jurdico Obs.: tem autor que considera que a Smula Vinculante forma de inovar no ordenamento jurdico. Ex.: SV 33. - funo indireta (depende de provocao) - Intangibilidade jurdica (impossibilidade de mudana, intangibilidade e efeitos de coisa julgada). Caracterstica d definitividade das decises do Judicirio. # Poder Executivo = Funo de administrar - Atuao concreta - funo direta (independe de provocao) - No inova ordenamento jurdico - revisvel pelo Poder Judicirio (atravs do controle de legalidade)

COISA JULGADA ADMINISTRATIVA - se refere intangibilidade jurdica somente para a via administrativa. - Administrativamente no h mais recurso.

FUNO POLTICA OU DE GOVERNO (Celso Antnio Bandeira de Melo) - So atos/decises que no se alocam em nenhuma das trs funes tpicas (clssicas) do Estado. - Ex.: sano, veto, declarao de greve, celebrao de paz, declarao de estado de defesa, declarao de estado de stio, decretao de calamidade pblica. - algumas funes so parecidas com a funo administrativa do Estado. Mas, a funo administrativa se refere a cuidar das funes do dia-a-dia do Estado. - A funo poltica de governo se refere a situaes especiais de gesto superior da vida estatal.

2) GOVERNO - o comando/direo da Pessoa Jurdica do Estado. o comando dos negcios pblicos. - a expresso politica do Estado. Tem discricionariedade.

3) ADMINISTRAO - o aparelhamento do Estado preordenado a prestao de servios, visando a satisfao das necessidades coletivas. - Enfoques:

a) Aspecto Formal / Orgnico / Subjetivo: A Administrao como conjunto de rgos (estruturas). a estrutura estatal. Aqui estamos pensando na Mquina Administrativa, nos rgos, Agentes, Entidades, e Bens que compe a pessoa jurdica do Estado. - Aqui se utiliza Administrao com Letras Maisculas.

b) Aspecto Material / Objetivo: a administrao enquanto atividade administrativa. a atividade desenvolvida. - Aqui se utiliza administrao com letras minsculas.

Potrebbero piacerti anche