Sei sulla pagina 1di 9

Programa de Residncia Multiprofissional em Oncologia

2011
rea: Nutrio
Este Caderno contm 40 questes de mltipla escolha, sendo 30 questes de Conhecimentos Especficos e 10 questes do Sistema nico de Sade - SUS. Confira se este Caderno de Questes corresponde ao curso para o qual voc se inscreveu; em caso contrrio comunique, imediatamente, ao fiscal de sala. Alm deste Caderno de Questes, voc recebeu um Carto-Resposta, onde dever registrar as suas respostas utilizando caneta esferogrfica azul ou preta. A durao desta prova de 3 (trs) horas. No ser permitido portar, durante a prova, qualquer tipo de aparelho que permita a intercomunicao de mensagens e nenhuma espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, nem a utilizao de livros, cdigos, manuais, impressos ou quaisquer anotaes. O gabarito ser divulgado a partir de 14 horas do dia 29 de novembro de 2010, atravs do site do www.inca.gov.br. Para recursos, voc dever seguir as orientaes contidas no item 7 do Edital. Voc dever permanecer no local de realizao da prova por, no mnimo, sessenta minutos. Os trs ltimos candidatos sero retidos em sala at que o ltimo deles entregue a prova ou o tempo esteja esgotado, o que acontecer primeiro. Voc s poder levar o prprio Caderno de Questes caso permanea na sala at 1 (uma) hora antes do trmino da prova. Certifique-se de ter assinado a lista de presena.

AGUARDE O AVISO PARA INICIAR SUA PROVA

INT U O N C N L D C N E S IT T A IO A O CR

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
01 A desnutrio no cncer apresenta uma incidncia entre 30 e 50% dos casos, sendo conhecida como caquexia. Assinale a opo em que TODOS so fatores que contribuem para a caquexia do cncer: (A) Xerostomia, diarreia, hiperlipidemia e aumento do gasto energtico. (B) Anorexia, saciedade precoce, mastigao alterada e ansiedade. (C) Nuseas, vmitos, aumento da liplise e catabolismo muscular. (D) Intolerncia glicose, disfagia, m absoro e alterao no paladar. 02 A avaliao do estado nutricional tem como objetivo identificar os distrbios nutricionais, possibilitando uma interveno adequada para recuperar e/ou manter o estado de sade do indivduo. So mtodos objetivos para avaliar o estado nutricional: (A) (B) (C) (D) Avaliao subjetiva global e antropometria. Composio corporal e exame fsico. Parmetros bioqumicos e consumo alimentar. Exame fsico e consumo alimentar.

05 A insuficincia renal crnica uma sndrome clnica decorrente da perda lenta, progressiva e irreversvel das funes renais. Marque a afirmativa correta:

(A) A dieta hiperproteica pode contribuir para a preveno e tratamento do hiperparatireoidismo secundrio, da acidose metablica e da intolerncia glicose. (B) A restrio proteica promove reduo na gerao de produtos nitrogenados txicos e ons orgnicos responsveis pelos distrbios clnicos e metablicos da uremia. (C) A dieta hiperproteica prolonga o tempo para a entrada em dilise, quando comparada dieta hipoproteica. (D) Pacientes crnicos necessitam de dieta hiperproteica para manter balano nitrogenado positivo, mesmo com uma ingesto energtica inferior s suas necessidades.

03 Existem 2 situaes em que se indica a terapia nutricional enteral: A primeira quando houver risco de desnutrio e a outra quando o trato digestivo estiver parcialmente funcionante. Marque a opo cujas situaes so indicativas de terapia nutricional enteral em adultos: (A) Hemorragia gastrointestinal severa e sndrome do intestino curto. (B) Doena de Crohn e doena terminal. (C) Acidente vascular cerebral e refluxo gastroesofgico. (D) Sndrome de m absoro e leses orais. 04 Nas doenas hepticas um dos principais objetivos da terapia nutricional promover substratos energticos e proteicos suficientes para controlar o catabolismo proteico muscular e visceral. Marque a opo correta: (A) Na encefalopatia heptica a oferta exgena de aminocidos de cadeia ramificada vlida, porque eles podem competir com os aminocidos aromticos pela passagem na barreira hematoenceflica, prevenindo a entrada de aminas txicas no sistema nervoso. (B) Frmulas suplementadas com aminocidos aromticos esto indicadas para tratar pacientes com encefalopatia grave, de forma a garantir o fornecimento de nitrognio adequado para manter o metabolismo sem prejudicar o estado mental. (C) Pacientes hepatopatas estveis podem receber dieta contendo 0,8 a 1,0g de protenas/kg de peso atual ou ideal por dia, para melhorar a reteno nitrogenada. (D) Est indicada a restrio proteica como profilaxia da encefalopatia heptica, pois a maioria dos pacientes com doena heptica crnica no tolera bem a protena diettica.

06 A formao de clculos no trato urinrio um fenmeno multifatorial, que resulta na supersaturao urinria, nucleao de cristais, agregao, reteno e no crescimento de cristais. A dieta exerce papel relevante sobre a excreo urinria, tanto de promotores quanto de inibidores da formao de clculos. Marque a opo INCORRETA. (A) Estudos comprovaram que a ingesto de clcio exerce um efeito to importante quanto o oxalato diettico sobre a oxalria. Em condies normais, o clcio absorvido se liga ao oxalato no intestino, formando um complexo insolvel. (B) No existem estudos prospectivos que comprovem que a restrio de clcio reduza a recorrncia de clculos, sendo uma dieta inadequada que pode acarretar balano negativo de clcio. (C) O oxalato urinrio proveniente da dieta, do metabolismo endgeno e da vitamina C. Os estudos comprovam que a reduo de oxalato e clcio da dieta reduz a formao de clculos de oxalato de clcio. (D) O sdio participa da litognese pelo seu efeito em elevar o clcio urinrio. Os estudos epidemiolgicos sugerem que uma elevada ingesto de sdio aumenta o risco de formao de clculos.

07 O refluxo gastroesofgico decorrente de uma diminuio da presso do esfincter esofgico inferior (EEI), que no se contrai adequadamente aps a passagem dos alimentos para o estmago, permitindo o retorno do contedo gstrico. Assinale a opo que contm substncias que diminuem a presso do EEI. (A) (B) (C) (D) Cafena e protenas. Etanol e fibras insolveis. Carboidratos e xantinas. Gorduras e teobromina.

08 A doena de Crohn uma doena inflamatrioa intestinal segmentar, que pode afetar qualquer parte do trato alimentar, desde a boca at o nus, porm envolve predominantemente o leo terminal e o clon. Leia as afirmativas abaixo e marque a opo CORRETA. I A glutamina fonte energtica para clulas intestinais, garantindo a manuteno da estrutura e funes intestinais, durante o comprometimento da barreira mucosa. Na fase aguda da doena de Crohn a dieta deve ser isenta de lactose, devido baixa atividade da enzima. As fibras solveis devem ser restritas por serem substratos de cidos graxos de cadeia curta para as bactrias intestinais, que agridem a mucosa intestinal. As afirmativas I e II so verdadeiras. Apenas a afirmativa II verdadeira. As afirmativas II e III so verdadeiras. As afirmativas I, II e III so verdadeiras.

11 A obesidade uma doena multifatorial, que pode ser caracterizada como um desequilbrio entre a ingesto e gasto de energia com acmulo excessivo de gordura, que compromete a sade. Leia as afirmativas abaixo e marque a opo correta: I A obesidade ginoide, caracterizada pelo acmulo abdominal de gordura, est relacionada ao alto risco cardiovascular. A obesidade generalizada est associada a um maior risco cardiovascular e surgimento de artroses. A obesidade androide, caracterizada pelo depsito de gordura central, est associada com maior risco de doena renal crnica. As afirmativas I e II esto erradas. As afirmativas I, II e III esto erradas. Apenas a afirmativa III est correta. Apenas a afirmativa II esta correta.

II III

II

III

(A) (B) (C) (D)

(A) (B) (C) (D)

09 A obstipao intestinal uma alterao do trnsito intestinal, mais especificamente do intestino grosso, caracterizada por diminuio do nmero de evacuaes, fezes endurecidas e esforo defecao. Leia as afirmativas abaixo e marque a opo correta. I A ameixa preta e seu suco auxiliam no tratamento diettico da obstipao intestinal, porque contm o cido diidroxifinil isotina, que estimula a motilidade intestinal; Recomenda-se a ingesto de 8 copos/dia de lquidos para auxiliar na maciez das fezes. As fibras alimentares aumentam o volume e a maciez das fezes, alm de acelerar o trnsito intestinal. A afirmativa I est errada. As afirmativas I, II e III esto corretas. Apenas as afirmativas II e III esto corretas. A afirmativa III est errada.

12 A sndrome metablica abrange a resistncia insulina, intolerncia glicose, aumento da lipoprotena de muito baixa densidade (VLDL) e diminuio da lipoprotena de alta densidade (HDL) e hipertenso arterial. Assinale a afirmativa correta: (A) O aumento da insulina pode estar relacionado ao aumento da concentrao de catecolaminas plasmticas, estimulando a atividade do sistema nervoso simptico (SNS), gerando um estado hiperadrenrgico, que levaria hipertenso. (B) O peso corpreo pode ser considerado fator de risco para diabetes em pacientes com obesidade severa. (C) A obesidade no fator de risco independente para a ocorrncia de doena cardiovascular, sobretudo em mulheres. (D) A alterao no perfil lipdico associado obesidade com acmulo abdominal de gordura fator de risco para a sndrome metablica.

II III

(A) (B) (C) (D)

10 A diarreia caracterizada pelo aumento da frequncia de eliminao de fezes semipastosas ou lquidas, sendo acompanhada por perda de eletrlitos. Assinale a opo CORRETA quanto recomendao nutricional: (A) A dieta deve oferecer lquidos e eletrlitos para repor as perdas, prebiticos para recompor a flora bacteriana e diminuir fibras insolveis. (B) A dieta deve conter fonte de fibra insolvel para reduzir o trnsito intestinal; isenta de lactose, devido baixa atividade da lactase e usar probiticos para recuperar a flora bacteriana. (C) A dieta deve conter fonte de fibra solvel para auxiliar no controle do trnsito intestinal; excluir lactose, pois pode ficar temporariamente intolerante e ofertar lquidos e eletrlitos para repor as perdas. (D) A dieta deve oferecer fibra insolvel, que regula o trnsito intestinal pela viscosidade que proporciona, e cidos graxos de cadeia curta; restringir fibras solveis, que aceleram o trnsito intestinal, excluir lactose e uso de prebiticos para repor a flora.

13 A terapia nutricional parte fundamental da dietoterapia no diabetes mellitus. Assinale a afirmativa CORRETA quanto terapia nutricional recomendada para pacientes portadores de diabetes tipo 2: (A) A restrio energtica, lipdica e de fibras auxiliam na manuteno da glicemia normal (B) A restrio energtica, para promover perda de peso, tem-se mostrado ineficiente para reduzir a glicemia e a hipertenso. (C) Dieta adequada para manuteno da glicemia normal e colesterol restrito at 700mg/dia. (D) Restrio energtica moderada, reduo de gordura total, principalmente das gorduras saturadas, associada atividade fsica.

14 Assinale a opo recomendao diettica hipercolesterolemias:

CORRETA quanto para tratamento das

18 O trato gastrointestinal desempenha papel importante na resposta ao trauma. Leia as afirmativas abaixo e marque a opo correta: I O intestino metaboliza muito dos substratos circulantes, sendo a glutamina o aminocido mais importante para o metabolismo das clulas da mucosa intestinal. O paciente gravemente enfermo consegue maior fornecimento de glutamina pela maior absoro de fontes alimentares de glutamina alm da degradao, pelo entercito, de protenas circulantes, como a albumina. A mucosa intestinal ntegra constitui uma barreira contra a entrada de microrganismos e toxinas. Algumas condies coexistentes no paciente traumatizado reduzem a capacidade de defesa como a sepse, desnutrio e diarreia. As afirmativas I, II e III esto corretas. As afirmativas I e III esto corretas. Apenas a afirmativa III est correta. As afirmativas II e III esto corretas.

(A) Gordura total 25-35% das calorias totais; cidos graxos saturados < 7% das calorias totais; cido graxo poli-insaturado at 10% das calorias totais e cido graxo monoinsaturado at 20% das calorias totais; colesterol < 200mg/dia. (B) Gordura total at 25% das calorias totais; cidos graxos saturados at 10% das calorias totais; cido graxo poli-insaturado at 10% das calorias totais e cido graxo monoinsaturado at 10% das calorias totais; colesterol at 100mg/dia. (C) Gordura total at 30% das calorias totais, sendo 1/3 de cidos graxos saturados, 1/3 de cido graxo poliinsaturado e 1/3 de cido graxo monoinsaturado; colesterol 200-250mg/dia. (D) Gordura total at 35% das calorias totais, sendo 10%de cidos graxos saturados, 10% de cido graxo poli-insaturado e 10% de cido graxo monoinsaturado; colesterol 300-350mg/dia.

II

III

(A) (B) (C) (D)

15 A hipertenso arterial uma doena crnica de etiologia mltipla e fisiopatogenia multifatorial, que causa leso em rgos alvos, corao, crebro, vasos e rins. Assinale a opo em que TODAS so medidas dietticas para controle da hipertenso e dos fatores de risco cardiovascular: (A) Reduo do consumo de sdio, lquidos e maior ingesto de alimentos fontes de tiamina. (B) Maior ingesto de alimentos fontes de potssio e clcio e reduo do peso corpreo. (C) Dietas ricas em fibras, reduo do consumo de etanol e maior consumo de vitaminas antioxidantes. (D) Restrio de alimentos com fontes elevadas de sdio, maior consumo de cido graxo mega 3, cido graxo poli-insaturado e fibras. 16 A insuficincia cardaca (IC) leva a uma srie de alteraes que interferem no estado nutricional. Os indivduos acometidos apresentam perda ponderal progressiva, podendo chegar caquexia cardaca. Assinale a opo que apresenta fator que contribui para a caquexia cardaca. (A) Edema de alas intestinais, pois acarreta saciedade precoce. (B) Compresso gstrica, porque provoca m absoro. (C) Dispineia, pois limita a ingesto alimentar. (D) Congesto heptica, porque leva arritmia. 17 Assinale a opo correta quanto ao tratamento diettico da Insuficincia cardaca (IC): (A) Restringir a alimentos fontes de clcio e magnsio. (B) Alimentos fontes de sdio so restritos somente na IC acompanhada de hipertenso e arritmia. (C) Os lquidos devem ser restritos somente quando o paciente apresenta edema generalizado. (D) Previnir hipopotassemia para que o digital no cause toxicidade.

19 Para que os alimentos exeram sua funo nutricional necessrio que sofram o processo de digesto. Relacione a 1 coluna de acordo com a 2 e marque a opo correta.
( ) Decompem amido em maltase. ( ) Transformam polipeptdios em aminocidos. ( ) Estimula a secreo biliar e pancretica. ( ) Hidrolisa a lactose. ( ) Ativa o tripsinognio em tripsina. 1. Colecistoquinina 2. Enterocinase 3. Lactase 4. Amilase 5. Peptidases da borda em escova

(A) (B) (C) (D)

4; 5; 2; 3; 1. 4; 5; 1; 3; 2. 4; 2; 5; 3; 1. 4; 1; 2; 3; 5.

20 Marque a opo que apresenta os fatores que afetam o gasto de energia em repouso. (A) (B) (C) (D) 21 Efeito trmico do alimento e idade. Febre e clima. Estado hormonal e composio corporal. Gnero e composio da dieta em lipdios. Marque a opo correta.

(A) A presena de pectinas, beta glicanas e gomas reduz a eficincia de hidrlise enzimtica de carboidratos e torna mais lenta a velocidade de absoro. (B) As fibras solveis lignina e quitina se ligam aos sais biliares e reduzem a absoro de gorduras. (C) Os taninos, saponinas e fitatos interagem com componentes da dieta sem prejudicar sua absoro. (D) A inulina reduz a absoro de clcio.

22 Leia as afirmativas abaixo e marque a opo correta. I O cido eicosapentaenoico (EPA) um precursor de prostraglandina e tromboxano A2, que um forte ativador da agregao plaquetria. leos e peixes marinhos na dieta aumentam o nmero de molculas de cido araquidnico (AA) na membrana de plaquetas. O leo de peixe reduz o fibrinognio e outras protenas da coagulao; aumenta a sobrevivncia de plaquetas e diminui o risco de formar trombo. As afirmativas I, II e III esto corretas. As afirmativas I e III esto corretas. Apenas a afirmativa II est correta. Apenas a afirmativa III est correta.

27 Assinale a opo em que TODOS so fatores de risco modificveis para as doenas cardiovasculares: (A) (B) (C) (D) 28 Arritmias, hipernatremia e hipertenso arterial. Obesidade, diabetes e arritmias. Dislipidemia, hipertenso arterial e hipotireoidismo. Sedentarismo, dislipidemia e tabagismo. Assinale a opo correta:

II

III

(A) (B) (C) (D)

23 Assinale a opo em que TODOS so aminocidos essenciais: (A) (B) (C) (D) Tirosina, glicina e lisina. Leucina, triptofano e treonina. Valina, alanina e isoleucina. Glutamina, metionina e fenilalanina.

(A) As principais complicaes da Nutrio enteral esto relacionadas sonda, dieta, seu mtodo de preparo e de administrao e s alteraes metablicas. (B) A utilizao do trato gastrointestinal sempre a via preferida para ministrar os alimentos/nutrientes, mesmo que esse esteja no funcionante. (C) Existem evidncias de que o uso de terapia nutricional parenteral por curto prazo (7 10 dias) em pacientes desnutridos tem impacto significativo no aumento da incidncia de morbidade e mortalidade. (D) A escolha da frmula enteral adequada exige avaliao da capacidade digestiva e conhecimento da fonte do substrato nutricional. 29 Assinale a opo que apresenta os nutrientes que mais afetam a osmolalidade na dieta por sonda. (A) (B) (C) (D) Amido e triglicerdeos de cadeia mdia. Dissacardeos e aminocidos. Monossacardeos e protenas intactas. Eletrlitos e triglicerdeos de cadeia longa.

24 So nutrientes que tambm desempenham funo antioxidante: (A) (B) (C) (D) Niacina, alfa tocoferol e cobre. Vitamina C, beta caroteno e cobalamina. Vitamina E, C e selnio. Piridoxina, clcio e zinco.

25 O folato descritor de uma famlia de vitaminas descobertas no decorrer de investigaes das causas das anemias nutricionais. Marque a opo em que TODAS as reaes o folato participa como cofator: (A) Transaminao de aminocidos e sntese de colgeno. (B) Sntese de cido desoxirribonucleico (DNA) e metionina a partir da homocistena. (C) Sntese de hemoglobina e manuteno da homeostase do clcio. (D) Ativao de cidos graxos e descarboxilao oxidativa. 26 Relacione a 1 coluna de acordo com a 2 e marque a opo correta:
( ) O paratormnio participa da sua homeostase. ( ) Principal ction do meio intracelular. ( ) Estabiliza a estrutura do cido desoxirribonucleico (DNA). ( ) Estabiliza a estrutura do ATP nas reaes enzimticas. ( ) Sua deficincia causa anemia hipocrmica. 1. Zinco 2. Magnsio 3. Ferro 4. Clcio 5. Potssio

30 Assinale a opo ERRADA quanto utilizao de alimentos funcionais na preveno e tratamento da Doena Arterial Coronariana (DAC). (A) Os flavonoides inibem a oxidao da lipoprotena de baixa densidade (LDL). (B) As fibras insolveis auxiliam na reduo da ingesto calrica, porque aumentam a saciedade. (C) A soja reduz os nveis pressricos devido presena de isoflavona, que tem funo semelhante ao estrgeno humano. (D) Leuropena e hidroxitirosol, presentes no azeite, inibem a expresso de molculas de adeso.

(A) (B) (C) (D)

2; 1; 4; 5; 3. 2; 4; 1; 5; 3. 4; 5; 1; 2; 3. 5; 3; 2; 1; 4.

SISTEMA NICO DE SADE - SUS


31 O Conselho de Sade uma das instncias colegiadas do Sistema nico de Sade (SUS) que deve existir em cada esfera do governo federal, estadual e municipal. Sobre os Conselhos de Sade, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) So rgos colegiados compostos por representantes do governo, prestadores de servios, profissionais de sade e usurios. ( ) Atuam na formulao de estratgias e no controle da execuo da poltica de sade na instncia correspondente. ( ) O chefe do poder executivo, em cada instncia, homologa as decises dos Conselhos de Sade. ( ) Os Conselhos de Sade devem se reunir de 4 em 4 anos, com a representao dos vrios segmentos. Assinale a opo cuja sequncia est correta: (A) (B) (C) (D) F, F, V, V. V, F, V, F. V, V, V, F. V, V, F, F.
o

34 Segundo a Norma Operacional da Assistncia Sade 01/2002, a base territorial de planejamento da ateno sade, definida pela secretaria estadual de sade, considerando as caractersticas demogrficas, socioeconmicas, geogrficas, sanitrias, epidemiolgicas e oferta de servios, entre outras, corresponde ao conceito de: (A) (B) (C) (D) municpio polo. regio de sade. mdulo assistencial de sade. municpio sede.

35 De acordo com a NOB SUS 01/96, a ateno sade compreende trs grandes campos a saber: (A) regionalizao, intervenes ambientais, clculo de indicadores de sade. (B) interveno ambiental, regionalizao da sade e formao de profissionais. (C) assistncia, intervenes ambientais, polticas externas. (D) assistncia, ateno bsica e medicao.

32 Junto ao Artigo 10 da Lei n 8.080, de 1990, os municpios podero constituir consrcios para desenvolver em conjunto as aes e os servios de sade do que lhes correspondam. No seu pargrafo primeiro, aplica-se aos consrcios administrativos intermunicipais um certo princpio, e os respectivos atos constitutivos disporo sobre sua observncia. Esse princpio mencionado nesse pargrafo o: (A) (B) (C) (D) da direo nica. da livre concorrncia. da executividade. da corroborao intermunicipal
o

36 O conjunto de propostas regulamentado na Norma Operacional da Assistncia Sade NOAS SUS/2001 assume a regionalizao como macroestratgia fundamental para o aprimoramento do processo de descentralizao na implantao do SUS. Acerca da NOAS-SUS/2001, correto afirmar que: I em cada estado, as Secretarias Estaduais de Sade devem promover um processo de planejamento integrado entre as Secretarias Municipais de Sade que resulte em um Plano Diretor de Regionalizao. a estratgia de ampliao da Ateno Bsica parte da identificao de um conjunto de aes necessrias para uma ateno adequada aos problemas de sade, mais frequentes na maior parte do territrio brasileiro, bem como da necessidade de garantir que essas aes sejam ofertadas com qualidade e efetividade no mbito municipal, o mais prximo possvel do local de residncia dos usurios. do ponto de vista do modelo assistencial, um eixo importante para a ampliao e qualificao da Ateno Bsica a estratgia de Sade da Famlia. o conceito de Ateno Bsica Ampliada se relaciona ao conjunto de aes do primeiro nvel de ateno em sade, que deve ser ofertado por todos os municpios do Pas, em seu prprio territrio, com qualidade e suficincia para sua populao.

II

33 Quanto Lei n INCORRETA.

8.080/90, assinale a alternativa

(A) Entende-se por vigilncia epidemiolgica um conjunto de aes que proporcionam o conhecimento, a deteco ou preveno de qualquer mudana nos fatores determinantes e condicionantes de sade individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de preveno e controle das doenas ou agravos. (B) Entende-se por sade do trabalhador, para fins dessa lei, um conjunto de atividades que se destina, atravs das aes de vigilncia epidemiolgica e vigilncia sanitria, promoo e proteo da sade dos trabalhadores, assim como visa recuperao e reabilitao da sade dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condies de trabalho. (C) As comisses intersetoriais de mbito nacional tero a finalidade de articular polticas e programas de interesse para a sade, cuja execuo envolva reas compreendidas no mbito do Sistema nico de Sade - SUS. (D) A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios exercero em seu mbito administrativo acompanhamento, avaliao e divulgao do nvel de sade da populao e das condies ambientais.

III

IV

Assinale a opo cuja sequncia est correta: (A) (B) (C) (D) I e III, somente. I, III e IV, somente. II e IV, somente. I, II, III e IV.

37 Segundo a Estimativa de Incidncia de Cncer no Brasil 2010 (INCA), indique a ordem correta de incidncia de cncer estimado para 2010, em ordem decrescente: (A) Pele do tipo no-melanoma prstata mama clon e reto pulmo (B) Pulmo prstata mama - pele do tipo no- melanoma colo do tero (C) Pulmo prstata - Pele do tipo no-melanoma mama colo do tero (D) Pele do tipo no-melanoma prstata pulmo mama clon e reto 38 Sobre o cncer de mama, assinale a alternativa INCORRETA: (A) A amamentao, a prtica de atividade fsica e a alimentao saudvel com a manuteno do peso corporal esto associadas a um menor risco de desenvolver esse tipo de cncer. (B) Mulheres que apresentam mutao nos genes BRCA1 e BRCA2 tm 85% de chance de desenvolver cncer de mama antes dos 70 anos de idade. (C) Para as mulheres de grupos populacionais considerados de risco elevado para cncer de mama (com histria familiar de cncer de mama em parentes de primeiro grau), recomendam-se o exame clnico da mama e a mamografia, anualmente, a partir de 35 anos. (D) As recomendaes do Ministrio da Sade para deteco precoce e diagnstico desse cncer so baseadas no Documento de Consenso para Controle do Cncer de Mama, de 2004, que considera como principais estratgias de rastreamento um exame mamogrfico, pelo menos a cada ano, para mulheres de 50 a 69 anos, e o exame clnico anual das mamas, para mulheres de 40 a 49 anos. 39 Segundo a Estimativa de Incidncia de Cncer no Brasil 2010 (INCA), o uso de drogas anti-inflamatrias no esteroidais, como o AAS (cido acetil saliclico) e a TRH (terapia de reposio hormonal), tem mostrado ser: (A) fator protetor contra o cncer de clon e reto e de mama. (B) fator protetor contra o cncer de mama e associado ao aumento do cncer de clon e reto. (C) fator protetor contra o cncer de clon e reto e fator associado ao aumento do cncer de mama. (D) fator associado ao aumento do cncer de clon e reto e do cncer de mama. 40 Em relao s diferenas dos tumores peditricos e dos tumores de adulto, assinale a afirmativa correta: (A) Os tumores peditricos apresentam menores perodos de latncia, se comparados aos tumores do adulto. (B) Os tumores peditricos, em geral, crescem mais devagar e so menos invasivos do que os tumores do adulto. (C) Os tumores peditricos respondem ao tratamento da mesma maneira que os tumores do adulto. (D) Os tumores peditricos so mais comuns no sexo feminino, assim como os tumores do adulto.

Potrebbero piacerti anche