Sei sulla pagina 1di 11

1

REFLEXES SOBRE A CRTICA DE CONCHE FUNDAMENTAO MORAL KANTIANA


Reinildo Muniz da Silva1

A busca por um fundamento universal para a moral o cerne da questo sobre o comportamento tico, principalmente dos filsofos que deteram-se a refletir sobre esta questo. A especulao de um fundamento nico que sirva como norteador para o julgamento de aes certas ou erradas o motivo de conflitos, crticas e contradies em toda a histria da filosofia. Sobre esta perspectiva, refletiremos como o filsofo francs Marcel Conche tece uma crtica a fundamentao moral kantiana e como a partir desta, ele apresenta a sua proposta de fundamentao universal para a moral. Posteriormente refletiremos, sobre a fundamentao proposta pelo filsofo alemo Immanuel Kant, expressa em sua obra Fundamentao da metafsica dos costumes (1785), onde Kant lana uma abertura quanto a possibilidade de pensar a moral sustentada sobre o conceito de autonomia, de uma vontade legisladora e universal. Indicaremos, sobretudo, como o fundamento moral proposto por Kant se reflete na sua proposta de uma filosofia da histria, onde encontra-se tacitamente a autonomia do sujeito em fazer uso da razo pura prtica tento em vista realizar o fim ultimo ao qual se destina a humanidade. Com o intuito de melhor esclarecer esta proposta, ou seja, de apresentar a crtica de Conche fundamentao moral kantiana e refletir se este estava correto ou no sobre a sua afirmao, faze-se necessrio a anlise do resultado das leituras preliminares que ajudaram a comp-la. A fundamentao moral proposta por Marcel Conche oferece uma alternativa s fundamentaes morais, que segundo o prprio filsofo, sempre foram dadas, mas nunca problematizadas. Sobretudo, prope uma alternativa para a diversidade e contradies de moralidade que se encontram na conscincia comum vigente o que acaba gerando uma anarquia moral. Como Conche elucida no prefcio de sua obra:
Se eu fundamentar minha moral em minha religio, vocs contestaro minha religio em nome de uma outra religio ou da irreligio (se forem agnsticos ou ateus), e minha moral no passar de uma moral como as outras, de uma moral entre outras, uma moral particular. S poderei dizer: esta minha
1

Mestrando em filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2
moral, vocs tm a sua, e eu a minha. Se eu fundamentar minha moral em minha filosofia, vocs contestaro minha filosofia em nome de uma outra filosofia ou da no-filosofia, e minha moral no passar de uma moral entre outras, sem nenhum direito de se impor. Se vocs contestarem a necessidade de fundamentar a moral, porque todos j dispe de uma, acreditarei decerto que minha moral a melhor, mas vocs acharam o mesmo da moral de vocs. Todas as morais tero igual direito de julgar o que bom e o que no . Ento os assassinos de Buchenwald, Dachau, Auschwitz, etc. estaro com a faca e o queijo na mo. Terem sido vencidos por uma fora superior, mas da qual no ser possvel dizer que estava, mais do que qualquer outra, a servio da verdade moral, terem sido vencidos, repito, ser seu nico erro. (CONCHE: 2006, p. IX)

Estas contradies, para Conche, solapam as bases da moralidade medida que h uma variao de credos, filosofias e pocas. A moral que seja fundada nessas particularidades no oferecem um princpio de universalidade valido para todos. Sobre este vis, Conche apresenta a necessidade de fundamentar a moral e mostra que esta necessidade possui uma exigncia universal. Para tanto, necessrio abandonar as particularidades e partir para um fundamento nico e abrangente valido para todos. Neste contexto, Marcel Conche indica que o problema da fundamentao moral reside em legitimar o que um dever ou no. As fundamentaes morais at ento apresentadas pelos filsofos predecessores no distingue juzos morais de regras ou regulaes que restringem a escolha dos indivduos. A legitimidade da moral no esta, segundo Conche, no ponto de vista do bem ou do mal, pois este ponto de vista particular e sempre acompanhado de preconceitos. No obstante, a validade da moral esta no ponto de vista da verdade, o qual s possvel de ser atingido atravs do dilogo. Por meio do dilogo, ou de uma moral dialgica possvel apresentar proposies que visam justificar os princpios e as regras da moral e que acarretam o assentimento legtimo do esprito2. Contudo, a efetividade de uma moral dialgica exige que se prescinda dos pressupostos particulares, e que considere apenas a possibilidade dos indivduos de encetar um dilogo, levando em considerao a capacidade de escultar, responder e interrogar imprescindveis em um dilogo a capacidade de dizer a verdade, os direitos humanos e a igualdade entre todos os homens. Este , portanto, o ponto de partida para a fundamentao moral proposta por Conche.

CONCHE, Marcel. O Fundamento da Moral. Trad. Marina Appenzeller. So Paulo: Martins Fontes, 2006, p.2.

O ponto de partida para a fundamentao moral fulcral para Conche tecer sua crtica a moral kantiana. Pois, Kant usa como ponto de partida em sua fundamentao moral a conscincia comum, afirmando que inerente a razo vulgar a ideia de uma boa vontade o que capacita os indivduos a identificar as aes certas e erradas. No entanto, a anlise de Conche sobre a conscincia comum proposta por Kant positiva no que diz respeito a forma, e negativa com relao ao contedo. Assim Marcel Conche nos diz que:
Lei moral, imperativo categrico, universalidade, autonomia: so noes destacadas por Kant em sua anlise da conscincia comum. Parecemos dar-lhe razo. Efetivamente, achamos que sua anlise correta no que diz respeito forma da conscincia comum. Mas conviria distinguir bem o contedo e a forma e no mistur-los, como ele misturou. A forma da conscincia comum por toda parte e sempre a mesma a partir do momento em que h juzo moral, mas seu contedo varivel: a conscincia comum pag no a conscincia comum crist, etc. Ora, quando Kant nos diz que no h nada que possa ser considerado bom sem restrio alm de uma boa vontade, analisa uma conscincia comum particular: a conscincia comum crist, ou influenciada pelo cristianismo. E quando, ao analisar a noo de boa vontade tal como se encontra na conscincia comum (crist), ele a reduz ideia de uma vontade agindo por puro dever, isto , por puro respeito pela lei, possvel se perguntar se el no substitui os juzos da conscincia comum, mesmo crist, pelos seus prprios juzos morais. (CONCHE: 2006, p. 4)

Explicitamente Conche atribui a Kant o erro de unificar a conscincia comum que diversa e contraditria conscincia comum crist, ou ainda, aos seus prprios juzos morais e preconceitos. Continua ele afirmando que:
Analisando o conceito de boa vontade, Kant a faz aparecer como vontade de agir por dever, no que mais uma vez substitui o juzo da conscincia comum pelo seu prprio. Porque uma vontade que age por puro dever, isto , por puro respeito lei, no aquilo que a conscincia comum entende por boa vontade. Segundo ele, o homem de boa vontade aquele que ama o bem em si e por si mesmo. Assim, Kant, que pretende partir erroneamente, achamos, pois no um ponto de partida bem definido dos juzos morais da conscincia comum, na realidade parte, antes, dos seus prprios. [] E talvez seja exatamente isso que Kant faz: talvez s esteja estabelecendo uma tal organizao de seus preconceitos que eles sustentam uns aos outros e parecem validar uns aos outros. (CONCHE: 2006, p.32, 33)

Com o intuito de analisar melhor a crtica de Conche a fundamentao moral kantiana, vejamos, pois, em que consiste e como se consolida o fundamento moral proposto por Kant em algumas de suas obras para, posteriormente, podermos refletir sobre a credibilidade das crticas a ele atribuda. A investigao da Fundamentao da metafsica dos costumes consiste na busca do princpio supremo da moralidade, fundado numa filosofia pura e no nos exemplos empricos. Neste sentido, Kant postula a razo como faculdade a priori no sujeito, uma

faculdade da estrutura do entendimento humano. Sendo a razo uma faculdade prtica e apresentando-se como menos eficaz que os instintos na busca pela felicidade, ento, cabe razo criar uma vontade que no seja apenas boa como meio para alcanar um fim, mas que seja boa em si mesma. Deste modo, a razo acaba acenando para um destino mais amplo para o homem do que a prpria felicidade. Conforme a argumentao de Kant:
E neste caso fcil de conciliar com a sabedoria da natureza o facto de observarmos que a cultura da razo, que necessria para a primeira e incondicional inteno, de muitas maneiras restringe, pelo menos nesta vida, a consecuo da segunda que sempre condicionada, quer dizer da felicidade, e pode mesmo reduzi-la a menos de nada, sem que com isto a natureza falte sua finalidade, porque a razo, que reconhece o seu supremo destino prtico na fundao duma boa vontade, ao alcanar esta inteno capaz duma s satisfao conforme sua prpria ndole, isto a que pode achar ao atingir um fim que s ela (a razo) determina, ainda que isto possa estar ligado a muito dano causado aos fins da inclinao (KANT: 2005, p. 26).

Para desenvolver o conceito de uma vontade boa em si mesma necessrio encarar o conceito do dever, que contm em si o de boa vontade e, deste modo, compreender o princpio ordenador da lei prtica3. Assim sendo, Kant apresenta ainda na primeira seo da Fundamentao da metafsica dos costumes as trs proposies da mxima do dever, a saber: as aes por dever so distintas das aes conforme o dever, pois se entende que por dever as aes esto purificadas de toda patologia e inclinaes particulares; a ao por dever tem o seu valor moral no princpio da vontade, pois estando purificado de todos os objetos exteriores, o valor moral da ao praticada por dever reside na sua mxima que a priori. A terceira e ltima proposio consiste, portanto, no dever como respeito, pois uma vez eliminado totalmente a influncia da inclinao e dos objetos da vontade nada mais resta para determinar vontade do que o puro respeito lei prtica. Toda esta sistematizao kantiana nos leva compreenso de que somente a representao da lei em si mesma que determina a vontade e, no o efeito que dela se espera. Resta ento investigao kantiana sobre a fundamentao da moralidade saber que lei essa, como ela se formula e qual o resultado que ela poderia proporcionar humanidade. Para a resoluo desta problemtica a razo vulgar apresenta-se limitada, cabendo a esta recorrer filosofia para que encontre o autntico princpio da lei moral. A este respeito Kant descreve:
3

Para Kant, o desenvolvimento do conceito de dever se faz necessrio pois, na natureza no h dever. A experincia no determina o que deve ser, apenas a razo determina a realidade da experincia atravs das aes, transformando os motivos do dever em causas da configurao da realidade. Ver, por exemplo, HERRERO, Francisco Javier. Religio e Histria em Kant. Trad. Jose Ceschia. So Paulo: Loyola, 1991. p. 14.

5
assim, pois, que a razo humana vulgar, impelidas por motivos propriamente prticos e no por qualquer necessidade de especulao (que nunca a tenta, enquanto ela se satisfaz com ser simples s razo), se v levada a sair do seu crculo e a dar um passo para dentro do campo da filosofia prtica. A encontra ela informaes e instrues claras sobre a fonte do seu princpio, sobre a sua verdadeira determinao em oposio s mximas que se apiam sobre a necessidade e a inclinao (KANT: 2005, p. 38).

Na segunda seo da Fundamentao da metafsica dos costumes, Kant prescinde da experincia e passa a buscar o princpio supremo da moralidade na razo filosfica. Como j fora dito na seo anterior, a razo apresenta-se menos eficaz para orientar a vontade do que os instintos. Logo, se faz necessrio determinar a vontade por meio da representao de um princpio objetivo ao qual se denomina de mandamento. Quando este mandamento destina-se ao sujeito chamado de imperativo e constitui-se como formulas para exprimir a relao entre leis objectivas do querer em geral e a imperfeio subjectiva deste ou daquele ser racional, da vontade humana por exemplo4. Portanto, os imperativos so formulas que se destinam a correo da vontade do sujeito. Os imperativos podem ser de duas ordens: hipotticos, os quais representam a necessidade prtica em uma ao possvel como meio para alcanar um fim; ou categrico, que representa uma ao objetivamente necessria por si mesma sem que tenha relao com qualquer finalidade. Assim sendo, os imperativos hipotticos ditam qual ao boa para alcanar um fim especfico e, deste modo, a razo auxilia a vontade a alcanar os seus fins. Entretanto, os imperativos categricos declaram a ao objetivamente necessria por si independente de qualquer inteno e por este motivo, pode-se chamar de imperativo da moralidade. A questo que surge logo aps a reflexo kantiana sobre os imperativos saber o que os tornam possveis. Para Kant5, o imperativo hipottico se justifica pelos fins que determinam a necessidade objetiva. O imperativo categrico em contraposio, torna-se possvel caso haja algo que possua um valor em si mesmo ou um fim em si mesmo, o que acaba conformando a necessidade da mxima (princpio subjetivo da ao) com a lei prtica (princpio objetivo). Deste modo, uma vez que a lei no encontra condies que a limite, nada mais resta seno a sua universalidade o que possibilita a primeira formulao do imperativo categrico: age apenas segundo uma mxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal6. E se, contudo, a universalidade da lei
4

KANT, Immanuel. Fundamentao da metafsica dos costumes. Trad. Paulo Quintela. Lisboa: Edies 70, 2005, p. 49.
5 6

Op. Cit. p.54. Op. Cit. p. 59.

constitui aquilo a que se chama natureza7, quanto forma, ento o imperativo categrico tambm pode exprimir-se como: age com se a mxima da tua aco se devesse tornar, por tua vontade, em lei universal da natureza8. Estas formulaes do imperativo categrico ainda no contm o princpio ordenador a priori, independente de todo o mbil, que comprove a existncia de uma lei prtica e que tenha valor para todo ser racional em geral. Se, se trata aqui de uma lei objetiva-prtica ou, ainda, de uma vontade enquanto faculdade auto-determinante a agir em conformidade com a representao de certas leis e, contudo, se esta faculdade s pode ser encontrada em seres racionais, ento, todo ser racional constitui-se como fim em si mesmo ou como princpio objetivo da autodeterminao da vontade. Assim sendo, a segunda formulao do imperativo categrico exprime-se como: age de tal maneira que uses a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre e simultaneamente como fim e nunca simplesmente como meio9. Ora, o princpio da humanidade como fim em si mesmo origina por fim, o terceiro princpio prtico da vontade como condicionante da concordncia desta vontade com a razo prtica universal, isto , a idia da vontade de todo ser racional concebida como vontade legisladora universal10. Deste modo, ao desenvolver a possibilidade do imperativo categrico, Kant representa a moralidade como a relao das aes com a autonomia da vontade, o que leva ao conceito inventivo do reino dos fins, pois as leis objetivas tendo como finalidade a relao dos seres uns com os outros como fins e meios, conduz a este conceito de uma comunidade de seres racionais livres que, ao que parece, surge como um acrscimo noo de razo prtica. Kant demonstra a existncia de um princpio objetivo-prtico, isto , o imperativo categrico e, deste modo, funda a liberdade prtica negativa estabelecendo a razo pura
7

Kant no se refere natureza no sentido material e sim no sentido formal, isto , possvel graas constituio do nosso entendimento, segundo a qual todas as representaes da sensibilidade so necessariamente referidas a uma conscincia, e mediante o que se torna primeiramente possvel a nossa maneira prpria de pensar, a saber, o pensamento por regras e, por seu intermedirio, a experincia que deve inteiramente distinguir-se do conhecimento dos objetos em si (KANT: 1988, p. 96).
8

KANT, Immanuel. Fundamentao da metafsica dos costumes. Trad. Paulo Quintela. Lisboa: Edies 70, 2005, p. 59.
9

Op. Cit. p. 69. Op. Cit. p. 72.

10

como determinante da vontade. Assim sendo, o agir moral ou o agir movido pela razo pura torna-se possvel. Logo, se o agir moral determinado pela razo pura que um conceito universalmente vlido para todos os seres racionais, este mesmo agir moral no poder ser motivado por particularidades, ou ainda, segundo a alegao de Conche, por influncias da conscincia crist. Deste modo, a reflexo kantiana sobre a fundamentao moral elege um elemento constitutivo do gnero humana, a saber: a autonomia, que independe de particularidades. No obstante, se Kant tivesse fundado a sua teoria moral em uma conscincia particular, ou ainda, em seus prprios preconceitos, ele estaria explicitamente se contradizendo ao expor a terceira formulao do imperativo categrico ou a formula da autonomia, acima citada. Pois, respeitar as leis segundo os moldes de uma conscincia particular, contradiz a noo de autonomia e submete o ser racional a um estado de heteronomia. Sobre isto, Paton ao tratar da excluso de interesses patolgicos na terceira formulao do imperativo categrico, elucida que:
Porque o imperativo moral categrico e incondicional, toda formulao dele deve implicitamente excluir interesse, que , interesse patolgico: ele no , como um imperativo hipottico, condicionado pela presena de um interesse patolgico nesse. Formula III explicitamente exclui interesse; por dizer que a vontade moral autnoma, que ela faz a prpria lei, dizer que ela no determinada por nenhum interesse. Ser determinada por interesse, e ento por desejo e inclinao, ser heternomo, ser subordinado por uma lei que no feita por ns mesmos, e ento elementarmente por uma lei da natureza, que aqui deve ser uma lei de psicologia emprica, a lei de nossas prprias necessidades. Da ns podemos dizer 'se um imperativo categrico, a vontade moral que obedece a ele no deve ser determinada por interesse, e portanto deve ele mesmo fazer a lei universal que lhe incondicionalmente obrigado a obedecer'. Este o princpio formal j explicitado na Formula III. Ele sustenta ser notvel ainda que o princpio de autonomia possa assim ser estabelecido por analises da concepo de moralidade e a concepo de um imperativo categrico, ele no pode, concorda Kant, ser estabelecido pela analises da concepo de 'ser racional' ou 'vontade racional'. Ele continua uma proposio prtica sinttica, e no analtica. (PATON: 1947, p. 182) (Traduo nossa).

Segundo a acepo de Paton, a noo de autonomia implica em uma destituio de todo e qualquer interesse. Ora, se a fundamentao moral kantiana estivesse fundada em uma conscincia particular, a conscincia crist, estaria Kant descredibilizando o seu prprio intento ao tentar fundar a moral no conceito de autonomia do sujeito. Se recorrermos a outras obras filosficas de Kant, sobretudo, as quais ele trata do progresso moral, aos opsculos sobre a histria, poderemos perceber a aplicabilidade desta noo de autonomia, bem como, tentar refletir sobre a possibilidade do fundamento moral kantiano estar relacionado razo pura prtica e no a uma conscincia crist.

A pressuposio de que as aes humanas, embora contingentes seguem um sentido, est presente nas obras kantianas que tratam da filosofia da histria, como em Ideia de uma histria universal de um ponto de vista cosmopolita, onde Kant pressupe que, atravs da narrativa das aes humanas possvel observar o jogo da liberdade da vontade e descobrir, deste modo, um sentido regular ou um fio condutor tendendo a um telos. Este fio condutor, prescrito pela natureza imanente as aes humanas e independe das particularidades. Logo, o objetivo de Kant nesta obra fundamentar a investigao emprica da histria da espcie humana sobre este fio condutor, para que seja possvel observar no conjunto da espcie, o desenvolvimento contnuo das suas disposies naturais. Em A paz perptua, ensaio kantiano relacionado filosofia da histria, possvel encontrar uma designao terica que sugere o desenvolvimento das disposies humanas por meio do antagonismo entre os Estados.
[...] o mecanismo da natureza por meio das inclinaes egostas, que de maneira geral tambm externamente atuam uma contra a outra, pode ser utilizado pela razo como um meio para que ela crie espao para o seu prprio fim, as prescries do direito, e com isso, tanto quanto dependa do prprio Estado, promover e assegurar no s a paz interna como externa. Isto quer dizer portanto: a natureza quer de maneira irresistvel que o direito mantenha por fim o poder supremo (KANT: 2004, p.62-3).

A pressuposio de uma federao de naes relaciona-se com a esperana de realizao do propsito supremo da natureza, a saber: um Estado cosmopolita universal ou a paz perptua. Seja qual for a realizao da natureza, possvel identificar no seu plano oculto dois projetos distintos: um projeto terico, que corresponde ao princpio ordenador da razo, o qual tende a um telos inconsciente dando sentido histria humana; e um projeto prtico, que diz respeito a moral, no qual a instituio de uma constituio civil perfeita que administre a justia entre os homens e garanta a paz perptua, salvaguarda os seres racionais como fins em si mesmos. Em O conflito das faculdades, Kant torna a pressupor que a constituio republicana o acontecimento emprico que pode ser utilizado no como causa, mas como sinal histrico para inferir um processo para o melhor11. Pois, a constituio republicana contempla em seu cerne o carter terico e um carter moral, sobretudo no que diz respeito ao direito de um povo de a si proporcionar uma constituio civil que evite a guerra ofensiva, possibilitando assim, predizer a progresso para o melhor do
11

KANT, Immanuel.O conflito das faculdades. Trad. Artur Moro. Lisboa: Edies 70, 1993, p. 101.

gnero humano. Deste modo, a noo de histria proftica sugestionado por Kant a partir de um acontecimento emprico que promove no animo humano a crena no destino da humanidade. Conforme a descrio kantiana:
[...] porque ento, num assunto to importante para o gnero humano, a constituio intentada deve finalmente, numa poca qualquer, alcanar a solidez que a instruo mediante a mltipla experincia no deixaria de operar nos nimos de todos. , pois, uma proposio no s bem intencionada e muito recomendvel no propsito prtico, mas vlida, apesar de todos os incrdulos, tambm para a mais severa teoria: que o gnero humano progrediu sempre para o melhor e assim continuar a progredir no futuro [...] (KANT: 1993, p. 105-6) (grifo nosso).

Este ltimo tpico torna-se relevante na medida em que oferece uma interpretao da filosofia da histria kantiana no como uma garantia da realizao do telos da histria, pois o prprio Kant no estava seguro disto12, mas como uma abertura quanto possibilidade da razo prtica utilizar a noo teleolgica para o seu prprio fim, o que nos parece se assemelhar com a noo de autonomia proposta por Kant na fundamentao moral. Pois, no sendo possvel predizer teoricamente o futuro com segurana, a razo prtica pode transformar em dever este intento da natureza quanto a um fim. Ao que parece, Kant retorna em A paz perptua ao dever moral, como uma forma de promover este fim:
Destarte, a natureza, pelo prprio mecanismo existente nas prprias propenses humanas, garante a paz perptua: sem dvida com uma segurana que no suficiente para predizer (teoricamente) o futuro da mesma, mas que basta no entanto ao propsito prtico, e torna-se um dever trabalhar com vista a esse fim (no apenas quimericamente) (KANT: 2004, p.64) (grifo nosso).

Ao que parece, Kant reconhece a crena e a aplicabilidade da noo de autonomia, como uma forma de realizao do fim ltimo ao qual se destina a humanidade, e isto seria irracional se no houvesse fundamentos tericos que abrigasse uma consolao e esperana da ocorrncia deste fim no futuro. No se trata aqui, contudo, de uma tentativa vil de salvaguardar Kant das crticas proferidas a ele por Marcel Conche. Tampouco nos interessa fazer uma exaltao da filosofia moral de Kant. Esta tentativa seria infrutfera principalmente por destoar com a prpria natureza da filosofia: retomar, dialogar e refletir incansavelmente com a tradio e, neste exerccio, Conche mostrou-se um exmio estudioso da filosofia. Porm, o que se
12

Em nota, Kant afirma que: Esperar um dia, por tarde que seja, a realizao de um produto poltico, como aqui se imagina, um doce sonho (KANT: 1993, p.110).

10

pretendeu contemplar nestas breves pginas, conforme fora proposto, foi refletir sobre a credibilidade da crtica de Conche ao fundamento moral kantiano e, sobretudo, sobre a aplicabilidade deste fundamento, o qual torna possvel o agir moral. Pelas leituras preliminares que ajudaram a compor esta proposta, podemos afirmar que Kant no funda a filosofia moral em pressupostos heternomos e que ele no faz da filosofia uma espcie de proselitismo, o que torna a crtica de Conhe infundada.

Referencias Bibliogrfica:

CONCHE, Marcel. O Fundamento da Moral. Trad. Marina Appenzeller. So Paulo: Martins Fontes, 2006.

11

HERRERO, Francisco Javier. Religio e histria em Kant. Trad. Jos A.Ceschia. So Paulo: Loyola, 1991.

KANT, Immanuel. Fundamentao da metafsica dos costumes. Trad. Paulo Quintela. Lisboa: Edies 70, 2005.

______. A paz perptua: um projeto para hoje. So Paulo: Perspectiva, 2004.

______. Idia de uma histria universal de um ponto de vista cosmopolita. Trad. Rodrigo Naves, Ricardo R. Terra. So Paulo: Martins Fontes, 2004.

______. O conflito das faculdades. Trad. Artur Moro. Lisboa: Edies 70, 1993.

______. Prolegmenos a toda metafsica futura: que queira apresentar-se como cincia. Trad. Artur Moro. Lisboa: Edies 70, 1988.

LEBRUN, Grard. Uma escatologia para a moral. In: KANT, Immanuel. Idia de uma histria universal de um ponto de vista cosmopolita.Trad. Rodrigo Naves, Ricardo R. Terra. So Paulo: Martins Fontes, 2004. p. 71-105.

NAHRA, Cinara. Uma introduo a filosofia moral de Kant. Natal, RN: EDUFRN, 2008.

PATON, H. J. The Categorical Imperative. London: Hutchinson, 1947.

WOOD, Allen W. Kant. Trad. Delamar Jos Volpato Dutra. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Potrebbero piacerti anche