Sei sulla pagina 1di 36

Alguns Conceitos

Aula 3
Alison Zille Lopes

Tipos de Dados
O bit (binary digit) a unidade bsica de informao dentro da memria do computador. Os digitos 0 e 1 so usados para representar os dois possveis estados de um bit particular.

Tipos de Dados
A memria do computador constituda de uma quantidade muito grande de bits, que agrupados , so capazes de representar uma enorme quantidade e variedade de informaes.

Tipos de Dados
Um programa de computador descrito em uma linguagem de programao. Geralmente, cada linguagem de programao tem seus prprios tipos de dados, isto , conjunto de valores, operaes e relaes j implementadas. Na implementao surge o conceito de domnio, isto limitao do conjunto de valores dos elementos representados
4

Dados Numricos
Os tipos de dados numricos so divididos basicamente em dois grandes conjuntos:
Inteiros; Reais.

Nmeros Inteiros
Os nmeros inteiros so aqueles que no possuem componentes decimais ou fracionrios, podendo ser positivo ou negativo.
36 0 -18 nmero inteiro positivo; nmero inteiro; nmero inteiro negativo.
6

Nmeros Reais
Os dados de tipo real so aqueles que podem possuir componentes decimais ou fracionrios, e podem tambm ser positivos ou negativos.
36.01 166. -18.8 0. nmero real positivo com duas casas decimais; nmero real sem casa decimal; nmero real negativo com uma casa decimal; nmero real sem casa decimal.
7

Nmeros Reais
Observe que existe diferena entre 0, que um dado do tipo inteiro, e 0. ou 0.0, que so dados do tipo real. Da mesma 166 que inteiro diferente de 166. que um dado do tipo real. A simples existncia do ponto decimal serve para diferenciar um dado numrico do tipo inteiro de um tipo real.
8

Dados Literais
O tipo de dado literal definido como sendo constitudo por uma sequncia de caracteres contendo letras, dgitos e/ou smbolos especiais. Este tipo de dados tambm muitas vezes chamado de cadeia de caracteres ou, ainda, String.
9

Dados Literais
Os dados literais, em algoritmos, so representados pela coleo de caracteres delimitada por aspas duplas ( ). Nas linguagens de programao a representao de um nico dado literal, chamado de caractere (por exemplo: A), diferente da representao de um conjunto de caracteres, chamado String (por exemplo: Oi Mundo).
10

Dados Literais
O dado do tipo literal possui um comprimento dado pelo nmero de caracteres nele contido.
Quem? cOmO!?# abCdEfgi 4 + 5 1 = 1 Literal de comprimento 5; Literal de comprimento 1; Literal de comprimento 7; Literal de comprimento 9; Literal de comprimento 11; Literal de comprimento 1;
11

Dados Literais
Perceba que 3.4 representa um dado do tipo literal de comprimento 3, constitudo pelos caracteres 3, . e 4, que diferente de 3.4 , que um dado do tipo real.

12

Dados Lgicos
So caracterizados como tipos lgicos, os dados com valores verdadeiro e falso, sendo que este tipo de dado poder representar apenas um dos dois valores. Comumente chamado de tipo booleano, devido a contribuio do filsofo e matemtico ingls George Boole.
13

Variveis
Uma varivel um local na memria principal, isto , um endereo que armazena um contedo. Para facilitar nos permitido dar nome a esse endereo. Esse nome comumente chamado de identificador.

14

Variveis
Definidos o nome e o tipo de uma varivel, no podemos alter-los no decorrer de um algoritmo. O contedo, entretanto, pode ser objeto de modificaes constantes no decorrer do programa, de acordo com o fluxo de execuo do mesmo.
15

Variveis
Existem regras para a nomeao das variveis, podendo variar de acordo com a linguagem escolhida como ferramenta, mas na grande maioria:
O primeiro caractere uma letra; Se houver mais de um caractere, poderemos usar: letras, algarismos e alguns outros caracteres; Identificadores com letras maisculas sero diferentes de letras minsculas; Nenhuma palavra reservada linguagem de programao poder ser usada como identificador; Procure dar nome representativo s variveis.
16

Declarao de Varireis
A declarao de uma varivel sua inicializao, onde definido seu nome e tipo.
Inteiro int ou integer Real real, float ou double; Literal char (um caractere) ou string (cadeia de caracteres) Lgico boolean ou lgico;

17

Declarao de Variveis
Dada uma lista de compras com o cdigo, quantidade e preo de oito produtos, crie um algoritmo que escreva o valor total da compra. string codigo; int quantidade; float preco, valorTotal; Ao serem fornecidos um valor a ser pago e uma taxa para multa, pois o pagamento est sendo feito aps o vencimento, calcule o valor da multa e o valor total a ser pago. float vlrConta, taxaMulta, vlrMulta, vlrTotal; solicitada a um motorista recm chegado de uma viagem a quantidade de quilmetros por ele percorrida. O motorista informa o solicitado e voc dever informa a ele a quantos metros se refere quantidade de quilmetros. int quilometros, metros;
18

Expresses e Operadores
O conceito de expresso aplicado computao assume uma conotao ampla, onde uma expresso uma combinao de variveis, constantes e operadores, e que uma vez avaliada, resulta em um valor. Operadores so elementos funcionais que atuam sobre operandos e produzem um determinado valor.
19

Expresses e Operadores
A expresso 5-2, por exemplo, relaciona dois operandos, os nmeros 5 e 2, atravs do operador de subtrao (-). Os operadores podem ser classificados em binrios, unrios e ternrios (relacionado ao nmero de operandos). Os operadores podem ser classificados em operadores aritmticos, lgicos, relacionais e literais.
20

Expresses Aritmticas
So aquelas cujo resultado da avaliao do tipo numrico, seja ele inteiro ou real.
Operador + ** * / + Tipo Unrio Unrio Binrio Binrio Binrio Binrio Binrio Operao Inverso de Sinal Manuteno de Sinal Exponeciao Multiplicao Diviso Adio Subtrao Prioridade 1 1 2 3 3 4 4 Exemplo -(-1) = 1 +1 = 1 9**2 = 81 6*7 = 42 8/2=4 1+2 = 3 4 5 = -1
21

Expresses Aritmticas
A prioridade entre os operadores define a ordem em que os mesmos devem ser avaliados dentro de uma mesma expresso, por exemplo:
4 5 2 3 6 1

1 + 2 3 * 20 / 5 + 2**3 O resultado obtido no exemplo acima -1


22

Expresses Aritmticas
O uso de parnteses torna mais clara a ordem das operaes:
(1 + 2) ((3 * 20) / 5 )+ (2**3)

Ou ainda, podemos mudar a forma como os operadores sero executados:


4 5 6 2 1 3

(1 + 2 3) * ((20 / (5 + 2))**3)
O resultado 0 com 0*23,32 na penltima expresso
23

Expresses Lgicas
So aquelas cujo resultado da avaliao um valor lgico (verdadeiro ou falso). Para tratar expresses lgicas, antes preciso recorrer ao significado de proposies, que so todo conjunto de palavras ou smbolos que exprimem um pensamento de sentido completo.
24

Expresses Lgicas
AS proposies transmitem pensamentos, isto , afirmam fatos ou exprimem juzo que formamos a respeito de determinados entes. So proposies:
A Lua um satlite da terra. Recife a capital de Pernambuco. 23 8.
25

Expresses Lgicas
A lgica booleana adota como regras fundamentais do pensamento os seguintes princpios (ou axiomas):
Princpio da no-contradio: Uma proposio no pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo. Princpio do terceiro excludo: Toda a proposio ou verdadeira ou falsa, isto , verifica-se sempre um destes casos e nunca um terceiro.

26

Expresses Lgicas
As proposies vistas nos exemplos acima so ditas simples ou atmicas, pois no contm nenhuma outra proposio como parte integrante de si mesma. Proposio composta ou proposio molecular aquela formada pela combinao de duas ou mais proposies, como nos exemplos:
O fusca modelo 68 e a braslia amarela. O fusca modelo 68 ou a braslia amarela. Se o fusca modelo 68, ento velho.
27

Expresses Lgicas
Quando pensamos, efetuamos muitas vezes certas operaes sobre proposies, chamadas operaes lgicas. Existem 3 operadores lgicos fundamentais, que perfazem as funes de:
Negao Conjuno Disjuno
28

Expresses Lgicas
Negao: chama-se negao de uma proposio P a proposio representada por no P, cujo valor lgico a verdade, quando P falsa, e a falsidade, quando P verdadeira. Assim, no P tem o valor oposto ao de P.
Tabela verdade do operador No Primeira Condio Resultado Falsa Verdadeiro Verdadeira Falso
29

Expresses Lgicas
Conjuno: chama-se conjuno de duas proposies p e q a proposio representada por p E q, cujo valor lgico verdade quando as proposies p e q so ambas verdadeiras e falsa nos demais casos.
Tabela verdade do operador E Primeira Condio Segunda Condio Resultado Falsa Falsa Falso Verdadeira Falsa Falso Falsa Verdadeira Falso Verdadeira Veradadeira Verdadeiro
30

Expresses Lgicas
Disjuno: chama-se disjuno de duas proposies p e q a proposio p OU q cujo valor lgico verdadeiro, quando uma das proposies (p ou q) verdadeira, e falso,quando p e q so falsas.
Tabela verdade do operador OU Primeira Condio Segunda Condio Resultado Falsa Falsa Falso Verdadeira Falsa Verdadeiro Falsa Verdadeira Verdadeiro Verdadeira Veradadeira Verdadeiro
31

Expresses Lgicas
Os operadores lgicos so tambm chamados de operadores booleanos.

Operador OU E No

Tipo Binrio Binrio Unrio

Operao Disjuno Conjuno Negao

Prioridade 3 2 1

Pascal OR AND NOT

C e Java || && !

32

Expresses Lgicas
Suponha duas perguntas feitas a seis pessoas que se candidataram a uma entrevista de emprego de programador. As respostas sero Sim ou No. Suponha tambm que s ser chamado para a entrevista o candidato que responder Sim s duas perguntas.
Tabela verdade do operador E Candidato Voc conhece a linguagem C? No No Sim Sim Sim Voc conhece a linguagem Pascal? No Sim No No Sim Candidato aprovado para a entrevista? No No No No Sim
33

Moiss Rudimar Niton Itamar Zilon

Expresses Lgicas
Para se construir a tabela-verdade de uma proposio composta dada, procede-se da seguinte maneira:
Determina-se o nmero de linhas da tabelaverdade que se quer construir; Observa-se a precedncia entre os conectivos, isto , determina-se a forma das proposies que ocorrem no problema; Aplicam-se as definies das operaes lgicas que o problema exigir.
34

Expresses Lgicas
Operadores relacionais para expresses lgicas.
Operador == != < <= > >= Comparao Igual Diferente Menor Menor ou igual Maior Maior ou igual Pascal = <> < <= > >= C e Java == != < <= > >=

35

Prioridade Parnteses e funes Potncia e resto

Pseudocdigo Parnteses e funes Exp() e Resto()

Pascal Parnteses e funes Expoente em pascal calculado atravs de logaritmos. Mod() para resto * e / para nmeros reais e div para inteiros. +eAND, OR e NOT <,>,<=,>=,<>,=

C e Java Parnteses e funes Pow() e %

Multiplicao e diviso Adio e subtrao Operadores Relacionais Operadores Lgicos

*e/

*e/

+eE, OU e NO >,<,<=,>=,!=,= =

+e&&,|| e ! <,>,<=,>=,!=,==
36

Potrebbero piacerti anche