Sei sulla pagina 1di 3

A BBLIA NA FAMLIA A Bblia diz que a segurana est em Deus e que fruto do temor ao Senhor Um dos temas mais

s debatidos na sociedade brasileira, e poderamos dizer em todo o mundo, a famlia. Dizer que a famlia passa por tempos de turbulncia e questionamentos dizer mais ou menos o bvio. O nmero de casamentos que termina em divrcio depois de poucos anos atinge nmeros sem precedentes. O nmero de agresses dentro das casas enorme. Pais que espancam os filhos, filhos que assassinam os pais, maridos e mulheres que se agridem fsica e psicologicamente, so alguns dos exemplos. O fenmeno dos meninos e meninas de rua sintoma de que para muitas crianas o lar no mais um bom lugar para ficar. Ao lado de tudo isso, as pessoas tm dificuldades de estabelecer padres de comportamento no que diz respeito ao sexo, economia domstica, satisfao de desejos e propsito de vida. Tudo isso resulta em problemas que afetam diretamente o ncleo familiar. Discusses recentes na esfera legal comprovam essa situao. Leis como a da palmada que procura estabelecer padres de disciplina para a famlia , e a discusso da lei da unio homossexual que quer estabelecer novos padres para o ncleo familiar , trazem polmica e questionamentos no seio da famlia, das igrejas e da prpria sociedade. O que melhor para a famlia? Qual o papel e a competncia de cada um em todas essas reas? Se olharmos o que aconteceu ao longo da histria da humanidade, essas questes no so totalmente novas. J houve filsofos, por exemplo, que sugeriram que o melhor para a educao das crianas, no era deixar essa questo por conta dos pais. O estado deveria intervir e dar a educao bsica para todos. E esta discusso no recente. Vem do perodo clssico grego, ou seja, de antes da primeira vinda de Cristo. Da mesma forma, o padro de comportamento quanto sexualidade variou muito de cultura para cultura e de tempo em tempo. De onde tirar orientao para as famlias que seja, ao mesmo tempo, confivel e possa ajudar a desenvolver pessoas saudveis, uma sociedade boa e uma humanidade melhor? Ns acreditamos que essa fonte de conhecimento a Bblia Sagrada. Voltar para a Bblia como orientadora para a sociedade, sem dvida, ser uma ao positiva num mundo to cheio de dvidas e posicionamentos contraditrios. por isso que a Sociedade Bblica do Brasil, para este Dia da Bblia est sugerindo o tema Bblia na Famlia e propondo como versculo base a palavra registrada no livro de Provrbios 14.26: No temor ao Senhor, o homem encontra um forte apoio e tambm segurana para a sua famlia.

1. O alicerce da famlia o temor do Senhor Temer ao Senhor mais do que ter medo. No Dicionrio da Bblia de Almeida, a expresso temor ao Senhor descrita como um tema central na religio do Antigo Testamento. Significa reconhecer a Deus como supremo Criador e justo Juiz (Sl 19.9; 33.8; 34.9; 128.1) e reverenci-lo como tal (Lc 12.5; Fp 2.12-13). Esse tipo de temor no diminui com o amor a Deus, mas, ao contrrio, se eleva a um plano superior (1Pe 1.17; 2.17). Segundo o texto bblico, no temor ao Senhor a pessoa encontra apoio e segurana para a sua famlia. Se numa famlia h o temor ao Senhor, isso ajuda a edificar uma famlia sadia, com bons relacionamentos, e ajuda a desenvolver pessoas sadias, bem estruturadas para viver a vida de forma construtiva na sociedade. Cristos reconhecem que o Senhor Deus o Criador de tudo. A famlia faz parte da criao de Deus. Deus estabeleceu que o ser humano nasa em famlia e se crie em famlia. O prprio Deus assume a condio de Pai. Ele exemplo de pai que cria seus filhos com amor e disciplina. Por isso, uma famlia que teme ao Senhor uma famlia que busca seguir os preceitos e o exemplo de seu Deus e Pai. O prprio Senhor Jesus mostrou seu apreo pela vida em famlia. Ele ensinou sobre o amor, sobre o perdo, aspectos sem os quais nenhuma famlia sobrevive. Seu primeiro milagre aconteceu num casamento. E at na hora de sua crucificao ele se lembrou de amparar sua me. De Jesus temos muito a aprender sobre a vida em famlia. 2. Famlias com apoio Famlias precisam de apoio. Existem muitas situaes que colocam em risco uma vida familiar saudvel. Quando famlias ficam desamparadas, o efeito se nota no apenas dentro do lar, mas tambm na sociedade. bom para a sociedade que famlias sejam amparadas. Famlias precisam do apoio de outras famlias. Um bom exemplo e orientao de quem tem experincia de vida ajudam a orientar famlias e do o apoio de que necessitam. Famlias tambm precisam do apoio das igrejas. As igrejas devem ensinar s pessoas sobre os princpios bblicos que norteiam a vida em famlia. Famlias tambm precisam do apoio do estado. As leis devem refletir princpios naturais do que Deus planejou para a famlia. Boas leis protegem a famlia e lhe servem de apoio. Famlias que tm temor ao Senhor, recebem este apoio de Deus.

Os princpios da vida em famlia, para servirem de apoio s famlias, devem ser ensinados. Por isso que ressaltamos o valor da Bblia na famlia. Quando marido e esposa procuram na Bblia como viver uma vida matrimonial agradvel a Deus, eles recebem esse apoio. Quando pais e filhos procuram na Bblia como viver uma vida agradvel a Deus, eles recebem esse apoio. Quando irmos e irms procuram na Bblia como viver uma vida agradvel a Deus, eles recebem esse apoio. No entanto, se as pessoas buscarem em outras fontes o fundamento de sua vida familiar, elas perdem esse apoio to necessrio para uma vida abenoada e feliz. 3. Famlias com segurana Ser que famlias precisam de segurana? Onde encontrar segurana? Muitos jovens que decidem casar buscam segurana para a vida a dois. Ser que meu casamento vai dar certo? Ser que vou ser feliz? Alguns at procuram como garantia de sua felicidade a possibilidade de separao. Se no der certo, eu me separo dizem eles. A Bblia no diz que a segurana da vida em famlia est na possibilidade de separao. Ela diz que a segurana fruto do temor ao Senhor. No temor ao Senhor, o homem encontra um forte apoio e tambm segurana para a sua famlia. Em ltima anlise, a segurana est em Deus. em Deus que ela deve ser buscada. Como vimos, vivemos dias em que a famlia um dos temas centrais de preocupao da sociedade. Se isso assim hoje, como ser amanh? Na proposta de tema que a Sociedade Bblica do Brasil faz para o Dia da Bblia, est a nfase em trabalhar essa questo especialmente com crianas e jovens. Crianas e jovens precisam aprender sobre o temor ao Senhor e sobre como isso fundamento e segurana para a vida familiar. Que Deus abenoe as igrejas e a todas as famlias nesta reflexo. Bblia na famlia bno para as pessoas, para as famlias, para a igreja, para a sociedade e para a humanidade.

Potrebbero piacerti anche