Sei sulla pagina 1di 1

BAURU, DOMINGO, 26 DE AGOSTO DE 2012 - PGINA 2

JORNAL DA CIDADE

JC Sade
TATIANA PRESSER

Ainda h hostilidade, aponta pesquisa

Homossexuais nas

escolas

sta semana, minha caixa postal encheu de homens e mulheres reclamando do tamanho do pnis. Alguns caras queriam dicas para aumentar o tamanho, algumas mulheres perguntavam se tinha como engrossar. E sempre tem os que reclamam, apesar do parceiro nem se incomodar com isso. Enfim, so mil reclamaes pelo mesmo tema! Queridos e queridas, sei que esta no ser a ultima vez que eu vou falar sobre esse assunto, mas seria to legal se algum dia vocs pudessem ultrapassar essa questo. Enquanto isso no acontece, s podemos rezar... Vamos l! Amores, a nica forma de aumentar o pnis via cirurgia. Mesmo assim, isso para casos extremos. As plulas e bombas que tem por a no provocam mudanas definitivas. No mximo a bomba vai fazer bombar, o que no dura muito. Ento, sabemos de cara que a maioria no vai se beneficiar de um procedimento cirrgico, at porque esse processo no vai adicionar muito mais do que dois centmetros, e, como eu disse, para casos de anomalia. O canal vaginal tem dez centmetros, mas so nos cinco primeiros a maior parte das terminaes nervosas. Logo, por que um pnis tem que ser to grande? A melhor dica que posso dar a capa peniana. Alguns servem para estender o tamanho, outros, a largura. Tem com vrias cores e texturas, vale a pena at para quem no acredita ter esse problema. Amados, corram para o sex shop mais perto e adquiram o de vocs!

Palavra de expert
omens adoram filme porn, mas muitas mulheres no suportam. Bom, realmente muita mentirada neles, e, se assisti-los no acende voc, eu indico os contos erticos. Existem vrios sites com histrias de qualidade e que mexem muito com a imaginao da gente. At porque os homens so muito mais visuais e as mulheres, mentais. No precisa ter vergonha, aproveite o anonimato da internet e divirta-se!

Hostilidade ainda afeta muitos colegas LGBT ISABELA VIEIRA

Situao mais grave


No caso dos travestis, a situao mais grave. Alm da invisibilidade, fenmeno que faz com que os alunos e as alunas homossexuais no sejam reconhecidos, nenhuma escola autorizava o uso do nome social (feminino) e tampouco o uso do banheiro de mulheres. Os travestis no esto nas escolas. A escola exige uniforme, no deixa os meninos usarem maquiagem. Os casos de evaso [escolar] so por causa dessas regras rgidas, explicou Magda. De acordo com a vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Populao LGBT, Majorie Marchi, que assistiu divulgao dos dados, principalmente a excluso educacional que leva muitos travestis prostituio. Aquele quadro do travesti exposto ali na esquina o resultado da falta da escola. Da excluso, disse. Em relao educao sexual, os professores alegam que o tema no muito discutido porque as famlias podem no aprovar a abordagem. Existe um temor da reao desfavorvel das famlias, Mas isso o que eles [os professores] dizem, afirmou Magda. Os estudantes no colocam a famlia como um problema. Aqui, cabe outra pesquisa para saber se as famlias interferem, completou.

s escolas brasileiras so hostis aos homossexuais e o tema da sexualidade continua sendo pouco discutido nas salas de aula. Essas so as principais constataes da pesquisa Homofobia nas Escolas, realizada em 11 capitais brasileiras pela organizao no governamental Reprolatina, com apoio do Ministrio da Educao. A homofobia negada pelo discurso de que no existe estudantes LGBT [lsbicas, gays, bissexuais e travestis] na escola. Mas quando a gente ia conversar com os estudantes, a percepo, em relao aos colegas LGBT, era outra, contou uma das pesquisadoras, Magda Chinaglia. Os dados, com destaque sobre a situao na cidade do Rio de Janeiro, agregam informaes sobre a visita a 44 escolas de todas as regies do pas e trechos de 236 entrevistas feitas com professores, coordenadores de ensino, alunos do 6 ao 9 ano, alm de funcionrios da rede. De acordo com a pesquisa, os homossexuais so bastante reprimidos no ambiente escolar, onde qualquer comportamento diferenciado interfere nas normas disciplinares da escola. Ouvimos muito que as pessoas no se do ao respeito. Ento, os LGBT tm que se conter, no podem [se mostrar], melhor no se mostrarem para serem respeitados, contou a pesquisadora.

Excluso educacional leva muitos travestis prostituio

Violaes aos diretos


Levantamento realizado pela Secretaria de Direitos Humanos identificou a ocorrncia de 6.809 denncias de violaes aos direitos humanos de homossexuais durante o ano passado. Tambm foram constatados ao menos 278 assassinatos relacionados homofobia. O levantamento aponta que, na maioria dos casos (61,9%), o agressor algum prximo vtima, o que pode indicar um nvel de intolerncia em relao homossexualidade. Cerca de 34% das vtimas pertencem ao gnero masculino; 34,5% ao gnero feminino, 10,6% travestis, 2,1% transexuais e 18,9% no informado. Foram identificadas ao menos 1.713 vtimas e 2.275 suspeitos. O coordenador geral de Promoo dos Direitos LGBT da SDH, Gustavo Bernades, disse que o fato de 49% das vtimas de homicdios serem travestis, indicam que este um dos grupos mais vulnerveis violncia homofbica. O levantamento tambm aponta a existncia de grande nmero de casos em que a famlia rejeita os jovens que revelam sua orientao sexual. H, nestes casos, a violncia dos pais que abandonam ou negligenciam seus filhos.

Casos de violncia
A pesquisa no analisou especificamente os casos de violncia, embora os especialistas tenham citado a ocorrncia de brigas motivadas pela orientao sexual da vtima e colhido inmeros relatos de episdios de homofobia. O objetivo que o documento auxilie estados e municpios a desenvolver polticas pblicas para essa populao. As pessoas esto sendo agredidas diuturnamente dentro das escolas, em todas as capitais. A educao um direito. No pode ser [a violncia contra homossexuais na escola]. Presenciamos um menino sendo espancado e sendo chamado de veadinho. Estamos falando de escolas de 6 ao 9, destacou a pesquisadora. No Rio, as secretarias estaduais de Assistncia Social e de Educao trabalham juntas num projeto de capacitao de professores multiplicadores em direitos humanos com foco no combate homofobia. A meta capacitar cerca de 8 mil dos 75 mil professores da rede at 2014.

Para estimular Tire nota boa


Estude sobre sexo! Informao poder e no faltam artigos na internet. Veja os vdeos e estude os podcasts do site.

Pea ao parceiro para explorar seus sentidos com uma pena, gelo ou leo de massagem antes das prelimares.

www.tatianapresser.com.br www.twitter.com/tatianasexpert

Potrebbero piacerti anche