Sei sulla pagina 1di 40

1

Uma publicao da Igreja Batista da Lagoinha Gerncia de Comunicao Edio Outubro/2007. Reviso Ana Paula Costa Estilizao Jussara Costa Capa e Diagramao Luciano Buchacra Proibida a reproduo parcial ou total desta obra, por qualquer meio eletrnico, inclusive processos xerogricos, sem a permisso expressa do autor.

Apresentao

uando voc estiver lendo este livro, no saberemos quais sentimentos estaro habitando seu corao. Podero ser de alegria e de paz. Voc poder ter muitos sonhos e esperanas; entretanto, talvez esteja nutrindo sentimentos de tristeza e solido. Poder estar magoado e decepcionado com a vida, com as pessoas e at consigo mesmo. Por causa disso, se sente terrivelmente s, confuso e sem esperana. Mas saiba que a atitude de abrir este livro no foi por acaso. Algum que o ama muito e que se importa verdadeiramente com voc preparou esta mensagem e a colocou no corao do pastor Mrcio, para que ele pudesse transmiti-la. Voc conhecer uma verdade que mudar para sempre a sua vida. Voc foi escolhido por Deus para ser um vencedor, para ter uma vida abundante e eterna. No se contente com menos, porque voc muito importante para o Senhor. Ele tem o
5

melhor para voc, agora e eternamente. Para que tudo isso fosse possvel, Jesus veio ao mundo e, sem pecado, morreu pelos nossos pecados e ressuscitou. Agora, Ele est ao lado de Deus, intercedendo por mim e por voc. Nas pginas que se seguem, voc conhecer o amor de Deus, ver, por intermdio de realidades bblicas, que Ele sabe tudo a seu respeito e se importa com os detalhes da sua vida. Alm disso, as palavras deste livro lhe indicaro o nico passo capaz de conduzi-lo ao caminho da vida, para que voc tome posse de todas as promessas que Deus tem para seus ilhos. Tome a deciso de ler este livro e resista a tudo que possa impedilo de chegar ao im. No trmino da sua leitura, se voc estiver feliz, sua felicidade ser iluminada pelo brilho do Senhor; se, ao contrrio, voc se encontrar triste e solitrio, a luz de Cristo lhe trar alegria e vida. Voc sentir o calor da presena de Deus e nunca mais experimentar a sensao de estar s.

Jesus conhece voc e se importa com o que pensa


eunidos eles na Galilia, disse-lhes Jesus: O Filho do homem est para ser entregue nas mos dos homens; e estes o mataro; mas, ao terceiro dia, ressuscitar. Ento os discpulos se entristeceram grandemente. Tendo eles chegado a Cafarnaum, dirigiram-se a Pedro os que cobravam o imposto das duas dracmas, e perguntaram: No paga o vosso Mestre as duas dracmas? Sim, respondeu ele. Ao entrar Pedro em casa, Jesus se lhe antecipou, dizendo: Simo, que te parece? De quem cobram os reis da terra impostos ou tributo: dos seus ilhos ou dos estranhos? Respondendo Pedro: Dos estranhos. Jesus lhe disse: Logo, esto isentos os ilhos. Mas, para que no os escandalizemos, vai ao mar, lana o
7

anzol, e o primeiro peixe que isgar, tira-o; e, abrindo-lhe a boca, achars um estter. Toma-o e entrega-lhes: por mim e por ti. (Mt 17.22-27). Neste texto podemos observar que Jesus conhece tanto as coisas visveis quanto as ocultas. Ele sabia da cobrana do imposto, assim como tinha conhecimento do estter que estava oculto na garganta daquele peixe. Da mesma forma, pela sua oniscincia, o Senhor nos conhece e se importa com tudo o que diz respeito a mim e a voc, agindo e intervindo em nossa vida. Saiba que Ele conhece no apenas o seu nome e endereo, mas tambm o seu corao. Jesus se interessou pelo que Pedro pensava a respeito do pagamento de impostos e lhe deu uma instruo quanto ao assunto. Pedro foi inquirido pelos cobradores de impostos, que lhe perguntaram: O vosso Mestre no paga as duas dracmas? E ele, ento, sem consultar a Jesus, disse: Sim, ele paga. Ao entrar em casa, antes mesmo que Pedro falasse qualquer coisa, Jesus o instruiu: Entrando ele em casa, Jesus se lhe antecipou dizendo... Essa frase deixa claro que Jesus conhecia os pensamentos de Pedro antes que ele os pronunciasse. Antes que Pedro perguntasse, Jesus j oferecia a resposta. Por isso Ele questionou: Que te parece, Simo? De quem os reis da terra cobram os impostos ou tributos: dos seus ilhos ou dos alheios? A iseno de impostos a Jesus tem uma justiicativa histrica e remete aos tempos do rei Saul. Esse rei havia feito uma promessa quele
8

que matasse o gigante Golias: ele receberia a mo de sua ilha em casamento e teria a total e vitalcia iseno de impostos, no somente para ele, mas tambm para a sua descendncia. Davi matou o gigante Golias e adquiriu tudo o que fora prometido. Como era da descendncia de Davi, Jesus estava totalmente isento de pagar o tributo. Contudo, Ele no pretendia usar o seu prestgio, e sim, dar o exemplo em tudo, inclusive no pagamento dos impostos. Por isso, chamou Pedro e lhe disse: Vai ao mar (eles estavam s margens do Mar da Galilia), lana o anzol e o primeiro peixe que isgar, tira-o, e entrega-lhes por mim e por ti. (Mt 17.27 o parntese nosso). maravilhoso pensar que, no meio de milhares de peixes, Jesus conhecia aquele na boca do qual Pedro encontraria um estter. Pedro no sabia absolutamente de nada e, sem entender, deve ter pensado: Um peixe?... Mas ser na boca de um peixe que encontrarei as dracmas de que preciso para pagar o imposto?! Ele se preocupava porque Jesus no andava com dinheiro no bolso, nem tinha carteira. Entretanto, quando Jesus lhe disse para lanar o anzol, Pedro certamente se lembrou de uma outra pescaria. Noutra ocasio, recebera do Senhor essa mesma ordem. Jesus ordenara que ele e os demais pescadores lanassem suas redes ao mar, embora tivessem tentado a noite inteira sem pescarem nada. Contrariando todas as evidncias, pescaram tantos peixes que rompiam as redes. Agora seria um nico peixe, um peixinho... Jesus no apenas lhe mandou pescar, como tambm disse
9

que esse peixe estaria engasgado com uma moeda de um estter, justamente o valor do imposto que lhes estava sendo cobrado. Aqueles impostos que estavam sendo cobrados no eram para o benefcio de Israel nem de Jerusalm. Eles favoreciam Roma, um imprio tirano, malvolo, endemoninhado. H uma lio para ns neste texto, tanto no aspecto social quanto no individual. Vivenciamos algumas situaes nas quais julgamos injustas muitas coisas. Mas a Palavra de Deus diz que a nossa justia deve exceder em muito a dos escribas e a dos fariseus. Jesus airmou no ter vindo para revogar a Lei, mas sim, para cumpri-la. O Senhor , em tudo, o nosso exemplo, o nosso modelo de vida e conduta.

10

Deus sabe tudo sobre voc

eus nos conhece. Ele sabe todas as coisas, nada lhe encoberto. Se Deus sabe da existncia de um peixinho que est entalado, muito mais Ele conhece a mim e a voc. Jesus sabe quando voc est triste ou alegre. Ele tem cincia de que voc no possui dinheiro para pagar as muitas contas que esto chegando e sabe de todos os momentos difceis pelos quais voc tem passado. Jesus o conhece profundamente. Ele contempla as suas qualidades, sabe das suas imperfeies, dos seus desejos mais ntimos, das suas carncias e preferncias. Ele sabe o seu nome e sobrenome... Enim, Ele conhece tudo a seu respeito.
11

Ns temos amizade com as pessoas e pensamos que as conhecemos bem. Contudo, o nvel de conhecimento que temos dos outros muito supericial. Pense nas pessoas com as quais convive. Ser que voc as conhece mesmo? Ser que sabe um pouco mais do que o nome delas? Talvez voc saiba o seu endereo, a sua proisso, talvez voc at conhea sua famlia, alguns dos seus gostos, mas no sabe o que vai no corao delas. Por mais ntimo que seja o relacionamento entre as pessoas como o de um casal, por exemplo, que dorme na mesma cama, divide entre si os problemas, convive no dia-a-dia , no podemos dizer que o conhecimento mtuo seja total. Quantas vezes voc se assusta com certos pensamentos aninhados no seu ntimo e, em outras, surpreende-se com algumas das suas reaes, no mesmo? Podemos airmar que somente Deus o conhece mais do que voc mesmo.

12

Voc importante para Deus


ontemplando o universo, onde os satlites artiiciais vo perscrutar o ininito e os planetas, sabendo dos pesquisadores que investigam o Cosmos com telescpios to potentes, podemos perceber a onipotncia e a oniscincia de Deus. Porm, para nos conhecer intensamente, Jesus no precisa de nenhum instrumento. Do mesmo modo que o Senhor sabia da existncia daquele peixe engasgado l no mar da Galilia, Ele sabe como voc est neste momento, exatamente agora, quando l este livro. Deus se importa com voc! Guarde isso no seu corao. Compreenda a profundidade do fato de que, para Deus, voc existe como indivduo e que Ele o conhece melhor do que voc mesmo.
13

Muitos dos moradores de apartamentos, que dividem suas vidas lado a lado, no se conhecem. Vizinhos descem no mesmo elevador, cumprimentam-se diariamente, mas tudo no passa de uma formal saudao. Atualmente, as pessoas vivem muito isoladas, e por isso mesmo entendem que ningum se importa com elas, chegam mesmo a acreditar que o fato de estarem vivas ou no indiferente para as demais pessoas. Por isso de vital importncia que voc abra o seu corao para Deus, para conhecer a plenitude do amor dele e perceber o quanto Ele o conhece e se importa com voc. Deus conhece a mulher que foi desprezada pelo marido, a viva solitria, o pai de famlia desempregado, o empresrio que est cansado, o jovem frustrado, o adolescente complexado, a moa sonhadora e os seus sonhos, at mesmo aqueles que no se realizaram. O Senhor conhece a tudo e a todos. Ele conhece voc! Ele sabe dos pores da sua alma, to escondidos e escuros, repletos de bas lacrados, mas cujo contedo percebe muito bem. Ele conhece a sua intimidade! Ns nem imaginamos o valor que temos para Deus. Fomos comprados por alto preo. O sangue de Jesus simboliza a moeda paga pelo nosso resgate. Deus nos deu o que Ele tinha de mais precioso: seu Filho. Quando compreendemos o quilate da nossa redeno, percebemos o quanto Ele nos valorizava. O anelo do corao de Deus que compreendamos que existimos para Ele e lhe somos preciosos. Se entendermos isso, poderemos vislumbrar o seu amor.
14

Talvez voc, marido, esteja pensando: Eu no existo mais para minha mulher. Ou voc, esposa, pensa que no existe mais para o seu marido nem para seus ilhos. Quem sabe, o empregado acredite que para o seu patro, ele nunca existiu? E muitos so os idosos que, sentindo-se desprezados e abandonados, dizem no mais existirem para a famlia. Tenha a certeza, querido leitor, de que o Senhor se importa com voc. Essa verdade est presente em vrios textos bblicos e o Salmo 139 um deles. Esse salmo de uma eloqncia tremenda quando diz: Se subo aos cus, l ests; se fao a minha cama no mais profundo abismo, l ests tambm; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos conins dos mares; ainda l me haver de guiar a tua mo e a tua destra me sustentar. (Salmos 139.8,9).

15

16

Entregue a Deus os seus cuidados


uo maravilhoso Deus! Se um peixe existia para o Senhor, quanto mais voc! Deus garante, pela sua Palavra, que Ele pode arranc-lo dessa situao difcil pela qual voc talvez esteja passando. O texto de Mateus nos fala de um peixe que icara engasgado com uma moeda. Quem sabe, voc, durante anos, dia aps dia, ms aps ms, vem engolindo algumas situaes e por isso est entalado tambm? Quero lhe dizer que Jesus est vendo-o. Ele o conhece e quer libert-lo. Entregue-lhe toda a sua alio, espere nele e ver que tudo ser resolvido. Imagine aquela cena. Parece at desenho animado: um peixe gordinho, travesso, v no meio da areia, l no fundo do mar, uma coisa
17

redondinha, brilhando... Ele olha o tamanho dela, constata que sua boca maior do que ela e a engole. Mas a moedinha no desce, ica atravessada na garganta. Se Jesus tinha conhecimento daquele peixinho entalado l no mar da Galilia, muito mais Ele sabe de voc, amado, que est a com alguma coisa entalada. a esposa com um n na garganta que no se desfaz, o ilho que tem alguma coisa para falar com o pais e nunca consegue dizer, ou o marido contrariado que sofre sem expressar o seu sentimento. Tantas coisas atravessadas na garganta! Aquele adolescente que est tendo um namoro imoral e cuja culpa est engasgando-o, aquela sogra que muitas vezes disfara as lgrimas e ica engasgada, ou a nora que sai em silncio, entra no quarto, tranca a porta e chora sozinha. Est engasgada, o motivo do choro ica atravessado na garganta. Jesus os conhece a todos. Vocs, meus queridos idosos, que tanto ensaiam para falar com os ilhos, entretanto, aquela conversa ica sempre engasgada, pois nunca tm oportunidade para isso. Vocs, meus queridos idosos, que tanto ensaiam para falar com os ilhos, entretanto, aquela conversa ica sempre engasgada, pois nunca tm oportunidade para isso. Voc, que um proissional to bom e no reconhecido, que ica engasgado em silncio, humilhando-se para manter seu emprego. Jesus sabe de todos vocs e os conhece individualmente. Ele conhece o corao dos pastores, ns, que tantas vezes ouvimos palavras
18

duras que no precisaramos ouvir, mas permanecemos em silncio. Ele sabe. Sabe o que voc engoliu, conhece minuciosamente tudo o que se passa no seu ntimo e que est sufocando a sua alma. Aquele peixe jamais conseguiria digerir a moeda, porque ela no fazia parte da sua alimentao natural, no era apropriada para ele. Voc tambm no vai conseguir digerir todas as coisas que o esto sufocando, porque elas tambm no fazem parte da vida que Deus planejou para voc. Por isso elas esto a, atravessadas na garganta. O amor, o carinho, a aceitao, a bondade e a misericrdia que fazem parte da nossa vida. Como difcil engolir traies, calnias, desamor! So tantas as coisas que no fazem parte da alimentao natural da nossa alma, no ? Por isso que icamos engasgados.

19

20

Deus transforma situaes

udo o que est nos sufocando pode ser transformado. Aquela moeda que mataria o peixe, que o engasgava, era exatamente a soluo para Pedro. Aquela moeda, pagaria o imposto que estavam cobrando de Jesus. Existem determinadas situaes que icam nos esmagando, sufocando-nos. Se voc as entrega ao Senhor, Ele o ensinar transformlas, a torn-las diferentes, comeando por voc, que ser completamente transformado pelo poder de Deus. Certa vez, Jesus estava na casa de um homem chamado Simo. De repente, Jesus estava na casa de um homem chamado Simo. De repente, entrou ali uma mulher muito bonita, cabelos compridos. Cheia de maquiagem nos olhos e muito batom na boca. Era uma prostituta
21

que se apaixonara por muitos homens. Quando ela soube que Jesus estava na casa de Simo, um fariseu, foi at l e, chegando, lanou-se aos ps do Senhor. Chorando, derramou perfume sobre seus ps, enxugou-os com os cabelos, abraou e beijou os ps do Mestre. Veja o que aconteceu ento: Ao ver isto, o fariseu que o convidara, disse consigo mesmo: Se este for a profeta, bem saberia quem e qual a mulher que lhe tocou, por que pecadora. Jesus, ento, olhando para ele, contou uma histria: Certo credor tinha dois devedores: um lhe devia quinhentos denrios, e outro, cinqenta. No tendo nenhum dos dois que pagar, perdoou-lhes a ambos. Qual deles, portanto, o amar mais? Respondeulhe Simo: Suponho que aquele a quem mais perdoou. Replicou-lhe: Julgaste bem. E voltando-se para a mulher, disse a Simo: Vs esta mulher? Entrei em tua casa, e no me deste gua para os ps; esta, porm, regou os meus ps com lgrimas, e os enxugou com os seus cabelos. (Lucas 7.39-44). Aquela mulher poderia ter sido ridicularizada pelo dono da casa, mas Jesus conhecia o corao dela e exaltou o seu gesto, tornando-a conhecida at os dias de hoje.

22

Deixe-se isgar por Jesus

minha inteno nesta mensagem, querido, justamente pesclo. No quero que voc se engane a esse respeito. J lhe joguei a isca, que o amor de Jesus. Ele o conhece e quer t-lo como seu ilho. Ele sabe quando voc se sente desprezado, sozinho, triste e vazio, sabe o que voc engoliu e o que est matando a sua alma, tirando o seu prazer pela vida, destruindo sua esperana e enfraquecendo sua existncia. Ele quer arrancar a moeda, desimpedir sua alma para que voc possa respirar com alvio e descansar. Voc valioso para o Senhor. Ele conhece o tesouro que h em voc, muitas vezes oculto, mas que nas mos dele tem um grande signiicado.
23

A isca foi lanada! Deixe-se ser isgado pelo Senhor. Entenda que, para Ele, voc no s existe, como tambm muito importante. Reaja! No hora de icar parado vendo a sua destruio. Toda situao que est sendo motivo de engasgo em sua vida pode ser transformada. Aceite essa verdade no seu corao. Coloque-se inteiramente nas mos do Senhor. Voc importante para Ele. Deixe seu corao voltar-se para Deus. Se, no mar da Galilia, Jesus viu um peixe entalado, tenha a certeza de que, nesta hora Ele v voc e tudo aquilo que o est engasgando. Para que a sua vida se torne alegre, tranqila, cheia de paz, voc precisa ter uma relao profunda de amor e de graa com o Senhor Jesus. Conte-lhe suas necessidades: Eu devo, eu necessito, eu quero. Exponha-lhe as suas angstias. Deixe seu corao ser conduzido pela graa do Senhor para que Ele transforme e altere aquilo que o est sufocando e tudo seja novo. Fique livre desse aperto no corao. Tudo ser diferente quando voc se voltar para Deus. Mude suas escolhas, reveja seus conceitos e valores e reconstrua-os sob o cuidado de Deus. Reveja suas primeiras obras, arrependa-se, volte ao seu primeiro amor: Jesus. Ele toma voc pela palma da sua mo e diz que com amor eterno o ama. Ele sabe quando voc vacila, quando escorrega, quando peca. Ele sabe tambm quando voc ica entalado com tantas coisas. Procure, nesta hora, transformar aquilo que o est sufocando em adubo para a
24

sua vida. Volte-se para Deus, porque Ele pode transformar maldio em bno. As Escrituras dizem que Deus prova o seu prprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por ns, sendo ns ainda pecadores. (Romanos 5.8). Porque Jesus vive, voc existe tambm. Ele o entende e o compreende; Ele derramou o seu precioso sangue para que houvesse poder de reconciliao entre voc e Deus. Portanto, adore e bendiga o nome do Senhor!

25

26

Uma escolha divina


o fostes vs que me escolhestes a mim; pelo contrrio, eu vos escolhi a vs, e vos designei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permanea; a im de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo conceda. (Joo 15.16). Jesus disse que no fomos ns que o escolhemos, mas Ele quem nos escolheu. Para que fomos escolhidos? Ele nos escolheu para sermos inteiramente dele. E por que Ele nos escolheu? Jesus nos escolheu porque Ele se importa conosco e com aquilo que vai nos acontecer: vida eterna ou morte eterna. Voc e eu no podemos entender o porqu de termos sido escolhidos pelo Senhor sem que tivssemos merecimento algum. Entretanto, Ele nos escolheu para sermos dele. Jesus sofreu, morreu cruciicado e ressuscitou para que, por meio dele, fssemos chamados de ilhos de
27

Deus. O seu amor para conosco a nica razo para essa escolha. O amor do Senhor envolve a todos os homens. Mas nem todos os homens querem estar no plano de escolha do Senhor. Isso no signiica que Deus escolheu uns para a salvao e outros para a perdio. No plano eterno de Deus e da sua vontade absoluta, Ele nos escolheu antes da fundao do mundo. Antes que o mundo existisse, voc e eu j havamos sido escolhidos. Antes da fundao do mundo, o Senhor j sabia, amigo leitor, das mensagens contidas neste livro e que hoje voc as estaria lendo. Ento, permita que esta verdade faa seu corao vibrar: o Senhor o escolheu! Algumas pessoas so muito tristes pelo fato de no terem sido escolhidas para um determinado emprego, para uma promoo, para um casamento. Por isso guardam mgoas, ressentimentos e choram, lastimando: Eu no fui escolhido! Normalmente o homem, na sua concepo seletiva, escolhe o mais forte, o melhor. Mas, na perspectiva de Deus, a escolha no pelo mais capaz, mais gil, mais bonito. Nada disso conta para o Senhor. Ele diz: No fostes vs que me escolhestes a mim, pelo contrrio eu vos escolhi a vs outros. Proclame com o seu corao esta verdade: Eu fui escolhido por Jesus!

28

O Propsito da Vida
ual ser o propsito de Deus para sua vida? Muitos acreditam que o sucesso na vida depende das oportunidades, de estar no lugar certo e na hora certa. Mas no assim. O propsito que Deus tem para ns no se resume no xito momentneo da vida, mas sim no sucesso de alcanarmos a salvao e a vida eterna, para a qual fomos por Ele designados. Essas, sim, dependem de estarmos no lugar certo e na hora certa. O lugar certo em Jesus e a hora certa agora, porque o amanh pertence a Deus, e a Palavra nos exorta dizendo: Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto est perto. (Isaas 55.6). Foi o prprio Jesus quem disse: [...] eu vim para que tenham vida e a tenham em abundncia. (Joo 10.10). Ao airmar que veio para nos dar vida em abundncia, Ele no se refere apenas ao sentido biolgico, ou seja, vida fsica, mas tambm a um estado de esprito, de paz,
29

de alegria e de plena comunho com Deus. a vida do Todo-Poderoso dentro do homem, uma vida abundante que comea aqui e dura eternamente. Muitas vezes pedimos algumas coisas e no as recebemos, porque nem sempre o que estamos buscando realmente o melhor, segundo a vontade de Deus para ns. No livro de Tiago, est escrito: Pedis, e no recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres... (Tiago 4.3). Para prosseguirmos com a vida abundante com a qual fomos agraciados, precisamos permanecer em Deus e realizar sempre a sua vontade, fazendo pedidos que lhe agradem e que gloriiquem e exaltem o seu Nome. Algumas vezes, por voc no estar preparado para receber aquilo que pede ao Senhor, no v seu pedido atendido. Nesses momentos, aguarde, conie e descanse no Senhor. Creia que Deus bom e que a sua misericrdia dura para sempre. Permita que seu corao seja envolvido com esta gloriosa verdade: voc foi escolhido pelo Senhor para ter uma vida abundante! Deus no escolheu o homem para uma vida de sofrimentos, lutas, guerras, egosmos e solido. No! Deus criou o homem para viver lado a lado com Ele no paraso, gozando de todas as delcias que Ele criou. Essa qualidade de vida nos oferecida gratuitamente. No precisamos fazer nada, nem obras, nem sacrifcios, apenas crer que Deus existe e que enviou seu nico ilho para morrer na cruz por ns. Jesus Cristo foi cruciicado, morto e sepultado, mas ressuscitou ao terceiro
30

dia e est sentado direita de Deus Pai. Precisamos receber Jesus em nosso corao como Senhor e Salvador. S assim teremos a vida que Deus nos oferece.

31

32

Voc foi escolhido

alvez at hoje voc esteja se sentindo rejeitado, porque ningum o escolheu ainda. Essa a mentira na qual o diabo quer que voc acredite. Voc precisa receber a Palavra de Deus como verdade. Est escrito no livro de Efsios: Assim como nos escolheu nele antes da fundao do mundo, para sermos santos e irrepreensveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para adoo de ilhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplcito de sua vontade. (Efsios 1.4,5). Alegre-se! Voc foi escolhido pelo Criador do universo. Ele, que o mais importante, o mais sbio, o mais justo, o mais poderoso, selecionou voc para seu ilho. Essa a verdade transformadora. Ela faz a diferena. Guarde-a no seu corao. O Senhor o amou, escolheu-o e o designou para ser vitorioso. Voc no nasceu para ser um derrotado. A Palavra diz: Em todas estas coisas, porm, somos mais que vencedores,
33

por meio daquele que nos amou. (Romanos 8.37). Voc mais que vencedor porque foi eleito para vencer! Com Cristo, voc j entra nas batalhas como vitorioso. O Senhor nos escolheu sem que nada tivssemos para agradarlhe. Nunca se esquea de que o amor de Deus que nos alcana, no somos ns que o alcanamos; e s por meio de Jesus alcanamos a verdadeira comunho com o Pai. Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ningum vem ao Pai seno por mim. (Joo 14.6).

34

Aceite a escolha de Deus


Bblia nos diz que aquele que permanece em Cristo uma nova criatura, cheia de alegria e de paz (2 Corntios 5.17). Ele tem comunho ntima com seu Criador e, por isso, d bons frutos de amor, de perdo, de mansido... Voc foi escolhido para vencer e gerar novas vidas em Cristo por meio dos seus frutos. Agora o momento para que, diante do Senhor, voc assuma a sua posio de vitorioso. Deus se importa com voc, por isso o escolheu para ser seu ilho, para lhe dar a vida em abundncia. Voc tem o livre arbtrio, que a sua vontade prpria. Voc precisa querer ser escolhido por Ele. Voc quer se tornar ilho de Deus? Quer receber Jesus com seu Senhor e Salvador, entregando-lhe a sua vida? Voc quer experimentar o novo nascimento do qual Jesus fala? (Joo 3.3). Na Palavra de Deus
35

est escrito: Aquele que confessar que Jesus o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele, em Deus. (1 Joo 4.15). Este o momento de Deus para a sua vida! Se voc cr em Jesus como Filho de Deus e quer aceitar todo o amor que Ele lhe oferece, receba-o como Senhor absoluto da sua vida, como seu suiciente Salvador. Fale com o Senhor, ore com Ele, conforme a orao abaixo: Deus, a tua Palavra diz que no fomos ns que escolhemos a Ti, mas que tu nos escolhestes para que o teu propsito se cumpra em nossas vidas. Sei que no tenho cumprido os teus desgnios, antes, tenho vivido segundo a minha vontade. Reconheo que sou pecador e que o pecado tem me separado de ti. Por isso eu te peo: perdoa os meus pecados. Eu creio que voc se importa comigo e por isso enviaste teu nico Filho para morrer na cruz em meu lugar. Eu aceito, eu quero ser escolhido por ti. Eu abro, nesta hora, a porta do meu corao e recebo a Jesus Cristo como meu Senhor e Salvador, entregando-lhe o controle total da minha vida. Ensina-me o caminho em que devo andar a partir de agora, para que minha comunho contigo seja plena e eu possa viver a vida abundante prometida por Jesus. Tomo posse pela f da nova vida em Cristo. Amm!

36

Uma publicao da Igreja Batista da Lagoinha Gerncia de Comunicao Rua Manoel Macedo, 360 - So Cristvo CEP 31110-440 - Belo Horizonte - MG www.lagoinha.com

Potrebbero piacerti anche