Sei sulla pagina 1di 43

Criao: 1887/02-06-82 - Renovao de Autorizao n CEB/377/2009-CEE/MT e Portaria de Credenciamento 152/06 de 11/08/2006 Av. Blumenau, 1831 .

Bairro Morada do Sol E-mail: mariospinelli@brturbo.com.br Sorriso-MT - CEP:78890-000 - Fone/Fax: (66) 3544-1955 e Fone 3544-5501 Projeto BANDA ORQUESTRA MRIO SPINELLI A msica no meio escolar

Intermediadora na formao cultural, intelectual, interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar e profissionalizante dos alunos, comunidade escolar e sociedade.

Autor: professor CLODOALDO BEZERRA DA SILVA Email: clodoaldobez@hotmail.com

JUSTIFICATIVA Figura n.1:

A educao o fundamento mais peculiar na escola, tendo como ferramenta a msica, as artes cnicas, visuais, os esportes entre outros... Em 2012, daremos continuidade s aes iniciadas no ano de 2010, atendendo s necessidades da comunidade escolar, tais como uma banda formada por alunos, com shows realizados durante as gincanas, formaturas e momentos culturais em 2010 / 2011. Essas atividades eram realizadas por DJs e/ou bandas seculares, cujo pagamento do contrato era feito atravs de promoes. Outro fator negativo era que tais profissionais no tinham vnculo direto com a comunidade escolar ou com propostas pedaggicas educacionais. Figura n.2:

Segundo Duarte Jnior (1994), alguns cientistas e matemticos vem a imaginao como um fruto da alienao mental humana, seus conceitos e frmulas so elaborados sobre o concreto, no aceitando o abstrato produzido pela imaginao e criao. Assim, para os adeptos dessa viso, a Arte um simples passa tempo no qual o homem esconde a realidade proporcionada pelo mundo atual. Sobre o ponto de vista racional a Arte realmente leva o homem a submeter suas fantasias, seus problemas, suas vivncias de mundo e perspectivas para as criaes musicais. Sendo que, em momento algum ele est fugindo deles, a Arte no funciona como vlvula de escape, pelo contrrio, ela denncia e relata cruelmente a realidade vivida.

O exemplo claro desse fato, foi o exlio de vrios compositores e intrpretes da msica brasileira durante o Perodo Militar, quando atravs de canes de protesto, eles demonstravam suas insatisfaes com os governantes daquela poca. A Arte proporciona a liberdade de expresso e no a alienao mental. Pensando sobre o ponto de vista emocional, a racionalidade proposta pelos cientistas e matemticos aqui serve simplesmente como forma de ponte cronolgica entre homem-pensamento-criao. Atravs das frmulas, das descobertas cientficas e tecnolgicas os pensadores racionais marcam os sculos e a histria. Mas s conseguem registr-los e mostr-los para todas as camadas sociais com os movimentos artsticos, como a Revolta da Vacina (1904), cuja razo principal foi as condies de misria que as elites dominantes impunham populao e como formas de protesto utilizaram faixas e msicas. At hoje em campanhas preventivas, a msica utilizada como forma de manipulao da massa popular. Portanto, acreditamos que a msica deve ser pensada como um dos fatores fundamentais para desenvolvimento cognitivo, emocional e intelectual do ser humano. Esta grande significncia da msica na vida do ser humano, s possvel devido a sua grande riqueza, tanto em termos tericos quanto interpretativos. At mesmo por que a humanidade est em constante mudana e tudo que no se mostra qualitativo, rapidamente abolido e esquecido. Assim a msica possui vrias formas de linguagem, podendo ser apropriada e executada de formas distintas em lugares e contextos variados. Figura n. 3:

Atravs da msica podemos utilizar vrias formas de expresso, principalmente, no Brasil, onde se encontra estilos distintos e variados. Cada povo traz uma enorme variedade na bagagem cultural, por isso no possvel estabelecer uma regra nica para a experincia musical. Uma fonte comercial utilizada atualmente na nossa realidade advm das chamadas msicas-comerciais que so produzidas com um nico objetivo: as vendas so exploradas em todas as rdios retratando temas banais e fteis embora rapidamente esquecidas pela massa popular. Tem um carter apelativo e possuem alguma coreografia. O que exemplifica o fato

relatado acima a execuo de uma obra-musical por dois grupos diferentes: profissionais e autodidatas. O primeiro, devido ao grau de escolaridade (teoria) e o segundo a sua vivncia de mundo e tradio cultural (prtica) faro apresentaes diferenciadas. O que se faz notvel a interao entre os dois grupos: em o estudo de uma pea ou em uma apresentao, os dois vivem os duplos momentos. Como tambm pode o primeiro simplesmente executar uma partitura e sair de cena ou o segundo no l se quer uma cifra, mas sentir a emoo proporcionada pela execuo. Os dois esto vivenciando e produzindo msica. Dessa forma a msica importante essencialmente para o ser humano no como formadora exclusiva de artistas, mas sim como elemento essencial da vida que possibilita ao homem um maior desenvolvimento do seu mundo emocional e racional. Para Duarte Jnior (1994) a primeira funo cognitiva, ou pedaggica, da Arte: apresenta nos eventos pertinentes a esfera dos sentimentos, que no so acessveis ao pensamento discursivo. Atravs da Arte somos levados a conhecer nossas experincias vividas que escapam a linearidade da linguagem. A Arte utilizada como forma de expresso dos nossos sentimentos, desejos, fantasias, medos que so produzidos e guardados pelo nosso crebro vindo a manifestar quando sentimos algo que nos lembre aquele momento guardado e catalogado, que geralmente so as sensaes de prazer ou medos (traumas). Por conseguinte, podemos afirmar que a msica elemento fundamental que no pode ser abolida da formao sentimental e cognitiva na vida de uma criana. A liberdade de expresso proporcionada pela Arte de um modo geral arrasta multides de executantes e admiradores de todas as idades, raas e classes sociais. Sendo democrtica, percebemos que no existe uma msica, mas sim, vrias msicas, que proporcionam ao ser humano as mais diferenciadas e ricas experincias de expresso e resignificao da vida. Figura n. 4:

No Brasil, foi com a Abolio da escravatura que surgem as primeiras crianas e jovens de rua, so filhos dos negros que sem lugar para morar e comer se vem obrigados a se

alojarem nas ruas. Logo surge um importante e lamentvel fato na histria da humanidade brasileira. Hoje milhes delas vivem nas ruas onde se prostituem e se transformam em usurios de drogas, sustentando quase em 60% o trfico de droga do pas, dividindo-se entre vendedores e usurios. Percebemos que com a utilizao da educao musical infantil e durante a adolescncia e juventude aplicada atravs de palestras, apresentaes e aulas em praas pblicas, instituies ou mesmo nas salas de aula, com educadores ou membros da sociedade que tenham embasamentos tericos para relatarem o tema proposto, atravs da valorizao da criana do adolescente e dos jovens como ser humano, desenvolvendo temas educativos e utilizando a msica como meio de comunicao. Podemos reduzir ou mesmo erradicar esse fato deprimente na sociedade brasileira. Essas crianas, esses adolescentes e jovens quando frequentam as instituies, participam de atividades artsticas que utilizam a msica como veculo condutor no resgate da auto-estima, principalmente daquelas carentes. As instituies citadas acima surgem no Brasil por volta de 1820 como uma tentativa de equacionar o nmero de crianas e jovens existentes nas ruas. O que percebemos que no funcionou de forma adequada. Relata Beyer (1998), nesse perodo a infncia no tem o seu valor reconhecido, parece mais uma punio e no um direito para as crianas. Nessa fase a msica aparece como atividade enriquecedora dos valores femininos, pois as moas de famlia deveriam ser prendadas. Nasce aqui uma msica voltada para a classe dominante. Surgindo tambm os primeiros conservatrios de msica que ampliariam os conhecimentos das classes mais favorecidas economicamente. Enquanto na Europa a msica j se firmava nos currculos escolares, no Brasil era voltada para as classes mais favorecidas. O modernismo foi um dos mais importantes movimentos da Arte no Brasil, marcando significativamente o cenrio artstico do pas. Esse movimento teve como ponto fundamental, a Semana da Arte Moderna que aconteceu no Teatro Municipal de So Paulo no ano de 1922. Suas propostas fazem parte da vida dos artistas contemporneos, at os dias atuais. Podemos perceber que nos anos anteriores a Semana da Arte Moderna, a msica popular brasileira no era valorizada. Segundo Travassos (2000), vrios compositores usavam pseudnimos para protegerem a integridade do seu nome. Pois a sociedade conhecia o gnero erudito como predominante, as msicas populares eram consideradas vulgares e quem as compunha no tinha reconhecimento e respeito, ficando impossibilitado de se destacar no cenrio artstico e erudito. Somente Pixinguinha e Donga tiveram coragem de mostrar as

razes da msica brasileira usando o prprio nome e gravando o primeiro samba. Registrando seus nomes na histria e sendo reconhecidos como pioneiros no cenrio popular. A partir da Semana da Arte Moderna, acompanhou-se uma abertura crescente para as novas expresses artsticas brasileiras. Em msica, cresce tanto o estilo erudito como o popular, as crescentes mudanas so inquestionveis e notveis, um novo mundo de ritmo, sons, tcnicas e composies at chegarmos hoje imensa riqueza musical brasileira. No podemos deixar de ressaltar a importncia de Mrio de Andrade nesse movimento, que embora fosse escritor, publicou grandes obras literrias divulgando a msica e a cultura brasileira. Figura n. 5:

No mbito educacional na primeira metade do sc. XX, as disciplinas de Desenho, Trabalhos Manuais, Msica e Canto-Orfenico fizeram parte dos programas das escolas primrias e secundrias, a figura do educador funcionava com um exemplo a ser seguido e imitado. O que se avaliava era a qualificao do trabalho, no utilizando as tcnicas como ponto primordial no desenvolvimento do contedo proposto, pois nem os educadores se mostravam aptos para domin-las.

O Teatro e a Dana funcionavam somente como atividades comemorativas, nas festas das mes, dos pais, Pscoa, Natal e todos os outros eventos que tivessem carter festivo. O ensino de msica sente a necessidade de se firmar como disciplina no meio educacional. Fazendo parte durante muito tempo do carter festivo como o teatro e a dana, perceberam uma grande lacuna no desenvolvimento da sensibilidade infantil, nesse perodo, que pode ser trabalhado e explorado no processo de musicalizao infantil. A falta de material adequado associado a vrios outros fatores, muitas vezes funcionava como uma espcie de barreira entre criana, sensibilidade e educador. O que at hoje no deixa de ser um fator negativo devido ao baixo poder aquisitivo dos professores e o alto custo das obras, em especial as mais completas. A Arte, no Brasil, sempre esteve ligada a lutas e manifestaes populares, existindo mesmo que de forma contraditria um forte elo entre o ensino de msica e polticas governamentais. Mas foi nos anos 30 no governo de Getlio Vargas atravs do decreto da lei (n.o 19.890 de 31 de abril, art. 30) que as aulas de msica passaram a ser obrigatrias para todos os nveis de ensino. O que distanciou a msica nas escolas do fazer-criativo. At mesmo por que no governo de Vargas s poderiam veicular as msicas que apresentassem os feitos polticos do governo e exaltassem as belezas naturais do Brasil. Fora naquele momento que Ary Barroso comps Aquarela do Brasil, uma cano cujo tema central a exaltao da natureza brasileira. No campo educacional musical a necessidade se concretiza atravs do compositor Villa-Lobos, que segundo Emerlinda A. Paz (2000) depois de haver se consagrado nos grandes centros culturais do mundo, retorna ao Brasil para se ocupar de uma grande e importante tarefa: a implantao do Canto Orfenico na educao musical. Atravs do decreto citado acima, Villa-Lobos recebe a indicao para as funes do orientador de msica e Canto Orfenico no Distrito Federal. Villa-Lobos cria cursos para a capacitao dos professores, biblioteca de msica nas escolas, publicao de livros, peas teatrais educativas entre outras criaes importante ressaltar o SEMA, Superintendncia de Educao Musical e Artstica. O Canto Orfenico espalhou pelo pas trazendo uma idia de civismo. Que mais tarde substitudo pela educao musical, criada pelas Leis de Diretrizes e Bases de 1961 (PCN, 1997). Nota-se que at ento a forma utilizada pelos educadores era o da imitao em todas as reas artsticas. Com o passar dos anos as novas idias foram surgindo e o ensino da Arte foi sendo repensado e voltado para o desenvolvimento natural da criana, valorizando suas

formas de expresso e de compreenso do mundo. Agora o que se deve ser valorizado o desenvolvimento do aluno e sua criao. Pensando assim, os educadores comearam a se prepararem teoricamente e as aulas de artes plsticas, educao musical, teatro e danas tiveram um novo sentido no meio educacional e na sociedade. O educador musical deve incentivar o aluno a improvisar, criar e principalmente valorizar sua auto-expresso. Buscando, assim, a sensibilidade, a imaginao e o desenvolvimento cognitivo de suas habilidades psico-motoras. Em 1971, pela Lei de Diretrizes e Bases Nacional, a Arte includa no currculo escolar com o titulo de Educao Artstica, mas considerada Atividade Educativa e no disciplina. (Parmetros Curriculares Nacionais pg.28) O que pareceu um progresso o incio de um caos. Com a implantao da nova Lei percebemos que ocorre o desaparecimento das aulas de msica nas escolas curriculares. Sendo assim no existiria mais a aula de msica e consequentemente o educador musical com habilitao especfica desapareceria. Como consequncia desse fato surge ento a figura do professor polivalente (o mesmo professor administraria aulas de plsticas, teatro e msica), educadores mal qualificados, entrando nas salas e resistindo ao tempo e a novas propostas de inovao, provocando ao longo dos anos a decadncia do ensino artstico e a alienao dos alunos. Uma conseqncia grave foi descontinuidade das aulas, provocando uma queda no rendimento dos alunos e contedos propostos. J do ponto de vista organizacional, a conseqncia a ser destacada foi o papel perifrico das aulas de msica nos currculos, devido ao pequeno nmero de aulas dedicadas a esse contedo e o descaso com que a disciplina retratada. Percebemos que os educadores no se mostravam aptos didaticamente para ministrarem as aulas, com isso os alunos no se interessavam pelo contedo provocando a decadncia da msica no ensino educacional. Passaram-se 80 anos e a Arte no tem seu valor reconhecido dentro da sociedade. Continua a assumir o papel decorativo e festivo dentro de algumas instituies. Nas salas de aula os professores atuam em todas as reas artsticas, dependentes de sua formao e habilitao. Comprovando mais uma vez a decadncia do ensino musical. No meio educacional percebemos que no existe o nmero adequado de especialistas na rea musical. Logo, as aulas de msica so ministradas por professores polivalentes e profissionais atuantes em outras reas.

Nos anos 80, surge o movimento da Arte-Educao, uma tentativa de conscientizar, orientar e organizar os educadores da rea artstica. Verifica-se, at hoje, que so promovidos congressos e seminrios numa tentativa de equacionar a alienao cultural dos educadores. Favorecendo, assim, os alunos e mais tarde a sociedade. Com a Lei n. 9.394/96, revogando as disposies anteriores a Arte considerada obrigatria na Educao bsica. O ensino da Arte constituir componente curricular obrigatrio, nos diversos nveis da Educao bsica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos (ART. 26 pargrafo 2). (Parmetros Curriculares Nacionais -pg 30) Podemos perceber que existe uma grande necessidade, por parte dos educadores musicais, de aproximarem dos professores do ciclo bsico. Para estudiosos da educao musical, como Souza; Hentschke; Oliveira; Del Bem; Mateiro (2002) detecta-se essa busca uma vez que o professor especialista em msica, por vrias razes, est cada vez menos presente nas escolas. Pode-se afirmar uma nova orientao da rea que inclui tanto o professor especialista como o de sries iniciais que trabalham com msica. Essa orientao uma soluo emergencial, diante do escasso nmero de professores especialistas em msica atuando nas escolas. A situao da aula de msica nas escolas brasileiras tem se mostrado cada dia mais crtica, a escassez afirmada acima notvel em todos os meios educacionais que envolvem a msica, como disciplina. Mas um fato que nos incomoda que a grande massa artstica recm graduada no est atuando no mercado de trabalho como gostaria e existe uma grande escassez na rea escolar. Ser que esses profissionais esto qualificados profissionalmente para atenderem a exigncia do mercado de trabalho atual? um questionamento indispensvel, que nos mostra atravs da soluo emergencial (a necessidade de duplicidade entre o professor de sries e o especialista) e da escassez de profissionais nas aulas de msica nas escolas, que vrios professores recm graduados no Brasil no esto preparados profissionalmente e que a msica no tem o seu devido valor. Segundo Kraemer (2000), a msica s conseguir se firmar no meio educacional quando se unir aos campos da esttica, sociologia, psicologia e pedagogia dentre outras. Os fatores de crise da aula de msica na escola, depois da predominncia do canto orfenico durante algumas dcadas fazem surgir novas experimentaes e uma necessidade de conceber a educao musical como uma nova cincia do conhecimento.

Assim, mais tarde a Educao Artstica passa a ser chamada de Arte sendo includa no currculo como rea e dividida. A figura do professor polivalente no se faz mais obrigatria, cada educador especializa-se em sua habilidade artstica. Aps muitos debates e manifestaes de educadores, a atual legislao educacional brasileira reconhece a importncia da Arte na formao e desenvolvimento de crianas e jovens, incluindo-a como componente curricular obrigatrio da educao bsica. No ensino fundamental a Arte passa a vigorar como rea de conhecimento e trabalhado com as vrias linguagens, visando a formao artstica e esttica dos alunos. A rea de Arte, assim constituda, refere-se s linguagens artsticas, como as Artes Visuais, a Msica, o Teatro e a Dana (Trecho extrado do Texto: Arte no Ensino Fundamental). Percebemos que mesmo com todas as mudanas causadas pelo tempo e pela necessidade de desenvolvimento da sociedade. Em pleno sculo XXI, encontramos educadores cedendo os horrios de Arte para reposio de matrias como: matemtica, fsica, histria e todos os outros. O Sistema Educacional Artstico Brasileiro no tem seu os devidos reconhecimentos, so educadores mal qualificados que desvalorizam a Arte de um pas to rico culturalmente, deturpando a sociedade e os seus valores emocionais. Figura n. 6 e 7:

No campo musical infantil, vrios foram os progressos registrados ao longo da histria. Mas observamos que o sistema educacional artstico ainda falho e muitas vezes esbarram em regras criadas pelos meios institucionais. Os educadores muitas vezes no possuem a qualificao profissional exigida pelo mercado de trabalho, dificultando a sua entrada no meio educacional e provocando o declnio da Arte.

O Ensino de Msica Nas Escolas Pblicas: Uma Reflexo Sobre As Contribuies da Msica Para O Desenvolvimento Educacional dos Alunos

Um grupo de pr-escolares na Califrnia teve aulas de piano uma vez por semana, enquanto outros membros da classe tiveram treinamento em computadores, e um terceiro grupo no teve nenhuma instruo especial. Os pianistas iniciantes tiveram notas 34% superiores as dos outros grupos, nos testes destinados a medir a capacidade de raciocnio tempero-espacial caractersticas requeridas para matemtica, xadrez, cincias e engenharia. interessante observar que as crianas que aprenderam computador no tiveram notas mais altas do que aquelas que no haviam recebido nenhuma instruo especial (A Importncia da Msica para as Crianas, 2002- pg.18). Com base nessa afirmao, observamos a importncia do ensino de msica dentro das escolas. extremamente absurdo querer aboli-la do currculo escolar. Vrios foram os progressos registrados ao longo dos anos pelas crianas, adolescente e jovens que tiveram a disciplina como forma de educao. Ao aprender Arte na escola, o jovem poder integrar os mltiplos sentidos presentes na dimenso do concreto e do virtual, do sonho e da realidade. Tal integrao fundamental na construo da identidade e da conscincia do jovem, que poder assim compreender melhor sua insero e participao na sociedade, tornando indivduos menos violentos e conscientes do seu verdadeiro papel no mundo. Outro fator significativo que jovens que tiveram aulas de msica desde a infncia tem menos disposio para engajar no mundo das drogas e possuem maior habilidade para aprender matemtica e cincias. Logo sentiro menos dificuldades para se adequarem ao mundo atual e ao mercado de trabalho, pois so cidados mais flexveis e aptos s mudanas.

A msica educa o intelecto, formando indivduos dotados culturalmente. O Brasil um pas de uma enorme diversidade cultural, devido s vrias raas que contribuem para nossa formao musical tanto na colonizao como na globalizao. S far parte do primeiro mundo quando investir em educao e valorizar sua riqueza cultural, acabando assim, com a alienao e o analfabetismo. Um povo preparado culturalmente e com nveis superiores em educao. So cidados conscientes e dotados de inteligncia. O submundo no conhece a educao como deveria e tampouco sua cultura, que passada de pai para filho baseado nos modelos arcaicos, vive como escravos mentais e so facilmente manipulados. A msica retratada como um ritual festivo, sendo utilizada nas comemoraes e celebraes. O aluno desenvolve sua cultura de Arte fazendo, conhecendo e apreciando produes artsticas, que so aes que integram o perceber, o pensar, o aprender, o recordar, o imaginar, o sentir, o expressar, o comunicar. A realizao de trabalhos pessoais, assim como a apreciao de seus trabalhos, os dos colegas e a produo de artistas, se d mediante a elaborao de idias, sensaes, hipteses e esquemas pessoais que o aluno vai estruturando e transformando, ao interagir com os diversos contedos de Arte manifestados nesse processo dialgico. No desvalorizando as demais disciplinas, mas reconhecendo a arte como um todo, ela se faz to importante quanto o portugus, a matemtica, a qumica, a fsica e outras, devendo ser valorizada, apreciada e estudada. Atravs da msica, principalmente quando ensinada nos ciclos fundamentais a criana desenvolve a imaginao, a sensibilidade, as habilidades cognitivas e psicomotoras. No Brasil encontramos uma enorme variedade cultural, o que possibilita a melhor explorao das inmeras formas de linguagens musicais como fonte de aprendizado, no podendo a educao musical ser ensinada do mesmo modo em todas as escolas, At por que, cada indivduo traz em sua bagagem gentica uma diversidade cultural, que varia dentro do mesmo estado, onde sofre influncias dos africanos, europeus e indgenas. O lundu, por exemplo, um estilo musical trazido pelos negros africanos e propagado nas senzalas, como formas de dana eram utilizadas as umbigadas.

Figura n. 8:

J o maxixe traz em sua formao a influncia europia, no sendo esse estilo bem aceito pelas comunidades religiosas, devido ao seu requebrado exagerado. Se tornado sensual e afrontando a moral e os bons costumes daquela poca.

A modinha foi um estilo trazido pelos portugueses. Conseqentemente novos gneros foram surgindo, como o choro, o samba e os demais estilos que conhecemos. No tenho a pretenso de retratar neste breve pargrafo a histria dos gneros musicais. Pretendemos sim, ajudar os educadores a entenderem o seu papel no contexto educacional. Pois, no possvel estabelecer um programa nico para se ensinar msica, cada criana traz de casa uma vivncia cultural diferente das demais preciso detect-la e expandir seu horizonte com informaes adequadas e significativas. Ao educador cabe no s estabelecer um propsito como produto final, mas tambm busc-lo de diferentes maneiras, respeitando a individualidade de cada um. Sendo assim, mesmo com todas as descobertas o mundo musical espera e garante a chegada de novos compositores e estudantes de msica proporcionando a eles variadas sensaes e saciando a escassez do mercado de trabalho profissional dentro das escolas. Pois segundo Jussamara (2002), existe uma grande escassez dentro da escola de professores de msica especializados. As maiorias das aulas so ministradas por professores regentes. A LDB 9.394/96, vigente atualmente, concebe a rea de artes como disciplina obrigatria nos diversos nveis de educao bsica (BRASIL, 1996). Mas tanto a 5692/71 como 9.394/96 no estabelecem uma autonomia para a msica dentro da escola, principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental, e ensino mdio em que as aulas de Arte so ministradas pelo professor regente ou especfico de artes ou outra disciplina da turma e no por um professor especfico da rea. Para Penna (2001), os PCNS trazem no documento para 1 e 2 ciclos propostas especficas e no se v proposta para o ensino mdio para o ensino da msica que, mesmo apresentando alguns problemas, proporcionaram o contato dos profissionais, atuantes nesta etapa da educao escolar, com questes referentes educao musical na escola. Percebemos que mesmo com todas as tentativas governamentais e revolucionrias, a Arte no reconhecida no meio educacional, principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental, e ensino mdio precisando ser repensada e valorizada. Sua importncia discutida ao longo desse projeto que tambm motivo de pesquisa se faz notvel para o desenvolvimento das habilidades. Os educadores musicais precisam se qualificar profissionalmente para garantirem a expanso da msica no meio educacional. Consequentemente diminuindo a escassez da rea musical nas escolas. Entender e estudar a Arte reconhecer o verdadeiro valor do ser humano, submetendo-o a experimentao de suas emoes, sentimentos, desejos e fantasias. Ajudando a formar um mundo menos violento e mais crtico, fortalecendo a idia de

coletividade e o bem comum. No podemos extinguir o ser humano do meio escolar, logo, no podemos extinguir a msica dos currculos escolares, desta forma, estaramos privando o ser humano de seu desenvolvimento emocional, psicomotor e cognitivo. As novas propostas de educao musical requerem uma anlise profunda, sobre a forma e moldes de ensino, na sociedade brasileira e especificamente nas regies do interior ainda no se verifica valorizao do profissional msico, quanto regulao da profisso, tanto que para ensino de msica teremos muitos tcnicos em msica e poucos licenciados ou bacharis em msica mesmo com trs anos de prazo para regulamentao e desenvolvimento dos trabalhos com msica, ou preparao de professores interessados em inserir ensino musical na sua disciplina de atuao, ser necessrio investir em formao para o atendimento desta rea disciplinar, uma vez que entendemos que a prxis terica deve se direcionar para prtica onde o alcance qualitativo de ensino se tonar eficaz. Vendo sobre esse ngulo; fomentar o aluno, professores pais e interessados ou o novo profissional da msica dessa gerao a experimentar novos horizontes no futuro como musicista, tcnico em msica, regente, licenciado em artes musicais, ou bacharel em msica, propondo uma formao mais peculiar, capacitando novos educadores em atividades que incentivam o uso da msica no ambiente escolar como ferramenta de ensino por meio de uma banda orquestra implementando a cada ano aes, pesquisas, conhecimentos, tcnicas, cursos e, sobretudo instrumentos adequados para orquestras e bandas, consolidando a cultura musical dentro da escola e sociedade.

Oficinas Preparatrias

O ncleo pedaggico formado por msicos e educadores, conselho deliberativo da escola estadual MRIO SPINELLI tem como objetivo montar oficinas preparatrias voltadas aos educadores e educando, pais e interessados no assunto que se prontifiquem a estar nessa empreitada da instituio... A Orquestra dentro da escola tem como objetivo alm dos conhecimentos adquiridos em sala, oportunizar ao aluno que experimente e torne o uso da msica meio de orientao vocacional para a rea especifica de atuao instrumental e reas que sugerem esses profissionais, alm de atender s necessidades educacionais tais como, msica nas gincanas, formaturas, show artsticos culturais, missas, cultos, festival de msica estudantil, apresentaes em praas pblicas, concertos, audio, recital.

A msica pode ser uma poderosa ferramenta de desenvolvimento, promovendo a elevao da auto-estima e ampliando o universo criativo de estudantes e professores. As mais diversas reas de pesquisas tm se interessado em estudar como a msica interage no campo social, psicolgico e emocional e educacional dos indivduos. Estudiosos, musico terapeutas australianos tm verificado como a msica capaz de atuar na cura do estresse, fadiga e depresso. Nesse estudo, plulas musicais - gravaes de msicas que envolvem os sons de instrumentos como o violino, piano e sons da natureza em um aparelho parecido com o walkman so ouvidas duas vezes ao dia pelos pacientes com tais sintomas, e a cada seo auditiva as gravaes vo sendo eliminadas do aparelho, para que no haja a superdosagem. (Matria veiculada no jornal TVCA noticia em 04/07/2009). Em outro estudo realizado em sete escolas de ensino fundamental da Alemanha na dcada de 1990, tendo como diretor desse projeto o professor Hans Gnther Bastian preocupou-se em investigar como o ensino musical pode contribuir para o desenvolvimento da criana em seus diversos aspectos: psicolgico, sensitivo, perceptivo e esttico. (FONTERRADA; apud BASTIAN, 2009, p.10) Ao propormos uma banda-orquestra atenderemos o que descreve a LDB, e as normativas dos PCNs e componentes curriculares orientativos sobre msica. As instituies de ensino da rede pblica municipal, estadual e privada de sorriso permeiam pela cultura especfica da arte musical, cnica e dana. No mbito em que se encontra a educao percebemos que essas ferramentas alm de serem articuladoras so interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares. Figura n. 9:

Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Bsica LDB, o dever do Estado com educao escolar pblica ser efetivado mediante a garantia de: V acesso aos nveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criao artstica, segundo a capacidade de cada um; Art. 26. Os currculos do ensino fundamental e mdio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas caractersticas regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela. 2 O ensino da arte constituir componente curricular obrigatrio, nos diversos nveis da educao bsica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.

6 A msica dever ser contedo obrigatrio, mas no exclusivo, do componente curricular de que trata o 2o deste artigo. 27 Seo IV-A Da Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio Art. 36-A. Sem prejuzo do disposto na Seo IV deste Captulo, o ensino mdio, atendida formao geral do educando, poder prepar-lo para o exerccio de profisses tcnicas. Pargrafo nico:A preparao geral para o trabalho e, facultativamente, a habilitao profissional poder ser desenvolvida nos prprios estabelecimentos de ensino mdio ou em cooperao com instituies especializadas em educao profissional Art. 36-B. A educao profissional tcnica de nvel mdio ser desenvolvida nas seguintes formas: I articulada com o ensino mdio; II subsequente, em cursos destinados a quem j tenha concludo o ensino mdio. Pargrafo nico. A educao profissional tcnica de nvel mdio dever observar: I os objetivos e definies contidos nas diretrizes Curriculares nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educao; II as normas complementares dos respectivos sistemas de ensino; III as exigncias de cada instituio de ensino, nos termos de seu projeto pedaggico. Art. 36-C. A educao profissional tcnica de nvel mdio articulada, prevista no inciso I do caput do art. 36-B desta lei, ser desenvolvida de forma: I integrada, oferecida somente a quem j tenha concludo o ensino fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno habilitao profissional tcnica de nvel mdio, na mesma instituio de ensino, efetuando-se matrcula nica para cada aluno; II concomitante, oferecida a quem ingresse no ensino mdio ou j o esteja cursando, efetuando-se matrculas distintas para cada curso, e podendo ocorrer: a) na mesma instituio de ensino, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponveis; b) em instituies de ensino distintas, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponveis;

c) em instituies de ensino distintas, mediante convnios de intercomplementaridade visando ao planejamento e ao desenvolvimento de projeto pedaggico unificado. Art. 36-D. Os diplomas de cursos de educao profissional tcnica de nvel mdio, quando registrados, tero validade nacional e habilitaro ao prosseguimento de Estudos na educao superior. Pargrafo nico. Os cursos de educao profissional tcnica de nvel mdio, nas formas articulada concomitante e subsequente, quando estruturados e organizados em etapas com terminalidade, possibilitaro a obteno de certificados de qualificao para o trabalho aps a concluso, com aproveitamento, de cada etapa que caracterize uma qualificao para o trabalho. O horrio de aulas prticas e ensaio possibilitam que o participante no esteja no sseo, tornando os estudos voltados e focados para a disciplina da mente e do exerccio.

Figuras ns. 10 e 11:

OBJETIVOS

Dar continuidade s aes iniciadas no ano de 2010/2011, atendendo s necessidades da comunidade escolar que ocorreram, tais como, shows com banda formada por alunos durante as gincanas, formaturas e momentos culturais em que se transcorreram entre 2010 / 2011, Formando uma banda-orquestra de sopro e cordas com alunos do ensino mdio da E.E. MRIO SPINELLI, bem como assessorar profissionais da educao a inserir msica nas respectivas reas de atuao. Levar a conhecer, apreciar e adotar atitudes de respeito diante da variedade de manifestaes musicais do Brasil e do mundo. Tornar o aluno capaz de identificar e executar repertrio cvico (Hinos: Nacional, Estadual e Municipal) focando aspectos culturais e ritmos em msicas regionais, nacionais.

Deve haver uma variedade musical para que o grupo (Banda) responda interagindo regente e grupo. Sempre antes de qualquer apresentao de repertrio, apresentar o histrico musical da pea, alm de uma ou mais audies, com comentrios de detalhes implcitos na msica. Abranger a tcnica da BANDA SOPRO, com noes de ritmo, arranjo, improvisao e criao. Mtodos explicativos capazes de estimular e despertar a musicalidade do aluno. Os nveis de aprendizagem so diferentes, mas podemos sempre acreditar na criatividade do grupo, pois desenvolvem simultaneamente a arte de apreender em conjunto. estritamente necessria a passagem de todos os componentes da banda pelo naipe de sopro para aprimorar o ritmo, alm da diviso e pulsao. Contribuir para desenvolver nos alunos a criatividade, cooperao, participao, tica, senso de liderana e a conscincia de sua funo dentro do grupo. Conscientizar a cada integrante da banda sobre sua importncia para o contexto escola-sociedade. O grupo (Banda) alm das atividades musicais vivencia ao mesmo tempo laos de companheirismo, desenvolvendo o sincronismo e a conscincia de que a msica representa unio e participao mtuas, de pensamentos e anseios. Realizar sempre que possvel o rodzio das vozes nos respectivos naipes para valorizar e mesclar a capacidade individual dos componentes. O Projeto tem como foco fazer da msica uma ferramenta de incluso social. Isso se d atravs da capacitao de jovens com talentos para a msica. tambm pretenso formar msicos profissionais ou que continuem seus estudos em importantes universidades e conservatrios do Brasil. Melhorar a auto-estima do aluno, tornando-o mais dinmico, desinibido, fluente ao cantar e tocar. Dar oportunidade aos alunos para que eles possam mostrar o que sabem, mesmo no apresentando um resultado satisfatrio. A banda-orquestra expressa dinamismo e cooperao. Estar no grupo e participar de msicas vibrantes e entrar no universo musical, real e palpvel dos sons e ritmos, onde se veem todos os processos de criao e concepo da msica. Envolver os pais ou responsveis dos alunos no Projeto e demais componentes da comunidade escolar, levando-os a participar com entusiasmo, compromisso e dedicao nas atividades musicais.

Aproveitar ocasies em que a comunidade, pais e responsveis estaro presentes no mbito da escola. necessria a participao da banda nas atividades da Escola, pois mostra o resultado que vai empolgar pais e responsveis. Outros alunos podem ser despertados atravs da mostra do trabalho da bandaorquestra a uma melhor apreciao da msica. Levar o ensino musical atravs do aprendizado da Banda-orquestra, com apresentaes de qualidade, ritmo, arranjo, dinmica, fortalecer o conhecimento da cultura do nosso pas. Resgatar, sempre que possveis, msicas ligadas realidade dos alunos, alm de msicas regionais que fazem parte de sua histria. Os alunos que participarem do projeto bem como oficinas, alm de estudarem com instrumentistas de alto nvel tcnico e artstico, tero a oportunidade de acompanhar os ensaios e os concertos da Orquestra do Estado de Mato Grosso, estando a Orquestra do MT sujeita a convite da coordenao para trabalhos dentro da escola, sendo que os alunos de maior destaque tero a oportunidade de ver, conhecer ouvir quem sabe ser requisitado pela Orquestra Jovem, uma estrutura que deva conciliar estudos, ensaio, trabalho ou seja, aulas, ensaios e cursos com a OEMT e com a Orquestra Jovem, informaes retiradas na publicao em Concertos Didticos http://www.orquestra.mt.gov.br/blog/ Orquestra de Mato Grosso, e-mail: educacao@orquestra.mt.gov.br. Fone: (65) 3027.1824 - (65) 8402.9723 Fevereiro: Divulgao do projeto no mbito escolar Contratao de um regente tcnico em msica, convite a professores de todas as reas para participao e envolvimento no projeto, confeco de um regimento interno para orquestra conforme conselho deliberativo escolar. Maro: convites aos alunos a participarem da orquestra, seleo. Abril: Aquisio dos instrumentos, contatos com patrocinadores, organizao da sala de msica, ( montagem de um computador com impressora, instalao de programas de msica tais como: ENCORE, AFINADORES, DICIONRIOS ELETRNICOS DE ACORDES, SOUNDFORG...). Maio: Junho: Primeiro workshop de msica Mrio Spinelli, com a presena da orquestra de NOVA MUTUM ou de VERA . Setembro a dezembro: Ensaio para formatura dos alunos com a banda-orquestra. 2013 a 2020- Implantao de 01(Um) de cada instrumento dos que j existam no grupo, acrscimo de instrumentos que faltam no naipe de instrumentos.

O projeto j se encontra em andamento desde 2010, quando formamos um grupo, seguem fotos em anexo, com alunos e seus instrumentos prprios. Em anexo no final do projeto sugesto para contratao de tcnico regente conforme edital de seleo n 005/11/GS/SEDUC MT ) DIRIO OFICIAL n 25664 RESULTADOS Ao propormos uma formao musical entramos na rea de formao tcnica para o trabalho, assim sendo a confeco de certificado conforme LDB. A confeco de um regimento interno para orquestra abranger requisitos que permeie a participao, assiduidade e meios que conduzam o participante por meios documentrios a ter frequencia mnima baseado nos PCNS, L.D.B., conforme regimento escolar atual e pareceres do conselho deliberativo. De acordo com o art. 36 da LDB, seco 27 IV A, a qual trata Da Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio:
Art. 36-D. Os diplomas de cursos de educao profissional tcnica de nvel mdio, quando registrados, tero validade nacional e habilitaro ao prosseguimento de Estudos na educao superior.Pargrafo nico. Os cursos de educao profissional tcnica de nvel mdio, nas formas articulada concomitante e subsequente quando estruturados e organizados em etapas com terminalidade, possibilitaro a obteno de certificados de qualificao para o trabalho aps a concluso, com aproveitamento, de cada etapa que caracterize uma qualificao para o trabalho1.

Espera-se que o aluno possa se profissionalizar na msica, prosseguir na carreira por meio de curso superior, realizar boas apresentaes culturais na sociedade local e espaos afins. Divulgao via internet, blogs, toda e qualquer tipo de mdia televisiva, falada, escrita, dos trabalhos escolares das implantaes e possibilidades de se ter uma educao opcional e eficiente no meio educacional como relevncia e persuaso. Em todas as oportunidades em que tivemos msica durante o intervalo para o lanche da escola ou eventos como gincanas, formaturas, ou aulas diferenciadas com msicas, o sucesso foi absoluto e o ensino aprendizagem fluiu coercitivamente. Prevemos que os pais, os
1

BRASIL, Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dispe sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Disponvel em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1996/9.394/.htm>, acesso em: 05 de dezembro de 2011.

professores e a sociedade se deleitem com uma ferramenta de fcil acesso, possam usufruir, colaborar e ver seus filhos e alunos futuros msicos profissionais. Possibilitar aos professores cantar e tocar msicas parodiando contedos de literatura, biologia, matemtica e demais disciplinas. Resgatar as cirandas de roda to esquecidas em nossas escolas, tal envolvimento ser um marco na educao desses alunos envolvidos. Os conservatrios de msica esquecidos tomaro parte novamente da educao, maestros tero uma nova funo a de educador, novos educadores tero talento musical para lecionar no futuro, tcnicos sero valorizados, novas estrelas da msica tero oportunidades no mercado de trabalho. As orquestras que temos oportunidade de ver televisivamente ou um nico dia por ano sero habituais em nossas festas, com oportunidade de alunos, professores e pais de se apresentarem. Chamar a ateno das empresas especialmente s do municpio de Sorriso MT, para investirem na educao, com retorno cultural marcante na histria de Sorriso. Figura n. 12:

Parcerias e Interfaces: 1 Parceiro: SEDUC - SECRETARIA DE EDUCAO E CULTURA A relevante importncia de assessoramento do projeto culmina na qualidade de ensino ofertada pelo rgo referido e de suma responsabilidade em uma mudana de paradigma da educao a nvel nacional, tal experincia poder gerar modelos para outras unidades escolares, uma vez que o projeto aprovado pretende atender as unidades escolares da cidade de Sorriso, indo alm dos conceitos educacionais para uma prxis educacional j elencada na justificativa, necessitando a contratao de um regente de msica com nvel tcnico, e disponibilizando uma sala de aula. 2 PARCEIRO Secretaria de estado e cultura. DECRETO N1.678, DE 14 DE NOVEMBR DE 2008 O GOVERNADOR DO ESTADO DE MATO GROSSO, no uso das atribuies que lhe confere o Art. 66, inciso III, da Constituio do Estado, e Considerando a necessidade de aplicao das Polticas Pblicas Estaduais de Cultura aos 141 municpios atravs de aes de interiorizao e estruturao de Aparelhos Culturais nas Prefeituras Municipais do Estado, DECRETA: Art. 1 Fica institudo o Programa Estadual de Interiorizao da Cultura, com as seguintes finalidades: I fomentar nos municpios do Estado, como parte das polticas de interiorizao do Governo estadual, aes culturais da Secretaria de Estado de Cultura - SEC que visem o fomento, a preservao, a formao e a difuso, levando em conta sua dimenso, respeitando a diversidade cultural e seu desenvolvimento, com nfase na incluso scio-cultural; II integrar programas e aes culturais do Governo com os municpios em todo o Estado de Mato Grosso; III contribuir para a implementao de aes culturais permanentes, pactuadas entre Governo do estado, municpios, Governo federal e sociedade civil; IV articular, com os municpios, aes com vistas a estabelecer e efetivar o Plano Estadual de Cultura; e V promover, dentro do processo de interiorizao cultural, iniciativas para apoiar o desenvolvimento social com pleno acesso s fontes das culturas municipais, estadual e federal. Art. 3 Secretaria de Estado da Cultura, rgo central do Programa Estadual de Interiorizao da Cultura, compete:

IV desenvolver e reunir, com o apoio das prefeituras e entidades civis (OSCIPs e OSs) integrantes do Programa Estadual de Interiorizao da Cultura, indicadores e parmetros quantitativos e qualitativos para a descentralizao e interiorizao dos bens e servios culturais, promovidos ou apoiados, direta ou indiretamente, com recursos do Estado; VI promover, em todos os municpios mato-grossenses, a cultura em sua total amplitude, fornecendo os meios para realizar o encontro dos conhecimentos e tcnicas criativos, concorrendo para a valorizao das atividades e profisses culturais e artsticas e fomentando a cultura crtica e a liberdade de criao e expresso como elementos indissociveis ao desenvolvimento cultural de Mato Grosso e universal. Secretaria de Fomento e Incentivo Cultura Diviso de Atendimento ao Proponente Horrio: segunda a sexta, das 9h s 17h Tel: (61) 2024-2082 Secretrio de Fomento e Incentivo Cultura Henilton Parente de Menezes Tel.: (61) 2024-2112/ 2113 E-mail: henilton.menezes@cultura.gov.br Chefia de Gabinete Alexandra Luciana Costa Tel.: (61) 2024-2120 E-mail: alexandra.costa@cultura.gov.br Assessoria de Imprensa Caroline Borralho Tel.: (61) 2024-2127 E-mail: caroline.borralho@cultura.gov.br Coordenao do Programa Nacional de Apoio Cultura (Pronac) Juliano Smith Tel.: (61) 2024-2105 E-mail: juliano.smith@cultura.gov.br Diretoria de Incentivo Cultura Kleber da Silva Rocha

Tel.: (61) 2024-2138 E-mail: kleber.rocha@cultura.gov.br Coordenao-Geral do Fundo Nacional da Cultura Carla Cristina Marques Tel.: (61) 2024-2157 E-mail: carla.marques@cultura.gov.br Coordenao-Geral de Anlise de Projetos de Incentivos Fiscais Vicente Finageiv Filho Tel.: (61) 2024-2122 E-mail: vicente.filho@cultura.gov.br Coordenao-Geral de Acompanhamento e AvaliaoOdecir Luiz Prata da Costa Tel.: (61) 2024-2136/2106 E-mail: odecir.costa@cultura.gov.br Coordenao-Geral de Prestao de Contas Denise Terra Nunes Ribas Tel.: (61) 2024-2130 E-mail: denise.terra@cultura.gov.br Diretoria de Desenvolvimento e Avaliao de Mecanismos de Financiamento Jorge Alan Pinheiro Guimares Tel.: (61) 2024-2101E-mail: jorge.guimaraes@cultura.gov.br Coordenao-Geral de Desenvolvimento e Orientao Rmulo Menh Barbosa Tel.: (61) 2024-2169 E-mail: romulo.barbosa@cultura.gov.br Coordenao-Geral de Fomento Cultura Antnio Carlos Silva Tel.: (61) 2024-2070 E-mail: antonio.silva@cultura.gov.br 3 parceiro

O Projeto Ciranda Msica e Cidadania com sede do projeto na Rua Tenente Lira, nmero 531, Bairro Dom Aquino, Cuiab MT, prximo ao cruzamento das avenidas Miguel Sutil e General Mello. Rua Vinte, 509 - Bairro Boa Esperana. Cep: 78068-380 - Cuiab Mato Grosso - BrasiTelefax: (55) (65) 3624 00 63 E-mails ciranda@projetociranda.org.br lu@projetociranda.org.br Veiculam via internet cursos intensivos e gratuitos, oficinas de flauta, obo, clarinete, fagote e trompa que vo alm dos cursos de sopro j oferecidos pela instituio, j que as oficinas so voltadas para instrumentistas iniciados.

Ponto de Cultura As Oficinas de Sopros integram a programao do Projeto Ciranda como Ponto de Cultura, projeto especial do Ministrio da Cultura, e tem apoio de Furnas Centrais Eltricas. O curso acontecer em quatro mdulos de seis dias cada, nos meses de maro, maio, agosto e outubro. Ao todo, para cada instrumento, os estudantes tero 24 dias de aulas com professores renomados que vm de outras capitais, como Braslia e Goinia, para exercer os trabalhos. As pessoas que participarem das oficinas, alm de estudarem com instrumentistas de alto nvel tcnico e artstico, tero a oportunidade de acompanhar os ensaios e os concertos da Orquestra do Estado de Mato Grosso. Os alunos de maior destaque integraro a Orquestra Jovem, nos concertos que acontecero em junho, outubro e dezembro. Pensamos numa estrutura que pudesse conciliar o trabalho pedaggico com a performance, ou seja, aulas, ensaios e concertos com a OEMT e com a Orquestra Jovem,

Vagas e pr-requisito

Ser disponibilizada uma vaga por instrumento, preenchidas por ordem de inscrio. Caso necessrio, alguns alunos podero ser aceitos como ouvintes. uma oportunidade para aprender instrumentos que tm grande demanda de trabalho. O aluno que comea a dominar estes instrumentos j poder integrar a Orquestra Jovem e em pouco tempo iniciar uma vida profissional. Em todo o Brasil, a carncia por bons instrumentistas grande. importante lembrar que os interessados em participar podero ter seus prprios instrumentos, considerando que os instrumentos cedidos pela SEDUC ou departamento de cultura estadual e ou financiamento e patrocnios do projeto j estaro de posse dos alunos matriculados, mantidos e guardados como patrimnio da escola, abrindo assim oportunidades a outros que porventura queiram participar do projeto. Gerao de trabalho e renda O Projeto Ciranda tem como foco fazer da msica uma ferramenta de incluso social. Isso se d atravs da capacitao de jovens com talentos para a msica. Muitos dos que passaram pelo Projeto, hoje vivem como msicos profissionais ou continuaram seus estudos em importantes universidades e conservatrios do Brasil. As Oficinas de Sopros seguem este mesmo objetivo, porm ampliando a oferta para instrumentos no usuais. Parece incrvel que no dispomos em nosso Estado de msicos profissionais aptos a ensinar obo, fagote e trompa! Quando precisamos destes instrumentistas, temos que convidar msicos de fora. Queremos reverter este quadro em dois ou trs anos, enfatiza o clarinetista e maestro da Orquestra Jovem, Murilo Alves, que coordenar os trabalhos dos professores que ministraro as Oficinas de Sopros. Cada professor trar consigo um monitor que o auxiliar nas aulas, ensaios e concertos, com intuito de obter um melhor rendimento dos interessados. importante ressaltar que faltas no sero toleradas. Quem quiser participar, dever participar para valer, envolvendo-se de corpo e alma em todas as atividades, ressalta o maestro Leandro Carvalho. Informaes retiradas Concertos Didticos http://www.orquestra.mt.gov.br/blog/ Orquestra de Mato Grosso, e-mail: educacao@orquestra.mt.gov.br. Fone: (65) 3027.1824 - (65) 8402.9723

4 parceiro: Empresas parceiras de Sorriso e regio com as quais entraremos em contato a partir do momento da aprovao do projeto pela SEDUC MT.

5 parceiro: Msicos de Sorriso bem como pais, professores, sociedade civil e interresados em divulgar, acompanhar e estimular o projeto.

Recursos Materiais:

A implementao de instrumentos por ser de valores altos poder ser anual, em mdia um ( 1 a 5 ) instrumento de cada de todos os existentes por ano, no prazo de 7 anos sendo a bateria nica.

01 01 01 01 01 01

SAX ALTO LAQUEADO mib CLARINETA 17 CHAVES EM sib TROMPETE LAQUEADO EM sib TROMBONE PISTO EM sib SAX TENOR LAQUEADO/NIQ sib BATERIA ELETRONICA

1.700,00 550,00 578,00 1980,00 1.950,00 1.500.00

1.700,00 550,00 578,00 1.980,00 1.950,00 1.500.00 8.258.00

Com a implementao anual queremos acrescentar alm dos instrumentos existentes: Flauta transversal, Obo, Fagote, Trompa, Bombardino, Violino, viola, Violoncelo. Os

Instrumentos de Orquestra esto agrupados em famlias: cordas (violino, a viola, o violoncelo e o contrabaixo), metais ( trompete, trombone, trompa e a tuba), sopros ( flautas, clarinetes, obos, saxofone) e percusso (tmpanos, marimbas, campanas, e instrumentos que faam parte dos naipes de instrumentos de orquestras e que tenham demanda de utilizao conforme o projeto se desenvolver, acrescentando 01(um) de todos os mencionados por ano.

Recursos Financeiros: Fevereiro: Planejamento do calendrio com a gesto escolar das formaes, aes, regimento da orquestra, contratao de um regente tcnico em msica para ensino de msica, construo de partituras, ensaio regncia da banda-orquestra: 30 dias para inicio e trmino. Maro: Convites aos alunos j msicos e iniciantes em msica para participar da orquestra, verificao de quais instrumentos j tocam e triagem de instrumentos que gostariam de tocar, esclarecimento do projeto, sobre a profissionalizao, Das aes, formaes, compromissos, leitura do regimento: 30 dias para inicio e trmino. Abril: Aquisio dos instrumentos necessrios e material de manuteno, contatos com patrocinadores que venham a se interessar pelo projeto e possam nos ofertar todo o kit de instrumento em conformidade com suas condies e interesse, Organizao da sala de msica, montagem de um computador com impressora, instalao de programas de msica tais como: ENCORE, AFINADORES, DICIONRIOS ELETRNICOS DE ACORDES, SOUNDFORG... 30 dias para execuo aps aprovao, recebimentos de verba, patrocnio de empresas. Maio: Junho: Primeiro workshop de msica Mrio Spinelli, convidar a orquestra da cidade NOVA MUTUM ou de VERA, para que os alunos e toda comunidade tenham um referencial dos trabalhos desenvolvidos dentro da banda-orquestra. 30 dias aps aprovao do projeto pelo SEDUC MT, 30 dias para contato com as orquestras, execuo dentro de 30 dias conforme cronograma escolar. Setembro a dezembro: Ensaio para formatura, primeira apresentao oficial da bandaorquestra. 30 dias aps aprovao do projeto. 2013 a 2020: Implantao de 01(um) de cada instrumento dos que j existam no grupo, acrescentar instrumentos que faltam no naipe de instrumentos. Um ano aps a aprovao do projeto, ou 30 dias aps patrocnio das empresas.

Cronograma de Execuo:

Fevereiro: Planejamento do calendrio com a gesto escolar das formaes, aes, regimento da orquestra, contratao de um regente tcnico em msica para ensino de msica, construo de partituras, ensaio e regncia da banda orquestra: 30 dias para inicio e trmino.

Maro: Convites aos alunos j msicos e iniciantes em msica para participar da orquestra, verificao de quais instrumentos j tocam e triagem de instrumentos que gostariam de tocar, esclarecimento do projeto, sobre a profissionalizao, Das aes, formaes, compromissos, leitura do regimento: 30 dias para inicio e trmino. Abril: Aquisio dos instrumentos necessrios e material de manuteno, contatos com patrocinadores que venham a se interessar pelo projeto e possam nos ofertar todo o kit de instrumento em conformidade com suas condies e interesse, Organizao da sala de msica, montagem de um computador com impressora, instalao de programas de msica tais como: ENCORE, AFINADORES, DICIONRIOS ELETRNICOS DE ACORDES, SOUNDFORG... 30 dias para execuo aps aprovao, recebimentos de verba, patrocnio de empresas. Maio: Junho: Primeiro workshop de msica Mrio Spinelli, convidar a orquestra da cidade NOVA MUTUM ou de VERA, para que os alunos e toda comunidade tenham um referencial dos trabalhos desenvolvidos dentro da banda-orquestra. 30 dias aps aprovao do projeto pelo SEDUC MT, 30 dias para contato com as orquestras, execuo dentro de 30 dias conforme cronograma escolar. Setembro a dezembro: Ensaio para formatura, primeira apresentao oficial da banda orquestra. 30 dias aps aprovao do projeto. 2013 a 2020: Implantao de 01(um) de cada instrumento dos que j exista no grupo, acrescentar instrumentos que faltam no naipe de instrumentos. Um ano aps a aprovao do projeto, ou 30 dias aps patrocnio das empresas.

CRONOGRAMA DE ENSAIO/AULA PRTICA. Turno que estuda Turma/ Sala/ Srie

Perodo

Segunda

instrumento

Regente

Aluno

Matutino Matutino matutino matutino

07:00 as 08:00 08:00 as 08:50 09:05 as 10:00 10:00 as 11:00 13:00 as 14:00 14:00 as 14:50 15:05 as 16:00 16:00 as 17:00

vespertino vespertino vespertino vespertino

noturno noturno noturno noturno noturno

19:00 as 19:50 19:50 as 20:45 21:00 as 21:45 21:45 as 22:30 22:30 as 23:30 TURNO QUE ESTUDA TURMA/ SALA/S RIE

TERA matutino matutino 07:00 as 08:00 08:00 as 08:50

Instrumento

Regente

Aluno

matutino matutino vespertino vespertino vespertino vespertino

09:05 as 10:00 10:00 as 11:00 13:00 as 14:00 14:00 as 14:50 15:05 as 16:00 16:00 as 17:00 19:00 as 19:50 19:50 as 20:45 21:00 as 21:45 21:45 as 22:30 22:30 as 23:30 TURNO QUE ESTUDA TURMA/ SALA/ SRIE

noturno noturno noturno noturno noturno

QUARTA 07:00 as 08:00 08:00 as 08:50 09:05 as 10:00 10:00 as 11:00 13:00 as 14:00 14:00 as 14:50 15:05 as 16:00 16:00 as 17:00 19:00 as 19:50

Instrumento

Regente

Aluno

matutino matutino matutino matutino

vespertino vespertino vespertino vespertino

noturno

noturno noturno noturno noturno

19:50 as 20:45 21:00 as 21:45 21:45 as 22:30 22:30 as 23:30 TURNO QUE ESTUDA TURMA/ SALA/ SRIE

QUINTA 07:00 as 08:00 08:00 as 08:50 09:05 as 10:00 10:00 as 11:00 13:00 as 14:00 14:00 as 14:50 15:05 as 16:00 16:00 as 17:00 19:00 as 19:50 19:50 as 20:45 21:00 as 21:45 21:45 as 22:30 22:30 as 23:30

Instrumento

Regente

ALUNO

matutino matutino matutino matutino

vespertino vespertino vespertino vespertino

noturno noturno noturno noturno noturno

matutino matutino

SEXTA 07:00 as 08:00 08:00 as

Instrumento Regente

ALUNO

TURNO QUE ESTUDA

TURMA/ SALA/ SRIE

matutino matutino

08:50 09:05 as 10:00 10:00 as 11:00 13:00 as 14:00 14:00 as 14:50 15:05 as 16:00 16:00 as 17:00 19:00 as 19:50 19:50 as 20:45 21:00 as 21:45 21:45 as 22:30 22:30 as 23:30

vespertino vespertino vespertino vespertino

noturno noturno noturno noturno noturno

Avaliao: O acompanhamento ser feito pela gesto escolar, coordenao pedaggica, coordenao do conselho deliberativo, coordenao do projeto banda-orquestra MRIO SPINELLI, por meio de reunies peridicas. A avaliao do projeto se dar pela equipe gestora, professores, conselho deliberativo sobre o material produzido pela coordenao do projeto, que ser composta de vdeos e fotos mostrando passo a passo a execuo do projeto. A avaliao dos alunos se dar por meio de registros, de vdeos e fotos, revendo os pontos falhos na execuo das msicas, postura e repertrio.

Referncias Bibliogrficas: ABEMSICA. A Importncia da Msica para as Crianas. So Paulo: 2002. ANAIS DA ASSOCIAO BRASILEIRA DA MSICA. VII Encontro Anual da Associao Brasileira de Educao Musical. Curitiba: 1999. BEYER, Ester. VII Encontro Anual da Associao Brasileira de educao Musical: O Ensino de Msica na educao Infantil. Pernambuco: 1998. BRASIL. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais: arte/ Secretaria de Educao Fundamental. Braslia: 1997. CURSO de ps-graduao em Msica-Mestrado e Doutorado/UFRGS-Ncleo de Estudos Avanados. Msica: Pesquisa e Conhecimento. 2 Vol. Porto Alegre: 1996. DELALANDE, Franois. A criana do Sonoro Musical. Anais do VIII encontro anual da Associao Brasileira de Educao Musical. Curitiba: 1999. FONSECA, J.G. Marques. As Relaes Interpessoais na Escola: A Dimenso No Musical das Escolas de Musica. Cadernos de Estudo: Educao Musical, n 1. So Paulo: Escola de Musica/ UFMG: 1991. GAINZA, V. Hemsy de. Estudos de Psicopedagogia Musical. So Paulo: 1988. PAYNTER, John. Oir. Aqui e a Hora. Buenos Aires: 1991. PAZ, Ermelinda A. Pedagogia Musical Brasileira no Sculo XX. Metodologias e Tendncias. Braslia: Editora Musimed, 2000. PENNA, Maura. Msica na Escola: Analisando a Proposta dos PCN para o Ensino Fundamental. In: PENNA, Maura (Org.). este o ensino de arte que queremos? Joo Pessoa: Editora Universitria UFPB, 2001.

QUEIROZ, Luis Ricardo S. A Educao Musical em Escolas Pblicas: o ensino de msica nas aulas de Artes - 1 e 2 ciclos do ensino fundamental das escolas pblicas estaduais de Montes Claros MG. MUSICAL, 12, Florianpolis. Anais... Florianpolis: ABEM, 2003, p. 513-520. SUZUKI, Shinichi. Educao Amor: um Novo Mtodo de Educao/ Shinichi Suzuki: Traduo de Anne Carena Gottber. 2 ed. Ver - Santa Maria: Pallotti, 1994. TRAVASSOS, Elizabeth. Modernismo e Msica Brasileira/ Elizabeth Travassos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2000. Dados Internacionais de Catalogao na Publicao (CIP) Cincias humanas e suas tecnologias / Secretaria de Educao Bsica. Braslia : Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Bsica, 2006. 133 p. (Orientaes curriculares para o ensino mdio ; volume 3) ISBN 85-98171-44-1 1. Contedos curriculares. 2. Ensino mdio. 3. Filosofi a. 4. Geografi a. 5. Histria. 6. Sociologia. I. Brasil. Secretaria de Educao bsica.

Anexos:

Sugesto para contratao de tcnico regente conforme edital de seleo n 005/11/GS/SEDUC MT ) DIRIO OFICIAL n 25664 5 projeto fanfarra- ...conforme portaria n 331/09/GS/SEDUC-MT. Para anlise, parecer e encaminhamento, para insero no Quadro Web da escola, homologada o regente para fanfarra escolar, sendo que a proposta pedaggica deve ser articulada ao PROJETO POLITICO PEDAGGICO, garantindo o carter disciplinar, que requer planejamento com as reas: I O professor preferencialmente efetivo, com jornada de trinta horas semanais, sendo 20 (Vinte ) horas especficas na atividade. II Na falta do professor efetivo, poder contratar temporariamente 01 (Um) professor com carga horria de 20 (Vinte) horas semanais ou 01 (Um) tcnico administrativo educacional. IV- Para implementao do projeto fanfarra escolar, a unidade dever garantir a participao de no mnimo 120 (cento e vinte) alunos organizados em 04 (quatro ) grupos de 30 (trinta) alunos. V A atividade de FANFARRA ESCOLAR ser desenvolvida em aulas tericas e prticas, sendo as prticas realizadas fora do horrio das demais aulas. VI O profissional que ser designado para a funo de regente de fanfarra deve: A comprovar previamente experincia na funo a ser desempenhada, atravs de currculo. B ter escolaridade de, no mnimo, o Ensino Mdio. A sugesto se refere fanfarra, no entanto, estamos falando de banda-orquestra o que demanda implantao por etapa por motivos dos altos custos dos instrumentos, rever quantidade de alunos por ano chegando a um denominador final de implantao adequada ao nmero de atendimento.

PARECER DO CDCE

Eu, Mara Lisiane Lermen Huppes, Presidente do Conselho Deliberativo da Escola Estadual Mrio Spinelli, solicito que o Projeto Banda Orquestra Mrio Spinelli seja aprovado pela Secretaria de Estado de Educao SEDUC pois o mesmo servir de intermediador na formao cultural, intelectual, interdisciplinar e profissionalizante dos alunos e comunidade escolar. A escola Mrio Spinelli j realiza trabalhos na rea da musicalizao dos seus alunos, aproveitando os alunos que j sabem tocar algum instrumento e possuem o mesmo. Faz-se necessrio ento, ampliar esta iniciativa aos demais alunos que no tiveram acesso a aulas de msica e/ou no possuem instrumento prprio.

_________________________________________________ Mara Lisiane Lermen Huppes

Potrebbero piacerti anche