Sei sulla pagina 1di 9

Dom Quixote das Crianas um livro infantil escrito por Monteiro Lobato

e publicado em 1936. Emlia um dia resolve mexer na estante de livros da Dona Benta e se depara com um que ela nunca tinha visto antes, Don Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes. Dona Benta comea a ler o livro para as crianas, mas elas tm dificuldade para entender a histria porque acham muito difcil o estilo do autor. A paciente senhora, ento, decide interromper a leitura e comea a contar a histria com suas prprias palavras.

Fbulas um livro infantil escrito por Monteiro Lobato e publicado em 1922. Diversas fbulas de Esopo e La Fontaine integram essa antologia. Lobato as reescreve, comenta e at as critica.

Histrias Diversas

um livro infantil publicado em 1947, nas obras

completas de Monteiro Lobato, e que contm histrias escritas por Monteiro Lobato.Algumas destas histrias deveriam ter virado livros se o autor no tivesse morrido em 1948 e, as outras, so histrias que nunca foram mostradas nos livros de Monteiro Lobato. A nica exceo O museu da Emlia, que foi escrita por Monteiro Lobato para ser uma pea de teatro para um colgio de So Paulo, em 1938.

Memrias da Emlia

um livro infantil escrito por Monteiro Lobato, publicado em 1936. Os

personagens so: _Emilia; _Pedrinho; _Narizinho; _Tia Anastacia; _Dona Benta; _Visconde; _Tio Barnab. Emlia, que uma boneca muito da metida, resolve contar as suas memrias, ou melhor, "mentir" as suas memrias pois, afinal, ela acha que aquele que escreve sobre si prprio "tem um p" na enganao, na mentira. Segundo ela, se a pessoa contar o que realmente aconteceu na sua vida, todos iriam perceber que a vida igualzinha de todo mundo. Para ajud-la a realizar seu intento, Emlia chama o Visconde de Sabugosa; ela ditaria as memrias e o Visconde as escreveria.

Peter Pan um livro infantil escrito por Monteiro Lobato e publicado em


no queria crescer, da autoria do escritor J.M. Barrie.

novembro de 1930.

Dona Benta conta para o pessoal do Stio do Picapau Amarelo a histria de Peter Pan, o menino que

O Minotauro

um livro infantil escrito por Monteiro Lobato e publicado em 1939 e que relata as

aventuras dos netos de Dona Benta na Grcia Antiga. A festa de casamento de Branca de Neve com o Prncipe foi interrompida pelo ataque dos monstros da Fbula. Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Emlia e o Visconde conseguiram escapar mas, Tia Nastcia, que estava atarefada preparando mil faises e andando pelas vrias cozinhas do palcio, acabou perdendo-se em meio ao tumulto, e ningum sabia o que lhe tinha acontecido, s sabiam que era preciso encontr-la! O pessoal, ento, organiza uma expedio de busca, e parte para a Grcia em busca de tia Nastcia. L, Dona Benta e os meninos mergulham num mundo novo e desconhecido.

Histrias de Tia Nastcia

um livro infantil de autoria de Monteiro Lobato, publicado em

1937. Pedrinho resolve fazer com que Tia Nastcia conte tudo o que sabe sobre folclore. Ento, Tia Nastcia comea a contar vrias histrias infantis do folclore brasileiro. E, depois dela contar a histria O Jabuti e os Sapinhos, Dona Benta comea a contar histrias de vrios pases, como a Prsia, e a Rssia, entre outros.

O Poo do Visconde

um livro infantil de autoria de Monteiro Lobato e foi publicado em 1937. Sua

primeira edio tinha o subttulo Geologia para crianas, e foi ilustrada pelo cartunista Belmonte. Sua publicao sofreu crticas, visto que o livro afirma que havia petrleo no Brasil enquanto que os tcnicos do governo diziam que o Brasil no tinha nem poderia ter petrleo. "As afirmativas de Visconde no passavam de heresia". O Visconde de Sabugosa descobriu entre os livros de Dona Benta um tratado de Geologia e ps-se a estudar essa cincia - a histria da terra, no da terra-mundo, mas a terra-terra, da terra-cho. J que o pessoal do Stio do Picapau Amarelo estava pensando em escavar um poo de petrleo por l, ningum melhor que o Visconde para ensinar-lhes os mistrios da Geologia.

Os doze trabalhos de Hrcules um livro infantil em dois volumes, escrito por Monteiro Lobato e
publicado em 1944. Atravs das viagens que os personagens do stio empreendem com Hrcules, Lobato no conta s os doze trabalhos, como tambm os principais e mais belos trechos da mitologia grega, em uma linguagem apropriada para crianas e com uma riqueza de detalhes raramente encontrada em outros livros, mesmo para adultos. Em contraste com a verso da Disney, que suprime os adultrios e trapaas dos deuses, com o absurdo de fazer Hrcules filho de Hera, em Monteiro Lobato os deuses so mostrados de forma fiel mitologia. Dois personagens foram criados para essa obra: Meioameio, "potrinho" de centauro que faz amizade com Pedrinho; e Minervino, mensageiro de Palas Atena, que volta e meia aparece para auxiliar os protagonistas ou discutir mitologia com o Visconde. Na verdade, no final do segundo volume, Emlia pergunta o nome verdadeiro a Minervino, e ele responde: "Belerofonte".

Potrebbero piacerti anche