Sei sulla pagina 1di 11

FOTOGRAFIAS (RE)VELADAS: O LBUM DE FAMLIA EM CENA E ENCENA O TRGICO DO TEATRO RODRIGUIANO Fernanda Maia LYRIO1

RESUMO: A proposta apresentada visa a observar os aspectos do trgico na pea lbum de Famlia (1945) luz de estudiosos da dramaturgia de Nelson Rodrigues, como Eudinyr Fraga e Sbato Magaldi, e de crticos e ensastas acerca da tragdia moderna, a citar Raymond Williams. Sero utilizados para essa anlise aparatos crticos e tericos das noes de tragicidade e de contextualizao da obra no cenrio nacional, apontando-se as apropriaes que o dramaturgo brasileiro fez do gnero, principalmente no que concerne s inovaes que ele props para que a noo de trgico ganhasse contornos mais singulares em sua obra. Palavras-chave: lbum de Famlia; Nelson Rodrigues; trgico; tragdia moderna.

RESUMEN: La propuesta presentada tiene como objetivo observar los aspectos de lo trgico en la pieza lbum de Famlia (1945) a la luz de los estudiosos de la dramaturgia de Nelson Rodrigues, como Eudinyr Fraga y Sbato Magaldi, y de crticos y ensayistas acerca de la tragedia moderna, como Raymond Williams. Se utilizarn para este anlisis conceptos crticos y tericos de la tragedia y la contextualizacin de la obra en la escena nacional, sealando para las apropriaciones que el dramaturgo brasileo hizo del gnero, especialmente en lo que dice respecto a las innovaciones que l propuso para que la nocin de trgico ganare contornos ms singulares en su obra. Palabras-claves: lbum de Famlia; Nelson Rodrigues; trgico; tragedia moderna.

As pessoas sentem a necessidade de se perpetuar por meio de um retrato e oferecem o seu melhor perfil para a posteridade. Henri Cartier-Bresson (Momento Decisivo, 1971)

Escrita em 1945, a pea lbum de Famlia (2004) firma-se como a pioneira de um caminho rduo, inconstante, seguido de duras crticas que marcaram a dramaturgia de Nelson Rodrigues autor que intitulou (e por que no dizer batizou, quase que religiosamente?!) sua prpria fortuna teatral com o ousado epteto de Teatro Desagradvel. Repulsiva ou no, a viso trgica e dolorosa da existncia humana censurada na dcada de 40 condenou a supracitada pea h cerca de 20 anos de afastamento dos palcos, pois somente aos dias 3 de dezembro de 1965 a Censura liberou o texto teatral o que culminou com a estreia do espetculo apenas dois anos depois, em 28 de julho de 1967, no Teatro Jovem do Rio. Aps (re)conhecer o sucesso de pblico e crtica das obras teatrais A Mulher Sem Pecado (1941 primeira obra teatral de Nelson) e Vestido de Noiva (1943), o dramaturgo viu-se diante de acusaes pautadas, segundo o escritor e organizador de suas obras teatrais,
1

Mestranda em Estudos Literrios pela Universidade Federal do Esprito Santo (UFES). Bolsista pela CAPES.

343

Sbato Magaldi, em um juzo moral e no artstico da obra, embasadas, especialmente, na utilizao de cnones e cdigos estticos aos quais, aponta Magaldi, escapavam os propsitos do autor.2 Tratando-se de uma pea mtica3, que no assume necessariamente um compromisso com a realidade, lbum de Famlia (2004) dessacraliza os impulsos do inconsciente humano, horrorizando a todos, leitores e espectadores, com temticas polmicas, como relaes incestuosas, crimes, suicdios (ao todo so quatro mortes) e lesbianismo. Notam-se claramente as personagens desnudas, abolindo a culpa enrustida de censura e mostrando-se a todo e quaisquer momentos, avessas s normatividades e aos padres, quase em seus estados primitivos. Diante de tantas possibilidades de estudo, no s da pea em questo, como tambm da dramaturgia de Nelson Rodrigues como um todo especialmente, pela riqueza textual, pela criatividade, pelas inovaes feitas pelo autor , considera-se que apenas o mal-estar rodriguiano causado pelo polmico lbum de Famlia poderia servir-nos de base para inmeras consideraes tericas, psicanalticas e sociais. Entretanto, um ponto relativo ao gnero teatral escolhido pelo prprio dramaturgo para caracterizar a pea escolhida como corpus de anlise crtica da presente proposta trata-se de uma tragdia dividida em trs atos parece-nos ser um foco bastante frutfero para discusses e apontamentos que se norteiem em torno da apropriao dos elementos desse mesmo gnero por parte do autor brasileiro, especialmente no que concerne s inovaes que ele props para que a noo de trgico ganhasse contornos mais singulares na sua obra. Dessa forma, os proveitosos emprstimos feitos pelo dramaturgo dos recursos do trgico clssico (uso do coro e das mscaras, por exemplo) aliados ao uso de elementos do moderno decorrentes visivelmente, da utilizao de uma linguagem coloquial4, provocativa e crua que perpassa a obra do autor, especialmente em lbum de Famlia, como tambm, advindos do uso do flash-back cnico, por exemplo, garantem pea um carter trgico-

2 3

Essas consideraes encontram-se na apresentao do livro Teatro Completo de Nelson Rodrigues (1989; v. 2; p.14) De acordo com o agrupamento feito por Sbato Magaldi, as dezessete peas teatrais de Nelson Rodrigues foram divididas em quatro volumes, cuja classificao foi aprovada pelo dramaturgo. Observe a diviso: Volume 1 Peas Psicolgicas: A Mulher Sem Pecado, Vestido de Noiva, Valsa n 6, Viva, Porm Honesta e Anti-Nelson Rodrigues; Volume 2 Peas Mticas: lbum de Famlia, Anjo Negro, Dorota e Senhora dos Afogados; Volume 3 Tragdias Cariocas (I): A Falecida, Perdoa-me por Me Trares, Os Sete Gatinhos e Boca de Ouro; Volume 4 Tragdias Cariocas (II): O Beijo No Asfalto, Bonitinha, Mas Ordinria, Toda Nudez Ser Castigada e A Serpente. Somente aps a morte do dramaturgo, em 21 de dezembro de 1980, a Editora Nova Fronteira comeou a publicao do que se tornou o Teatro Completo de Nelson Rodrigues. 4 A respeito da linguagem coloquial de Nelson Rodrigues, o artigo de mesmo nome da autora Clia Berrettine (1980, p.159) faz um estudo completo das caractersticas das falas das personagens rodriguianas.

344

moderno, refletindo, de fato, o que distingue e caracteriza o teatro rodriguiano no panorama da literatura do teatro nacional:

Em lbum de Famlia, a primeira pea deste ciclo (ciclo de peas mticas), h a presena do speaker, que, como indica a rubrica, uma espcie de Opinio Pblica ou seja, um coro. No entanto, ao contrrio do que acontece na tragdia grega, em que o coro a voz da razo e que exprime sempre o bom tom que o heri deve seguir, aqui, o speaker sempre apresenta uma verso contorcida dos fatos e no o que realmente ocorre com a famlia (...). De fato, no desenvolvimento da pea h sempre o descompasso entre os acontecimentos da famlia e os dizeres do speaker no momento em que as fotografias so feitas. Aqui, por exemplo, interessante pensar como Nelson se apropria de um recurso da tragdia clssica s avessas, corrompendo seu uso normativo e, por meio disso, construindo a pea e ampliando o sentido trgico da histria. (MEDEIROS, 2007, p. 222-223)

Observando-se as artimanhas rodriguianas para a supracitada ampliao do sentido trgico considerou-se, aqui, mister observar os aspectos do trgico na obra lbum de Famlia, de Nelson Rodrigues, utilizando aparatos crticos e tericos acerca das noes de trgico e de contextualizao da supracitada pea teatral no cenrio da dramaturgia nacional, focando-se nos meandros textuais e estruturais que compem o texto dramatrgico, bem como examinando-se a tragicidade das personagens envolvidas na pea em questo, apontando reflexes que se sustentam com base nos conceitos de coro, mscara e antiherosmo todos eles, elementos do trgico clssico presentes em lbum de Famlia com as cores e os tons do trgico moderno. sabido que com as peas A Mulher sem Pecado (1941) e Vestido de Noiva (1943), Nelson Rodrigues alcanou xito mximo, sendo considerado pelos crticos literrios da poca o criador da dramaturgia moderna brasileira, afinal, as peas foram criadas em uma poca em que o teatro nacional se compunha apenas de clssicos estrangeiros e nacionais, em que predominavam o boulevard e o melodrama alis, a dramaturgia do boulevard e do melodrama tm em comum a resoluo imediata dos conflitos dramticos, reforada por uma estrutura textual muito fechada caractersticas que, como observamos com as temticas de lbum de Famlia e com a anlise da fortuna teatral do autor, no so encontradas nas tragdias rodriguianas. Patrice Pavis (2001, p. 308), em seu Dicionrio de Teatro, define o teatro de boulevard como:

uma arte de puro divertimento, mesmo que mantenha ainda, de sua origem melodramtica, a arte de divertir sem o menor esforo intelectual. Constitui um setor quantitativa e financeiramente importante, margem dos gneros distintos da Comdie-Franaise, do teatro de pesquisa e das formas populares do teatro de rua.

345

Ele se especializa em comdias leves, escritas por autores de sucesso para um pblico pequeno burgus ou burgus, de gosto esttico e poltico totalmente tradicional, que jamais so perturbadoras ou originais. O boulevard ao mesmo tempo o tipo de teatro, o repertrio e o estilo de atuao que o caracterizam. (PAVIS, 2001, p. 380)

Assim, o boulevard, gnero teatral que surgiu na Frana, no se preocupa com temticas que venham a questionar mecanismos econmicos, polticos ou ideolgicos da sociedade mantendo, dessa maneira, uma espcie de conformismo com as normas, como relata Pavis:
O boulevard procura seduzir por temas provocantes que nunca questionam a cumplicidade fundamental que liga autor, encenao e pblico: se zombamos das gentis excentricidades burguesas (muitas vezes batizadas de traos de carter bem franceses), somente para reconhecer, no final das contas, seu valor eterno e tranquilizador. Em momento algum, na verdade, uma anlise de mecanismos econmicos e ideolgicos vem perturbar a festa e a alegria de viver desses franceses mdios que circulam de Mercedes. (...) Apresentando apenas a superfcie brilhante da vida social (conversa na sala de visitas, no quarto ou na casa de campo), os autores nunca correm o risco de perturbar; e, alm do mais, eles se concedem o libi indestrutvel do humor, das palavras de autor desabusadas sobre os jovens ou a loucura atual do mundo, o todo servido com piadas fceis, mas eficientes. (Ibid. p. 381)

O melodrama que, por sua vez originou o boulevard, seguindo o raciocnio de Pavis, tambm no corre o risco de perturbar. O termo, da etimologia grega, significa drama cantado, surgiu no sculo XVIII, como um gnero em que uma pea era acompanhada, como uma opereta popular, por uma cano que sempre intervinha nos momentos mais dramticos da encenao. A partir do final do sculo XVIII, o gnero melodramtico passa a ser um novo gnero:

aquele de uma pea popular que, mostrando os bons e os maus em situaes apavorantes ou enternecedoras, visa comover o pblico com pouca preocupao com o texto, mas com grandes reforos de efeitos cnicos. (...)As personagens, claramente separadas em boas e ms, no tm nenhuma opo trgica possvel; elas so poos de bons ou maus sentimentos, de certezas e evidncias que no sofrem contradio. (Ibid. p. 238)

lbum de Famlia, que surgiu em um contexto de sucesso na dramaturgia brasileira, arrebatou acirradas e calorosas acusaes por parte dos crticos literrios de ento. Trata-se do terceiro texto teatral de Nelson que nega por completo a ocultao dos conflitos sociais e, principalmente, a tradio teatral de esconder, por detrs de uma espcie de superego gigante, os impulsos primitivos do ser humano, como a agressividade, a sexualidade e o 346

incesto, elementos esses que, nas linhas gerais da psicanlise, geram, de forma punitiva, o sentimento de culpa. A pea classificada pelo prprio autor como uma tragdia (do grego tragoedia, canto do bode sacrifcio aos deuses pelos gregos) e esse tipo de pea representa, em suas origens, uma ao humana funesta muitas vezes terminada em morte, ao contrrio do que as dramaturgias do boulevard e do melodrama representavam em termos de concepo filosfica. Porm, em lbum de Famlia, no s a morte que confere a noo de tragicidade pea alis, as noes de tragdia na obra aqui estudada perpassam todas e quaisquer consideraes rgidas e/ou fechadas , o autor inova e no cerne dessa tragdia renovada, que o heri se descobre trgico:

Na tragdia moderna o heri descobre em si mesmo o motivo da terrvel situao em que se encontra e da desgraa iminente e inevitvel que o cerca. O conflito interno e a questo da culpa so, portanto, elementos fundamentais para essa fatalidade, que centrada no indivduo. A solido do heri no provocada pela tragdia, contudo, uma conseqncia da mesma. A impossibilidade de comunicao com o outro uma das causas da dimenso insupervel de seu problema. (SOUTO, 2001, p. 56)

O ingls, professor e militante poltico Raymond Williams, em sua obra Tragdia Moderna (2002), reflete sobre o teatro, especialmente sobre o teatro moderno, apontando, dentre muitos conceitos e ponderaes, as polmicas relativas ao prprio uso do adjetivo trgico por parte do senso comum, que costuma utilizar o vocbulo como sinnimo de catstrofe, desgraa, infortnio; e da academia que, por sua vez, garante ao termo o emprego voltado para um tipo especfico de arte dramtica:

(...) Somos levados a entender que a palavra est sendo empregada da maneira incorreta, de modo simplista ou talvez de forma viciosa. E nesse momento obviamente natural hesitar. Numa sociedade at certo ponto cultivada, compreensvel que fiquemos incomodados quanto a usar uma palavra ou uma descrio de maneira incorreta. Mas fica claro, medida que escutamos, o que est em jogo no exatamente a palavra. Tragdia, ns dizemos, no meramente morte e sofrimento e com certeza no acidente. Tampouco, de modo simples, qualquer reao morte ou ao sofrimento. Ela , antes, um tipo especfico de acontecimento e de reao que so genuinamente trgicos e que a longa tradio incorpora. Confundir essa tradio com outras formas de acontecimento e de reao simplesmente uma demonstrao de ignorncia. Por outro lado, medida que a questo toma corpo, que o que se est discutindo no apenas o uso de tragdia para descrever algo diverso de uma obra de literatura dramtica (...). O que parece estar em jogo mais exatamente um tipo especfico de morte e de sofrimento e uma especfica interpretao dessas duas questes. (WILLIAMS, 2002, p. 30-31)

347

Ao fazer um apanhado geral da tradio trgica para caracterizar a tragdia moderna, Williams chega a um ponto que merece considerao aqui: a tnica de suas reflexes coloca-nos diante da seguinte viga mestra que sustenta as suas ideias:

(...) as principais organizaes que no sculo XX se apresentaram para o combate ao capitalismo na direo do socialismo passaram a fazer parte do complexo de foras de sustentao da sociedade capitalista. Esse um dos principais aspectos da tragdia de nosso tempo. (Ibid. p. 12)

Assim, ao vincular a tragdia moderna ao dia a dia, Raymond Williams acaba por fornecer dados que apontam o quo a sociedade moderna est desconexa em termos sociais, polticos, culturais, geogrficos especialmente quando o estudioso expe que a sociedade capitalista produz metodicamente a desigualdade, a humilhao, a violncia, a injustia. Portanto, distante daquilo que a tragdia clssica pregara ao longo dos tempos, a tragdia moderna est engendrada, na viso de Williams, para o espao comum: (...) se tivermos o cuidado de ultrapassar o aspecto fatalista que impregnou o conceito ao longo da sua histria, nada impede que tambm a situao de ameaa e falta de alternativas em que se encontra hoje a humanidade seja qualificada como trgica (Ibid. p. 15). Explica o terico que a academia perde ao no considerar trgicos acontecimentos como fome, guerra, trabalho, poltica dentre outros, no conseguindo ver nesses fatos contedo tico ou ao humana consciente:

(...) Pois no relacionar tais acontecimentos ou situaes a significados universais assumir com ares vitoriosos uma estranha e peculiar falncia que nenhuma retrica consegue esconder. Mas esse estreitamento da dimenso do humano tem uma explicao histrica, enraizada na apropriao do teatro pela burguesia. A concepo de indivduo fundamento da viso de mundo dessa classe social como entidade isolada, em si mesma, que no o Estado (como era o heri da tragdia clssica) e nem sequer faz parte dele, redundou na concepo burguesa de tragdia, restrita vida privada, que perdeu o carter geral do pblico (WILLIAMS, 2002, p. 15).

Em lbum de Famlia, a tragdia de fato consome o cotidiano algo, alis, bastante tpico na dramaturgia de Nelson e ocorre nos moldes do que Williams depreende como tragdia moderna, ou seja, o homem entra em conflito com o mundo e esse , de fato, o ponto nevrlgico da ao trgica na modernidade, assim como da ao trgica rodriguiana:

As personagens de lbum de famlia no internalizaram os mecanismos de censura moral adquiridos pelos homens com o advento da civilizao, agindo atravs de seus impulsos mais primitivos. Em razo de no obedecerem a essas regras que foram criadas para amenizar os conflitos entre as pessoas, acabam por destruir tudo o que se encontra sua volta, inclusive a si mesmas. como se elas fossem um primitivo

348

grupamento humano, levado ao convvio por seus instintos, mas sem regras para facilitar a intimidade forada. As normas surgiriam atravs das experincias, fracassadas ou no, desse grupo. Mesmo que a situao causasse a sua destruio quase total. uma forma de mostrar os fragmentos supostamente enterrados da natureza humana e ver aonde eles nos conduziriam se fossem libertos da priso da conscincia. (SOUTO, 2001, p.72-73)

Alguns estudiosos da dramaturgia de Nelson Rodrigues, como Eudinyr Fraga 5 (1998), associam a obra dramatrgica do escritor ao Expressionismo e, apesar de crticos afirmarem que o autor no conhecia o teatro expressionista, sabido que sua obra relacionada s caractersticas do movimento. A respeito disso, Sbato Magaldi (1992, p. 31) esclarece:

Nelson no conhecia o teatro expressionista, inacessvel em portugus (embora seu nome conste como tradutor at do ingls, ele s lia espanhol, lngua em que se divulgaram textos do norte-americano Eugene ONeill, herdeiro daquele movimento de origem alem). Por interposto autor e provavelmente por causa do cinema, podese afirmar que Nelson absorveu as caractersticas de uma escola ainda em pleno vigor na dcada de vinte, poca de sua formao.

Em um artigo intitulado Um enigma esclarecido artigo elaborado para a apresentao do livro Nelson Rodrigues Expressionista, de Eudinyr Fraga (1998), Magaldi (1998) refora a associao do teatro rodriguiano ao expressionismo:

No que (Nelson) fosse um expressionista na acepo estrita do termo, mas sua viso do mundo fundamenta-se nessa concepo existencial, na recusa violenta da realidade (embora nela alicerada), na distoro exagerada da sociedade que nos cerca, no privilegiar o grotesco do comportamento humano. (MAGALDI, 1998, p.14)

Apesar de no fazerem parte da proposta de estudo deste trabalho as relaes do movimento expressionista com a obra rodriguiana, revolver essas questes para se identificar os aspectos do trgico na obra do autor de lbum de Famlia torna-se tarefa fundamental na tentativa de se observar o quo a dramaturgia expressionista representou, de fato, exatamente o trgico moderno aqui posto para anlise. Dessa forma, preciso apontar que no fulcro do drama expressionista h uma centralizao nas personagens protagonistas evidenciadas, no pela marca do gnio ou do heri, como nos dramas do Pr-Romantismo e do Romantismo, mas sim, pela luta travada pela conscincia individual de cada personagem, preocupada em se desvencilhar das

A respeito do expressionismo existente na obra rodriguiana, Eudinyr Fraga faz um apurado estudo dessa relao em sua obra: Nelson Rodrigues Expressionista (1998)

349

represses/restries impostas pela civilizao s pulses e aos desejos desse indivduo uma marca da tragdia moderna. lbum de Famlia pea em que todas as personagens pertencem a uma mesma famlia (marido, mulher, filhos, cunhada, nora etc.) apresenta de forma bastante peculiar todos os dramas individuais caractersticos das personagens expressionistas e da tragicidade: cada componente desse universo familiar fechado e asfixiante contrasta com uma imagem preestabelecida pela sociedade (imagens essas apoiadas pelos retratos da famlia do casal Jonas e Senhorinha), resultado do conflito inconcilivel entre instinto e represso, ou, nas linhas gerais da psicanlise, entre o id e o superego. A simples presena de Jonas, figura paterna representante da opresso e da autoridade, retrata, de forma simblica, o comportamento frentico das personagens diante dos desejos instintivos e sob diferentes graus de presso:
O frenesi das personagens dos dramas do chamado teatro expressionista corresponde a uma tentativa de escapar do isolamento em que vivem, marginalizada (do ponto de vista mais prtico), so marcadas pelo smbolo de uma rebeldia construtiva. As de Nelson visam apenas consecuo dos seus desejos sem quaisquer preocupaes ticas (FRAGA, 2001, p. 80).

Assim, a angstia de existir em uma famlia como a de Jonas e Senhorinha personagens centrais da peas a prova cabal da dicotomia existente entre o eu e o outro e as fotografias do lbum do casal reforam a influncia do outro nas frustraes e nas diversas impossibilidades de realizao plena do ideal de cada componente dessa estrutura familiar deformada, trgica/moderna, pois Nelson nos mostra com esta tragdia absurdamente transbordante de crimes hediondos, que pode no haver situao social mais incmoda do que a vida em famlia, que, no caso em questo, privou cada um dos membros de uma parte sua que seria fundamental na realizao de seus projetos de felicidade. (SOUTO, 2001; p. 90) A figura do speaker uma espcie de locutor que descreve e comenta as sete pginas do lbum da famlia do patriarca Jonas nos apresentado em rubrica como uma espcie de opinio pblica. Ao tecer comentrios distorcidos acerca da vida do aristocrata rural, o speaker acaba por criar uma inquietao que surge quando defrontamos a descrio fornecida por ele das personagens fotografadas com o que, de fato, elas vivem no contexto em que esto inseridas. Congeladas pela fotografia, as personagens de lbum de Famlia transformam-se em verdadeiros exemplos amveis para a sociedade que as circunda, quando, em verdade, 350

suas mscaras moldadas aos olhos do speaker no passam de artefatos criados para evidenciar a secular briga entre os impulsos primitivos humanos e a sociedade repressora. Consideramos extremamente importante analisar o papel do speaker na construo das mltiplas personalidades que compem o universo dramatrgico de lbum de Famlia, pois entendemos esse locutor como uma referncia ao coro, da tragdia clssica, porm utilizado por Nelson com inovaes modernas. A tragicidade das personagens envolvidas na pea em questo aponta para reflexes que se sustentam com base nos conceitos de mscara e anti-herosmo, pois, ao fazer usos da linguagem cotidiana crua, essas mesmas personagens acabam por encenar um comportamento que reflete a vida do homem urbano figura central da tragdia moderna:

Na fase das tragdias os personagens no falam, fazem um certo uso da lngua. Pode-se dizer que a lngua se torna aqui um gesto. Ela no natural, e sim indica um trabalho, um olhar, uma tomada de posio sobre a prpria lngua. Nesse sentido, ela no teria um papel, seria um papel a mais. E nesse sentido, finalmente, que Nelson Rodrigues realiza uma exposio eloqente do modo de vida do cidado moderno, urbano (LOPES, 1993; p. 32).

Definitivamente, a supracitada pea rodriguiana escandalizou a opinio pblica, no s pelas temticas controversas, ousadas e desagradveis, como tambm pelo fato de levar ao fim e ao cabo os impulsos primitivos humanos considerados pela sociedade como recriminveis, feios e deformados refletidos simultaneamente em todo um contexto histrico, social e literrio. Assim, apropriando-se das noes de trgico a serem analisadas na obra escolhida como corpus de anlise, acredita-se que a proposta aqui descrita venha a corroborar o entendimento da riqussima gama de recursos utilizados por um dos mais representativos dramaturgos brasileiros de todos os tempos, Nelson Falco Rodrigues, na construo da pea lbum de Famlia vale, alis, lembrar aqui as suas inmeras contribuies para o texto teatral brasileiro, enchendo de cores os palcos nacionais com as fortes e impactantes tintas da fatalidade; ou ainda, fazendo uso de uma linguagem coloquial crua, desconfiada das certezas e das verdades absolutas, dentre tantas outras inovaes e tambm contribuir para futuras e possveis anlises de sua fortuna teatral.

351

Referncias

BERRETTINI, Clia. A linguagem coloquial de Nelson Rodrigues. In.: O teatro ontem e hoje. So Paulo: Perspectiva, 1980. (Debates, 166) FACINA, Adriana. Santos e canalhas: uma anlise antropolgica da obra de Nelson Rodrigues. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2004. FRAGA, Eudinyr. Nelson Rodrigues Expressionista. So Paulo: Ateli Editorial / Fapesp, 1998. GUINSBURG, J. (org.). Dicionrio do Teatro Brasileiro: temas, formas e conceitos. So Paulo: Perspectiva: Sesc So Paulo, 2006. LINS, Ronaldo Lima. O teatro de Nelson Rodrigues: uma realidade em agonia. 2. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979. LOPES, ngela Leite. Nelson Rodrigues: trgico, ento moderno. Rio de Janeiro. Editora da UFRJ, 1993. MAGALDI, Sbato. Moderna dramaturgia brasileira. So Paulo: Perspectiva, 1998 (Estudos, 159). ______. Nelson Rodrigues: dramaturgia e encenaes. 2. ed. So Paulo: Perspectiva, 1992. ______. Panorama do teatro brasileiro. 5. ed. So Paulo: Global, 2001. ______. Teatro completo de Nelson Rodrigues: Peas Mticas. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1981. ______. Um enigma esclarecido. In.: FRAGA, Eudinyr. Nelson Rodrigues Expressionista. So Paulo: Ateli Editorial / FAPESP, 1998. MEDEIROS, Elen de. A concepo de trgico na obra dramtica de Nelson Rodrigues. In: XII Seminrio de Teses em Andamento, v.1, 2007. p. 221-227. Anais eletrnicos. Campinas: Unicamp, 2007. Disponvel em: http://www.iel.unicamp.br/revista/index.php/seta/article/view/228/250 > Acesso em: 10 out. 2010. PAVIS, Patrice. Dicionrio de teatro. Traduo de J. Guinsburg e Maria Lcia Pereira 1. ed. So Paulo: Perspectiva, 2001. (Estudos, 196) RODRIGUES, Nelson. Teatro completo. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2004. 4 vols. ________. lbum de Famlia. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2004. SOUTO, Carla Cristina Fernandes. Nelson Trgico Rodrigues. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora gora da Ilha, 2001. 352

WILLIAMS, Raymond. Tragdia Moderna. (Ttulo original: Modern tragedy). Trad. Betina Bischof. So Paulo: Cosac & Naify, 2002.

353

Potrebbero piacerti anche