Sei sulla pagina 1di 46

O desenvolvimento afetivo segundo Piaget

Luciene Regina Paulino Tognetta

Por que Piaget?

Autor que se preocupou com a presena de dois aspectos inseparveis do psiquismo humano: razo e afetividade. H um desenvolvimento que evolui desde as emoes primrias (e no primitivas) at a presena dos sentimentos morais O desenvolvimento moral, que corresponde s relaes inter e intrapessoais, formado pelos dois aspectos: razo e afetividade.

H uma evoluo das valorizaes feitas a si e ao outro note-se: a si e depois ao outro. O valor de si primordial para o valor ao outro (busca por imagens positivas de si) Onde? a pergunta que se faz integrao de valores. As teorias que estudam a Moral atualmente: buscam um lugar para a moral. Esse lugar a IDENTIDADE do sujeito. (Taylor, 1999; Damon, 1998).

Para Piaget e Claparde

O desequilbrio deriva de uma impresso afetiva sui generis: a conscincia da necessidade e, por conseguinte, o regresso ao equilbrio dado pelo sentimento de satisfao (Piaget, 1952/1994, p. 186). Se toda conduta supe uma meta, est contida nela a afetividade o que Piaget chama de interesse (ib., p. 192).

Para Freud, assim como para Piaget...

Um sentimento s poder ser fonte de energia se ele prprio for expresso de uma necessidade intensa. Significa dizer que, contrapondo-se s idias que aparentemente podem soar verdadeiras ao censo comum, uma motivao interna no leva a cumprir desejos. O que dizemos que, se h uma necessidade, haver uma vontade: a conduta moral necessitar de um jogo de foras entre esses desejos para se concretizar. Piaget dar a essa fora o nome de vontade.

Resumindo:Afetividade em Piaget

Uma energia desde os primrdios da vida que me leva em direo primeiro a mim mesmo e depois ao outro. Valorizaes de si e do outro decorrentes do interesse canalizado pelas escolhas . O movimento de valorizaes (investimentos afetivos) regulado pela vontade.

Primeiro estgio: as emoes primrias/montagens hereditrias

Instintos (fome, dor, o impulso sexual, etc) Manifestaes da vida hereditria Indiferenciao entre os aspectos fisiolgicos e psicolgicos (no sabemos por exemplo, por que a criana chora se por dor ou medo.

Quanto s questes cognitivas


Correspondem aos reflexos. (vida biolgica) preenso palmar e plantar, suco, marcha, babinski, moro, tnico cervical...

Segundo estgio: afetos perceptivos (2 a 7/8 meses)

Os hbitos so conduzidos pelo que desagradvel/ agradvel, pelo que gera prazer/desprazer, sucesso/ fracasso.Ex.: aqui o choro torna-se hbito/repetio para conseguir o que quer .Comeam as gargalhadinhas quando h repetio de uma ao. Os sorrisos: aos movimentos mas mais frequentes com a viso s pessoas essas se adaptam criana e reagem s suas aes.

Quanto s questes cognitivas


Percebe os movimentos Coordena reflexos sem inteno (logo h incio da intencionalidade). Hbitos e repetio: reaes circulares primrias (repeties com o prprio corpo) e reaes circulares secundrias (trazendo o objeto para si) Comeo da supresso de objetos que impedem a viso Incio da reconstituio de um todo a partir de uma frao visvel.

Reaes circulares, sustentao da cabea e


primeiras coordenaes de esquemas

Terceiro estgio: Afetos intencionais (de


7/8 meses 18 meses)

conduta egocntrica (Narcisismo sem narciso) e portanto, centrao em si mesmo(Ex. carrinho que anda sozinho) a criana tem intenes, ento ela faz escolhas, que levam a dar valor a algo (no mais por repetio, agora ela j valoriza algumas aes- conduta custosa preferida. consegue perceber os outros objeto (comeou quando ela teve a permanncia do objeto) j estranha h escolha do objeto (diferente dela). Para Freud, seria a me o primeiro objeto .

Quanto s questes cognitivas

Coordena esquemas em organizao e diferencia meios e fins atos inteligentes pegar e puxar (assimilao recproca). Os esquemas so coordenados e repetidos em outros momentos (economia do sistema) O objeto continuao de si (por isso o espanto quando funcionam sozinhos). OP o objeto se transforma em 2 ( e no ) separado do sujeito existe mesmo que ele no o veja independe dele.

Coordenao de esquemas e condutas custosas

Quarto estgio: Afetos intuitivos e sentimentos interindividuais ( de 18/24 meses 7/8 anos)

incio da troca, da socializao: para perceber os outros preciso reconhecer quem eu sou :para isso, preciso saber quem eu no sou (criana no espelho) investe seus valores (agradvel,desagradvel, etc) aos outros e assim tem os primeiros sentimentos de inferioridade e superioridade. investe afetivamente nos outros (alegria, tristeza, etc) e conseqentemente surgem os sentimentos de empatia e antipatia os afetos so ligados intuio, no lgica (sem conservao do que pensa/sente por isso so passageiros ora est com um ora com outro) no se conserva um valor atribudo aos outros e portanto nem a si mesmo

Comeam as primeiras interdies o adulto que a autoridade valoriza minhas aes. Corresponde ao que Piaget chamou de Heteronomia Sentimentos presentes na heteronomia: medo e amor. respeito. Para outros autores (Turiel, Eisenberg, Tugendhat, La Taille...) h outros sentimentos presentes nesse momento: confiana, simpatia, indignao e culpa.

Quinto estgio: Afetos normativos e incio dos sentimentos morais (de 7/8 anos e 11/12 anos)

- comea a cooperao e a descentrao - incio dos sentimentos morais (no incio pelo respeito unilateral, que no coordena 2 ou mais pontos de vista) o respeito mtuo ou por reciprocidade: coordena mais que um ponto de vista - vontade (fora de vontade) como regulador das regulaes - a vontade atua em foras opostas, atribuindo valores. ( se o valor um investimento afetivo a vontade regula o que mais importante para mim)

Sexto estgio: Sentimentos ideais e inicio da personalidade (a partir de 11/12 anos)

- torna-se autoridade sobre si mesmo - valida os valores alheios como dele, mas para isso preciso nega-los. Nega pela criticidade um valor para torna-lo dele. - duas conquistas: a conquista de si e a insero na sociedade. Charlotte Buhler: o adolescente no procura apenas adaptar seu eu ao ambiente social, mas tambm adaptar o ambiente social a seu eu (Ilhelder & Piaget, 1976, p. 255).

- descentrao - cooperao - afirmao da vontade (definio do que quer) com superao do egocentrismo - formam a sociedade (sentimento de pertencimento) - sentimento de reformulao dos valores (como resolver o problema dos outros) H, segundo La Taille, um sentimento prprio na formao da personalidade tica: a vergonha.

O ponto que queremos chegar:

Piaget conclui o desenvolvimento afetivo pela formao da PERSONALIDADE. Ele mesmo teria preferido, ao buscar uma confluncia entre os aspectos cognitivos e afetivos na moral, o termo tica preconiza que todo querer fazer depende de uma fora que chamou de vontade. Persona: mscara de teatro (muitas mscaras, muitas imagens)... Preferimos o termo Representaes de si identidade ou personalidade.

Representaes de si dizem respeito a QUEM EU SOU e QUEM EU DESEJO SER? Quando sei quem sou posso me respeitar.

A evoluo da afetividade em Piaget: mostra a progressiva construo do auto-respeito, necessrio Moral, para a formao da personalidade tica.

ENTO....
O QUE SIGNIFICA TRABALHAR COM AFETIVIDADE NA ESCOLA?

Significa:
1- Trabalhar com as representaes que os sujeitos tm de si mesmo: Quem eu sou, quem eu desejo ser ou seja as imagens que tenho de mim. Tais imagens so sempre valorativas, ou seja, esto associadas a idias de bom ou mau, certo ou errado, admirvel ou desprezvel...(La Taille, 2004)

Toda pessoa busca ter imagens positivas de si, sofre quando no consegue, abandona aquelas que no consegue concretizar e vai procura de outras (por ex.: aluno que pensa no ser aceito pelos pais ou tira nota baixas tem uma imagem negativa de si e pode procurar identificar-se com outras imagens: por exemplo, ser o valento da turma). La Taille, 2004

As imagens que se tem de si so influenciadas pelos juzos alheios (ex. Wallon) - principalmente dos adultos significativos mas so construdas internamente. Portanto, as imagens positivas se referem a uma auto-estima que lhe confira valor.

H um contexto para a estima de si: atribuir-se valor enquanto auto-respeito (no como tudo posso, sou melhor que todos...) possvel dar valor quilo que no conheo? a necessidade do autoconhecimento.

Agora...
Por quais vias possvel chegar ao auto-respeito s possvel pelo valor de si. Se... Todo valor um investimento afetivo preciso um trabalho com os sentimentos que nos movem a si e ao outro.

Trabalho em trs frentes

Com

a autoridade Com os pares Consigo mesmo

1- Com a autoridade adultos significativos (interpessoal):

A educao moral ajuda a criana a incluir o outro no seu universo de valores

Confiana
-

Uso de sanes por reciprocidade. Os castigos levam ao medo da autoridade que, por sua vez, faz a criana permanecer heternoma Torna-se confivel quem reconhece os sentimentos infantis pois permite o valor de si Torna-se confivel quem emite mensagens descritivas que no desconfiam, menosprezam, humilham, ao contrrio, elogiam apreciativamente as aes das crianas - ningum to ruim que nada faa de
bom no sentido moral

Medo e amor

O adulto significativo para a criana fonte das regras: imperativo que ele apresente a criana ao mundo das regras. O valor de si diferente de egosmo. Notar que h regras e essas me posicionam frente ao outro imprescindvel. Por isso, a construo das regras fato inegocivel.

Indignao

A criana pequena tem muita dificuldade em separar a ao do ser. Quando a castigamos sua auto-afirmao que est em jogo. Novamente, h algo de humilhao no castigo. Elkind nos lembra dos dois grandes equvocos em educao: acreditar que as crianas pensam como ns e sentem diferente de ns. SENTEM-SE HUMILHADAS, FERIDAS, AMEAADAS como os adultos.

O castigo, a quebra de promessas coloca em jogo o valor de si. Se o direito do outro posterior ao prprio direito, a indignao necessria e precisa ser aceita pelo adulto.

Se to necessria a indignao para construir o valor de si, preciso... Permitir que a criana se manifeste: chorar, ficar brava (ex. da Liliana, ex. do Felipe) Reconhecer o que a criana sente e tornar representvel sua indignao:em conflitos entre pares, nas avaliaes do dia e mesmo nos jogos de expresso de sentimentos, por exemplo, o canto do desabafo ou a gaveta dos sentimentos.

2- Entre pares (interpessoal):

A cooperao : o nico remdio para a superao do egocentrismo. ser merecedor de confiana s na supresso de relaes unilaterais. (ser merecedor de confiana prprio da autonomia) preciso que a relao entre iguais permita: - manifestao de sentimentos - O reconhecimento dos sentimentos

Simpatia

A educao moral incide mais sobre os respeito dos direitos alheios do que sobre as necessidades mais justia do que sobre a generosidade (que ver o outro em sua singularidade). A simpatia ajuda a superar a heteronomia: a regra imposta d mais nfase obedincia do que pessoa-alvo da ao proibida, a simpatia faz o contrrio. Por isso: os conflitos precisam ser resolvidos entre pares; num conflito, os envolvidos que precisam dizer como se sentem; Cultivar a simpatia: permitir que todos possam ser ouvidos em sua singularidade: por isso as assemblias.

H propostas que do nfase ao fato das crianas, naturalmente, estarem sensveis aos sentimentos das pessoas. Faz-las, atribuir a essa sensibilidade, um valor, ou, em outras palavras, valorizar a simpatia prpria da criana e assim, sua generosidade: - Jogo das expresses, como eu estou me sentindo, o que vejo e o que sinto? Canto da ajuda...

Culpa e Vergonha
As duas frentes me possibilitam sentir culpa e vergonha: quando ajo mal mas no sou castigado, punido e nem evitado Quando posso pedir desculpas ao crer que fui culpado. Pedir desculpas porque a autoridade ordenou no retira a culpa j que no a senti. Posso pedir desculpas num outro momento depois que a raiva passar.

Quando minhas aes so vistas pelo grupo como sem valor posso me sentir culpado nas assemblias, quando as investidas em casos de bullying, por ex., so retomadas como algo ruim. Sentir culpa diferente de se sentir exposto. A culpa pelo que fez e precisa ser sentida consigo mesmo e no diante do grupo.

Ningum precisa expor sua culpa, nem diante dos outros, nem no momento em que o problema retomado. Costumeiramente, queremos que as crianas sintam vergonha: diferente de humilhao, de exposio. A vergonha, como a culpa sentimento individual, solitrio.

3- Consigo Mesmo (intrapessoal):

Falar sobre si: o que me indigna, me entristece, me alegra me dar valor. Falar sobre o que eu valorizo ou admiro permite corresponder ao que o meu grupo espera de mim e ao que eu espero de mim possibilidade de sentir vergonha e construir uma personalidade tica: quem se conhece, se respeita e insere nesse respeito, o si mesmo e o outro.

Segundo Ricouer, o auto-respeito a autoestima regida pela moral.


O auto-respeito o sentimento que une os planos moral e tico, pois ele , por um lado, expresso da expanso de si prprio portanto, elemento da vida boa e, por outro, causa essencial do sentimento de obrigatoriedade portanto, motivao para a ao moral. Em poucas palavras: respeita a moral quem, ao faz-lo, respeita a si prprio. Em termos puramente morais, no h possibilidade de respeitar a outrem na sua dignidade sem, ao faz-lo, experimentar o sentimento da prpria dignidade. (La Taille, 2006, p. 56)

Finalmente...

O respeito autonomia e dignidade de cada um um imperativo tico e no um favor que podemos ou no conceder aos outros
Paulo Freire

Potrebbero piacerti anche