Sei sulla pagina 1di 20

Coletnea de Planos de Aula - Programa de Alfabetizao de Jovens e Adultos

APRESENTAO

Apresentamos a Coletnea de Planos de Aula de Matemtica do Programa de Alfabetizao de Jovens e Adultos/2010, elaborada pelos alfabetizadores de algumas unidades escolares que oferecem o curso.

Sabendo que o plano de aula tem uma funo imediata, que a de levar o alfabetizador a pensar sobre o que ir fazer em sala, qual habilidade desenvolver em um determinado espao de tempo e, depois de aplicado, pensar se o que foi feito deu certo, quais foram os problemas encontrados e o que ser feito para super-los, nossa expectativa com esta socializao que provoque reflexes ao alfabetizador sobre suas aes efetivas e que ocorra o replanejamento para promover o processo de ensino-aprendizagem, sempre que necessrio.

Planejar cuidadosamente as aulas, com estratgias focadas no desenvolvimento das habilidades condio essencial para se organizar este processo e para desenvolver habilidades da Matriz de Referncia para Avaliao do curso, alm de o alfabetizador assumir controle sobre a improvisao e explorar a potencialidade mxima de aprendizagem que cada aula deve conter.

Esperamos inspirar os alfabetizadores a socializarem outras prticas e assim, constituirmos a Coletnea de Planos de Aula 2011!

Boa leitura!

Setor de Educao de Jovens e Adultos - SEJA

Coletnea de Planos de Aula - Programa de Alfabetizao de Jovens e Adultos

Escola de Educao Bsica e Profissional Fundao Bradesco - RJ Alfabetizao de Jovens e Adultos ALFA II

Objetivos: Identificar o antecessor e sucessor dos nmeros naturais a fim de ampliar o conhecimento adquirido na vivncia diria; Estabelecer relaes de maior e menor entre os nmeros; Desenvolver o raciocnio lgico com a noo de ordenao e quantificao. Contedo: Sucessor e antecessor de um nmero natural. Competncia: Reconhecer as regras do Sistema de Numerao Decimal (SND) para ampliar a capacidade de leitura e escrita numricas.

Habilidade 12: Reconhecer regularidades em sequncias numricas, inclusive a relativa a antecessor e sucessor.
Estratgias: Partir dos conhecimentos prvios e vivncia dos alunos estimulando-os a nomear alguns presidentes do Brasil que sero apresentados em cartaz. Em seguida, registrar essas informaes no quadro de giz e, de acordo com a participao dos alunos, organizar as informaes por ordem de mandato. Apresentar e extrapolar o conceito de antes e depois: imediatamente antes (antecessor) e imediatamente depois (sucessor) atravs de questionamentos relativos atividade. Recursos: Quadro de giz, folha impressa. Avaliao: 1. Observe a sequncia de presidentes da Repblica e responda:

Setor de Educao de Jovens e Adultos - SEJA

Coletnea de Planos de Aula - Programa de Alfabetizao de Jovens e Adultos

a) Quem foi o sucessor imediato de Itamar Franco?______________________________________________________________ b) Escreva o nome dos antecessores de Fernando Collor de Mello: ____________________________________________________________________ c) O sucessor de Fernando Henrique Cardoso, terminando o 2 mandato: _____________________________________________________________________ 2. Observe como as sequncias comearam e complete-as.

3. Trs remdios homeopticos, A, B e C devem ser ingeridos a cada 2 horas. Tendo ingerido o A s 9 horas, em que horrio tomar o C?
A 9h B C ?

a) 07 horas b) 09 horas c) 11horas d) 13horas

Setor de Educao de Jovens e Adultos - SEJA

Coletnea de Planos de Aula - Programa de Alfabetizao de Jovens e Adultos

Osasco II/ SP - Alfabetizao de Jovens e Adultos ALFA II

Objetivo: Utilizar o sistema de medidas nas situaes trabalhadas no cotidiano. Contedo: Medidas de tempo (hora, minuto, segundo, ano, meses, semanas). Competncia: Reconhecer e utilizar as unidades de medida de tempo.

Habilidade: H36. Transformar medidas de tempo (hora e minuto, hora e dia, dia e semana, semana e meses, meses e ano).
Estratgia: Iniciaremos a atividade partindo dos conhecimentos prvios e vivncia dos alunos sobre os contedos propostos. Lanaremos a seguinte problematizao: Quantos minutos tem uma hora? Conduzirei os alunos a compreenderem que so necessrias converses para determinados clculos. Previamente pedirei aos alunos que preencham uma tabela com horrios de sua rotina:

Na aula propriamente dita, devero calcular a durao de sua rotina, ou seja, determinar quanto tempo dormiu, quanto tempo levou para sair de casa e chegar escola, quanto tempo gastou na sada da escola at sua casa ou trabalho. Logo aps, os alunos devero explicar como chegaram quele resultado. Em seguida irei entregar uma atividade na qual devero resolver os problemas envolvendo medidas de tempo.

Setor de Educao de Jovens e Adultos - SEJA

Coletnea de Planos de Aula - Programa de Alfabetizao de Jovens e Adultos

1. Lcio tem uma jornada de trabalho semanal de 40 horas. Considerando que estas horas so igualmente distribudas em oito horas dirias, podemos afirmar que o equivalente em dias trabalhados de: a) 04 dias b) 05 dias c) 06 dias d) 07 dias 2. Ana levou seu filho ao pediatra, pois estava com muita dor de garganta e tosse. O mdico receitou um medicamento a ser ministrado de 8 em 8 horas. Como Marcelo, filho de Ana, estava muito abatido, logo que saiu da clnica a me comprou o remdio e j o ministrou. Eram 15 horas e 30 minutos. Qual ser o horrio da prxima dose respeitando o intervalo recomendado pelo mdico? 3. Mrcio trabalha em uma oficina mecnica e seu horrio de entrada s 7 horas. Na noite passada dormiu muito mal, pois seu filho, ainda beb, estava com febre e chorou a noite inteira. Colocou o despertador para tocar s 5 horas, mas no ouviu e s acordou s 6 horas e 50 minutos, chegando hoje ao seu trabalho somente s 8 horas e 40 minutos. Sabendo que ele precisa trabalhar oito horas por dia, parando uma hora para o almoo, em qual horrio Mrcio sair da oficina no dia de hoje? Os alunos sero convidados a realizar os problemas na lousa contando ao grupo como chegaram s respostas.

Recursos: Lousa, giz, atividade xerografada, lpis e borracha. Avaliao: A avaliao se dar atravs da observao contnua da alfabetizadora em relao ao desempenho dos alunos frente a resoluo dos problemas matemticos. Noutra sequncia de atividades, pode-se propor a resoluo de situaes-problema individualmente e tabular os resultados para avaliar o desenvolvimento da habilidade.

Setor de Educao de Jovens e Adultos - SEJA

Coletnea de Planos de Aula - Programa de Alfabetizao de Jovens e Adultos

Escola de Educao Bsica e Profissional Embaixador Espedito de Freitas Resende - Fundao Bradesco Teresina/Piau Alfabetizao de Jovens e Adultos ALFA II

Objetivos:Ler informaes apresentadas em grficos e tabelas;Resolver situaesproblemas envolvendo adio ou subtrao de nmeros naturais a partir de dados obtidos em grficos e tabelas. Contedo: Leitura e interpretao de tabelas e grficos. Competncia 3: Aplicar os conhecimentos adquiridos na resoluo de situaesproblema da realidade imediata, avaliando sua adequao ao contexto proposto.

Habilidade: H 11. Resolver situao-problema a partir de dados obtidos em tabelas e grficos, principalmente presentes em peridicos, envolvendo nmeros naturais.
Estratgias: A alfabetizadora iniciar aula a partir dos seguintes questionamentos: Qual sua idade? Quantas pessoas moram com voc? A professora apresentar esses questionamentos com as opes a, b, c e d em um cartaz e solicitar a cada aluno que marque com um X a opo escolhida. Para cada alternativa escolhida deve ser marcada com cor diferente. Aps todos responderem, analisaremos os dados, e proporemos a construo dos grficos. Na sequncia, os grficos sero analisados e interpretados pelos alunos a partir de questionamentos. Num segundo momento, os alunos em duplas, resolvero algumas atividades/ questes e logo depois ocorrer a socializao. Neste momento, as respostas dos alunos sero confrontadas, confirmadas ou retificadas. Avaliao: Os alunos sero avaliados atravs da explorao da linguagem de grficos e tabelas, presente em vrios contextos, como jornais, revistas e em textos, ou seja, se conseguem interpretar e coletar os dados, informaes, resolvendo situaesproblemas a partir de dados das tabelas e grficos.

Setor de Educao de Jovens e Adultos - SEJA

Coletnea de Planos de Aula - Programa de Alfabetizao de Jovens e Adultos

Atividades 1 Questo Grfico da mortalidade infantil no Brasil (em nmero de mortes at os cinco anos para cada mil nascimentos.)

1. Que informaes esto dispostas nesse grfico? Chave de resposta: Neste grfico esto dispostas as informaes dos nmeros de mortes (para cada mil nascimentos) e tempo, definido em anos. 2. A respeito da mortalidade infantil no Brasil entre 1990 e 2000, o que esse grfico permite afirmar? Chave de resposta: O grfico permite afirmar que a mortalidade infantil no Brasil diminuiu nesses anos. 3. A inclinao da reta entre os anos de 1990 e meados do ano de 1994 maior do que entre meados de 1994 e os anos 2000. O que se pode inferir a partir disso? Chave de resposta: Pode-se inferir que houve maior queda da mortalidade infantil entre 1990 e 1994 do que entre 1994 e 2000. O foco est relacionado leitura e interpretao do grfico.

Setor de Educao de Jovens e Adultos - SEJA

Coletnea de Planos de Aula - Programa de Alfabetizao de Jovens e Adultos

Atividades 2 Questo Gastos Calricos em atividades fsicas

1. Qual dessas atividades voc recomendaria a uma pessoa que quisesse perder calorias mais rapidamente? Justifique sua resposta. Chave de resposta: Recomendaria o ciclismo ou a corrida, uma vez que essas atividades possibilitam maior gasto de calorias. Poderia recomendar o ski, caso haja pistas artificiais no seu estado, cidade. 2. Considerando a mdia de calorias gastas em uma hora de futebol, que um esporte bem popular no Brasil e no mundo, podemos afirmar que o gasto calrico se equipara prtica do: a) Tnis b) Basquete c) Halterofilismo d) Natao

Setor de Educao de Jovens e Adultos - SEJA

Coletnea de Planos de Aula - Programa de Alfabetizao de Jovens e Adultos

Escola de Educao Bsica e Profissional Dona Sinh Neves Fundao Bradesco So Joo Del Rei Alfabetizao de Jovens e Adultos ALFA II
Objetivos: Reconhecer a regularidade de diversas sequncias numricas; Identificar sucessor e antecessor. Contedos: Sequncia numrica; Sucessor e antecessor. Competncia: C1 Interpretar e utilizar linguagem matemtica, percebendo-a na linguagem corrente (textos, grficos, tabelas, infogrficos, etc).

Habilidade H12. Reconhecer regularidades em sequncias numricas, inclusive a relativa a antecessor e sucessor.
Estratgia: Iniciaremos a atividade partindo dos conhecimentos prvios dos alunos sobre sequncias numricas. Faremos algumas contagens orais, explorando diversas sequncias com numerais de 2 e 3 ordens. Os alunos sero desafiados a realizarem clculos mentais com as seguintes expresses: antes, depois, entre, antecessor e sucessor. Exemplos: Quantos nmeros temos entre 214 e 302? Qual o nmero que vem imediatamente depois do n189? Aps a atividade oral, os alunos reunidos em duplas, recebero o baco e uma folha com situaes problemas para serem resolvidas. Finalizaremos com a correo coletiva dos exerccios e socializao das respostas. Recursos: baco de Pinos, quadro de giz, folha xerocada, rgua, lpis, papel. Atividades: 1. Descubram qual a regra desta sequncia, observando os registros na reta numrica: Registrem no baco e na folha o nmero 380. Se quisessem registr-lo nesta reta numrica, deveriam coloc-lo entre os nmeros: A) 250 e 300 B) 300 e 350 C) 350 e 400 D) 450 e 500

Setor de Educao de Jovens e Adultos - SEJA

Coletnea de Planos de Aula - Programa de Alfabetizao de Jovens e Adultos

2. Na ltima partida do jogo de Bingo em nossa sala de aula, Dona Cirene ganhou a primeira rodada e os nmeros sorteados na cartela dela foram estes: Vamos registr-los no baco e socializar com a turma. Marque com um x a alternativa que contem o antecessor e o sucessor do menor nmero marcado na cartela de Dona Cirene. A) 84 e 86 B) 10 e 12 C) 14 e 16 D) 50 e 53

Setor de Educao de Jovens e Adultos - SEJA

Coletnea de Planos de Aula - Programa de Alfabetizao de Jovens e Adultos

Escola de Educao Bsica e Profissional Dona Sinh Neves Fundao Bradesco So Joo Del Rei Alfabetizao de Jovens e Adultos ALFA II
Objetivos: Identificar formas geomtricas no ambiente; Explorar as caractersticas de cada uma das formas observadas; Representar figuras planas e slidos geomtricos; Resolver situaes problemas relacionadas com as formas geomtricas planas e espaciais. Contedos: Figuras geomtricas planas e espaciais. Competncia: C2. Apropriar-se de conhecimentos de Matemtica para selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados expressos em diferentes formas para tomar decises e enfrentar situaes-problema.

Habilidade: H21. Identificar caractersticas de figuras planas (quadrado, retngulo, tringulo, crculo) ou espaciais (prisma, pirmide, cilindro, cone) em objetos ou figuras do cotidiano.
Estratgias: Iniciaremos a atividade partindo dos conhecimentos prvios e vivncias dos alunos. Apresentar os Blocos Lgicos e explorar as formas geomtricas e suas caractersticas. Em seguida, propor aos alunos a observao da sala de aula com todos os objetos presentes, a fim de identificarem as diversas formas. Utilizaremos imagens para sensibilizar os alunos a observarem a geometria na natureza, nas construes/ arquitetura, nos slidos e em contextos prximos, como o caso da sala de aula. Aps a explorao oral, os alunos apresentaro as embalagens solicitadas na aula anterior. Em grupo, devero agrupar as embalagens de acordo com critrios estabelecidos por eles. Levantar questionamentos: - Que diferena h entre uma caixa de bombons e a embalagem do jogo de varetas? - Como se pode obter uma figura plana com a caixa de bombons? Pedir para os alunos escolherem uma embalagem e desmont-la, a fim de identificar em cada uma delas as diversas formas. Para finalizar a proposta, realizar a socializao das identificaes das figuras planas atividade e registrar. Recursos: Blocos Lgicos, quadro de giz, embalagens, folha de atividade.

Setor de Educao de Jovens e Adultos - SEJA

Coletnea de Planos de Aula - Programa de Alfabetizao de Jovens e Adultos

Atividades: Hoje voc observou detalhadamente o ambiente ao seu redor e percebeu que os objetos tm uma forma, seja na rua, em casa, na sala de aula. Todos eles apresentam formas bem variadas. Vamos trabalhar com algumas delas. 1.Quando desmontamos as diversas embalagens, descobrimos que elas so formadas por outras formas espaciais. Observe as embalagens desmontadas e marque qual delas o cilindro:

2. Nosso colega Michel trabalha na loja de eletrodomsticos e est sempre empilhando caixas e embalagens de vrios formatos. Observe as caixas abaixo. Em quais delas encontramos a base na forma de um quadrado?

a) Tipo I e II

b) Tipo I, II e III

c) Tipo III e IV

d) Tipo I e IV

Setor de Educao de Jovens e Adultos - SEJA

Coletnea de Planos de Aula - Programa de Alfabetizao de Jovens e Adultos

Colgio Fundao Bradesco Aparecida de Goinia/ GO Alfabetizao de Jovens e Adultos ALFA II

Objetivos: Reconhecer formas geomtricas planas; Representar figuras planas; Calcular a rea de figuras geomtricas. Contedos: Figuras geomtricas planas e rea. Competncia: C3. Aplicar os conhecimentos adquiridos na resoluo de situaesproblema da realidade imediata, avaliando sua adequao ao contexto proposto.

Habilidade: H22 Resolver situaes problema envolvendo planificaes ou propriedades das figuras estudadas, aplicadas a objetos ou figuras, em diferentes contextos; H 40. Resolver situaes-problema envolvendo o clculo de rea de figuras planas, referentes a contextos reais, desenhadas em malhas quadriculadas.
Estratgias: H22. Os alunos estaro agrupados em trios e em cada um dos trios teremos um profissional da rea de construo civil. A alfabetizadora orientar os trios para que observem o ambiente em sala de aula e registrem no caderno de matemtica as formas geomtricas encontradas. Utilizaremos as imagens para sensibilizar os alunos sobre a geometria na natureza, nas construes/ arquitetura, nos slidos e em contextos prximos, como o caso da sala de aula. Entendemos como relevante os alunos socializem oralmente as observaes. H40. Distribuir papel A3, pincel e giz de cera para cada trio. Pedir que desenhem um cmodo retangular de uma casa, o qual dever ser azulejado. O trio dever escolher as medidas do cmodo e dos azulejos que achar conveniente. Dando prosseguimento atividade, a alfabetizadora solicitar que os trios encontrem quantos azulejos sero necessrios para assentar neste cmodo. Como cada trio teve liberdade para definir as medidas do cmodo, para finalizar, convidar cada trio para socializar a atividade proposta com a turma. Expor a atividade no mural de sala. Propor a resoluo da situao-problema (atividade em comum) aos trios e depois compartilhar a correo, chamando ateno para as diferentes formas de resoluo. Recursos: Folha A3, pincel, giz de cera, lousa. Avaliao: Verificar em cada grupo a integrao para o desenvolvimento da atividade proposta e atendimento habilidade.

Setor de Educao de Jovens e Adultos - SEJA

Coletnea de Planos de Aula - Programa de Alfabetizao de Jovens e Adultos

Atividade: O pedreiro Hlio deseja azulejar uma rea retangular, cujas dimenses so 16 metros de largura por 10 metros de comprimento, conforme indica a figura abaixo. Quantos azulejos quadrados, cujas dimenses so 1 metro de largura por 1 metro de comprimento, sero necessrios para cobrir toda rea?

Setor de Educao de Jovens e Adultos - SEJA

Coletnea de Planos de Aula - Programa de Alfabetizao de Jovens e Adultos

Escola de Educao Bsica e Profissional Fundao Bradesco Natal/ RN Alfabetizao de Jovens e Adultos ALFA II

Objetivos: Conhecer as diferentes unidades de medida; Ler e registrar diferentes unidades de medida (p. 53 Plano de Ensino ALFA). Contedos: Grandezas e unidades de medida de: tempo (dias, semanas, meses e anos); Transformaes de unidades de medida de tempo (dias, semanas, meses e anos); (p. 53 Plano de Ensino ALFA). Competncia: Reconhecer a importncia do uso social das unidades de medida; Reconhecer e utilizar as unidades de medida de tempo, de comprimento, de massa, bem como seus respectivos smbolos. (p. 52 Plano de Ensino ALFA).

Habilidade: H 36. Transformar medidas de tempo (hora e minuto, hora e dia, dia e semana, semana e meses, meses e ano).
Estratgia: A aula iniciar com a apresentao de um calendrio do ano de 2011, em seguida ser feita uma relao com conhecimentos prvios dos alunos sobre o material mostrado e o que eles sabem. Os alunos sero motivados a observarem calendrios de anos anteriores e compararem data, dias da semana, feriados, etc. Na sequncia, o contedo ser problematizado com situaes do dia-a-dia, envolvendo noes de tempo (dias, meses e anos). Dando continuidade, ser proposta uma atividade sistematizada acerca de uma situao-problema envolvendo transformaes de unidades de medida de tempo. Avaliao: Ser feita avaliao oral, escrita, manual, individual e coletiva. Atividade: O pedreiro Marcelo e sua equipe vo iniciar a construo de um estdio para a copa do mundo de 2014, visto que a cidade Natal sediar alguns jogos. Para a realizao da obra, iniciaro o servio em 7/7/2011. Eles planejaram a construo da seguinte forma: 1 fase: levantar, latojar e cobrir 90 dias 2 fase: contrapiso, reboco e portes 60 dias 3 fase: acabamento (piso e azulejo) 60 dias

Setor de Educao de Jovens e Adultos - SEJA

Coletnea de Planos de Aula - Programa de Alfabetizao de Jovens e Adultos

De acordo com este planejamento, responda: a) Quantas semanas levaro para o trmino da 2 fase da construo? _______________________________________________________________ b) Em quantas semanas eles concluiro as trs fases? _______________________________________________________________ c) Em que dia estar pronta a 3 fase? _______________________________________________________________ d) Em quantos meses concluiro as trs fases? _______________________________________________________________

Setor de Educao de Jovens e Adultos - SEJA

Coletnea de Planos de Aula - Programa de Alfabetizao de Jovens e Adultos

Escola de Educao Bsica e Profissional Dona Sinh Neves Fundao Bradesco So Joo Del Rei Alfabetizao de Jovens e Adultos ALFA II
Objetivos: Interpretar os dados das pesquisas estatsticas (tabelas e grficos); Realizar estimativas de valores; Realizar adies e subtraes; Construir grfico. Contedos: Pesquisas estatsticas. Competncia 3: Aplicar os conhecimentos adquiridos na resoluo de situaesproblema da realidade imediata, avaliando sua adequao ao contexto proposto. Habilidade: H11- Resolver situaes-problema a partir de dados

obtidos em tabelas e grficos, principalmente presentes em peridicos, envolvendo nmeros naturais.


Estratgia: Os alunos sero desafiados a partir de uma pesquisa de opinio, realizada por eles no projeto plantas medicinais, a interpretarem os dados obtidos em tabela e grfico. preciso explorar os conhecimentos dos alunos sobre a tabela, qual a interpretao dos dados do grfico, etc. A finalidade que os alunos resolvam situaes-problemas a partir destes dados. As atividades sero resolvidas em duplas e a correo, coletiva. Atividades:

Setor de Educao de Jovens e Adultos - SEJA

Coletnea de Planos de Aula - Programa de Alfabetizao de Jovens e Adultos

Agora que voc e sua dupla leram a tabela e o grfico, resolvam as questes a seguir: 1. De acordo com a pesquisa, qual o ch que os alunos das duas turmas (ALFA I e II) menos utilizaram? __________________________________________________________________ 2. Calcule o total de alunos do ALFA II que utilizam os chs de hortel, congonha do campo, funcho e erva So Joo: a) 49 b) 37 c) 24 d) 21 3. A diferena entre a quantidade de alunos do ALFA I e II que usam o ch de camomila de: a) 2 b) 5 c) 3 d) 6 4. Retornem tabela e registrem na ltima coluna o total de alunos que consomem cada um dos chs.

Setor de Educao de Jovens e Adultos - SEJA

Coletnea de Planos de Aula - Programa de Alfabetizao de Jovens e Adultos

Fundao Bradesco Aparecida de Goinia Alfabetizao de Jovens e Adultos ALFA II

Objetivos:Formar diferentes nmeros a partir da permutao dos nmeros. Desafiar os alunos a resolverem situaes problema envolvendo permutao simples. Contedos: Permutao de algarismos. Habilidade: H16 Permutar algarismos na constituio de nmeros.

Estratgias: Organizar a sala em U. Inicialmente a alfabetizadora estar distribuindo 3 cartes retangulares aos alunos. Orient-los para que registrem 3 algarismos diferentes de 0 a 9. Aps os registros, pedir que os alunos formem com os cartes o maior nmero possvel e o menor nmero possvel e registre no caderno de matemtica. Ao finalizarem os registros, a alfabetizadora verificar quem conseguiu formar o maior/menor nmero e registrar no quadro- de giz. Ainda na atividade proposta, sugerir que os alunos troquem uma carta com o colega do seu lado direito e novamente permutem os algarismos encontrando o maior/menor nmero. Propor a realizao do exerccio abaixo, socializando as respostas obtidas. Recursos:Papel Criative Paper, quadro- de- giz e lista de exerccios

Avaliao: Verificar durante a atividade proposta se os alunos conseguiram permutar os algarismos encontrando o maior e o menor nmero. Atividades: 1. Em um jogo de baralho, Maria pegou a seguinte seqncia de cartas: 5, 2 e 8. Com os algarismos dessas trs cartas qual o maior e o menor nmero que Maria pode formar utilizando todos eles sem repetir em cada item? a) ____________________ b) ____________________

Setor de Educao de Jovens e Adultos - SEJA

Coletnea de Planos de Aula - Programa de Alfabetizao de Jovens e Adultos

Setor de Educao de Jovens e Adultos - SEJA

Potrebbero piacerti anche