Sei sulla pagina 1di 3

TEORIA DUALISTA: Matrias autnomas com objetivos prprios e tratamento jurdico especifico. A filiao aos rgos previdencirios obrigatria.

. Sujeitos: No DT,empregado e o empregadoramparo ao trabalho subordinado na ativa. Na seguridade social, todos os habitantes do territrio - amparo ao trabalhador inativo solidariedade. TEORIA MONISTA: H uma interdependncia estreita entre os dois setores e as normas aplicveis. os sujeitos do DT e da previdncia so tecnicamente os mesmos. EM SNTESE: O D. Previdencirio surge do DT, mas aos poucos vai se distanciando como ramo autnomo. TEORIAS: contratualistas: so teorias civilistas entendiam o contrato de trabalho como: *arrendamento; a fora de trabalho, como se fosse uma mquina, um cavalo, etc. *compra e venda; mercadoria sujeita a lei da oferta e procura, sendo o salrio o preo dessa mercadoria. *sociedade; Na associao no se tem fim lucrativo, todos os sujeitos devem receber lucros,no o que ocorre no contrato de trab. *mandato; objetiva um resultado jurdico, a criao direta de um direito em favor do mandante por meio do mandatrio; Anti-contratualista: *Ausncia da vontade na constituio do contrato de trabalho; *O empregado sujeita-se s condies de trabalho preestabelecidas -institucionalismo. *Substitui a idia de acordo ou conveno pela insero, engajamento relao de emprego. Negociaes coletivas: so ajustes firmados entre o sindicato dos empregados e o sindicato patronal. Negociaes individuais: so ajustes firmados entre o empregado e o empregador, tendo por fim acertar clusulas do contrato de trabalho. FONTES do D.T: Diviso: fontes materiais e formais. Fontes heternomas: leis, Sentenas normativas, Regulamento de empresa, Jurisprudncia. Fontes autnomas:Convenes e acordos coletivos, Contrato coletivo de trabalho, Usos e costumes. Sentena Normativa: a deciso dos Tribunais Regi onais ou TST, no julgamento dos dissdios coletivos. Dissdio individual: o mesmo que reclamao trabalhista; significa dissenso, divergncia, Lite entre empregador e empregado. Dissdio coletivo: Negociao coletiva frustrada. (no tendo acordo nem conveno permite se que a parte que se julgue prejudicada ajuze uma ao). Negociaes coletivas: so ajustes firmados entre o sindicato dos empregados e o sindicato patronal. Negociaes individuais: so ajustes firmados entre o empregado e o empregador, tendo por fim acertar clusulas do contrato de trabalho. Territorialidade:

Aplicao da lei do local da prestao do servio lex loci executionis ou lex loci laboris Nacionalidade: Aplicao das leis do local da contratao. PRINCPIOS: Proteo: equilibrar a relao empregatcia, Aplicao condio+ benfica e da norma+ favorvi. In.dbio.pro.operrio: o aplicador de a lei optar pela soluo mais favorvel ao empregado. Condio mais benfica: sobrevenha norma nova, permanecer o trabalhador na situao anterior se for mais favorvel. Aplicao da norma mais favorvel: div. Em 3: Princ. Hierarquia: normas jurdicas,sempre a que for mais benfica para o empregado. Princ. da boa-f: desenvolver o contrato de trabalho sem malcia. P. Razoabilidade: Homem mdio. P. Continuidade da relao empregatcia: Empregador provar trmino do Contrato de traba. P. Autonomia da vontade: (a vontade dos contratantes livre, desde que no haja ofensa ordem jurdica ou ao interesse pblico). P. Fora obrigatria dos contratos: pacta sunt servanda Nulidade: No usado no direito do trabalho, pois invalida o contrato desde o comeo e perde-se os direitos Anulabilidade: Anula-se o contrato e preserva-se o direito, usado no DT. todo empregado trabalhador, mas nem todo trabalhador empregado. Empregador : a pessoa fsica ou jurdica que assume os riscos da atividade econmica, admite, dirige e assalaria a prestao pessoal de servios. 3 Caractersticas do Empregador: D.O.C Poder disciplinar: No exerccio do poder disciplinar, pode o empregador aplicar penalidades ao empregado indiscipli ou desidioso. Poder de organizar: o poder de nortear os rumos da empresa como: *organizao e classificao de seu pessoal; *edio de regulamento de empresa; *criao de quadro de carreira; Poder Controlador: o poder de fiscalizao. Admite-se a revista pessoal no empregado, desde que no cause vexame ou ofensa integridade moral. Vide art. 373- A,VI CLT submisso do empregado ao carto de ponto e ao livro de ponto. Definio trabalhador: PONESP + ALTERIDADE

Potrebbero piacerti anche