Sei sulla pagina 1di 64

BARROCO

O estilo barroco teve uma orientao artstica que surgiu na Itlia, especialmente em Roma, na virada para o sculo XVII. Na verdade,serviu como uma reao ao artificialismo maneirista do sculo anterior. O novo estilo estava comprometido com a emoo genuna e, ao mesmo tempo, com a ornamentao vivaz.

A base para esse movimento foi o drama humano , que na pintura barroca foi bem encenado com gestos teatrais muitssimo expressivos, sendo iluminado por um extraordinrio claro-escuro e caracterizado por fortes combinaes cromticas.O termo Barroco usado para designar o estilo que, partindo das artes plsticas teve seu apogeu literrio no sculo XVII, prolongando-se at meados do sculo XVIII.

No Brasil,esse movimento teve sua influncia entre 1601 e 1768 com os seguintes eventos marcantes:

- 1601: publicao de Prosopopia, de Bento Teixeira Pinto;

- 1768: publicao das Obras poticas, de Cludio Manuel das Costa, que assinala o incio do Arcadismo no Brasil.

CONTEXTO HISTRICO

A REFORMA

O Barroco se manifestou em um perodo em que a igreja tinha uma forte influncia na sociedade europia. Isto fez com que alguns dos seus membros ou que nela se infiltraram no por motivos puramente religiosos, mas pelo desejo de ter um status, j que na poca fazer parte do clrigo era visto como algo de grande valor e isto fazia com que pessoas que no tinham verdadeiras vocaes religiosas tivessem cargos dento da religio e assim atravs da atuao clerical vivessem como senhores nobres ou como

pecadores contumazes, contrariando os ideais de humildade e simplicidade da doutrina crist.

Esta situao serviu como forte motivo para uma ciso ou diviso dentro da igreja, que foi definitivamente concretizada pela Reforma Protestante de Martinho Lutero, iniciada em 1517, seguida da entrada de Joo Calvino, em 1532.

Os reformadores, Lutero na Alemanha e Calvino na Frana, reivindicavam a reaproximao da Igreja do esprito do cristianismo primitivo. Calvino tinha a idia de que todos os fiis podiam ter acesso ao sacerdcio, inclusive as mulheres. Era contra a hierarquia e colocou pastores como ministros das igrejas, aos quais era permitido o casamento.

Calvino pregou a teoria da predestinao, para ele era Deus que daria a salvao a poucos eleitos e que o homem tinha que buscar o lucro por meio do trabalho e da vida regrada, isto marcou a tica protestante ficou bem atraente para o pensamento capitalista principalmente para a burguesia.

A CONTRA-REFORMA

Com o objetivo de acabar com os exageros que haviam afugentados muitos fiis e permitiu o xito dos reformistas em alguns pases, com isso a igreja comeou a organizar a contra-reforma. Para isso, foi convocado o Conclio de Trento (15451563), com o objetivo de restabelecer a disciplina do clero e a reafirmao dos dogmas e crenas catlicos.

Depois do Conclio de Trento, criou-se o ndex, uma espcie de ndice para censurar os livros que pregavam doutrinas contrrias ou diferentes da doutrina catlica. A inquisio passa a ser reorganizada para ter julgamentos de cristos, hereges e de judeus acusados, ou seja de qualquer pessoa que fosse contra os princpios cristos ou da igreja dominante da poca. A tentativa de conciliar o espiritualismo medieval e o humanismo renascentista resultou numa tenso, ou uma disputa entre foras opostas: o teocentrismo e o antropocentrismo.

Caractersticas da literatura barroca

Culto do contraste: o dualismo barroco coloca em contraste a matria e o esprito, o bem e o mal, Deus e o Diabo, cu e a terra, pureza e o pecado, a alegria e a tristeza, a vida e a morte.

Conscincia da transitoriedade da vida: a idia de que o tempo consome, tudo leva consigo,e que conduz irrevogavelmente a morte, reafirma os ideais de humildade e desvalorizao dos bens materiais, ou seja sem apego aos bens materiais.

Gosto pela grandiosidade: caracterstica comum expressa com o auxilio de hiprboles, ou seja exageros, figura de linguagem que consiste em aumentar exageradamente algo a que se estar referindo.

Frases interrogativas: que refletem dvidas e incertezas, questionamentos: que amor sigo? Que busco? Que desejo? O que quero da vida?

Cultismo: o jogo de palavras, o estilo trabalhado. Predominam hiprbole, hiprbatos (isto , alterao da ordem natural das palavras na frase ou das oraes no perodo) e metforas (comparaes), como: diamantes que significam dentes ou olhos.

Conceptismo: o jogo de idias ou conceitos, de conformidade com a tcnica de argumentao. comum o uso de anttese, ou seja idias contrrias, paradoxos. enquanto os cultistas tinham a viso direcionada aos sentidos, j os conceptistas eram direcionados a inteligncia.

O BAROCO NO BRASIL

Este movimento s se tornou realidade no Brasil quando a explorao das minas de metais preciosos em Minas gerias deu oportunidade para o surgimento de novas cidades e vilarejos, pois com elas vieram tambm a cultura e a arte.

Um exemplo foi a : ARQUITETURA BARROCA

Teve sua viso voltada para e construo de fortalezas, casas de engenho, igrejas pertencentes a muitas ordens como a dos beneditinos. Alguns de seus principais representantes foram: Francisco Frias de Mesquita, que veio para o Brasil em 1603; Francisco Dias , que foi um jesuta e que projetou a primeira igreja jesutica no Brasil; Francisco dos Santos, teve sua atuao em Olinda, foi arquiteto e tambm franciscano, seus projetos foram: a igreja de Nossa Senhora das Neves e o convento de So Francisco;Macrio de So Joo, ele foi frei beneditino, que teve entre os seus principais projetos, o Convento de Santa Teresa, o Mosteiro de So Bento Casa de Misericrdia, em Salvador.

Francisco Xavier de Brito foi escultor portugus, radicando no Brasil, acabou influenciando a obra do mestre Aleijadinho;

Antonio Francisco Lisboa, tambm conhecido como o Aleijadinho, visto como o maior gnio da arte brasileira.

MSICA

A msica barroca, por sua vez, tem nos nomes de Jos Joaquim Emerico Lobo de Mesquita e Marcos Coelho Neto sua maior representatividade.

LITERATURA

A publicao, em 1601, do poema Prosopopia, de Bento Teixeira, marca o incio da literatura barroca no Brasil.

Prosopopia um poema de 94 estrofes que exalta, de forma exacerbada, a figura de Jorge de Albuquerque Coelho, segundo donatrio da capitania de Pernambuco. Influenciado por Cames, Bento Teixeira transcreve em seu poema Prosopopia inmeros trechos de Os Lusadas, estabelecendo, desta forma, um vnculo estreito entre a literatura brasileira e a literatura portuguesa do perodo.

Interessante apenas como um documento histrico da fase inicial da literatura brasileira, o poema de Bento Teixeira no apresenta grande valor esttico.

Estendendo-se at 1768, a literatura barroca produzida no Brasil refletiu as tendncias e caractersticas literrias de pennsula ibrica.

Origens do Barroco

- Jesutas como responsveis histricos pela formao do Barroco.

Barroco no Brasil:

- Realidade cultural a partiu do surgimento de cidades e vilarejos de Minas Gerais;

- Novas cidades e vilarejos originaram o desenvolvimento de manifestaes culturais e artsticas como arquitetura, artes plsticas, msicas e literatura;

- Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, visto como o maior gnio da arte barroca;

- Marco da literatura barroca no Brasil: o poema Prosopopia, de Bento Teixeira, publicado em 1601.

O Barroco sucedeu o Renascimento, abrangendo do final do sculo XVI ao final do sculo XVIII, estendendo-se a todas as manifestaes culturais e artsticas europeias e latino-americanas. O momento final do Barroco, o Rococ considerado um barroco exagerado e exuberante, e para alguns, a decadncia do movimento. No h um consenso quanto a origem da palavra Barroco. A mais aceita[carece de fontes] diz que o termo deriva da palavra Barrquia, nome de uma regio da ndia, grande produtora de uma prola de superfcie irregular e spera com manchas escuras, conhecida pelos portugueses como barroco. Aproximando-se assim do estilo, que segundo os clssicos era um estilo "irregular", "defeituoso", de "mau gosto". Em sua esttica, o barroco revela a busca da novidade e da surpresa; o gosto pela dificuldade, pregando a ideia de que se nada estvel tudo deve ser decifrado; a tendncia ao artifcio e ao engenho; a noo de que no inacabado reside o ideal supremo de uma obra artstica. A literatura barroca se caracteriza pelo uso da linguagem dramtica expressa no exagero de figuras de linguagem, de hiprboles, metforicos, anacolutos e antteses.

Em Portugal, o Barroco ou tambm chamado Seiscentismo (por ter sido estilo que teve incio no final do sculo XVI), tem como marco inicial a Unificao da Pennsula Ibrica sob o domnio espanhol em 1580 se estendendo at por volta da primeira metade do sculo XVIII, quando ocorre a fundao da Arcdia Lusitana, em 1756 e tem incio o Arcadismo. O Barroco corresponde a um perodo de grande turbulncia poltico-econmica, social, e principalmente religiosa. A incerteza e a crise tomam conta da vida portuguesa. Fatos importantes como: o trmino do Ciclo das Grandes Navegaes, a Reforma Protestante, liderada por Lutero (na Alemanha) e Calvino (na Frana) e o Movimento Catlico de Contra-Reforma, marcam o contexto histrico do perodo e colaboram com a criao do "Mito do Sebastianismo", crena segundo a qual D. Sebastio, rei de Portugal (aquele a quem Cames dedicou Os Lusadas), no havia morrido, em 1578, na Batalha de Alccer Quibir, mas que estava apenas "encoberto" e que voltaria para transformar Portugal no Quinto Imprio de que falam as Escrituras Sagradas. O marco inicial do Barroco brasileiro o poema pico, Prosopopeia de Bento Teixeira (1601). H dvidas quanto origem do poeta, estudos literrios recentes afirmam que ele nasceu em Portugal, porm viveu grande parte de sua vida no Brasil, em Pernambuco. As principais caractersticas barrocas so:

Dualismo: O Barroco a arte do conflito, do contraste. Reflete a intensificao do bifrontismo (o homem dividido entre a herana religiosa e mstica medieval e o esprito humanista, racionalista do Renascimento). a expresso do contraste entre as grandes foras reguladoras da existncia humana: f x razo; corpo x

alma; Deus x Diabo; vida x morte, etc. Esse contraste ser visvel em toda a produo barroca, frequente o jogo, o contraste de imagens, de palavras e de conceitos. Mas o artista barroco no deseja apenas expor os contrrios, ele quer concili-los, integr-los. Da ser frequente o uso de figuras de linguagem que buscam essa unidade, essa fuso.

Fugacidade: De acordo com a concepo barroca, no mundo tudo passageiro e instvel, as pessoas, as coisas mudam, o mundo muda. O autor barroco tem a conscincia do carter efmero da existncia. Pessimismo: Essa conscincia da transitoriedade da vida conduz frequentemente idia de morte, tida como a expresso mxima da fugacidade da vida. A incerteza da vida e o medo da morte fazem da arte barroca uma arte pessimista, marcada por um desencantamento com o prprio homem e com o mundo. Fesmo: No Barroco encontramos uma atrao por cenas trgicas, por aspectos cruis, dolorosos e grotescos. As imagens frequentemente so deformadas pelo exagero de detalhes. H nesse momento uma ruptura com a harmonia, com o equilbrio e a sobriedade clssica. Cultismo: jogo de palavras, o uso culto da lngua, predominando inverses sintticas. Conceptismo: jogo de raciocnio e de retrica que visa melhor explicar o conflito dos opostos. Linguagem rebuscada e trabalhada ao extremo, usando muitos recursos estilsticos, figuras de linguagem e sintaxe, hiprboles, metforas, antteses e paradoxos. Literatura moralista, j que era usada pelos padres jesutas para pregar a f e a religio. Antropocentrismo x Teocentrismo (homem X Deus, carne X esprito). Conflito existencial gerado pelo dilema do homem dividido entre o prazer pago e a f religiosa.

O barroco ibrico diz que h dois modos de se conhecer a realidade:

Cultismo - descrio simples de objetos usando uma linguagem rebuscada, culta e extravagante, jogo de palavras, com uma influncia visvel do poeta espanhol Lus de Gngora (a o estilo ser chamado tambm de Gongorismo). Caracterizado tambm pelo grande uso no emprego de figuras de linguagem como metforas, antteses, hiprboles, anforas, etc. Conceptismo - marcado pelo jogo de ideias, de conceitos, seguindo um raciocnio lgico, racionalista e que utiliza uma retrica aprimorada. Os conceptistas pesquisavam a essncia ntima dos objetos, buscando saber o que so, assim, a inteligncia, lgica e raciocnio ocupam o lugar dos sentidos.

Assim, muito comum a presena de elementos da lgica formal como o silogismo e o sofisma. O cultismo e o conceptismo so aspectos do Barroco que no se separam. Diz-se que o cultismo predominante na poesia e o conceptismo na prosa.

Gregrio de Matos, representando a vrtice cultista do barroco;

Poesia religiosa - Apresenta uma imagem quase que exclusiva: o homem ajoelhado diante de Deus, implorando perdo para os pecados cometidos.

Bento Teixeira Pinto Manuel Botelho de Oliveira Padre Antnio Vieira Frei Manuel de Santa Maria Itaparica

E Portugueses

Padre Antnio Vieira, representando a vrtice conceptista do Barroco.

Questes:
01. (UNIV. CAXIAS DO SUL) Escolha a alternativa que completa de forma correta a frase abaixo: A linguagem ______, o paradoxo, ________ e o registro das impresses sensoriais so recursos lingsticos presentes na poesia ________. a) simples; a anttese; parnasiana. b) rebuscada; a anttese; barroca. c) objetiva; a metfora; simbolista. d) subjetiva; o verso livre; romntica. e) detalhada; o subjetivismo; simbolista.

02. (MACKENZIE-SP) Assinale a alternativa incorreta: a) Na obra de Jos de Anchieta, encontram-se poesias que seguem a tradio medieval e textos para teatro com clara inteno catequista. b) A literatura informativa do Quinhentismo brasileiro empenha-se em fazer um levantamento da terra, da ser predominantemente descritiva. c) A literatura seiscentista reflete um dualismo:o ser humano dividido entre a matria e o esprito, o pecado e o perdo.

d) O Barroco apresenta estados de alma expressos atravs de antteses, paradoxos, interrogaes. e) O conceptismo caracteriza-se pela linguagem rebuscada, culta, extravagante, enquanto o cultismo marcado pelo jogo de idias, seguindo um raciocnio lgico, racionalista.

03. Com referncia ao Barroco, todas as alternativas so corretas, exceto: a) O Barroco estabelece contradies entre esprito e carne, alma e corpo, morte e vida. b) O homem centra suas preocupaes em seu prprio ser, tendo em mira seu aprimoramento, com base na cultura greco-latina. c) O Barroco apresenta, como caracterstica marcante, o esprito de tenso, conflito entre tendncias opostas: de um lado, o teocentrismo medieval e, de outro, o antropocentrismo renascentista. d) A arte barroca vinculada Contra-Reforma. e) O barroco caracteriza-se pela sintaxe obscura, uso de hiprbole e de metforas.

04. (VUNESP) Ardor em firme corao nascido; pranto por belos olhos derramado; incndio em mares de gua disfarado; rio de neve em fogo convertido: tu, que em um peito abrasas escondido; tu, que em um rosto corres desatado; quando fogo, em cristais aprisionado; quando crista, em chamas derretido. Se s fogo, como passas brandamente, se s fogo, como queimas com porfia? Mas ai, que andou Amor em ti prudente! Pois para temperar a tirania, como quis que aqui fosse a neve ardente, permitiu parecesse a chama fria. O texto pertencente a Gregrio de Matos e apresenta todas seguintes caractersticas: a) Trocadilhos, predomnio de metonmias e de smiles, a dualidade temtica da sensualidade e do refreamento, antteses claras dispostas em ordem direta. b) Sintaxe segundo a ordem lgica do Classicismo, a qual o autor buscava imitar, predomnio das metforas e das antteses, temtica da fugacidade do tempo e da vida. c) Dualidade temtica da sensualidade e do refreamento, construo sinttica por

simtrica por simetrias sucessivas, predomnio figurativo das metforas e pares antitticos que tendem para o paradoxo. d) Temtica naturalista, assimetria total de construo, ordem direta predominando sobre a ordem inversa, imagens que prenunciam o Romantismo. e) Verificao clssica, temtica neoclssica, sintaxe preciosista evidente no uso das sntese, dos anacolutos e das alegorias, construo assimtrica.

05. A respeito de Gregrio de Matos, assinale a alternativa, incorreta: a) Alguns de seus sonetos sacros e lricos transpem, com brilho, esquemas de Gngora e de Quevedo. b) Alma maligna, carter rancoroso,relaxado por temperamento e costumes, verte fel em todas as suas stiras. c) Na poesia sacra, o homem no busca o perdo de Deus; no existe o sentimento de culpa, ignorando-se a busca do perdo divino. d) As suas farpas dirigiam-se de preferncia contra os fidalgos caramurus. e) A melhor produo literria do autor constituda de poesias lricas, em que desenvolve temas constantes da esttica barroca, como a transitoriedade da vida e das coisas.

Texto para as questes 06 a 08 INSTABILIDADE DAS COUSAS DO MUNDO Nasce o Sol, e no dura mais que um dia, Depois da Luz se segue a noite escura, Em tristes sombras morre a formosura, Em continuas tristezas a alegrias, Porm, se acaba o Sol, por que nascia? Se to formosa a Luz, por que no dura? Como a beleza assim se transfigura? Como o gosto, da pena assim se fia? Mas no Sol, e na Luz falte a firmeza, Na formosura no se d constncia, E na alegria, sinta-se triste. Comea o Mundo enfim pela ignorncia A firmeza somente na inconstncia. 06. No texto predominaram as imagens:

a) olfativas; b) gustativas; c) auditivas; d) tteis; e) visuais.

07. A idia central do texto : a) a durao efmera de todas as realidades do mundo; b) a grandeza de Deus e a pequenez humana; c) os contrastes da vida; d) a falsidade das aparncias; e) a durao prolongada do sofrimento.

08. Qual o elemento barroco mais caracterstico da 1 estrofe? a) disposio antittica da frase; b) cultismo; c) estrutura bimembre; d) concepo teocnctrica; e) estrutura correlativa, disseminativa e recoletiva.

09. (SANTA CASA) A preocupao com a brevidade da vida induz o poeta barroco a assumir uma atitude que: a) descr da misericrdia divina e contesta os valores da religio; b) desiste de lutar contra o tempo, menosprezando a mocidade e a beleza; c) se deixa subjugar pelo desnimo e pela apatia dos cticos; d) se revolta contra os insondveis desgnios de Deus; e) quer gozar ao mximo seus dias, enquanto a mocidade dura.

10. (UEL) Identifique a afirmao que se refere a Gregrio de Matos: a) No seu esforo da criao a comdia brasileira, realiza um trabalho de crtica que encontra seguidores no Romantismo e mesmo no restante do sculo XIX. b) Sua obra uma sntese singular entre o passado e o presente: ainda tem os torneios verbais do Quinhentismo portugus, mas combina-os com a paixo das imagens prromnticas. c) Dos poetas arcdicos eminentes, foi sem dvida o mais liberal, o que mais claramente manifestou as idias da ilustrao francesa. d) Teve grande capacidade em fixar num lampejo os vcios, os ridculos, os desmandos do poder local, valendo-se para isso do engenho artificioso que caracteriza o estilo da poca.

e) Sua famosa stira autoridade portuguesa na Minas do chamado ciclo do ouro prova de que seus talento no se restringia ao lirismo amoroso.

Resoluo:
01 - B 06 - E 02 - E 07 - A 03 - B 08 - A 04 - C 09 - E 05 - D 10 - D

Arcadismo

O arcadismo uma escola literria surgida na Europa no sculo XVIII, razo por que tambm denominada como setecentismo ou neoclassicismo. O nome "arcadismo" uma referncia Arcdia, regio campestre do Peloponeso, na Grcia antiga, tida como ideal de inspirao potica. A principal caracterstica desta escola a exaltao da natureza e de tudo o que lhe diz respeito. Por essa razo muitos poetas do arcadismo adotaram pseudnimos de pastores gregos ou latinos. Caracteriza-se ainda pelo recurso a esquemas rtmicos mais graciosos. Numa perspectiva mais ampla, expressa a crtica da burguesia aos abusos da nobreza e do clero praticados no Antigo Regime. Adicionalmente os burgueses cultuam o mito do homem natural em oposio ao homem corrompido pela sociedade, conceito originalmente expresso por Jean-Jacques Rousseau, na figura do bom selvagem. O sculo XVIII, tambm referido como Sculo das Luzes, representa uma fase de importantes transformaes no campo da cultura europeia. Na Inglaterra e na Frana forma-se uma burguesia que passa a dominar economicamente o Estado, atravs de um intenso comrcio ultramarino e da multiplicao de estabelecimentos bancrios, assenhoreando-se mesmo de uma parte da atividade agrcola. Paralelamente, a antiga Nobreza arruna-se, e o Clero, com as suas interminveis polmicas, traz o descrdito s questes teolgicas. Em toda a Europa a influncia do pensamento Iluminista burgus se alastra. Esse perodo de renovao cultural que se caracteriza, em linhas gerais, pela valorizao da Cincia e do esprito racionalista. O mtodo experimental desenvolve-se; a anlise crtica dos valores sociais e religiosos agua-se, provocando polmicas; h uma grande

confiana na capacidade do homem em promover o progresso social (crena em que o bem-estar coletivo s pode advir da razo), e a tendncia de libertar o universo cultural da influncia da religio acentua-se cada vez mais. Na Frana, em 1751, comeam a ser publicados os volumes da Enciclopdia, que reunia pensadores como Voltaire, Diderot, D'Alembert, Montesquieu, Rousseau, e que pode ser considerada o smbolo da nova postura intelectual. A segunda metade do sculo marcada pela Revoluo Industrial na Gr-Bretanha, pelo aumento da urbanizao de modo geral, e pela independncia dos Estados Unidos (1776). Esta, por sua vez, ir inspirar movimentos de revolta em muitas colnias da Amrica Latina como por exemplo a Inconfidncia Mineira, no Brasil. Na Itlia essa influncia assumiu feio particular. Conhecida como arcadismo, inspirava-se na lendria regio da Grcia antiga. Segundo a lenda, a Arcdia era dominada pelo deus P e habitada por pastores que, vivendo de modo simples e espontneo, se divertiam cantando, fazendo disputas poticas e celebrando o amor e o prazer. Os italianos, procurando imitar a lenda grega, criaram a "Arcdia" em 1690 - uma academia literria que reunia os escritores com a finalidade de combater o Barroco e difundir os ideais neoclssicos. Para serem coerentes com certos princpios, como simplicidade e igualdade, os cultos literatos rcades usavam roupas e pseudnimos de pastores gregos e reuniam-se em parques e jardins para gozar a vida natural. Em Portugal e no Brasil, a experincia neoclssica na literatura deu-se em torno dos modelos do arcadismo italiano, com a fundao de academias literrias, simulao pastoral, ambiente campestre, etc. O arcadismo constitui-se numa forma de literatura mais simples, opondo-se aos exageros e rebuscamentos do Barroco, expresso pela expresso latina "inutilia truncat" ("cortar o intil"). Os temas tambm so simples e comuns aos seres humanos, como o amor, a morte, o casamento, a solido. As situaes mais freqentes apresentam um pastor abandonado pela amada, triste e queixoso. a "aurea mediocritas" ("mediocridade urea"), que simboliza a valorizao das coisas cotidianas, focalizadas pela razo. Os autores retornam aos modelos clssicos da Antiguidade greco-latina e aos renascentistas, razo pela qual o movimento tambm conhecido como neoclssico. Os seus autores acreditavam que a Arte era uma cpia da natureza, refletida atravs da tradio clssica. Por isso a presena da mitologia pag, alm do recurso a frases latinas. Inspirados na frase do escritor latino Horcio "fugere urbem" ("fugir da cidade"), e imbudos da teoria do "bom selvagem" de Jean-Jacques Rousseau, os autores rcades voltam-se para a natureza em busca de uma vida simples, buclica, pastoril, do "locus amoenus", do refgio ameno em oposio aos centros urbanos dominados pelo Antigo Regime, pelo absolutismo monrquico. Cumpre salientar que essa busca configurava apenas um estado de esprito, uma posio poltica e ideolgica, uma vez que esses autores viviam nos centros urbanos e, burgueses que eram, ali mantinham os seus interesses econmicos. Por isso justifica

falar-se em "fingimento potico" no arcadismo fato que transparece no uso dos pseudnimos pastoris. Alm disso, diante da efemeridade da vida, defendem o "carpe diem", pelo qual o pastor, ciente da brevidade do tempo, convida a sua pastora a gozar o momento presente. Quanto forma, usavam muitas vezes sonetos com versos decasslabos, rima optativa e a tradio da poesia pica. Outras caractersticas importantes so:

Valorizao da vida no campo (bucolismo) Crtica a vida nos centros urbanos Objetividade Idealizao da mulher amada

O clima de renovao atingiu fortemente tambm Portugal que, no comeo do sculo XVIII, passava pelo perodo final de sua reestruturao econmica, poltica e cultural. Durante o reinado de Joo V de Portugal (1707-1750) percebe-se, no pas, uma certa abertura intelectual e poltica, como por exemplo a licena concedida Congregao do Oratrio para ministrar ensino, at ento privilgio da Companhia de Jesus. Em 1746, Lus Antnio Verney, inspirado nas idias dos racionalistas franceses, publica as cartas que compem o seu "Verdadeiro Mtodo de Estudar", obra em que critica o ensino tradicional e prope reformas que visam a colocar a cultura portuguesa a par com a do resto da Europa. Caber, entretanto, ao marqus de Pombal, ministro de Jos I de Portugal (1750-1777), concretizar essas aspiraes. Agindo com plena autonomia de poderes, o despotismo esclarecido de Pombal operou verdadeira transformao nos rumos da cultura portuguesa:

expulsou os jesutas em 1759, o que enfraqueceu bastante a influncia religiosa no campo cultural; incentivou os estudos cientficos; reformou o ensino e, apesar de manter um sistema de censura, afrouxou muito a represso que era exercida pelo Santo Ofcio (a Inquisio).

Em Portugal, o arcadismo iniciou-se oficialmente em 1756, com a fundao da Arcdia Lusitana, entidade em que se reuniam intelectuais e artistas para discutirem Arte. A Arcdia Lusitana tinha por lema a frase latina "Inutilia truncat" ("acabe-se com as inutilidades"), que vai caracterizar todo o movimento no pas. Visavam com isto erradicar os exageros, o rebuscamento, e a extravagncia preconizados pelo Barroco, retornando a uma literatura simples.

Autores

Manuel Maria Barbosa du Bocage Antnio Dinis da Cruz e Silva Correia Garo Marquesa de Alorna Francisco Jos Freire, o Cndido Lusitano

No Brasil, vive-se o momento histrico da decadncia do ciclo da minerao e da transferncia do centro poltico do Nordeste (Salvador, na Bahia) para o Rio de Janeiro. Aqui o marco inaugural do arcadismo deu-se em 1768 com a fundao da Arcdia Ultramarina, em Vila Rica, e a publicao de Obras Poticas, de Cludio Manuel da Costa. Embora no chegue a constituir um grupo nos moldes das arcdias europeias, constituem a primeira gerao literria brasileira. Nesta colnia portuguesa, as ideias iluministas vieram ao encontro dos sentimentos e anseios nativistas, com maior repercusso em Vila Rica, centro econmico mais importante poca, em funo da minerao. A figura do bom selvagem de Rousseau dar origem, na colnia, ao chamado Nativismo. O acontecimento poltico mais importante ser a Inconfidncia Mineira, tentativa mal-sucedida de libertar a provncia das Minas Gerais do domnio colonial portugus. A politizao do movimento apresentou-se atravs dos poetas rcades brasileiros, participantes da Conjurao. A chamada "Escola Setecentista" desenvolve-se at 1808 com a chegada da Famlia Real ao Rio de Janeiro, que com suas medidas poltico-administrativas, permitiu a introduo do pensamento pr-romntico no Brasil. Entre as caractersticas do movimento no Brasil, destacam-se a introduo de paisagens tropicais, como em Caramuru, valorizao da histria colonial, o incio do nacionalismo e da luta pela independncia e a colocao da colnia como centro das atene
Autores

Freire Santa Rita Duro (1722-1784), autor do poema pico Caramuru Cludio Manuel da Costa (1729-1789) Obras Poeticas e Villa Rica Baslio da Gama (1741-1795), autor do poema pico O Uraguai Toms Antnio Gonzaga (1744-1810), autor de Marlia de Dirceu e Cartas Chilenas Incio Jos de Alvarenga Peixoto (1744-1793) Silva Alvarenga (1749-1814), autor de Glaura

Questes:
01. Assinale o que no se refere ao Arcadismo: a) poca do Iluminismo (sculo XVIII) Racionalismo, clareza, simplicidade. b) Volta aos princpios clssicos greco-romanos e renascentistas (o belo, o bem, a verdade, a perfeio, a imitao da natureza). c) Ornamentao estilstica, predomnio da ordem inversa, excesso de figuras. d) Pastoralismo, bucolismo suaves idlios campestres. e) Apia-se em temas clssicos e tem como lema: inutilia truncat (corta o que intil).

02. Indique a alternativa errada: a) Cultismo e conceptismo so as duas vertentes literrias do estilo barroco. b) O arcadismo afirmou-se em oposio ao estilo barroco. c) O conceptismo correspondeu a um estilo fundado em agudezasou sutilezasde pensamento, com transies bruscas e associaes inesperadas entre conceitos. d) O cultismo correspondeu sobretudo a um jogo formal refinado, com uso abundante de figuras de linguagem e verdadeiras exaltao sensorial na composio das imagens e na elaborao sonora. e) O Arcadismo tendeu obscuridade, complicao lingstica e ao ilogismo.

Nos exerccios 3 e 4, assinale, em cada um, a(s) afirmao(es) improcedente(s) sobre o Arcadismo. (Podem ocorrer vrias em cada exerccio). 03. A respeito da poca em que surgiu o Arcadismo: a) o sculo XVIII ficou conhecido como sculo das luzes; b) os enciclopedistasconstruram os alicerces filosficos da Revoluo Francesa; c) o adiantamento cientifico uma das marcas desta poca histrica; d) a burguesia conhece, ento, acentuado declnio em seu prestgio; e) em O Contrato Social, Rousseau aborda a origem da Autoridade.

04. Quanto linguagem rcade: a) prefere a ordem indireta, tal como no latim literrio; b) tornou-se artificial, pedante, inatural; c) procura o comedimento, a impessoalidade, a objetividade;

d) manteve as ousadias expressionais do Barroco; e) promove um retorno s virtudes clssicasda clareza, da simplicidade e da harmonia. 05. Entre os escritores mais conhecidos do Grupo Mineiro, esto: a) Silva Alvarenga, Mrio de Andrade, Menotti del Picchia. b) Santa Rida Duro, Ceclia Meireles, Toms Antnio Gonzaga. c) Baslio da Gama, Paulo Mendes Campos, Alvarenga Peixoto. d) Cludio Manuel da Costa, Toms Antnio Gonzaga, Alvarenga Peixoto. e) Alvarenga Peixoto, Fernando Sabino, Cludio Manuel da Costa.

06. Qual a alternativa que apresenta uma associao errada? a) Barroco / Contra-Reforma. b) Arcadismo / Iluminismo c) Romantismo / Revoluo Industrial. d) Arcadismo / Anti-Classicismo e) Arcadismo / Racionalismo

07. Poema satrico sobre os desmando administrativos e morais imputados a Lus da Cunha Menezes, que governou a Capitania das Minas de 1783 e 1788: a) Marlia de Dirceu b) Vila Rica c) Fbula do Ribeiro do Carmo d) Caras Chilenas e) O Uruguai

08. Em seu poema pico, tenta conciliar a louvao do Marqus de Pombal e o herosmo do ndio. Afasta-se do modelo de Os Lusadas e emprega como maravilhoso o fetichismo indgena. So heris desse poema: a) Cacambo, Lindia, Moema b) Diogo lvares Correia, Paraguau, Moema c) Diogo lvares Correia, Paraguau, Tanajura d) Cacambo, Lindia, Gomes Freira de Andrade e) n.d.a.

09. (ITA) Uma das afirmaes abaixo incorreta. Assinale-a: a) O escritor rcade reaproveita os seres criados pela mitologia greco-romana, deuses e entidades pags. Mas esses mesmos deuses convivem com outros

seres do mundo cristo. b) A produo literria do Arcadismo brasileiro constitui-se sobretudo de poesia, que pode ser lrico-amorosa, pica e satrica. c) O rcade recusa o jogo de palavras e as complicadas construes da linguagem barroca, preferindo a clareza, a ordem lgica na escrita. d) O poema pico Caramuru, de Santa Rita Duro, tem como assunto o descobrimento da Bahia, levado a efeito por Diogo lvares Correia, misto de missionrios e colonos portugus. e) A morte de Moema,ndia que se deixa picar por uma serpente, como prova de fidelidade e amor ao ndio Cacambo, trecho mais conhecido da obra O Uruguai, de Baslio da Gama.

10. (ITA) Dadas as afirmaes: I) O Uruguai, poema pico que antecipa em vrias direes o Romantismo, motivado por dois propsitos indisfarveis: exaltao da poltica pombalina e antijesuitismo radical. II) O (A) autor(a) do poema pico Vila Rica, no qual exalta os bandeirantes e narra a histria da atual Ouro Preto, desde a sua fundao, cultivou a poesia buclica, pastoril, na qual menciona a natureza como refgio. III) Em Marlia de Dirceu, Marlia quase sempre um vocativo; embora tenha a estrutura de um dilogo, a obra um monlogo s Gonzaga fala, raciocina; constantemente cai em contradio quanto sua postura de Spastor e sua realidade de burgus. Est(o) Correta(s): a) Apenas I b) Apenas II c) Apenas I e II d) Apenas I e III e) Todas

Resoluo:
01. C 05. D 02. E 06. D 03. D 07. D 04. A, B, D 08. D

Naturalismo realismo

4. CARACTERSTICAS DO REALISMO/NATURALISMO a) APEGO OBJETIVIDADE No h mais espao para uma literatura com textos prolixos, com descries exaltadas de paisagens e de personagens. b) CRENA NA RAZO A emoo cede lugar razo, sugerindo frieza (s vezes crueza) nas relaes amorosas. c) MATERIALISMO A literatura passa a exibir uma viso materialista da vida, do homem e da sociedade, negando a relao com Deus. d) CIENTIFICISMO A defesa de que a vida e as aes dos homens so determinadas pela cincia postura radical do Naturalismo. e) DETERMINISMO O Naturalismo constri personagens cuja conduta obedece a trs variveis: a hereditariedade (que explica as tendncias, os caracteres e as patologias), o meio (capaz de determinar o comportamento) e o momento histrico (responsvel pelas ideologias). f) PROBLEMAS PATOLGICOS A literatura passa a retratar temas que chocam a sociedade: homossexualismo, lesbianismo, incesto, taras sexuais, loucura, adultrio, racismo, prostituio. Origem humilde O pai era mulato, pintor de paredes do Morro do Livramento, no Rio de Janeiro. A me era portuguesa e lavava roupa para ajudar nas despesas de casa. Infncia pauprrima Machado teve, pois, uma infncia pauprrima, de menino do morro, com as dificuldades comuns de uma famlia pobre. rfo O pai, a me e a irm logo morreram. Maria Ins, a madrasta, deu-lhe carinhos de me e foi quem o alfabetizou, auxiliada por um padre da Igreja de Lampadosa. Escola: um sonho distante Maria Ins trabalhava na cozinha de uma escola dirigida por senhoras. Graas a essa atividade, o menino Machado de Assis pde ali se matricular. A disciplina inclua palmatria e castigos corporais, mas Machado era aluno exemplar, vido por conhecimento. Vendedor de balas e doces No perodo em que no estava na escola, o garoto pobre, magro, franzino vendia balas e doces (fabricados pela madrasta) nas ruas de So Cristvo. Francs na padaria A proprietria da padaria do bairro (So Cristvo) logo simpatizou com Machado de Assis. Comeou, ento, a dar-lhe aulas de francs. A evoluo foi espantosa: Machado dominou rapidamente a nova lngua. No futuro, valeu-se desses conhecimentos para ser revisor de provas na Imprensa Nacional.

Primeiro emprego Machado de Assis, j rapaz, precisava trabalhar. A Livraria e Tipografia Paula Brito era a mais famosa da poca, no Rio de Janeiro. Ali Machado foi atrs do seu primeiro emprego. No sabia fazer nada, mas queria estar em contato com livros e escritores. Aprendiz de tipgrafo Depois de uma certa experincia, foi admitido na Imprensa Nacional como Aprendiz de Tipgrafo. s vezes deixava de fazer o seu trabalho para entregar-se a leituras. Os colegas logo o denunciaram ao diretor da casa. Nasceu, assim, a amizade com Manuel Antnio de Almeida, o festejado autor de Memrias de um Sargento de Milcias.

Alguns autores brasileiros, influenciados pela experincia de Zola, cultivaram o romance naturalista, que procurava demonstrar a validade de uma teoria cientfica acerca do comportamento humano. Como se a fico e suas personagens fossem um laboratrio de experincias cientficas, os escritores naturalistas utilizavam conhecimentos de Biologia, da Psicologia e da Sociologia para explicar casos patolgicos individuais, perdendo, muitas vezes, o todo da realidade brasileira.

Alusio Azevedo, o principal autor brasileiro da esttica. Por conta de seu Determinismo, o Naturalismo era muitas vezes estreito e reducionista para lidar com a complexidade dos comportamentos humanos, visto que o Determinismo presente nas obras literrias naturalistas pregava a supremacia do meio sobre os indivduos. O ambiente, ento, passava a ser decisivo para o carter. Contudo, foi o Naturalismo que, pela primeira vez, ps em primeiro plano o pobre, o excludo, o homossexual, o negro e os mulatos discriminados, o indivduo vitimado por doenas fsicas e mentais, alm de retomar antigos temas, como o celibato, sob a tica cientfica da poca. No Brasil, o primeiro romance naturalista publicado foi "O mulato" (1881), de Alusio Azevedo.

Adherbal de Carvalho, crtico, poeta e autor naturalista. O naturalismo acrescenta s caractersticas do Realismo extrema preocupao cientfica, materialismo, o resultado do meio ambiente fsico e social e da hereditariedade (Determinismo). A temtica do Naturalismo d preferncia aos aspectos mais cruentos e srdidos da vida humana: o crime, as taras, a misria, isso para retratar o anormal e o patolgico. Assim, podemos dizer que o Naturalismo um Realismo levado aos extremos.

Sculo XIX. Nessa poca surgiram novas concepes a respeito do homem e da vida em sociedade e os estudos da Biologia, Psicologia e Sociologia estavam em alta. Os naturalistas comearam a analisar o comportamento humano e social, apontando sadas e solues. Aqui no Brasil, os escritores naturalistas ocuparam-se, principalmente, com os temas mais obscuros da alma humana (patolgicos) e, por causa disso, outros fatos importantes da nossa histria como a Abolio da Escravatura e a Repblica foram deixados de lado. O Naturalismo surgiu na Frana, em 1870, com a publicao da obra Germinal de mile Zola. O livro fala das pssimas condies de vida dos trabalhadores das minas de carvo na Frana do sculo XIX. O naturalismo uma ramificao do Realismo e uma das suas principais caractersticas a retratao da sociedade de uma forma bem objetiva. Os naturalistas abordam a existncia humana de forma materialista. O homem encarado como produto biolgico passando a agir de acordo com seus instintos, chegando a ser comparado com os animais (zoomorfizao). Segundo o Naturalismo, o homem desprovido do livre-arbtrio, ou seja, o homem uma mquina guiada por vrios fatores: leis fsicas e qumicas, hereditariedade e meio social, alm de estar sempre merc de foras que nem sempre consegue controlar. Para os naturalistas, o homem um brinquedo nas mos do destino e deve ser estudado cientificamente. CARACTERSTICAS - A principal caracterstica do Naturalismo o cientificismo exagerado que transformou o homem e a sociedade em objetos de experincias. - Descries minuciosas e linguagem simples - Preferncia por temas como misria, adultrio, crimes, problemas sociais, taras sexuais e etc. A explorao de temas patolgicos traduz a vontade de analisar todas as podrides sociais e humanas sem se preocupar com a reao do pblico. - Ao analisar os problemas sociais, o naturalista mostra uma vontade de reformar a sociedade, ou seja, denunciar estes problemas, era uma forma de tentar reformar a sociedade. PRINCIPAIS AUTORES Alusio Azevedo Com a publicao de O Mulato (1881), Alusio Azevedo consagrou-se como um escritor naturalista. A publicao dessa obra marca o incio do Naturalismo brasileiro.

O livro (que no a nossa obra naturalista mais marcante) causou impacto na sociedade, principalmente entre o clero e a alta sociedade de So Lus do Maranho. O Mulato aborda temas como o puritanismo sexual, o anticlericalismo e o racismo. Em 1890, o Naturalismo atinge o seu pice com a publicao de O cortio (obra repleta de personagens marginalizados). Ingls de Souza Em 1891, Ingls de Souza publicou O Missionrio, obra que aborda a influncia do meio sobre o individuo. Adolfo Caminha Publicou as obras A Normalista, em 1892 e O bom crioulo, em 1895 que falam sobre desvios sexuais e mais especificamente, o homossexualismo em O bom crioulo. A fico regionalista (iniciada no Romantismo) teve continuidade durante o naturalismo. As principais obras regionalistas so: - Luzia-Homem de Domingos Olmpio. - Dona Guidinha do poo de Manuel de Oliveira Paiva. O Realismo foi uma escola literria que combatia os ideais romnticos. O surgimento ocorreu enquanto o mundo vivenciava o nascimento do socialismo e da segunda Revoluo Industrial. O Realismo em Portugal teve como marco inicial a Questo Coimbr (1865), quando se defrontam, de um lado, os jovens estudantes de Coimbra, atentos s novas idias que vinham da Frana, Inglaterra e Alemanha e, de outro, os velhos romnticos de Lisboa. O Realismo foi inaugurado em 1881 no Brasil. Nesse ano duas obras se destacaram: O mulato, de Alusio de Azevedo, e Memrias pstumas de Brs Cuba, de Machado de Assis. Caractersticas do Realismo. O objetivismo aparece como negao do subjetivismo romntico; o universalismo ocupa o lugar do personalismo. O sentimentalismo cede terreno ao materialismo. O Realismo se preocupava apenas com o presente, com o contemporneo. Com o desenvolvimento das cincias, muitos autores foram influenciados no sculo XIX, principalmente os naturalistas, donde se pode falar em cientificismo nas obras desse perodo. Os autores realistas so antimonrquicos e negam a burguesia. O Realismo uma denominao genrica de uma escola literria que abrange as seguintes tendncias:

Romance realista Narrativa voltada para a anlise psicolgica e que critica a sociedade e partir do comportamento de determinados personagens, em geral, capitalistas. O romance realista tem carter documental, sendo o retrato de uma poca. Romance naturalista - Marcada pela vigorosa anlise social a partir de grupos humanos marginalizados, em que se valoriza o coletivo. O naturalismo apresenta romances experimentais. Autores Machado de Assis Se destacou como romancista realista. Apesar de ter escrevido obras romancistas, como Ressurreio, A mo e a luva, Helena e Iai Garcia. Algumas obras realistas de Machado de Assis: Memrias pstumas de Brs Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro. Alusio de Azevedo Escreveu alguns romances romnticos, os quais chamou de comerciais, pois eram os que mais vendiam. Mas suas maiores obras foram os romances naturalistas, como O mulato, Casa de penso e O cortio. O Realismo uma reao contra o Romantismo: o Romantismo era a apoteose do sentimento; - o Realismo a anatomia do carter. a crtica do homem. a arte que nos pinta a nossos prprios olhos para condenar o que houve de mau na nossa sociedade. Ea de Queirs.

Introduo
A poesia do final da dcada de 1860 j anunciava o fim do Romantismo; Castro Alves, Sousndrade e Tobias Barreto faziam uma poesia romntica na forma e na expresso, mas os temas estavam voltados para uma realidade poltico-social. O mesmo se pode afirmar de algumas produes do romance romntico, notadamente a de Manuel Antnio de Almeida, Franklin Tvora e Visconde de Taunay. Era o pr-realismo que se manifestava. Na dcada de 70 surge a chamada Escola de Recife, com Tobias Barreto, Slvio Romero e outros, aproximando-se das idias europias ligadas ao Positivismo, ao Evolucionismo e, principalmente, filosofia alem. So os ideais do Realismo que encontravam ressonncia no conturbado momento histrico pelo Brasil, sob o signo do abolicionismo, do ideal republicano e da crise da Monarquia. Em 1857, o mesmo ano em que no Brasil era publicado O guarani, de Jos de Alencar, na Frana publicado Madame Bovary, de Gustave Flaubert, considerado o primeiro romance realista da literatura universal. Em 1865, Claude Bernard publica Introduo medicina experimental, com uma tese sobre a hereditariedade. Em 1867 mile Zola publica Thrse Raquin, inaugurando o romance naturalista. No Brasil considera-se 1881 como o ano inaugural do Realismo. De fato, esse foi um ano frtil para a literatura brasileira, com a publicao de dois romances fundamentais,

que modificaram o curso de nossas letras: Alusio Azevedo publica O mulato, o primeiro romance naturalista do Brasil; Machado de Assis publica Memrias pstumas de Brs Cubas, o primeiro romance realista de nossa literatura. Na diviso tradicional da histria da literatura brasileira, o ano considerado data final do Realismo 1893, com a publicao de Missal e Broquis, ambos de Cruz e Souza, obras inaugurais do Simbolismo. No entanto, importante salientar que 1893 registra o incio do Simbolismo, mas no o trmino do Realismo e suas manifestaes na prosa, com os romances realistas e naturalistas, e na poesia, com o Parnasianismo. Basta lembrar que Dom Casmurro, de Machado de Assis, de 1900; Esa e Jac, do mesmo autor, de 1904. Olavo Bilac foi eleito prncipe dos poetas em 1907. A Academia Brasileira de Letras, templo do Realismo, de 1897. Na realidade, nos ltimos vinte anos do sculo XIX e nos primeiros vinte anos do sculo XX, temos trs estticas que se desenvolvem paralelas: o Realismo e suas manifestaes, o Simbolismo e o PrModernismo, que s conhecem o golpe fatal em 1922, com a Semana de Arte Moderna.

Diferenas entre Realismo e Naturalismo

Momento Histrico
O Realismo reflete as profundas transformaes econmicas, polticas, sociais e culturais da Segunda metade do sculo XIX. A Revoluo Industrial, iniciada no sculo XVIII, entra numa nova fase, caracterizada pela utilizao do ao, do petrleo e da eletricidade; ao mesmo tempo o avano cientfico leva a novas descobertas nos campos da Fsica e da Qumica. O capitalismo se estrutura em moldes modernos, com o surgimento de grandes complexos industriais; por outro lado, a massa operria urbana avoluma-se, formando uma populao marginalizada que no partilha dos benefcios gerados pelo progresso industrial mas, pelo contrrio, explorada e sujeita a condies subumanas de trabalho. Esta nova sociedade serve de pano de fundo para uma nova interpretao da realidade, gerando teorias de variadas posturas ideolgicas. Numa seqncia cronolgica temos o Positivismo de Auguste Comte, preocupado com o real-sensvel, o fato, defendendo o cientificismo no pensamento filosfico e a conciliao da ordem e progresso (a expresso, utilizada na bandeira republicana do Brasil, de inspirao comtiana); o Socialismo Cientfico de Karl Marx e Friedrich Engels, a partir da publicao do Manifesto Comunista, em 1848, definindo o materialismo histrico (o modo de

produo da vida material condiciona o processo de vida social, poltico e intelectual em geral K. Marx) e a luta de classes; o Evolucionismo de Charles Darwin, a partir da publicao, em 1859, de A origem das espcies, livro em que ele expe seus estudos sobre a evoluo das espcies pelo processo de seleo natural, negando portanto a origem divina defendida pelo Cristianismo. O Brasil tambm passa por mudanas radicais tanto no campo econmico como no poltico-social, no perodo compreendido entre 1850 e 1900, embora com profundas diferenas materiais, se comparadas s da Europa. A campanha abolicionista intensifica-se a partir de 1850; a Guerra do Paraguai (1864/70) tem como conseqncia o pensamento republicano o Partido Republicano foi fundado no ano em que essa guerra acabou ; a Monarquia vive uma vertiginosa decadncia. A Lei urea, de 1888, no resolveu o problema dos negros, mas criou uma nova realidade. O fim da mo-deobra escrava e a sua substituio pela mo-de-obra assalariada, ento representada pelas levas de imigrantes europeus que vinham trabalhar na lavoura cafeeira, originou uma nova economia voltada para o mercado externo, mas agora sem a estrutura colonialista. nesse contexto socio-poltico-cientfico que surgem o Realismo, o Naturalismo e o Parnasianismo. A alterao do quadro social e cultural exigia dos escritores outra forma de abordar a realidade: menos idealizada do que a romntica e mais objetiva, crtica e participante. Contudo h semelhanas e diferenas entre essas correntes. As semelhanas residem na objetividade, na luta contra o Romantismo e no gosto por descries minuciosas.

Caractersticas
As caractersticas do Realismo esto intimamente ligadas ao momento histrico, refletindo, dessa forma, a postura do Positivismo, do Socialismo e do Evolucionismo, com todas as suas variantes. Assim que o objetivismo aparece como negao do subjetivismo romntico e nos mostra o homem voltado para aquilo que est diante e fora dele, o no-eu; o personalismo cede terreno para o universalismo. O materialismo leva negao do sentimentalismo e da metafsica. O nacionalismo e a volta ao passado histrico so deixados de lado; o Realismo s se preocupa com o presente, o contemporneo. Influenciados por Hypolite Taine e sua Filosofia da arte, os autores realistas so adeptos do determinismo, segundo o qual a obra de arte seria determinada por trs fatores: o meio, o momento e a raa esta, no que se refere hereditariedade. O avano das cincias, no sculo XIX, influencia sobremaneira os autores da nova esttica, principalmente os naturalistas, donde se falar em cientificismo nas obras desse perodo. Ideologicamente os autores desse perodo so antimonrquicos, assumindo uma defesa clara do ideal republicano, como se observa na leitura de romances como O mulato, O cortio e O Ateneu, por exemplo. Negam a burguesia a partir da clula-me da sociedade: a famlia; eis por que os sempre presentes tringulos amorosos, formados pelo pai trado, a me adltera e o amante, que sempre um amigo da casa; para citarmos apenas exemplos famosos de Machado de Assis, eis alguns tringulos: Bentinho/Capitu/Escobar; Lobo Neves/Virglia/Brs Cubas; Cristiano Palha/Sofia Palha/Rubio. So anticlericais, destacando-se em suas obras os padres corruptos e a

hipocrisia de velhas beatas. Finalmente importante salientar que Realismo denominao genrica da escola literria, sendo que nela se podem perceber trs tendncias distintas, expostas a seguir.

Romance Realista
Cultivado no Brasil por Machado de Assis, uma narrativa mais preocupada com a anlise psicolgica, fazendo a crtica sociedade a partir do comportamento de determinados personagens. interessante constatar que os cinco romances da fase realista de Machado apresentam nomes prprios em seus ttulos Brs Cubas; Quincas Borba; D. Casmurro; Esa e Jac; Aires , revelando clara preocupao com o indivduo. O romance realista analisa a sociedade por cima, ou seja, seus personagens so capitalistas, pertencem classe dominante; mais uma vez nos voltamos para a obra de Machado e percebemos que Brs Cubas no produz, vive do capital, o mesmo acontecendo com Bentinho; j Quincas Borba era louco e mendigo at receber uma herana; o nico dos personagens centrais de Machado que trabalhava era Rubio (professor em Minas), mas recebe a herana de Quincas Borba, muda-se para o Rio e no trabalha mais, vivendo do capital. O romance realista documental, retrato de uma poca. Observe o trecho abaixo: Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos; era talvez a mais atrevida criatura da nossa raa, e, com certeza, a mais voluntariosa. No digo que j lhe coubesse a primazia da beleza, entre as mocinhas do tempo, porque isto no romance, em que o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos s sardas e espinhas; mas tambm no digo que lhe maculasse o rosto nenhuma sarda ou espinha, no. Era bonita, fresca, saa das mos da natureza, cheia daquele feitio, precrio e eterno, que o indivduo passa a outro indivduo, para os fins secretos da criao. Era isto Virglia, e era clara, muito clara, faceira, ignorante, pueril, cheia de uns mpetos misteriosos; muita preguia e alguma devoo, - devoo, ou talvez medo; creio que medo. (ASSIS, Machado de. Memrias pstumas de Brs Cubas. So Paulo, Scipione, 1994. p. 45) Podemos notar todo o estilo irnico do autor, aqui com suas baterias voltadas contra as idealizaes romnticas que haviam moldado o gosto do pblico leitor. Repare que Machado parte de uma adjetivao que nos leva a montar um perfil da herona romntica (a mais atrevida, a mais voluntariosa, bonita, fresca, carregada de feitio, faceira) para s num segundo momento provocar a ruptura: ignorante, pueril, preguiosa.

Romance Naturalista
Cultivado no Brasil por Alusio Azevedo, Jlio Ribeiro, Adolfo Caminha, Domingos Olmpio, Ingls de Souza e Manuel de Oliveira Paiva; o caso de Raul Pompia muito

particular, pois seu romance O Ateneu ora apresenta caractersticas naturalistas, ora realistas, ora impressionistas. A narrativa naturalista marcada pela forte anlise social a partir de grupos humanos marginalizados, valorizando o coletivo; interessa tambm notar que os ttulos dos romances naturalistas apresentam a mesma preocupao: O mulato, O cortio, Casa de penso, O Ateneu. H inclusive, sobre o romance O cortio, a tese de que o principal personagem no Joo Romo, nem Bertoleza, nem Rita Baiana, nem Pombinha, mas sim o prprio cortio ou, como afirma Antnio Candido, o romance o nascimento, vida, paixo e morte de um cortio. Sob um certo ponto de vista, o mesmo poderia ser dito sobre o colgio Ateneu (os dois romances se encerram com a destruio dos prdios, abrigos coletivos). Por outro lado, o naturalismo apresenta romances experimentais; a influncia de Darwin se faz sentir na mxima naturalista segundo a qual o homem um animal; portanto, antes de usar a razo, deixa-se levar pelos instintos naturais, no podendo ser reprimido em suas manifestaes instintivas, como o sexo, pela moral da classe dominante. A constante represso leva s taras patolgicas, to ao gosto naturalista; em conseqncia, esses romances so mais ousados e erroneamente tachados por alguns de pornogrficos, apresentando descries minuciosas de atos sexuais, tocando, inclusive, em temas ento proibidos, como o homossexualismo: tanto o masculino, como em O Ateneu, quanto o feminino, em O cortio. Observe o texto abaixo: Ana Rosa, com efeito, de algum tempo a essa parte, fazia visitas ao quarto de Raimundo, durante a ausncia do morador. Entrava disfaradamente, fechava as rtulas da janela, e, como sabia que o morador no aparecia quela hora, comeava a bulir nos livros, a remexer nas gavetas abertas, a experimentar as fechaduras, a ler os cartes de visita e todos os pedacinhos de papel escrito, que lhe caam nas mos. Sempre que encontrava um leno j servido, no cho ou atirado sobre a cmoda, apoderava-se dele e cheirava-o sofregamente, como fazia tambm com os chapus de cabea e com a travesseirinha da cama. Estas bisbilhotices deixavam-na cada numa enervao voluptuosa e doentia, que lhe punha no corpo arrepios de febre. (AZEVEDO, Alusio. O mulato. 19. ed. So Paulo, Martins Fontes, 1974. p. 121) Observamos que a personagem Ana Rosa, criada segundo alguns caprichos romnticos e fantasias poticas, no resiste fora da atrao fsica que Raimundo lhe desperta, chegando a invadir o quarto do rapaz. O importante notar como a moa dominada pelos instintos; como se fosse um animal, l o mundo por meio dos sentidos (ela conhece o rapaz pelo cheiro que ele imprimiu nos objetos); a excitao provoca reaes fsicas (enervao voluptuosa, febre), transformando-se num caso patolgico, doentio.

Observao:

Como voc observa, h vrios pontos de coincidncia entre o romance realista e o naturalista; diramos at que ambos partem de um mesmo ponto x e ambos chegam a um mesmo ponto y, s que percorrendo caminhos diversos. Tanto um como outro atacam a monarquia, o clero e a sociedade burguesa. Inclusive, podemos encontrar, num mesmo autor, determinadas posturas mais realistas convivendo com enfoques mais naturalistas. o caso de O Ateneu, citado acima. Ea de Queirs, em Portugal, outro exemplo significativo: alguns crticos o consideram realista, outros classificam-no como naturalista.

Questes:
01. O realismo foi um movimento de: a) volta ao passado; b) exacerbao ultra-romntica; c) maior preocupao com a objetividade; d) irracionalismo; e) moralismo.

02. A respeito de Realismo, pode-se afirmar: I Busca o perene humano no drama da existncia . II Defende a documentao de fatos e a impessoalidade do autor perante a obra. III Esttica literria restritamente brasileira; seu criador Machado de Assis. a) So corretas apenas II e III. b) Apenas III correta. c) As trs afirmaes so corretas. d) So corretas I e III. e) As trs informaes so incorretas.

03. Considerando-se iniciado o movimento realista no Brasil quando: a) Alusio de Azevedo publica O Homem. b) Jos de Alencar publica Lucola. c) Machado de Assis publica Memria Pstumas de Brs Cubas. d) As alternativas a e c so vlidas. e) As alternativas a e b so vlidas.

04. O realismo, como escola literria, caracterizado: a) pelo exagero da imaginao; b) pelo culto da forma;

c) pela preocupao com o fundo; d) pelo subjetivismo; e) pelo objetivismo.

05. Podemos verificar que o Realismo revela: I senso do contemporneo. Encara o presente do mesmo modo que romantismo se volta para o passado ou para o futuro. II o retrato da vida pelo mtodo da documentao, em que a seleo e a sntese operam buscando um sentido para o encadeamento dos fatos. III tcnica minuciosa, dando a impresso de lentido, de marcha quieta e gradativa pelos meandros dos conflitos, dos xitos e dos fracassos. Assinale: a) se as afirmativas II e III forem corretas; b) se as trs afirmativas forem corretas; c) se apenas a afirmativa III for correta; d) se as afirmativas I e II forem corretas; e) se as trs afirmativas forem incorretas.

06. Das caractersticas abaixo, assinale a que no pertence ao Realismo: a) Preocupao critica. b) Viso materialista da realidade. c) nfase nos problemas morais e sociais. d) Valorizao da Igreja. e) Determinismo na atuao das personagens.

07. Assinale a nica alternativa incorreta: a) O Realismo no tem nenhuma ligao com o Romantismo. b) A ateno ao detalhe caracterstica do Realismo. c) Pode-se dizer que alguns autores romnticos j possuem certas caractersticas realistas. d) O cientificismo do sculo XIX forneceu a base da viso do mundo adotada, de um modo geral, pelo Naturalismo. e) O Realismo apresenta anlise social.

08. No texto a seguir, Machado de Assis faz uma crtica ao Romantismo: Certo no lhe falta imaginao; mas esta tem suas regras, o astro, leis, e se h casos em que eles rompem as leis e as regras porque as fazem novas, porque se chama Shakespeare, Dante, Goethe, Cames.

Com base nesse texto, notamos que o autor: a) Preocupa-se com princpios estticos e acredita que a criao literria deve decorrer de uma elaborada produo dos autores. b) Refuga o Romantismo, na medida em que os autores desse perodo reivindicaram uma esttica oposta clssica. c) Entende a arte como um conjunto de princpios estticos consagrados, que no pode ser manipulado por movimentos literrios especficos. d) Defende a idia de que cada movimento literrio deve ter um programa esttico rgido e inviolvel. e) Entende que Naturalismo e o Parnasianismo constituem solues ideal para pr termo falta de inveno dos romnticos.

09. Examine as frases abaixo I Os representantes do Naturalismo faze aparecer na sua obra dimenses metafsica do homem, passando a encar-lo como um complexo social examinando luz da psicologia. II No Naturalismo, as tentativas de submeter o Homem a leis determinadas so conseqncias das cincias, na segunda metade do sculo XIX. III Na seleo de casos a serem enfocados, os naturalistas demonstram especial averso pelo anormal e pelo patolgico. Pode-se dizer corretamente que: a) s a I est certa; b) s a II est certa; c) s a III est certa; d) existem duas certas; e) nenhuma est certa.

10. Das citaes apresentadas abaixo, qual no apresenta, evidentemente, um enfoque naturalista? a) s esquinas, nas quitandas vazias, fermentava um cheiro acre de sabo da terra e aguardente. b) ... as peixeiras, quase todas negras, muito gordas, o tabuleiro na cabea, rebolando os grossos quadris trmulos e as tetas opulentas. c) Os ces, estendidos pelas caladas, tinham uivos que pareciam gemidos humanos.

d) ... batiam-lhe com a biqueira do chapu nos ombros e nas coxas, experimentando-lhes o vigor da musculatura, como se estivesse a comprar cavalos. e) porta dos leiles aglomeravam-se os que queriam comprar e os simples curiosos.

11. O mesmo da questo anterior: a) Viam-se deslizar pela praa os imponentes e monstruosos abdomes dos capitalistas. b) ... viam-se cabeas escarlates e descabeladas, gotejando suor por debaixo do chapu de plo. c) O quitandeiro, assentado sobre o balco, cochilava a sua preguia morrinhenta, acariciando o seu imenso e espalmado p descalo. d) A Praia Grande, a Rua da Estrela contrastavam todavia com o resto da cidade, porque era aquela hora justamente a de maior movimento comercial. e) ... uma preta velha, vergada por imenso tabuleiro de madeira, sujo, seboso, chio de sangue e coberto por uma nuvem de moscas...

Resoluo:
01. C 05. B 09. B 02. D 06. D 10. E 03. C 07. A 11. D 04. E 08. A

Romantismo, tambm chamado de Romanticismo[1], foi um movimento artstico, poltico e filosfico surgido nas ltimas dcadas do sculo XVIII na Europa que perdurou por grande parte do sculo XIX. Caracterizou-se como uma viso de mundo contrria ao racionalismo e ao iluminismo[2] e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa. Inicialmente apenas uma atitude, um estado de esprito, o Romantismo toma mais tarde a forma de um movimento, e o esprito romntico passa a designar toda uma viso de mundo centrada no indivduo. Os autores romnticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores trgicos, ideais utpicos e desejos de escapismo. Se o sculo XVIII foi marcado pela objetividade, pelo Iluminismo e pela razo, o incio do sculo XIX seria marcado pelo lirismo, pela subjetividade, pela emoo e pelo eu.

O termo romntico refere-se ao movimento esttico ou, em um sentido mais lato, tendncia idealista ou potica de algum que carece de sentido objetivo. O Romantismo a arte do sonho e fantasia. Valoriza as foras criativas do indivduo e da imaginao popular. Ope-se arte equilibrada dos clssicos e baseia-se na inspirao fugaz dos momentos fortes da vida subjetiva: na f, no sonho, na paixo, na intuio, na saudade, no sentimento da natureza e na fora das lendas nacionais.[3] O Romantismo surgiu na Europa em uma poca em que o ambiente intelectual era de grande rebeldia. Na poltica, caam os sistemas de governo despticos e surgia o liberalismo poltico (no confundir com o liberalismo econmico do Sculo XX). No campo social imperava o inconformismo. No campo artstico, o repdio s regras. A Revoluo Francesa o clmax desse sculo de oposio. Alguns autores neoclssicos j nutriam um sentimento mais tarde dito romntico antes de seu nascimento de fato, sendo assim chamados pr-romnticos. Nesta classificao encaixam-se Francisco Goya e Bocage. O Romantismo surge inicialmente naquela que futuramente seria a Alemanha e na Inglaterra. Na Alemanha, o Romantismo, teria, inclusive, fundamental importncia na unificao germnica com o movimento Sturm und Drang. O Romantismo viria a se manifestar de forma bastante variada nas diferentes artes e marcaria, sobretudo, a literatura e a msica (embora ele s venha a se manifestar realmente aqui mais tarde do que em outras artes). medida que a escola foi sendo explorada, foram surgindo crticos sua demasiada idealizao da realidade. Destes crticos surgiu o movimento que daria forma ao Realismo. No Brasil, o romantismo coincidiu com a Independncia poltica do Brasil em 1822, com o Primeiro reinado, com a guerra do Paraguai e com a campanha abolicionista. O romantismo seria dividido em 3 geraes:

1gerao As caractersticas centrais do romantismo viriam a ser o lirismo, o subjetivismo, o sonho de um lado, o exagero, a busca pelo extico e pelo inspito de outro. Tambm destacam-se o nacionalismo, presente da colectnea de textos e documentos de carter fundacional e que remetam para o nascimento de uma nao, fato atribudo poca medieval, a idealizao do mundo e da mulher e a depresso por essa mesma idealizao no se materializar, assim como a fuga da realidade e o escapismo. A mulher era uma musa, ela era amada e desejada mas no era tocada. 2gerao Eventualmente tambm sero notados o pessimismo e um certo gosto pela morte, religiosidade e naturalismo. A mulher era alcanada mas a felicidade no era atingida. 3gerao Seria a fase de transio para outra corrente literria, o realismo, a qual denuncia os vcios e males da sociedade, mesmo que o faa de forma enfatizada e irnica (vide Ea de Queirs), com o intuito de pr a descoberto realidades desconhecidas que revelam fragilidades. A mulher era idealizada e acessvel.

Individualismo

Os romnticos libertam-se da necessidade de seguir formas reais de intuito humano, abrindo espao para a manifestao da individualidade, muitas vezes definida por emoes e sentimentos. O individualismo serve tambm para uma pessoa individual, sem sequer critrios omferos que generalizam o estado.
Subjetivismo

O romancista trata dos assuntos de forma pessoal, de acordo com sua opinio sobre o mundo. O subjetivismo pode ser notado atravs do uso de verbos na primeira pessoa. Trata-se sempre de uma opinio parcelada, dada por um individuo que baseia sua perspectiva naquilo que as suas sensaes captam. Com plena liberdade de criar, o artista romntico no se acanha em expor suas emoes pessoais, em fazer delas a temtica sempre retomada em sua obra. O eu o foco principal do subjetivismo, o eu egosta, forma de expressar suas razes.
Idealizao

Empolgado pela imaginao, o autor idealiza temas, exagerando em algumas de suas caractersticas. Dessa forma, a mulher uma virgem frgil, o ndio um heri nacional, e a ptria sempre perfeita. Essa caracterstica marcada por descries minuciosas e muitos adjetivos.
Sentimentalismo exacerbado

Praticamente todos os poemas romnticos apresentam sentimentalismo j que essa escola literria movida atravs da emoo, sendo as mais comuns a saudade, a tristeza e a desiluso. Os poemas expressam o sentimento do poeta, suas emoes e so como o relato sobre uma vida. O romntico analisa e expressa a realidade por meio dos sentimentos. E acredita que s sentimentalmente se consegue traduzir aquilo que ocorre no interior do indivduo relatado. Emoo acima de tudo.
Egocentrismo

Como o nome j diz, a colocao do ego no centro de tudo. Vrios artistas romnticos colocam, em seus poemas e textos, os seus sentimentos acima de tudo, destacando-os na obra. Pode-se dizer, talvez, que o egocentrismo um subjetivismo exagerado.
Natureza interagindo com o eu lrico

A natureza, no Romantismo, expressa aquilo que o eu-lrico est sentindo no momento narrado. A natureza pode estar presente desde as estaes do ano, como formas de passagens, tempestades, ou dias de muito sol. Diferentemente do Arcadismo, por

exemplo, que a natureza mera paisagem. No Romantismo, a natureza interage com o eu-lrico.A natureza funciona quase como a expresso mais pura do estado de esprito do poeta.
Grotesco e sublime

H a fuso do belo e do feio, diferentemente do arcadismo que visa a idealizao do personagem principal, tornando-o a imagem da perfeio. Como exemplo, temos o conto de A Bela e a Fera, no qual uma jovem idealizada, se apaixona por uma criatura horrenda.
Medievalismo

Alguns romnticos se interessavam pela origem de seu povo, de sua lngua e de seu prprio pas. Na Europa, eles acharam no cavaleiro fiel ptria um timo modo de retratar as culturas de seu pas. Esses poemas se passam em eras medievais e retratavam grandes guerras e batalhas.
Indianismo

o medievalismo "adaptado" ao Brasil. Como os brasileiros no tinham um cavaleiro para idealizar, os escritores adotaram o ndio como o cone para a origem nacional e o colocam como um heri. O indianismo resgatava o ideal do "bom selvagem" (JeanJacques Rousseau), segundo o qual a sociedade corrompe o homem e o homem perfeito seria o ndio, que no tinha nenhum contato com a sociedade europia.
Byronismo

Inspirado na vida e na obra de Lord Byron, poeta ingls. Estilo de vida bomio, voltado para vcios, bebida, fumo , podendo estar representado no personagem ou na prpria vida do autor romntico. O byronismo caracterizado pelo narcisismo, pelo egocentrismo, pelo pessimismo, pela angstia. De acordo com o tema principal, os romances no Brasil podem ser classificados como indianistas, urbanos ou histricos e regionalistas. No romance indianista, o ndio era o foco da literatura, pois era considerado uma autntica expresso da nacionalidade, e era altamente idealizado. Como um smbolo da pureza e da inocncia, representava o homem no corrompido pela sociedade, o no capitalista, alm de assemelhar-se aos heris medievais, fortes e ticos. Junto com tudo isso, o indianismo expressava os costumes e a linguagem indgenas, cujo retrato fez de certos romances excelentes documentos histricos. Os romances urbanos tratam da vida na capital e relatam as particularidades da vida cotidiana da burguesia, cujos membros se identificavam com os personagens. Os romances faziam sempre uma crtica sociedade atravs de situaes corriqueiras, como o casamento por interesse ou a ascenso social a qualquer preo. Por fim, o romance regionalista propunha uma construo de texto que valorizasse as diferenas tnicas, lingusticas, sociais e culturais que afastavam o povo brasileiro da

Europa, e caracterizava-os como uma nao. Os romances regionalistas criavam um vasto panorama do Brasil, representando a forma de vida e individualidade da populao de cada parte do pas. A preferncia dos autores era por regies afastadas de centros urbanos, pois estes estavam sempre em contato com a Europa, alm de o espao fsico afetar suas condies de vida. A primeira gerao (nacionalistaindianista) era voltada para a natureza, o regresso ao passado histrico e ao medievalismo. Cria um heri nacional na figura do ndio, de onde surgiu a denominao de gerao indianista. O sentimentalismo e a religiosidade so outras caractersticas presentes. Entre os principais autores podemos destacar Gonalves de Magalhes, Gonalves Dias e Arajo Porto Alegre. Gonalves de Magalhes foi o introdutor do Romantismo no Brasil. Obras: Suspiros Poticos e Saudades. Gonalves Dias foi o mais significativo poeta romntico brasileiro. Obras: Cano do exlio, IJuca-Pirama. Arajo Porto Alegre fundou com os outros dois a Revista NiteriBrasiliense Entre as principais caractersticas da primeira gerao romntica no Brasil esto: o nacionalismo ufanista, o indianismo, o subjetivismo, a religiosidade, o brasileirismo (linguagem), a evaso do tempo e espao, o egocentrismo, o individualismo, o sofrimento amoroso, a exaltao da liberdade, a expresso de estados de alma, emoes e sentimentalismo. A segunda gerao, tambm conhecida como Byroniana e Ultra-Romantismo, recebeu a denominao de mal do sculo pela sua caracterstica de abordar temas obscuros como a morte, amores impossveis e a escurido. Entre seus principais autores esto lvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela, Junqueira Freire e Pedro de Calasans. lvares de Azevedo fazia parte da sociedade epicuria destinada a repetir no Brasil a existncia bomia de Byron. Obras: Plida Luz, Soneto, Lembranas de Morrer, Noite na Taverna. Casimiro de Abreu escreveu As Primaveras, Poesia e amor, etc. Fagundes Varela, embora byroniano, j tinha em sua poesia algumas caractersticas da terceira gerao do romantismo. Junqueira Freire, com estilo dividido entre a homossexualidade e a heterossexualidade, demonstrava as idiossincrasias da religio catlica do sculo XIX. J as principais caractersticas da segunda gerao foram o profundo subjetivismo, o egocentrismo, o individualismo, a evaso na morte, o saudosismo (lamentao) em Casimiro de Abreu, por exemplo, o pessimismo, o sentimento de angstia, o sofrimento amoroso, o desespero, o satanismo e a fuga da realidade. Por fim h a terceira gerao, conhecida tambm como gerao Condoreira, simbolizada pelo Condor, uma ave que costuma construir seu ninho em lugares muito altos e tem viso ampla sobre todas as coisas, ou Hugoniana, referente ao escritor francs Victor Hugo, grande pensador do social e influenciador dessa gerao. Os destaques desta gerao foram Castro Alves, Sousndrade e Tobias Barreto. Castro Alves, denominado "Poeta dos Escravos", o mais expressivo representante dessa gerao com obras como Espumas Flutuantes e Navio Negreiro. Sousndrade no foi um poeta muito influente, mas tem uma pequena importncia pelo descritivismo de suas obras. Tobias Barreto famoso pelos seus poemas romnticos.

As principais caractersticas so o erotismo, a mulher vista com virtudes e pecados, o abolicionismo, a viso ampla e conhecimento sobre todas as coisas, a realidade social e a negao do amor platnico, com a mulher podendo ser tocada e amada. Essas trs geraes citadas acima apenas se aplicam para a poesia romntica, pois a prosa no Brasil no foi marcada por geraes, e sim por estilos de textos - indianista, urbano ou regional - que aconteceram todos simultaneamente. No pas, entretanto, o romantismo perdurar at dcada de 1880. Com a publicao de Memrias Pstumas de Brs Cubas, por Machado de Assis, em 1881, ocorre formalmente a passagem para o perodo realista.
Principais escritores romnticos brasileiros

Gonalves Dias: principal poeta romntico e uns dos melhores da lngua portuguesa, nacionalista, autor da famosa Cano do Exlio, da nem to famosa I-Juca-Pirama e de muitos outros poemas. lvares de Azevedo: o maior romntico da Segunda Gerao Romntica; autor de Lira dos Vinte Anos, Noite na Taverna e Macrio. Castro Alves:grande representante da Gerao Condoeira, escreveu, principalmente, poesias abolicionistas como o Navio Negreiro. Joaquim Manuel de Macedo, romancista urbano escreveu A Moreninha e tambm O Moo Loiro. Jos de Alencar, principal romancista romntico. Romances urbanos: Lucola; A Viuvinha; Cinco Minutos; Senhora. Romances regionalistas: O Gacho, O Sertanejo, O Tronco do Ip. Romances histricos: A Guerra dos Mascates; As Minas de Prata. Romances indianistas: O Guarani, Iracema e o Ubirajara. Manuel Antnio de Almeida: romancista urbano, precursor do Realismo. Obras: Memrias de um Sargento de Milcias. Bernardo Guimares: considerado fundador do regionalismo. Obras: A Escrava Isaura; "O Seminarista" Franklin Tvora: regionalista. Obra mais importante: O Cabeleira. Visconde de Taunay: regionalista. Obra mais importante: Inocncia. Machado de Assis: estilo nico, dotado de fase romntica e realista. Em sua fase romntica destacam-se "A Mo e a Luva" e "Helena". Ainda em tal fase realizava anlise psicolgica e crtica social, mostrando-se atpico dentre os demais romntic

Questes:
01. Ins, no episdio Ins de Castro, da obra Os Lusadas, de Cames, to idealizada quanto as virgens sonhadas em lvares de Azevedo na primeira parte da Lira dos Vinte Anos. Por que, ento, parece-nos real?

Texto para as questes 02 e 03 Namoro a Cavalo Eu moro em Catumbi. Mas a desgraa Que rege a minha vida malfadada Ps l no fim da rua do Catete

A minha Dulcinia namorada. Alugo (trs mil ris) por uma tarde Um cavalo de trote (que esparrela!) S para erguer meus olhos suspirando minha namorada na janela... Todo o meu ordenado vai-se em flores E em lindas folhas de papel bordado, Onde eu escrevo trmulo, amoroso, Algum verso bonito... mas furtado.

02. Por que a poesia acima foge dos padres da 1 e 3 partes da Lira dos Vinte Anos? 03. O que aproxima e o que diferencia a mulher de Namoro a Cavalo e as mulheres da primeira parte da Lira? 04. (FUVEST 2001) Teu romantismo bebo, minha lua, A teus raios divinos me abandono, Torno-me vaporoso... e s de ver-te Eu sinto os lbios meus se abrir de sono. Neste excerto, o eu-lrico parece aderir com intensidade aos temas de que fala, mas revela, de imediato, desinteresse e tdio. Essa atitude do eu-lrico manifesta a: a) ironia romntica b) tendncia romntica c) melancolia romntica d) averso dos romnticos natureza e) fuga romntica para o sonho 05. (FUVEST 2001) Assim, o amor se transformava to completamente nessas organizaes*, que apresentava trs sentimentos bem distintos: um era uma loucura, o outro uma paixo, o ltimo uma religio. ............ desejava; ............. amava; .............. adorava (*organizaes = personalidades) Neste excerto de O Guarani, o narrador caracteriza os diferentes tipos de amor que trs personagens

masculinas sentem por Ceci. Mantida a seqncia, os trechos pontilhados sero preenchidos corretamente com os nomes de: a) lvaro / Peri / D. Diogo b) Loredano / lvaro / Peri c) Loredano / Peri / D. Diogo d) lvaro / D. Diogo / Peri e) Loredano / D. Diogo / Peri

06. O texto abaixo um fragmento do romance O Guarani, de Jos de Alencar: Cenrio De um dos cabeos da Serra dos rgos desliza um fio de gua que se dirige para o norte, e engrossado com os mananciais, que recebe no seu curso de dez lguas, torna-se rio caudal. o Paquequer: saltando de cascata em cascata, enroscando-se como uma serpente, vai depois se espreguiar na vrzea e embeber no Paraba, que rola majestosamente em seu vasto leito. Dir-se-ia que, vassalo e tributrio desse rei das guas, o pequeno rio, altivo e sobranceiro contra os rochedos, curva-se humildemente aos ps do suserano. Perde ento a beleza selvtica; suas ondas so calmas e serenas como as de um lago, e no se revoltam contra os barcos e as canoas que resvalam sobre elas: escravo submisso, sofre o ltego do senhor. No neste lugar que ele deve ser visto; sim trs ou quatro lguas acima de sua foz, onde livre ainda, como o filho indmito desta ptria da liberdade. Ai, o Paquequer lana-se rpido sobre seu leito, e atravessa as florestas como o tapir, espumando, deixando o plo esparso pelas pontas do rochedo, e enchendo a solido com o estampido de sua carreira. De repente, falta-lhe o espao, foge-lhe a terra; o soberbo rio recua um momento para concentrar as suas foras, e precipita-se de um s arremesso, como o tigre sobre a presa. Depois, fatigado do esforo supremo, se estende sobre a terra, e adormece numa linda bacia que a natureza formou, e onde o recebe como em um leito de noiva, sob as cortinas de trepadeiras e flores agrestes. A vegetao nestas paragens ostentava outrora todo o seu luxo e vigor; florestas virgens se estendiam ao longo das margens do rio, que corria no meio das arcarias de verduras e dos capitis formados pelos leques das palmeiras. A, ainda a indstria do homem tinha aproveitado habilmente da natureza para criar meios de segurana e defesa. De um e outro lado da escada seguiam dois renques de rvores, que, alargando gradualmente, iam fechar como dois braos o seio do rio; entre o

tronco dessas rvores, uma alta cerca de espinheiros tornava aquele vale impenetrvel. (Jos de Alencar. O Guarani. 17. ed. So Paulo, tica, 1992. p. 15-6) Justifique as afirmaes abaixo sobre o romance O Guarani, de Jos de Alencar: a) A utilizao de recursos estilsticos permite-nos dizer que o cenrio criado pelo narrador manifesta o tema da integrao da natureza e da cultura. b) O romance tem um componente das novelas medievais da cavalaria, j que, no Romantismo, havia um culto Idade Mdia.

07. Se uma lgrima as plpebras me inunda, Se um suspiro nos seios treme ainda, pela virgem que sonhei...que nunca Aos lbios me encostou a face linda! (lvares de Azevedo) A caracterstica do Romantismo mais evidente nesta quadra : a) o espiritualismo b) o pessimismo c) a idealizao da mulher d) o confessionalismo e) a presena do sonho

08. Minhalma triste como a rola aflita Que o bosque acorda desde o albor da aurora, E em doce arrulo que o soluo imita O morto esposo gemedora chora. A estrofe apresentada revela uma situao caracteristicamente romntica. Aponte-a. a) A natureza agride o poeta: neste mundo, no h amparo para os desenganos morosos. b) A beleza do mundo no suficiente para migrar a solido do poeta. c) O poeta atribui ao mundo exterior estados de esprito que o envolvem. d) A morte, impregnando todos os seres e coisas, tira do poeta a alegria de viver. e) O poeta recusa valer-se da natureza, que s lhe traz a sensao da morte.

09. Assinale a alternativa que traz apenas caractersticas do Romantismo: a) idealismo religiosidade objetividade escapismo temas pagos. b) predomnio do sentimento liberdade criadora temas cristos natureza convencional valores absolutos. c) egocentrismo predomnio da poesia lrica relativismo insatisfao idealismo d) idealismo insatisfao escapismo natureza convencional objetividade. e) n.d.a.

10. De acordo com a posio romntica, correto afirmar que: a) A natureza expressiva no Romantismo e decorativa no Arcadismo. b) Com a liberdade criadora implantada no Romantismo, as regras fixas do Classicismo caem e o poema comea onde comea a inspirao e termina onde esta termina. c) A viso de mundo romntica centrada no sujeito, no eu do escritor, da a predominncia da funo emotiva na linguagem do Romantismo. d) Todas as alternativas anteriores esto corretas. e) Nenhuma das alternativa est correta.

Resoluo:
01. Cames traduz na subjetividade da beleza e na subjetividade do amor um novo conceito, pois deixa de situar o amor no distanciamento de uma imagem, para inseri-lo e enraiz-lo na proximidade do real e na autenticidade da vivncia; j lvares de Azevedo, deixa-se conduzir pela imaginao adolescente e casta, fruto de experincias amorosas frustradas. 02. Enquanto a primeira e terceira partes apresentam poesias de tendncia tipicamente romnticas, este satrico, debochando dos sentimentos, irnica e bem-humorada. 03. Em comum elas tm a distncia, pois com nenhuma delas o poeta concretiza o amor. No entanto, as mulheres da primeira e terceira partes so etreas e idealizadas; as da Segunda so vulgares, caem no ridculo.

04. A 05. B 06. a) A natureza antropomorfizada, animizada e culturalizada. antropomorfismo: elementos da natureza vistos como seres humanos livre, soberbo, altivo, sobranceiro, filho indmito desta ptria de liberdade, escravo submisso etc. dinamicidade: atribui-se vida natureza atravs de verbos que indicam movimento enroscando-se como uma serpente, se espreguiar etc. culturalizao: comparaes da natureza com artefatos feitos pelo homem a bacia onde o Paquequer adormece visto como um leito de noiva, as trepadeiras e flores agrestes, como cortinas, os galhos das rvores, como arcos etc. b) No romance alencariano, as personagens pautam sua conduta por normas cavalherescas. D. Antonio um senhor feudal: habita num castelo, que abriga vassalos em torno do suserano. O cdigo de honra desses homens fundamenta-se na lealdade ao senhor. Alm disso, o espao em que a relao dos dois rios apresentada sugere vassalagem. 07. C 08. C 09. C 10. D

Quinhentismo

QUINHENTISMO O Quinhentismo foi o primeiro movimento literrio no Brasil. Em relao aos demais, sua importncia um tanto quanto menos expressiva na literatura, por no apresentar nenhum escritor brasileiro; ou, ainda, nenhum "escritor". Apesar disso, muitos dos maiores vestibulares do pas pedem que seus vestibulandos tenham conhecimento desta matria. Alm disso, serve tambm como conhecimento geral para aqueles que gostam do assunto. O movimento iniciou-se com o "nicio" do Brasil (sim, eu sei. O Brasil existia antes do descobrimento, mas para a literatura, assim como para muitas outras coisas, sua histria comea quando os portugueses chegam ao pas). Seu fim foi marcado pela publicao de Prosopopia, de Gonalves de Magalhes, que j tinha algumas tendncias barrocas.

O Descobrimento das Amricas marca, antes de mais nada, a transio entre a Idade

Mdia e a Idade Moderna. A Europa vive o auge do Renascimento, o capitalismo mercantil toma o lugar dos feudos, e o xodo rural provoca o incio da urbanizao. Houve tambm, neste perodo, uma crise na Igreja: o novo grupo dos protestantes contra o grupo dos fiis catlicos (estes ltimos no movimento da Contra-Reforma). Durante a maioria deste perodo, o Brasil era colonizado por Portugal. Os documentos eram escritos por jesutas e colonizadores portugueses; o primeiro autor brasileiro apareceria, mais tarde, somente no movimento barroco, Gregrio de Matos.

Resumo do Quinhentismo
Momento scio-cultural .Incio da explorao da colnia: extrao de pau-brasil e do cultivo da cana de acar. .Expedies de explorao e reconhecimento da nova terra. .Vinda dos jesutas: trabalho de catequese dos ndios e formao dos primeiros colgios. Caractersticas literrias .Literatura de carter documental sobre o Brasil de cronistas e viajantes estrangeiros. .Literatura "pedaggica" dos jesutas, visando catequese dos ndios.

Autores e obras .Carta de Pero Vaz de Caminha ("certido de nascimento" do Brasil) Literatura de informao .Pero Magalhes Gndavo: Histria da provncia de Santa Cruz a que vulgarmente chamamos Brasil .Gabriel Soares de Sousa: Tratado descritivo do Brasil Literatura de catequese .Padre Manuel da Nbrega: Dilogo sobre a converso do gentio .Padre Jos de Anchieta: Na festa de So Loureno (pea teatral), Poema Virgem (de tradio medieval)

Questes:
01. As primeiras manifestaes literrias que se registram na Literatura Brasileira referem-se a: a) Literatura informativa sobre o Brasil (crnica) e literatura didtica, catequtica (obra dos jesutas). b) Romances e contos dos primeiros colonizadores. c) Poesia pica e prosa de fico.

d) Obras de estilo clssico, renascentista. e) Poemas romnticos indianistas.

02. A literatura de informao corresponde s obras: a) barrocas; b) arcdicas; c) de jesutas, cronistas e viajantes; d) do Perodo Colonial em geral; e) n.d.a.

03. Qual das afirmaes no corresponde Carta de Caminha? a) Observao do ndio como um ser disposto catequizao. b) Deslumbramento diante da exuberncia da natureza tropical. c) Mistura de ingenuidade e malcia na descrio dos ndios e seus costumes. d) Composio sob forma de dirio de bordo. e) Aproximaes barrocas no tratamento literrio e no lirismo das descries. 04. (UNISA) A literatura jesuta, nos primrdios de nossa histria: a) tem grande valor informativo; b) marca nossa maturao clssica; c) visa catequese do ndio, instruo do colono e sua assistncia religiosa e moral; d) est a servio do poder real; e) tem fortes doses nacionalistas.

05. A importncia das obras realizadas pelos cronistas portugueses do sculo XVI e XVII : a) determinada exclusivamente pelo seu carter literrio; b) sobretudo documental; c) caracterizar a influncia dos autores renascentistas europeus; d) a deterem sido escritas no Brasil e para brasileiros; e) n.d.a.

06. Anchieta s no escreveu: a) um dicionrio ou gramtica da lngua tupi; b) sonetos clssicos, maneira de Cames, seu contemporneo; c) poesias em latim, portugueses, espanhol e tupi; d) autos religiosos, maneira do teatro medieval; e) cartas, sermes, fragmentos histricos e informaes.

07. So caractersticas da poesia do Padre Jos de Anchieta: a) a temtica, visando a ensinar os jovens jesutas chegados ao Brasil; b) linguagem cmica, visando a divertir os ndios; expresso em versos decasslabos, como a dos poetas clssicos do sculo XVI; c) temas vrios, desenvolvidos sem qualquer preocupao pedaggica ou catequtica; d) funo pedaggica; temtica religiosa; expresso em redondilhas, o que permitia que fossem cantadas ou recitadas facilmente. e) n.d.a.

08. (UNIV. FED. DE SANTA MARIA) Sobre a literatura produzida no primeiro sculo da vida colonial brasileira, correto afirmar que: a) formada principalmente de poemas narrativos e textos dramticos que visavam catequese. b) Inicia com Prosopopia, de Bento Teixeira. c) constituda por documentos que informam acerca da terra brasileira e pela literatura jesutica. d) Os textos que a constituem apresentam evidente preocupao artstica e pedaggica. e) Descreve com fidelidade e sem idealizaes a terra e o homem, ao relatar as condies encontradas no Novo Mundo.

09. (UFV) Leia a estrofe abaixo e faa o que se pede: Dos vcios j desligados nos pajs no crendo mais, nem suas danas rituais, nem seus mgicos cuidados. (ANCHIETA, Jos de. O auto de So Loureno [traduo e adaptao de Walmir Ayala] Rio de Janeiro: Ediouro[s.d.]p. 110) Assinale a afirmativa verdadeira, considerando a estrofe acima, pronunciada pelos meninos ndios em procisso: a) Os meninos ndios representam o processo de aculturao em sua concretude mais visvel, como produto final de todo um empreendimento do qual participaram com igual empenho a Coroa Portuguesa e a Companhia de Jesus. b) A presena dos meninos ndios representa uma sntese perfeita e acabada daquilo que se convencionou chamar de literatura informativa. c) Os meninos ndios esto afirmando os valores de sua prpria cultura, ao mencionar as danas rituais e as magias praticadas pelos pajs.

d) Os meninos ndios so figura alegricas cuja construo como personagens atende a todos os requintes da dramaturgia renascentista. e) Os meninos ndios representam a revolta dos nativos contra a catequese trazida pelos jesutas, de quem querem libertar-se to logo seja possvel.

Resoluo:
01. A 05. B 09. A 02. C 06. B 03. E 07. D 04. C 08. C

Simbolismo uma tendncia literria da poesia e das outras artes que surgiu na Frana, no final do sculo XIX, como oposio ao Realismo, ao Naturalismo e ao Positivismo da poca.

A partir de 1881, na Frana, poetas, pintores, dramaturgos e escritores em geral, influenciados pelo misticismo advindo do grande intercmbio com as artes, pensamento e religies orientais - procuram refletir em suas produes a atmosfera presente nas viagens a que se dedicavam. Marcadamente individualista e mstico, foi, com desdm, apelidado de "decadentismo" clara aluso decadncia dos valores estticos ento vigentes e a uma certa afetao que neles deixava a sua marca. Em 1886 um manifesto trouxe a denominao que viria marcar definitivamente os adeptos desta corrente: simbolismo.
[editar] Principais caractersticas Subjetivismo

Os simbolistas tero maior interesse pelo particular e individual do que pela viso mais geral. A viso objetiva da realidade no desperta mais interesse, e, sim, est focalizada sob o ponto de vista de um nico indivduo. Dessa forma, uma poesia que se ope potica parnasiana e se reaproxima da esttica romntica, porm, mais do que voltar-se para o corao, os simbolistas procuram o mais profundo do "eu" e buscam o inconsciente, o sonho.
Musicalidade

A musicalidade uma das caractersticas mais destacadas da esttica simbolista, segundo o ensinamento de um dos mestres do simbolismo francs, Paul Verlaine, que em seu poema "Art Potique", afirma: "De la musique avant toute chose..." (" A msica antes de mais nada...") Para conseguir aproximao da poesia com a msica, os simbolistas lanaram mo de alguns recursos, como por exemplo a aliterao, que

consiste na repetio sistemtica de um mesmo fonema consonantal, e a assonncia, caracterizada pela repetio de fonemas voclicos.
Transcendentalismo

Um dos princpios bsicos dos simbolistas era sugerir atravs das palavras sem nomear objetivamente os elementos da realidade. nfase no imaginrio e na fantasia. Para interpretar a realidade, os simbolistas se valem da intuio e no da razo ou da lgica. Preferem o vago, o indefinido ou impreciso. O fato de preferirem as palavras nvoa, neblina, e palavras do genro, transmite a idia de uma Obsesso pelo branco (outra caracterstica do simbolismo) como podemos observar no poema de Cruz e Sousa: " Formas alvas, brancas, Formas claras De luares, de neves, de neblinas!... Formas vagas, fluidas, cristalinas... Incensos dos turbulos das aras..." [...] Dado esse poema de Cruz e Sousa, percebe-se claramente uma obsesso pelo branco, sendo relatado com grande constncia no simbolismo.

Portugal

Os nomes de maior destaque no Simbolismo portugus so: Camilo Pessanha, Antnio Nobre, Augusto Gil e Eugnio de Castro
[editar] Brasil

No Brasil, dois grandes poetas destacaram-se dentro do movimento simbolista: Cruz e Sousa, e Alphonsus de Guimaraens. No primeiro, a angstia de sua condio, reflete-se no comentrio de Manuel Bandeira: "No h (na literatura brasileira) gritos mais dilacerantes, suspiros mais profundos do que os seus". So tambm escritores que merecem ateno: Augusto dos Anjos, Raul de Leoni, Emiliano Perneta, Da Costa e Silva, Dario Veloso, Arthur de Salles, Ernni Rosas, Petion de Villar, Marcelo Gama, Maranho Sobrinho, Saturnino de Meireles, Pedro Kikerry, Alceu Wamosy, Eduardo Guimares, Gilka Machado e Onestaldo de Penafort.

Questes:
Nos exerccios de nmeros 01 a 05 assinale em cada srie a afirmao que no corresponda ao Simbolismo: 01. a) Uso freqente de aliteraes e assonncias. b) Musicalidade dos versos. c) Uso de rimas pobres. d) Presena de assonncias. e) Apreenso dos modelos greco-romanos.

02. a) Procurou instalar um credo esttico com base no subjetivismo. b) No precisar as coisas, antes sugeri-las. c) Racionalismo absoluto. d) Expresso indireta e simblica. e) Transcendentalismo

03. a) Evocar os objetos pouco a pouco, atravs de um processo encantatrio que caracteriza o Simbolismo. b) Correspondncia e inter-relaes de sentidos, sinestesias. c) Vida literria marcada pela excentricidade, artifcio, insnia. d) Vida introspectiva, o homem voltado para dentro de si mesmo, levando-o duvida, as perguntas angustiantes. e) Arte potica como fruto do consciente.

04. a) Descoberta da metfora como clula germinal da poesia, da a riqueza imagstica. b) Poesia surgida do esprito irracional, no conceitual da linguagem. c) objetividade no encarar a vida. d) os estado dalma so importantes, a religio do eu, da a forte nota individualista. e) explora a realidade situada alm do real e da razo.

05. a) Conflito eu X mundo. b) Correspondncia entre o mundo material e o mundo espiritual. c) nsia do absoluto, do eterno e do mundo ideal. d) Distanciamento entre literatura e msica. e) Impresses sensoriais apuradas.

06. Das alternativas abaixo, indique a que no se aplica ao Simbolismo: a) Procura evocar a realidade e no descrev-la minuciosamente. b) O poeta evita que os sentimentos interfiram na abordagem da realidade. c) O valor musical dos signos lingsticos um efeito procurado pelos poetas. d) O simbolismo mantm ligaes com a potica romntica. e) O tema da morte valorizado pelos simbolistas.

07. (ESAPP-modificado) Assinale a nica afirmao coerente com as caractersticas do movimento simbolista:

a) Algumas obras so bastante hermticas, justificando a referencia a um estilo nefelibata, pela obscuridade nebulosa, consistindo no poucas vezes em uma linguagem de compreenso extremamente difcil. b) Evita radicalmente a abordagem de paisagens desoladamente esfumaada, de vises esgaradas, de um estilo etreo e de um penumbrismo no ambiente. c) Nas obras h um predomnio dos fatos fisiolgicos, que no de fatos de ordem espiritual e transcendente, mas apenas manifestaes da matria. d) Preferncia pelos assuntos da poca, marcadamente as questes sociais, como a abolio da escravatura. e) Exacerbado sentimento da natureza, que se revela especialmente quanto apresentao do indgena e das riquezas naturais, como florestas, rios e fauna.

08. (PUC) No poema de Cruz e Sousa, ocorre o predomnio das seguintes caractersticas: a) inovaes, simultaneidade de traos, dinamicidade, ausncia de seqncia temporal e descritor-observador. b) Explicaes, seqncia de traos, estaticidade, seqncia temporal e narrador-personagem. c) Explicaes, seqncia de traos, dinamicidade, ausncia de conflito narrativo e ausncia de narrador. d) Invocaes, concomitncia de traos, estaticidade, ausncia de conflito narrativo e ausncia de narrador. e) Invocaes, concomitncia de traos, estaticidade, seqncia temporal e descritor-observador.

09. Das alternativas abaixo, indique a que no se aplica ao Simbolismo: Vises, salmos e cnticos serenos, Surdinas de rgos flbeis, soluantes... Dormncias de volpicos venenos Sutis e suaves, mrbidos, radiantes... Infinitos espritos dispersos Inefveis, ednicos, areos, Fecundai o Mistrio destes versos Com a chama ideal de todos os mistrios. a) Valores fonmicos como elemento estrutural.

b) O emprego adequado de smbolos. c) Alucinaes sinestsicas. d) Exatido descritiva. e) Um cdigo novo e requintado.

10. O simbolismo caracterizou-se por ser: a) positivista, naturalista, cientificista; b) antipositivista, antinaturalista, anticientificista; c) objetivo racional; d) uma volta aos modelos greco-latinos; e) subjetivista materialista.

Resoluo:
01. E 05. D 09. D 02. C 06. B 10. B 03. E 07. A 04. C 08. A

Resumo de todos os assuntos

O Romantismo no Brasil teve como marco fundador a publicao do livro "Suspiros poticos e saudades", de Gonalves de Magalhes, em 1836, e durou 45 anos terminando em 1881 com a publicao de Memrias Pstumas de Brs Cubas, por Machado de Assis. O Romantismo foi sucedido pelo Realismo.
[editar] Primeira gerao (indianista)

Gonalves Dias

Nacionalismo Patriotismo ndio como heri Antiestrangeirismo Sentimentalismo

Autores

Gonalves de Magalhes Gonalves Dias

Arajo Porto Alegre

[editar] Segunda gerao (ultrarromntica, mal do sculo e byronista)

Casimiro Jos Marques de Abreu


Atrao pela morte (mal-do-sculo) Individualismo Pessimismo Escapismo

Autores

Casimiro de Abreu lvares de Azevedo Fagundes Varela Junqueira Freire

[editar] Terceira gerao (condoreira)

Castro Alves

por causa do pssaro condor que tem viso ampla sobre todas as coisas

Todas as questes sociais Erotismo Abolicionismo Mulher vista com defeitos e qualidades Poltica

Autores

Castro Alves Sousndrade Tobias Barreto

[editar] Romantismo (prosa)


O Romantismo na prosa ou tambm conhecido como romance romntico tem bsicamente as mesmas caractersticas que o romantismo na poesia porm em vez de poesias so feitos livros onde existem alguns segmentos. Como a prosa social-urbana, indianista, regionalista e histrica. Com carter burgus, epidermico, pouco intelectual e de personagens lineares, saiam nos jornais em fasciculos para agradar mulher e o estudante burgus( classe dominante na poca).

Principais autores

Bernardo Guimares Franklin Tvora Joaquim Manoel de Macedo (Macedinho) Jos de Alencar Manoel Antonio de Almeida Visconde de Taunay

[editar] Realismo
Correspondeu ao momento de consolidao do poder poltico da burguesia, na segunda metade do sculo XIX. Augusto Comte, Karl Marx e Charles Darwin so os iniciadores europeus com suas correntes: o Positivismo, Socialismo e Darwinismo. O realismo evidencia fatos e acredita no real sem sentimentos ldicos e melosos dos romnticos e acredita que o homem psicologicamente formado sem nenhuma interferncia natural ou humana

Brasil: Memrias Pstumas de Brs Cubas de Machado de Assis (1881)


Principais autores

Machado de Assis Raul Pompia Artur Azevedo

[editar] Naturalismo

Alusio Azevedo

O naturalismo ocorre bsicamente na mesma poca do realismo; alguns dizem que o naturalismo apenas uma manifestao do realismo mas as diferenas so bem visveis. O naturalismo tenta explicar que o homem modificado pelo ambiente em que vive e que a natureza influi na razo. Diferente do romance realista que preza a classe social dominante, o romance naturalista preza a comunidade mais pobre. Podemos ver isso claramente ao ler a obra o cortio de Alusio de Azevedo Brasil: O Mulato de Alusio de Azevedo (1881)
Principais autores

Alusio Azevedo

Domingos Olmpio Ingls de Sousa Jlio Ribeiro Manuel de Oliveira Paiva

[editar] Parnasianismo

Olavo Brs Martins dos Guimares Bilac.

O Parnasianismo a forma potica do Realismo.


Preciosismo: focaliza-se o detalhe; cada objeto deve singularizar-se, dai as palavras raras e rimas ricas. Objetividade e impessoalidade: O poeta apresenta o fato, a personagem, as coisas como so e acontecem na realidade, sem deform-los pela sua maneira pessoal de ver, sentir e pensar. Esta posio combate o exagerado subjetivismo romntico. Arte Pela Arte: A poesia vale por si mesma, no tem nenhum tipo de compromisso, e justifica por sua beleza. Faz referncias ao prosico, e o texto mostra interesse a coisas pertinentes a todos. Esttica/Culto forma: Como os poemas no assumem nenhum tipo de compromisso, a esttica muito valorizada. O poeta parnasiano busca a perfeio formal a todo custo, e por vezes, se mostra incapaz para tal. Aspectos importantes para essa esttica perfeita so: Rimas Ricas: So evitadas palavras da mesma classe gramatical. H uma nfase das rimas do tipo ABAB para estrofes de quatro versos, porm tambm muito usada as rimas ABBA. Valorizao dos Sonetos: dada preferncia para os sonetos, composio dividida em duas estrofes de quatro versos, e duas estrofes de trs versos. Revelando, no entanto, a "chave" do texto no ltimo verso. Metrificao Rigorosa: O nmero de slabas poticas deve ser o mesmo em cada verso, preferencialmente com dez (decasslabos) ou doze slabas(versos alexandrinos), os mais utilizados no perodo. Ou apresentar uma simetria constante, exemplo: primeiro verso de dez slabas, segundo de seis slabas, terceiro de dez slabas, quarto com seis slabas, etc. Descritivismo: Grande parte da poesia parnasiana baseada em objetos inertes, sempre optando pelos que exigem uma descrio bem detalhada como "A Esttua", "Vaso Chins" e "Vaso Grego" de Alberto de Oliveira. Temtica Greco-Romana: A esttica muito valorizada no Parnasianismo, mas mesmo assim, o texto precisa de um contedo. A temtica abordada pelos parnasianos recupera temas da Antiguidade Clssica, caractersticas de sua histria e sua mitologia. bem comum os textos descreverem deuses, heris, fatos lendrios, personagens marcados na histria e at mesmo objetos.

Principais autores

Alberto de Oliveira

Francisca Jlia Olavo Bilac Raimundo Correia Vicente de Carvalho

[editar] Simbolismo
Na Europa, o simbolismo inicia-se na ltima dcada do sculo XIX e avana pelo incio do sculo XX, paralelamente as tendncias do pr modernismo. O misticismo, o sonho, a f e a religio passam a ser valores em busca de novos caminhos O Simbolismo no Brasil comea com as obras Missal e Broquis ambos escritas por Cruz e Sousa Caractersticas gerais:

Uso de figuras de linguagem (sinestesia e aliterao) Musicalidade (A msica acima de tudo) Valorizao das manifestaes espirituais e metafsicas Rebusca valores romnticos Averso ao que real Amor ao ldico e sublime Tenta buscar a essncia do ser humano Oposio entre matria e esprito

Principais autores

Alphonsus de Guimaraens Cruz e Sousa

[editar] Pr Modernismo
O pr-modernismo foi um perodo literrio brasileiro, que marca a transio entre o simbolismo e o movimento modernista seguinte. Em Portugal, o pr-modernismo configura o movimento denominado saudosismo. O termo pr-modernismo parece haver sido criado por Tristo de Athayde, para designar os "escritores contemporneos do neo-parnasianismo, entre 1910 e 1920". Representa, assim, um perodo ecltico (que possui vrias correntes de idias, sem se fixar a nenhuma delas). Embora vrios autores sejam classificados como pr-modernistas, este no se constituiu num estilo ou escola literria, dado a forte individualidade de suas obras, mas essencialmente eram marcados por duas caractersticas comuns:
Conservadorismo - traziam na sua esttica os valores parnasianos e naturalistas; Renovao - demonstravam ntima relao com a realidade brasileira e as tenses vividas pela sociedade do perodo.

Embora tenham rompido com a temtica dos perodos anteriores, esse autores no avanaram o bastante para serem considerados modernos. Notando-se, at, em alguns casos, resistncia s novas estticas.
Principais autores

Augusto dos Anjos Coelho Neto Euclides da Cunha Graa Aranha Lima Barreto Monteiro Lobato Raul de Leoni

[editar] Modernismo

Cartaz anunciando o ltimo dia da Semana de Arte Moderna

No Brasil o Modernismo tem data de nascimento: 11 de fevereiro de 1922, com a Semana de arte moderna de 1922. Representou uma verdadeira renovao da linguagem, na busca de experimentao, na liberdade criadora e na ruptura com o passado. O evento marcou poca ao apresentar novas idias e conceitos artsticos. A nova poesia atravs da declamao. A nova msica por meio de concertos. A nova arte plstica exibida em telas, esculturas e maquetes de arquitetura. O adjetivo "novo", marcando todas estas manifestaes, propunha algo a ser recebido com curiosidade ou interesse. Para os modernistas, simbolizados em Mrio de Andrade, a prtica da poesia tem que ser (ou tem que ter) uma reflexo consciente dos problemas da linguagem, das suas limitaes e possibilidades. Alm disso vem no poeta um sujeito criador consciente do texto literrio. O Modernismo deixou marcas nas geraes seguintes, como se observa, em geral, uma maior liberdade lingstica, a desconstruo literria e o introspectivismo. Estes novos elementos foram muito bem explorados por Carlos Drummond de Andrade e Joo Cabral de Melo Neto (um mais lrico, outro mais objetivo, concreto), pelos romancistas de 30, na prosa intimista de Clarice Lispector, pelos tropicalistas que so motivo de inspirao at hoje na produo contempornea.
Principais autores

Graciliano Ramos Carlos Drummond de Andrade Clarice Lispector Joo Cabral de Melo Neto Manuel Bandeira Mrio de Andrade Oswald de Andrade

Jos Lins do Rego

[editar] Tendncias Contemporneas


sempre muito difcil se analisar um cenrio terico fazendo parte dele, sem um distanciamento mnimo de tempo e espao. Mas podemos apontar algumas tendncias contemporneas da literatura brasileira e consideramos o que se tem produzido nos ltimos vinte ou trinta anos, ps-ditadura.
[editar] Poesia

Na poesia, os nomes hoje j consagrados so aqueles que, de algum modo, dialogam com essas linhas de fora da Semana de 22, um dilogo com a funo paradoxal de unificar a variedade da produo contempornea. O impacto do Modernismo, porm, foi tamanho que conseguiu produzir tambm uma diversidade interna, bifurcando a linhagem modernista em: 1. Uma vertente mais lrica, subjetiva, no estilo de Mrio de Andrade, Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade; 2. Outra mais experimental, formalista, no estilo de Oswald de Andrade, Joo Cabral de Mello Neto e o Concretismo. A poesia torna-se, ainda, por um lado mais cotidiana quanto temtica (Adlia Prado, Mrio Quintana), e por outro instrumento de presso contra as ditaduras (Glauco Mattoso, tropicalistas).
[editar] Prosa

No Brasil, um grande marco o romance Subrbio, de Fernando Bonassi, que deflagaria em 1994 um processo de renovao da prosa urbana (ou, no caso, suburbana), com seu realismo brutal, que trouxe novamente para o centro da cena literria os personagens dos arrabaldes das cidades brasileiras. Cidade de Deus, de Paulo Lins, ficaria clebre pela sua realizao cinematogrfica. Na mesma temtica, destaca-se o paulista Ferrz e seu Capo Pecado, publicado em 2005. Outra corrente contempornea uma espcie de tpica da condio ps-moderna: a identidade em crise, um extremo do intimismo, que se projeta sobre a estrutura narrativa, cancelando os limites entre o real e o fantasmtico, entre o mundo descrito e as distores interiores de quem o descreve. o caso de Cristvo Tezza, Joo Gilberto Noll, Bernardo Carvalho e Chico Buarque. Um terceira vertente so os romances historiogrficos, numa espcie de reviso histrica a partir da fico. Tanto no Brasil (Luiz Antonio de Assis Brasil, Miguel Sanches Neto) quanto em Portugal (Miguel Sousa Tavares) e nos pases africanos de lngua portuguesa (Jos Eduardo Agualusa, Mia Couto) aparecem narrativas de formato convencional e que se passam inteiramente no passado, mas no resgatando o passado como forma de contemplao.

Quinhentismo (sculo XVI) Representa a fase inicial da literatura brasileira, pois ocorreu no comeo da colonizao. Representante da Literatura Jesuta ou de Catequese, destacase Padre Jos de Anchieta com seus poemas, autos, sermes cartas e hinos. O objetivo principal deste padre jesuta, com sua produo literria, era catequizar os ndios brasileiros. Nesta poca, destaca-se ainda Pero Vaz de Caminha, o escrivo da frota de Pedro lvares Cabral. Atravs de suas cartas e seu dirio, elaborou uma literatura de Informao ( de viagem ) sobre o Brasil. O objetivo de Caminha era informar o rei de Portugal sobre as caractersticas geogrficas, vegetais e sociais da nova terra. Barroco ( sculo XVII ) Essa poca foi marcada pelas oposies e pelos conflitos espirituais. Esse contexto histrico acabou influenciando na produo literria, gerando o fenmeno do barroco. As obras so marcadas pela angstia e pela oposio entre o mundo material e o espiritual. Metforas, antteses e hiprboles so as figuras de linguagem mais usadas neste perodo. Podemos citar como principais representantes desta poca: Bento Teixeira, autor de Prosopopia; Gregrio de Matos Guerra ( Boca do Inferno ), autor de vrias poesias crticas e satricas; e padre Antnio Vieira, autor de Sermo de Santo Antnio ou dos Peixes. Neoclassicismo ou Arcadismo ( sculo XVIII ) O sculo XVIII marcado pela ascenso da burguesia e de seus valores. Esse fato influenciou na produo da obras desta poca. Enquanto as preocupaes e conflitos do barroco so deixados de lado, entra em cena o objetivismo e a razo. A linguagem complexa trocada por uma linguagem mais fcil. Os ideais de vida no campo so retomados ( fugere urbem = fuga das cidades ) e a vida buclica passa a ser valorizada, assim como a idealizao da natureza e da mulher amada. As principais obras desta poca so: Obra Potica de Cludio Manoel da Costa, O Uraguai de Baslio da Gama, Cartas Chilenas e Marlia de Dirceu de Toms Antonio Gonzaga, Caramuru de Frei Jos de Santa Rita Duro. Romantismo ( sculo XIX ) A modernizao ocorrida no Brasil, com a chegada da famlia real portuguesa em 1808, e a Independncia do Brasil em 1822 so dois fatos histricos que influenciaram na literatura do perodo. Como caractersticas principais do romantismo, podemos citar : individualismo, nacionalismo, retomada dos fatos histricos importantes, idealizao da mulher, esprito criativo e sonhador, valorizao da liberdade e o uso de metforas. As principais obras romnticas que podemos citar : O Guarani de Jos de Alencar, Suspiros Poticos e Saudades de Gonalves de Magalhes, Espumas Flutuantes de Castro Alves, Primeiros Cantos de Gonalves Dias.

Outros importantes escritores e poetas do perodo: Casimiro de Abreu, lvares de Azevedo, Junqueira Freire e Teixeira e Souza. Realismo - Naturalismo ( segunda metade do sculo XIX ) Na segunda metade do sculo XIX, a literatura romntica entrou em declnio, juntos com seus ideais. Os escritores e poetas realistas comeam a falar da realidade social e dos principais problemas e conflitos do ser humano. Como caractersticas desta fase, podemos citar : objetivismo, linguagem popular, trama psicolgica, valorizao de personagens inspirados na realidade, uso de cenas cotidianas, crtica social, viso irnica da realidade. O principal representante desta fase foi Machado de Assis com as obras : Memrias Pstumas de Brs Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro e O Alienista. Podemos citar ainda como escritores realistas Aluisio de Azedo autor de O Mulato e O Cortio e Raul Pompia autor de O Ateneu. Parnasianismo ( final do sculo XIX e incio do sculo XX ) O parnasianismo buscou os temas clssicos, valorizando o rigor formal e a poesia descritiva. Os autores parnasianos usavam uma linguagem rebuscada, vocabulrio culto, temas mitolgicos e descries detalhadas. Diziam que faziam a arte pela arte. Graas a esta postura foram chamados de criadores de uma literatura alienada, pois no retratavam os problemas sociais que ocorriam naquela poca. Os principais autores parnasianos so: Olavo Bilac, Raimundo Correa, Alberto de Oliveira e Vicente de Carvalho. Simbolismo ( fins do sculo XIX ) Esta fase literria inicia-se com a publicao de Missal e Broquis de Joo da Cruz e Souza. Os poetas simbolistas usavam uma linguagem abstrata e sugestiva, enchendo suas obras de misticismo e religiosidade. Valorizavam muito os mistrios da morte e dos sonhos, carregando os textos de subjetivismo. Os principais representantes do simbolismo foram: Cruz e Souza e Alphonsus de Guimaraens. Pr-Modernismo (1902 at 1922) Este perodo marcado pela transio, pois o modernismo s comeou em 1922 com a Semana de Arte Moderna. Est poca marcada pelo regionalismo, positivismo, busca dos valores tradicionais, linguagem coloquial e valorizao dos problemas sociais. Os principais autores deste perodo so: Euclides da Cunha (autor de Os Sertes), Monteiro Lobato, Lima Barreto, autor de Triste Fim de Policarpo Quaresma e Augusto dos Anjos. Modernismo (1922 a 1930)

Este perodo comea com a Semana de Arte Moderna de 1922. As principais caractersticas da literatura modernista so : nacionalismo, temas do cotidiano (urbanos) , linguagem com humor, liberdade no uso de palavras e textos diretos. Principais escritores modernistas : Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Cassiano Ricardo, Alcntara Machado e Manuel Bandeira. Neo-Realismo (1930 a 1945) Fase da literatura brasileira na qual os escritores retomam as crticas e as denncias aos grandes problemas sociais do Brasil. Os assuntos msticos, religiosos e urbanos tambm so retomados. Destacam-se as seguintes obras : Vidas Secas de Graciliano Ramos, Fogo Morto de Jos Lins do Rego, O Quinze de Raquel de Queirz e O Pas do Carnaval de Jorge Amado. Os principais poetas desta poca so: Vincius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade e Cecilia Meireles.

Diferenas Prosa: o texto corrido, que se d atravs de narrativas longas ou curtas, ela importante pois nos deixa com uma viso clara dos movimentos literrios. ( Dom Casmurro) , por exemplo, uma narrativa onde percebemos claramente a passagem do romantismo para o realismo. A prosa pode ter dois tipos de narradores: onisciente seletivo e o onisciente seletivo mltiplo. Onisciente seletivo: acontece quando o narrador est apenas contando a histria como um simples e puro fato, como quem v de fora. Onisciente seletivo mltiplo: quando alm de contar a histria o narrador consegue entrar dentro da mente de seu personagem ( um ou mais), por isso mltiplo. Conto: uma histria curta com inicio, meio e fim muito bem demarcados, existem mini-contos e micro-contos, s vezes com apenas uma frase, mas j considerado. Poemas e Poesia: Tm diferenas muito pequenas, e muita vezes nos confunde m , mas simples, a Poesia em si tm a inteno de beleza, quer ser o belo, uma poesia sempre um poema, mas nem sempre um Poema uma poesia, quando o poema escrito apenas para Inteno de Beleza ela apenas um poema.

A Poesia se retrata por exemplo Vinicius de Moraes falando sobre o amor em Soneto de Fidelidade. DE TUDO AO MEU AMOR SEREI ATENTO/ANTES E COM TAL ZELO/QUE MESMO TANTO QUE MESMO EM FACE DO MAIOR ENCANTO DELE SE ENCANTA MAIS MEU PENSAMENTO. Vinicius ao escrever teve a inteno de que achassem bonito, teve a inteno do Belo. Tanto que encontramos poesias em outros lugares tambm como em msicas, imagens , cartas e etc. Soneto: uma poesia, mas ele tem algumas regras a serem cumpridas, suas duas primeiras estrofes tem que obrigatoriamente ser dois quartetos e as outras duas formamse tercetos, estes podem rimar ou no, depende do autor, o modelo mais comum de rimas de sonetos que conhecemos : ABBAABBACDCDCA, o poeta com sua liberdade de inspirao quem escolhe. Estrofe: conjunto estruturado de versos.

Humanismo a filosofia moral que coloca os humanos como principais, numa escala de importncia. uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas ticas que atribuem a maior importncia dignidade, aspiraes e capacidades humanas, particularmente a racionalidade. Embora a palavra possa ter diversos sentidos, o significado filosfico essencial destaca-se por contraposio ao apelo ao sobrenatural ou a uma autoridade superior.[1][2] Desde o sculo XIX, o humanismo tem sido associado ao anti-clericalismo herdado dos filsofos Iluministas do sculo XVIII. O termo abrange religies no testas organizadas, o humanismo secular e uma postura de vida humanista.[3] Humanistas famosos so entre outros Gianozzo Manetti, Marslio Ficino, Erasmo de Roterdo, Carlos Bernardo Gonzlez Pecotche, Francesco Petrarca, Franois Rabelais, Pico de La Mirandola, Thomas Morus, Andrea Alciati, Auguste Comte.

O humanismo marxista uma linha interpretativa de textos de Marx, geralmente oposta ao materialismo dialtico de Engels e de outras linhas de interpretao que entendem o marxismo como cincia da economia e da histria. baseado nos manuscritos da juventude de Marx, onde ele critica o idealismo Hegeliano que coloca o ser humano como um ser espiritual, uma autoconscincia. Para Marx o ser humano, antes de tudo um ser natural, assim como j havia dito Feuerbach, mas, diferentemente deste, Marx considera que o ser humano, diferente de todos os outros seres naturais, possui uma caracterstica que lhe particular, a conscincia, que se manifesta como saber. Como nos diz Salvatore Puledda a respeito disso em seu livro "Interpretaciones del Humanismo", "Atravs de sua atividade consciente o ser humano se objetiva no mundo natural, aproximando-o sempre mais de si, fazendo-o cada vez mais parecido com ele: o que antes era simples natureza,agora se transforma em um produto humano. Por tanto, se o homem um ser natural, a natureza , por sua vez, natureza humanizada, ou seja, transformada conscientemente pelo homem." Os humanistas seculares, como o nome indica, so mais racionalistas e empiristas e menos espirituais; so geralmente associados a cientistas e acadmicos, embora a filosofia no se limite a esses grupos. Tm preocupao com a tica e afirmam a dignidade do ser humano, recusando explicaes transcendentais e preferindo o racionalismo. So ateus, agnsticos ou ainda ignsticos. Cerca de 54% dos Universalistas Unitrios baseiam suas crenas no humanismo. Os humanistas religiosos acham que o humanismo secular friamente lgico demais e so mais espirituais, alguns chegando a ser destas. So ocasionalmente associados a artistas e cristos liberais. O humanismo renascentista prope o antropocentrismo. O antropocentrismo era a idia de "o homem ser o centro do pensamento filosfico", ao contrrio do teocentrismo, a idia de "Deus no centro do pensamento filosfico". O antropocentrismo surgiu a partir do renascimento cultural. O humanismo positivista comtiano afirma o ser humano e rejeita a teologia e a metafsica. A forma mais profunda e coerente do humanismo comtiano sua vertente religiosa, ou seja, a Religio da Humanidade, que prope a substituio moral, filosfica, poltica e epistemolgica das entidades supranaturais (os "deuses" ou as "entidades" abstratas da metafsica) pela concepo de "Humanidade". Alm disso, afirma a historicidade do ser humano e a necessidade de uma percepo totalizante do homem, ou seja, que o perceba como afetivo, racional e prtico ao mesmo tempo. O humanismo logosfico prope ao ser humano a realizao de um processo de evoluo que o leve a superar suas qualidades at alcanar a excelncia de sua condio humana. Gonzlez Pecotche afirma que o humanismo logosfico "parte do prprio ser sensvel e pensante, que busca consumar dentro de si o processo evolutivo que toda a humanidade deve seguir. Sua realizao nesse sentido haver, depois, de fazer dele um exemplo real daquilo que cada integrante da grande famlia humana pode alcanar".[4]

Questes:

01. Sobre o Humanismo, identifique a alternativa falsa: a) Em sentido amplo, designa a atitude de valorizao do homem, de seus atributos e realizaes. b) Configura-se na mxima de Protgoras: O homem a medida de todas as coisas. c) Rejeita a noo do homem regido por leis sobrenaturais e ope-se ao misticismo. d) Designa tanto uma atitude filosfica intemporal quanto um perodo especifico da evoluo da cultura ocidental. e) Fundamenta-se na noo bblica de que o homem p e ao p retornar, e de que s a transcendncia liberta o homem de seu insignificncia terrena.

02. Ainda sobre o Humanismo, assinale a afirmao incorreta: a) Associa-se noo de antropocentrismo e representou a base filosfica e cultural do Renascimento. b) Teve como centro irradiador a Itlia e como precursor Dante Alighieri, Boccaccio e Petrarca. c) Denomina-se tambm Pr-Renascentismo, ou Quatrocentismo, e corresponde ao sculo XV. d) Representa o apogeu da cultura provenal que se irradia da Frana para os demais pases, por meio dos trovadores e jograis. e) Retorna os clssicos da Antiguidade greco-latina como modelos de Verdade, Beleza e Perfeio.

03. Sobre a poesia palaciana, assinale a alternativa falsa: a) mais espontnea que a poesia trovadoresca, pela superao da influncia provenal, pela ausncia de normas para a composio potica e pelo retorno medida velha. b) A poesia, que no trovadorismo era canto, separa-se da msica, passando a ser fala. Destina-se leitura individual ou recitao, sem o apoio de instrumentos musicais. c) A diversidade mtrica da poesia trovadoresca foi praticamente reduzida a duas medidas: os versos de 7 slabas mtricas (redondilhas menores). d) A utilizao sistemtica dos versos redondilhas denominou-se medida velha, por oposio medida nova, denominao que recebemos os versos decasslabos, trazidos da Itlia por S de Miranda, em 1527. e) A poesia palaciana foi compilada em 1516, por Garcia de Resende, no Cancioneiro Geral, antologia que rene 880 composies, de 286 autores, dos quais 29 escreviam em castelhano. Abrange a produo potica dos reinados de D. Afonso V (1438-1481), de D. Joo II (1481-1495) e de D. Manuel I O Venturoso (1495-1521).

04. O Cancioneiro Geral no contm: a) Composies com motes e glosas. b) Cantigas e esparsas. c) Trovas e vilancetes. d) Composies na medida velha. e) Sonetos e canes.

05. A obra de Ferno Lopes tem um carter: a) Puramente cientfico, pelo tratamento documental da matria histrica; b) Essencialmente esttico pelo predomnio do elemento ficcional; c) Basicamente histrico, pela fidelidade documentao e pela objetividade da linguagem cientfica; d) Histrico-literrio, aproximando-se do moderno romance histrico, pela fuso do real com o imaginrio. e) Histrico-literrio, pela seriedade da pesquisa histrica, pelas qualidades do estilo e pelo tratamento literrio, que reveste a narrativa histrica de um tom pico e compe cenas de grande realismo plstico, alm do domnio da tcnica dramtica de composio.

06. (FUVEST) Aponte a alternativa correta em relao a Gil Vicente: a) Comps peas de carter sacro e satrico. b) Introduziu a lrica trovadoresca em Portugal. c) Escreveu a novela Amadis de Gaula. d) S escreveu peas e portugus. e) Representa o melhor do teatro clssico portugus.

07. (FUVEST-SP) Caracteriza o teatro de Gil Vicente: a) A revolta contra o cristianismo. b) A obra escrita em prosa. c) A elaborao requintada dos quadros e cenrios apresentados. d) A preocupao com o homem e com a religio. e) A busca de conceitos universais.

08. (FUVEST-SP) Indique a afirmao correta sobre o Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente: a) intricada a estruturao de suas cenas, que surpreendem o pblico com a inesperado de cada situao. b) O moralismo vicentino localiza os vcios, no nas instituies, mas nos indivduos que as fazem viciosas.

c) complexa a critica aos costumes da poca, j que o autor primeiro a relativizar a distino entre Bem e o Mal. d) A nfase desta stira recai sobre as personagens populares mais ridicularizadas e as mais severamente punidas. e) A stira aqui demolidora e indiscriminada, no fazendo referncia a qualquer exemplo de valor positivo.

09. (FUVEST-SP) Diabo, Companheiro do Diabo, Anjo, Fidalgo, Onzeneiro, Parvo, Sapateiro, Frade, Florena, Brsida Vaz, Judeu, Corregedor, Procurador, Enforcado e Quatro Cavaleiros so personagens do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente. Analise as informaes abaixo e selecione a alternativa incorreta cujas caractersticas no descrevam adequadamente a personagem. a) O Onzeneiro idolatra o dinheiro, agiota e usurrio; de tudo que juntara, nada leva para a morte, ou melhor, leva a bolsa vazia. b) O Frade representa o clero decadente e subjugado por suas fraquezas: mulher e esporte; leva a amante e as armas de esgrima. c) O Diabo, capito da barca do inferno, quem apressa o embarque dos condenados; dissimulado e irnico. d) O Anjo, capito da barca do cu, quem elogia a morte pela f; austero e inflexvel. e) O Corregedor representa a justia e luta pela aplicao integra e exata das leis; leva papis e processos.

10. Leia com ateno o fragmento do Auto da Barco do Inferno, de Gil Vicente: Parvo - Hou, homens dos brevirios, Rapinastis coelhorum Et pernis perdigotorum E mijais nos campanrios.

No correto afirmar sobre o texto: a) As falas do Parvo, como esta, sempre so repletas de gracejos e de palavres, com inteno satrica. b) Nesta fala, o Parvo est denunciando a corrupo do Juiz e do Procurador. c) O latim que aparece na passagem exemplo de imitao pardia dessa lngua. d) Por meio de seu latim, o Parvo afasta-se de seu simplicidade, mostrando-se conhecedor de outra lnguas.

e) Ao misturar um falso latim com palavres, Gil Vicente demonstra a natureza popular de seu teatro e de seus canais de expresso.

Resoluo:
01. E 05. E 09. E 02. D 06. A 10. D 03. A 07. D 04. E 08. B

Potrebbero piacerti anche