Sei sulla pagina 1di 6

SERMO TEXTO: Efsios 5.

15-21 TEMA: PRINCIPIOS DO VIVER CRISTO

I- VIVER UMA VIDA COM SABEDORIA Aps uma srie admoestaes na epstola e continuando ainda nos primeiros versculos do captulo 15 Paulo alerta os crentes de feso sobre sua posio em Cristo, qual agora deve ser o seu procedimento como filhos da luz. Instrui os crentes a exporem suas vidas a luz, e no texto em que lemos ele continua dizendo: Vede prudentemente como andais, no como nscios, e sim como sbios. A palavra traduzida com prudentemente conota o sentido de andar com cautela, sensibilidade, como uma pessoa deveria caminhar em um terreno espinhoso. O cristo deve entender que foi chamado por Deus a viver sabiamente para sua glria. O cristo no pode viver com um insensato, como um nscio. O Senhor Jesus menciona vrias vezes em seus discursos acerca da vida nscia, insensata, como exemplo o caso em Lucas 17:12 do homem que preocupa-se apenas com o adquirir bens. Os cristos no so homens e mulheres que meramente freqentam um local de culto aos domingos, passam por alguma forma de culto, e depois voltam para o mundo e vivem como viviam antes ou como outras pessoas vivem. O cristo no isso. H alguma coisa errada com pessoas que se encontram nessa situao. Por definio, os cristos so homens e mulheres que nasceram de novo, so regenerados, passaram pela mudana mais profunda pela qual se pode passar, e agora tm uma nova perspectiva de tudo quanto determinado por esta nova f. Por isso andam prudentemente, vivem em sabedoria. O Crente deve viver uma vida baseada nos princpios da sabedoria de Deus. E isso inclui o bom uso do seu tempo, das oportunidades nos dada pela graa do altssimo, citado no versculo 16. O apstolo nos instrui a vivermos

uma vida sbia, e liga a questo, com o saber remir o tempo. Na Nova Verso Internacional (NVI) traz a idia de aproveitar o mximo cada oportunidade, porque os dias so maus. Vivemos na ps-modernidade onde as pessoas esto cada vez mais ocupadas, e com isso uma das grandes dificuldades saber remir o tempo. Fazer bom uso do tempo um princpio bblico. Em colossenses 4.5b diz: Aproveitai as oportunidades. A pergunta a ns nessa oportunidade : Como estamos vivendo? Estamos sabendo remir o nosso tempo? Temos usado o nosso tempo para glria de Deus? Que o Esprito Santo possa nos orientar a vivermos na direo da santa palavra de Deus, prudentemente.

II BUSCAR COMPREENDER A VONTADE DO SENHOR. Como vimos no ponto anterior, o cristo deve andar em sabedoria, contudo buscando a vontade do Senhor. O verdadeiro cristo aquele que busca compreender a vontade de Deus para sua vida. Se procurarmos viver em sabedoria, obviamente devemos buscar entender a vontade de Deus para nossas vidas. Existe hoje no Brasil um conceito distorcido sobre o cristianismo. Em muitos lugares apresenta-se um deus como um gnio da lmpada mgica que realizar todos os seus desejos, ao passo que voc precisa apenas freqentar uma determinada igreja e realizar alguns procedimentos exigidos. Percebe-se que a nfase no a vontade de Deus e sim a prpria vontade humana. Parece que Deus esta meramente interessado em meu saldo bancrio, no meu conforto, nas roupas que eu uso. O evangelho tem sido banalizado, e inferiorizado por pessoas que no compreendem a vontade de Deus. Em I Ts 4.3 diz: Porque esta a vontade de Deus, a vossa santificao...

Deus chama seu povo a ser luz, ao ser o sal da terra, a ser diferente. Essa sua vontade. Em I Pe 1.16 diz: Porquanto est escrito: Sede santos, porque eu sou santo. Em Romanos no captulo 12:2 Paulo tambm diz: E no sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovao do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradvel, e perfeita vontade de Deus. Gostamos de cantar muitos louvores que reconhecem Deus como Senhor da nossa vida, que entregamos tudo a sua vontade. Se eu digo no vivo mais eu mais Cristo vive em mim, devo buscar compreender a grandeza da sua vontade para minha vida. Muitos cristos no tem entendido a magnitude da vontade de Deus para suas vidas, e as vezes limitam a f apenas as coisas terrenas, contudo diz a bblia em (Colossenses 3:1-3) - Portanto, se j ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que so de cima, onde Cristo est assentado destra de Deus. Pensai nas coisas que so de cima, e no nas que so da terra; Porque j estais mortos, e a vossa vida est escondida com Cristo em Deus. O cristo que entende a vontade de Deus sabe que seu chamado a ser cristo est muito alm das coisas terrenas, que os cultos a Deus no so reunies meramente formais, ele compreende o que diz Isaas 55:9 Porque assim como os cus so mais altos do que a terra, assim so os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Que o Esprito Santo fiel orientador da sua igreja nos leve a cada dia compreender qual seja a vontade do Senhor para as nossas vidas.

III BUSCAR ENCHER-SE DO ESPRITO SANTO No h como ter compreenso da vontade de Deus para minha vida, e no ter sede pela presena de Deus na mesma. incoerente professar a f Crist,

e no buscar a comunho com Deus, atravs da presena do seu Esprito Santo. Uma vez que ns evanglicos declaramos quer servimos a um Deus pessoal que se relaciona conosco, devemos buscar relacionar-se com Ele mutuamente. O tempo verbal no original grego para enchei-vos deixa claro que o estar cheio do Esprito no se completa com uma nica experincia, mas da sentido de manter-se continuamente cheio. Ao contrrio do selo do Esprito na vida do crente que uma experincia definitiva, o cristo deve buscar continuadamente estar sendo cheio do Esprito Santo. Na histria da Igreja primitiva isso era algo de grande relevncia na vida crist, como no caso de Atos 6 na escolha dos irmos para as tarefas ministeriais, um requisito era que fossem cheios do Esprito Santo. Hoje, no deve ser diferente. O verdadeiro cristo evidenciado por uma vida cheia do Esprito Santo, onde os frutos do Esprito so visveis. Buscar a cada dia encher do Esprito Santo deve ser uma prioridade na vida Crist. Isso acontece atravs da vida de comunho com Deus com diz o texto de Lucas 11:13 - Pois se vs, sendo maus, sabeis dar boas ddivas aos vossos filhos, quanto mais dar o Pai celestial o Esprito Santo queles que lho pedirem? atravs da comunho com Deus e de uma vida cheia do Esprito Santo que seremos vitoriosos e felizes na caminha Crist.

IV VIVER UMA VIDA DE GRATIDO A DEUS A conseqncia de experimentar a vontade Deus, enchendo-se do Esprito Santo resulta em uma vida de gratido a Deus. O Apstolo instrui que entre o povo de Deus deve haver salmos, hinos e cnticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso corao. A gratido a Deus no momento de que estamos reunidos para cultu-lo deve partir do corao; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso corao.

Nossa expresso de louvor e gratido no deve ser mecanizada, ou simplesmente rotineira, mas sim viva, partindo do profundo do corao. Se realmente experimentamos a boa vontade de Deus, e estamos cheios do seu Esprito; o louvor fluir dos nossos coraes. impossvel um Cristo compreender a graa de Deus, e no ser infinitamente grato, esboando isso em sua vida, e nesse caso no momento que presta culto a quem que, por favor, absolutamente imerecido lhe resgatou das trevas para luz, ofertando-lhe a to grande salvao. Todavia, a expresso de gratido a Deus no dada somente no momento do culto. Paulo diz Dando sempre graas por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. O Cristo grato a Deus cada dia da sua vida, em cada momento, e por mais difcil que seja expressar gratido devemos t-la mesmo nos momentos em que o Senhor nos permite enfrentar situaes difceis, adversidades em nossas vidas. Em uma rpida anlise de nossas vidas veremos o quo ingrato somos mediante tamanho favor de Deus sobre ns. Estamos cultuando a Deus em um belo templo, em timas condies, num pas com liberdade religiosa. Contudo no sou poucas s vezes, se no quase sempre, que somos ingratos ao Senhor. Murmuramos por mnimas coisas. Reclamos do tempo (clima), do trnsito, do caf, e nos esquecemos que se podemos usufruir de tudo isso, porque esse presente nos foi concedido por Deus.

CONCLUSO Queridos irmos, que Deus possa a cada dia nos ensinar como devemos viver de acordo com a sua vontade. No cabe a ns question-la, e sim aceit-la de bom grado, porque Deus sempre far o melhor para aqueles que so chamados segundo o seu propsito. Que possamos a cada dia sermos confrontados pela verdade santa da sua bendita palavra, a colocar em prtica em nossas vidas a vivncia dessas verdades.

Uma vez que busquemos a sabedoria de Deus, compreendendo sua vontade, na plenitude do seu Esprito, seremos vitoriosos na vida crist buscando cada dia mais a semelhana com o nosso salvador.

Potrebbero piacerti anche