Sei sulla pagina 1di 58

governo do estado de so paulo secretaria da educao

Avaliao da Aprendizagem em Processo


Comentrios e Recomendaes Pedaggicas Subsdios para o Professor - Matemtica

1 srie do Ensino Mdio

Matemtica

So Paulo, 2012

Avaliao da Aprendizagem em Processo


1. Apresentao
A Avaliao da Aprendizagem em Processo uma ao desenvolvida de modo colaborativo entre a Coordenadoria de Gesto da Educao Bsica, a Coordenadoria de Informao, Monitoramento e Avaliao Educacional e um grupo de professores coordenadores das Oficinas Pedaggicas de diferentes Diretorias de Ensino. Implantada, como piloto, em agosto de 2011, teve como foco o 6 ano do Ensino Fundamental (Ciclo II) e a 1 srie do Ensino Mdio. A verso 2012, por sua vez, ampliou sua abrangncia e passou a contemplar quatro anos/sries distintos: 6 e 7 anos do Ensino Fundamental (Ciclo II) e 1 e 2 sries do Ensino Mdio. Esta ao, fundamentada no Currculo Oficial da SEE, prope o acompanhamento coletivo e individualizado ao aluno, por meio de um instrumento de carter diagnstico, e se localiza no bojo das aes voltadas para os processos de recuperao, objetivando apoiar e subsidiar os professores de Lngua Portuguesa e de Matemtica que atuam no Ciclo II do Ensino Fundamental e no Ensino Mdio da rede estadual de So Paulo. Assim, nos instrumentos elaborados para a aplicao no segundo semestre de 2012, foram replicados itens/habilidades inseridas nas provas do primeiro semestre, possibilitando a observao de avanos obtidos, e includos itens novos olhando para o currculo do segundo semestre de cada um dos anos/sries de aplicao. Espera-se que os materiais elaborados para esta ao, agregados aos registros que o professor j possui, sejam instrumentos para a definio de pautas individuais e coletivas, que, organizadas em um plano de ao, mobilizem procedimentos, atitudes e conceitos necessrios para as atividades de sala de aula, sobretudo aquelas relacionadas aos processos de recuperao da aprendizagem.

2. Avaliao de Matemtica
A Avaliao da Aprendizagem em Processo contar com instrumentos investigativos da aprendizagem, contendo questes objetivas de mltipla escolha e abertas para todas os anos/sries avaliados. Para a elaborao das provas objetivas de Matemtica foram considerados os conhecimentos necessrios para o desenvolvimento das situaes de aprendizagem propostas para o 1 e 2 semestres deste ano1 e a Matriz de Referncia para a avaliao2, com adaptaes, buscando incluir os diferentes grupos e temas contemplados nessa matriz.

1 - Contedos e habilidades, conf. Currculo Oficial do Estado de So Paulo. 2 - SO PAULO (Estado). SEE. Matriz de referncia para a avaliao Saresp: documento bsico. Fini, Maria Ins (org.) So Paulo: SEE, 2009.

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

As provas de Matemtica consideraram a avaliao de habilidades cognitivas, noes e procedimentos matemticos que, em geral, so desenvolvidos nos anos anteriores. A opo bsica foi pela utilizao de situaes-problema, em que os alunos deveriam mobilizar noes e procedimentos matemticos para resolv-las. As questes abertas possibilitaram a elaborao de grade que permite avaliar os conhecimentos dos estudantes por meio de diferentes tipos de registros e representaes. Especialmente para o 6 ano, ser possvel identificar os conhecimentos de cada aluno com relao ao Sistema de Numerao Decimal por meio da proposio de um ditado de nmeros.

3. Orientaes para a interpretao e anlise dos resultados


A Avaliao da Aprendizagem em Processo, com o intuito de apoiar o trabalho do professor em sala de aula e tambm de subsidiar a elaborao do plano de ao para os processos de recuperao, coloca disposio da escola materiais com orientaes para leitura e anlise dos resultados das provas de Lngua Portuguesa e de Matemtica. Estes materiais contm em sua estrutura: as matrizes de referncia elaboradas para esta ao, as questes comentadas, a habilidade testada em cada uma das questes, recomendaes pedaggicas, indicaes de outros materiais impressos ou disponveis na internet, referncias bibliogrficas e outros referenciais utilizados na elaborao dos instrumentos. O diferencial nesta ao que, imediatamente aps a aplicao da avaliao, o professor poder realizar inferncias com relao aos acertos e tambm buscar a compreenso dos possveis erros3. Poder, ainda, confirmar tais inferncias e compreenses elaboradas, perguntando aos alunos sobre suas escolhas. Alm disso, ser possvel verificar a maior incidncia de erros nas diferentes turmas de alunos relacionada aos temas/contedos/objetos de ensino testados em cada questo, possibilitando a ao necessria para que seu aluno tenha a possibilidade de avanar no Ciclo II ou no Ensino Mdio sem acumular dificuldades e melhorando sua condio de aprendizagem.

3 - Vale ressaltar que, alm das respostas apresentadas na grade de correo, pode-se encontrar outras possibilidades de registro. O professor poder ampliar a grade de correo de acordo com as respostas apresentadas por seus alunos.

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

Consideraes sobre nossas escolhas


Esta a terceira edio do material de apoio Comentrios e Recomendaes Pedaggicas Subsdios para o Professor de Matemtica. Ele contm em sua estrutura: I- as matrizes de referncia elaboradas para esta ao; II- as questes comentadas, a habilidade testada em cada uma das questes, recomendaes pedaggicas; III- indicaes de outros materiais impressos ou disponveis na internet; IV- referncias bibliogrficas e outros referenciais utilizados na elaborao dos instrumentos. No que se refere s indicaes vale ressaltar que nossas escolhas procuraram levar em conta a acessibilidade de recurso. Assim sendo, para indicar outros materiais de apoio ao professor, procuramos incluir somente os materiais que possivelmente esto presentes na escola ou que o professor possa adquirir facilmente pela internet. Entre esses materiais, alguns se destinam aos alunos e outros, aos professores. Aqueles destinados aos alunos tm a inteno de resgatar noes ou conceitos matemticos vistos, mas que no se consolidaram em sua aprendizagem, ou tm a inteno de fornecer informao para desenvolver o conhecimento do aluno. Os destinados aos professores tm a inteno de possibilitar um aprofundamento do olhar sobre a temtica tratada na questo. Em todos os casos, o professor ter a liberdade de utilizar o material mais adequado dentre aqueles indicados, ou at mesmo utilizar outro material que venha desempenhar um papel de melhoria na qualidade da aprendizagem de seu aluno. Assim, destacamos seis dos materiais apontados nas referncias: 1- So Paulo (Estado). Secretaria da Educao. Caderno do Professor: Matemtica, Ensino Fundamental 5 a 8 sries. Volumes 1 a 4. Coordenao geral: Maria Ins Fini; equipe: Carlos Eduardo de Souza Granja, Jos Luiz Pastori, Nilson Jos Machado, Roberto Prides Moiss, Rogrio Ferreira da Fonseca, Ruy Csar Pietropaolo, Walter Spinelli. So Paulo: SEE, 2009. 2- So Paulo (Estado). Secretaria da Educao. Caderno do Professor: Matemtica, Ensino Mdio 1 a 3 sries. Volumes 1 a 4. Coordenao geral: Maria Ins Fini; equipe: Carlos Eduardo de Souza Granja, Jos Luiz Pastori, Nilson Jos Machado, Roberto Prides Moiss, Rogrio Ferreira da Fonseca, Ruy Csar Pietropaolo, Walter Spinelli. So Paulo: SEE, 2009.

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

Esses cadernos so indicados por fazerem parte do cotidiano da ao do professor e por apresentar os contedos e a metodologia prpria do Currculo do Estado de So Paulo. um material de fcil acesso, uma vez que utilizado pelos professores da rede pblica estadual. Sempre que um conceito apresentado como constante desse caderno, o professor pode tambm se reportar ao Caderno do Aluno para trabalhar esse conceito a partir da Situao de Aprendizagem e das tarefas relacionadas a elas. 3- So Paulo (Estado). Secretaria da Educao. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedaggicas. Experincias Matemticas: 5 a 8 sries. So Paulo: SEE/CENP, 1997. A coleo Experincias Matemticas apontada por conter proposta com atividades para o aluno. O professor tambm pode encontrar esse material em sua escola e desenvolver as atividades elencadas. 4- Novo Telecurso. Matemtica Ensino Fundamental. Aulas em Vdeo: Fundao Roberto Marinho. Disponvel em: <http://www.telecurso.org.br>. Acesso em: 20 de janeiro de 2012. 5- Novo Telecurso. Matemtica Ensino Mdio. Aulas em Vdeo: Fundao Roberto Marinho. Disponvel em: <http://www.telecurso.org.br>. Acesso em: 20 de janeiro de 2012. Os vdeos do Novo Telecurso so apresentaes de aulas contextualizadas, elaboradas pela Fundao Roberto Marinho. So vdeos que podem ser assistidos pelos alunos, pois a linguagem acessvel e trabalha situaes do cotidiano. Optamos por indic-los por serem materiais que o professor pode encontrar na sua escola, no formato de DVD, ou mesmo acessar as aulas de pela internet. 6- IMPA, Instituto Nacional de Matemtica Pura e Aplicada. Aulas em Vdeo. Disponvel em: <http://www.impa.br>. Acesso em: 20 de janeiro de 2012. Consideramos que os vdeos elaborados pelo IMPA so especficos para os professores. So aulas gravadas durante os cursos para professores do Ensino Mdio e servem como conhecimento de maneiras diferenciadas de trabalhar os conceitos em questo, alm de servirem como apoio formao continuada do professor.

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

MATRIZ DE REFERNCIA PARA A AVALIAO DIAGNSTICA DE MATEMTICA


1 SRIE ENSINO MDIO
Item da Prova 1 2 3 4 HabIlIdade
Localizar nmeros reais na reta numrica Reconhecer situaes que envolvam proporcionalidade Identificar as coordenadas de pontos no plano cartesiano Resolver problemas que envolvam equaes com coeficientes racionais Identificar a expresso algbrica que expressa uma regularidade observada em sequncias de nmeros ou figuras Resolver problemas em diferentes contextos que envolvam as relaes mtricas dos tringulos retngulos (Teorema de Pitgoras) Expressar problemas por meio de equaes Ler e interpretar um grfico cartesiano que indica a variao de duas grandezas Resolver problemas que envolvam as operaes com nmeros inteiros do campo aditivo Identificar as coordenadas de pontos no plano cartesiano Identificar a representao algbrica de uma funo polinomial do 2 grau a partir de sua representao grfica

6 7 8

9 10 11

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

Item da Prova 12 13

HabIlIdade
Efetuar clculos com potncias Aplicar as propriedades fundamentais dos polgonos regulares em problemas de pavimentao de superfcies Reconhecer o comportamento de funes e suas propriedades relativas ao crescimento ou decrescimento

14

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

Questo 1
Disponha os seguintes nmeros na reta numrica:

11 4

3,1

1 5

3 2

-4

-3

-2

-1

Habilidade
Localizar nmeros reais na reta numrica.

Resposta correta:

1 5
-1 0 1

3 2

3,1 11 4
2 3 4

-4

-3

-2

Espera-se, nesta etapa de escolarizao, que o aluno j tenha ampliado seus conhecimentos a respeito dos conjuntos numricos e identifique a localizao aproximada de nmeros reais na reta numrica. Assim, esperado que os alunos localizem corretamente todos os nmeros que lhes foram solicitados. No entanto, os no-acertos no significam, necessariamente, falta de domnio da habilidade avaliada; podem indicar compreenso parcial da localizao dos nmeros reais, certamente ainda em construo pelos alunos. Neste sentido, importante a identificao dos conhecimentos de cada aluno com relao localizao de nmeros reais. A grade a seguir pode auxiliar o professor nessa tarefa, uma vez que ela aponta as possveis dificuldades do aluno a esse respeito.

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

Grade de correo
CategorIaS Para anlISe obServao
O professor pode aproveitar para discutir a forma geomtrica da localizao do nmero 2 na reta numrica. O professor pode ampliar a noo de nmeros negativos e sua localizao na reta numrica. O aluno compreende a localizao de nmeros representados na forma fracionria solicitados. Todavia preciso ampliar a ideia de localizao dos nmeros decimais e razes. O aluno compreende a localizao de nmeros representados na forma decimal solicitados e o 2 , possivelmente pensando na sua aproximao decimal. Todavia preciso ampliar a ideia de localizao de fraes. O aluno compreende a localizao de nmeros racionais. Entretanto, encontra dificuldades em identificar nmeros irracionais. O professor pode aproveitar para ampliar o conceito de nmeros irracionais e o conceito de nmeros reais. O aluno compreende a localizao de nmeros decimais. Entretanto, encontra dificuldades para localizar fraes e irracionais. preciso ampliar o conceito de tais nmeros e trabalhar sua localizao. O aluno pode estar lendo a frao um quinto negativo como um e meio negativo: 1,5. O professor pode trabalhar mais situaes nas quais esse fato possa ser compreendido. O professor pode retomar situaes que envolvam a localizao de nmeros reais.

O aluno localiza corretamente todos os nmeros reais solicitados.

O aluno localiza corretamente apenas os nmeros positivos.

O aluno localiza corretamente apenas as fraes.

O aluno localiza corretamente apenas o nmero 2 e o nmero 3,1.

O aluno no acerta somente o nmero 2 .

O aluno localiza corretamente apenas 3,1.

O aluno troca a posio dos nmeros negativos (troca a posio do nmero 1 com a do nmero 3 ). 2 5 O aluno demonstra total falta de domnio da habilidade avaliada.

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

10

Algumas referncias:
O estudo da temtica em questo pode ser complementado ou retomado observando as propostas apresentadas nos seguintes materiais: 1- Caderno do Professor: Matemtica Ensino Fundamental 8 srie (9 ano) Volume 1 Situao de Aprendizagem 1 Conjuntos e nmeros (p. 10) Situao de Aprendizagem 3 Aritmtica, lgebra e geometria com a reta real (p. 31) 2- Caderno do Professor: Matemtica Ensino Fundamental 8 srie (9 ano) Volume 4 Situao de Aprendizagem 1 A natureza do nmero Pi () (p. 11) 3- + Matemtica Material do professor Volume 3 Atividade 3 Representao e ordenao Atividade 4 Oposio e simplificao Atividade 6 Nmeros racionais 4- Experincias Matemticas 6 srie Atividade 5 Representao e ordenao (p. 63) 5- Experincias Matemticas 8 srie Atividade 2 Ampliando a noo de nmero (p. 29) 6- Experincias Matemticas 8 srie Atividade 3 Conhecendo os radicais (p. 43) 7- Revista Nova Escola Como localizar nmeros irracionais em uma reta numrica <http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/como-localizar-numeros-irracionais-reta-numerica-494389.shtml>. Acesso em: 9 de fevereiro de 2012.

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

11

Questo 2
Uma empresa resolveu dar um aumento de R$ 200,00 para os funcionrios. O salrio de Tereza passou de R$ 600,00 para R$ 800,00, enquanto o salrio de Maria passou de R$ 1 200,00 para R$ 1 400,00. Houve proporcionalidade no aumento salarial dado aos dois funcionrios? Justifique sua resposta.

Habilidade
Reconhecer situaes que envolvam proporcionalidade

Reconhecer proporcionalidade uma habilidade que permite ao aluno perceber variaes nas quais as razes permanecem constantes. Isso permite tambm que o aluno possa verificar se essas relaes so diretas ou inversamente proporcionais. O aluno que domina a habilidade de reconhecer as noes de variao direta e inversamente proporcionais tem maior capacidade de resolver problemas e fazer previses em situaes nas quais esse conceito esteja envolvido. Alm de ser intuitiva, a noo de proporcionalidade importante para que o aluno saiba operar e relacionar os valores das grandezas envolvidos. Dependendo de como o aluno foi orientado na resoluo de problemas de proporcionalidade, assim como o seu estilo pessoal para interpretar e desenvolver a resoluo, diversos modos podem ser observados. possvel que alguns alunos procurem um termo desconhecido, como nos problemas de regra de trs, e compare-o com o valor apresentado na questo. Tambm pode ser que o aluno faa a comparao das razes entre o valor original e o valor aumentado. De qualquer forma, as anotaes dos alunos serviro como uma boa forma de diagnosticar seu conhecimento e sua forma de raciocnio. importante ressaltar que o raciocnio proporcional ocupa lugar de destaque na aprendizagem de conceitos e procedimentos matemticos, em especial quando introduzida a ideia de funes (tema que ser discutido amplamente nesse nvel de ensino). Caso o aluno demonstre no dominar a habilidade em questo, sugerimos que o professor recorra a situaes-problema que permitam ao aluno refletir sobre a variao de grandezas, como apresentamos exemplarmente nas referncias indicadas a seguir.

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

12

Grade de correo

CategorIaS Para anlISe


3 600 = e 4 800 6 1200 3 6 = . Como diferente de , 7 1400 4 7 conclui que no houve proporcionalidade. Ou resolve por outras formas de encontrar as razes.

obServao

O aluno encontra as razes entre

O aluno compreende bem que uma proporo equivale igualdade entre razes. O professor pode aproveitar para mostrar tambm outras formas do aluno perceber esse fato.

O aluno faz uma relao direta, indicando que, se 600 est para 800 ento, 1 200 deveria estar para 1 400.

O aluno compreende a proporcionalidade, indicando dominar a habilidade solicitada. O professor pode aproveitar para mostrar tambm outras formas do aluno perceber esse fato. O aluno compreende a proporcionalidade correspondendo-a a porcentagem, indicando dominar a habilidade solicitada. O professor pode aproveitar para mostrar tambm outras formas do aluno perceber esse fato. O aluno no compreende proporcionalidade ou no esteve atento ao enunciado do problema. A fim de possibilitar tal apropriao sugerimos que o professor proponha situaes que solicitem ao estudante que expresse a variao das grandezas envolvidas. Tais proposies podem se utilizar de diferentes representaes: tabelas, grficos e sentenas algbricas, encontradas nas bibliografias apresentadas.

O aluno utiliza a noo de porcentagem, verificando que, de R$ 600,00 para R$ 800,00 houve um aumento de 25%. J de R$ 1.200,00 para R$ 1.400,00 houve um aumento de 14,28%. Logo no houve proporcionalidade.

O aluno diz que houve proporcionalidade, pois houve um aumento de R$ 200,00 para os dois funcionrios.

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

13

CategorIaS Para anlISe

obServao
O aluno no compreende proporcionalidade ou no esteve atento ao enunciado do problema. A fim de possibilitar tal apropriao sugerimos que o professor proponha situaes que solicitem ao estudante que expresse a variao das grandezas envolvidas. Tais proposies podem se utilizar de diferentes representaes: tabelas, grficos e sentenas algbricas, encontradas nas bibliografias apresentadas. A fim de possibilitar tal apropriao sugerimos que o professor proponha situaes que solicitem ao estudante que expresse a variao das grandezas envolvidas. Tais proposies podem se utilizar de diferentes representaes: tabelas, grficos e sentenas algbricas, encontradas nas bibliografias apresentadas.

O aluno diz que houve proporcionalidade, justificando de uma outra forma.

O aluno deixa a questo em branco.

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

14

Algumas referncias:
O estudo da temtica em questo pode ser complementado ou retomado observando as propostas apresentadas nos seguintes materiais: 1- Caderno do Professor: Matemtica Ensino Fundamental 6 srie (7 ano) Volume 3 Situao de Aprendizagem 1 A noo de proporcionalidade (p. 12) Situao de Aprendizagem 2 Razo e proporo (p. 22) 2- Caderno do Professor: Matemtica Ensino Fundamental 6 srie (7 ano) Volume 4 Situao de Aprendizagem 4 Proporcionalidade, equaes e a regra de trs (p. 39) 3- Experincias Matemticas 5 srie Atividade 36 Porcentagem Grficos (p. 367) 4- Experincias Matemticas 7 srie Atividade 8 Interdependncia de grandezas (p. 97) Atividade 9 Grandezas proporcionais (p. 113) Atividade 10 Regra de trs (p. 127) Atividade 28 Aplicando a ideia de proporcionalidade (p. 311) 5- Novo Telecurso Matemtica Ensino Fundamental DVD 5 Aula 46 Nmeros proporcionais Aula 50 Regras de trs 6- Vdeo IMPA Prof. Elon Lages Lima Proporcionalidade <http://video.impa.br/index.php?page=julho-de-2011>. Acesso em: 9 de janeiro de 2012. 7- + Matemtica Material do professor Volume 3 Atividade 18 Interdependncia de grandezas (p. 86) Atividade 19 Grandezas proporcionais (p. 92) Atividade 20 Regra de trs (p. 99)

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

15

Questo 3
Localize os pontos A (0;2), B (2;6), C (2;4) e D (4;0).
y 10 8 6 4 2 -10 -8 -6 -4 -2 0 -2 -4 -6 -8 -10 2 4 6 8 x

Resposta
y

10 8 6

4 2

-10

-8

-6

-4

-2

0 -2 -4 -6 -8 -10

D
2 4 6 8 x

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

16

Habilidade
Identificar as coordenadas de pontos no plano cartesiano.

A identificao de coordenadas num plano uma prtica que deve ser desenvolvida desde os anos iniciais com o uso de malhas quadriculadas como nos jogos de batalha naval ou nos mapas de identificao de ruas. Nos anos seguintes esses conceitos vo se ampliando, trabalhando-se as coordenadas a partir de eixos orientados e, com mais aprofundamento, a representao de variao nesse eixo de coordenadas. Nesta questo, o aluno deve marcar no plano cartesiano os pontos indicados. Deve reconhecer que a abscissa do ponto o primeiro elemento do par e a ordenada o segundo elemento. Deve ainda trabalhar com nmeros inteiros e reconhecer que abscissa ou ordenada nula implicam em pontos sobre os eixos ordenados. O professor pode propor aos alunos atividades ldicas que favoream a compreenso da necessidade de haver dois eixos para localizar um ponto ou uma regio no plano. Reiteramos que o jogo de batalha naval pode ser um exemplo desse tipo de atividade, j que auxilia na compreenso de informaes que determinam regies no plano cartesiano. Todavia, fundamental assinalar a diferena entre o sistema de eixos cartesianos do sistema utilizado na batalha naval: no plano cartesiano as coordenadas indicam pontos ao passo que na batalha naval indicam regies. Alm disso, para no confundir, na batalha utilizam-se letras para um dos eixos e nmeros para o outro; assim a questo da ordem fica minimizada. As mesmas consideraes devem ser observadas para os guias de ruas das cidades ou bairros, pois as coordenadas so representadas por letras e nmeros, referentes informao horizontal e vertical.

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

17

Grade de correo

CategorIaS Para anlISe

obServao
O professor pode aproveitar para discutir a construo de figuras geomtricas a partir das coordenadas de seus vrtices e algumas propriedades. O professor pode propor situaes nas quais o aluno tenha de localizar pontos no plano cartesiano, orientando-o no sentido de observar essa ordem. Este um erro recorrente. Alguns alunos inclusive apontam todos esses tipos de pontos no centro do plano cartesiano. O professor pode propor situaes nas quais o aluno tenha de localizar esse tipo de pontos no plano cartesiano, orientando-o no sentido de observar que, nesses casos, os pontos ficam sobre os eixos ordenados. O professor pode propor situaes nas quais o aluno tenha de localizar pontos no plano cartesiano, orientando-o quanto ordem das abscissas e das ordenadas. O professor pode propor situaes nas quais o aluno tenha de localizar pontos no plano cartesiano, orientando-o quanto ordem das abscissas e das ordenadas.

O aluno posiciona corretamente todos os pontos no plano cartesiano.

O aluno troca todos os pontos, invertendo abscissas com ordenadas.

O aluno localiza corretamente os pontos cujos pares tm elementos diferentes de zero. No entanto erra os que tm um elemento nulo.

O aluno erra a localizao de todos os pontos.

O aluno deixa a questo em branco.

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

18

Algumas referncias:
O estudo da temtica em questo pode ser complementado ou retomado observando as propostas apresentadas nos seguintes materiais: 1- Caderno do Professor: Matemtica Ensino Fundamental 7 srie (8 ano) Volume 3 Situao de Aprendizagem 2 Coordenadas cartesianas e transformaes no plano (p. 25) 2- Experincias Matemticas 7 srie Atividade 7 Coordenadas Cartesianas (p. 85) 3- + Matemtica Material do professor Volume 3 Atividade 17 Coordenadas cartesianas (Caderno do Professor p. 62) 4Novo Telecurso Matemtica Ensino Fundamental DVD 4 Aula 36 Localizando ponto no mapa 5Novo Telecurso Matemtica Ensino Mdio DVD 1 Aula 8 Plano cartesiano 6Revista Nova Escola Localizao de um ponto no plano Objetivo: Identificar a localizao de objetos numa malha quadriculada, coordenando as informaes de dois eixos (linhas e colunas) para determinar a localizao de um ponto. <http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/localizacao-ponto-plano-511493.shtml>. Acesso em: 9 de fevereiro de 2012.

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

19

Questo 4
Ao repartir uma conta de R$ 90,00 no restaurante Comabem, trs amigos estabeleceram que: Carlos pagaria 3 do que Paulo pagou; 4 Ana pagaria R$ 8,00 a menos que a tera parte do que Paulo pagou. Que valor da conta coube a cada um dos trs amigos?

Habilidade
Resolver problemas que envolvam equaes com coeficientes racionais.

Uma das grandes necessidades de conhecimentos que os alunos devem demonstrar ao chegar ao Ensino Mdio o raciocnio algbrico, incluindo reconhecimento de variveis, clculo algbrico como soma e multiplicaes de polinmios e resoluo de alguns tipos de equaes. Todos esses conhecimentos, juntamente com as ideias de conjuntos e de variaes, so importantes para a construo da noo de funes, ampliando o conhecimento dos alunos. Inclui-se tambm a compreenso das operaes com fraes e sua aplicao em contextos algbricos. Isso porque o estudo de funes exponenciais e logartmicas recai, inevitavelmente, em expresses algbricas com coeficientes racionais. Dessa forma, consideramos que se torna importante diagnosticar o nvel de conhecimento dos alunos em relao a esta habilidade.

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

20

Grade de correo

CategorIaS Para anlISe

obServao

O aluno escreveu a expresso algbrica para o clculo dos resultados e encontrou corretamente o valor de cada amigo:

( )( )
3 p + 4

1 p - 8 + p = 90 3

p = R$ 47,04 c = R$ 35,28 a = R$ 7,68

O aluno demonstra compreenso dos clculos com fraes e sabe aplic-los em contextos algbricos. Ao efetuar corretamente os clculos algbricos o aluno tambm demonstra raciocnio algbrico. Todavia, h necessidade de discutir a resposta. O professor pode solicitar que o aluno crie outras situaes-problema relacionadas s mesmas habilidades.

O aluno escreveu a expresso algbrica para o clculo dos resultados:

( )( )
3 p + 4

1 p - 8 + p = 90 3

O aluno demonstra o conhecimento de fraes e sabe aplic-las em contextos algbricos. Ao efetuar corretamente os clculos algbricos o aluno tambm demonstra raciocnio algbrico. O professor pode retomar a situao-problema, chamando a ateno para o enunciado, de forma que o aluno possa complementar sua questo.

Calcula corretamente o valor de p, mas no definiu o valor dos demais amigos.

O aluno escreveu a expresso algbrica para o clculo dos resultados:

O aluno demonstra o conhecimento de fraes e sabe aplic-las em contextos algbricos. O fato de no resolver tal equao pode estar associado aos coeficientes fracionrios. interessante verificar se o aluno resolve equaes sem o uso de fraes.

( )( )
3 p + 4

1 p - 8 + p = 90 3

mas resolve incorretamente o valor de p na equao.

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

21

CategorIaS Para anlISe


O aluno respondeu corretamente o valor pago por cada um: Paulo: R$ 47,04 Carlos: R$ 35,28 Ana: R$ 7,68 Mas no apresentou os clculos na folha de resposta.

obServao

O aluno possivelmente utilizou estratgias corretas para chegar ao seu resultado. interessante questionar o aluno a respeito de seu raciocnio.

O aluno expressou de maneira algbrica as parcelas referentes a cada amigo: Carlos:

Ana:

( ) ( )
3 p 4 1 p-8 3

O aluno compreende a linguagem de fraes e a aplica na forma algbrica. Porm, ainda no est seguro quanto organizao de raciocnio algbrico. importante retomar as estratgias de resoluo de equaes do primeiro grau e posteriormente trabalhar com outras situaes-problema dessa natureza.

No entanto, no somou as parcelas, igualando-as a 90. O aluno expressou de maneira algbrica as parcelas referentes a cada amigo: Carlos:

Ana:

( ) ( )
3 p 4 1 p-8 3 1 p - 8 = 90 3

O aluno compreende a linguagem de fraes e a aplica na forma algbrica. Porm, ainda no est seguro quanto organizao de raciocnio algbrico. O professor pode retomar a situao em questo, observando a associao entre cada parcela com cada um dos amigos e posteriormente trabalhar com outras situaes-problema dessa natureza.

No entanto, ao somar as parcelas, igualando-as a 90, no inclui o prprio Paulo (p).

( )( )
3 p + 4

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

22

CategorIaS Para anlISe

obServao
O aluno demonstra no ter domnio no raciocnio algbrico. O professor pode retomar o trabalho de resoluo de problemas do primeiro grau utilizando algumas das referncias indicadas. O aluno demonstra no ter domnio no raciocnio algbrico que envolve fraes. necessrio verificar se problemas algbricos que no se utilizam de fraes so resolvidos pelos alunos. De qualquer maneira, o professor pode retomar o trabalho de resoluo de problemas do primeiro grau utilizando algumas das referncias indicadas. O professor pode retomar o trabalho de resoluo de problemas do primeiro grau utilizando algumas das referncias indicadas.

O aluno no consegue aplicar as fraes num contexto algbrico. Escreve as fraes 3/4 e 1/3, mas de maneira incompreensvel, no relacionada equao que resolveria o problema.

O aluno coloca nmeros desconectados (3, 4, 1, 3, 8), sem demonstrar conhecimento sobre fraes.

O aluno no responde a questo.

Algumas referncias:
O estudo da temtica em questo pode ser complementado ou retomado observando as propostas apresentadas nos seguintes materiais: 1- Caderno do Professor: Matemtica Ensino Fundamental 5 srie (6 ano) Volume 1 Situao de Aprendizagem 4 Equivalncia e operaes com fraes (p. 39) 2- Caderno do Professor: Matemtica Ensino Fundamental 6 srie (7 ano) Volume 4 Situao de Aprendizagem 2 Equaes e frmulas (p. 21) Situao de Aprendizagem 3 Equaes, perguntas e balanas (p. 29)

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

23

3- Caderno do Professor: Matemtica Ensino Fundamental 7 srie (8 ano) Volume 2 Situao de Aprendizagem 1 Aritmtica com lgebra: as letras como nmeros (p. 11) Situao de Aprendizagem 3 lgebra: fatorao e equaes (p. 33) 4- Caderno do Professor: Matemtica Ensino Fundamental 7 srie (8 ano) Volume 3 Situao de Aprendizagem 1 Expandindo a linguagem das equaes (p. 11) 5- + Matemtica Material do professor Volume 3 Atividade 10 Representaes algbricas (p. 32) Atividade 11 Expresses algbricas (p. 36). Atividade 15 Resoluo de equaes de 1 grau com uma incgnita (p. 53) 6- Experincias Matemticas 5 srie Atividade 27 Adio e subtrao com fraes (p. 293) 7- Experincias Matemticas 6 srie Atividade 28 Clculo literal (p. 319) 8- Experincias Matemticas 7 srie Atividade 3 Resoluo de equaes de 1 grau com uma incgnita (p. 37) 9- Revista Nova Escola Leitura de problemas com fraes e anotaes <http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/leitura-problemas-fracoes-anotacoes-526547.shtml>. Acesso em: 17 de janeiro de 2012. 10- Novo Telecurso Matemtica Ensino Fundamental DVD 7 Aula 61 Expresses algbricas Aula 62 Equaes do 1 grau Aula 63 Operaes com fraes Aula 69 Equacionando problemas 11- Vdeo IMPA Prof. Augusto Csar Morgado Equaes do 1 grau <http://video.impa.br/index.php?page=julho-de-2003>. Acesso em: 9 de janeiro de 2012.

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

24

Questo 5
Cada figura da sequncia a seguir est indicada por um nmero. Encontre uma frmula para determinar o total de quadrculas que compem a figura com a sua posio n na sequncia.

Habilidade
Identificar a expresso algbrica que expressa uma regularidade observada em sequncias de nmeros ou figuras.

O trabalho com sequncias pode favorecer a compreenso da lgebra, uma vez que um dos processos de ensino e aprendizagem de lgebra diz respeito generalizao de regularidades. a partir da observao de casos particulares, que o aluno poder descobrir regularidades, padres e, a partir deles, levantar hipteses, fazer conjecturas etc. Enfim, favorece o desenvolvimento do raciocnio dedutivo. Assim sendo, essa poder ser uma forma de generalizar quantidades indicadas por figuras, mesmo que estas estejam inacessveis. Essa estratgia permite trabalhar conceitos de variveis e at de incgnitas, desde que seja solicitado indicar a posio em que determinada figura deve aparecer. O Caderno do Professor, 6 srie (7 ano), volume 4, apresenta essa estratgia, iniciando com padres geomtricos e passando, em seguida, a padres numricos. A chave dessa situao de aprendizagem determinar a lei de formao da sequncia, assim como a exigida nesta questo. Uma estratgia para resolver a questo apresentada, por exemplo, verificar que a quantidade de linhas est fixada em duas, no se alterando nas demais figuras. O que se altera em cada uma dessas figuras somente a quantidade de colunas. Assim, a primeira figura apresenta uma coluna, a segunda figura apresenta duas colunas e assim sucessivamente. Podemos observar, por exemplo, que a dcima figura ter 10 colunas. Portanto, em cada posio a figura ser formada pelo nmero de colunas igual sua posio, multiplicada por 2, ou seja, Q = 2n.

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

25

Grade de correo

CategorIaS Para anlISe

obServao

O aluno apresenta corretamente a frmula 2n

O aluno demonstra possuir a habilidade solicitada. O professor pode mostrar outras formas de chegar mesma frmula por outras estratgias ou socializar as diversas estratgias apresentadas pelos alunos. O aluno percebe a regularidade nas figuras, encontrando seu padro, mas no apresenta domnio no tratamento algbrico. importante ressaltar que essa temtica foi apresentada ao longo do primeiro bimestre. Assim sendo, o professor poder complementar o trabalho proposto no Caderno do Professor. Outras fontes de pesquisa para esse trabalho podem ser as apresentadas nas referncias. O aluno percebe a regularidade nas figuras, encontrando seu padro, mas no apresenta domnio no tratamento algbrico. importante ressaltar que essa temtica foi apresentada ao longo do primeiro bimestre. Assim sendo, o professor poder complementar o trabalho proposto no Caderno do Professor. Outras fontes de pesquisa para esse trabalho podem ser as apresentadas nas referncias. O aluno demonstra no possuir a habilidade solicitada. Esse diagnstico relevante, visto que essa temtica foi apresentada ao longo do primeiro bimestre. Assim sendo, o professor poder complementar o trabalho proposto no Caderno do Professor. Outras fonte de pesquisa para esse trabalho podem ser as apresentadas nas referncias. Esse diagnstico relevante, visto que essa temtica foi apresentada ao longo do primeiro bimestre. Assim sendo, o professor poder complementar o trabalho proposto no Caderno do Professor. Outras fontes de pesquisa para esse trabalho podem ser as apresentadas nas referncias.

O aluno apresenta uma sequncia numrica 2, 4, 6, 8, 10 ... mas no explicita a frmula.

O aluno explica, com suas palavras, que a quantidade de quadrculas o dobro do nmero n de sua posio. No mostra uma sequncia nem a frmula correspondente.

O aluno apresenta uma frmula no condizente com a sequncia.

O aluno deixa a questo em branco.

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

26

Algumas referncias:
O estudo da temtica em questo pode ser complementado ou retomado observando as propostas apresentadas nos seguintes materiais: 1- Caderno do Professor: Matemtica Ensino Fundamental 6 srie (7 ano) Volume 4 Situao de Aprendizagem 1 Investigando sequncias por aritmtica e lgebra (p. 11) 2- Caderno do Professor: Matemtica Ensino Fundamental 7 srie (8 ano) Volume 2 Situao de Aprendizagem 1 Aritmtica com lgebra: as letras como nmeros (p. 11) 3- Experincias Matemticas 6 srie Atividade 22 Relaes (p. 237) Atividade 23 Propriedades (p. 245) 4- Revista Nova Escola Introduo lgebra <http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/introducao-algebra-429106.shtml?page=all>. Acesso em: 17 de janeiro de 2012.

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

27

Questo 6 (SAEB 2009)


Clvis e Cludia partiram da casa dela com destino escola. Ele foi direto de casa para a escola e ela passou pelo correio e depois seguiu para a escola, como mostra a figura a seguir:

Casa Cludia

500 m

Correio

1200 m

Escola

De acordo com os dados apresentados, a distncia percorrida por Cludia foi maior que a percorrida por Clvis em (A) (B) (C) (D) 400 m. 500 m. 700 m. 1 200 m.

Habilidade
Resolver problemas em diferentes contextos que envolvam as relaes mtricas dos tringulos retngulos (Teorema de Pitgoras).

A questo apresentada tem o objetivo de verificar a aplicao do Teorema de Pitgoras na resoluo de problemas. Esse conceito importantssimo na Matemtica, tanto para ser aplicado na resoluo de diversos problemas contextualizados como conhecimento prvio para o estudo de outros contedos internos Matemtica como trigonometria, geometria analtica, estudo da circunferncia etc.

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

28

Os alunos tomam o primeiro contato com esse conceito no final do 8 ano. Ele introduzido a partir de um contexto histrico e logo em seguida mostrada uma verificao da relao da terna pitagrica (3, 4, 5) geometricamente. Da em diante mostra-se que h outras ternas pitagricas at que se conclui que a rea do quadrado sobre a hipotenusa igual soma das reas dos quadrados sobre os catetos.

Grade de correo

alternatIvaS

JuStIfICatIvaS
Resposta correta, o aluno provavelmente fez os clculos utilizando o Teorema de Pitgoras para descobrir a distncia percorrida por Clvis. Em seguida calculou a distncia percorrida por Cludia e finalmente a diferena entre Clvis e Cludia. Distncia percorrida por Clvis:

(A) 400 m.

h = a + b h = 500 + 1200 = 250000 + 1440000 = 16900000 h = 1690000 = 13000 m Distncia percorrida por Cludia: 500 + 1 200 = 1 700m A diferena: d = 1 700 1 300 = 400 m Resposta errada, o aluno provavelmente considera somente a distncia da casa da Cludia ao correio. Resposta errada, o aluno provavelmente efetuou a subtrao (1 200 500) ignorando a distncia percorrida por Clvis. Resposta errada, o aluno provavelmente considera somente a distncia do correio escola percorrida por Cludia.

(B) 500 m.

(C) 700 m.

(D) 1 200 m.

Caso o aluno mostre dificuldade no tratamento do Teorema de Pitgoras, pode-se utilizar as referncias abaixo.

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

29

Algumas referncias:
O estudo da temtica em questo pode ser complementado ou retomado observando as propostas apresentadas nos seguintes materiais: 1- Caderno do Professor: Matemtica Ensino Fundamental 7 srie (8 ano) Volume 4 Situao de Aprendizagem 3 O Teorema de Pitgoras: padres numricos e geomtricos (p. 39) 2- Caderno do Professor: Matemtica Ensino Fundamental 8 srie (9 ano) Volume 3 Situao de Aprendizagem 3 Relaes mtricas nos tringulos retngulos: Teorema de Pitgoras (p. 30) 3- Novo Telecurso Matemtica Ensino Fundamental DVD 6 Aula 54 O Teorema de Pitgoras Aula 55 Aplicao do Teorema de Pitgoras 4- Novo Telecurso Matemtica Ensino Mdio DVD 2 Aula 19 O Teorema de Pitgoras 5- Software Tem TOP10 Plataforma em flash que disponibiliza aulas sobre o teorema de Pitgoras e possui um quiz com questes sobre Pitgoras e seu teorema. <http://nautilus.fis.uc.pt/mn/pitagoras/pitflash1.html>. Acesso em: 21 de julho de 2011. 6- Experincias Matemticas 7 srie Atividade 6 Relao pitagrica: uma verificao experimental (p. 73) Atividade 20 Outra vez a relao de Pitgoras (p. 227) 7- Experincias Matemticas 8 srie Atividade 19 O tringulo retngulo e Pitgoras (p. 241) 8- Vdeo IMPA Prof. Eduardo Wagner Teorema de Pitgoras <http://video.impa.br/index.php?page=julho-de-2011>. Acesso em: 9 de janeiro de 2012.

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

30

Questo 7
Observe o retngulo (x + 3) cm

(x 1) cm

rea do retngulo: 36 cm2. A equao que relaciona as medidas dos lados do retngulo sua rea (A) x2 + x + 1 = 0 (B) x2 + 2x +1= 0 (C) x2 + 2x 39 = 0 (D) x2 + 2x 41= 0

Habilidade
Expressar problemas por meio de equaes.

Essa uma questo relacionada a conceitos algbricos e clculo de rea. Este um contexto que permite trabalhar o contedo matemtico integrando a lgebra e a geometria. O aluno indica corretamente a equao correspondente ao problema proposto e desenvolve a sentena: (x 2 ) . (x + 3) = 36 x2 + 3x x 3 = 36 x2 + 2x 39 = 0

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

31

Caso o aluno no aponte corretamente a alternativa, algumas hiptese podem ser levantadas. Uma delas que o aluno no conhece o conceito de clculo de rea de retngulos. Outra pode ser que ele no domine os clculos algbricos. A partir dos resultados apontados pelos alunos, podemos levantar algumas hipteses como as observadas na grade abaixo.

Grade de correo

alternatIvaS

JuStIfICatIvaS
Resposta errada. O aluno pode ter aplicado outra estratgia para relacionar a equao rea do retngulo que no a correta. Essa temtica foi ampliada ao longo do segundo bimestre. Para tanto o professor pode complementar a proposta do caderno com situaes-problema relacionadas aos conceitos de rea e equaes. Resposta errada. O aluno pode ter aplicado outra estratgia para relacionar a equao rea do retngulo que no a correta. Essa temtica foi ampliada ao longo do segundo bimestre. Para tanto o professor pode complementar a proposta do caderno com situaes-problema relacionadas aos conceitos de rea e equaes. Resposta correta. Possivelmente o aluno utilizou a estratgia correta para chegar equao. Essa temtica foi ampliada ao longo do segundo bimestre. Para tanto o professor pode complementar a proposta do caderno com situaes-problema relacionadas aos conceitos de rea e equaes. Resposta errada. O aluno pode ter aplicado outra estratgia para relacionar a equao rea do retngulo que no a correta. Essa temtica foi ampliada ao longo do segundo bimestre. Para tanto o professor pode complementar a proposta do caderno com situaes-problema relacionadas aos conceitos de rea e equaes.

(A) x2 + x + 1 = 0

(B) x2 + 2x +1= 0

(C) x2 + 2x 39 = 0

(D) x2 + 2x 41= 0

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

32

A partir de uma entrevista com o aluno possvel perceber se sua dificuldade relaciona-se ao clculo de rea. Neste caso, pode-se optar em rever alguns contedos indicados nas referncias 2 e 5. Caso se perceba que o aluno no domina o produto de expresses algbricas, pode-se optar em rever alguns contedos nas referncias 1, 3 e 6. Este problema est intimamente relacionado a contedos da lgebra. Contedos esses que sero aplicados no desenvolvimento da disciplina de Matemtica nas sries do Ensino Mdio. Espera-se que o aluno saiba modelar um problema matemtico, expressando-o numa linguagem algbrica e que demonstre conhecimento no tratamento dessas expresses. Alm disso, o problema apresentado utiliza na sua resoluo o conhecimento de rea. Tambm esse conceito exigido em diversos momentos em situaes contextualizadas na prpria Matemtica assim como externa a ela. A expresso obtida uma equao do 2 grau. O aluno pode ficar inclinado a tentar resolv-la e se sentir incomodado com o fato de no ter sido solicitada a resoluo. Caso tenha notado esse fato, pode-se justificar que a inteno da questo verificar a habilidade de expressar um problema por meio de uma sentena algbrica. Resolver uma equao do 2 grau , ento, outra habilidade que ser exigida em outros momentos.

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

33

Algumas referncias:
O estudo da temtica em questo pode ser complementado ou retomado observando as propostas apresentadas nos seguintes materiais: 1- Caderno do Professor: Matemtica Ensino Fundamental 7 srie (8 ano) Volume 3 Situao de Aprendizagem 3 lgebra: fatorao e equaes (p. 33) 2- Caderno do Professor: Matemtica Ensino Fundamental 7 srie (8 ano) Volume 4 Situao de Aprendizagem 1 reas de figuras planas (p. 12) 3- Caderno do Professor: Matemtica Ensino Fundamental 8 srie (9 ano) Volume 2 Situao de Aprendizagem 1 Alguns mtodos para resolver equaes de 2 grau (p. 12) 4- Experincias Matemticas 8 srie Atividade 16 Equaes do 2 grau (p. 207) 5- Novo Telecurso Matemtica Ensino Fundamental DVD 6 Aula 52 Calculando reas 6- Novo Telecurso Matemtica Ensino Fundamental DVD 8 Aula 73 Equao do 2 grau 7- Novo Telecurso Matemtica Ensino Mdio DVD 3 Aula 26 Problemas do 2 grau

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

34

Questo 8
Um depsito, contendo inicialmente 800 litros de gua, dispe de uma vlvula na parte inferior. Um dispositivo registrou a quantidade de gua a cada instante a partir do momento em que a vlvula foi aberta (t = 0). Os dados obtidos permitiram construir o grfico da quantidade V (em litros) em funo do tempo t (em minutos).

V (litros)

800

500

10

35

60

t (min)

Pode-se afirmar que durante o intervalo de (A) (B) (C) (D) 0 a 10 min. o depsito perdeu 500 litros. 10 min. a 35 min. o depsito perdeu 500 litros. 0 a 60 min. o depsito perdeu 500 litros. 0 a 60 min. o depsito perdeu 800 litros.

Habilidade
Ler e interpretar um grfico cartesiano que indica a variao de duas grandezas.

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

35

Espera-se que o aluno j saiba interpretar grficos cartesianos com a indicao de variao entre duas grandezas, habilidades j trabalhadas no Ensino Fundamental. As atividades que trabalham estas relaes a partir de situaes contextualizadas so ideais para desenvolver esse conceito. Problemas do txi, progresses aritmticas, sequncias e at proporcionalidade direta fornecem elementos facilitadores para esse raciocnio. Associando as possibilidades relacionadas a esses problemas com um plano cartesiano obtm-se os grficos lineares que indicam essas variaes.

Grade de correo

alternatIvaS

JuStIfICatIvaS
Resposta errada. O aluno no analisa adequadamente o grfico e retira informao incorreta lendo no eixo y somente a indicao correspondente a 10 minutos. Resposta errada. Possivelmente ao analisar o grfico, o aluno no percebe que neste perodo de tempo no h perda de gua, o que indicado pela funo constante. Ele interpreta que 500 valor da ordenada a vazo de gua nesse intervalo. Resposta errada. O aluno analisa somente o ltimo intervalo e assume que a vazo foi de 500 litros de gua. Resposta correta. O aluno resolve corretamente. Analisa o grfico e extrai as informaes necessrias para a soluo do problema.

(A) 0 a 10 min. o depsito perdeu 500 litros.

(B) 10 min. a 35 min. o depsito perdeu 500 litros.

(C) 0 a 60 min. o depsito perdeu 500 litros.

(D) 0 a 60 min. o depsito perdeu 800 litros.

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

36

Algumas referncias:
O estudo da temtica em questo pode ser complementado ou retomado observando as propostas apresentadas nos seguintes materiais: 1- Caderno do Professor: Matemtica Ensino Fundamental 8 srie (9 ano) Volume 4 Situao de Aprendizagem 4 Representao grfica de grandezas proporcionais e de algumas no proporcionais (p. 49) 2- Experincias Matemticas: 6 srie Atividade 26 Representaes algbricas (p. 289) 3- Experincias Matemticas: 7 srie Atividade 8 Interdependncia de grandezas (p. 97) 4- Experincias Matemticas: 7 srie Atividade 9 Grandezas proporcionais (p. 113) 5- + Matemtica Material do Professor Volume 3 Atividade 18 Interdependncia de grandezas (p. 86) 6- Revista Nova Escola Funo afim <http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/conceito-grafico-funcao-afim-629412.shtml>. Acesso em: 9 de fevereiro de 2012. Funo afim na resoluo de problemas <http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/funcao-afim-resolucao-problemas-626737.shtml>. Acesso em: 21 de julho de 2011. 7- Novo Telecurso Matemtica Ensino Mdio DVD 3 Aula 30 A funo y = ax + b

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

37

Questo 9
Uma mdica orientou seu paciente a tomar 1 comprimido do mesmo medicamento a cada 8 horas. Quantos comprimidos desse medicamento o paciente dever tomar por dia? (A) 3 (B) 4 (C) 6 (D) 8

Habilidade
Resolver problemas que envolvam as operaes com nmeros inteiros do campo aditivo.

A habilidade em resolver problemas que envolvem as operaes bsicas de matemtica inerente a qualquer estudo que se faa, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Mdio. Quanto antes forem detectadas dificuldades do aluno ao lidar com esse tipo de situao-problema, mais tempo e mais recursos podero ser utilizados pelo professor para san-las. Caso seja detectada dificuldade em resolver essa questo, sugerimos que o professor procure apresentar ao aluno outros problemas envolvendo as operaes a fim de obter um diagnstico mais apurado. Se realmente o aluno apresentar problemas na resoluo desse tipo de problema, sugerimos trabalhar as situaes apresentadas nas referncias a seguir. Sugerimos tambm que o professor analise as anotaes deixadas nas folhas de resoluo para perceber se o problema est nas operaes de diviso ou multiplicao, se o aluno mostra conhecer que o dia tem 24 horas etc.

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

38

Grade de correo

alternatIvaS

JuStIfICatIvaS
Resposta correta. O aluno provavelmente tomou as 24 horas do dia e dividiu pelo intervalo de horas (8 horas) em que o paciente deve tomar os comprimidos. Resposta incorreta. O aluno pode ter memorizado a resposta ou ter dividido as 24 horas do dia por 6. Resposta incorreta. Possivelmente o aluno dividiu 24 horas do dia por 4, como tambm pode ter errado nos clculos da diviso de 24 por 8. Resposta incorreta. Possivelmente o aluno tomou como parmetro para responder a questo a quantidade de horas do intervalo entre um e outro comprimido.

(A) 3

(B) 4

(C) 6

(D) 8

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

39

Algumas referncias:
O estudo da temtica em questo pode ser complementado ou retomado observando as propostas apresentadas nos seguintes materiais: 1- Caderno do Professor: Matemtica Ensino Fundamental 5 srie (6 ano) Volume 1 Situao de Aprendizagem 1 O sistema de numerao decimal e suas operaes (p. 11) 2- Experincias Matemticas 5 srie Atividade 5 Operaes com naturais: situaes-problema (p. 11) 3- + Matemtica Material do Professor Volume Especial Atividade 14 Organizando enunciados e resolvendo problemas (p. 33) 4- Novo Telecurso Matemtica Ensino Fundamental DVD 1 Aula 8 Multiplicar e dividir 5- Revista Nova Escola Diferentes maneiras de resolver problemas de diviso <http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/diferentes-maneiras-resolver-problemas-divisao-500781.shtml?page=all>. Acesso em: 17 de janeiro de 2012.

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

40

Questo 10 (SAEB 2009)


Os vrtices do tringulo representado no plano cartesiano a seguir so
y

5 4 3 2 1
x

-5

-4

-3

-2

-1 -1 -2 -3 -4 -5

(A) K (5,2); L (1,3) e M (4,3). (B) K (2,5); L (3,1) e M (3,4). (C) K (2,5); L (3,1) e M (3,4). (D) K (3,0); L (2,0) e M (3,0).

Habilidade
identificar as coordenadas de pontos no plano cartesiano.

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

41

A identificao de coordenadas num plano uma prtica que deve ser desenvolvida desde os anos iniciais com o uso de malhas quadriculadas como nos jogos de batalha naval ou nos mapas de identificao de ruas. Nos anos seguintes esses conceitos vo se ampliando, trabalhando-se as coordenadas a partir de eixos orientados e, com mais aprofundamento, a representao de variao nesse eixo de coordenadas. Na habilidade solicitada nessa questo, o aluno deve mostrar saber identificar as coordenadas dos pontos, vrtice de um tringulo, num sistema de coordenadas, incluindo nesse plano os nmeros negativos e positivos, de forma que se possa verificar se o aluno compreende a posio de oposto de um nmero da reta numrica e estabelece uma relao com as coordenadas num plano cartesiano. Para desenvolver esta habilidade identificar as coordenadas de um ponto no plano cartesiano os alunos precisam reconhecer a conveno: utiliza-se um par ordenado em que o primeiro elemento do par indica sua abscissa, ou seja, sua projeo sobre o eixo horizontal (eixo das abscissas) e o segundo indica sua ordenada, ou seja, sua projeo no eixo vertical (eixo das ordenadas). O professor pode propor aos alunos atividades ldicas que favoream a compreenso da necessidade de haver dois eixos para localizar um ponto ou uma regio no plano. O jogo de batalha naval um exemplo desse tipo de atividade, auxilia na compreenso de informaes que determinam regies no plano cartesiano. Todavia, fundamental assinalar a diferena entre o sistema de eixos cartesianos do sistema utilizado na batalha naval: no plano cartesiano as coordenadas indicam pontos ao passo que na batalha naval indicam regies. Alm disso, para no confundir, na batalha utilizam-se letras para um dos eixos e nmeros para o outro; assim a questo da ordem fica minimizada. As mesmas consideraes devem ser observadas para os guias de ruas das cidades ou bairros, pois as coordenadas so representadas por letras e nmeros, referentes informao horizontal e vertical.

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

42

Grade de correo

alternatIvaS

JuStIfICatIvaS
Resposta errada, o aluno no identifica corretamente as coordenadas no plano cartesiano (vrtices do tringulo), pois troca a ordem: no par, em vez de indicar primeiro a abscissa e depois a ordenada, faz justamente o contrrio. Resposta errada, o aluno no identifica corretamente as coordenadas dos vrtices do tringulo no plano cartesiano, pois no identifica corretamente os nmeros que indicam as coordenadas. Ele no faz distino entre o nmero e seu simtrico. Resposta correta, o aluno identifica corretamente as coordenadas dos vrtices do tringulo no plano cartesiano. Resposta errada, o aluno no identifica corretamente as coordenadas no plano cartesiano dos vrtices do tringulo, pois indica a projeo dos vrtices no eixo das abscissas.

(A) K (5,2); L (1,3) e M (4,3).

(B) K (2,5); L (3,1) e M (3,4).

(C) K (2,5); L (3,1) e M (3,4).

(D) K (3,0); L (2,0) e M (3,0).

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

43

Algumas referncias:
O estudo da temtica em questo pode ser complementado ou retomado observando as propostas apresentadas nos seguintes materiais: 1- Caderno do Professor: Matemtica Ensino Fundamental 7 srie (8 ano) Volume 3 Situao de Aprendizagem 2 Coordenadas cartesianas e transformaes no plano (p. 25) 2- Experincias Matemticas 7 srie Atividade 7 Coordenadas cartesianas (p. 85) 3- + Matemtica Volume 3 Atividade 17 Coordenadas cartesianas (Caderno do Professor p. 62) 4- Novo Telecurso Ensino Fundamental DVD 4 Aula 36 Localizando ponto no mapa 5- Novo Telecurso Ensino Mdio DVD 1 Aula 8 Plano cartesiano 6- Revista Nova Escola Localizao de um ponto no plano <http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/localizacao-ponto-plano-511493.shtml>. Acesso em: 9 de fevereiro de 2012.

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

44

Questo 11
O grfico a seguir representa uma funo polinomial do 2 grau.
y

4 3 2 1

-4

-3

-2

-1 -1 -2 -3 -4

A representao algbrica da funo que corresponde ao grfico (A) f(x) = x + 2. (B) f(x) = x + 2. (C) f(x) = x 2. (D) f(x) = x 2.

Habilidade
Identificar a representao algbrica de uma funo polinomial do 2 grau a partir de sua representao grfica.

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

45

Grade de correo

alternatIvaS

JuStIfICatIvaS
Resposta errada, pois o aluno provavelmente identifica corretamente que o valor positivo do coeficiente a define a concavidade da parbola para cima, mas no identifica corretamente o ponto de interseco da parbola com o eixo y. Resposta errada, pois o aluno provavelmente no identifica que o valor negativo do coeficiente a definiria a concavidade da parbola para baixo e no identifica corretamente o ponto de interseco da parbola com o eixo y. Resposta errada, pois o aluno provavelmente identifica que o coeficiente c da funo determina a interseco da parbola com o eixo y, mas no identifica que o valor negativo do coeficiente a definiria a concavidade da parbola para baixo. Resposta correta, pois o aluno provavelmente identifica corretamente que o valor positivo do coeficiente a define a concavidade da parbola para cima e que o coeficiente c da funo determina a interseco da parbola com o eixo y.

(A) f(x) = x + 2.

(B) f(x) = x + 2.

(C) f(x) = x 2.

(D) f(x) = x 2.

Os estudos das funes, historicamente so feitos levando-se em conta o mtodo algbrico em detrimento de seus resultados grficos, no entanto, um olhar qualitativo sobre estas funes pode ser preponderante para um entendimento significativo destas questes. No nosso caso, as duas caractersticas postadas para resoluo do problema, ou seja, o argumento caracterstico do coeficiente a como determinante da concavidade da funo e o que advm da translao deste grfico sobre o plano considerando o coeficiente c, fundamentais para expresso da parbola no plano cartesiano.

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

46

Algumas referncias:
O desenvolvimento deste tema esta proposto para a 1 srie em: Caderno do Professor: Matemtica Ensino Mdio 1 srie volume 2 Situao de Aprendizagem 3 Funes de 2 grau: significado, grficos, interseces com os eixos, vrtices, sinais O estudo da temtica em questo pode ser complementado observando tambm as propostas apresentadas nos seguintes materiais: 1- Material de apoio para Recuperao: + Matemtica 2 Srie Ensino Mdio Aula 12 Identificando grficos de funes quadrticas Aula 13 Identificar uma funo quadrtica a partir de seu grfico Aula 14 Simetria da parbola 2- Softwares: Janelas em arco e ferradura <http://m3.ime.unicamp.br/portal/Midias/Softwares/SoftwaresM3Matematica/ arco_ferradura/ferradura/visualizar.html>. Acesso em: 21 de julho de 2011. Janelas em arco romano <http://m3.ime.unicamp.br/portal/Midias/Softwares/SoftwaresM3Matematica/ arco_romano/arco_romano/visualizar.html>. Acesso em: 21 de julho de 2011. Winplot: <http://math.exeter.edu/rparris/winplot.html>. Acesso em: 21 de julho de 2011. Geogebra <http://www.geogebra.org/cms/>. Acesso em: 21 de julho de 2011. Experimento <http://m3.ime.unicamp.br/portal/Midias/Experimentos/ExperimentosM3Matematica/otimizacao_da_cerca/>. Acesso em: 21 de julho de 2011.

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

47

Questo 12
Determine o valor da seguinte expresso: 2 30 + 4.

Habilidade
Efetuar clculos com potncias.

A potenciao a representao de um produto de fatores iguais. Uma boa estratgia para construir o significado de potncia trabalhar com problemas que envolvam processos multiplicativos de fatores iguais (Caderno do Professor, 1 bim. 5 srie/6 ano). Outra maneira de trabalhar tal conceito utilizar a ideia de possibilidades. Potenciao um conceito importante a ser avaliado para o desenvolvimento das ideias envolvidas nas funes exponenciais e logartmicas. Considerando importante a identificao dos conhecimentos de cada aluno com relao a essa habilidade, apresentamos a grade a seguir para auxiliar o professor nessa tarefa.

Grade de correo

CategorIaS Para anlISe


O aluno resolve corretamente. 2 30 + 4 = 8 1 + 16 = 23

obServao
O professor pode ampliar tal habilidade trabalhando com potncias de nmeros negativos e racionais. Nesse caso parece que o aluno sabe calcular potenciao, mas talvez no domine alguns conceitos desse tema. O professor pode demonstrar utilizando a diviso de duas potncias idnticas que qualquer nmero elevado a zero 1.

O aluno faz a operao 23 e 42 corretamente, mas erra a 30.

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

48

CategorIaS Para anlISe

obServao
Nesse caso no est claro o significado de potenciao para este aluno. Ele entende que o expoente uma parcela a ser multiplicada pelo nmero da base. O professor pode retomar o conceito de potenciao.

O aluno faz a operao, por exemplo, de 23 como 2 x 3.

O aluno demonstra total falta de domnio da habilidade avaliada.

O professor pode retomar situaes que envolvam as ideias de potenciao. O professor pode retomar situaes que envolvam as ideias de potenciao.

O aluno deixou a questo em branco.

Algumas referncias:
O estudo da temtica em questo pode ser complementado ou retomado observando as propostas apresentadas nos seguintes materiais: 1- Caderno do Professor: Matemtica Ensino Fundamental 5 srie (6 ano) Volume 1 Situao de Aprendizagem 1 O sistema de numerao decimal e suas operaes (p. 11) Situao de Aprendizagem 2 Explorando os naturais (p. 22) 2- Experincias Matemticas 5 srie Atividade 4 Potenciao (p. 37) Atividade 38 Problemas e potenciao (p. 395) 3- Novo Telecurso Ensino Fundamental DVD 6 Aula 53 Potncia e razes

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

49

Questo 13
O retngulo da figura a seguir foi ladrilhado utilizando hexgonos regulares. Juntando as partes dos hexgonos utilizados possvel formar hexgonos inteiros.

Qual o nmero de hexgonos inteiros utilizados para ladrilhar o retngulo? (A) (B) (C) (D) (E) 3. 4. 6. 10. 11.

Habilidade
Aplicar as propriedades fundamentais dos polgonos regulares em problemas de pavimentao de superfcies.

As questes que trabalham com pavimentao de reas planas trazem, assim como outros contedos, diferentes conceitos em uma mesma situao. Neste caso, para que um polgono regular pavimente uma superfcie, a soma das medidas dos ngulos internos em torno de cada vrtice tem que ser igual a 360. Caso contrrio, a pavimentao teria buracos, espaos sem pavimentar. Assim sendo, no qualquer polgono que permite pavimentar completamente uma superfcie plana.

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

50

No caso da questo em discusso temos hexgonos regulares com as caractersticas necessrias para pavimentar superfcies. Com questes que abordam esse tema o professor poder trabalhar ngulos, polgonos e suas propriedades, assim como tambm uma viso espacial.

Grade de correo

alternatIvaS

JuStIfICatIvaS
Resposta errada. O aluno, possivelmente, considerou apenas os 3 hexgonos que so indicados de forma explcita. Resposta errada. O aluno, possivelmente, considerou os 3 hexgonos que so indicados de forma explcita e considerou que as partes restantes dos mesmos formavam mais um hexgono. Resposta correta. O aluno contou os 3 hexgonos que so indicados de forma explcita, percebeu que a juno de 4 metades de hexgono resultava em 2 hexgonos inteiros e que a juno de 4 quartos de hexgono resultava em 1 hexgono inteiro. Concluindo assim que o retngulo composto por 6 hexgonos. Resposta errada. O aluno conta a quantidade de hexgonos que so intersectados pelo retngulo. Resposta errada. O aluno, possivelmente, considerou os 3 hexgonos que so indicados de forma explcita e tambm 1 hexgono inteiro para cada uma das partes dos demais hexgonos compreendidos pelo retngulo.

(A) 3

(B) 4

(C) 6

(D) 10

(E) 11

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

51

Algumas referncias:
O estudo da temtica em questo pode ser complementado ou retomado observando as propostas apresentadas nos seguintes materiais: 1- Caderno do Professor: Matemtica Ensino Fundamental 5 srie (6 ano) Volume 3 Situao de Aprendizagem 4 Permetro, rea e arte usando a malha quadriculada (p. 39) 2- Experincias Matemticas 5 srie Atividade 24 reas e permetros (p. 239) 3- Novo Telecurso Ensino Fundamental DVD 5 Aula 42 Polgonos e mosaicos

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

52

Questo 14
Considere as funes (I) y= x e (II) y= 1 representadas no 1 quadrante do plano cartesiano abaixo. x
4

0 -2 -1 0 1 2 3 4 5

-1

-2

-3

Observando os grficos pode-se afirmar que: (A) (B) (C) (D) (I) e (II) so crescentes. (I) e (II) so decrescentes. (I) crescente e (II) decrescente. (I) decrescente e (II) crescente.

Habilidade
Reconhecer o comportamento de funes e suas propriedades relativas ao crescimento ou decrescimento.

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

53

A interpretao grfica de funes e suas propriedades uma habilidade desejvel ao aluno do Ensino Mdio. Por meio dessa habilidade ele capaz de estimar valores numricos a respeito de fenmenos e prever alguns acontecimentos, como por exemplo, ndices de crescimento populacional. Reconhecer se uma funo crescente ou decrescente envolve observar a relao entre as variveis utilizadas no problema. Se h aumento ou diminuio conjunta entre as duas variveis a funo crescente. Caso contrrio, ou seja, se uma varivel aumenta enquanto outra est diminuindo, a funo decrescente. Consideramos importante a apresentao desse item mesmo que o professor no tenha desenvolvido com seus alunos o conceito de funo exponencial. Na questo apresentada o aluno deve fazer esta interpretao, ou seja, perceber a relao entre as variveis. Alguns alunos fazem esta interpretao observando a sequncia apresentada pelo grfico da funo, notando que, ao caminhar pelo eixo horizontal seguindo a orientao, pode-se perceber se o grfico est subindo (crescente), decaindo (decrescente) ou permanece invarivel (constante). Em qualquer um desses casos a habilidade descrita demonstrada.

Grade de correo
alternatIvaS JuStIfICatIvaS
Resposta incorreta. Se o aluno optou por esta alternativa, possivelmente ele interpreta que funes crescentes so funes apresentadas somente no primeiro quadrante. Resposta incorreta. Se o aluno optou por esta alternativa, possivelmente ele interpreta que funes decrescentes so funes apresentadas somente no primeiro quadrante. Resposta correta. Se o aluno optou por esta alternativa ele demonstra ter domnio na habilidade solicitada. Resposta incorreta. Se o aluno optou por esta alternativa ele pode ter uma compreenso invertida sobre crescimento e decrescimento, ou interpretou incorretamente a questo.

(A) (I) e (II) so crescentes.

(B) (I) e (II) so decrescentes.

(C) (I) crescente e (II) decrescente.

(D) (I) decrescente e (II) crescente.

Caso o aluno no apresente o domnio necessrio dessa habilidade sugerimos recorrer s referncias indicadas.

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

54

Algumas referncias:
O estudo da temtica em questo pode ser complementado observando as propostas apresentadas nos seguintes materiais: 1- Caderno do Professor: Matemtica Ensino Fundamental 8 srie (9 ano) Volume 2 Situao de Aprendizagem 3 Grandezas proporcionais: estudo funcional, significado e contextos (p. 41) Situao de Aprendizagem 4 Representao grfica de grandezas proporcionais e de algumas no proporcionais (p. 49) 2- Caderno do Professor: Matemtica Ensino Mdio 1 srie Volume 2 Situao de Aprendizagem 1 Funes com relaes de interdependncia: mltiplos exemplos (p. 11) Situao de Aprendizagem 2 Funes do 1 grau: significado, grficos, crescimento, decrescimento, taxas (p. 20) 3- Caderno do Professor: Matemtica Ensino Mdio 1 srie Volume 3 Situao de Aprendizagem 1 As potncias e o crescimento/decrescimento exponencial: a funo exponencial (p. 11) 4- Novo Telecurso Matemtica Ensino Mdio DVD 1 Aula 9 O grfico que uma reta 5- Novo Telecurso Matemtica Ensino Mdio DVD 3 Aula 27 A noo de funo Aula 28 O grfico de uma funo Aula 29 Os grficos esto na vida Aula 30 A funo y = ax + b 6- Novo Telecurso Matemtica Ensino Mdio DVD 6 Aula 57 Expoentes fracionrios Aula 58 Equao exponencial

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

55

7- Revista do Professor So Paulo faz Escola Recuperao 2 srie Ensino Mdio Aula 2 Crescimento, decrescimento, proporcionalidade Aula 3 Grandezas proporcionais e representaes grficas Aula 4 Relacionando e analisando grandezas (tabelas) Aula 5 Anlise e interpretao de grficos 8- Revista Nova Escola Funo afim na resoluo de problemas <http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/funcao-afim-resolucao-problemas-626737.shtml>. Acesso em: 11 de janeiro de 2012. Conceito e grfico da funo afim <http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/conceito-grafico-funcao-afim-629412.shtml?page=all>. Acesso em: 11 de janeiro de 2012. 9- Brasil Escola Funo exponencial <http://www.brasilescola.com/matematica/funcao-exponencial-1.htm>. Acesso em: 11 de janeiro de 2012.

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

56

Bibliografia
IMPA Instituto Nacional de Matemtica Pura e Aplicada. Aulas em Vdeo. Disponvel em: <http:// www.impa.br>. Acesso em: 20 de janeiro de 2012. NOVO Telecurso. Matemtica Ensino Fundamental. Aulas em Vdeo: Fundao Roberto Marinho. Disponvel em: <http://www.telecurso.org.br>. Acesso em: 20 de janeiro de 2012. NOVO Telecurso. Matemtica Ensino Mdio. Aulas em Vdeo: Fundao Roberto Marinho. Disponvel em: <http://www.telecurso.org.br>. Acesso em: 20 de janeiro de 2012. REVISTA Nova Escola. Atividades. Disponvel em: <http://revistaescola.abril.com.br>. Acesso em: 17 de janeiro de 2012. SO PAULO (Estado). Secretaria da Educao. Caderno do Professor: Matemtica, Ensino Fundamental 5 a 8 sries. Volumes 1 a 4. Coordenao geral: Maria Ins Fini; equipe, Carlos Eduardo de Souza Granja, Jos Luiz Pastori, Nilson Jos Machado, Roberto Prides Moiss, Rogrio Ferreira da Fonseca, Ruy Csar Pietropaolo, Walter Spinelli. So Paulo: SEE, 2009. SO PAULO (Estado). Secretaria da Educao. Caderno do Professor: Matemtica, Ensino Mdio 1 a 3 sries. Volumes 1 a 4. Coordenao geral: Maria Ins Fini; equipe, Carlos Eduardo de Souza Granja, Jos Luiz Pastori, Nilson Jos Machado, Roberto Prides Moiss, Rogrio Ferreira da Fonseca, Ruy Csar Pietropaolo, Walter Spinelli. So Paulo: SEE, 2009. SO PAULO (Estado). Secretaria da Educao. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedaggicas. Experincias Matemticas: 5 a 8 sries. So Paulo: SEE/CENP, 1997. SO PAULO (Estado). Secretaria da Educao. Revista do Professor: So Paulo Faz Escola: 5 a 8 sries do Ensino Fundamental. Coordenao: Maria Ins Fini. So Paulo: SEE, 2008. SO PAULO (Estado). Secretaria da Educao. Revista do Professor: So Paulo Faz Escola: 1 e 2 sries do Ensino Mdio. Coordenao: Maria Ins Fini. So Paulo: SEE, 2009. SO PAULO (Estado). Secretaria da Educao. + Matemtica, coletnea de atividades. Volumes Especial, 2 e 3: Coordenao: Maria Ins Fini. So Paulo: SEE, 2009.

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

57

Avaliao da Aprendizagem em Processo Comentrios e Recomendaes Pedaggicas Matemtica 1 srie do Ensino Mdio _______________________________________________________________________ Coordenadoria de Gesto da Educao Bsica Coordenadora: Leila Aparecida Viola Mallio Coordenadoria de Informao, Monitoramento e Avaliao Coordenadora: Maria Lucia Barros de Azambuja Guardia CIMA Departamento de Avaliao Educacional Anglica Fontoura Garcia Silva Maria Julia Filgueira Ferreira William Massei CGEB Matemtica Joo dos Santos Juvenal de Gouveia Otvio Yoshio Yamanaka Patrcia de Barros Monteiro Cervantes. Sandra Maira Zen Zacarias Vanderley Aparecido Cornatione Diretorias de Ensino Cristina Aparecida da Silva; Edineide Santos Chinaglia; Edson Basilio Amorim Filho; Joo Acacio Busquini; Norma Kerches de Oliveira Rogeri; Odete Guirro de Paula; Rosana Jorge Monteiro, Paula Pereira Guanais e Tatiane Dias Serralheiro (autoria) Autoria; Leitura e Reviso Crticas Anglica da Fontoura Garcia Silva; Juvenal de Gouveia; Marlene Alves Dias; Raquel Factori Canova ; Ruy Cesar Pietropaolo e Sandra Maira Zen Zacarias e Patrcia de Barros Monteiro Cervantes. Editorao Depto. Editorial da FDE

Material do Professor - Avaliao de Matemtica - 1 srie do Ensino Mdio

58

Potrebbero piacerti anche