Sei sulla pagina 1di 13

ESCOLA DE ENGENHARIA DE PIRACICABA

Fundao Municipal de Ensino de Piracicaba Curso de Engenharia Mecnica

Tenso e Corrente Senoidais

Relatrio N. 1 desenvolvido para disciplina de Eletrotcnica Industrial , aula prtica sobre Tenses e Correntes Senoidais , do 5 semestre de Engenharia Mecnica Ministrado pelo Professor Antnio Carlos Moraes.

Nome:
Fernando Zotelli Mauro Correia de Souza 200090140

RA:
200090139 393111350

Piracicaba/SP Maro de 2012.

1. OBJETIVOS Aplicao dos conceitos tericos de tenses e correntes senoidais por meio de simulaes no software Multisim e demonstraes prticas de tais conceitos na bancada. 2. INTRODUO TERICA 2.1. Fontes de Tenso

A fonte de tenso representa o dispositivo que capaz de fornecer uma diferena de potencial, e permitir que com esta diferena de potencial ocorra o estabelecimento de uma corrente eltrica. Para garantir que exista uma circulao continuada necessitamos de certos dispositivos eltricos, tais como as pilhas, baterias, alternadores e dnamos, que so capazes de gerar uma diferena de potencial em seus terminais e fornecer eltrons para os equipamentos a eles conectados. Esses aparelhos so chamados de fontes de fora eletromotriz, abreviadamente f.e.m (smbolo ). A unidade de fora eletromotriz o V(volt). Tenso e corrente neste caso se relacionam a partir da Lei de Ohm: V=R*I, sendo V = a ddp, R a resistncia e I a corrente. As baterias e pilhas fornecem tenso contnua perfeitamente retificada, ou seja, no h variao da diferena de potencial com o tempo, diferentemente das fontes de energia na forma contnua so os alternadores, que fornecem tenso alternada e senoidal. Neste caso, a diferena de potencial varia de forma peridica, apresentando uma parte positiva e uma negativa, donde vem o nome tenso alternada.O valor da fora eletromotriz num instante t pode ser escrito do seguinte modo:

Fig. 2.1-1 A figura 2.2-1 uma representao grfica da fora eletromotriz em funo do tempo. Vemos que no primeiro meio perodo a f.e.m. posi tiva, e no segundo meio perodo negativa. Fisicamente, isso significa que, quando ligamos aos plos A e B do gerador o circuito externo, durante o primeiro meio perodo o potencial de uma das extremidades do circuito maior que o da outra.

2.2.

Corrente Induzida

Sendo ri a resistncia interna do gerador, isto , a resistncia total de todas as espiras, re a resistncia externa, i a intensidade da corrente, e a f.e.m. do gerador, pela lei de Pouillet temos: e=(ri+re)i, Tiramos: i=e/(ri+re

a resistncia total do circuito. Chamando-a R , temos:

. Substituindo a expresso de e, resulta: mximo da intensidade da corrente aquele em que : Podemos ento escrever:

O valor

mximo, Isto ,

Comparando e , conclumos que a intensidade da corrente e a f.e.m. seguem a mesma lei de variao em funo do tempo. A figura 2.2-1 abaixo um grfico de i em funo de t. Vemos que a intensidade da corrente no a mesma em todos os instantes. Isso era de esperar, pois quando os eltrons esto se deslocando num sentido, para poderem se deslocar em sentido oposto eles devem parar e inverter a velocidade.

2.3.

Corrente Senoidal

As expresses e mostram que tanto a f.e.m. como a corrente do gerador so funes senoidais do tempo. Dizemos simplesmente que a f.e.m. e a corrente so senoidais, as definies a seguir correspondem a Tenses e Correntes senoidais: Corrente alternada senoidal- aquela cuja intensidade dada em funo do tempo por: em que e so constantes. Pulsao ou Velocidade Angular()- a grandeza que aparece na expresso da corrente. A unidade de pulsao rad/(seg) radiano/segundo. Perodo representado pela frmula T = 2/, o perodo basicamente o intervalo de tempo decorrido entre duas passagens consecutivas da corrente num mesmo sentido com o mesmo valor. O perodo em geral se avalia em s (segundos). Frequncia- A unidade de frequncia : 1/segundo, cujo smbolo Hz(Hertz) ou seg-1. A frequncia significa o nmero de perodos existentes na unidade de tempo. Na prtica, em vez de se usar como unidade de frequncia o seg-1 , que fisicamente a unidade correta, avalia-se a frequncia em ciclo por segundo. Por exemplo: dizemos que na cidade de So Paulo, a frequncia da corrente de 60 ciclos por segundo, em vez de dizermos que de 60seg-1 . Significa que essa corrente tem 60 perodos em um segundo, isto , ela muda de sentido 60 vezes num segundo. A frequncia se relaciona com a velocidade angular por: =2p/T . Sendo f=1/T , tambm podemos escrever:

Fase- Chama-se fase no instante t ao ngulo , isto , a fase o produto da velocidade angular pelo tempo. Avalia-se a fase em radianos. Valor eficaz- Chama-se valor eficaz da intensidade de uma corrente alternada intensidade de uma corrente eltrica constante(CC) e imaginria que faria com que o condutor absorvesse a mesma potncia que absorve quando percorrido pela corrente alternada. Pode-se demonstrar que o valor eficaz igual ao quociente do valor mximo por , isto :

Diferena de Fase- Quando um condutor percorrido por corrente alternada, a


diferena de potencial entre os extremos do condutor tambm alternada. A lei que relaciona a diferena de potencial com o tempo : ngulo aparece somado um certo ngulo
.

Aqui o , na

. Isto , a fase, que na corrente

diferena de potencial . Esse ngulo chamado a diferena de fase entre a corrente e a diferena de potencial. Valem para a diferena de potencial as mesmas definies dadas para a intensidade de correntes relativas a: pulsao( velocidade angular), perodo, freqncia e valor eficaz. O ngulo pode ser negativo ou positivo, e a diferena de fase( ) no caso de um circuito resistivo 0 ou seja, a tenso e a corrente esto em fase, no circuito indutivo esta diferena de 90 e no capacitivo de 90 .

3. MATERIAIS UTILIZADOS Os materiais utilizados no experimento foram os seguintes: Software Multisim; Multmetro digital Minipa modelo ET-1609; Alicate Ampermetro Minipa modelo ET-3122; Lmpada icandescente 220V/200W; Lmpada incandesceste 127V/60W; Varivolt; Bancada contendo disjuntores e circuito trifsico;

4. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS Os procedimentos experimentais foram divididos em duas partes, a primeira com as simulaes no software Multisim, e a segunda com trabalhos na bancada. 4.1. Procedimentos de Simulao com Software

O software Multisim uma ferramenta de simulao de circuitos eletroeletrnicos, utilizado por grandes instituies para trabalhos profissionais e acadmicos, e no nosso caso, para utiliz-lo, foi preciso uma pequena familiarizao, com a apresentao dos suas principais funes, ferramentas e montagem de elementos bsicos para a progresso dos trabalhos dos experimentadores. Logo aps, j com os experimentadores aptos a trabalhar com as ferramentas do software, foram montados circuitos CA e CC com resistncia em paralelo e em srie, em seguida ligados ao multmetro, a fim de verificar as posies corretas de inserir este aparelho de medio nestes circuitos e tambm para calcular e confirmar as os valores por meio das frmulas da 1 Lei de Ohm, que relacionam corrente, tenso e resistncia eltrica.
R1 1k V1 127 Vrms 60 Hz 0 R2 1k

XMM1

Fig. 4.1- Simulao de utilizao de um multmetro na funo ampermetro para medio de corrente em fonte CA.

R1 1k R2 1k

V2 12 V

XMM1

Fig. 4.2- Simulao de utilizao de um multmetro na funo ampermetro para medio de corrente em fonte CC.

R1 1k R2 1k XMM1

V2 127 V

Fig. 4.3- Simulao de utilizao de um multmetro na funo ohmmetro para medio de corrente em fonte CC.

R1 V1 127 Vrms 60 Hz 0 1k R2 1k XMM1

Fig. 4.3- Simulao de utilizao de um multmetro na funo ohmmetro para medio de corrente em fonte CA.

Em seguida foram montados o circuitos desta vez inserindo o Osciloscpio, para verificao de diversas caractersticas entre Fontes CA e CC, comparando-as atravs de grficos, conforme abaixo:
XSC1
Ext Trig + _ A + _ + B _

V1 127 Vrms 60 Hz 0

XMM1

XMM2 V2 127 V

Com as diversas ferramentas do osciloscpio, pode se verificar vrios conceitos como Perodo, freqncia, velocidade angular, Vrms,Vpp, foram modificadas as escalas de vrias formas, para melhor entendimento por parte dos experimentadores. O conceito de diferena de fase, tambm pode ser observado nos circuitos abaixo:

XSC1
Ext Trig + _ A + _ + B _

V1 127 Vrms 60 Hz 30

V2 127 Vrms 60 Hz -30

A partir deste circuito pode-se verificar Aps diversas simulaes das fontes, foram inseridas lmpadas no circuito, para melhor visualizao dos conceitos de freqncia, velocidade angular, valor de pico a pico, entre outros.

XSC1
Ext Trig + _ A + _ + B _

V1 127 Vrms 60 Hz 45 X1 127 V

V2 127 Vrms 60 Hz -45 X2 127 V

Outras caractersticas como diferena de fase e valor eficaz poderam ser observadas a partir dos circuitos das figuras abaixo, podendo os experimentadores, a partir das ferramentas do software simular diversas situaes, mudando os valores de ngulos, amplitude, entre outros.

XSC1
G T A B C D

V1 127 Vrms 6 Hz 45 X1 127 V

V2 127 Vrms 6 Hz -45 X2 127 V

V3 127 V

X3 127 V

4.2.

Procedimentos com prticas na bancada

Nesta fase do experimento foram realizadas prticas dos conceitos simulados no software Multsim. Para o incio dos trabalhos, logo foram apresentados aos experimentadores dois importantes instrumentos de medio: o Multmetro e o alicate Ampermetro.Foi explicado as diversas funes de medio destes aparelhos como Tenso alternada e contnua, resistncia, capacitncia, frenquncia, corrente eltrica e tambm as posies corretas de ligao dos plugs e de medio.

Com isso o multmetro j pode ser ligado a rede da bancada, atravs de uma tomada fmea, os experimentadores poderam mudar as escalas de tenso no multmetro( entre CA e CC), e verificar algumas caractersticas importantes. Em seguida foi realizado uma ligao direta de lmpada 127Vrms/60W com a rede 127V rms, conforme circuito abaixo:

V1 127 Vrms 60 Hz 0 X1 127 V

Logo aps, para efeito de comparao foi ligado uma lmpada 220Vrms/200 W, conforme circuito abaixo:

V1 127 Vrms 60 Hz 0 X1 220 V

A partir desta comparao, os experimentadores poderam verificar na prtica alguns conceitos importantes. Ainda com o multmetro, foram realizadas medies agora na rede trifsica da bancada, verificando vrias possibilidades de ligaes 127Vrms e 220Vrms, o alicate ampermetro tambm pode ser usado na medio da corrente que passavam pelos cabos, podendo assim o experimentadores verificar nesta prtica outros conceitos tericos. Logo aps, foi inserido uma chave de ligao na rede, conforme circuito abaixo:

J1A Key = A V1 127 Vrms 60 Hz 0 X1 127 V

J1A Key = A V1 220 Vrms 60 Hz 0 X1 220 V

Esta prtica foi importante para verificar conceitos importantes pelos experimentadores.

Potrebbero piacerti anche