Sei sulla pagina 1di 20

Introduo anatomia humana.

Prof. Cludio Srgio

Conceito: Anatomia - palavra grega que significa cortar em partes, cortar separado sem destruir os
elementos componentes. O equivalente em portugus dissecao. Anatomia parte da biologia que estuda a morfologia ou estrutura dos seres vivos. J em 1543 De Fabrica escreveu que a Anatomia deve ser o alicerce de toda a arte da medicina e sua preliminar essencial. Pode-se dividi-la em macroscpica e microscpica, fazendo com que ela introduza o estudante na terminologia anatmica.

NOMENCLATURA ANATMICA
Como referencial ao estudo da Anatomia deve-se utilizar uma posio denominada anatmica e padro para todos os pases: indivduo ereto; cabea, olhos e dedos dos ps voltados anteriormente; membros superiores pendentes ao lado do corpo com a palma das mos voltadas para frente.

Existem diversos planos de corte para facilitar o entendimento diante do referencial anteriormente citado:

Plano Mediano.
Corta o corpo no sentido antero-posterior; quando passa bem no meio do corpo, sobre a linha sagital mediana, chamado de sagital mediano. Determina duas pores semelhantes.

Plano frontal.
Corta o corpo lateralmente, de orelha a orelha, determinando uma poro anterior e outra posterior.

Plano transversal.
Corta o corpo transversalmente, determinado uma poro superior e outra inferior.

Para localizao de estruturas em relao a estes planos deve-se utilizar a seguinte terminologia: Plano Cranial (Superior): Se dividirmos o corpo ao meio no plano transversal, a parte cranial ou superior estaria acima do corte. Plano Caudal (Inferior): Se dividirmos o corpo ao meio no plano transversal, a parte caudal ou inferior estaria abaixo do corte.

Plano Ventral (Anterior): Se dividirmos o corpo em duas partes pelo plano sagital, a parte da "frente" do corpo seria a ventral ou anterior. Plano Dorsal (Posterior): Se dividirmos o corpo em duas partes pelo plano sagital, a parte de "trs" do corpo seria a dorsal ou posterior.

Plano lateral direito e esquerdo: denominada quando feito um corte coronal. O corpo dividido em duas partes: uma direita e uma esquerda.

Obs. Em relao s mos, a regio anterior denominada palmar e a posterior dorsal.


Quanto aos ps, a regio inferior chamada de plantar e a superior dorsal.

Termos de comparao:
Proximal e distal: prximo ou afastado da raiz de implantao do membro. Prximo ou afastado da origem do vaso. Indicam a direo para a extremidade fixa do membro ou a oposta.

Superficial e Profundo: mais prximo ou afastando da superfcie.

Homolateral (Ipsilateral) e Contralateral: mesmo lado e lado oposto.

Medial e lateral: mais prximo ou mais afastado da linha sagital mediana (plano mediano).

Termos de movimento:
* Flexo: diminuio do ngulo de uma articulao ou aproximao de duas estrutura sseas. * Extenso: aumento do ngulo de uma articulao ou afastar duas estruturas sseas. * Aduo: aproximar o membro do eixo sagital mediano. * Abduo: afastar o membro do eixo sagital mediano. * Rotao medial / Interna: gira a face anterior do membro para dentro. * Rotao lateral / Externa: gira a face anterior do membro para fora.

Diviso do corpo humano:


Classicamente o corpo humano dividido em cabea, tronco e membros. A cabea se divide em face e crnio.

O tronco em pescoo, trax e abdome.

Os membros em superiores e inferiores. Os membros superiores so divididos em ombro, brao, antebrao e mo.

Os

membros

inferiores

so

divididos

em

quadril,

coxa,

perna

p.

Diviso da anatomia humana:

Osteologia: parte da anatomia que estuda os ossos.

Funes dos ossos: Proteo


rgos mais frgeis situados nas cavidades so protegidos por estruturas sseas como, por exemplo: medula neural, corao e pulmes. A figura representa uma estrutura mais rstica protegendo uma muito mais frgil. Podemos considerar os ossos como essa estrutura mais rstica e o nenm os frgeis, fundamentais vida...

Sustentao

Assim como os prdios, os corpos dos animais tambm precisam de fortes bases estruturais de sustentao. Assim com os seres humanos cada um tem um esqueleto diferente para adaptar-se ao meio e sustentar, como nas girafas, a cabea, para a boca ficar o mais prximo possvel de brotos de rvores.

Armazenar minerais e ons


Durante a vida e manuteno da mesma, os animais necessitam de mobilizar minerais, que se encontram nos ossos. Uma lactao por exemplo, expolia muito a mulher quanto aos minerais clcio e fsforo, pois o leite muito rico nestes. Como o osso tem muito desses minerais, a retirada expressiva, retornando depois conforme a prole for sendo desmamado.

Funciona como alavanca para a movimentao


Age como componente passivo de um movimento, sendo os msculos a parte ativa.

Produz clulas sanguneas (hematopoiese)


As extremidades dos ossos mais longos produzem sangue. L a osteoarquitetura trabeculada, onde clulas pluripotenciais (stem cells) se inserem e acabam povoando o osso para produzirem clulas sanguneas.

Auto - remodelamento
Os ossos tambm tm a capacidade do auto-remodelamento, para que seja possvel a adaptao da postura ao meio que exigido. Mulheres por exemplo, ao usarem por muito tempo salto baixo, vo a uma festa com salto alto, no demora muito, comeam a sentir dores

nas pernas. Esse um sinal de que seu aprumo no est correto, ou seja, os ossos no se adaptaram ainda e no se remodelaram para uma melhor distribuio de peso. O mesmo ocorre no inverso. Outros exemplos so os desvios de coluna, por vcios de posio e postura, causando a escoliose, lordose ou cifose.

Diviso do esqueleto sseo:


1. esqueleto axial = representado pela coluna vertebral, cabea e trax; 2. apendicular = representado pelos membros torcico e plvico;

Nmero de ossos:
Varia conforme a idade, devido fuso de certas junes, as vrtebras lombares e caudais variam muito em algumas espcies. H autores que desconsideram os ossos sesamides como partes constituintes do esqueleto sseo, assim como no contam os ossos do ouvido interna (martelo, bigorna e estribo).

Classificao dos ossos:


Os ossos apresentam variaes no seu formato, dependendo da sua funo. Assim, podemos compar-los a formas geomtricas e classific-los: Longos ossos que apresentam um comprimento sobressaindo sob as outras medidas, apresenta tambm uma cmara medular. Forma geomtrica similar a um paraleleppedo. Exemplo: tbia, fmur, rdio e mero. Curtos ossos que apresentam o comprimento, largura e espessura mais ou menos homognea, no sobressaindo nenhuma medida sobre as outras no apresenta uma cmara medular. Forma geomtrica similar a um cubo. Exemplo: carpos, tarsos, falange mdia e proximal.

Planos - ossos que apresentam um comprimento e uma largura sobressaindo sobre a espessura, pode apresentar uma parte totalmente macia, onde as camadas sseas compactas se encontram. Forma geomtrica similar a uma tbua, laminar. Exemplo: Escpula, ossos planos do crnio, pelve. H um tipo de osso plano, ossos do crnio, que no apresentam o peristeo em uma de suas faces, sendo substitudo diretamente pela dura mter. Pneumticos ossos que esto localizados na cabea dos mamferos e no corpo das aves. caracterizado, no por um formato geomtrico, mas sim por ser oco e apresentar cmaras de ar internamente. Isso tem a funo de dar leveza cabea ao mesmo tempo de proteo e aumentar a rea de insero dos msculos faciais. Esse espao preenchido por ar denominase seio paranasal, pois estes ossos tm comunicao com o aparelho respiratrio. Exemplo: osso frontal, maxilar, nasal. Irregulares ossos que no se encaixam em nenhuma descrio anterior, com vrios processos (pontas) para fixar ligamentos, fscias e msculos. No possuem forma definida. Exemplo: ossos da coluna vertebral, falange distal.

Miologia. Definio:
parte da anatomia que estuda os msculos e seus anexos.

Msculos
So estruturas anatmicas que apresentam a capacidade de se contrair, sob estmulos. VENTRE a parte carnosa, constituda por fibras musculares que se contraem. TENDO a parte no contrtil e esta localizado nas extremidades dos msculos. composto de tecido conjuntivo resistente e esbranquiado.

Tipos de msculos:
a) Msculos da vida animal (msculos voluntrios ou estriados): Contraem-se por influncia da vontade. b) Msculos da vida vegetativa (msculos involuntrios ou lisos): No depende da nossa vontade para contrair-se, esto localizados nos aparelhos digestivo, respiratrios e genitourinrio.

Msculos Estriados:
Quanto a situao: a) Superficiais ou Cutneos: esto logo abaixo do tegumento, e apresentam no mnimo uma de suas inseres na camada profunda da derme, esto localizados na cabea (crnio e face), no pescoo e na mo (regio hipotenar).

b) Profundos ou Subaponeurticos: so msculos que no apresentam inseres na camada profunda da derme e na maioria das vezes se insere em ossos. Quanto Forma: a) Longos: quando o comprimento predomina sobre a largura e espessura. Ex: Bceps. b) Largos: quando duas medidas se equivalente (comprimento e largura predominam sobre a espessura). Ex: Rombide. c) Curtos: as trs medidas se eqivalem . Ex: Quadrado Femural. d) Leque: fibras em forma de um leque. Ex: Peitoral Maior. e) Mistos: quando no entram na classificao de longos, largos e curtos. Os msculos ainda podem ser unipenados (Extensor Longo dos Dedos do P) e bipenados (Reto Femural). Quanto Direo: a) Retilneos: msculo que no muda sua direo, converge somente numa direo. Pode ser paralelo, oblquo ou transverso. Ex: Reto Femural e sartrio. b) Reflexo: msculo que muda sua direo durante seu trajeto. Ex: digstrico e omoiideo. Quanto Origem e Insero: a) Origem: quando se originam de mais de um tendo. Ex: Bceps, Trceps e Quadrceps. b) Insero: quando se inserem em mais de um tendo. Ex: Bicaudados - dois tendes (Fibular Anterior) e Policaudados - trs ou mais tendes (Flexor Longo dos Dedos do P) Nmero de Msculos: De acordo com Sappey, so 501 msculos: * Tronco: 190 * Cabea: 63 * Membro Superior: 98 * Membro Inferior: 104 * Aparelho da vida Nutritiva: 46 Peso dos Msculos:

Em mdia 3/7 do peso (sexo masculino), mas pode se tornar at 50% do peso em fisioculturistas ou ainda, segundo os avaliadores, para atletas de elite que faam algum tipo de treinamento intenso por mais de 4 horas dirias. Est porcentagem diminui com a idade. Nomenclatura: H dois mtodos de estudo dos msculos: a) Fisiolgico: corresponde a ao do msculo: elevador da mandbula e extensor dos dedos. b) Topogrfico: corresponde a regio onde esto localizados: msculos da cabea e do brao. Grupos Musculares: So em nmero de nove: * Cabea * Pescoo * Membros Superiores * Trax * Abdmen * Regio Posterior do Tronco * Membros Inferiores * rgos dos Sentidos * Perneo Anexos dos Msculos: a) Aponeurose: uma membrana que envolve grupos musculares. b) Fscia: envolve o msculo. c) Bainha Fibrosa: so arcos fibrosos que formam canais osteo-fibrosos. d) Bainhas Sinoviais: so membranas delgadas que lubrificam o deslizamento da tendo. e) Bolsas Serosas: bolsas que separam os msculos. Local de Insero dos Msculos: a) Ossos b) Ctis c) rgos d) Mucosa e) Cartilagem f) Fscia

g) Articulaes Tipos de Movimentos: a) Flexo: diminuio do grau de uma articulao. b) Extenso: aumento do grau de uma articulao. c) Aduo: aproxima do eixo sagital mediano. d) Abduo: afasta do eixo sagital mediano. Movimento de rotao em relao a um determinado eixo: e) Rotao Medial: face anterior gira para dentro. f) Rotao Lateral: face anterior gira para fora. Membros Superiores (antebrao): Supinao = Rotao lateral do antebrao. Pronao = Rotao medial do antebrao. Membros Inferiores (p): Everso = Abduo (ponta do p para fora) + Pronao (planta do p faz rotao lateral) . Inverso = Aduo (ponta do p para dentro) + Supinao (planta do p faz rotao medial). Classificao Funcional dos Msculos: a) Agonista: quando um msculo o agente principal na execuo de um movimento. b) Antagonista: quando um msculo se ope ao trabalho de um agonista, seja para regular a rapidez ou potncia da ao deste.

Sindesmologia/Artrologia: parte da anatomia que estuda as articulaes. Introduo A conexo existente entre quaisquer partes rgidas componentes do esqueleto, quer sejam ossos ou cartilagens, denominada juntura ou articulao.

Classificao
Podemos classificar as articulaes em: fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.

Articulaes Fibrosas

As articulaes fibrosas funcionam atravs de uma camada intermediria de TC fibroso. Quase imveis. So elas: as sindesmoses, as suturas e a gonfose.

Sindesmoses
As sindesmoses possuem muito TC fibroso. - Radioulnar mdia (membrana interssea) - Tibiofibrilar mdia (membrana interssea) Suturas As suturas possuem pouco TC e so divididas em suturas plana e serrtil e escamosa. Sutura Plana Apresenta linha de juno reta e regular. - Palatina mediana - Internasal Sutura Serrtil Caracteriza-se pelos dentculos engrenados de ambas as superfcies. - Interparientais (sagital) - Frontoparientais (coronal) Sutura Escamosa Demonstra uma superposio dos ossos em que o superior apresenta formas escamosas. - Temporopariental - Zigomatomaxilar Gonfose So as articulaes fibrosas entre o dente e seu alvolo. Articulaes Cartilaginosas Semimveis, movimentos elsticos. So divididas em sincondrose e snfise. Sincondrose

A cartilagem a hialina, apresenta unio temporria, j que aparece em regio de crescimento. - Esfenoccipital Snfise Apresenta fibrocartilagem. Geralmente entre a fibrocartilagem e o osso ocorrem pequena poro de hialina. - Entre os corpos vertebrais (discos vertebrais) - Pubiana Articulaes Sinoviais Caracteriza-se pela presena de lquido sinovial ou sinvia, necessria na lubrificao da juntura, j que apresenta grande mobilidade. Apresenta cpsula articular, ligamentos capsulares. So elas formadas por 6 tipos: plana, condilar, gnglimo, tricide, elipside, selar e esferide. Plana Superfcie de contato plana ou ligeiramente curva. Os movimentos so de deslizamento, escorregamento e rotao de um osso em relao ao outro. No axial. - Atlantoaxial lateral - Trapeziotrapezoide Condilar A rea condilar consiste de duas superfcies articulares distintas, cada uma denominada cndilo. Biaxial. - Joelho. Gnglimo (em dobradia) Apresenta um nico eixo de movimento - flexo e extenso. Uniaxial. - Cotovelo - Interfalangianas Tricide (em piv)

Apresenta movimento de rotao. Uniaxial. - Atlantoaxial mediana - Radioulnar proximal Elipside A periferia da articulao se assemelha a uma elipse. Movimentos de aduo, abduo, flexo e extenso. Biaxial. - Radiocrpica - Atlatoccipitais Selar Tem a forma de uma sela. Biaxial. - Carpometacarpica do polegar - Calcaneocubide Esferide Movimento nos trs eixos - movimento de circundao. Triaxial. - Quadril - Ombro Identificao Articulaes Fibrosas Sindesmoses - Radioulnar mdia (membrana interssea) - Tibiofibrilar mdia (membrana interssea) - Entre as lminas dos arcos vertebrais - Coracoclavicular Suturas Sutura Plana

- Palatina mediana - Internasal Sutura Serrtil - Interparientais (sagital) - Frontoparientais (coronal) Sutura Escamosa - Temporopariental - Zigomatomaxilar - Frontonasal - Frontolacrimal Gonfose - Gonfose maxilar - Gonfose mandibular Articulaes Cartilaginosas Sincondrose - Esfenoccipital - Esfenopetrosa - Petroccipital - Costocondral Snfise - Entre os corpos vertebrais (discos vertebrais) - Pubiana Articulaes Sinoviais Plana - Entre os processos articulares das vrtebras - Atlantoaxial lateral - Trapeziotrapezoide - Sacroilaca - Acromio-clavicular Condilar

- Joelho Gnglimo (em dobradia) - Cotovelo (umerorradial e umeroulnar) - Interfalangianas Tricide (em piv) - Atlantoaxial mediana - Radioulnar proximal - Radioulnar distal Elipside - Radiocrpica - Atlatoccipitais Selar - Carpometacarpica do polegar - Calcaneocubide Esferide - Esternoclavicular - Ombro.

Angiologia: parte da anatomia que estuda o corao e os grandes vasos. Neuroanatomia: parte da anatomia que estuda o sistema nervoso central e o perifrico. Estesiologia: parte da anatomia que estuda os rgos que se destinam captao das sensaes. Esplancnologia: parte da anatomia que estuda as vsceras que se agrupam para o desempenho de uma determinada funo como: fonao, digesto, respirao, reproduo e urinria. Endocrinologia: parte da anatomia que estuda as glndulas sem ducto, que segregam hormnios, os quais so drenados diretamente na corrente sangunea. Tegumento comum: parte da anatomia que estuda a pele e os seus anexos.

Potrebbero piacerti anche