Sei sulla pagina 1di 68

FACULDADE SUL FLUMINENSE

ALUMINIO,COBRE, ZINCO, ESTANHO E CROMO CHUMBO, TITNIO

Constantino de Oliveira Costa, Levi de Oliveira Costa, Rodrigo da Silva Cunha, Leniel da Silva Oliveira

VOLTA REDONDA/ 2012 FACULDADE SUL FLUMINENSE

ALUMINIO,COBRE, ZINCO, ESTANHO E CROMO CHUMBO,TITNIO

Trabalho acadmico apresentado pelos alunos Constantino de Oliveira Costa, Levi de Oliveira Costa, Leniel da Silva Oliveira e Rodrigo da Silva Cunha, pertinente a disciplina intitulada Materiais, junto professora Kelly, titular da mesma, como requisito parcial para a composio da nota P2.

VOLTA REDONDA/2012

1 ALUMNIO
O alumnio um elemento qumico de smbolo Al de nmero atmico 13 (13 prtons e 13 eltrons ) com massa atmica 27 u, seu ponto de fuso 933,47 K, e seu ponto de ebulio
2792K. Na temperatura ambiente slido, sendo o elemento metlico mais abundante da

crosta terrestre. Sua leveza, condutividade eltrica, resistncia corroso e baixo ponto de fuso lhe conferem uma multiplicidade de aplicaes, especialmente nas solues de engenharia aeronutica. Entretanto, mesmo com o baixo custo para a sua reciclagem, o que aumenta sua vida til e a estabilidade do seu valor, a elevada quantidade de energia necessria para a sua obteno reduzem sobremaneira o seu campo de aplicao, alm das implicaes ecolgicas negativas no rejeito dos subprodutos do processo de reciclagem, ou mesmo de produo do alumnio primrio.

1.1 HISTRIA DO ALUMINIO Tanto na Grcia como na Roma antigas se empregava a pedra-ume (do latim almen ), um sal duplo de alumnio e potssio, como mordente em tinturaria e adstringente em medicina, uso ainda em vigor.

Geralmente dado a Friedrich Whler o reconhecimento do isolamento do alumnio, fato que ocorreu em 1827, apesar de o metal ter sido obtido impuro alguns anos antes pelo fsico e qumico Hans Christian rsted.

Em 1807, Humphrey Davy props o nome aluminum para este metal ainda no descoberto. Mais tarde resolveu-se trocar o nome para aluminium por coerncia com a maioria dos outros nomes latinos dos elementos, que usam o sufixo - ium. Desta maneira ocorreu a derivao dos nomes atuais dos elementos em outros idiomas. Entretanto, nos EUA, com o tempo se popularizou a outra forma, hoje admitida tambm pela IUPAC.

Apesar do alumnio ser um metal encontrado em abundncia na crosta terrestre (8,1%) raramente encontrado livre. Suas aplicaes industriais so relativamente recentes, sendo produzido em escala industrial a partir do final do sculo XIX. Quando foi descoberto verificou-se que a sua separao das rochas que o continham era extremamente difcil. Como conseqncia, durante algum tempo, foi considerado um metal precioso, mais valioso que o ouro. Com o avano dos processos de obteno os preos baixaram continuamente at colapsar em 1889, devido descoberta anterior de um mtodo simples de extrao do metal.

Atualmente, um dos fatores que estimulam o seu uso a estabilidade do seu preo, provocada principalmente pela sua reciclagem.

Em 1859, Henri Sainte-Claire Deville anunciou melhorias no processo de obteno, ao substituir o potssio por sdio e o cloreto simples pelo duplo. Posteriormente, com a inveno do processo Hall-Hroult em 1886, simplificou-se e barateou-se a extrao do alumnio a partir do mineral. Este processo, juntamente com o processo Bayer , descoberto no mesmo ano, permitiram estender o uso do alumnio para uma multiplicidade de aplicaes at ento economicamente inviveis. O processo Hall-Hroult envolveu os trabalhos independentes e

praticamente simultneos do americano Charles Martin Hall (1886) e do francs Paul Hroult (1888), jovens cientistas com menos de 27 anos na poca da descoberta do processo. A recuperao do metal a partir da reciclagem uma prtica conhecida desde o incio do sculo XX. Entretanto, foi a partir da dcada de 1960 que o processo se generalizou, mais por razes ambientais do que econmicas.

1.2 OBTENO DO ALUMINIO

A bauxita ou bauxite (pronuncia-se bauchita) uma mistura natural de xidos de alumnio, antes considerada mineral. Seu principal componente o Al2O3. A bauxita contm tambm slica, xido de ferro, dixido de titnio, silicato de alumnio e outras impurezas em quantidades menores. Os principais hidrxidos de alumnio achados em propores variadas na bauxita so gibbsita e os ismeros boehmita e disporo.

A bauxita classificada tipicamente de acordo com a aplicao comercial: abrasivos, cimento, produtos qumicos, metalrgicos e material refratrio, entre outros. A maior parte da extrao mundial de bauxita (aproximadamente 85%) usada como matria-prima para a fabricao de alumina, por lixiviao qumica, mtodo conhecido como processo Bayer. Subseqentemente, a maioria da alumina produzida deste processo de refinamento , por sua vez, empregada como o matria-prima para a produo de alumnio metlico pela reduo eletroltica da alumina em um banho de criolita natural ou sinttica fundida (Na3AlF6), mtodo conhecido como processo Hall-Hroult.

1 = Limpeza da camada de terra e vegetao 2 = Minerao de bauxita 3 = Transporte em caminho 4 = Armazenagem em Caminho 5 = Reflorestamento 6 = Carregamento em navio 7 = Descarregamento 8 = Armazenagem 9 = Tributao 10 = Cal 11 = Soda Caustica 12 = Misturador de lama 13 = Digestores 14 = Espressadores e Lavadores 15 = Remoo de lama Residual 16 = Filtro 17 = Preciptadores 18 = Espessadores de classificao 19 = Calcinador Alumina 20 = Armazenagem de Alumina 21= Clula Eletrolitica 22 = Cadinho 23 = Forno de espera 24 = Fabricao dos Ligotes 25 = Lingote para fundio

O processo de produo de alumnio composto por uma srie de reaes qumicas. At mesmo a bauxita - minrio do qual se extrai a alumina e o alumnio - formado por uma reao qumica natural, causada pela infiltrao de gua em rochas alcalinas que entram em decomposio e adquirem uma nova constituio qumica. A bauxita encontra-se prxima superfcie, em uma espessura mdia de 4,5 metros, o que possibilita a sua extrao a cu aberto com a utilizao de retro escavadeiras.

Porm, antes de se iniciar a manuteno, alguns cuidados precisam ser tomados para se proteger o meio ambiente.A terra frtil acumulada sobre as jazidas removida juntamente com a vegetao e reservada para um futuro trabalho de recomposio do terreno, aps a extrao do minrio. Depois de minerada, a bauxita transportada para a fbrica, onde chega em seu estado natural, com impurezas que precisam ser eliminadas. E a se inicia a primeira reao qumica da srie que vai viabilizar a obteno da alumina e do alumnio. A bauxita moda e misturada a uma soluo de soda custica que a transforma em pasta. Aquecida sobre presso e recebendo nova adio de soda custica, esta pasta se dissolve formando uma soluo que passa por processos de sedimentao e filtragem que eliminam todas as impurezas.

Esta soluo, livre de todas as impurezas, esta pronta para que dela se extraia apenas a alumina. Isso feito, mais uma vez, atravs de uma reao qumica. Em equipamentos chamados de precipitadores, a alumina contida na soluo precipita-se atravs do processo chamado de "cristalizao por semente". Esse material cristalizado s precisa ser lavado e secado atravs de aquecimento para que tenhamos o primeiro produto do processo de produo de alumnio: a alumina, um p branco e refinado de consistncia semelhante ao acar.

Bauxita a matria-prima mais usada na produo de alumina em escala comercial. Outras matrias-primas, como anortosito, alunita, rejeitos de carvo e leo de xisto, oferecem fontes potenciais adicionais de alumina. Embora pudessem requerer tecnologia nova, a alumina destes materiais no-bauxticos poderia satisfazer a demanda para metal primrio, refratrios, substncias qumicas de alumnio, e abrasivos. Mullita sinttica produzida de cianita e sillimanita, substitutos para refratrios bauxticos. Embora mais caros, carbeto de silcio e alumina-zircnia substituem abrasivos bauxiticos.

Em fim, o processo ordinrio de obteno do alumnio ocorre em duas etapas: a obteno da alumina pelo processo Bayer e, posteriormente, a eletrlise do xido para obter o alumnio. A elevada reatividade do alumnio impede extra-lo da alumina mediante a reduo, sendo necessrio obt-lo atravs da eletrlise do xido, o que exige este composto no estado lquido. A alumina possui um ponto de fuso extremamente alto (2000 C) tornando invivel de forma econmica a extrao do metal. Porm, a adio de um fundente, no caso a criolita, permite

que a eletrlise ocorra a uma temperatura menor, de aproximadamente 1000 C. Atualmente, a criolita est sendo substituda pela ciolita, um fluoreto artificial de alumnio, sdio e clcio.

1.3 CARACTERSTICAS PRINCIPAIS

O alumnio um metal leve, macio e resistente. Possui um aspecto cinza prateado e fosco, devido fina camada de xidos que se forma rapidamente quando exposto ao ar. O alumnio no txico como metal, no-magntico, e no cria fascas quando exposto a atrito. O alumnio puro possui tenso de cerca de 19 megapascais (MPa) e 400 MPa se inserido dentro de uma liga. Sua densidade aproximadamente de um tero do ao ou cobre. muito malevel, muito dctil, apto para a mecanizao e fundio, alm de ter uma excelente resistncia corroso e durabilidade devido camada protetora de xido. o segundo metal mais malevel, sendo o primeiro o ouro, e o sexto mais dctil. Por ser um bom condutor de calor, muito utilizado em panelas de cozinha. Abaixo algumas das principais caractersticas do alumnio:

Baixo peso. O alumnio apresenta densidade - 2,7 g/cm3, aproximadamente 1/3 da densidade do ao.

Excelente condutividade eltrica e trmica (de 50 a 60% da condutividade do cobre), sendo vantajoso seu emprego em trocadores de calor, evaporadores, aquecedores, cilindros e radiadores automotivos.

Resistente corroso atmosfrica, corroso em meio aquoso (inclusive gua salgada), leos, e diversos produtos solventes.

Ductilidade elevada (estrutura CFC) permitindo conformao de componentes com elevadas taxas de deformao.

No ferromagntico (caracterstica importante para aplicaes eletro-eletrnico) No txico e, portanto, largamente empregado em embalagens A resistncia mecnica do alumnio puro baixa (90Mpa), entretanto, so empregados os seguintes mecanismos de endurecimento: Endurecimento por soluo slida (ligas no tratveis) Endurecimento por disperso de partculas (ligas no tratveis) Encruamento (ligas no tratveis) Endurecimento por disperso de partculas coerentes ou sub-microscpicas (ligas tratveis termicamente)

A principal limitao do alumnio a sua baixa temperatura de fuso (660 C), o que, limita a temperatura de trabalho destas ligas.

1.4 APLICAES

Considerando a quantidade e o valor do metal empregado, o uso do alumnio excede o de qualquer outro metal, exceto o ao. um material importante em mltiplas atividades econmicas. O alumnio puro mais dctil em relao ao ao, porm suas ligas com pequenas quantidades de cobre, mangans, silcio, magnsio e outros elementos apresentam uma grande quantidade de caractersticas adequadas s mais diversas aplicaes. Estas ligas constituem o material principal para a produo de muitos componentes dos avies e foguetes.

As primeiras aplicaes do alumnio foram objetos de decorao como molduras de espelhos, travessas e utenslios domsticos. Com o tempo, cresceu a diversidade das aplicaes do alumnio, de maneira que, praticamente todos os aspectos da vida moderna so afetados diretamente ou indiretamente pelo seu uso.

Quando se evapora o alumnio no vcuo, forma-se um revestimento que reflete tanto a luz visvel como a infravermelha, sendo o processo mais utilizado para a fabricao de refletores automotivos, por exemplo. Como a capa de xido que se forma impede a deteriorao do revestimento, utiliza-se o alumnio para a fabricao de espelhos de telescpios, em substituio aos de prata.

Devido sua grande reatividade qumica usado, quando finamente pulverizado, como combustvel slido para foguetes e para a produo de explosivos. Ainda usado como nodo de sacrifcio e em processos de aluminotermia para a obteno de metais. Outros usos do alumnio so:

Indstrias automobilsticas e de transportes: Como elementos estruturais em avies, barcos, automveis, bicicletas, tanques, blindagens e outros; na Europa tm sido utilizados com frequncia para formar caixas de trens.

Embalagens para Alimentos e Medicamentos: Papel de alumnio, latas, embalagens Tetra Pak e outras.

Construo civil: Janelas, portas, divisrias, grades, fachadas, pontes, torres, tanques de estocagem e outros.

Bens de uso: Utenslios de cozinha, ferramentas e outros. Transmisso eltrica: Ainda que a condutibilidade eltrica do alumnio seja 60% menor que a do cobre, o seu uso em redes de transmisso eltricas compensado pelo seu menor custo e densidade, permitindo maior distncia entre as torres de transmisso.

Como recipientes criognicos at -200 C e, no sentido oposto, para a fabricao de caldeiras.

Observao: As ligas de alumnio assumem diversas formas como a Duralumnio.

Descobriu-se recentemente que ligas de glio-alumnio em contato com gua produzem uma reao qumica dando como resultado hidrognio, por impedir a formao de camada protetora (passivadora) de xido de alumnio e fazendo o alumnio se comportar similarmente a um metal alcalino como o sdio ou o potssio. Tal propriedade pesquisada como fonte de hidrognio para motores, em substituio aos derivados de petrleo e outros combustveis de motores de combusto interna.

1.5 ISTOPOS

O alumnio possui nove istopos , cujas massas atmicas variam entre 23 e 30 u. Somente o Al-27, estvel, e o Al-26, radioativo com uma vida mdia de 7,2105 anos, so encontrados

na natureza. O Al-26 produzido na atmosfera a partir do bombardeamento do argnio por raios csmicos e prtons. Os istopos tm aplicao prtica na datao de sedimentos marinhos, gelos glaciais, meteoritos, etc. A relao Al-26 / Be-10 empregada na anlise de processos de transporte, deposio, sedimentao e eroso a escalas de tempo de milhes de anos.

O Al-26 cosmognico se aplicou primeiro nos estudos da Lua e dos meteoritos. Estes corpos espaciais se encontram submetidos a intensos bombardeios de raios csmicos durante suas viagens espaciais, produzindo-se uma quantidade significativa de Al-26. Aps o impacto contra a Terra, a atmosfera que filtra os raios csmicos detm a produo de Al-26, permitindo determinar a poca em que o meteorito caiu.

1.6 ALUMNIO TRANSPARENTE

O alumnio transparente hoje uma realidade. Sua descoberta foi prevista no filme de fico cientfica Star Trek 4 (Jornada nas Estrelas 4). O alumnio transparente conhecido na indstria como ALONtm, se trata de um oxinitrato policristalino de alumnio, ou seja, uma cermica transparente cristalizada sobre tomos de alumnio. Apesar de ser uma cermica, muito mais resistente que o vidro blindado, e seu desenvolvimento foi inicialmente buscado pelo exrcito americano para a construo de janelas em veculos blindados. O alumnio transparente muito mais resistente, leve e fino que o vidro blindado, oferecendo diversas vantagens para a blindagem de veculos. Apresenta diversas outras vantagens sobre o vidro, e para uso civil j est sendo usado em leitores de cdigo de barras em supermercados devido ao seu alto ndice de transparncia para luz visvel e ultravioleta. Muitas outras aplicaes esto previstas para o ALONtm (alumnio transparente), e at mesmo as latas de cerveja e refrigerante sero fabricadas nesse material (em 20 ou 30 anos). Todo o mercado pode se beneficiar dessa descoberta, dependendo somente da queda do preo desse produto, pois o mtodo de produo do ALONTM ainda 5 vezes mais caro que o vidro blindado. Muitas pesquisas esto avanando nesse campo, basta lembrar que o alumnio j foi considerado metal nobre devido ao mesmo problema (alto custo de fabricao) e hoje um material muito barato.

1.7 LIGAS DE ALUMNIO

Os principais elementos de liga das ligas de alumnio incluem combinaes dos seguintes elementos:

Cobre (Cu); Magnsio (Mg); Silcio (Si); Mangans (Mn) Zinco (Zn). Nquel (Ni) Titnio (Ti) Cromo (Cr) Co Pb Sn

De acordo com o produto, as ligas de alumnio podem ser divididas em dois grupos:

Ligas Conformadas ou Trabalhadas (wrought alloys) ligas destinadas fabricao de produtos semi-acabados, como laminados planos (placas, chapas e folhas), laminados no planos (tarugos, barras e arames) perfis extrudados e componentes forjados. .

Ligas Fundidas (cast alloys) ligas destinadas a fabricao de componentes fundidos.

Somando-se as ligas conformadas e as ligas fundidas, existem mais de 600 ligas reconhecidas industrialmente.

Estes dois grupos se subdividem em:


Ligas no-tratveis - No so endurecidas por meio de tratamento trmico Ligas tratveis termicamente So endurecidas por meio de tratamentos trmicos.

importante destacar que termo tratamento trmico , no seu sentido mais amplo, qualquer operao de aquecimento ou resfriamento realizada para modificar as propriedades mecnicas, estrutura metalrgica ou estado te tenses internas de um produto metlico. Nas ligas de alumnio, o tratamento trmico restrito a operaes especficas utilizadas para aumentar a resistncia e dureza de ligas endurecveis por precipitao (conformadas ou fundidas)

1.7.1 Nomenclatura das ligas conformadas:


1xxx - Al puro no ligado com 99,00% mnimo de Al 2xxx - ligas contendo COBRE como elemento de liga principal e adies de outros elementos, principalmente Mg. As ligas da srie 2xxx so largamente empregadas na indstria aeronutica e aeroespacial.

3xxx - ligas contendo MANGANS como elemento de liga principal 4xxx - ligas contendo SILCIO como elemento de liga principal 5xxx - ligas contendo MAGNSIO como elemento de liga principal 6xxx - ligas contendo MAGNSIO e SILCIO como elementos de liga principais 7xxx - ligas contendo ZINCO como elemento de liga principal e adies de Cu, Mg, Cr e Zr. 8xxx Ligas cujas composies apresentam diferentes elementos como Sn ou Li. 9xxx reservada para uso futuro

1.7.2 Aplicaes das ligas de Alumnio Conformadas

Nomenclatura:

Na srie 1xxx, os dois ltimos dgitos indicam a % de Al acima de 99%. Exemplos: liga 1050 - 99,50% de Al

liga 1060 - 99,60% de Al O segundo dgito indica modificaes no limite de impurezas ou a adio de algum elemento de liga. Se o 2 dgito for 0 (zero), indica que o Al no foi ligado e apresenta o limite de impurezas convencional. Os nmeros entre 1 e 9 indicam controle especial sobre uma ou mais impurezas ou a adio de elementos de liga.

Nas sries 2xxx 8xxx, os dois ltimos dgitos no possuem significado numrico,

apenas identificam diferentes ligas do mesmo grupo (nmero seqencial) O segundo dgito indica modificaes no limite de impurezas ou a adio de elementos de liga. Ligas experimentais tambm utilizam este sistema de classificao, porm, so indicadas pelo prefixo X.

SRIE 1XXX

Alumnio comercialmente puro, no ligado, com pureza igual ou superior 99% de Al. Fe e Si so as principais impurezas.

As ligas da srie 1000 so caracterizadas pela excelente resistncia corroso, alta condutibilidade trmica e eltrica, baixa resistncia mecnica e elevada ductilidade.

Um aumento moderado na resistncia mecnica pode ser obtido por meio de encruamento.

Aplicaes:

equipamentos de industria qumica; refletores; trocadores de calor; condutores eltricos e capacitores; embalagens (papel alumnio) e painis decorativos para uso na construo civil.

SRIE 2XXX

O COBRE o elemento de liga principal e, na maioria das ligas, o Mg o elemento de liga secundrio.

So ligas tratveis termicamente, podendo, aps os tratamentos, atingir-se a resistncia de ao baixo carbono (450 MPa). A resistncia corroso das ligas da srie 2xxx inferior a de outras ligas de alumnio. Sob certas condies estas podem apresentar corroso intergranular.

As ligas desta srie apresentam boa usinabilidade e caractersticas de soldagem limitadas (exceto a liga 2219).

Aplicaes:

Componentes com elevada relao resistncia/peso, sujeitos a temperaturas inferiores 130C;

Rodas forjadas para a indstria aeronutica e de caminhes; Fuselagem e componentes estruturais de aeronaves (vide figura); Componentes de suspenso de automveis.

SRIE 3XXX

O MANGANS o elemento de liga principal. As ligas desta srie no so tratveis termicamente, entretanto, apresentam resistncia 20% superior que ligas da srie 1xxx. Devido a baixa solubilidade de Mn no Al (de at 1,8%) existem poucas da srie 3xxx.

Entretanto trs delas so largamente empregadas na indstria: 3003, 3004 e 3105.

Aplicaes:

Componentes de resistncia mecnica baixa que exijam elevada ductilidade; Latas de bebidas; Utenslios de cozinha; Trocadores de calor; Tanques de armazenamento;

Sinalizao rodoviria e painis decorativos e telhados para uso na construo civil.

SRIE 4XXX

O SILCIO o elemento de liga principal. A maior parte das ligas desta srie no so tratveis termicamente. O Si pode ser adicionado para abaixar a temperatura de fuso sem provocar fragilidade excessiva, assim, ligas Al-Si so utilizadas em arames de solda ou como ligas para brazagem de Al (soldagem de Al).

A liga 4032 empregada na fabricao de pistes forjados devido ao baixo coeficiente de expanso e sua alta resistncia ao desgaste Ligas contendo entre 4 e 7% de Si apresentam cores que variam do cinza ao negro aps serem submetidas a anodizao e assim so utilizadas em painis decorativos na construo civil.

Aplicaes:

Uso em arquitetura e construo civil; Fios, arames e ps para brazagem.

SRIE 5XXX

O MAGNSIO o elemento de liga principal. O Mg um dos elementos mais efetivos no endurecimento do Al. Quando utilizado como elemento principal ou em conjunto com o Mn, o resultado so ligas no tratveis com resistncia moderada elevada. O Mg considerado mais efetivo que o Mn como endurecedor, (0,8% de Mg tem o mesmo efeito sobre a resistncia que 1,25% de Mn) e ainda, pode ser adicionado em quantidades elevadas (~15%).

Ligas desta srie possuem boas caractersticas de soldagem e resistncia corroso em atmosfera marinha.

Aplicaes:

Uso em arquitetura e decorao; Embalagens (tampas de latas de Al);

Suportes para iluminao pblica; Peas de barcos e navios; Tanques para criogenia e Componentes de guindastes e automotores.

SRIE 6XXX

O MAGNSIO e o SILCIO so os elementos de liga principais. A proporo de Mg e Si visa a formao da fase Mg2Si, formando ligas tratveis termicamente. As ligas da srie 6xxx apresentam boa ductilidade, boas caractersticas de soldagem e de usinagem e boa resistncia corroso.

Aplicaes:

Uso em arquitetura e decorao; Quadros de bicicletas; Estruturas soldadas

SRIE 7XXX

O ZINCO o elemento de liga principal, adicionado em quantidades entre 1 e 8%. Adies em conjunto com Mg resultam em ligas tratveis termicamente com resistncia mecnica elevada. Normalmente, Cu e Cr tambm so adicionados em pequenas quantidades.

Aplicaes:

Componentes da indstria aeronutica como estruturas, peas mveis e componentes de alta resistncia.

SRIE 8XXX

As ligas da srie 8xxx envolvem um grande nmero de composies com uma miscelnea de elementos de liga. As ligas conformadas contendo Li (2,4% a 2,8%) foram desenvolvidas para

uso aeroespacial e criogenia.

1.7.3 Nomenclatura dos estados de endurecimento das ligas de Alumnio

F - como fabricado Refere-se a condio resultante aps qualquer tipo de

processamento (laminao a frio, laminao a quente, fundio e etc.) em que no foram realizados controles sobre a velocidade de resfriamento ou quantidade de encruamento empregados.

O (oh)) recozido Nos produtos conformada, refere-se a produtos que sofreram

recozimento visando a reduo do limite de resistncia e aumento de ductilidade. Nos produtos fundidos, indica um recozimento para alvio de tenses e estabilidade dimensional.

H endurecido por encruamento Refere-se a produtos endurecidos

porencruamento, podendo ou no apresentar tratamentos trmicos. O sulfixo H seguido por dois pi mais dgitos: H1- produtos conformados que apresentam encruamento e no sofreram nenhum tratamento suplementar. H2- produtos encruados e parcialmente recozidos para um determinado valor de dureza. Os dgitos seguintes a H2 indicam a quantidade de encruamento residual aps o produto ser parcialmente recozido. H3 produtos encruados e envelhecidos naturalmente para um determinado valor de dureza.

T tratado termicamente refere-se aos produtos que sofreram tratamentos T1 produtos resfriados a partir da temperatura de conformao mecnica a quente e envelhecidos naturalmente para uma condio de propriedades mecnicas estveis. T2 produtos resfriados a partir da temperatura de conformao mecnica a quente, encruados e envelhecidos naturalmente para uma condio de propriedades mecnicas estveis.

trmicos visando aumento de resistncia. O sulfixo T seguido por dois PI mais dgitos:

T3 produtos solubilizados, encruados e envelhecidos naturalmente para uma condio de propriedades mecnicas estveis. T4 produtos solubilizados e envelhecidos naturalmente para uma condio de propriedades mecnicas estveis. T5 - produtos resfriados a partir da temperatura de conformao mecnica a quente e envelhecidos artificialmente. T6 produtos solubilizados e envelhecidos artificialmente. T7 - produtos solubilizados e superenvelhecidos ou estabilizados. T8 produtos solubilizados, encruados e envelhecidos artificialmente. T9 produtos solubilizados, envelhecidos artificialmente e encruados. T10 produtos resfriados a partir da temperatura de conformao mecnica a quente, encruados e artificialmente.

1.7.4 Tratamentos trmicos de solubilizao e envelhecimento das ligas de alumnio

Tomaremos como exemplo, o resfriamento lento de uma liga do sistema Al-Cu contendo 4,5% de Cu 0u 94,5% de Al.

Solubilizao: A solubilizao tem como objetivo solubilizar a fase endurecedora, mantendo a liga em uma condio metaestvel.

Envelhecimento: O envelhecimento tem como objetivo a precipitao controlada da fase endurecedora na matriz previamente solubilizada. A temperatura e o tempo de envelhecimento determinam a mobilidade dos tomos de Cu, que tendem a formar a fase .

Nas ligas de alumnio tratveis, o envelhecimento realizado em temperaturas de at 280C (dentro do campo + ) por um intervalo de tempo precisamente determinado. A combinao temperatura e tempo de envelhecimento determinam as caractersticas da disperso da fase . Para uma determinada temperatura existe um tempo timo em que a disperso de precipitados , na maior parte, coerente provocando o endurecimento mximo da liga.

1.7.4.1 Curvas de envelhecimento: Quanto maior a temperatura de envelhecimento, o ponto de resistncia mxima ocorre mais rpido, porm com um valor de resistncia menor.

1.7.4.2 Superenvelhecimento O superenvelhecimento caracterizado pela reduo da resistncia mecnica com o tempo de envelhecimento. Quando o tempo de envelhecimento superior ao ponto de resistncia mxima, os precipitados coerentes de fase aumentam de tamanho e tornam-se incoerentes, diminuindo a resistncia mecnica.

1.8 RECICLAGEM

Quando se fala em reciclagem do alumnio, a primeira coisa que vem cabea so as latas de alumnio. Tambm no para menos. Hoje, duas de cada trs latas de alumnio so recicladas. mais do que qualquer outro recipiente de bebidas (plstico, vidro ou ferro). O ato de reciclar latas usadas comeou em 1968, na Califrnia. Por volta do ano 2000, as indstrias pretendem coletar 75% das 50 bilhes de latas jogadas fora por ano. Mas no s as latas so recicladas. Mais de 85% do alumnio de automveis recuperado, e entre 60% e 70% do alumnio usado em novos veculos feito de material reciclado.

Produtos de alumnio so ideais para reciclagem porque muito mais barato reaproveit-los do que fazer alumnio novo do minrio de bauxita. A reciclagem requer menos de 5% da energia usada para fazer alumnio. Para se ter uma idia, 20 latas recicladas podem ser feitas com a energia necessria para produzir uma lata usando minrio virgem. Reciclando uma lata de alumnio, economizamos energia para manter uma lmpada de 100 W acesa durante 3 horas e meia ou deixar a televiso ligada por trs horas. A indstria do alumnio economiza energia necessria para gerar cerca de 7.5 quilowatt/hora de eletricidade. Alm disso, o processo de reciclagem economiza etapas: a matria simplesmente derretida e moldada novamente, eliminando a extrao, refino e reduo. A reciclagem tambm poupa tempo e dinheiro. Derreter latas usadas de alumnio demora metade do tempo e tem 1/10 dos custos de minerao e refino do minrio, reduzindo a dependncia de importao de bauxita.

Fornecendo as latas para a reciclagem, a populao ajuda a completar o ciclo do alumnio; uma lata reciclada volta aos supermercados em cerca de 90 dias.

A reciclagem de latas tambm tem um importante papel social. Cria novos empregos em centros de reciclagem, empresas de alumnio, transporte e empresas que do suporte indstria do alumnio.

2 COBRE
O Cobre e suas ligas so o terceiro metal mais utilizado no mundo, perdendo apenas para os aos e para o alumnio e suas ligas. Suas principais caractersticas so a elevada condutividade eltrica e trmica, boa resistncia corroso e facilidade de fabricao, aliadas a elevadas resistncias mecnica e fadiga. Sua densidade de 8,94 g/cm, um pouco acima da do ao, e sua temperatura de fuso de 1083 C.

2.1 HISTRIA DO COBRE

O cobre foi o primeiro metal usado pelo homem. Acredita-se que por volta de 13.000 a.C. foi encontrado na superfcie da Terra em forma de "cobre nativo", o metal puro em seu estado metlico. Usado inicialmente como substituto da pedra como ferramenta de trabalho, armas e objeto de decorao, o cobre tornou-se, pela sua resistncia, uma descoberta fundamental na histria da evoluo humana.

Os historiadores concordam que as primeiras descobertas importantes do cobre deram-se na rea compreendida entre os rios Tigre e Eufrates, ao Norte do Golfo Prsico.

Nesta rea, considerada como o lugar da primeira civilizao do mundo, foram encontrados objetos de cobre de mais de 6.500 anos. Os Romanos designaram o cobre com o nome de "Aes Cyprium", o Metal de Cyprus, j que a Ilha de Cyprus ( Chipre ) foi uma das primeiras fontes do metal. Com o tempo, o nome se transformou em Cyprium e depois em Cuprum, originando o smbolo qumico "Cu".

Atravs dos sculos, o cobre foi identificado pelo smbolo, que uma forma modificada do antigo hierglifo usado plos antigos egpcios para representar a vida eterna.

O fato de se ter encontrado objetos de cobre to antigos em diversos lugares do mundo prova das propriedades nicas do metal: durabilidade, resistncia corroso maleabilidade, ductilidade e fcil manejo. Apesar de sua antiguidade, o Cobre se manteve aliado aos metais

mais novos, um papel predominante na evoluo da humanidade, sendo utilizado em todas as fases das revolues tecnolgicas pelas quais o ser humano j passou.

As minas de cobre mais importantes do mundo esto localizadas no Chile, Estados Unidos, Canad, Rssia e Zmbia.

Em 1874, foi descoberta a mina Caraba, no serto da Bahia. Somente aps 70 anos que foram iniciados os trabalhos de prospeco. Em 1969, 25 anos mais tarde, o empresariado brasileiro, sob a liderana do Grupo Pignatari, estabeleceu uma planta de metalurgia em Dias D'vila, Bahia, para a produo de cobre eletroltico.

No incio da dcada de 80, a Caraba comeou a produzir cobre eletroltico e, no final da dcada, em 1988, ocorreu o desmembramento entre a mina e a planta de metalurgia, com a privatizao desta ltima, que adotou o nome de Caraba Metais.

2.2 O CICLO INDUSTRIAL DO COBRE

As minas de cobre so classificadas de acordo com o sistema de explorao: Minas Cu Aberto so aquelas cujo mineral se encontra prximo da superfcie e Minas Subterrneas, aquelas em que o mineral se encontra em profundidade, necessitando de explosivos para sua extrao.

Da mina sai o minrio contendo de 1% a 2% de cobre. Depois de extrado, britado e modo, o minrio passa por clulas de flotao que separam a sua parte rica em cobre do material inerte e converte-se num concentrado, cujo teor mdio de cobre de 30%. Este concentrado fundido em um forno onde ocorre a oxidao do ferro e do enxofre, chegando-se a um produto intermedirio chamado matte, com 60% de cobre. O matte lquido passa por um conversor e, atravs de um processo de oxidao ( insufla oxignio para a purificao do metal ), transformado em cobre blister, com 98,5% de cobre, que contm ainda impurezas como resduos de enxofre, ferro e metais preciosos. O cobre blister, ainda no estado lquido, passa por processo de refino e, ao seu final, moldado, chegando ao nodo com 99,5% de cobre.

Aps resfriados, os nodos so colocados em clulas de eletrlise. So ento intercalados por finas chapas de cobre eletroltico, denominadas chapas de partida.Aplicando-se u ma corrente eltrica, o cobre se separa do nodo e viaja atravs do eletrlito at depositar-se nas placas iniciadoras, constituindo-se o catodo de cobre, com pureza superior a 99,99%.

Este ctodo moldado em suas diferentes formas comerciais para, posteriormente, ser processado e transformado em fios, barras e perfis, chapas, tiras, tubos e outras aplicaes da indstria.

Normalmente, o produto final originrio dos produtores de cobre (mineiros), so os catodos refinados e os vergalhes de cobre, cuja produo vendida quase que inteiramente para a indstria de transformao do cobre. J esta indstria, processa o catodo ou o vergalho e, atravs de processos de laminao, extruso, forjagem, fundio e metalurgia do p, obtm uma larga variedade de produtos tais como fios e cabos eltricos, chapas, tiras, tubos e barras

que so usados principalmente na indstria da construo civil, eletro-eletrnica, automobilstica e outras.

Os minerais de cobre podem dividir-se em trs grupos distintos. Os minerais primrios, que esto depositados a grande profundidade e tm origem gnea, de que so exemplo a bornite (Cu5FeS4) , calcopirite (CuFeS2), enargite (Cu3As5S4) e outros. O segundo grupo composto por minerais de cobre oxidado resultantes da eroso de sulfuretos de cobre. Neste grupo destacam-se os minerais cuprite (Cu2O), malaquite (CuCO3.Cu(OH)2), azurite (2CuCO3.Cu(OH)2) e crisocola (CuSiO3.2H2O). O terceiro grupo constitudo por minerais resultantes da eroso de sulfuretos de cobre, tais como a calcocite (Cu2S) e a covelite (CuS). Os minerais com maior interesse comercial so a calcocite (Cu2S), que possui 79,8 % de cobre, e a calcopirite (CuFeS2) com 34,5 %. Minerais como enargite ou outros sulfuretos podem viabilizar a explorao que usualmente se faz em mina aberta. A minagem em profundidade menos comum, na extraco de cobre, devido aos seus elevados encargos.

2.3 PROPRIEDADES BSICAS

O cobre um elemento metlico com nmero atmico 29 e peso atmico de 63,57. O seu smbolo qumico Cu, e suas valncias so +1 e +2.

No magntico e pode ser utilizado puro ou em ligas com outros metais que lhe conferem excelentes propriedades qumicas e fsicas.

Densidade: 8,96 g / cm3 ( 20C ) Ponto de fuso: 1083C Ponto de ebulio: 2595C Coeficiente de dilatao trmica linear: 16,5 x 10 - 6 cm/cm/C ( 20C) Resistividade eltrica: 1,673 x 10 -6 ohm.cm (20C)

Condutividade eltrica: 101 % IACS 20 C Calor latente de fuso: 50,6 cal/g Calor especfico: 0,0912 cal/g/C (20C)

2.4 O COBRE E SUAS LIGAS

O cobre normalmente usado em sua forma pura, mas tambm pode ser combinado com outros metais para produzir uma enorme variedade de ligas. Cada elemento adicionado ao cobre permite obter ligas com diferentes caractersticas usinabilidade ou at para obter uma cor especial para combinar com certas aplicaes.

Existem vrios tipos de liga de cobre. Os elementos de liga so adicionados ao cobre com o intuito de melhorar sua resistncia mecnica, sua ductilidade, a usinabilidade, sua estabilidade trmica sem causar prejuzos formabilidade, sua condutividade eltrica e trmica, sua resistncia corroso caractersticos do cobre, ou at mesmo para obter uma cor especial para combinar com certas aplicaes. As ligas de cobre apresentam excelente ductilidade a quente e a frio, ainda que um pouco inferiores s do metal puro. As grandes ligas de cobre so divididas nos grandes grupos listados abaixo:

Cobre e Zinco Esta combinao pertence ao grupo dos lates e o contedo de zinco varia de 5% a 45%. Esta liga utilizada em moedas, medalhas, bijuterias, radiadores de automvel, ferragens, cartuchos, diversos componentes estampados e conformados etc.

Cobre e Estanho A combinao destes metais forma o grupo dos bronzes e o contedo de estanho pode chegar a 20%. utilizado em tubos flexveis, torneiras, varetas de soldagem, vlvulas, buchas, engrenagens etc.

Cobre e Alumnio Esta liga normalmente contm mais de 10% de alumnio. utilizada em peas para embarcaes, trocadores de calor, evaporadores, solues cidas ou salinas etc.

Cobre e Nquel Esta liga conhecida como cupronquel e o contedo de nquel pode variar de 10% a 30%. utilizada em cultivos marinhos, moedas, bijuterias, armaes de lentes etc. As ligas que

normalmente contm entre 45% a 70% de cobre, e de 10% a 18% de nquel, sendo o restante constitudo por zinco, recebem o nome de alpacas. Por sua colorao, estas ligas so facilmente confundidas com a prata. So utilizadas em chaves, equipamentos de telecomunicaes, decorao, relojoaria, componentes de aparelhos ticos e fotogrficos etc.

Cobre e Ouro O ouro 18 quilates: mistura de 75% de ouro e 25% de cobre (a quantidade de ouro na liga indicada em quilates: o ouro puro o ouro 24 quilates, portanto, quanto mais baixo for o nmero de quilates, menor ser a quantidade de ouro).

2.5 PRINCIPAIS ATRIBUTOS DO COBRE NA CONDUO DE ENERGIA

O cobre o mais eficiente, resistente e confivel metal para ser utilizado em condutores eltricos. Veja o porqu:

O Cobre o Padro de Condutibilidade Em 1913, a Comisso Internacional de Eletrotcnica adotou a condutibilidade do cobre como padro, definindo-a como sendo 100% para cobre recozido (IACS). Isto significa que o cobre proporciona uma maior capacidade de conduzir corrente eltrica para um mesmo dimetro de fio ou cabo do que qualquer outro metal de engenharia usualmente empregado como condutor eltrico.

Cabos eltricos de cobre requerem menor isolao e eletrodutos de menor dimetro quando comparados com cabos de alumnio. O alumnio possui menor condutibilidade eltrica, necessitando, portanto, de cabos de maior dimetro quando comparados com o cobre para conduzir a mesma corrente. Este o motivo pelo qual num dado eletroduto possvel instalar uma maior quantidade de fios ou cabos de cobre comparados com o alumnio. Alm disso, o cobre tambm proporciona uma condutividade trmica superior (60% superior ao alumnio), o que leva a uma economia de energia e facilita a dissipao de calor.

O Cobre Compatvel com Conectores e Outros Dispositivos Resistncia mecnica, flexibilidade e resistncia corroso tornam o cobre ideal para ligaes a conectores, realizao de soldas etc.

O Cobre Possui Resistncia e Ductilidade Esta nica combinao faz do cobre o metal ideal para condutores. Normalmente quanto mais resistente um metal, menos flexibilidade ele ter. Isto no ocorre com o cobre. Assim voc ter as vantagens de durabilidade e ductilidade quando especificar o cobre como material condutor.

O Cobre Fcil de Instalar A resistncia, dureza e flexibilidade do condutor de cobre assegura ao mesmo tempo facilidade de manuseio e instalao, reduzindo assim os custos de mo de obra associados. Quando voc puxa um condutor de cobre atravs de um eletroduto, ele resiste ao estiramento e no quebra. Podemos dobr-lo ou torc-lo, e ele ainda resiste quebra.

O Cobre Resiste Corroso O cobre puro (>99,9% de cobre), usado em condutores eltricos, um metal nobre que quando em contato com outros metais (ferro, ao etc.) no est sujeito corroso galvnica. Os fios de cobre tambm resistem corroso por umidade, poluio industrial e outras influncias atmosfricas que possam causar danos ao sistema.

O Cobre Atende s Especificaes Anos de confiabilidade e performance fazem do cobre o padro para o uso em condutores eltricos, atendendo a todas s especificaes praticadas nos mais diferentes pases.

O Cobre Econmico Numa primeira avaliao, o condutor de alumnio algumas vezes mais barato que o condutor de cobre, mas economia no medida somente pelo custo inicial de aquisio. O custo ao longo do tempo, que inclui ferramentas extras de instalao, procedimentos, materiais, servios, reparos e potencial para expanso do sistema, deve ser tambm avaliado. Estes custos normalmente so esquecidos numa primeira avaliao. Ento considere todas as questes envolvidas e voc descobrir que o cobre o condutor mais econmico.

Com fios e cabos de cobre voc obtm:


capacidade de corrente superior com menos sees. fcil instalao, no necessita de conectores especiais, ferramentas, procedimentos etc. maior quantidade de fios por eletroduto.

elevada resistncia ao estiramento, ao creep, corroso, quebra e diminuio de seo do condutor.

ausncia de manuteno. extra proteo contra possveis problemas durante a operao do sistema.

2.6 RECICLAGEM

Durante milhares de anos, o cobre e suas ligas foram reciclados. Isto tem sido uma prtica econmica normal. Dizia-se que uma as maravilhas do mundo, o Colosso de Rhodes, uma esttua que se estendia ao longo da entrada do porto de Rhodes, era feita de cobre. No restou nenhum vestgio do monumento, uma vez que ele foi reciclado para a confeco de outros objetos.

Na Idade Mdia, aps o trmino da guerra era comum a fuso de canhes de bronze para a manufatura de objetos mais teis, e, em tempos de combate, at os sinos das igrejas eram utilizados na manufatura de canhes. Toda a indstria do cobre e de suas ligas depende da reciclagem econmica de sucata e refugos. Existe uma linha extensa de produtos base de cobre que se destina a uma grande variedade de aplicaes.

Sucata de Cobre O uso comercial habitual para o cobre puro se refere a aplicaes mais delicadas, tais como a produo de fios destinados a aplicaes eltricas. essencial que a pureza seja mantida para garantir a alta condutividade, capacidade de recozimento consistente e que no haja quebras durante a produo do vergalho e subseqente manufatura do fio. As superfcies no podem ter falhas, conseqentemente, o fio de cobre deve ter uma qualidade de superfcie excelente.

Cobre primrio da melhor qualidade utilizado na produo do vergalho para essa finalidade. A sucata obtida em processos de reciclagem no contaminados e outros tipos de sucata que foram recuperadas eletroliticamente tambm podem ser utilizadas. Alm do uso na eletricidade, o cobre tambm utilizado para fabricar uma grande quantidade de tubos, chapas para cobertura de telhado, trocadores de calor etc.

Nesses casos, no necessrio um alto grau de condutibilidade eltrica e os outros requisitos de qualidade no so to onerosos. O cobre secundrio pode ser utilizado na produo desses materiais, embora dentro de um limite estipulado para impurezas.

Cobre de boa qualidade e com alta condutibilidade pode ser reciclado pela simples fuso e inspeo antes da fundio,seja para o formato final ou para fabricao posterior. Entretanto, esse processo s vlido para sucatas obtidas em ambientes de manuseio exclusivo de cobre. Quando o cobre se contaminar e for necessrio o seu novo refino, normalmente ser necessrio derret-lo e fund-lo no formato de anodo para que seja purificado eletroliticamente.

Se, no entanto, o nvel de impurezas no anodo for significativo, pouco provvel que o catodo produzido v atender aos altos padres exigidos para o cobre 'A', utilizado na fabricao de fios e cabos eltricos.

Sucata de Lato A reciclagem da sucata de lato essencial para a indstria. O lato para extruso e estampagem a quente normalmente obtido a partir da fuso de sucata com composio similar e corrigido pela adio de cobre virgem ou zinco, conforme o caso, para atender s especificaes antes de vert-lo.

A presena de outros materiais no lato, como o chumbo, freqentemente necessria para melhorar a sua usinagem,de forma que esses elementos so em geral aceitveis.

A sucata de lato, originada nas operaes de usinagem, pode ser fundida economicamente mas deve ser isenta de excesso de lubrificantes, especialmente daqueles que contm compostos orgnicos que causam fumaa, inaceitvel durante o processo de fuso.

Quando o lato fundido de novo, existe normalmente alguma evaporao do zinco mais voltil. Isso compensado no lquido para corrigir a especificao. O lato que ser manufaturado no formato de chapas e tiras deve ser consideravelmente livre de impurezas a fim de manter a ductibilidade quando resfriado. Ele pode ser enrolado, repuxado, estampado, rebitado ou sofrer qualquer outra forma de moldagem a frio. normal, portanto, fabric-lo a

partir do cobre virgem ou zinco, preponderantemente em conjunto com sucata processada a partir de um mtodo limpo, cuidadosamente triado e identificado.

Sucata de Bronze Ligas de cobre como bronzes fosforosos, bronzes duros, bronzes com chumbo e bronzes com alumnio so normalmente elaboradas segundo padres rgidos, a fim de garantir a qualidade para aplicaes especficas. Elas so feitas a partir de lingotes de composio garantida em conjunto com sucata de composio idntica, obtida em processo de separao criteriosa. Nos casos em que a sucata for misturada ou tiver composio indefinida, ela primeiramente dissolvida por um fabricante de lingotes e analisada a fim de que a composio seja corrigida para os padres da liga.

Quando o cobre e sucatas de ligas de cobre estiverem muito contaminados e imprprios para a simples fuso, eles podem ser reciclados por outros meios para a recuperao do cobre, seja como metal ou para obteno dos vrios compostos essenciais para aplicaes industriais e na agricultura.

2.6.1 Consideraes Ambientais O cobre um micro elemento essencial e necessrio ao desenvolvimento saudvel da maioria das plantas, animais e seres humanos. Outros metais associados s ligas de cobre no so encontrados geralmente em estados considerados perigosos. No entanto, quando ocorrer gerao de fumaa, por exemplo no derretimento ou soldagem, pode ser necessria a utilizao de equipamentos de extrao de fumaa.

O berlio utilizado, algumas vezes, como o elemento para se fazer uma das ligas mais resistentes que se conhece, de valor inestimvel na produo de molas para usos pesados.

Quando em liga com cobre e em estado slido, ele no apresenta risco sade. No entanto, quando presente na atmosfera, o berlio pode ocasionar males sade e deve ser controlado.

2.6.2 Valor do produto

Um produto de alta qualidade pode ser obtido se a sucata for de cobre puro e no estiver contaminada por nada indesejvel. Da mesma forma, se a sucata for proveniente de somente uma formulao de liga, mais fcil derret-la e obter um produto de boa qualidade, embora possa haver necessidade de alguma correo na composio durante a fuso.

Neste processo, se a sucata for misturada, contaminada ou tiver outros elementos, como solda, ser mais difcil ajustar a composio para dentro dos limites especificados. Nos casos em que o chumbo ou estanho estiverem presentes, normalmente ser possvel corrigir a composio com a adio de mais chumbo ou estanho para fazer bronze com chumbo. No caso de sucatas contaminadas com elementos indesejveis, estes podem ser diludos durante a fuso, de forma que o nvel de impurezas fique dentro das especificaes. Todas essas tcnicas preservam bastante o valor da sucata.

2.6.3 Sistema de classificao

O sistema de classificao unificado do UNS divide o cobre em dois tipos: ligas trabalhadas e ligas fundidas. LIGAS TRABALHADAS

LIGAS FUNDIDAS

2.7 APLICAES

O Cobre e suas ligas encontram aplicaes nos mais diversos setores:


Construo civil: tubos e conexes, conduo de energia, entre outros; Agropecuria (como sulfato de cobre): controle de fungos, correo de solos, estimulante de crescimento de animais, entre outros;

Barras Elaminadas; Eltrica, automobilstica; Arquitetura: coberturas, peas ornamentais, esculturas, portas janelas, calhas, entre outros;

Eletro-eletrnica; Mecnica; Industria Quimica: reagentes, equipamentos, entre outros; Objetos decorativos; Blica; Minerao; Construo naval e explorao petrolfera.

2.8 ISTOPOS

Na natureza so encontrados dois istopos estveis: Cu-63 e Cu-65, sendo o mais leve o mais abundante ( 69,17% ). Se tem caracterizado 25 istopos radioativos, sendo os mais estveis o Cu-67, Cu-64 e Cu-61 com vidas mdias de 61,83 horas, 12,7 horas e 3,333 horas respectivamente. Os demais radioistopos, com massas atmicas desde 54,966 (Cu-55) a 78,955 (Cu-79), tm vidas mdias inferiores a 23,7 minutos, e a maioria no alcanam os 30 segundos. O cobre apresenta, ainda, 2 estados metaestveis.

Os istopos mais leves que o Cu-63 estvel se desintegram principalmente por captura eletrnica originando istopos de nquel, os mais pesados que o istopo Cu-65 estvel se desintegram por emisso beta dando lugar a istopos de zinco. O istopo Cu-64 se desintegra dos dois modos, por captura eletrnica ( 69% ) e os demais por desintegrao beta.

3 ZINCO
O zinco um metal de cor branco-azulada, forma cristalina hexagonal compacta. O zinco (do alemo Zink) um elemento qumico de smbolo Zn, nmero atmico 30 (30 prtons e 30 eltrons) com massa atmica 65,4 uma. temperatura ambiente, o zinco encontra-se no estado slido. Est situado no grupo 12 (2 B) da Classificao Peridica dos Elementos.

As ligas metlicas de zinco tm sido utilizadas durante sculos - peas de lato datadas de 1000-1400 a.C. foram encontrados na Palestina , e outros objetos com at 87% de zinco foram achados na antiga regio da Transilvnia. A principal aplicao do zinco - cerca de 50% do consumo anual - na galvanizao do ao ou ferro para proteg-los da corroso, isto , o zinco utilizado como metal de sacrifcio (tornando-se o nodo de uma clula, ou seja, somente ele se oxidar). Ele tambm pode ser usado em protetores solares, em forma de xido, pois tem a capacidade de barrar a radiao solar.

O zinco um elemento qumico essencial para a vida: intervm no metabolismo de protenas e cidos nucleicos, estimula a atividade de mais de 100 enzimas, colabora no bom funcionamento do sistema imunolgico, necessrio para cicatrizao dos ferimentos, intervm nas percepes do sabor e olfato e na sntese do ADN. Foi descoberto pelo alemo Andreas Marggraf em 1746.

O zinco encontrado em todo o meio ambiente (ar, gua e solo). No corpo humano, que contm de 2 a 3 gramas de zinco, ele essencial para o bom funcionamento dos sistemas imunolgico, digestivo e nervoso, pelo crescimento, controle do diabetes e os sentidos do gosto e do olfato. Mais de 300 enzimas no corpo humano necessitam do zinco para o seu correto metabolismo. O zinco caracteriza-se pela sua alta resistncia corroso, o que permite o seu emprego como revestimento protetor de vrios produtos. Sua grande facilidade de combinao com outros metais permite o seu uso na fabricao de ligas, principalmente os lates e bronzes (ligas cobre-zinco) e as ligas Zamac (zinco-alumnio-magnsio). Seu baixo ponto de fuso facilita a moldagem em peas injetadas e centrifugadas. Seu baixo ponto de ebulio facilita a sua extrao e refino e, por ser bastante malevel entre 100 e 150C, pode ser laminado em chapas e estirado em fios.

3.1 HISTRIA

As ligas metlicas de zinco foram utilizadas durante sculos - peas de lato datadas de 10001400 a.C. foram encontrados na Palestina , e outros objetos com at 87% de zinco foram achados na antiga regio da Transilvnia - devido ao seu baixo ponto de fuso e reatividade qumica o metal tende a evaporar-se, motivo pelo qual a verdadeira natureza do zinco no foi compreendida pelos antigos.

Se sabe que a fabricao do lato era conhecida pelos romanos desde 30 a.C. Plinio e Dioscrides descrevem a obteno de aurichalcum ( lato ) pelo aquecimento num cadinho de uma mistura de cadmia ( calamina ) com cobre. O lato obtido posteriormente fundido ou forjado para fabricar objetos.

A fuso e extrao de zinco impuro j era efetuda no ano 1.000 na ndia - na obra Rasarnava (c. 1200) de autor desconhecido o procedimento foi descrito - e posteriormente na China. Em 1597 Andreas Libavius descreve uma peculiar classe de estanho que havia sido preparada na ndia que tinha recebido em pequenas quantidades atravs de um amigo; deduziu que se tratava do zinco mesmo no chegando a reconhec-lo como o metal procedente da calamina.

No ocidente, em 1248, Alberto Magno descreve a fabricao do lato na Europa. No sculo XVI j se conhecia a existncia do metal. Agrcola observou em 1546 que formava-se um metal branco prateado condensado nas paredes dos fornos nos quais se fundiam minerais de zinco, adicionando em sua notas que um metal similar denominado zincum era produzido na Silsia. Paracelso foi o primeiro a sugerir que o zincum era um novo metal e que suas propriedades diferiam dos metais conhecidos, sem dar nenhuma indicao sobre a sua origem; nos escritos de Baslio Valentino so encontrados tambm menes sobre o zincum. Em tratados posteriores so frequentes as referncias ao zinco, com diferentes nomes, se referindo geralmente ao mineral e no ao metal livre, e muitas vezes confundido com o bismuto.

Johann Kunkel em 1677 e pouco mais tarde Stahl em 1702 indicam que ao preparar o lato com o cobre e a calamina, esta ltima se reduz previamente em zinco livre, que foi isolado posteriormente pelo qumico Anton von Swab em 1742 e por Andreas Marggraf em 1746, cujo exaustivo e metdico trabalho Sobre o mtodo de extrao do zinco de um mineral

verdadeiro, a calamina sedimentou a metalurgia do zinco e sua reputao como descobridor do metal.

Em 1743 foi fundado em Bristol o primeiro estabelecimento para a fundio do metal em escala industrial, porm, o procedimento ficou em segredo. Setenta anos depois Daniel Dony desenvolveu um procedimento industrial para a extrao do metal, construindo-se a primeira fbrica no continente Europeu.

Aps o desenvolvimento da tcnica de flotao do sulfeto de zinco se desprezou a calamina como fonte principal de obteno do zinco. O mtodo de flotao, atualmente, empregado para a obteno de vrios metais.

3.2 CARACTERSTICAS PRINCIPAIS

O Zinco apresenta densidade de 7,13 g/cm3 , ponto de fuso de 419 C e forma cristalina hexagonal compacta. Possui alta resistncia corroso, graas produo de um xido protetor temperatura ambiente. bastante malevel entre 100 e 150 C, podendo ser laminado em chapas e estirado em fios. Apresenta pouca resistncia ao ataque de cidos usuais e de soda. O zinco pode ser encontrado na forma de placas, lingotes, chapas, gros e p.

Uma das principais qualidades do zinco seu alto grau de resistncia corroso nos mais variados ambientes atmosfricos. Imune a agentes como umidade, acidez, maresia, entre outros, o Zinco utilizado como proteo na superfcie de peas metlicas (ao e ferro fundido).

Os processos de revestimentos podem variar, mas o mais utilizado o de galvanizao por imerso a quente. Por conta da formao de pelculas estveis de xido, o revestimento adquire propriedade de proteo contra a corroso e tambm protege catodicamente o substrato de ao quando ocorre descontinuidade do revestimento, pois mais eletronegativo que o ao.

A adio de alumnio e outros elementos, associado ao baixo ponto de fuso, forma a liga Zamac, geralmente utilizada no processo de fundio sob presso.

Quando elevado a temperaturas superiores a 100C, o zinco pode ser facilmente moldado mecanicamente (laminado ou extrudado), pois possui alta ductilidade.

Uma das suas principais funes na indstria na forma de camada protetiva para peas e equipamentos de ao, constituindo o chamado ao galvanizado. Alm disso, muito utilizado em baterias, pigmentos, pinturas orgnicas e inorgnicas, como agente redutor em processos qumicos e como aditivo na produo de produtos de borracha.

O zinco um metal, s vezes classificado como metal de transio ainda que estritamente no seja, apresenta semelhanas com o magnsio e o berlio alm dos metais do seu grupo. Este elemento pouco abundante na crosta terrestre, porm pode ser obtido com facilidade.

um metal de colorao branca azulada que arde no ar com chama verde azulada. O ar seco no o ataca, porm, na presena de umidade, forma uma capa superficial de xido ou carbonato bsico que isola o metal e o protege da corroso. Praticamente o nico estado de oxidao que apresenta 2+. Reage com cidos no oxidantes passando para o estado de oxidao 2+ e liberando hidrognio, e pode dissolver-se em bases e cido actico.

O metal apresenta uma grande resistncia deformao plstica a frio que diminui com o aquecimento, obrigando a lamin-lo acima dos 100 C.

O zinco empregado na fabricao de ligas metlicas como o lato e o bronze, alm de ser utilizado na produo de telhas e calhas residenciais. O zinco , ainda, utilizado como metal de sacrifcio para preservar o ferro da corroso em algumas estruturas, na produo de pilhas secas e como pigmento em tinta de colorao branca.

3.3 CLASSIFICAO

O zinco classificado duas grandes famlias: zinco primrio e zinco secundrio. O zinco

primrio representa 80% da produo atual, e o seu principal processo de produo o eletroltico, que consiste na dissoluo do xido ustulado em cido sulfrico, seguido de um processo de eletrlise, na qual o eletrlito, rico em zinco, entra em clulas eletrolticas com nodos de ligas de chumbo e ctodos de alumnio. O zinco se deposita neste ltimo, sendo periodicamente retirado para posterior fuso e transformao em placas.

Lingotes de zinco primrio

O zinco secundrio, por sua vez, reciclado e representa 20% do total atualmente produzido.

3.4 PAPEL BIOLGICO

Telhado de zinco.

O zinco um elemento qumico essencial para o corpo humano: intervm no metabolismo de protenas e cidos nucleicos, estimula a atividade de mais de 100 enzimas, colabora no bom funcionamento do sistema imunolgico, necessrio para cicatrizao dos ferimentos, nas percepes do sabor e olfato e na sntese do DNA. O metal encontrado na insulina, nas protenas dedo de zinco (zinc finger) e em diversas enzimas como a superxido dismutase.

O zinco encontrado em diversos alimentos como nas ostras, carnes vermelhas, aves, alguns pescados, mariscos, favas e nozes. A ingesto diria recomendada de zinco em torno de 10 mg, menor para bebs, crianas e adolescentes (devido ao menor peso corporal), e algo maior para as mulheres grvidas e durante o aleitamento.

A deficincia de zinco pode produzir retardamento no crescimento, perda de cabelo, diarreias, impotncia sexual e imaturidade sexual nos adolescentes, apatia, cansao e depresso, leses oculares e de pele, inclusive acne, unhas quebradias, amnsia, perda de apetite, perda de peso e problemas de crescimento, aumento do tempo de cicatrizao de ferimentos e anomalias no sentido do olfato. As causas que podem provocar uma deficincia de zinco so a insuficiente quantidade na dieta alimentar e a dificuldade na absoro do mineral que pode ocorrer em casos de alcoolismo, quando eliminado pela urina ou, ainda, devido excessiva eliminao por causa de desordens digestivas.

O excesso de zinco tem-se associado com baixos nveis de cobre, alteraes na funo do ferro, diminuio da funo imunolgica e dos nveis de colesterol bom.

um dado adquirido que o zinco desempenha um papel vital no desenvolvimento animal. Uma dieta rica em zinco diminui o risco de hemorragias e melhora a cicatrizao das feridas. Na agricultura, o zinco usado como suplemento nutritivo para promover o crescimento das plantas. Embora o elemento no seja considerado txico, existem certos sais de zinco cuja ingesto provoca nuseas e diarreia. A inalao de xido de zinco pode provocar leses nos pulmes e, de um modo geral, em todo o sistema respiratrio.

3.5 OBTENO

O zinco o 23 elemento mais abundante na crosta terrestre. As jazidas mais ricas contm cerca de 10% de ferro e entre 40% e 50% de zinco. Os minerais dos quais se extrai o zinco so: esfalerita e blenda (sulfetos), smithsonita (carbonato), hemimorfita (silicato) e franklinita (xido).

As reservas mundiais cuja explorao economicamente vivel ultrapassa a casa dos 220 milhes de toneladas, a maior parte nos Estados Unidos , Austrlia, China e Cazaquisto. As reservas mundiais (incluindo aquelas cuja extrao atualmente no vivel) so estimadas em 2000 milhes de toneladas.

A produo mundial foi em 2003, segundo dados da Agncia de Prospeco Geolgica dos Estados Unidos (US Geological Survey) de 8,5 milhes de toneladas, liderada pela China com 20% e Austrlia com 19%. Estima-se que um tero do zinco consumido reciclado.

A produo do zinco comea com a extrao do mineral que pode ser realizada tanto a cu aberto como em jazidas subterrneas. Os minerais extrados so triturados e, posteriormente, submetidos a um processo denominado flotao para a obteno do mineral concentrado.

Os minerais com altos teores de ferro so tratados por via seca. O concentrado queimado (calcinao) para transformar o sulfeto em xido, que recebe a denominao de calcina. O xido obtido reduzido com carbono produzindo o metal (o agente redutor na prtica o monxido de carbono formado).

As reaes por etapas so: Por via mida o minrio calcinado (queimado) para a obteno do xido, posteriormente lixiviado com cido sulfrico diludo. A lixvia obtida purificada para a separao dos diferentes componentes, principalmente o sulfato de zinco. O sulfato submetido a um processo de eletrlise com nodo de chumbo e ctodo de alumnio, sobre o qual se deposita o zinco, formando placas de alguns milmetros. O zinco obtido fundido e lingotado para sua comercializao.

Como subprodutos, diferentes metais so obtidos, como mercrio, cdmio, ouro, prata, cobre e chumbo, em funo da composio dos minerais. O dixido de enxofre obtido na calcinao usado para produzir o cido sulfrico utilizado na lixiviao. O excedente comercializado. Os tipos de zinco obtidos se classificam segundo a norma ASTM em funo da sua pureza:

SHG, Special High Grade (99,99%) HG, High Grade (99,90%) PWG Prime Western Grade (98%)

A norma EN 1179 considera cinco nveis (Z1 a Z5) com teores de zinco entre 99,995% e 98,5%, existindo normas equivalentes no Japo e Austrlia. Para harmonizar todas as normas a ISO publicou em 2004 a norma ISO 752 regulando a classificao e requisitos necessrios em relao ao zinco.

3.6 LIGAS METLICAS

As ligas metlicas mais empregadas so as de alumnio (3,5-4,5%, Zamak; 11-13%, Zn-AlCu-Mg; 22%, Prestal , liga que apresenta superplasticidade) e cobre (aproximadamente 1%)

que melhora as caractersticas mecnicas do zinco e sua aptido ao molde.

componente minoritrio em diversas ligas, principalmente de cobre como lates (3 a 45% de zinco) , alpacas (Cu-Ni-Zn) e bronzes ( u-Sn ) de molde.

3.7 COMPOSTOS

O xido de zinco o mais conhecido e utilizado industrialmente, especialmente como base de pigmentos brancos para pintura, tambm na indstria de borracha e em protetores solares. Outros compostos importantes so o cloreto de zinco (desodorantes) e sulfeto de zinco (pinturas luminescentes). A quarta parte, aproximadamente, do zinco consumido na forma de compostos.

3.8 ISTOPOS

O zinco existente na natureza formado por quatro istopos estveis, Zinco-64 (48,6%), Zinco-66, Zinco-67, e Zinco-68. Se tem caracterizado 22 radioistopos sendo os mais estveis Zinco-65 e Zinco-72 com meia-vida de 244,26 dias e 46,5 horas, respectivamente. Os demais istopos radiativos apresentam meias-vidas menores que 14 horas, e a maioria menores que um segundo. O zinco tem quatro estados metaestveis.

3.9 PRECAUES

O zinco metlico no considerado txico, porm alguns de seus compostos, como o xido e o sulfeto, so nocivos.

Na dcada de 40 observou-se que na superfcie do ao galvanizado formava-se com o tempo pelos de zinco (zinc whiskers) que liberados ao ambiente provocavam curtos-circuitos e falhas em componentes eletrnicos. Estes pelos se formam aps um perodo de incubao que pode durar dias ou anos, e crescem num ritmo da ordem de 1 mm por ano.

3.10 APLICAES

O zinco dividido em cinco grandes reas de aplicao: Revestimentos e nodos para proteo anti-corroso de ferros e aos; Ligas fundidas base de Zinco;

Elemento de liga para ligas de cobre, alumnio, magnsio e outros; Ligas trabalhadas de zinco; Produtos qumicos.

Pea de ao galvanizado

4 ESTANHO
um elemento qumico com o smbolo Sn (para Amrica: stannum) e nmero atmico 50. um metal do grupo 14 da tabela peridica. Tin mostra semelhana qumica de ambos os grupos vizinhos com 14 elementos, germnio tem dois possveis estados de oxidao, 2 e 4 um pouco mais estvel. O estanho o elemento mais abundante 49 e tem, 10 istopos estveis, o maior nmero de istopos estveis na tabela peridica. O estanho obtido

principalmente do mineral cassiterita, onde ocorre como dixido de estanho, SnO 2. Este prateado, malevel de metal pobre no facilmente oxidado no ar e usado para revestimento de metais para evitar corroso. A primeira liga utilizada em larga escala desde 3000 Ac., foi bronze, uma liga de estanho e cobre. Depois de 600 aC. O estanho puro metlico foi produzido. Pewter, que uma liga de estanho 85-90% com o restante comumente composta de cobre, antimnio e chumbo, foi usado para talheres da Idade do Bronze at o sculo 20. Nos tempos modernos o estanho usado em ligas de muitos, principalmente de estanho / chumbo macio soldas, geralmente contendo 60% ou mais de estanho. Outra grande aplicao para o estanho resistente corroso, revestimento de estanho no ao. Devido sua baixa toxicidade, o metal galvanizado tambm usado para embalagens de alimentos, dando o nome para latas , que so feitos principalmente de ao.

4.1 HISTRIA 4.1.1 Antiguidade O inicio da extrao de estanho e de seu uso pode ser datada do incio da Idade do Bronze por volta de 3000 aC., quando foi observado que os objetos de cobre formado por polimetlicos minrios com teores de metais diferentes tinham diferentes propriedades fsicas. Os primeiros objetos de bronze tinham estanho ou arsnico, contedo de menos de 2%. Logo se descobriu que a adio de estanho ao cobre ou arsnico aumentou sua dureza, o que revolucionou tcnicas de trabalhar metais e trouxe a humanidade da Idade do Cobre ou Calcoltico Idade do Bronze por volta de 3000 aC. A explorao de estanho precoce parece ter sido centrada em depsitos de cassiterita.

A primeira evidncia do uso de estanho para fazer bronze aparece no Oriente Prximo aos Blcs por volta de 3000 aC. Ainda no est claro quanto ao local onde os primeiros estanhos foram extrados, como os depsitos de estanho so muito raros a evidncia de minerao precoce escasso. O distrito mais antigo da minerao na Europa parece estar localizada em Erzgebirge , na fronteira entre Alemanha e Repblica Checa e datada de 2500 aC. L o estanho foi negociado para o norte do Mar Bltico e do sul do Mediterrneo aps o Amber Road rota comercial.

O conhecimento de minerao de estanho se espalhou para outros europeus, distritos de minerao de estanho de Erzgebirge, da a evidncia de minerao de estanho comea a aparecer em Brittany , Devon e Cornwall , e na Pennsula Ibrica por volta de 2000 aC.

Estes depsitos viram uma maior explorao quando cairam sob Roman controle entre o sculo III aC e o sculo I dC. A demanda por estanho criou uma rede grande e prspera entre as culturas do Mediterrneo da poca clssica. At o perodo Medieval, os depsitos Iberia e da Alemanha perderam importncia e foram em grande parte esquecido, enquanto Devon e Cornwall comearam a dominar o mercado de estanho Europeu.

No Extremo Oriente, o cinturo que se estende do estanho na provncia de Yunnan na China para a Pennsula da Malsia comeou a ser explorado em algum momento entre o terceiro e o segundo milnio aC. Os depsitos na provncia de Yunnan, no foram minadas at por volta de 700 aC, mas pela dinastia Han havia se tornado a principal fonte de estanho na China de acordo com textos histricos dos Han, Jin , Tang , e Cano dinastias.

As outras regies do mundo desenvolveram indstrias de minerao de estanho muito mais tarde. Na frica, estanho foram extrado, fundidos e exportados entre os sculos 11 e 15, na Amrica a explorao de estanho comeou por volta de 1000 dC, e na Austrlia comeou com a chegada dos europeus no sculo 17.

4.1.2 Os tempos modernos Durante a Idade Mdia, e novamente no incio do sculo 19, Cornwall foi o grande produtor de estanho. Isso mudou depois de grandes quantidades de estanho ser encontradas na Bolvia.

Em 1931 os produtores de estanho fundaram o Comit Internacional Tin , seguido em 1956 pelo Conselho Internacional Tin , uma instituio para controlar o mercado de estanho. Aps o colapso do mercado em outubro de 1985 onde o preo do estanho caiu praticamente metade.

A Folha de estanho era um comum material de embalagem para alimentos e medicamentos; substitudo no incio do sculo 20 pelo uso de folha de alumnio , que agora comumente referido como papel de alumnio. Da o uso de um termo de gria " tinnie "ou" metlico "por um pequeno tubo para uso de uma droga como a maconha ou por uma lata de cerveja.

Hoje, a palavra "lata", muitas vezes mal usada como um termo genrico para qualquer metal prateado que vem em folhas. A maioria dos materiais cotidianos que so comumente

chamados de "lata", como folha de alumnio , latas de bebidas , construo e revestimento de papelo ondulado, so realmente feitas de ao ou alumnio , apesar de latas (latas de conserva) contm uma fina camada de estanho para inibir ferrugem. Da mesma forma, os chamados "tin brinquedos "so normalmente feitas de ao, e pode ter um revestimento de estanho para inibir a oxidao. O original Ford Modelo T era conhecido coloquialmente como "Tin Lizzy".

4.2 PROPRIEDADES E ESTADO NATURAL O estanho liga-se facilmente com quase todos os metais. Na natureza, pode ser encontrado em estado puro, mas geralmente extrado da cassiterita, em forma de xido estanoso, de frmula SnO2. No que se refere s caractersticas fsicas, o estanho um metal no-txico, mole e dctil, altamente fluido em estado lquido. O baixo ponto de fuso facilita seu uso como revestimento para proteger metais contra oxidao. Reage com cidos e bases fortes, mas relativamente inerte frente a solues neutras. A cor branco-prateada se mantm mesmo quando o estanho exposto intemprie, porque o metal forma uma fina pelcula de proteo ao reagir espontaneamente com o oxignio.

Existem duas formas alotrpicas (estruturas cristalinas distintas): estanho branco (forma beta) e estanho cinzento (forma alfa). A temperatura de transformao da forma beta em alfa de

13 C, mas a alterao estrutural s ocorre quando o metal de grande pureza. A transformao inversa se processa a baixa temperatura, mas pode ser evitada atravs da adio de pequenas quantidades de antimnio, bismuto, cobre, chumbo, prata ou ouro, normalmente presentes nas ligas com fins comerciais.

4.3 COMPOSTOS E QUMICA Na grande maioria dos seus compostos, o estanho tem o estado de oxidao II ou IV. 4.3.1 Os compostos inorgnicos Os halogenados so conhecidos por ambos os estados de oxidao. Para Sn (IV), todos os quatro haletos so bem conhecidos: SnF 4 , SnCl 4 , SnBr 4 e 4 SNI . Os trs membros mais pesados so compostos moleculares, enquanto que o tetrafluoreto polimrico. Todos os quatro so conhecidos por halogenetos de Sn (II) tambm: SnF 2 , SnCl 2 , SnBr 2 , e 2 SNI . Todos so slidos polimricos. Desses oito compostos, apenas os iodetos so coloridas.

O Tin cloreto de (II) (tambm conhecido como cloreto de estanho) o mais importante haleto de estanho em um sentido comercial. Ilustrando as rotas para tais compostos, o cloro reage com o metal estanho para dar SnCl 4 enquanto que a reao de cido clordrico e estanho d SnCl 2 e gs hidrognio. Alternativamente SnCl 4 e Sn se combinam para cloreto de estanho atravs de um processo chamado comproportionation : SnCl 4 + Sn 2 SnCl 2 Tin pode formar muitos xidos, sulfetos, e outros derivados calcogenetos. O dixido de SnO2 (cassiterita) forma-se quando o estanho aquecido na presena de ar . SnO2 anftero , o que significa que se dissolve em solues cidas e bsicas ambos. H tambm stannates com a estrutura [Sn (OH) 6] 2 -, como K 2 [Sn (OH) 6], embora o cido livre estanho H 2 [Sn (OH) 6] desconhecida. Os sulfetos de estanho existem em ambos os dois e quatro estados de oxidao: sulfeto de estanho (II) e estanho (IV) sulfeto ( ouro Mosaic ).

Bola-e-vara modelos da estrutura do slido de cloreto estanoso (SnCl 2).

4.3.2 Hidretos Stannane (SNH


4),

onde o estanho no estado de oxidao +4, instvel.

Hidretos

organoestnicos so mais bem conhecidas, por exemplo, tributilestanho hidreto (Sn (C 4 H 9) 3 H). 4.3.3 Compostos organoestnicos Compostos organoestnicos, stannanes chamados s vezes, so compostos qumicos com estanho-carbono. Dos compostos de estanho, os derivados orgnicos so os mais teis comercialmente. Alguns compostos organoestnicos so altamente txicos e tm sido usados como biocidas. O primeiro composto organoestnicos a ser relatado foi diethyltin diiodide (C
2

H 5) 2 SNI 2), relatado por Edward Frankland em 1849.

A maioria dos compostos organoestnicos so lquidos incolores ou slidos que so estveis ao ar e gua. Eles adotam a geometria tetradrica. Tetraalkyl e compostos tetraaryltin pode ser preparado usando reagentes de Grignard: SnCl 4 + 4 RMgBr R 4 Sn + 4 MgBrCl A mistura de halogeneto-alquilas, que so mais comuns e mais importante comercialmente do que os derivados tetraorgano, so preparados por reao de redistribuio: SnCl 4 + R 4 Sn 2 SnCl 2 R 2 Compostos organoestnicos bivalentes so incomuns, embora mais comum do que relacionados bivalentes organogermanium e organossilcio compostos. A maior estabilizao mostrada por Sn (II) atribudo ao " efeito par inerte ". Organoestnicos (II) compostos incluem tanto stannylenes (frmula: R
2

Sn, como visto para singlet carbenos ) e

distannylenes (R 4 Sn 2), que so aproximadamente equivalentes a alcenos . Ambas as classes apresentam reaes incomuns.

4.4 OCORRNCIA

Amostra de cassiterita, o principal minrio de estanho.

Mapa mostrando a sada de estanho em 2005. O Tin gerado atravs do longo processo de S- em estrelas de baixa massa mdia (com massas de 0,6 a 10 do que de dom). Ela surge via decaimento beta de istopos pesados de ndio.

O Tin no ocorre como o elemento nativo, mas deve ser extrado de vrios minrios. A cassiterita (SnO
2)

a nica fonte comercialmente importante de estanho, apesar de pequenas

quantidades de estanho serem recuperadas de complexo de sulfetos, como estanho, cilindrita, franckeite , canfieldita e teallite . Minerais com estanho so quase sempre associado a granito geralmente em um nvel de teor de 1% de xido de estanho.

Devido maior gravidade especfica de dixido de estanho, cerca de 80% do estanho extrado de depsitos secundrios encontrados a jusante das veias primrias. As formas mais

econmicas de minerao de estanho so atravs de dragagem, os mtodos hidrulicos ou de minerao a cu aberto. A maioria do estanho do mundo produzido a partir de placer depsitos, que podem conter to pouco quanto 0,015% de estanho.

Estimou-se em Janeiro de 2008 que havia 6,1 milhes de toneladas de reservas economicamente recuperveis primria, a partir de uma base de incidncia conhecida de 11 milhes de toneladas.

4.5 LIGAS E APLICAES

Do estanho obtm-se com facilidade fases intermetlicas (ligas de dois ou mais metais) duras e frgeis. As ligas mais utilizadas so as de cobre e estanho em propores variadas, que recebem o nome genrico de bronze e podem levar ou no elementos de modificao, como

zinco, chumbo e mangans. O estanho tambm forma ligas para solda (combinado em partes iguais com o chumbo), peltre (75% de estanho e 25% de chumbo) e metal-patente (estanho com pequena quantidade de antimnio e cobre). Elementos de ligao como cobre, antimnio, bismuto, cdmio e prata aumentam sua dureza.

Emprega-se o estanho principalmente em chapas, tubos e fios, por sua ductilidade, maciez, resistncia corroso e qualidades biocidas. muito usado como revestimento de ao e cobre. Grande parte do estanho produzido no mundo consumida no preparo da folha-deflandres, usada em latas para a indstria de conservas. O revestimento das chapas de ao, nesse caso, pode ser feito por imerso em cubas de metal fundido ou por eletrodeposio, processo que permite obter camadas de espessura muito fina.

Compostos orgnicos e inorgnicos de estanho encontram aplicaes industriais. Um dos principais usos dos primeiros, como o xido de tri-butil-estanho, como aditivo de tintas envenenadas, para proteo de cascos de navios contra flora e fauna aquticas. Entre os inorgnicos, o cloreto estanoso, por exemplo, adicionado ao sabo, permite conservar a cor e o perfume, e o xido estnico serve como acabamento fosco de vidros e esmaltes. Sais de estanho tambm so utilizados em remdios, espelhos, e papis para embalar cigarros e chocolates.

No final do sculo XX, os principais produtores de estanho eram a Malsia, a antiga Unio Sovitica e o Brasil. As jazidas brasileiras de cassiterita ocorrem em Minas Gerais (So Joo del Rei), So Paulo (Moji das Cruzes), Rio Grande do Norte (Carnaba do Dantas, Acari e Parelhas), Paraba (Juazeiro, Picu e Soledade), Rio Grande do Sul (Encruzilhada do Sul), Gois (Ipameri, Piracanjuba), Amap (vale do rio Amapari) e Rondnia.

5 CROMO
O crmio/cromo do grego , pronunciado como "chrma", significando cor, um elemento qumico de smbolo Cr, nmero atmico 24 (24 prtons e 24 eltrons) e massa atmica 52 u, Slido em temperatura ambiente.

um metal encontrado no grupo 6 (6B) da Classificao Peridica dos Elementos, empregado especialmente em metalurgia em processos denominados eletrodeposio. Alguns de seus xidos e cromatos so usados como corantes. Em 1917, o qumico francs LouisNicolas descobriu um composto de cormo num mineral, a crocota da Sibria. Um ano depois, j se havia conseguido isolar o cromo metlico e, pouco a pouco, foi-se estudando a formao de ligas com o ferro e nquel que apresentam resistncia oxidao e corroso superior s apresentadas pelo cromo puro.

5.1 CARACTERSTICAS PRINCIPAIS O crmio um metal de transio, duro, frgil, de colorao cinza semelhante ao ao. muito resistente corroso. Seu maior estado de oxidao +6, ainda que estes compostos sejam muito oxidantes. Os estados de oxidao +4 e +5 so pouco frequentes, enquanto que os estados mais estveis so +2 e +3. Tambm possvel obter-se compostos nos quais o crmio apresenta estados de oxidao mais baixos, porm so bastante raros

5.2 APLICAES Alm das ligas metlicas, diversos compostos de cromo encontram grande aplicao em pintura e decorao de porcelanas cermicas. A cromita, em estado natural, empregada como material refratrio, capaz de suportar altas temperaturas.

O crmio empregado principalmente em metalurgia para aumentar a resistncia corroso e dar um acabamento brilhante.

Em ligas metlicas. O ao inoxidvel, por exemplo, apresenta aproximadamente 8% de crmio. Em processos de cromagem que depositar sobre uma pea uma capa protetora de crmio atravs da eletrodeposio. Tambm utilizado em anodizado de alumnio. Seus cromatos e xidos so empregados em corantes e pinturas. Em geral, seus sais so empregados, devido s suas cores variadas, como mordentes. O dicromato de potssio ( K2Cr2O7 ) um reativo qumico usado para a limpeza de materiais de vidro de laboratrio e em anlises volumtricas.

comum o uso do crmio e de alguns de seus xidos como catalisadores, por exemplo, na sntese do amonaco ( NH3 ).

O mineral cromita ( Cr2O3FeO ) empregado em moldes para a fabricao de ladrilhos, geralmente materiais refratrios. Entretanto, uma grande parte de cromita empregada para obter o crmio ou em ligas metlicas.

No curtimento de couros comum empregar o denominado "curtido ao crmio", sendo este o produto de maior consumo na curtio de couros e peles, consistindo em utilizar o hidroxisulfato de crmio(III) ( Cr)(OH)( SO4 ) .

Para preservar a madeira costuma-se utilizar substncias qumicas que se fixam a ela, protegendo-a. Entre essas substncias, aquela usada para proteger a madeira o xido de crmio(VI) ( CrO3 ).

Quando no corndon ( -Al2O3 ) se substituem alguns ons de alumnio por ons de crmio, obtm-se o rubi. O rubi pode ser empregado, por exemplo, em laseres. O dixido de crmio ( CrO2 ) usado para a produo do material magntico empregado em fitas-cassetes para gravao de som, produzindo melhores resultados do que aquelas com xido de ferro ( Fe2O3 ), devido a sua maior coercitividade.

5.3 HISTRIA

Em 1761, Johann Gottlob Lehmann encontrou nos Urais (Rssia) um mineral de cor laranja avermelhada que denominou de "chumbo vermelho da Sibria". Esse mineral era a crocota ( PbCrO4 ), e acreditou-se, na poca, que era um composto de chumbo com selnio e ferro.

Em 1770, Peter Simon Pallas escavou no mesmo lugar e encontrou o mineral, verificando ser muito til, devido s suas propriedades, como pigmento, em pinturas. Essa aplicao como pigmento difundiu-se rapidamente.

Em 1797, Louis Nicolas Vauquelin recebeu amostras desse material. Foi capaz de, a partir dele, produzir o xido de crmio (CrO3) misturando crocota com cido clordrico ( HCl ). Em 1798, descobriu que se podia isolar o crmio aquecendo o xido em um forno de carvo. Tambm pde detectar traos de crmio em pedras preciosas, como por exemplo, em rubis e esmeraldas. Denominou o elemento de crmio (do grego "chroma", que significa "cor"), devido s diferentes coloraes que apresentam os compostos desse elemento.

O crmo foi empregado principalmente como corante em pinturas. No final do sculo XIX comeou a ser utilizado como aditivo em ao. Atualmente, em torno de 85% do crmio consumido utilizado em ligas metlicas.

5.4 COMPOSTOS

O dicromato de potssio, um oxidante enrgico utilizado para limpeza de materiais de vidro de laboratrio, eliminando qualquer tipo de resto orgnico que possa conter. O "verde de crmio" ( xido de crmio) um pigmento empregado em pinturas esmaltadas. O "amarelo de crmio" tambm usado como pigmento.

Na natureza no encontrado o cido crmico e nem o dicrmico, porm seus nions so encontrados numa ampla variedade de compostos. O trixido de crmio, CrO3, que deveria ser o anidrido do cido crmico, vendido comercialmente como "cido crmico". O dicromato de amnio, o principal material que expelido dos vulces em erupo. um slido alaranjado.

5.5 PAPEL BIOLGICO

Em princpio, se considera o crmio (em seu estado de oxidao +3) um elemento qumico essencial, ainda que no se conhea com exatido suas funes. Parece participar do

metabolismo dos lipdios e dos hidratos de carbono, assim como em outras funes biolgicas.

Tem-se observado que alguns dos complexos do crmio parecem participar da potencializao da ao da insulina, sendo, por isso, denominado de "fator de tolerncia glicose", devido relao com a atuao da insulina. A ausncia de crmio provoca intolerncia glicose e, como consequncia, o aparecimento de diversos distrbios.

At hoje no foi encontrada nenhuma metaloprotena com atividade biolgica que contenha crmio, por isso ainda no se pode explicar como atua.

Sua carncia nos seres humanos pode causar ansiedade, fadiga e problemas de crescimento. Em contraposio, seu excesso (em nvel de nutriente) pode causar dermatites, lcera, problemas renais e hepticos.

Por outro lado, os compostos de crmio no estado de oxidao +6 so muito oxidantes e so cancergenos.

5.6 ABUNDNCIA E OBTENO

Obtm-se crmo a partir da cromita (FeCr2O4). O crmo obtido comercialmente aquecendo a cromita em presena de alumnio ou silcio mediante o processo de reduo.

Aproximadamente metade da produo mundial de cromita extrada na frica do Sul. Tambm obtm-se em grandes quantidades no Cazaquisto, ndia e Turquia. Os depsitos ainda no explorados so abundantes, porm esto concentrados no Cazaquisto e no sul da frica.

Em 2000 foram produzidas aproximadamente 15 milhes de toneladas de cromita, da qual a maior parte destina-se ao uso em ligas metlicas (cerca de 70%) como, por exemplo, para a obteno do ferrocromo, que uma liga metlica de crmio e ferro, com um pouco de carbono. Outra parte (cerca de 15% aproximadamente) emprega-se diretamente como material

refratrio e o restante, na indstria qumica para a obteno de diferentes compostos de crmio.

Foram descobertos alguns depsitos de crmio metlico, embora de pequenas quantidades. Numa mina russa (Udachnaya) produzem-se amostras do metal, devido ao ambiente redutor, que facilita a produo de diamantes e crmio elementar.

5.7 ISTOPOS So encontrados trs istopos estveis na natureza: crmio-52, crmio-53 e crmio-54. O mais abundante o crmio-52 (83,789%). Esto caracterizados 19 radioistopos, sendo o mais estvel o crmio-50 com meia-vida superior a 1,8 x 1017 anos, seguido do crmio-51 com meia-vida de 27,7025 dias. Os demais tm meia-vida de menos de 24 horas, e, dentre esses, a maioria com menos de um minuto. Esse elemento tambm tem dois meta-estados.

O crmio-53 um produto do decaimento radioativo do mangans-53. Os contedos isotpicos no crmio esto relacionados com os do mangans, o que se aplica em geologia.

As relaes isotpicas de Mn-Cr reforam a evidncia de alumnio-26 e paldio-107 na origem do sistema solar. As variaes nas relaes de crmio-53/crmio-52 e Mn/Cr em alguns meteoritos indicam uma relao inicial de
53 53

Mn/55Mn, sugerindo que as relaes


53

isotpicas Mn-Cr resultam do decaimento in situ de diferenciados. Portanto, o

Mn em corpos planetrios

Cr fornece evidncia adicional de processos nucleossintticos

anteriores formao do sistema solar.

O peso atmico dos istopos do crmio varia de 43 u (crmio-43) at 67 u (crmio-67). O principal modo de decaimento antes do istopo estvel mais abundante, o crmio-52, a captura eletrnica, enquanto que, nos posteriores a aquele, a desintegrao beta.

5.8 BIBLIOGRAFIA

Purdue University (April 10, 2007). Purdue Energy Center symposium to pave the road to a hydrogen economy. Press release.

"New process generates hydrogen from aluminum alloy to run engines, fuel cells", PhysOrg.com, 16 May 2007. Procobre Instituto Brasileiro do Cobre www.procobrebrasil.org

www.merck.com.br

www.arq.ufsc.br

Modern Nutrition in health and disease. 18. Edition. 1994. Maurice E Shils, James Olson and Moshe Shike.

Present Knowlede in Nutrition. 6. Edition. 1990. Myrtle L. Brown.

Biol. Trace Element. Research, 1991, 29: 133-136.

Environ Res 1994, 64 (2):151-80

Metallography and Microstructures, Vol. 9, ASM Handbook, ASM International, 2004, p. 933941 Gonalves, Mrio Srgio SantAnna. Aspectos da sntese por reduo preferencial e caracterizao do nanocompsito Co-ZnO. Dissertao de Mestrado, PUC-Rio, Rio de Janeiro. 2005. 81p

Macedo, Daniela Werneck de. Obteno por reduo pelo hidrognio e caracterizao da liga Ni-Co. Dissertao de Mestrado, PUC-Rio, Rio de Janeiro. 2005. 78p.

Motta, Marcelo Senna. Sntese por reduo in-situ e caracterizao microestrutural dos nano-compsitos Cu-Al2O3 e Ni-Al2O3. Tese (Doutorado). PUC-Rio, Rio de Janeiro. 2003.103p. HSC Chemistry for Windows, Version 5.0 Outokumpu Research Oy, Pori, Finland, A. Roine.

6 -CHUMBO O Chumbo (smbolo Pb) um metal representativo de nmero atmico igual a 82 e massa atmica ponderada 207,2 u. Por causa das suas caractersticas atmicas, inclui-se no grupo dos metais pesados: bastante nocivo boa parte dos organismos (dentre eles o humano).

Nas condies ambiente slido, malevel e de cor branco azulada se cortado recentemente; caso contrrio, quando exposto ao ar, adquire colorao acinzentada. No encontrado puro na natureza, mas na forma de compostos minerais, geralmente, sulfurados (como o sulfeto de chumbo). Seu potencial de oxidao em relao ao hidrognio de + 0,126 V, sendo assim, relativamente resistente corroso ainda mais porque o xido formado que recobre o metal serve de proteo e apassiva o processo de corroso. um metal considerado semicondutor, j que possui resistncia relativamente elevada e dificulta passagem de corrente eltrica. Em contrapartida, o xido de chumbo muito utilizado na fabricao de baterias de automveis.

Ocorrncia e Abundncia

6.1 - GALENA A maioria de todo o Chumbo impuro do planeta se apresenta na forma de galena (sulfeto de chumbo PbS) minrio mais comum. Sendo encontrado junto a outros metais, como: Cobre, Zinco, Prata e Trio; alm de Urnio. Outros minerais que contm quantidades significativas de Chumbo so a cerusita (carbonato de chumbo PbCO3) e a anglesita (sulfato de chumbo PbSO4, que so mais raros

6.2 - RESERVAS
As maiores reservas de Chumbo encontram-se nos Estados Unidos, Austrlia, Canad, Per e Mxico que so tambm os maiores produtores. No Brasil, a produo se iniciou na Bahia maior produtor do pas com a extrao da galena (com concentrao de prata por volta de 2,5Kg por tonelada do minrio).

Efeitos sade Humana


O Chumbo extremamente txico ao organismo se exposto em doses elevadas. Por isso, a quantidade de Chumbo nos alimentos que consumimos no pode extrapolar certos limites: como as aves, que no podem possuir mais que 1mg de Chumbo a cada quilograma de carne. Para o ser humano, o Chumbo pode causar os seguintes malefcios:

Anemia; Aumento da presso sangunea; Danos aos rins; Abortos; Deformaes ao feto a partir da placenta da me;

A possibilidade de existncia de cnceres atravs da contaminao por Chumbo bastante discutida, mas os estudos so ainda inconclusivos. Todavia, a melhor forma de evitar uma possvel contaminao no manter contato expressivo com o metal.

6.3 - Aplicaes

Bateria de chumbo acumuladores para automveis; Pela sua resistncia a corroso, o Chumbo pode ser utilizado para o manuseio de cidos (como o Sulfrico);

Ligas metlicas para a fabricao de solda, fusveis e revestimentos eltricos.

7 - TITNIO
7.1 - O Titnio um elemento qumico de smboloTi, nmero atmico 22 (22 prtons e 22 eltrons) com massa atmica 47,90 u. Trata-se de um metal de transio leve, forte, cor branca metlica, lustroso e resistente corroso, slido na temperatura ambiente. O titnio muito utilizado em ligas leves e em pigmentos brancos.

um elemento que ocorre em vrios minerais, sendo as principais fontes o rutilo e a Ilmenita. Apresenta inmeras aplicaes como metal de ligas leves na indstria aeronutica, aeroespacial e outras. Este metal foi descoberto na Inglaterra por William Justin Gregor em 1791, a partir do mineral conhecido como ilmenita.

Caractersticas principais

Titnio (mineral concentrado)

O Titnio um elemento metlico muito conhecido por sua excelente resistncia corroso (quase to resistente quanto a platina) e por sua grande resistncia mecnica. Possui baixa condutividade trmica e eltrica. um metal leve, forte e de fcil fabricao com baixa densidade (40% da densidade do ao). Quando puro bem dctil e fcil de trabalhar. O ponto de fuso relativamente alto faz com que seja til como um metal refratrio. Ele to forte quanto o ao, mas 45% mais leve. 60% mais pesado que o alumnio, porm duas vezes mais forte. Tais caractersticas fazem com que o titnio seja muito resistente contra os tipos usuais de fadiga. Esse metal forma uma camada passiva de xido quando exposto ao ar, mas quando est em um ambiente livre de oxignio ele dctil. Ele queima quando aquecido e capaz de queimar imerso em nitrognio gasoso. resistente dissoluo nos cidos sulfrico e clordrico, assim como maioria dos cidos orgnicos.

Experimentos tm mostrado que titnio natural se torna notavelmente radioativo aps ser bombardeado por deutrio, emitindo principalmente psitrons e raios gama. O metal dimrfico com a forma hexagonal alfa mudando para um cbico beta muito lentamente por volta dos 800 C. Quando incandescente ele se combina com oxignio, e ao alcanar 550 C capaz de combinar com o cloro. Quanto fabricao do titnio metlico, existem atualmente seis tipos de processos disponveis: "Kroll", "Hunter", reduo eletroltica, reduo gasosa, reduo com plasma e reduo metalotrmica. Dentre estes, destaca-se o processo Kroll, que o responsvel, at hoje, pela maioria do titnio metlico produzido no mundo ocidental. Na forma de metal e suas ligas, cerca de 60% do titnio so utilizados nas indstrias aeronuticas e aeroespaciais, sendo aplicados na fabricao de peas para motores e turbinas, fuselagem de avies e foguetes.

Aplicaes

Relgio de pulso com tampa de titnio

7.2 - ]Na engenharia


1. Indstria qumica, devido sua resistncia corroso e ao ataque qumico;

2. Indstria naval: o titnio metlico empregado em equipamentos submarinos e de dessalinizao de gua do mar; 3. Indstria aeronutica: usado na fabricao das ps da turbina dos turbofans, turbojatos e turbo-hlice; 4. Indstria nuclear: empregado na fabricao de recuperadores de calor em usinas de energia nuclear; 5. Indstria blica: o titnio metlico sempre empregado na fabricao de msseis e peas de artilharia; 6. Na metalurgia, o titnio metlico, ligado com cobre, alumnio, vandio, nquel e outros, proporciona qualidades superiores aos produtos. Outra aplicao, que se d somente com o rutilo, no revestimento de eletrodos de soldar. 7. Tambm usado na condutividade Trmica nos computadores.

7.2 - Outras Aplicaes


1. Aproximadamente 95% de todo o titnio consumido na forma de dixido de titnio (TiO2), um pigmento permanente intensamente branco. Tintas feitas com dixido de titnio so excelentes refletores de radiao infravermelha sendo assim muito utilizadas por astrnomos; 2. Aplicaes em produtos para consumo como bicicletas, culos, instrumentos musicais e computadores esto se tornando bem comuns. As ligas mais comuns so com alumnio, ferro, mangans, molibdnio e outros metais; 3. Tetra cloreto de titnio (TiCl4), um lquido incolor, usado para iridizar vidro; 4. Dixido de titnio tambm usado em protetores solares devido sua capacidade de proteger a pele; 5. Por ser considerado fisiologicamente inerte, o metal utilizado em implantes. 7. 3 - HISTRIA O titnio (chamado assim pelos Tits, filhos de Urano e Gaia da mitologia grega) foi descoberto na Inglaterra por William Justin Gregor em 1791, a partir do mineral conhecido como ilmenita (FeTiO3). Este elemento foi novamente descoberto mais tarde pelo qumico alemo Heinrich Klaproth, desta vez no mineral rutilo (TiO2), que o denominou de titnio em 1795.

Matthew A. Hunter preparou pela primeira vez o titnio metlico puro (com uma pureza de 99,9%) aquecendo tetra cloreto de titnio (TiCl4) com sdio a 700-800 C num reator de ao. O titnio como metal no foi utilizado fora do laboratrio at 1946, quando William J. Kroll desenvolveu um mtodo para produzi-lo comercialmente. O processo Kroll consiste na reduo do TiCl4 com magnsio, mtodo que continua sendo utilizado atualmente.

7.4 - Abundncia e obteno


O titnio como metal no encontrado livre na natureza, porm o nono em abundncia na crosta terrestre e est presente na maioria das rochas gneas e sedimentos derivados destas rochas. encontrado principalmente nos minerais anatase (TiO2), brookita (TiO2), ilmenita (FeTiO3), leucoxena, perovskita (CaTiO3), rutilo (TiO2) e titanita (CaTiSiO5); tambm como titanato em minas de ferro. Destes minerais, somente a ilmenita, a leucoxena e o rutilo apresentam importncia econmica. So encontrados depsitos importantes na Austrlia, na Escandinvia, Estados Unidos e Malsia. O titnio metlico produzido comercialmente a partir da reduo do tetracloreto de titnio (TiCl4) com magnsio a 800 C em atmosfera de argnio. Em presena do ar reagiria com o nitrognio e oxignio. Este processo, desenvolvido por William Justin Kroll em 1946, conhecido como "processo Kroll". Deste modo obtido um produto poroso conhecido como esponja de titnio que, posteriormente, purificado para a obteno do produto comercial. Com o objetivo de atenuar o grande consumo energtico do processo Kroll (1,7 vezes maior que o necessrio para o alumnio) encontram-se em desenvolvimento procedimentos de eletrlise com sais fundidos, ainda sem aplicao comercial. Para a obteno de titnio com pureza maior, em pequenas quantidades (escala de laboratrio), pode-se empregar o mtodo de van Arkel-de Boer. Este mtodo baseia-se na reao do titnio com iodo a uma determinada temperatura para a obteno do tetraiodeto de titnio (TiI4) que, posteriormente, decomposto numa determinada temperatura para devolver o metal com pureza maior.

7.5 -ISOTOPOS So encontrados 5 istopos estveis na natureza: Ti-46, Ti-47, Ti-48, Ti-49 e Ti-50, sendo o Ti-48 o mais abundante (73,8%). Tm-se caracterizados 11 radioistopos, sendo os mais estveis o Ti-44, com uma meia-vida de 5,76 minutos e o Ti-52, de 1,7 minutos. Para os demais, suas meia-vidas so de menos de 33 segundos, e a maioria destes com menos de meio segundo. A massa atmica dos istopos varia desde 39,99 u (Ti-40) at 57,966 u (Ti-58). O primeiro modo de decaimento antes do istopo mais estvel, o Ti-48, a captura eletrnica, e aps este a emisso beta. Os istopos do elemento 21 (escndio) so os principais produtos do decaimento antes do Ti-48, os posteriores so os istopos do elemento 23 (vandio).

Precaues
O p metlico pirofrico. Por outro lado, acredita-se que seus sais no sejam especialmente perigosos. Entretanto, seus cloretos, como TiCl3 e TiCl4, so considerados corrosivos. O titnio tem a tendncia de acumular-se nos tecidos biolgicos. Em princpio, no se conhece nenhum papel biolgico.

Titnio
Escndio Titnio Vandio Ti Zr
22

Ti

Tabela completa Tabela estendida


Aparncia prateado

Informaes gerais Nome, smbolo, nmero Srie qumica Grupo, perodo, bloco Densidade, dureza Titnio, Ti, 22 metais de transio 4 (IVB), 4, d 4507 kg/m3, 6

Propriedade atmicas Massa atmica Raio atmico(calculado) Raio covalente Configurao electrnica Eltrons (por nvel de energia) Estado(s) de oxidao Estrutura cristalina 47,867(1) u 140 (176) pm 136 pm [Ar] 3d2 4s2 2, 8, 10, 2 (ver
imagem)

4 (anftero) hexagonal

Propriedades fsicas Estado da matria Ponto de fuso Ponto de ebulio Entalpia de fuso Entalpia de vaporizao slido 1941 K 3560 K 15,45 kJ/mol 421 kJ/mol

Presso de vapor

0,49 Pa a 1933 K 4140 m/s a 20 C

Velocidade do som Diversos Eletronegatividade(Pauling) Calor especfico Condutividade eltrica Condutividade trmica 1 Potencial de ionizao 2 Potencial de ionizao 3 Potencial de ionizao 4 Potencial de ionizao 5 Potencial de ionizao 6 Potencial de ionizao 7 Potencial de ionizao 8 Potencial de ionizao 9 Potencial de ionizao 10 Potencial de ionizao

1,54 520 J/(kgK) 2,34106 S/m 21,9 W/(mK) 658,8 kJ/mol 1309,8 kJ/mol 2652,5 kJ/mol 4174,6 kJ/mol 9581 kJ/mol 11533 kJ/mol 13590 kJ/mol 16440 kJ/mol 18530 kJ/mol 20833 kJ/mol

Istopos mais estveis

iso
44

AN

Meia-vida MD

Ti sinttico 63 anos estvel 46 Ti 8,0% com 24 neutres estvel 47 Ti 7,3% com 25 neutres 48 Ti 73,8% estvel

Ed PD MeV 0,268 44Sc

49

Ti 5,5%

50

Ti 5,4%

com 26 neutres estvel com 27 neutres estvel com 28 neutres

Unidades do SI & CNTP, salvo indicao contrria

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Chumbo http://csm.jmu.edu/minerals/USMinerals.html http://tabela.oxigenio.com/outros_metais/elemento_quimico_chumbo.htm

Potrebbero piacerti anche