Sei sulla pagina 1di 2

FACULDADE DE TECNOLOGIA FATEC JUNDIA

ANLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS 2 SEMESTRE ENGENHARIA DE SOFTWARE I Brbara Gonalves Oliveira, RA 121b06 Em termos de tecnologia, desenvolvimento de software e sistemas, e aplicaes Web muito se h para discutir atualmente. Com o avano das reas tecnolgicas como a de TI, por exemplo, formaram-se novos campos de trabalho em novas reas criando novos cargos e empregos. Assim, novas metodologias, campos de estudos e dilemas surgem, trazendo tona certas discusses acerca de que mtodo o mais indicado, ou como de praxe dizer, qual modelo o correto a se utilizar. Alm disso, acrescenta-se que h diversos fatores a serem analisados em questo de metodologias, tipo de projeto, tipo de empresa desenvolvedora e tipo de cliente/consumidor do produto final. Em se tratando de uma empresa, h ainda a questo do mtodo trabalhista utilizado, do modo como os cargos so criados e os funcionrios empregados e o modo como so liderados. Ainda, pode-se dizer que a rea de desenvolvimento em TI um leque malevel e aberto, com inmeras possibilidades. Assim, muito comumente um profissional dessa rea, sendo empregado, por exemplo, como um projetista Web como o do artigo , saber facilmente realizar tarefas que poderiam ser desempenhadas por um Web designer. Esta uma caracterstica muito importante nas novas reas tecnolgicas em sua maioria elas so moldveis aos requisitos do mercado de trabalho. Em relao ao estudo de caso em anlise no artigo, percebem-se certas dificuldades encontradas pelos entrevistadores no desenvolvimento do projeto, como visto: falta de treinamento e necessidade constante capacitao, falta de documentao do projeto apesar de sua estabilidade no modo como realizado e de ser claro para os profissionais que trabalham nele , e falta de uma documentao acessvel a todos a equipe. relatada tambm a falta de mtodos para auxiliar na produo dos artefatos: elaborao de diagramas de navegao com fluxo de informao entre pginas, a fim de que se possam identificar quais pginas no diagrama de navegao utilizam quais procedimentos armazenados no

banco de dados e ainda a necessidade de representao dos diagramas gerenciais do processo. Aps toda a anlise do caso, desenvolvida uma proposta de melhoria para o processo dessa empresa, englobando as metodologias e tambm a falta delas e corrigindo-as, quando necessrio. Algumas caractersticas da proposta de melhoria: o trabalho de desenvolvimento de aplicaes Web pode ser feito em paralelo, adotando-se um processo que separa as atividades relacionadas aos aspectos de autoria e de infraestrutura em subprocessos paralelos (acordando com a metodologia de base). A proposta representa explicitamente os papis envolvidos, dando espao para a incluso ou excluso de papis conforme as caractersticas da aplicao a ser desenvolvida. No processo proposto adota-se um modelo baseado em prototipagem, com quatro fases e altamente interativo como os usurios e clientes, ao contrrio dos modelos mais formais e restritivos encontrados na metodologia. Analisando a proposta, tem-se que nem sempre as metodologias so adequadas prtica. Nesse estudo de caso, percebe-se que apesar de em alguns aspectos o desenvolvimento ser falho ou no seguir padronizaes, o trabalho continuado e no tem problemas maiores de realizao. O modo como a equipe interage entre si bom e faz o processo ser mais conexo. J a criao de novos cargos/papis poderia ser de bom uso, pois se percebem certas dificuldades em diversos pequenos passos que devem ser seguidos no desenvolvimento de um projeto, como por exemplo, a documentao e a na criao das representaes dos diagramas. O modelo baseado em prototipagem seria uma boa sada para as interaes com os usurios/clientes, permitindo a moldagem do processo seja ele qual for. Conclui-se ento que nem sempre seguir metodologias seja o melhor caminho. A realizao de um projeto, de qualquer tipo, requer interao humana, que no pode ser colocada dentro de padres. O processo proposto pode ajudar em muitos aspectos, mas talvez complique em outros, criando empecilhos com etapas rigorosas que podem ser dispensadas. Muita padronizao, mesmo com inteno de ajudar e agilizar, pode tornar o projeto cansativo e mecanizado demais.

Bibliografia consultada: GONALVES, R. F.; et al. Uma proposta de processo de produo de aplicaes Web. Revista Produo, v. 15, n. 3, p. 376-389. 2005.

Potrebbero piacerti anche