Sei sulla pagina 1di 8

A Ortotansia: Quando um direito se torna uma obrigao.

Ortotansia significa (literalmente) a morte no tempo certo. A ortotansia no se confunde com a eutansia porque nesta um terceiro, por sentimento de piedade, abrevia a morte do paciente terminal portador de doena grave e incurvel, a pedido dele. Uma coisa aplicar uma injeo letal no paciente (eutansia), abreviando sua morte, outra distinta suspender os tratamentos mdicos inteis que prolongam (artificialmente) a vida desse paciente, deixando a morte acontecer no tempo dela (ortotansia). No se trata de uma morte arbitrria. Tanto no que resoluo do CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA de n 1.805/2006 em sua Seo I, pag. 169 (Documento I), diz que: Na fase terminal de enfermidades graves e incurveis permitido ao mdico limitar ou suspender procedimentos e tratamentos que prolonguem a vida do doente, garantindo-lhe os cuidados necessrios para aliviar os sintomas que levam ao sofrimento, na perspectiva de uma assistncia integral, respeitada a vontade do paciente ou de seu representante legal. Questionamentos a tal resoluo foram promovidos pelo Ministrio Pblico Federal em ao civil pblica, pleiteando assim o reconhecimento da nulidade da mesma. Porm lhe foi julgado improcedente o pedido pelo Juiz Federal Substituto da 14 Vara do Distrito federal, Roberto Luis Luchi Demo. Baseando-se em argumentos da legislao brasileira, podemos ser amparados pela mesma, em todos os aspectos do Direito. Assim sendo vamos pontua-los: (a) Principio Fundamental de nossa constituio temos a Dignidade da Pessoa Humana: DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA: CONSTITUIO FEDERAL 1988 TTULO I Dos Princpios Fundamentais Art. 1 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: III - a dignidade da pessoa humana;

(b) Tratado assinado pelos Estados Americanos (Entre eles o Brasil), onde se tem em seu ART. 11, I: CONVENO AMERICANA SOBRE DIREITOS HUMANOS (Assinada na Conferncia Especializada Interamericana sobre Direitos Humanos, San Jos, Costa Rica, em 22 de novembro de 1969) Artigo 11. Proteo da honra e da dignidade I. Toda pessoa tem direito ao respeito de sua honra e ao reconhecimento de sua dignidade.

Em brilhante exposio Ingo Wolfgang Sarlet, conceitua a Dignidade da Pessoa Humana: (...) temos por dignidade da pessoa humana a qualidade intrnseca e distintiva de cada ser humano que o faz merecedor do mesmo respeito e considerao por parte do Estado e da comunidade, implicando, neste sentido, um complexo de direitos e deveres fundamentais que asseguram a pessoa tanto contra todo e qualquer ato de cunho degradante e desumano, como venham a lhe garantir as condies existenciais mnimas para uma vida saudvel, alm de propiciar e promover sua participao ativa e corresponsvel nos destinos da prpria existncia e da vida em comunho com os demais seres humanos. SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Fundamentais na Constituio Federal de 1988. 5. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007. p. 62. (c) O art. 5 da Constituio Federal de 1988: III - Ningum ser submetido tortura nem a tratamento desumano ou degradante. (d) No mbito criminal, o art. 135 do Cdigo Penal, conceitua o crime de omisso de socorro: Art. 135 - Deixar de prestar assistncia, quando possvel faz-lo sem risco pessoal, criana abandonada ou extraviada, ou pessoa invlida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou no pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pblica. Vale frisar no artigo citado acima que o mesmo fala em desamparo. Porm, podamos falar em desamparo ou omisso, quando a prpria resoluo 1.805/2006 do CFM diz em seu caput? (j citado aqui):

(...) garantindo-lhe os cuidados necessrios para aliviar os sintomas que levam ao sofrimento, na perspectiva de uma assistncia integral, respeitada a vontade do paciente ou de seu representante legal. Percebe-se claramente que no existe omisso de socorro no processo de ortotansia, alm disso, podemos citar em defesa do tal, art. 13 do mesmo Cdigo Penal: Art. 13 - O resultado, de que depende a existncia do crime, somente imputvel a quem lhe deu causa. Considera-se causa a ao ou omisso sem a qual o resultado no teria ocorrido. Tendo em vista que o fato da morte do paciente algo inexorvel (inevitvel), entende-se que pelo art. 13 CP a causa no deve ser atribuda ao mdico, ligando-o ao crime de homicdio.

Na sociedade a civil, entidades como a igreja catlica j se posicionaram a respeito do assunto, com efeito, a posio manifestada pela CNBB Conferncia Nacional dos Bispos no Brasil se baseia na Encclica Evangelium vitae (O Evangelho da Vida, 1995), que permite ao doente renunciar ao excesso teraputico, quando este no lhe possa trazer mais benefcios. sabido por todos que inclusive a maior autoridade eclesistica da igreja se fez valer do procedimento, quando ento Papa Joo Paulo XXIII (defensor ferrenho da vida em causas como a eutansia e o aborto), abriu mo de um tratamento doloroso e massacrante para ter seus ltimos dias de vida de maneira digna. Para refletimos sobre o direito a vida, que em situao degradante do ser humano se transforma numa obrigao ao sofrimento involuntrio, algumas considerao so pertinentes: Doenas como Cncer no crebro so grandes causas de mortes chamadas degradantes e dolorosas, pensando nisso usaremos como parmetro de dor a enxaqueca ou dor de cabea vascular, to comum nas pessoas. A dor de cabea vascular ocorre quando os vasos sanguneos no crebro se dilatam e pressionam os nervos, causando dor. Quando isso acontece em uma das modalidades da dor de cabea, os vasos sanguneos se dilatam aumentando seu dimetro minimamente, os comprimindo conta outros vasos ou outras estruturas. Sabemos que a percepo da dor varia de pessoa para pessoa, mas imaginemos que um forte dor de cabea se d por um aumento to pequeno de uma estrutura na caixa craniana, logo a dor gerada por um tumor intracraniano de 3 ou 4 centmetros (figura 1 em documento II), deve ser algo prximo do insuportvel. Infelizmente em muitos desses casos a cirurgia se torna invivel, pois os tumores j esto grandes demais para a sua extrao, o que acarretaria em grandes danos na estrutura do crebro dos pacientes. E com o passar dos tempos agentes anestsicos potentes como a morfina, no produz os efeitos desejados. Para terminar relatrio que envio para meus companheiros de defesa, peo que analisem imagens (figuras 2,3 e 4 documento II) e deem seus pareceres se essas pessoas esto tendo direito dignidade e se esto ou no sendo vitimas de torturas e tratamento desumano e degradante.

DOCUMENTO I Conselho Federal de Medicina Esta documenta apresenta a Resoluo do CFM 1805/2006 bem como,o trmite na justia brasileira que resultou em sua aprovao. RESOLUO CFM n. 1.805/2006 (Publicada no D.O.U., 28 nov. 2006, Seo I, pg. 169) Na fase terminal de enfermidades graves e incurveis permitido ao mdico limitar ou suspender procedimentos e tratamentos que prolonguem a vida do doente, garantindo-lhe os cuidados necessrios para aliviar os sintomas que levam ao sofrimento, na perspectiva de uma assistncia integral, respeitada a vontade do paciente ou de seu representante legal. O Conselho Federal de Medicina, no uso das atribuies conferidas pela Lei n 3.268, de 30 de setembro de 1957, alterada pela Lei n 11.000, de 15 de dezembro de 2004, regulamentada pelo Decreto n 44.045, de 19 de julho de 1958, e CONSIDERANDO que os Conselhos de Medicina so ao mesmo tempo julgadores e disciplinadores da classe mdica, cabendo-lhes zelar e trabalhar, por todos os meios ao seu alcance, pelo perfeito desempenho tico da Medicina e pelo prestgio e bom conceito da profisso e dos que a exeram legalmente; CONSIDERANDO o art. 1, inciso III, da Constituio Federal, que elegeu o princpio da dignidade da pessoa humana como um dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil; CONSIDERANDO o art. 5, inciso III, da Constituio Federal, que estabelece que ningum ser submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante; CONSIDERANDO que cabe ao mdico zelar pelo bem-estar dos pacientes; CONSIDERANDO que o art. 1 da Resoluo CFM n 1.493, de 20.5.98, determina ao diretor clnico adotar as providncias cabveis para que todo paciente hospitalizado tenha o seu mdico assistente responsvel, desde a internao at a alta; CONSIDERANDO que incumbe ao mdico diagnosticar o doente como portador de enfermidade em fase terminal; CONSIDERANDO, finalmente, o decidido em reunio plenria de 9/11/2006, RESOLVE: Art. 1 permitido ao mdico limitar ou suspender procedimentos e tratamentos que prolonguem a vida do doente em fase terminal, de enfermidade grave e incurvel, respeitada a vontade da pessoa ou de seu representante legal.

1 O mdico tem a obrigao de esclarecer ao doente ou a seu representante legal as modalidades teraputicas adequadas para cada situao. 2 A deciso referida no caput deve ser fundamentada e registrada no pronturio. 3 assegurado ao doente ou a seu representante legal o direito de solicitar uma segunda opinio mdica. Art. 2 O doente continuar a receber todos os cuidados necessrios para aliviar os sintomas que levam ao sofrimento, assegurada a assistncia integral, o conforto fsico, psquico, social e espiritual, inclusive assegurando-lhe o direito da alta hospitalar. Art. 3 Esta resoluo entra em vigor na data de sua publicao, revogando-se as disposies em contrrio. Braslia, 9 de novembro de 2006 EDSON DE OLIVEIRA ANDRADE Presidente LVIA BARROS GARO Presidente Secretria-Geral

DOCUMENTO II FIGURA 1.

Tumor Maligno no crebro de paciente terminal. FIGURA 2.

Escaras resultantes de longos perodos nos quais os pacientes passam deitados, so comuns prximas as ndegas e aos ombros. FIGURA 3.

Paciente em estado vegetativo no qual sua sobrevivncia s se d estando ligada a mquinas que simulam suas funes vitais. FIGURA 4.

Paciente em estado terminal em hospital, sendo visitado por familiar, onde poderia estar em tempo integral em sua residncia, gozando dos ltimos momentos de sua vida junto aos seus.

Potrebbero piacerti anche