Sei sulla pagina 1di 4

1 RESISTENCIA DOS MATERIAIS I Nome: Turma: Curso:Eng.

Civil Professor: Luiz Eduardo Miranda

Assinatura: Data:

OBS: Todos os resultados devem ser dados no Sistema Internacional (S.I.), as respostas finais devem ser dadas caneta. No sero consideradas as respostas sem o respectivo desenvolvimento do problema. O valor de cada questo 2,5 Pontos. 1) Duas cargas verticais so aplicadas ao pino B da montagem indicada. Sabendose que o dimetro do pino usado em cada ligao de 15,2 mm, determine o valor mximo da tenso normal na (a) haste AB; (b) haste BC.

2 2) No guindaste martimo, a barra de ligao CD tem uma seo transversal uniforme de 50 x 150 mm. Para o carregamento mostrado, determine a tenso normal na parte central desta barra.

3 3) O cilindro hidrulico CF, que controla parcialmente a posio da barra cilndrica DE, est completamente distendido na posio mostrada. A barra BD tem 15 mm de espessura e est ligada em C, por um parafuso de 9 mm de dimetro. Sabendo-se que P = 2 kN e = 75, determine: (a) a tenso de cisalhamento mdia no parafuso; (b) a tenso de esmagamento em C, na barra BD.

4 4) Na estrutura de ao mostrada, um pino de 6 mm de dimetro usado em C, enquanto que em B e D usam-se pinos de 10 mm de dimetro. A tenso de cisalhamento para todas as ligaes de 150 MPa, e a tenso normal de 400 MPa na viga BD. Desejando-se um coeficiente de segurana igual a 3, determine a maior carga P que pode ser aplicada em A. Notar que a viga BD no reforada em torno dos furos dos pinos.

Potrebbero piacerti anche