Sei sulla pagina 1di 4

UNISA - UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO

PLANO DE ENSINO
I. IDENTIFICAO: Curso de Ps Graduao: PSICOPEDAGOGIA Contato da Turma: psico2012unisa@hotmail.com Disciplina: ASPECTOS NEUROLGICOS DA APRENDIZAGEM Carga Horria: Semanal: 4h/aula Bimestral: 32 h/a (8 aulas) II. EMENTA: A disciplina compreende os enfoques relacionados com o sistema nervoso central, especificamente o crebro, no que tange s reas funcionais envolvidas com o processo de aprendizagem, memorizao, percepo, raciocnio lgico, julgamento, compreenso, tomada de deciso, soluo de problemas e linguagem. E o estudo de como diferentes leses no crebro causam dficits em diversas reas da cognio humana. III. OBJETIVOS ESPECFICOS: 1. Levar o aluno a conhecer as estruturas cerebrais: Os trs sistemas ou unidades funcionais responsveis pela cognio com base na teoria de Aleksandr Romanovitch Luria. 2. Apresentar aos alunos as mais freqentes deformidades cerebrais que tem como conseqncia, distrbios de aprendizagem. 3. Fornecer embasamento cientfico para o desenvolvimento psicopedaggico relacionado s dificuldades de aprendizagem. do trabalho

4. Estudar alguns frmacos com atuao no crebro e as conseqncias de uso nas atividades especificamente aprendizagem - do indivduo. IV. CONTEDO PROGRAMTICO: 1. Definio das Funes superiores do crebro 2. Diviso das funes cerebrais segundo Luria 3. Noes Bsicas de Inteligncias Mltiplas 4. Distrbios Especficos da Aprendizagem, Deficincia Intelectual e Epilepsia

UNISA - UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO


5. Dislexia e Discalculia 6. Transtorno do Dfict de Ateno e Hiperatividade TDAH 7. Tipos e mecanismos de memria - Ateno, Concentrao, e cognio e drogas que interferem no aprendizado 8. Diagnstico Diferencial e Trabalho em Equipe Multiprofissional

V. METODOLOGIAS DE ENSINO: O contedo programtico ser ministrado por meio de aulas expositivas em Power point, debates coordenados, apresentao e estudo de casos e vivncia dramatizada. Atravs do mtodo dialtico (relao teoria x prtica), os recursos metodolgicos sero utilizados visando reflexo e a construo do conhecimento.

VI. METODOLOGIAS DE AVALIAO: A avaliao do processo de ensino-aprendizagem ser dinmica e contnua. A verificao constante do processo de construo do conhecimento ser realizada atravs da observao e anlise da participao individual dos alunos nas discusses em sala e da fundamentao terica nos debates, leitura prvia dos textos indicados e participao na vivncia dramatizada. A avaliao final ser realizada por meio da solicitao de um artigo cientfico, produzido individualmente, com mnimo de 1/12 e mximo de 2 1/2 pginas. O tema apresentado deve trazer o contedo terico da disciplina relacionado prtica psicopegaggica aprendida em sala de aula. Sero avaliados os seguintes itens: Tema escolhido, introduo e desenvolvimento do tema, fundamentao terica e concluso. No artigo devem constar citaes bibliogrficas e a bibliografia consultada e obedecer: pargrafo 1,5, letra arial 12. VII. BIBLIOGRAFIA Bibliografia Bsica: FONSECA, VITOR DA. Cognio, Neuropsicologia e Aprendizagem, Petrpolis: Editora Vozes. 2007 (p.07-73). HOWARD GARDNER. Inteligncias Mltiplas: A Teoria na Prtica, Porto Alegre: Artmed Editora. 2000 (p. 03-35) IANHEZ, MARIA EUGNIA e NICO, MARIA ANGELA. Nem Sempre o que Parece: Como Enfrentar a Dislexia e Os Fracassos Escolares, Rio d Janeiro: Elsevier Editora. 2003 (p. 07-35)

UNISA - UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO


SAMPAIO, SIMAIA, e FREITAS, IVANA BRAGA DE. Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem: Entendendo Melhor os Alunos com Necessidades Educativas Especiais, Copacabana: Wak Editora: 2011.

Bibliografia complementar: SMITH, CORINNE e STRICK, LISE. Dificuldades de Aprendizagem de A a Z: Um Guia Completo para Pais e Educadores. Porto Alegre: Artmed Editora. 2001. ANDRADE, V. M., SANTOS, F. H. e BUENO, O. F. A neuropsicologia hoje. Porto Alegre: Artes Mdicas, 2004. CHUSID, J. G. Neuroanatomia correlativa e funcional. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1985. DAMSIO, A. R. O erro de descartes. So Paulo: Companhia das Letras, 2006. GRAEFF, F. G. Drogas psicotrpicas e seu modo de ao. So Paulo: EPU, 1989. KATZUNG, B. G. Farmacologia bsica e clnica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1992. MACHADO, A. Anatomia funcional. So Paulo: Atheneu, 2000. SCHWARTZMAN, J. S. Transtornos de dficit de ateno. So Paulo: Ed. Mackenzie. ZORZI, J.; CAPELLINI, S. Dislexia e outros distrbios da leitura e escrita. So Paulo: Editora Pulso, 2008.

UNISA - UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO


VIII. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES SEMANAIS

CONTEDO

Apresentao da disciplina, do grupo e do Sistema de Aulas (bibliografia, 1. metodologia das aulas e sistema de avaliao). Conceitos de Neurocincia semana e introduo ao conhecimento das reas do crebro e dos sistemas de Lria. 2. Diviso das Funes Cerebrais e das reas cognitivas segundo Luria semana Cognio, Neuropsicologia e Aprendizagem, pginas 07 a 73 Inteligncia Emocional e Aprendizagem Inteligncias Mltiplas: A Teoria 3. semana na Prtica pginas 03 a 35 Distrbios e Dificuldades da Aprendizagem: Deficincia Intelectual (Sndrome de Down, Sndrome do X Frgil), Autismo, Sndrome de 4. Arperger, e Epilepsia. Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem Semana texto completo. Exame das Funes Executivas e seus Dficts. Dislexia, Disculculia, Transtorno do Dfict de Ateno e Hiperatividade TDAH. Avaliao 5. Neuropsicolgica pginas 94 a 99 e Cognio, Neuropsicologia e Semana Aprendizagem, pginas 07 a 35.

Processos da cognio: Memria, processo de aprendizagem, memorizao, percepo, raciocnio lgico, julgamento, compreenso, tomada de deciso, soluo de problemas e linguagem. Drogas que 6. interferem nesses processos. Cognio, Neuropsicologia e Semana Aprendizagem, pginas 35 a 73.

7. Diagnstico Diferencial: Como distinguir: Deficincia Intelectual, Dislexia, Semana TDAH e Distrbios Emocionais que interferem na aprendizagem. Trabalho em Equipe Multiprofissional. Dificuldades de Aprendizagem de A a Z texto completo. Escolha do Superviso e apresentao do Artigo em forma de 8. comunicao em sala de aula. Reviso dos contedos da disciplina, Semana avaliao da metodologia aplicada e da bibliografia.

Potrebbero piacerti anche