Sei sulla pagina 1di 5

ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE LEI 8.069 DE 13 DE JULHO DE 1990 . Dispe sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente, e d outras providncias .

LIVRO I - PARTE GERAL TTULO I - DAS DISPOSIES PRELIMINARES Art . 1 - Esta Lei dispe sobre a proteo integral criana e ao adolescente . Art . 2 - Considera-se criana, para os efeitos desta Lei, a pessoa at doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade . PARGRAFO NICO - Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto s pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade . Art . 3 - A criana e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes pessoa humana, sem prejuzo da proteo integral de que trata esta Lei, assegurando-selhes, por lei ou por outros, meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento fsico, mental, moral, espiritual e social, em condies de liberdade e de dignidade . Art . 4 - dever da famlia, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Pblico assegurar, com absoluta prioridade, a efetivao dos direitos referentes vida, sade, alimentao, educao, ao esporte, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria . PARGRAFO NICO - A garantia de prioridade compreende:a) primazia de receber proteo e socorro em quaisquer circunstncias;b) precedncia do atendimento nos servios pblicos ou de relevncia pblica;e) preferncia na formulao e na execuo das polticas sociais pblicas;d) destinao privilegiada de recursos pblicos nas reas relacionadas com a proteo infncia e juventude . Art . 5 - Nenhuma criana ou adolescente ser objeto de qualquer forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso, punido na forma da lei qualquer atentado, por ao ou omisso, aos seus direitos fundamentais . Art . 6 - Na interpretao desta Lei levar-se-o em conta os fins sociais e a que ela se dirige, as exigncias do bem comum, os direitos e deveres individuais e coletivos, e a condio peculiar da criana e do adolescente como pessoas em desenvolvimento . TTULO II - DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS

CAPTULO II - DO DIREITO LIBERDADE, AO RESPEITO E DIGNIDADE

Art . 15 - A criana e o adolescente tm direito liberdade, ao respeito e dignidade como pessoas humanas em Processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituio e nas leis . Art . 16 - O direito liberdade compreende os seguintes aspectos: I - ir, vir e estar nos logradouros pblicos e espaos comunitrios ressalvadas as restries legais; II - opinio e expresso; III - crena e culto religioso; IV - brincar, praticar esportes e divertir-se; V - participar da vida familiar e comunitria, sem discriminao; VI - participar da vida poltica, na forma da lei; VII - buscar refgio, auxilio e orientao . Art . 17 - O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da insanidade fsica, psquica e moral da criana e do adolescente, abrangendo a preservao da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idias e crenas, dos espaos e objetos pessoais . Art . 18 - dever de todos velar pela dignidade da criana e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterroiizante, vexatrio ou constrangedor .
CAPTULO IV - DO DIREITO EDUCAO, CULTURA, AO ESPORTE E AO LAZER

Art . 53 - A criana e o adolescente tm direito educao, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exerccio da cidadania e qualificao para o trabalho, assegurando-se-lhes: I - igualdade de condies para o acesso e permanncia na escola; II - direito de ser respeitado por seus educadores; III - direito de contestar critrios avaliativos, podendo recorrer s instncias escolares superiores; IV - direito de organizao e participao em entidades estudantis; V - acesso a escola pblica e gratuita prxima de sua residncia .

PARGRAFO NICO - direito dos pais ou responsveis ter cincia do processo pedaggico, bem como participar da definio das propostas educacionais . Art . 54 - dever do Estado assegurar criana e ao adolescente: I - ensino fundamental, obrigatrio e gratuito, inclusive para os que a ele no tiveram acesso na idade prpria; II - progressiva extenso da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino mdio; III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficincia, preferencialmente na rede regular de ensino; IV - atendimento em creche e pr-escola s crianas de zero a seis anos de idade; V - acesso aos nveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criao artstica, segundo a capacidade de cada um; VI - oferta de ensino noturno regular, adequado s condies do adolescente trabalhador; VII - atendimento no ensino fundamental, atravs de programas suplementares de material didtico-escolar, transporte, alimentao e assistncia sade . 1 - O acesso ao ensino obrigatrio e gratuito direito pblico subjetivo . 2 - O no-oferecimento do ensino obrigatrio pelo Poder Pblico ou sua oferta irregular importa responsabilidade da autoridade competente . 3 - Compete ao Poder Pblico recensear os educandos no ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos pais ou responsvel, pela freqncia escola . Art . 55 - Os pais ou responsvel tm a obrigao de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino . Art . 56 - Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicaro ao Conselho Tutelar os casos de: I - maus-tratos envolvendo seus alunos; II - reiterao de faltas injustificadas e de evaso escolar, esgotados os recursos escolares; III - elevados nveis de repetntia . Art . 57 - O Poder Pblico estimular pesquisas, experincias e novas propostas relativas a calendrio, serrao, currculo, metodologia, didtica e avaliao, com vistas insero de crianas e adolescentes excludos do ensino fundamental obrigatrio .

Art . 58 - No processo educacional respeitar-se-o os valores culturais, artsticos e histricos prprios do contexto social da criana e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade de criao e o acesso s fontes de cultura . Art . 59 - Os Municpios, com apoio dos Estados e da Unio, estimularo e facilitaro a destinao de recursos e espaos para programaes culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infncia e a juventude .
CAPTULO V - DO DIREITO PROFISSIONALIZAO E PROTEO NO TRABALHO

Art . 60 - proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condio de aprendiz . Art . 61 - A proteo ao trabalho dos adolescentes regulada por legislao especial, sem prejuzo do disposto nesta Lei . Art . 62 - Considera-se aprendizagem a formao tcnico-profissional ministrada segundo as diretrizes e bases da legislao de educao em vigor . Art . 63 - A formao tcnico-profissional obedecer aos seguintes princpios: I - garantia de acesso e freqncia obrigatria ao ensino regular; II - atividade compatvel com o desenvolvimento do adolescente; III - horrio especial para o exerccio das atividades . Art . 64 - Ao adolescente at quatorze anos de idade assegurada bolsa de aprendizagem . Art . 65 - Ao adolescente aprendiz, maior de quatorze anos, so assegurados os direitos trabalhistas e previdencirios . Art . 66 - Ao adolescente portador de deficincia assegurado trabalho protegido . Art . 67 - Ao adolescente empregado, aprendiz, em regime familiar de trabalho, aluno de escola tcnica, assistido em entidade governamental ou no-governamental, vedado trabalho: I - notumo, realizado entre as vinte e duas horas de um dia e as cinco horas do dia seguinte; II - perigoso, insalubre ou penoso; III - realizado em locais prejudiciais sua formao e ao seu desenvolvimento fsico, psquico, moral e social; IV - realizado em horrios e locais que no permitam a freqncia escola .

Art . 68 - O programa social que tenha por base o trabalho educativo, sob responsabilidade de entidade governamental ou no-governamental sem fins lucrativos, dever assegurar ao adolescente que dele participe condies de capacitao para o exerccio de atividade regular remunerada . 1 - Entende-se por trabalho educatvo a atividade laboral em que as exigncias pedaggicas relativas ao desenvolvimento pessoal e social do educando prevalecem sobre o aspecto produtivo . 2 - A remunerao que o adolescente recebe pelo trabalho efetuado ou a participao na venda dos produtos de seu trabalho no desfigura o carter educativo . Art . 69 - O adolescente tem direito profissionalizao e proteo no trabalho, observados os seguintes aspectos, entre outros: I - respeito condio peculiar de pessoa em desenvolvimento; II - capacitao profissional adequada ao mercado de trabalho . b)a criana estiver acompanhada: 1)de ascendente ou colateral maior, at o terceiro grau, comprovado documentalmente o parentesco; 2) de pessoa maior, expressamente autorizada pelo pai, me ou responsvel . 2 - A autoridade judiciria poder, a pedido dos pais ou responsvel . conceder autorizao vlida por dois anos . Art . 84 - Quando se tratar de viagem ao exterior, a autorizao dispensvel, se a criana ouadolescente: I - estiver acompanhado de ambos os pais ou responsvel; II - viajar na companhia de um dos pais, autorizado expressamente pelo outro atravs de documento com firma reconhecida . Art . 85 - Sem prvia e expressa autorizao judicial, nenhuma criana ou adolescente nascido em territrio nacional poder sair do Pas em companhia de estrangeiro residente ou donciliado no exterior .

Potrebbero piacerti anche