Sei sulla pagina 1di 6

Universidade Federal do Paran Setor de Cincias Exatas Departamento de Fsica Fsica Geral B - Prof. Dr.

Ricardo Luiz Viana Aula 28 - Aplicaes da Lei de Faraday Recordao: Lei de Faraday: um fluxo magntico variando com o tempo provoca uma fem induzida. Lei de Lenz: o sentido da corrente induzida tende a se opor a causa que a produziu.

Fora eletromotriz de movimento: ocorre quando uma espira move-se numa regio onde h um campo magntico. Exemplo acima: espira entra, a rea efetiva aumenta, logo o fluxo magntico est crescendo com o tempo. Opor-se ao crescimento significa diminuir: o campo gerado pela corrente induzida tende a enfraquecer o campo magntico existente, logo o sentido (pela regra da mo direita) horrio. Se a espira estivesse se afastando, o sentido seria o anti-horrio.

Explicao pela fora magntica: portadores de carga positivos (lembre do sentido convencional da corrente!) com velocidade para a direita sofrem uma fora magntica para baixo (regra da mo direita). F = q v B sen(90) = q v B

A fem induzida, por definio, o trabalho realizado por unidade de carga pelo campo magntico. Trabalho = fora x deslocamento = q v B L logo, = qvBL/q = vBL

Explicao pela lei de Faraday: como B no muda, o fluxo muda com o tempo devido variao da rea = (.) = = / = / Mas a rea efetiva (ou seja, a poro da rea total da espira que est mergulhada no campo magntico) igual a A = L x. Logo / t = L x/ t = L v, onde v = x/ t a velocidade da espira (constante) = / = L v onde o sinal negativo representa a Lei de Lenz: o sentido da corrente induzida na espira ope-se ao aumento do fluxo magntico Problema resolvido: Seja um campo magntico uniforme de mdulo 0,6 T, e uma espira retangular de largura L = 15 cm movimentando-se a 8 m/s. Supondo que a sua resistncia seja 25 ohms, ache: (a) a fem induzida, (b) a corrente na espira, (c) a fora necessria para deslocar a espira com velocidade constante; (d) a potncia dissipada em calor por efeito Joule. Soluo: (a) = L v = 0,6 x 0,15 x 8 = 0,72 V (b) i = / R = 0,72/25 = 28,8 mA (c) a fora necessria para deslocar a espira igual e oposta fora magntica exercida pelo campo sobre a espira. Lembrando da frmula para a fora magntica sobre um fio F = i L B sen(90) = i L B = 0,0288 x 0,15 x 0,6 = 2,59 mN observe que a espira "resiste" a ser puxada para dentro do campo magntico, devido conservao de energia (da vem a Lei de Lenz...) (d) potncia num resistor P = R i2 = 25 x (0,0288)2 = 20,7 mW Verificao: por conservao de energia, essa deve ser a mesma potncia empregada no deslocamento da espira: P = F v = 2,59 x 10-3 x 8 = 20,7 mW Problema proposto: Uma bobina retangular com 85 espiras de 13 cm de largura movimentada num campo uniforme de 1,5 T com velocidade constante de 18 cm/s. Se a resistncia da bobina for de 6,2 ohms, calcule: (a) a fem induzida, (b) a corrente induzida, (c) a fora necessria para moviment-la; (d) a potncia. Respostas: (a) 3,0 V; (b) 0,48 A; (c) 8,0 N; (d) 1,4 W.

Correntes de Foucault: se, ao invs de uma espira de fio, houver um fluxo magntico varivel numa barra macia de metal condutor, tambm haver correntes induzidas, chamadas correntes de Foucault. Devido ao efeito Joule, haver calor dissipado devido a essas correntes.

Como vimos, necessria uma fora externa para movimentar uma espira num campo magntico, devido fora magntica sobre a espira. No caso das correntes de Foucault isso faz com que elas possam ser usadas como uma forma de freio magntico. Para diminuir as correntes de Foucault costuma-se laminar ou recortar o bloco macio de ferro, como se faz nos transformadores.

De forma geral, quando temos um campo magntico varivel com o tempo, aparecer um campo eltrico induzido.

Gerador de corrente alternada: consiste essencialmente numa bobina girando num campo magntico exterior. Como a rea efetiva da bobina varia com o tempo, tambm o fluxo magntico varia, provocando uma fem induzida.

Seja uma bobina retangular de lados L e w, e com N espiras, girando em torno do seu eixo de rotao com velocidade angular constante . Das equaes do movimento circular uniforme, temos que o ngulo entre o plano da espira e a direo do campo magntico = t. O ngulo varia com o tempo, e assim tambm o vetor rea da espira, que sempre perpendicular a ela. Logo, o fluxo magntico = B . A = BA cos = BA cos( t) onde A = L w a rea da bobina. Pela lei de Faraday (na forma diferencial), a fem induzida na bobina ser

logo = BA dcos( t)/dt = - N BA (- ) sen( t) = N BA sen( t) que uma fem, ou tenso, alternada:

pois varia senoidalmente com o tempo, com uma frequncia angular (medida em radianos por segundo) = 2 f, onde f a frequncia comum (inverso do perodo, medido em ciclos por segundo ou Hertz). Na rede eltrica domstica, temos que f = 60 Hz, de modo que a frequncia angular = 2 x 60 = 377 rad/s. O valor mximo (amplitude) da fem alternada ocorre quando o seno atinge seu valor mximo, que 1, de modo que: MAX = N BA = 2 f N B A Como a frequncia de 60 Hz muito grande, na prtica no conseguimos medir precisamente o valor instantneo da fem alternada, mas sim o seu valor eficaz, que a mdia quadrtica, dada por m = MAX / 2 Problema resolvido: O valor eficaz da fem da rede eltrica domstica 110 V. (a) Qual o valor mximo da fem? Projete um gerador usando uma bobina quadrada num campo magntico de 0,4 T. Soluo: (a) MAX = m 2 = 110 x 2 = 155,56 V (b) NA = 2 f B = 2 x 60 x 0,4 = 150,8 Se usamos lado L = 30 cm, ento A = 0,3 x 0,3 = 0,09 e precisaremos de uma bobina com N = 150,8/0,09 = 1675 espiras. H infinitas respostas, obviamente, mas se N for grande demais pode ser invivel o projeto. Problema proposto: Uma bobina tem 250 espiras e rea de 3 cm quadrados. A bobina gira num campo magntico de 0,4 T, a 60 Hz. Ache os valores mximo e eficaz da fem produzida, a frequncia angular e o perodo. Resposta: 11,3 V.

Motor de corrente alternada (CA): a mesma bobina que gira num campo magntico pode ser usada como um motor de corrente alternada. Injetamos uma corrente eltrica alternada na bobina (proveniente, por exemplo, de um gerador de CA). Vimos que uma espira num campo magntico sofre um torque, o qual provoca ento a rotao da espira. A espira girante chamada de "rotor", e o campo magntico produzido por um eletroim chamado "estator". Nos chamados motores sncronos, a frequncia de giro do rotor a mesma da corrente alternada. Fora contraeletromotriz: devido rotao da bobina (rotor) aparecer uma fem induzida, chamada fora contraeletromotriz, pois ela tende a se opor fem alternada que produziu a corrente no motor. Esse efeito tambm aparece nos motores a corrente contnua (CC). Problema resolvido: O enrolamento de um motor CC tem resistncia de 1,5 ohms. Quando o motor est ligado a uma fonte de 40 V a corrente no rotor 2,0 A. Qual a fora contraeletromotriz? Soluo: Se o motor "puxa" 2,0 A, a queda de tenso no enrolamento do rotor simplesmente V = i R = 2,0 x 1,5 = 3 V. Como o motor "puxa" 40 V da fonte de fem, a fora contra-eletromotriz ser 40 - 3 = 37 V. Problema proposto: Suponha que no problema anterior o motor esteja girando sua velocidade mxima. Qual a corrente inicial no rotor quando ligamos o motor, ou seja, quando a fora contra-eletromotriz pode ser desprezada? Resposta: 26,7 A.

Potrebbero piacerti anche