Sei sulla pagina 1di 9

ANUAL ESTADUAL MATUTINO CENTRO DIREITO CIVIL PROF: CRISTIANA DATA: 19/04/10

Referida sentena somente produzir efeitos aps, decorridos 180 dias da sua publicao pela imprensa. No entanto, assim que houver o seu trnsito, j ser possvel aos herdeiros entrarem na posse dos bens do ausente. Nos termos do art. 30, 21 do CC, os descendentes, ascendentes e cnjuges no precisam prestar cauo de restituio desses bens, caso o ausente retorne. Os demais herdeiros devero prest-la, mediante garantia pignoratcia ou hipotecria, conforme caput do art. 302 CC. Aquele herdeiro que no se imitiu na posse dos bens porque no tinha como prestar a mencionada cauo, ter o seu quinho administrado por outro herdeiro que tenha se imitido na posse dos bens, porque prestou cauo, ou ento referidos bens sero administrados por um curador nomeado pelo juiz. Nos termos do art. 343 do CC, aquele que no se imitiu na posse porque no tinha condies de prestar cauo, pode pedir ao juiz que lhe seja entregue a metade dos rendimentos referente a quinho, que lhe tocaria (ele ter direito dependendo da situao concreta apenas a metade dos bens, pois a outra metade ser capitalizada em ttulos da dvida pblica ou em imveis para a hiptese do ausente retornar e justificar a sua ausncia art. 29, e p. nico do art. 334 ambos do CC). Nesta fase no possvel a alienao de bens imveis, salvo se houver autorizao judicial. Em se tratando de bens mveis dependendo da situao concreta a alienao ser possvel se houver autorizao judicial. Importa notar que nesta fase os herdeiros ainda no tm a propriedade dos bens do ausente, mas apenas posse. E quanto aos frutos e rendimentos dos quinhes que lhes tocam, encontra-se em situao similar ao do usufruturio.

Art. 30. (...). 2o Os ascendentes, os descendentes e o cnjuge, uma vez provada a sua qualidade de herdeiros, podero, independentemente de garantia, entrar na posse dos bens do ausente. 2 Art. 30. Os herdeiros, para se imitirem na posse dos bens do ausente, daro garantias da restituio deles, mediante penhores ou hipotecas equivalentes aos quinhes respectivos. (...). 3 Art. 34. O excludo, segundo o art. 30, da posse provisria poder, justificando falta de meios, requerer lhe seja entregue metade dos rendimentos do quinho que lhe tocaria. 4 Art. 29. Antes da partilha, o juiz, quando julgar conveniente, ordenar a converso dos bens mveis, sujeitos a deteriorao ou a extravio, em imveis ou em ttulos garantidos pela Unio. ,Art. 33. Pargrafo nico. Se o ausente aparecer, e ficar provado que a ausncia foi voluntria e injustificada, perder ele, em favor do sucessor, sua parte nos frutos e rendimentos.
1

ANUAL ESTADUAL MATUTINO CENTRO DIREITO CIVIL PROF: CRISTIANA DATA: 19/04/10

Os ascendentes, descendentes e cnjuges, faro seus todos os frutos e rendimentos dos bens do ausente (art. 335 do CC, caso o ausente retorne, referidas pessoas no precisam devolver os frutos e rendimentos dos bens que lhe tocavam). Os demais herdeiros devero capitalizar metade desses frutos e rendimentos, conforme determinao judicial, aps oitiva do MP, em imveis ou ttulos da Dvida Pblica conforme art. 296 do CC, isso para a hiptese do ausente retornar e justificar a sua ausncia (art. 33 2 parte e p. nico do CC). Dentro do prazo de 10 anos da abertura da Sucesso Provisria, uma das seguintes hipteses poder ocorrer: 1. Certeza da morte - neste caso o procedimento converte-se em inventrio (neste momento, os herdeiros passaro a ter a propriedade definitiva dos bens do ausente). 2. Retorno do ausente - ele ter de volta os seus bens, no que diz respeito, no entanto, aos frutos e rendimentos desses bens, ver regra do art. 33. 3. Persistncia da Ausncia - neste caso ingressa-se na terceira fase, ou seja, da sucesso definitiva. Nos termos do art. 387 do CC possvel requerer-se abertura da sucesso definitiva, em se provando que o ausente conta com 80 anos de idade e que de cinco datam as suas ltimas noticiais. 3 Fase Da sucesso definitiva. Os interessados podero requerer a sucesso definitiva em trs hipteses: 1. Em 10 anos depois do trnsito em julgado da sentena que concedeu a abertura da sucesso provisria (art. 378 do CC).
5 Art. 33. O descendente, ascendente ou cnjuge que for sucessor provisrio do ausente, far seus todos os frutos e rendimentos dos bens que a este couberem; os outros sucessores, porm, devero capitalizar metade desses frutos e rendimentos, segundo o disposto no art. 29, de acordo com o representante do Ministrio Pblico, e prestar anualmente contas ao juiz competente. (...). 6 Vide nota 4. 7 Art. 38. Pode-se requerer a sucesso definitiva, tambm, provando-se que o ausente conta oitenta anos de idade, e que de cinco datam as ltimas notcias dele. 8 Art. 37. Dez anos depois de passada em julgado a sentena que concede a abertura da sucesso provisria, podero os interessados requerer a sucesso definitiva e o levantamento das caues prestadas.

ANUAL ESTADUAL MATUTINO CENTRO DIREITO CIVIL PROF: CRISTIANA DATA: 19/04/10

2. Em 5 anos a contar de suas ltimas notcias, se o ausente contava com 80 anos (art. 38 do CC). 3. Certeza da morte do ausente. A sentena de sucesso definitiva produz os seguintes efeitos: a) Presuno de morte do ausente a denominada morte ficta. b) Averbao dessa sentena no cartrio de registro civil. c) Dissoluo do casamento (19 do art. 1.571 do CC) o cnjuge do ausente pelo novo Cdigo considerado vivo. d) Extino do poder familiar. e) Levantamento das caues prestadas pelos herdeiros que se imitiram na posse dos bens. f) Imisso na posse dos herdeiros que no haviam tomado posse por falta de cauo. g) Aquisio da propriedade resolvel dos bens, por parte dos herdeiros. Importa notar que dentro de 10 anos a contar da sentena de sucesso definitiva, uma das seguintes hipteses pode ocorrer: 1. Retorno do ausente ou de algum herdeiro mais prximo neste caso o ausente ou o herdeiro, ter direito aos bens no estado em que se encontram, conforme regra prevista no art. 3910 do CC. Eles no
Art. 1.571. A sociedade conjugal termina: I - pela morte de um dos cnjuges; II - pela nulidade ou anulao do casamento; III - pela separao judicial; IV - pelo divrcio. 1o O casamento vlido s se dissolve pela morte de um dos cnjuges ou pelo divrcio, aplicando-se a presuno estabelecida neste Cdigo quanto ao ausente. 2o Dissolvido o casamento pelo divrcio direto ou por converso, o cnjuge poder manter o nome de casado; salvo, no segundo caso, dispondo em contrrio a sentena de separao judicial. 10 Art. 39. Regressando o ausente nos dez anos seguintes abertura da sucesso definitiva, ou algum de seus descendentes ou ascendentes, aquele ou estes havero s os bens existentes no estado em que se acharem, os subrogados em seu lugar, ou o preo que os herdeiros e demais interessados houverem recebido pelos bens alienados depois daquele tempo.
9

ANUAL ESTADUAL MATUTINO CENTRO DIREITO CIVIL PROF: CRISTIANA DATA: 19/04/10

tero direitos aos frutos e rendimentos de nenhum dos bens, durante o perodo de ausncia. 2. Persistncia da Ausncia - neste caso a propriedade resolvel dos bens pelos herdeiros passa a ser definitiva. Se o ausente retorna 10 anos depois da sentena de sucesso definitiva, ele no tem direito de reaver nenhum de seus bens. DAS PESSOAS JURDICAS Elas podem ser definidas como sendo as associaes ou instituies formadas para a realizao de um fim e reconhecidas pela ordem jurdica como sujeitos de direito. 1. Classificao. Quanto s suas funes e capacidades elas podem ser: a) Pessoas Jurdicas de Direito Pblico Interno ou Externo b) Pessoas Jurdicas de Direito Privado. Quanto a Nacionalidade elas podem ser: a) Brasileiras, so aquelas constitudas de acordo com a lei brasileira, tendo sede e administrao no Brasil, pouco importando a nacionalidade dos seus integrantes. b) Estrangeiras, so aquelas constitudas de acordo com a lei de seu pas de origem, e para funcionarem no Brasil depende de autorizao especial do Governo Brasileiro e ainda a nomeao de um representante que responda pelos atos, aqui praticados. Quanto estrutura elas podem ser: a) Corporao ou universitas personarum (que a unio de duas ou mais pessoas para atravs da constituio de uma pessoa
Pargrafo nico. Se, nos dez anos a que se refere este artigo, o ausente no regressar, e nenhum interessado promover a sucesso definitiva, os bens arrecadados passaro ao domnio do Municpio ou do Distrito Federal, se localizados nas respectivas circunscries, incorporando-se ao domnio da Unio, quando situados em territrio federal.

ANUAL ESTADUAL MATUTINO CENTRO DIREITO CIVIL PROF: CRISTIANA DATA: 19/04/10

jurdica atingirem um dado fim comum o caso das sociedades e associaes). b) Fundao ou Universitas bonorum, consiste num patrimnio que se personaliza em ateno ao fim a que se destina. CC). 2. Das pessoas Jurdicas de Direito Privado (art. 4411 do Distino entre Associao e Fundao. a) Associao uma corporao, enquanto que a Fundao um patrimnio que se personaliza. b) A finalidade da associao pode ser alterada pelos associados; a finalidade da Fundao no pode ser alterada. c) A Fundao fiscalizada pelo MP, a associao no. Importa notar, no entanto, tanto a associao quanto a fundao no tem finalidade lucrativa e neste passo, distinguem-se das sociedades. Isso no significa, no entanto, que elas no possam auferir lucros, porm esses so meios para que elas atinjam os seus fins. No que diz respeito ao incio da personalidade jurdica, conforme art. 4512 do CC se dar com a inscrio do estatuto no rgo competente (nos cartrios de registro civil das pessoas jurdicas ou ento nas juntas comerciais quando se tratar de sociedade empresarial).
11 Art. 44. So pessoas jurdicas de direito privado, I - as associaes; II - as sociedades; III - as fundaes. IV - as organizaes religiosas; V - os partidos polticos. 1o So livres a criao, a organizao, a estruturao interna e o funcionamento das organizaes religiosas, sendo vedado ao poder pblico negar-lhes reconhecimento ou registro dos atos constitutivos e necessrios ao seu funcionamento. 2o As disposies concernentes s associaes aplicam-se subsidiariamente s sociedades que so objeto do Livro II da Parte Especial deste Cdigo. 3o Os partidos polticos sero organizados e funcionaro conforme o disposto em lei especfica. 12 Art. 45. Comea a existncia legal das pessoas jurdicas de direito privado com a inscrio do ato constitutivo no respectivo registro, precedida, quando necessrio, de autorizao ou aprovao do Poder Executivo, averbando-se no registro todas as alteraes por que passar o ato constitutivo. Pargrafo nico. Decai em trs anos o direito de anular a constituio das pessoas jurdicas de direito privado, por defeito do ato respectivo, contado o prazo da publicao de sua inscrio no registro.

ANUAL ESTADUAL MATUTINO CENTRO DIREITO CIVIL PROF: CRISTIANA DATA: 19/04/10

Ainda nos termos desse dispositivo se percebe que algumas entidades dependem antes do registro, de autorizao do Governo para funcionarem, o caso, por exemplo, das instituies financeiras, dos administradores de consrcio de bens durveis, as seguradoras entre outros. So algumas das consequncias da aquisio da personalidade jurdica: 1. O poder da pessoa jurdica de praticar todos os atos e negcios jurdicos, exceto aqueles que lhe so vedados de forma expressa ou tcita pela lei. 2. O poder da pessoa jurdica em figurar como parte nas relaes jurdicas materiais e nas processuais. 3. A autonomia patrimonial, pois o patrimnio delas no se confunde com o patrimnio pessoal de seus integrantes. Associaes. Associao uma corporao sem fins lucrativos, a Constituio assegura a liberdade de associao que deve ser entendida da seguinte forma: 1. Direito de criar a associao, independentemente de autorizao. 2. Direito de no ser compelido a aderir determinada associao. 3. Direito de desligar-se da associao a qualquer tempo. Percebe-se que vedada a interferncia estatal no funcionamento das associaes e em havendo interferncia arbitrria a mesma, constitui crime de responsabilidade e abuso de poder. O incio da personalidade se d com o registro de seu estatuto no cartrio de registro civil de pessoas jurdicas, referido estatuto dever conter sob pena de nulidade os requisitos previstos no art. 5413 do CC.
13

Art. 54. Sob pena de nulidade, o estatuto das associaes conter: I - a denominao, os fins e a sede da associao; II - os requisitos para a admisso, demisso e excluso dos associados;

ANUAL ESTADUAL MATUTINO CENTRO DIREITO CIVIL PROF: CRISTIANA DATA: 19/04/10

Os deveres e os direitos dos associados encontram-se previstos nos arts. 55, 56 e 58 do CC14. A excluso do associado possvel desde que na forma do art. 57 do CC. A Assemblia Geral rgo de deliberao mxima das entidades associativas e a sua convocao se faz na forma do art. 6016 do CC. certo ainda que as matrias previstas no art. 5917 do CC so de atribuies privativas das Assemblias, no podendo o estatuto dispor de forma contrria.
15

A dissoluo da Associao pode ser: 1. Espontnea - quando deliberada pelos associados reunidos em Assemblia geral especialmente convocada para esse fim e observando-se o quorum do estatuto. 2. Dissoluo judicial - que se dar por meio de sentena, quando a associao tiver finalidade ilcita ou carter paramilitar. Dissolvida a associao, o seu patrimnio ser destinado outra associao que esteja prevista no estatuto. Se omisso o seu patrimnio ser destinado outra associao, federal, estadual ou municipal, que tenha finalidade idntica ou semelhante. Em no

III - os direitos e deveres dos associados; IV - as fontes de recursos para sua manuteno; V o modo de constituio e de funcionamento dos rgos deliberativos; VI - as condies para a alterao das disposies estatutrias e para a dissoluo. VII a forma de gesto administrativa e de aprovao das respectivas contas. 14 Art. 55. Os associados devem ter iguais direitos, mas o estatuto poder instituir categorias com vantagens especiais. Art. 56. A qualidade de associado intransmissvel, se o estatuto no dispuser o contrrio. Pargrafo nico. Se o associado for titular de quota ou frao ideal do patrimnio da associao, a transferncia daquela no importar, de per si, na atribuio da qualidade de associado ao adquirente ou ao herdeiro, salvo disposio diversa do estatuto. Art. 58. Nenhum associado poder ser impedido de exercer direito ou funo que lhe tenha sido legitimamente conferido, a no ser nos casos e pela forma previstos na lei ou no estatuto. 15 Art. 57. A excluso do associado s admissvel havendo justa causa, assim reconhecida em procedimento que assegure direito de defesa e de recurso, nos termos previstos no estatuto 16 Art. 60. A convocao dos rgos deliberativos far-se- na forma do estatuto, garantido a 1/5 (um quinto) dos associados o direito de promov-la. 17 Art. 59. Compete privativamente assemblia geral: I destituir os administradores; II alterar o estatuto. Pargrafo nico. Para as deliberaes a que se referem os incisos I e II deste artigo exigido deliberao da assemblia especialmente convocada para esse fim, cujo quorum ser o estabelecido no estatuto, bem como os critrios de eleio dos administradores.

ANUAL ESTADUAL MATUTINO CENTRO DIREITO CIVIL PROF: CRISTIANA DATA: 19/04/10

havendo, o patrimnio ser destinado s Fazendas dos Estados, do Distrito Federal ou da Unio, nos termos do 218 do art. 61 do CC. Fundaes. Fundao um patrimnio que se personaliza em ateno ao fim a que se destina. Dois, portanto so os seus elementos: a) O patrimnio; b) Fim especfico, que nos termos do p. nico19 do art. 62 s pode ser: religioso, moral, cultural ou de assistncia. Para se criar uma fundao, o seu instituidor a constituir por meio de escritura pblica ou ento por meio de testamento. Trata-se, portanto, de ato solene, que dever conter: 1. A dotao de bens alodiais (que so aqueles livres e desembaraados, ou seja, no sejam prejudiciais aos credores nem legitima dos herdeiros necessrios). 2. Fim a que se destina. Quanto maneira de administr-la pode ou no estar especificada, a critrio do instituidor. Aps a lavratura da escritura pblica ou ento aps a morte do testador, quando instituda por meio de testamento. O prximo passo a elaborao do estatuto e sob este aspecto a fundao pode ser: 1. Direta - quando o estatuto elaborado pelo prprio fundador. 2. Indireta ou fiduciria - quando o estatuto elaborado por terceira pessoa, a quem o instituidor, atribuiu esse encargo.

Art. 61. (...). 2o No existindo no Municpio, no Estado, no Distrito Federal ou no Territrio, em que a associao tiver sede, instituio nas condies indicadas neste artigo, o que remanescer do seu patrimnio se devolver Fazenda do Estado, do Distrito Federal ou da Unio. 19 Art. 62. (...). Pargrafo nico. A fundao somente poder constituir-se para fins religiosos, morais, culturais ou de assistncia.
18

ANUAL ESTADUAL MATUTINO CENTRO DIREITO CIVIL PROF: CRISTIANA DATA: 19/04/10

Elaborado o estatuto ele segue para a aprovao pelo MP. Se aprovado ele vai para o cartrio de registro civil de pessoas jurdicas para registro, ganhando a partir deste, personalidade jurdica (art. 62 do CC).

Potrebbero piacerti anche