Sei sulla pagina 1di 3

Universidade Catlica de Braslia

Engenharia Ambiental
Avaliao de Risco Ambiental Profa Renata Marson Teixeira de Andrade, PhD Jhssica Ribeiro Cardoso matr.:uc08010431
ANLISE E GERENCIAMENTO DE RISCOS AMBIENTAIS O relatrio que a Petrobrs apresenta um processo de Anlise e Gerenciamento de Risco Ambiental onde foram utilizadas tcnicas de identificao de perigos (estudo de avaliao de riscos) como a Anlise Preliminar de Perigos - APP. Esse estudo permitiu avaliar o risco considerando os aspectos ambientais na rea de influencia do empreendimento em funo das atividades que seriam desenvolvidas (instalao e operao). A Anlise de Risco referente Unidade de Produo para sua viabilidade em processar, armazenar e transportar leo e comprimir, desidratar gs para a gerao de energia. O sistema FPSO (Floating, Production, Storage and Offloading) Seillean definido neste relatrio como uma unidade estacionria que flutua, produz, processa e armazena petrleo. Depois de armazenado transportado e exportado por intermdio de navios aliviadores, enquanto parte do gs natural gera energia e outra parte queimada. Em funo de todas essas atividades, pode causar algum risco ambiental o qual deve ser identificado, avaliado e gerenciado. A metodologia empregada foi a Matriz Qualitativa de Riscos, um quadro de categorias de severidade e de freqncia dos riscos. Essa matriz permite a identificao dos riscos como crtico ou moderados. No relatrio, as atividades analisadas so dividas em duas fases (instalao e produo da unidade) e so caracterizadas as aes de segurana no que diz respeito ao risco ambiental durante o processamento dessas atividades. O sistema FPSO (Floating, Production, Storage and Offloading) foi divido em 9 subsistemas em que so descritas a identificao, classificao e anlise do perigo referente s fases do processo (instalao ou produo). Aps a identificao e seleo dos eventos, so avaliados seus efeitos e os planos que podem mitig-los, sendo, portanto, implementados no Gerenciamento de Risco. Durante a instalao do sistema na rea do poo, o risco desprezvel. Para se identificar outros riscos ainda durante os processos de instalao e operao foi realizado um inventrio de

medidas de segurana para cada etapa das atividades. A Petrobrs apresenta um histrico de acidentes envolvendo vazamentos de leo e gs a fim de se compreender que, nos Estados Unidos, por exemplo, o nmero de acidentes vem diminuindo pelo fato de que a tomada de deciso como adoo de medidas de segurana aperfeioam os projetos e a minimizao dos riscos. apontada a predominncia das ocorrncias de: incndios, colises, vazamentos e exploses, durante esse processo produtivo, sempre com efeitos negativos do perigo a quem estava submetido o risco. Este relatrio da Petrobrs exemplifica 7 casos de acidentes com o sistema a ser adotado FPSO e justifica todas as causas. A Anlise Preliminar de Perigo APP uma ferramenta para se avaliar o risco ambiental, de acordo com American Institute of Chemical Engineers (AIChE). O mtodo identificar em cada sistema as Hipteses Acidentais (perigo), causas e efeitos ou conseqncias. A equipe tcnica em seu relatrio considerou todas as extenses (pequena, mdia e grande) do evento (vazamento) que pudesse ser risco potencial. Na planilha APP utiliza-se os critrios de probabilidade (A Remota, B Improvvel, C Provvel, D Freqente), severidade (1 Desprezvel, 2 Reduzida, 3 Localizada, 4 Sria, 5 Catastrfica) e risco (AR Alto Risco, RM Risco Moderado, BR Baixo Risco) a fim de se criar uma matriz de risco. Para a situao, so considerados os elementos de cada subsistema operacional das fases 1 e 2: Sistema de Separao e Processamento de leo, Compresso e Tratamento de Gs, Sistema de Flare, Utilidades (Gerao de Energia, Diesel, Produtos Qumicos), Tratamento de gua de Drenagem Aberta, Tanques de Carga (leo) e Slop, Exportao e Importao de leo e Agentes Externos (Fatores Climticos e Barco de Apoio). Foram ento identificados os perigos, as causas, as deteces e efeitos, avaliada as categorias de probabilidade, severidade e risco para cada elemento e, por fim, estabelecidas as medidas preventivas ou corretivas. O resultado da APP identifica as hipteses acidentais e classifica o tipo de risco (original ou residual) bem como sua magnitude, podendo vir a adequar os planos de aes, que o Gerenciamento dos Riscos, o qual dever definir as atribuies dos envolvidos, realizar inspees peridicas com programas de manuteno, capacitao tcnica, servios terceirizados, gerenciamento de mudanas, investigao de acidentes e sistemas de permisso de trabalho.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

PETROBRAS. Anlise e Gerenciamento de Riscos Ambientais II.8. 119 p. 2008. Disponvel em <http://siscom.ibama.gov.br/licenciamento_ambiental/Petroleo/TLD%20%20Espadarte/II.8.%20An%C3%A1lise%20e%20Gerenciamento%20de%20Risco/TLD-504-II-8Analise_Risco.pdf>. Acesso em 02 de setembro de 2011.

Potrebbero piacerti anche