Sei sulla pagina 1di 8

REDE: UMA ESTRUTURA ALTERNATIVA DE ORGANIZAO 1 Francisco Whitaker Quando pessoas ou entidades se associam para realizar determinado objetivo,

elas precisam se organizar. A estrutura de organizao mais usualmente adotada a piramidal. Outra estrutura de organizao vem sendo no entanto cada vez mais experimentada, especialmente nos pases do Primeiro Mundo: a estrutura horizontal em rede. O autor do artigo participou, na Frana, de 1975 a 1981, de uma experincia desse tipo, as Jornadas Internacionais por uma Sociedade superando as dominaes, projeto da Conferncia Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB que interligou participantes de mais de 90 pases. Foi a poca em que essa proposta organizativa comeou a se espalhar pela Europa e Estados Unidos. No Brasil ele viveu uma nova experincia importante de rede, a partir de 1985, com o Plenrio PrParticipao Popular na Constituinte: mais de 12 milhes de assinaturas chegaram a Braslia, nas Emendas Populares. Esse processo continuou na elaborao das constituies Estaduais e das Leis Orgnicas Municipais. Atualmente vrias outras redes vem se implantando entre ns: cristos de Classe mdia, Universidade Mtua, Rede de Reflexo Poltica Livre - Repoltica. O presente texto apresenta as caractersticas principais dessa proposta de organizao, como subsdio para o aprofundamento da reflexo e do debate em torno da mesma.

* * * REDES E PIRMIDES Uma estrutura em pirmide corresponde ao que seu prprio nome indica: as pessoas ou entidades se organizam em nveis hierrquicos, que se superpem, cada nvel compreendendo menos integrantes do que o nvel que lhe inferior. O conjunto se afunila a partir de uma base que pode ser mais ou menos ampla, para chegar a um topo no qual pode se encontrar um nico integrante o chefe. A comunicao entre integrantes de diferentes nveis se faz de cima para baixo ou de baixo para cima, atravs dos nveis intermedirios queles que se comunicam. Esse tipo de organizao mais usual por causa da influncia da cultura e dos modos de agir dominantes. Imita-se, quase naturalmente, a estruturao piramidal da riqueza e do poder na sociedade em que vivemos. Alm disso, no confronto ou negociao entre organizaes colocam-se sempre, frente a frente, seus responsveis ou dirigentes, ou seja, os topos das respectivas pirmides numa perspectiva de poder versus contrapoder. Todos se vem, portanto, praticamente obrigados a assim se estruturar. Uma estrutura em rede que uma alternativa estrutura piramidal corresponde tambm ao que seu prprio nome indica: seus integrantes se ligam horizontalmente a todos os demais, diretamente ou atravs dos que os cercam. O conjunto resultante como uma malha de mltiplos
1

O presente artigo foi divulgado pela primeira vez em abril de 1993, com a introduo aqui apresentada, como no 14 da srie PROCURANDO ENTENDER - TEXTOS PARA DISCUSSO publicao do Gabinete do Vereador Chico Whitaker, da Cmara Municipal de So Paulo, autor do artigo. Ele foi reproduzido posteriormente em outras publicaes, como a revista MUTAES SOCIAIS, publicao trimestral do CEDAC, do Rio de Janeiro, Ano 2/n 3/ maro/abril/maio de 1993.

fios, que pode se espalhar indefinidamente para todos os lados, sem que nenhum dos seus ns possa ser considerado principal ou central, nem representante dos demais. No h um chefe, o que h uma vontade coletiva de realizar determinado objetivo. Se a estrutura em pirmide mais difundida nas organizaes sociais pelo menos em nossa cultura ocidental - as redes encontram seu apoio na observao das estruturas da natureza, em geral horizontais. Na biologia se constata, por exemplo, que as bactrias se multiplicam em rede, e podem ter um poder destruidor fatal.

REDES VERSUS PIRMIDES? Embora as redes muitas vezes surjam como reao a problemas que se criam com as pirmides, elas no pretendem necessariamente substituir ou se contrapor s estruturas piramidais. H situaes em que somente estas parecem ser possveis ou desejveis. Em outras, a estrutura em rede pode ser mais favorvel realizao dos objetivos perseguidos. E h ainda situaes em que o melhor seria exatamente a combinao de ambas as estruturas. Este parece ser o caso em aes polticas, inclusive nos prprios partidos polticos, tradicionalmente piramidais. Uma pirmide partidria cortada por diferentes tipos de redes pode receber por meio delas uma ventilao que descongelar tendncias cristalizao de propostas, iniciativas e mquinas burocrticas. Ao mesmo tempo, como as redes so necessariamente abertas horizontalmente, atravs delas se pode desbloquear e ampliar cada vez mais a entrada de novos participantes na ao partidria e no prprio partido.

CONCENTRAO E DESCONCENTRAO O que a organizao piramidal superpe, de fato, so nveis de poder de deciso, e com ele a responsabilidade pela realizao dos objetivos perseguidos. Esse poder e essa responsabilidade vo se concentrando, da base da pirmide ao seu topo, passando por tantas instncias intermedirias quanto o tamanho da organizao o exigir, de modo inversamente proporcional ao nmero dos que se encontram em cada nvel: na base muitos, com pouco poder e menos responsabilidade, no topo poucos, com muito poder e muita responsabilidade. Na estrutura organizacional em rede horizontal todos tm o mesmo poder de deciso, porque decidem somente sobre sua prpria ao e no sobre a dos outros. No h dirigentes nem dirigidos, ou os que mandam mais e os que mandam menos. E todos tm o mesmo nvel de responsabilidade que se transforma em co-responsabilidade na realizao dos objetivos da rede.

INFORMAO E PODER Os elos bsicos os fios que do consistncia a uma rede so as informaes que transitam pelos canais que interligam seus integrantes. Inclusive podem se organizar redes com o nico objetivo de intercmbio de informaes. Informao poder. Nas pirmides, o poder se concentra, por isso tambm a informao, que se esconde ou se guarda para ser usada no momento oportuno, com vistas a se acumular e se concentrar mais poder. Nas redes, o poder se desconcentra, por isso tambm a informao, que se distribui e se divulga para que todos tenham acesso ao poder que sua posse representa.

Como as redes no comportam centros ou nveis diferentes de poder, a livre circulao de informaes a livre intercomunicao horizontal torna-se assim uma exigncia essencial para o bom funcionamento de uma rede. Todos os seus membros tm que ter acesso a todas as informaes que nela circulem, pelos canais que os interliguem. No podem existir circuitos nicos ou reservados, para que canais que eventualmente se bloqueiem no impeam que a circulao da informao se faa, livre e mltipla. Numa pirmide, a informao circula verticalmente, por canais previamente determinados, de baixo para cima, para orientar decises, ou de cima para baixo, sob a forma de ordens ou orientaes. fundamental respeitar esses canais, porque curtos-circuitos podem prejudicar o funcionamento do conjunto. Mas se a circulao de baixo para cima se bloquear em alguma instncia intermediria, os dirigentes correm o risco de deixar de tomar conhecimento de informaes de que s a base dispe, ou de propostas que esta queira fazer chegar aos seus dirigentes. O inverso pode tambm ocorrer, impedindo que a base venha a receber informaes que a cpula pretendeu lhe transmitir, ou mesmo suas ordens e orientaes.

DISCIPLINA E COMANDO Quanto mais a realizao dos objetivos de uma organizao depende da ao disciplinada de todos que a integram, mais se tende a organiz-la em pirmide, com seus nveis superiores comandando e controlando a ao dos inferiores. Quando a realizao de um objetivo depende menos da disciplina dos que dela participam do que do engajamento consciente de todos na ao, menos cabe comandar e controlar o que os outros fazem ou deixam de fazer: tem que se contar com a lealdade de cada um para com todos, baseada na corresponsabilidade e na capacidade de iniciativa de cada um, e a organizao pode ser feita numa estrutura em rede, horizontal. Um paralelo com a ao militar pode ser elucidativo: os exrcitos convencionais so necessariamente e rigidamente piramidais; os corpos guerrilheiros tendem a se horizontalizar, em rede.

REPRESENTAO E DELEGAO DE PODER Uma estrutura piramidal se baseia na possibilidade de representao: cada nvel da pirmide se faz representar pelos que se encontram no nvel que lhe superior. Delega-se o poder e com ele parte da responsabilidade de baixo para cima. A mesma delegao pode ser devolvida de cima para baixo, instncia por instncia, na organizao da ao com vistas sua execuo. Numa estrutura horizontal no existe representao. Cada membro da organizao autnomo em sua ao, mas responsvel pelos seus efeitos na realizao dos objetivos do conjunto. Se h delegaes de poder, por acordo entre os que o delegam e os que o recebem, no se estabelecem nveis mas sim tipos diferentes de responsabilidade, com vistas realizao dos objetivos perseguidos.

DEMOCRACIA O carter mais ou menos democrtico de uma organizao piramidal depende do modo como so escolhidos seus dirigentes: por designao de cima para baixo ou por eleio de baixo para cima. No caso de eleio, depende de como se apresentam as candidaturas, quem pode se

candidatar, se a eleio direta ou indireta, quem vota, qual o tempo de mandato, como se faz a renovao e como se pode destituir um responsvel ou dirigente. Numa organizao horizontal essas questes no se colocam. Seu carter mais ou menos democrtico se mede pela sua abertura entrada de novos membros, assim como possibilidade de cada membro se desligar quando o considerar conveniente, sem que isso seja considerado um abandono nem uma traio. O funcionamento mais ou menos democrtico de uma organizao piramidal depende da freqncia e do modo como seus dirigentes informam e consultam as bases, do carter mais ou menos verdadeiro dessas consultas, do respeito que esses dirigentes tm pelas opes das bases, dos meios de que estas dispem para fazer valer sua vontade junto aos seus dirigentes. O funcionamento mais ou menos democrtico de uma organizao em rede medido pela real liberdade de circulao de informaes em seu interior e, portanto, pela inexistncia de censuras, controles, hierarquizaes ou manipulao nessa circulao.

REDES E INFORMTICA Pode-se dizer que as redes so estruturas que foram se tornando cada vez mais possveis com o progresso tecnolgico: do correio e telgrafo ao avio, ao rdio, ao telefone, ao fax e aos meios de comunicao de massa, o mundo se transformou numa imensa rede com cada vez menos barreiras livre circulao de informaes. As atuais possibilidades oferecidas pela informtica na rapidez da comunicao e na estocagem da informao podem dar uma extrema eficcia a redes constitudas com objetivos especficos, assim como lhes assegurar efetivamente plena liberdade de circulao de informaes. Nesta perspectiva, as pirmides podem ser consideradas como estruturas antiquadas, que a livre circulao de informaes do mundo moderno tende a minar, inexoravelmente, ao permitir o rompimento de bloqueios antes considerados insuperveis. RISCOS DAS PIRMIDES As estruturas piramidais contm, em sua prpria lgica, dinmicas perversas, que podem dificultar a realizao de seus objetivos e inclusive destru-las a partir de dentro delas mesmas. Uma das principais a luta pelo poder e a competio que se estabelece em seu interior para se subir na pirmide, com todas as manipulaes disso decorrentes. Quando os adversrios ou inimigos de uma organizao sabem se utilizar dessas dinmicas para dividi-las, as lutas internas podem fragiliz-las e mesmo paralisar sua ao. Outra dinmica perversa o bloqueio intencional ou no - da circulao de informaes. Ele pode levar ao isolamento ou ao distanciamento dos dirigentes em relao s bases e vice-versa, ou ineficcia das decises da cpula. Nas estruturas horizontais em rede ningum pode subir a um nvel mais alto do que os demais, nem pretender concentrar ou esconder informaes: a livre circulao de informaes a condio bsica de existncia das redes.

MUDANAS CULTURAIS Tanto as redes como as pirmides funcionam melhor se entre seus membros se aprofunda a colaborao, a solidariedade, a ajuda mtua, a transparncia e a corresponsabilidade.

Estas condies se desenvolvem no entanto mais facilmente em estruturas horizontais do que em estruturas piramidais. O exerccio da liberdade, responsabilidade e democratizao da informao, que a lgica das redes desenvolve, ajuda a mudar, nos seus participantes, os padres de dominao, competio, autoritarismo e manipulao que a cultura dominante introjeta em cada um de ns. uma prtica nova que reeduca embora essa reeducao possa ser um processo lento de superao dos hbitos, mtodos e perspectivas que nos cercam de todos os lados, continuamente. A prpria noo de gratuidade e desinteresse pessoal, essencial para o desenvolvimento da solidariedade, ganha uma dimenso social mais realista: ela pode ser entendida numa perspectiva de reciprocidade aberta, na troca de informaes que so poder feita atravs da rede. As redes se contrapem portanto cultura do guardar para si e do levar vantagem, ao permitir que, pela colocao em comum do que cada um dispe, todos ganhem. Quem se associa a uma rede para subir ou para instrumentaliz-la, com objetivos pessoais ou grupais, logo percebe que esse espao no lhe ser propcio, porque ele no contm nenhum poder a ser tomado: o poder numa rede pertence a todos os seus integrantes. Ele o poder conjunto de todos que a integram, e s efetivamente poder exatamente se no se concentrar em nenhum membro em particular, ou seja, se todos os seus membros estiverem dispostos a ceder informao poder - aos demais. A combinao de redes e pirmides na ao poltica pode portanto introduzir, nas pirmides, por meio de militantes que participem de ambas as estruturas, um contra-veneno importante s dinmicas perversas que tendem a deteriorar partidos e movimentos polticos. Uma organizao piramidal que pretendesse ser efetivamente democrtica teria que ser como uma pirmide invertida: o pequeno nmero daqueles que concentrassem maior poder o exerceriam como servio, de baixo para cima, como uma raiz que alimentasse o nmero crescente daqueles que assumiriam plena e conscientemente a realizao dos objetivos da organizao. Essa mudana radical de viso da organizao piramidal s seria possvel, no entanto, a partir das mudanas culturais induzidas pela prtica das redes.

TIPOS DE REDES Uma rede pode interligar tanto unicamente pessoas, como unicamente entidades, como pessoas e entidades. As pessoas e/ou entidades interligadas numa rede podem ser do mesmo tipo ou inteiramente heterogneas. Tudo depende to somente dos objetivos que a rede se prope alcanar. As redes podem ser tambm de diferentes tamanhos de uma equipe que trabalhe em rede a uma rede de bairro ou de sala de aula, at uma rede internacional. Podem existir igualmente redes de redes. E dentro de uma rede podem se formar sub redes, com objetivos especficos. A interligao em rede, de pessoas e/ou entidades, se estabelece a partir da identificao de objetivos comuns e/ou complementares cuja realizao melhor se assegurar com a formao da rede. Esses objetivos podem ser: a circulao de informaes, base comum do funcionamento de todo e qualquer tipo de rede; a formao de seus membros;

a criao de laos de solidariedade entre os membros; a realizao de aes em conjunto. Quando se prope, numa rede, uma ao conjunta, esta no precisar ser necessariamente assumida por todos os seus integrantes, mas somente por aqueles que livre e autonomamente decidirem participar. Numa rede ningum pode ser massa de manobra de ningum. Uma rede constituda somente para a circulao de informaes ou para a formao de seus membros pode propiciar o aparecimento de aes de solidariedade ou de aes conjuntas no previstas em seus objetivos iniciais. As aes conjuntas, por sua vez, podero comportar a conjugao ou a articulao de atividades de tipo diferente, que se apoiem e se complementem, a partir das possibilidades especficas de cada um de seus integrantes. As aes polticas que combinem planejadamente diferentes tipos de ao podem ter uma fora muito maior do que aquelas desenvolvidas atravs de um nico tipo de atuao.

PARTICIPAO A participao dos que se integram a uma ao coletiva pode ser: livre e consciente, todos agindo como sujeitos; manipulada e controlada, em que os que a executam se sentem como sujeitos mas de fato no o so; imposta, em que os executores agem como objetos de uma deciso superior. Numa organizao piramidal, seus objetivos podem ser alcanados com a participao imposta, atravs da disciplina e do controle, ou mesmo da represso sobre os que no obedeam ou reajam s ordens. H tambm organizaes piramidais que consideram esses mtodos antidemocrticos ou ineficazes, e preferem ganhar a adeso dos executores da ao atravs de diferentes tipos e tcnicas de envolvimento, que conduzem a uma aparente livre participao. Numa organizao em rede s pode haver participao livre e consciente de seus membros. Se no existir esse tipo de participao, a rede no se consolida nem se mantm: tende a lacear e, pouco a pouco, a se desfazer. Ao contrrio, se uma rede for assumida por um nmero crescente de seus membros, que coloquem a servio da realizao dos seus objetivos sua capacidade de iniciativa e de ao, ela se adensa e se fortalece cada vez mais. Uma rede no se move porque uma voz de comando a mobilizou: ela se move quando todos e cada um de seus membros comeam, por deciso prpria, a se mover. Uma rede como um corpo: todos os seus membros a fazem funcionar, todos so a rede, nas suas ligaes uns com os outros. A participao assumida, livre e consciente dos que realizam uma ao coletiva e isto vale para redes e para pirmides ser tanto maior quanto mais forem preenchidas trs condies bsicas: que a realizao do objetivo perseguido seja vital para quem participe da ao; que o objetivo s possa ser alcanado se houver efetiva participao; que seja aceito como legtimo, pelos participantes da ao, o poder dos quem dirigem, comandam, coordenam ou servem os que agem.

COMO SE ORGANIZAR EM REDE Sem termos conscincia exata disso, todos ns participamos de diferentes tipos de redes informais, nas quais entramos e samos segundo as circunstncias de nossas vidas. Para se constituir uma rede formal, o primeiro passo ser identificar claramente seu objetivo: o que visam os que assim querem se organizar. Se este objetivo for minimamente vital para estes participantes, e s puder ser alcanado pela sua organizao e participao, as condies bsicas comeam a ser preenchidas. Em uma rede todos so iguais, todos tm iniciativa, todos so sujeitos de sua ao e coresponsveis pela ao da rede, todos guardam sua liberdade. Mas pode haver uma distribuio de funes. Ora, a circulao de informaes a livre intercomunicao o elo bsico das redes, como vimos. Mas ela no acontecer de forma espontnea e desorganizada: ainda que necessria e vital, os integrantes de uma rede tem que saber a quem enviar informaes e como as enviar, assim como a quem pedir informaes e como pedi-las. Uma rede supe, portanto, algum tipo de servio que facilite essa circulao, por exemplo, um secretariado ou um conjunto de secretariados interligados. Sua funo de facilitadores da intercomunicao e no de dirigentes, comandantes ou coordenadores da rede no lhes d no entanto o poder de controlar, esconder, hierarquizar, selecionar, censurar ou orientar a informao que deva circular. Tais secretariados, que servem rede, devem ter seu poder legitimado pelos seus participantes. Ou seja, tm que ser aceitos ou escolhidos e sustentados materialmente, direta ou indiretamente, por eles. A circulao de informaes supe tambm algum tipo de suporte sistemtico escrito, grfico, auditivo ou informatizado que faa chegar a informao ao conjunto de participantes, no ritmo, freqncia e modo estabelecido de comum acordo por eles. Todos tm que ter acesso livre a esse suporte e suas comunicaes tm que ser por ele difundidas aos demais. Regras estabelecidas de comum acordo podem fixar limites quanto dimenso, freqncia e mesmo contedo das mensagens, para se adequarem aos meios disponveis e aos objetivos da rede. Se algum participante quiser fazer uma proposta de ao conjunta, esta dever circular por toda a rede como qualquer outra mensagem. A organizao da ao conjunta proposta caber queles que a assumirem, sem que haja obrigatoriedade de participao dos demais. As informaes sobre o andamento dessa organizao e da prpria ao constituem mensagens que circularo pela rede, como as demais, se seus organizadores quiseram comunic-las aos demais. Os participantes de uma rede podem se encontrar pessoalmente e se reunir sempre que o considerarem necessrio ou possvel para debater questes ou mesmo simplesmente para festejar. Dependendo das dimenses da rede, tais encontros podem ser um elemento importante e mesmo decisivo de sua consolidao, pelas relaes interpessoais de amizade que assim se estabelecem. Nenhuma reunio desse tipo pode ter, no entanto, carter deliberativo para o conjunto de participantes de rede. Quaisquer deliberaes s vinculam aqueles que as tenham assumido. Uma rede est sempre aberta entrada de novos membros que aceitem as regras de intercomunicao estabelecidas, ainda que as mesmas possam e devam ser revistas medida que a rede v realizando seus objetivos ou definindo novos objetivos. O auto-desligamento de qualquer de

seus membros no deve, por outro lado, constituir problema, para que se assegure a plena liberdade de opo de cada um.

Potrebbero piacerti anche