Sei sulla pagina 1di 11

Questes e testes

1. (UFBABA)

Nordeste

1 / 11

2. (UFPBPB) Leia o texto abaixo:


Na Repblica Romana, o Estado foi organizado por um conjunto de instituies: Senado, magistraturas e Assembleias do povo ou Comcios. O Senado supervisio nava as finanas pblicas e a administrao das provn cias, conduzia a poltica externa, zelava pelas tradies e a religio. Os Cnsules eram os principais magistrados, comandavam o Exrcito, dirigiam o Estado, convocavam o Senado e presidiam os cultos pblicos. Os Comcios eram organizados por: tribos (assembleia tributa, que nome ava questores e edis); classes, de acordo com a fortuna (assembleia centuriata, que elegia os cnsules e votava as leis); cls (assembleia curiata, que decidia sobre ma trias religiosas).
Com base no texto e nos conhecimentos histricos relativos Repblica Romana, correto afirmar: a) A distribuio do poder entre as vrias instituies repu blicanas objetivava impedir a sua concentrao em uma s pessoa. b) A res publica (coisa pblica), em seus primrdios, no discriminava os habitantes de Roma, todos, indistinta mente, partcipes do poder com os mesmos direitos. c) O povo, o conjunto de cidados romanos sem direito po ltico algum, era mero espectador das disputas entre os Cnsules e o Senado. d) O poder dos Cnsules era limitado s questes militares, sem influncia alguma sobre os negcios pblicos. e) O Exrcito, na Repblica Romana, no tinha papel polti co ativo, exceto como defensor da participao do povo, devido origem popular dos seus generais.
Resposta: A

[...] Os historiadores discordam sobre a exata porcen tagem de escravos na populao total de Atenas no sculo IV, mas Moses Finley afirma que a proporo era to grande quanto o conjunto dos estados escravocratas do sul, na Am rica, em 1860, e que os proprietrios de escravos na Grcia eram at mais amplamente distribudos entre a populao li vre do que na Amrica. A economia grega no era to depen dente da escravido como as economias das ndias Ociden tais e do sudeste dos Estados Unidos; no entanto, Finley ar gumenta persuasivamente que a instituio era um elemento intrnseco sociedade helnica. Alm disso, as cidades em que a liberdade alcanou sua expresso mais alta mais claramente Atenas eram cidades em que a escravido flo rescia. Assim, a histria da Grcia antiga apresenta o mes mo paradoxo que deixou os americanos perplexos a partir do sculo XVIII: liberdade e escravido pareciam avanar juntas.
DAVIS, 2001. p. 534.

Considerandose as informaes do texto e os conhecimen tos sobre as relaes escravistas e rurais de produo na Antiguidade, na Idade Mdia e no Colonialismo Mercantil, podese afirmar: (01) As relaes de produo no Feudalismo, ao estabele cerem os laos de dependncia do servo ao senhor, alteraram, mas no extinguiram, as relaes escravis tas, que seriam retomadas e modificadas no contexto do Colonialismo Mercantil do sculo XVI. (02) Ser proprietrio de escravos, na Grcia antiga, no in dicava, necessariamente, que o indivduo fazia parte das elites ou das camadas dominantes, bastavalhe ser livre e cidado. (04) A presena expressiva da escravido, nas cidades gre gas que mais cultivavam a liberdade e a democracia, constitui uma contradio quando comparada s con cepes de liberdade e democracia elaboradas pelo pensamento liberal/ocidental do sculo XIX. (08) A expanso militar/imperialista do Imprio Romano, a partir do sculo III a.C., foi fator responsvel pelo for talecimento do carter escravista de sua sociedade e pela dependncia de sua agricultura e atividades urba nas da mo de obra escrava. (16) O trabalho escravo era indispensvel sobrevivncia econmica das metrpoles colonialistas dos sculos XVI ao XIX, da mesma forma como acontecia nas socie dades escravistas das cidades gregas da Antiguidade. (32) A origem africana e a cor negra identificavam o escravo e seus descendentes tanto nas cidades gregas quanto nas colnias do Novo Mundo, o que coloca as duas ex perincias escravistas no mesmo processo histrico. (64) O avano da urbanizao, no Brasil Colonial, foi fator de de sestmulo ao trabalho escravo, em virtude da ampliao do mercado de trabalho livre e assalariado, que atraa grande parte de componentes das classes desprivilegiadas colo niais, independente da situao civil ou da origem tnica.
Resposta: Soma = 15 HISTRIA GERAL E DO BRASIL

3. (UfalAL) O Cristianismo apresentouse, historicamente,

com ideias que atingiram as hierarquias sociais tradicio nais e combateram a desigualdade entre as pessoas. Tinha, portanto, um olhar voltado para os pobres. Apesar das per seguies feitas, os cristos conseguiram com o Edito de Milo, em 313: a) participar da poltica e do governo romanos, colaborando para efetivar reformas sociais e melhorar as condies de vida da populao. b) assumir o poder religioso, podendo combater o polites mo e afirmar o valor da solidariedade e da vontade divina no amor pelos homens. c) transformar a sua religio na religio oficial do Imprio, ajudando o governo de Constantino a fazer grandes re formas sociais. d) fazer alianas polticas com povos colonizados pelos ro manos, ampliando a ao de propostas contra a escravi do e a concentrao de terras. e) firmar a liberdade de culto, garantindo maior liberdade para sua expanso e a diminuio do uso da violncia nas perseguies religiosas.

Resposta: E Material fotocopivel Editora Scipione. Todos os direitos reservados.

questes e testes

Nordeste

2 / 11

4. (UFPIPI) Aps a queda do Imprio Romano, a Europa


Ocidental passou por profundas transformaes estrutu rais, levando construo do que ficou conhecido como sociedade medieval, ou feudal. Sobre o referido perodo, correto afirmar: a) Os sculos de V a X podem ser considerados como uma primeira fase do mundo medieval, tendo como principais caractersticas a formao do feudalismo, a ruralizao da economia, a decadncia do comrcio e a ascenso da Igreja e da cultura teocntrica. b) Do sculo XI ao XV, a Europa Ocidental passou por uma fase de desarticulao gradual do sistema feudal, ocor rendo a intensificao das atividades comerciais e o for talecimento dos estados modernos absolutos. c) Foi um perodo de diminuio da atividade comercial por toda a Europa, menos na cidade de Veneza, que passou a ser um grande centro comercial, abastecendo os merca dos europeus de produtos orientais at o incio das gran des navegaes no sculo XVII. d) No sculo XIV, a Guerra dos Cem Anos e a peste negra dizimaram populaes e espalharam medo por toda a Europa, o que provocou um fortalecimento dos laos de vassalagem e do sistema feudal. e) Durante a Idade Mdia, o saber escrito ficou restrito apenas aos mosteiros; somente no sculo XV, com o fim do feuda lismo, ocorreu o nascimento de grandes instituies de en sino superior, como a Universidade de Oxford em Londres.
Resposta: A

(08) Fios de crena religiosa, aliados a fatores tnicos e territoriais, tm dificultado a construo e o reconheci mento de uma sociedade poltica de governo palestino no Oriente Mdio. (16) O uso da fora para a manuteno da ordem pblica, de forma temporria ou permanente, em sociedades de mocrticas ou no, constitui sempre um indicador de falncia da sociedade poltica. (32) Sociedades polticas organizadas em Estados Totalit rios lanam mo, com frequncia, da soluo do n grdio para enfrentar dificuldades de ordem poltica. (64) As cidadesestado representaram, ao longo da hist ria, a incapacidade de diferentes povos para se orga nizarem em sociedades polticas compostas por fios mltiplos e complexos.
Resposta: Soma = 58

6. (UFCCE) A anlise histrica do Renascimento italiano,

caso das obras de Leonardo da Vinci e de Brunelleschi, per mite identificar uma convergncia entre as artes plsticas e as concepes burguesas sobre a natureza e o mundo na quele perodo. Acerca da relao entre artistas e burgueses, correto afirmar que ambos: a) convergiram em ideias, pois valorizavam a pesquisa cientfica e a inveno tecnolgica. b) retomaram o conceito medieval de antropocentrismo ao valorizar o indivduo e suas obras pessoais. c) adotaram os valores da cultura medieval para se contrapor ao avano poltico e econmico dos pases protestantes. d) discordaram quanto aos assuntos a serem abordados nas pinturas, pois os burgueses no financiavam obras com temas religiosos. e) defenderam a adoo de uma postura menos opulenta em acordo com os ideais do capitalismo emergente e das tcnicas mais simples das artes.
Resposta: A

5. (UFBABA)
A sociedade poltica como um cabo composto de muitos fios: o fato de se acharem esses diferentes fios torcidos e en rolados uns sobre os outros aumenta no somente a fora do cabo, mas tambm sua flexibilidade. Existem fios de interesses econmicos, fios de sentimento nacional e domstico, fios de crena religiosa, fios de diferentes graus de experincia e edu cao. O prprio cabo complexo por natureza, e mais com plexo o fazem ainda os ns representados pelas dificuldades polticas que clamam soluo; para uma poltica s impese, porm, uma condio, a saber: que no se deve recorrer ao exemplo de Alexandre, de desembainhar a espada para cortar o n grdio. Qualquer imbecil poder resolver os problemas do poder poltico pela lei marcial; mas ningum, a no ser um imbecil, tomaria por governo semelhante processo.
MUMFORD, [s.d.]. p. 199.

7. (UFBABA)
Salvador e o Recncavo dependiam do serto. Salvador ne cessitava da carne que o serto fornecia. Carne, couro e sebo eram usados na cidade e no campo, e os engenhos precisavam igualmente de bois para o transporte, muitos tambm como fora motriz. Grandes boiadas percorriam, s vezes, sessenta quilmetros por dia, com destino s feiras na orla do Recn cavo, onde um ativo comrcio tinha lugar. A primeira dessas feiras foi Capoame, estabelecida por Francisco Dias dvila em 1614. Localizada na parquia de Santo Amaro de Ipitanga, pr xima atual Camaari, a feira, realizada s quartas, prosperou e permaneceu a mais importante at a ascenso da feira de Santana, a Princesa do Serto, na dcada de 1820. Na d cada de 1720, o couro tornouse importante produto de expor tao na Bahia. A frota de 1735, por exemplo, transportou 180 861 meios de sola e mais de 11 mil peas de couro cru. Alm disso, a indstria de fumo de Cachoeira dependia do couro para embalar os rolos e, assim, havia tambm uma demanda constante dentro da prpria capitania pelo couro do serto.
SCHWARTZ, 1995. p. 88.

A anlise do texto e os conhecimentos sobre a organizao das sociedades modernas possibilitam afirmar: (01) A estrutura da sociedade poltica, na transio da Idade Mdia para a Idade Moderna, caracterizouse pelo en trelaamento de fios fortemente amarrados ao pensa mento teocntrico cristo. (02) A economia mercantil e os governos dos prncipes, nas cidades italianas do perodo renascentista, confir mam a complexidade, a fora e a flexibilidade da socie dade poltica de sua poca. (04) Fios de sentimento nacional estiveram ausentes no processo poltico de unificao da Alemanha, ao longo do sculo XVIII.
HISTRIA GERAL E DO BRASIL

Considerandose o texto, que trata sobre um dos aspec tos da economia do Brasil Colonial as atividades agro
Editora Scipione. Todos os direitos reservados.

Material fotocopivel

questes e testes

Nordeste

3 / 11

pecurias e os conhecimentos sobre o tema, podese afirmar: (01) A marcha do povoamento, nas terras do Brasil, nos sculos XVI e XVII, aconteceu com o deslocamento dos currais existentes no serto em direo aos grandes centros urbanos do litoral. (02) As feiras de gado, referidas no texto, se estabeleceram em momentos histricos diferentes, mas ambas foram responsveis pelo povoamento e pela fixao de ncle os urbanos na Colnia. (04) Os currais construdos no Vale do So Francisco garan tiram, no sculo XIX, o intenso contrabando de africanos escravizados na fase posterior Lei Eusbio de Queiroz. (08) A produo de couro e derivados na Bahia esteve desti nada ao mercado metropolitano e ao mercado interno, como atividade complementar da economia colonial. (16) A Vila da Cachoeira, situada no chamado Recncavo Sul da Bahia, alm da produo de fumo, tambm atuou como polo da produo aucareira e ponto de partida para a penetrao no serto.
Resposta: Soma = 26

quais trocavam presentes e armas por paubrasil. Essa aliana ameaava os engenhos de acar da Capitania de Pernambuco e motivou os portugueses guerra e con quista do territrio que se tornaria a Capitania da Paraba. e) Os franceses j ocupavam, desde a metade do sculo XVI, as terras da atual Paraba, em que estabeleceram conta tos e acordos com os ndios tabajara para a explorao do paubrasil. Os portugueses consideravam essa alian a uma ameaa ao seu domnio e se aliaram aos ndios potiguara, que eram inimigos dos tabajara.
Resposta: D

9. (UFPBPB) Leia o texto abaixo sobre a ocupao holan


desa do Nordeste brasileiro.

Bem triste era o aspecto das coisas em Pernambuco. Para onde quer que se volvesse o olhar, s se viam engenhos incendiados, e vastos canaviais cobertos de cinza, dos quais emergiam negros restolhos. Os bois necessrios ao funcio namento das moendas eram levados ou mortos pelo fugaz inimigo. Muitas das caldeiras e utenslios que serviam para a fabricao do acar achavamse espalhados pelos matos, e os pretos escravos haviam fugido em todas as direes.
WTJEN, Hermann. O domnio colonial holands no Brasil. Recife: Cepe, 2004. p. 419.

8. (UFPBPB) A conquista, pelos portugueses, do atual ter


ritrio da Paraba, em 1585, foi marcada por um duro en frentamento militar. Sobre essa guerra, leia o fragmento do texto do Sumrio das Armadas.

Chegando (os portugueses) boca da barra do Paraba, com a armada que trouxe, e alguns caraveles destas duas capitanias, Tamarac e Pernambuco, entraram pelo rio aci ma, por terem aviso que sete ou oito naus francesas, que l estavam surtas, estavam bem descuidadas, e varadas em terra, e a maior parte da gente nela, e os ndios metidos pelo serto, a fazer pau para a carga deles. E dando de sbito so bre elas, queimaram cinco, esbulhandoas primeiro, que foi um honrado feito: as outras fugiram com quase toda a gente.
HISTRIA da Conquista da Paraba. Braslia: Senado Federal, 2006. p. 34.

Com base no texto e nos conhecimentos histricos sobre o tema nele abordado, correto afirmar: a) Portugal e suas colnias, entre elas o Brasil, eram parte, em 1585, do imprio espanhol, que desejava construir um porto em Cabedelo e expulsar os potiguara dessa rea. Os portugueses mantinham boas relaes com esse povo indgena, mas a Espanha imps suas ordens aos lusita nos, que foram forados guerra contra os potiguara. b) Os portugueses e os franceses haviam entrado em acor do, uma vez que ambos eram inimigos da Espanha. Por esse acerto, os franceses poderiam retirar o paubrasil da Paraba, mas os potiguara, senhores do territrio, no aceitaram a aliana francolusitana, o que impediu a ex plorao do territrio pelos franceses. c) Portugal e suas colnias, desde 1580, estavam sob dom nio da Espanha, o que gerou conflitos entre portugueses e espanhis no s na Europa, mas tambm na Amrica. Os espanhis aliaramse aos potiguara, habitantes do territ rio hoje paraibano, e guerrearam contra os portugueses, o que levou os ltimos a se apossarem das terras potiguara. d) Os franceses aliaramse aos ndios potiguara, com os
HISTRIA GERAL E DO BRASIL

A partir do texto e de conhecimentos histricos sobre o fra casso do domnio holands no Brasil, identifique com V a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s): ( ) Os holandeses foram bemsucedidos em conseguir o apoio dos habitantes das cidades e vilas brasileiras, mas no conseguiram o apoio dos ndios, o que provocou a derrota militar dos invasores. ( ) O objetivo da conquista holandesa foi o controle da pro duo de acar do Nordeste brasileiro, mas a guerrilha dos lusobrasileiros, inicialmente, criou impedimentos e desorganizou a produo aucareira, depois recuperada no perodo de Nassau. ( ) Os holandeses, mesmo com o constante apoio dos se nhores de engenho, no conseguiram manter o controle sobre o mercado de escravos e sobre os prprios escra vos, que fugiam constantemente para os quilombos. ( ) A adeso dos senhores de engenho Insurreio Per nambucana relacionase com a sua situao financeira, pois a produo aucareira estava em crise, o que impe dia o pagamento das dvidas desses proprietrios junto Companhia das ndias Ocidentais. ( ) Os holandeses enfrentaram dificuldades de compreen so de sua lngua e de rejeio religio protestante, por parte dos habitantes dos territrios invadidos, o que im pediu uma integrao cultural com as populaes locais. A sequncia correta : a) F, V, V, F, V. d) V, F, V, F, F.
Resposta: B

b) F, V, F, V, V. e) V, V, F, V, V.

c) V, F, F, V, F.

10. (UFPIPI)
Os Tremembs, exmios nadadores e valentes... havia ain da os Aroaquizes, Carapotangas, Aroquanguiras, Copequacas, Cupecheres e Aranhezes. Os Aitatus, Corers, no Alto Parnaba. Anassus e Alongazes, na Serra da Ibiapaba. Os Aruazes, no rio Sambito. Arais e Acums, nas cabeceiras do Rio Piau. Os Cupi nhars, no Canind. Os Guegus, na regio central do Estado.
Editora Scipione. Todos os direitos reservados.

Material fotocopivel

questes e testes

Nordeste

4 / 11

O texto enumera a) nomes de formigas, umas carnvoras, outras no, exis tentes em todo o solo do Piau. b) espcies de peixes existentes nos rios piauienses, atual mente em extino. c) tribos indgenas que habitavam o Piau antes dos desbra vadores. d) nomes de indgenas que viviam s margens dos rios do Maranho. e) espcies de abelhas que produzem o mel e seus subpro dutos que destacam o Piau como grande produtor e ex portador para a Europa e os Estados Unidos.
Resposta: C

vel, defendiam a teoria de que a poltica, representada pelo soberano, deveria atender ao interesse nacional. Outros, como Hobbes, partiam da concepo de um contrato entre governados e Estado. Vrios foram os pensadores que se destacaram na teoria poltica do perodo absolutista.
VICENTINO, 2003. p. 205.

A partir da anlise do texto e dos conhecimentos sobre as diferentes modalidades assumidas pelo Estado, podese afirmar: (01) No incio da Idade Moderna sculo XV todos os pases da Europa j se estruturavam de acordo com os conceitos de Estado Nacional e de absolutismo, defen didos por seus tericos. (02) O Estado Moderno efetivouse em regies nas quais foi possvel definir fronteiras, estabelecer uma lngua nacional, estruturar um sistema monetrio e judicial vlido para todo o territrio e ainda naquelas reas em que o poder do soberano se tornou incontestvel. (04) O Estado absolutista pensado por Hobbes fundamentava se sobre os princpios democrticos, por defender um contrato entre os governados e o Estado. (08) A CidadeEstado, contextualizada na Antiguidade Cls sica, constituiu a base da organizao poltica dos gregos, caracterizandose pela autonomia, pela inde pendncia e pelo cultivo de regimes polticos predomi nantemente oligrquicos. (16) A Itlia, na Idade Moderna, extinguiu a presena de CidadesEstado, constituindo um Estado Absolutista, semelhana das monarquias ibricas. (32) A cidade do Vaticano representa a presena da Cidade Estado na Itlia contempornea, sendo resultado de um acordo poltico estabelecido entre o Papa Pio XI e Mussolini, em 1929, pelo Tratado de Latro.
Resposta: Soma = 42

11. (UFCCE) Por aproximadamente trs sculos, as relaes

de produo escravistas predominaram no Brasil, em es pecial nas reas de plantation e de minerao. Sobre este sistema escravista, correto afirmar que: a) impediu as negociaes entre escravos e senhores, da o grande nmero de fugas. b) favoreceu ao longo dos anos a acumulao de capital em razo do trfico negreiro. c) possibilitou a cristianizao dos escravos, fazendo desa parecer as culturas africanas. d) foi combatido por inmeras revoltas escravas, como a dos Mals e a do Contestado. e) foi alimentado pelo fluxo contnuo de mo de obra africa na at o momento de sua extino em 1822.

Resposta: B

12.(UFRNRN) Ao se referir ao domnio holands sobre a capi


tania do Rio Grande, no sculo XVII, Cmara Cascudo afirmou:

A conservao do Rio Grande foi uma questo vital, indis cutida, e todas as fontes holandesas so unnimes [...]. Em 1635 os Conselheiros Polticos exaltaram a conquista final desta Capitania, como um benefcio inestimvel da fortuna.
CASCUDO, Lus da Cmara. Histria da Cidade do Natal. Natal: RN Econmico, 1999. p. 66.

14. (UFRNRN) Thomas Mun, pensador ingls do sculo XVII,


analisando o conjunto de prticas e ideias econmicas ado tadas pelos Estados Modernos, afirmou:

Um dos motivos pelos quais os flamengos exaltaram a con quista da capitania do Rio Grande foi o seguinte: a) sem o amplo controle do rebanho bovino dessa capita nia, a alimentao da crescente populao holandesa em Pernambuco seria algo muito difcil. b) para os holandeses, o essencial era o domnio da regio aucareira do Engenho Cunha, cuja produo rivalizava com as dos maiores centros produtores do Nordeste. c) poca, o expressivo processo de urbanizao de Natal tornava o domnio dessa capitania imprescindvel para a instalao da estrutura administrativa dos holandeses. d) com a derrota holandesa na Batalha dos Guararapes, Maurcio de Nassau foi forado a deslocar suas tropas de Recife para a chamada Nova Amsterdam.
Resposta: A

O recurso comum [...] para aumentar nossa riqueza e tesouro pelo comrcio externo, no qual devemos observer algumas regras rgidas. A primeira vender mais aos estran geiros, anualmente, do que consumimos de seus artigos. A parte de nosso stock que no nos for devolvida em mercado rias dever necessariamente ser paga em dinheiro [...].
MUN, Thomas. In: FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de histria. Lisboa: Pltano, 1976. v. 2. p. 223.

O conjunto das prticas e ideias econmicas a que o texto faz referncia constitui o a) liberalismo econmico, que propunha a consolidao da aliana poltica e econmica dos reis absolutistas com as burguesias nacionais. b) mercantilismo, cujos princpios incluam a manuteno de uma balana comercial favorvel e o acmulo de metais preciosos. c) mercantilismo, que defendia a completa eliminao do metalismo, mediante a criao de uma balana comercial superavitria.
Editora Scipione. Todos os direitos reservados.

13. (UFBABA)
Na Idade Moderna, os intelectuais, sobrepujando a men talidade medieval, criaram uma ideologia poltica tpica do perodo, legitimando o absolutismo. Alguns, como Maquia
HISTRIA GERAL E DO BRASIL

Material fotocopivel

questes e testes

Nordeste

5 / 11

d) liberalismo ingls, para o qual a interveno do Estado era a nica forma de uma nao superar a pobreza.
Resposta: B

a) crescente formao de sindicatos de orientao socialis ta, fundamentados nas aspiraes polticas e sociais da classe mdia inglesa. b) runa dos grandes proprietrios de terras, a partir do deslocamento do eixo econmico, do campo para a pro duo fabril de natureza urbana. c) melhoria da ordem social existente, em virtude da signi ficativa remunerao do trabalho feminino em relao remunerao do homem adulto. d) nova condio do proletariado, destitudo de qualquer fonte de renda digna de meno alm do salrio em di nheiro que recebe por seu trabalho.
Resposta: D

15. (UFBABA)
O Iluminismo tambm conhecido como Ilustrao e poca das Luzes foi um movimento intelectual cuja maior expresso se deu na Frana do sculo XVIII. Isto se explica pelo cosmopolitismo da cultura francesa e pelo aumento das con tradies do Antigo Regime naquele pas. A no ser Montes quieu, que era aristocrata, o movimento se expressou atravs do pensamento de filsofos burgueses, cujas crticas s ins tituies existentes prepararam o caminho onda revolucio nria que destruiu o Antigo Regime. Os Filsofos se erigiram como preceptores do gnero humano. Liberdade de pensar, eis seu brado, e este brado se propagou de uma extremidade a outra do mundo. Com uma das mos, tentaram abalar o Trono; com a outra, quiseram derrubar os Altares. Sua finalidade era modificar nas conscincias as instituies civis e religiosas e, por assim dizer, a revoluo se processou [...].
AQUINO, 2006. p. 1734.

17. (UFRNRN) Sobre a chamada Inconfidncia Mineira, a


historiadora Cristina Leminski afirmou:

Com base na leitura do texto e nos conhecimentos sobre o Iluminismo, podese afirmar que o pensamento filosfico contido no movimento referido apresentava como princpios bsicos, dentre outros, os seguintes: (01) O desmo, ou seja, a crena na presena de Deus na natureza e no homem. (02) A crtica conduta da Igreja Catlica, como caminho para a modificao das instituies religiosas. (04) A defesa dos direitos liberdade e propriedade, temas de interesse para a burguesia, que se apresentava como nova fora poltica paralela derrubada do Antigo Regime. (08) O uso da razo e a liberdade de pensamento, como bandeiras para a derrubada da monarquia absolutista, segundo preconizavam os filsofos. (16) O exerccio do poder de forma desptica e generaliza da, como recurso indispensvel manuteno da or dem, do progresso e da sociedade aristocrtica. (32) O modelo herdado da civilizao persa, como referen cial a ser seguido, de acordo com a orientao contida nas Cartas Persas. (64) A busca de uma sociedade livre, igualitria e fraterna, como contexto indispensvel para garantir os esforos in dividuais de progresso e de desenvolvimento do homem.
Resposta: Soma = 79

Sem a derrama, o movimento esvaziavase. Para a po pulao em geral, se a derrama no fosse imposta, no fa zia grande diferena se Minas era ou no independente. O movimento era fundamentalmente motivado por interesses, no por ideais [...]. A priso dos homens mais eminentes de Vila Rica provocou [...] alvoroo na cidade [...] e o Visconde de Barbacena foi obrigado a admitir que a tentativa de manter sigilo sobre o processo seria intil.
LEMINSKI, Cristina. Tiradentes e a conspirao de Minas Gerais. So Paulo: Scipione, 1994. p. 5964.

O movimento do sculo XVIII abordado nesse fragmento tex tual relacionase com a a) pretenso das lideranas econmicas de Vila Rica, princi pais beneficiadas com a arrecadao tributria portuguesa. b) repercusso da Revoluo Francesa no seio da elite inte lectual colonial da regio aurfera nas Minas Gerais. c) explorao tributria feita pela Metrpole sobre os colo nos portugueses, no contexto da crise do antigo sistema colonial. d) revolta desencadeada pela deciso da Coroa de instalar as Casas de Fundio, com o propsito de cobrar o quinto.
Resposta: C

18. (UFPBPB) Leia o fragmento da Carta Rgia assinada


pelo Prncipe Regente D. Joo, logo aps sua chegada ao Brasil, decretando a abertura dos portos da Colnia portu guesa na Amrica.

16. (UFRNRN) Refletindo sobre os resultados da Revolu


o Industrial inglesa do sculo XVIII, o historiador Eric Hobsbawm escreveu:

Saber se a Revoluo Industrial deu maioria dos bri tnicos mais ou melhor alimentao, vesturio e habitao, em termos absolutos ou relativos, interessa, naturalmente, a todo [estudioso]. Entretanto, ele ter deixado de apreender o que a Revoluo Industrial teve de essencial, se esquecer que ela no representou um simples processo de adio ou subtrao, mas sim uma mudana social fundamental.
HOBSBAWM, Eric. Da Revoluo Industrial inglesa ao imperialismo. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1983. p. 74.

A mudana referida acima resultou na


HISTRIA GERAL E DO BRASIL

Conde da Ponte do meu Conselho, governador e capito general da capitania da Bahia, Amigo. Eu o Prncipe Regente vos envio muito saudar, como aquele que amo. Atendendo a representao que fizestes subir a minha real presena sobre se achar interrompido e suspenso o comrcio desta capita nia com grave prejuzo dos meus vassalos, e da minha Real Fazenda, em razo das crticas, e pblicas circunstncias da Europa [...] sou servido ordenar interina e provisoriamente, [...] o seguinte. Primo: Que sejam admissveis nas Alfndegas do Brasil todos e quaisquer gneros, fazendas, e mercadorias transportadas, ou em navios estrangeiros das Potncias que se conservam em paz e harmonia com a minha Real Coroa, ou em navios dos meus vassalos pagando por entrada vinte e quatro por cento [...] Segundo: Que no s os meus vassa los, mas tambm os sobreditos estrangeiros possam exportar para os Portos que bem lhes parecer a benefcio do comrcio,
Editora Scipione. Todos os direitos reservados.

Material fotocopivel

questes e testes

Nordeste

6 / 11

e agricultura, que tanto desejo promover, todos e quaisquer gneros e produes coloniais, exceo do paubrasil, ou outros notoriamente estancados [...] O que tudo assim fareis executar com o zelo, e atividade que de vs espero. Escrita na Bahia aos vinte e oito de janeiro de 1808. [...]
BONAVIDES, P.; VIEIRA, R. A. A. Textos polticos da Histria do Brasil. Rio de Janeiro: Forense, 1973. In: COSTA, Lus Csar Amad; MELLO, Leonel Itaussu A. Histria do Brasil. 11. ed. So Paulo: Scipione, 1999. p. 138.

e) A maior parte das elites cearenses aderiu ao movimento levada pelo receio de perder sua autonomia, em decor rncia do centralismo poltico imposto pela Constituio de 1824.
Resposta: E

20. (UFPIPI)
Movimento social envolvendo grande parte da populao das provncias do Piau e Maranho, com repercusses em outras provncias vizinhas, como Cear, Par, Bahia e Gois. De um lado, os grandes proprietrios de terras; de outro, a massa de trabalhadores vaqueiros, escravos, artesos, lavradores, nativos (ndios) e pequenos fazendeiros.
DIAS, Claudete M. M. Balaios e bemtevis. A guerrilha sertaneja. Teresina: Instituto Dom Barreto, 2002. p.13.

Sobre as repercusses da Abertura dos Portos, identifique as afirmativas corretas: I. O Ato de D. Joo representou o incio de um intenso pro cesso de industrializao no Brasil, porque a liberdade de comrcio possibilitou o acesso de brasileiros ao ma quinrio obsoleto das fbricas da Inglaterra. II. A medida do Prncipe Regente significou um srio aba lo no Pacto Colonial, que, at aquela poca, mantivera o monoplio dos comerciantes portugueses sobre os ne gcios de brasileiros com o mercado externo. III. A Abertura dos Portos gerou um forte movimento de re ao nacionalista por parte dos proprietrios coloniais agroexportadores, porque a liberalizao do comrcio lhes trouxe prejuzos financeiros. IV. A liberalizao dos portos brasileiros possibilitou con dies favorveis para a instaurao da hegemonia co mercial inglesa no mercado brasileiro, as quais foram ampliadas com os Tratados de 1810. V. O decreto de D. Joo afetava a dominao portuguesa, uma vez que eliminava um dos entraves para a expan so da economia colonial, j em processo de crescimento maior do que a economia metropolitana desde a segunda metade do sculo XVIII.
Alternativas II e IV

O texto acima referese, respectivamente, ao embate entre a) os tenentes e a populao, na Cabanagem. b) os potentados e a populao pobre, na Sabinada. c) as oligarquias locais e a massa da populao, na Balaiada. d) a populao pobre e os oligarcas, na Sabinada. e) a populao explorada e as oligarquias, na Balaiada.
Resposta: C

21. (UFCCE) O Ato Adicional, decretado no perodo das re


gncias no Brasil pela Lei n. 16, de 12 de agosto de 1834, estabeleceu algumas modificaes na Constituio de 1824. Acerca dessas alteraes, assinale a alternative correta. a) O Conselho de Estado foi reorganizado para que fosse possvel conter os conflitos provinciais. b) Os presidentes provinciais passaram a ser eleitos e a ter o poder de aprovar leis e resolues referentes ao con trole dos impostos. c) O estabelecimento da Regncia Una, ao invs da Regn cia Trina, significou a eleio de um nico regente, com mandato at a maioridade de D. Pedro II. d) As assembleias legislativas provinciais foram criadas para proporcionar autonomia poltica e administrativa s provncias no intuito de atender s demandas locais. e) A Corte, com sede no Rio de Janeiro, por meio da aliana entre progressistas e regressistas, continuou centrali zando as aes em defesa da Constituio de 1824.
Resposta: D

19. (UFCCE)
Ofcio da Villa do Crato. Temos presente o Ofcio de V. Ex celncias do primeiro do corrente a que acompanharam os Decretos da dissoluo da Assembleia Constituinte e Legis lativa do Brasil plenamente congregada no Rio de Janeiro [...] e apesar do laconismo que se observa em dito Ofcio, ele veio prnos em perplexidade pelo modo decisivo com que V. Ex celncias, supremas Autoridades desta Provncia, mandam sem mais reflexo [...].
DIRIO do Governo do Cear, 1. abr. 1824.

A citao acima se refere dissoluo da Assembleia Cons tituinte, em 1823, fato que se relaciona com a ecloso da Confederao do Equador. Sobre a participao do Cear nesse movimento revoltoso, assinale a alternativa correta. a) O Cear participou da Confederao do Equador porque pretendia romper com a dependncia econmica e polti ca em relao a Pernambuco. b) A provncia do Cear almejava se isolar das demais pro vncias do atual Nordeste: Paraba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piau e Alagoas. c) O crescimento da exportao de algodo fez com que os proprietrios e comerciantes cearenses lutassem pelos interesses do grupo corcunda, aliado de D. Pedro I. d) O grupo patriota, composto por membros da famlia Alencar, defendia ideias monarquistas para garantir os direitos do Cear junto ao imperador.
HISTRIA GERAL E DO BRASIL

22. (UFSSE)
Declarada a maioridade em 23 de julho de 1840, o jovem de 15 anos seria sagrado imperador no mesmo dia, com o ttulo de D. Pedro II. Seu governo duraria 49 anos. Seria o lti mo imperador do Brasil e o dirigente que mais tempo perma neceu no comando do pas. O perodo de 18401870 foi mar cado inicialmente por lutas civis e pela pacificao interna, foi um perodo de consolidao do Estado nacional e de relativa prosperidade econmica.
ARRUDA, J. Jobson de; PILETTI, Nelson. Toda a Histria. So Paulo: tica, 2003. p. 283.

Identifique as afirmaes associadas aos acontecimentos na provncia de Sergipe, durante o perodo a que o texto se refere. ( ) Revolta de Santo Amaro provocada pela falsificao das atas de eleio, constando mais votos do que a popula
Editora Scipione. Todos os direitos reservados.

Material fotocopivel

questes e testes

Nordeste

7 / 11

o da provncia. ( ) Epidemia de clera na provncia que se alastrou com ra pidez causando mortalidade e crise no abastecimento de alimentos. ( ) Reconhecimento por parte do governo central da inde pendncia da provncia que pertencia Bahia de Todos osSantos. ( ) Transferncia da capital de So Cristvo para Aracaju, para facilitar o escoamento da produo aucareira da provncia. ( ) Participao dos bispos da provncia no atrito com o Im perador, devido aplicao da bula papal, que condena va os sacerdotes.
Resposta: F, V, F, V, F

vncias, onde [...] passaram a viver do desvio de parte dos re cursos enviados pelo governo imperial, [...] despertando es sas elites para a utilizao da seca como meio de arregimen tar recursos pblicos e carrelos para seus prprios bolsos.
ALBUQUERQUE JNIOR, Durval Muniz de. Palavras que calcinam, palavras que dominam: a inveno da seca do Nordeste. Revista Brasileira de Histria. So Paulo: ANPUH/Marco Zero. v. 14. n. 28. 1994. p. 115.

Considerandose esse fragmento textual, podese inferir que a seca de 1877 foi singular pelo fato de a) ter o governo central suspendido o envio de recursos para o Nordeste, em razo de denncias de desvios das verbas para atender a interesses particulares. b) ser usada para o atendimento de interesses dos grupos dominantes locais, favorecendo o surgimento da chamada indstria das secas, amplamente difundida no sculo XX. c) possibilitar a construo de muitas obras pblicas nas ci dades, gerando a indstria das secas e enfraquecendo o poder das oligarquias agrrias do interior do Nordeste. d) proporcionar o surgimento da misria e do banditismo na regio Nordeste, em razo da magnitude dos efeitos sociais resultantes dessa catstrofe climtica.
Resposta: B

23. (UFBABA)
A poltica externa do Segundo Reinado girou em torno de dois eixos fundamentais: as relaes privilegiadas com a In glaterra, que foram interrompidas momentaneamente com a Questo Christie, e as constantes intervenes do Brasil na Bacia do Prata, que geraram conflitos com vrios pases da regio, como, por exemplo, Argentina e Paraguai.
CCERES, 1993. p. 191.

Considerandose o texto e os conhecimentos sobre a polti ca brasileira no Segundo Reinado, podese afirmar: (01) As relaes privilegiadas referidas no texto dizem respeito a concesses especiais feitas pela Inglaterra ao Brasil, anistiando a dvida brasileira com aquele pas por ocasio do reconhecimento da independncia. (02) A chamada Questo Christie (1863) representa mais um episdio dos conflitos entre Brasil e Inglaterra, ocorridos no perodo mais agudo da presso inglesa contra o trfico de africanos escravizados para o Brasil. (04) A dependncia econmica do Brasil frente Inglater ra, no perodo referido, comprovase atravs dos em prstimos ingleses para obras de infraestrutura e as importaes brasileiras de produtos daquele pas por preos mais competitivos no mercado. (08) O Brasil desenvolveu uma poltica imperialista de agresso sistemtica contra os pases com os quais fa zia fronteira, por ser a nica monarquia entre os pases republicanos da Amrica do Sul. (16) A presso brasileira na regio platina, na segunda me tade do sculo XIX, explicase, em parte, pelo temor do Brasil de perder o livre acesso navegao comercial no Rio da Prata. (32) Um dos desdobramentos da Guerra do Paraguai na poltica interna brasileira diz respeito ao fortalecimento do Exrcito e das reivindicaes polticas dos oficiais de alta patente, ocasionando conflitos com o governo monrquico.
Resposta: Soma =52

25. (UfalAL) A afirmao do Brasil como pas livre no se

fez sem lutas e reaes violentas do governo portugus. As ideias liberais foram divulgadas e estimularam a busca de liberdade e autonomia. No Brasil do sculo XIX, o liberalismo: a) motivou movimentos revolucionrios com seu radicalis mo e sua defesa, na rebelio de 1817, a favor da liberta o dos escravos. b) teve grandes semelhanas com as ideias que circularam na Revoluo Francesa, ressaltando o livre comrcio e a democracia social. c) ajudou na luta pelo fim do governo de D.Pedro I, marcado pelo autoritarismo das suas atitudes polticas. d) conseguiu ser divulgado apenas na regio Nordeste, nas primeiras Revoltas pela emancipao poltica. e) atingiu os intelectuais das grande cidades, sendo rejeita do pelo clero catlico devido aos receios de seus projetos igualitrios.

Resposta: C

26. (UfalAL) A sociedade brasileira tinha preconceitos so

ciais e uma rgida hierarquia colonial, mesmo depois de 1822. Numa anlise histrica, da sociedade alagoana dessa poca posterior a 1822, verificamos: a) a prevalncia dos preconceitos e a supremacia do pa triarcalismo nas relaes familiares, com a escravido na base da produo. b) o fim dos preconceitos sociais, com a modernizao da economia no final do sculo XIX. c) a grande luta pela libertao dos escravos, com ajuda decisiva da Igreja, e pelo fim da crise que houve na pro duo agrcola. d) a violncia do sistema escravista, embora j houvesse uma destacada presena da mo de obra livre nas ativi dades urbanas.
Editora Scipione. Todos os direitos reservados.

24. (UFRNRN) O historiador Durval M. de Albuquerque J


nior, analisando a seca de 1877 no Nordeste, escreveu:

Sentindose acuados pelas ameaas partidas de canga ceiros e das populaes famintas, os grandes proprietrios de terra, com a produo paralisada, no tinham condies de se manter no interior e migraram para as capitais das pro
HISTRIA GERAL E DO BRASIL

Material fotocopivel

questes e testes

Nordeste

8 / 11

e) o predomnio das atividades agrrias, que desestimula vam a vida urbana e a luta contra a escravido.
Resposta: A

( ) Quando as tropas francesas abandonaram o Estado Pon tifcio para enfrentar os alemes, as foras de unificao invadiram Roma, transformandoa na capital italiana, o que foi consagrado em um plebiscito. ( ) Pelo tratado de Frankfurt a Frana pagou uma indeniza o Alemanha, bem como lhe entregou as provncias de AlsciaLorena, fomentando o revanchismo francs e o desenvolvimento industrial alemo. ( ) A aliana entre os reinos da Prssia, Morvia e a Frana incentivou os movimentos de libertao nacional no Im prio AustroHngaro e favoreceu a criao do Estado Nacional Prussiano.
Resposta: V, V, V, V, F

27. (UFBABA)
Por volta de 1830, a maioria dos pases da Amrica j tinha proclamado a independncia. Entretanto as diferenas entre eles eram bastante claras. Os Estados Unidos da Amrica (EUA) comeavam a se tornar o pas mais industrializado do planeta. A Amrica Latina continuava presa s pesadas heranas colo niais: predominavam as economias exportadoras de produtos primrios, governos de latifundirios que olhavam com ar de superioridade para a multido de governados de pele mais es cura, grandes comerciantes que enriqueciam importando mon tanhas de produtos, de qualidade ou quinquilharias das fbricas inglesas, ausncia de direitos para a maioria da populao.
SCHIMIDT, 2005. p. 427.

29.(UFCCE) Com a adoo da poltica do Big Stick, os EUA, no


governo de Theodore Roosevelt, inauguraram uma prtica de interveno, inclusive armada, em especial nos pases latino americanos, onde o capital estadunidense tornouse hege mnico. Em decorrncia desta poltica, correto afirmar que: a) a interveno dos EUA na Amrica Central foi rejeitada pelos movimentos populares, como as revolues sandi nista e mexicana. b) a poltica do Big Stick foi amplamente rechaada pelo go verno brasileiro graas ao apoio poltico e financeiro da Inglaterra e da Frana. c) o governo estadunidense favoreceu o Paraguai na guerra contra a Argentina pelo controle da regio petrolfera do Chaco, onde atuava a Standard Oil Co. d) os movimentos populares apoiados na luta e no pensa mento poltico de Jos Mart evitaram que Cuba, logo aps a independncia, se tornasse um protetorado dos EUA. e) a Repblica do Panam proclamou sua independn cia da Colmbia em 1903, tornandose um protetorado dos EUA, e, em 1914, foi inaugurado um canal ligando o Atlntico ao Pacfico.
Resposta: E

Com base na anlise do texto, associada aos conhecimentos sobre o Imperialismo, podese afirmar: (01) O imperialismo europeu do sculo XIX, em direo Amrica Latina, foi possvel aps estabelecer com os Estados Unidos acordos de limites de reas a serem recolonizadas. (02) As pesadas heranas coloniais referidas no texto expli cam o limitado nmero de imigrantes europeus direcio nados Argentina e ao Brasil, no perodo de 1820 a 1880. (04) Os Estados Unidos, ao se tornarem o pas mais indus trializado do planeta, reuniram condies econmicas e polticas para concretizar seu projeto imperialista, no sculo XX, em direo Amrica Latina. (08) O olhar de superioridade dos governos de latifundirios em relao multido de governados de pele mais es cura revela o fortalecimento dos desequilbrios sociais, ampliados no contexto da dominao imperialista dos Estados Unidos. (16) O nmero de imigrantes europeus com destino aos Es tados Unidos se intensificou durante a Primeira Grande Guerra, devido ruralizao da economia europeia. (32) O fortalecimento econmico do Brasil, nas trs primeiras dcadas do sculo XX, motivado pela poltica de substi tuio das importaes, impediu a presena imperialista norteamericana no pas, durante o perodo da Guerra Fria.
Resposta: Soma = 14

30. (UfalAL) As riquezas geradas pelo crescimento do capita


lismo provocavam disputas entre as grandes potncias com seus projetos imperialistas j no limiar do sculo XX. Muitos desses conflitos levaram o mundo a conviver com uma gran de guerra violenta e uso de armas diferentes. Em 1919, as negociaes em busca da paz: a) tiveram xito, no deixando rancores e nem sentimentos de vinganas entre os pases da Europa. b) foram dirigidas pelas propostas dos Estados Unidos, ga rantindo a volta da democracia na Europa Ocidental. c) deixaram os alemes insatisfeitos com as propostas fei tas, criando tenses e sentimentos de revanchismo. d) tornaram os Estados Unidos a maior potncia do Ociden te e um aliado incondicional dos povos europeus. e) transformaram a vida internacional, melhorando as rela es diplomticas e fortalecendo a economia internacional.
Resposta: C

28. (UFSSE)
Em 1870 o mapa da Europa sofreu profundas modifica es. Novas foras apareceram [...], nascidas da aspirao pela independncia e da unidade nacional.
RMOND, Ren. O sculo XIX. So Paulo: Cultrix, 1974. p. 160.

Analise as proposies que definiram as mudanas a que o texto faz referncia. ( ) O articulador da unificao no sul da Itlia foi o repu blicano Garibaldi, que organizou a insurreio no Reino das Duas Siclias, reunindo um exrcito de voluntrios conhecido como os Mil de Garibaldi. ( ) A unidade italiana obteve xito com a aliana do Reino do PiemonteSardenha com a Frana de Napoleo III para ane xar territrios italianos ao norte, sob o domnio da ustria.
HISTRIA GERAL E DO BRASIL

31. (UFSSE) Entre as consequncias da Revoluo Russa


para a histria do sculo XX, podese considerar [assinale verdadeiro ou falso]
Editora Scipione. Todos os direitos reservados.

Material fotocopivel

questes e testes

Nordeste

9 / 11

( ) o reforo do poder do Vaticano na Europa Oriental e na sia, pois a Igreja Catlica era anticapitalista e favorvel a uma sociedade igualitria. ( ) a implantao de regimes totalitrios, de tipo sovitico, em vrios pases das Amricas, como Bolvia, Paraguai, Mxico e Cuba. ( ) o apoio da burguesia a regimes fascistas em vrios pa ses da Europa, como a Itlia e Alemanha, com medo das revolues socialistas inspiradas no exemplo russo. ( ) a diviso do mundo em duas grandes zonas de influn cia capitalista liberal e socialista sovitica aps a II Guerra Mundial. ( ) a volta de monarquias inspiradas no Antigo Regime, apoiadas pelas burguesias europeias, temerosas da ex panso dos ideais revolucionrios.
Resposta: F, F, V, V, F

urbano, caractersticos daquele perodo. d) Ocorreram graas s aes reivindicatrias da popula o mais pobre do Rio de Janeiro, que reclamava melho rias em suas condies de moradia e transporte. e) Foram realizadas com o objetivo de fixar as camadas po pulares na regio central do Rio de Janeiro, impedindo que migrassem para as reas nobres da zona norte.
Resposta: C

34. (UFCCE)
Morte gordura! morte s adiposidades cerebrais! Morte ao burgusmensal! ao burguscinema! ao burgustlburi! Padaria Suissa! Morte viva ao Adriano! Ai, filha, que te darei pelos teus anos? Um colar... Conto e quinhentos!!! [...] Fora! Fu! Fora o bom burgus!...
O trecho acima, transcrito do poema Pauliceia Desvairada, de Mrio de Andrade, foi recitado na Semana de Arte Moderna, realizada de 11 a 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de So Paulo. Sobre esse movimento, correto afirmar que: a) teve como princpio uma arte baseada na esttica ro mntica e realista. b) tentou traduzir a cultura e os problemas nacionais atra vs da arte. c) gerou uma valorizao da arte europeia em detrimento da arte brasileira. d) foi uma tentativa de renovar as manifestaes artsticas no Brasil Imprio. e) foi um grupo de poetas e escultores que reafirmaram o parnasianismo no Brasil.
Resposta: B

32. (UFCCE)
A travessia para o Juazeiro fezse a marchas foradas, em quatro dias. E quando l chegou o bando dos expedicion rios, fardas em trapos, feridos, estropiados, combalidos, da vam a imagem da derrota. Parecia que lhes vinham em cima, nos rastros, os jagunos. A populao alarmouse, reatando o xodo. Ficaram de fogos acesos na estao da viafrrea to das as locomotivas. Arregimentaramse todos os habitantes vlidos dispostos ao combate. E as linhas do telgrafo trans mitiram ao pas inteiro o preldio da guerra sertaneja.
O trecho acima parte do livro de Euclides da Cunha que teve sua primeira edio em 1902 e relata o cotidiano de um conflito ocorrido nos primeiros anos da Repblica. O livro de Euclides e o conflito ao qual se refere so respectivamente: a) Inferno Verde, Caldeiro. b) Inferno Verde, Cabanagem. c) Os Sertes, Canudos. d) Os Sertes, Caldeiro. e) A Guerra do Fim do Mundo, Contestado.
Resposta: C

35.(UfalAL) As rebelies polticas nem sempre indicam mudan


as radicais. No perodo de 1930 a 1945, politicamente, o Brasil: a) concretizou as liberdades democrticas, com a derruba da das oligarquias e a renovao do Congresso Nacional. b) conviveu com prticas autoritrias, sendo a Constituio de 1937 um exemplo da centralizao e da falta da democracia. c) modernizou sua economia, com a implantao de inds trias de base e a defesa da liberdade sindical. d) consolidou o poder das oligarquias do Sudeste, atenden do aos pedidos dos proprietrios das usinas de acar. e) afirmou um modelo fascista, imitando o governo de Mus solini e incentivando preconceitos raciais.
Resposta: B

33. (UFCCE) Leia o texto a seguir.


Em novembro de 1904, data da revolta [da Vacina], o tra balho de demolio das casas para abrir a avenida Central, executado por cerca de 1800 operrios, terminara, e 16 novos edifcios estavam sendo construdos. O eixo central da avenida fora inaugurado em 7 de setembro, em meio a grandes festas, j com servios de bonde e iluminao eltrica. A derrubada de cerca de 640 prdios rasgara, atravs da parte mais habitada da cidade, um corredor que ia da Prainha ao Passeio Pblico.
CARVALHO, Jos Murilo de. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a Repblica que no foi. So Paulo: Companhia das Letras, 1987. p. 37.

Sobre as obras pblicas descritas na citao acima, assina le a alternativa correta. a) Faziam parte do projeto republicano de remodelao ur banstica da capital brasileira, para destruir os vestgios fsicos da colonizao portuguesa. b) Eram parte do programa nacional de industrializao, que pretendia transformar a cidade do Rio de Janeiro no maior polo industrial da Amrica Latina. c) Foram postas em prtica sob a motivao de ideais higie nistas e de modernizao e aformoseamento do espao
HISTRIA GERAL E DO BRASIL

36. (UFRNRN) Em 30 de outubro de 1929, no jornal A Rep


blica, Lus da Cmara Cascudo escreveu uma crnica sobre a Cidade do Natal, afirmando:

Oficialmente existe a Cidade do Natal h trezentos e trinta anos. Relativamente parece com este titulo h oito ou nove anos. Ou melhor, imita cidade recmfundada se o en viesamento das artrias no denunciasse a velhice.
CASCUDO, Lus da Cmara. Crnicas de origem: a Cidade do Natal nas crnicas cascudianas dos anos 20. Organizao e estudo introdutrio de Raimundo Arrais. Natal: EDUFRN, 2005. p. 139.

Material fotocopivel

Editora Scipione. Todos os direitos reservados.

questes e testes

Nordeste

10 / 11

A afirmao de Cascudo expressa um confronto entre duas dimenses da Cidade do Natal, perceptveis no final dos anos 20, e se relaciona a) melhoria das construes da cidade, com a demolio dos cortios no bairro da Ribeira, a abertura de ruas e a edificao de residncias elegantes naquela rea. b) modificao dos mtodos de administrao da cidade, com estmulo participao popular e criao de comis ses em cada um dos bairros. c) adoo de aes urbansticas inspiradas nos princpios de higiene e embelezamento, incluindo abertura e cala mento de ruas e melhoria das ligaes entre os bairros. d) construo de uma ponte de ferro, usandose tecnologia inglesa, para ligar as duas margens do rio Potengi, de modo a integrar os bairros da Zona Norte area central.
Resposta: C

A partir desse trecho do depoimento de frei Tito de Alencar, escrito na priso, em 1970, assinale a alternativa correta sobre a situao dos direitos humanos no decorrer da dita dura instalada no Brasil em 1964. a) Os governos estabelecidos depois de 1964 conseguiram provar que os que morreram na priso j estavam doen tes e no aceitavam o tratamento mdico oferecido. b) A tortura realizada nas delegacias de polcia era uma exce o, na medida em que havia a publicao de reportagens na imprensa com o objetivo de defender os direitos humanos. c) A tortura de presos comeou a ser utilizada no Brasil a partir de 1972 e foi abolida com o movimento em torno da Anistia em 1979, em sintonia com os movimentos pelos direitos humanos. d) A coero em torno dos meios de comunicao e a tortu ra em presos polticos eram meios utilizados pelo regime de 1964 para reprimir movimentos e opinies divergen tes da ideologia oficial. e) A represso aos meios de comunicao se realizou a partir do Governo do Presidente Mdici, momento em que se inaugura a prtica da tortura para obter depoi mentos de subversivos.
Resposta: D

37. (UFRNRN) No dia 10 de fevereiro de 1944, uma crnica


publicada no jornal O Dirio retratou aspectos do cotidiano da cidade de Natal, nos seguintes termos:

Meio displicente o cronista entrou no caf. [...] tipos de uma outra raa, a que a uniformidade das fardas cquis em prestava um tom militar, enchiam as mesas. [...] A algaravia que se falava era estranha. [...] Sobre a fala de alguns que pes, o braso de Suas Majestades Britnicas, ou as iniciais simblicas da RAF canadense. A maioria, porm, era de gen te da Amrica [...]. O cronista olhou para os lados, curioso. Brasileiro, ele apenas. Sim, tambm as pequenas garonnet tes [...]. No entanto, aquele era um simples e muito nortista caf da rua Dr. Barata, por mais que a paisagem humana se mesclasse de exemplares de terras diferentes...
Adap.: PEDREIRA, Flvia de S. Chiclete eu misturo com banana: carnaval e cotidiano de guerra em Natal. Natal: EDUFRN, 2005. p. 217.

39. (UFRNRN) A China atravessava grandes dificuldades eco


nmicas em 1966, quando Mao Tstung deu incio Revolu o Cultural, que se declarava contrria a quatro velharias: velhas ideias, velha cultura, velhos costumes e velhos h bitos. Apesar de propagar transformaes nessas reas, a Revoluo Cultural foi tambm um movimento poltico, pois a) fortaleceu o poder de Mao Tstung, em razo da repres so aos lderes acusados de direitistas e do expurgo dos que faziam oposio ao grupo maosta. b) possibilitou a consolidao da Guarda Vermelha no po der, a qual reimplantou o burocratismo, o autoritarismo e o nepotismo tpico do modelo sovitico. c) ampliou a influncia do modelo sovitico sobre o comu nismo chins, com o investimento de muitos capitais e contando com a cooperao de tcnicos soviticos no planejamento da economia. d) traou uma nova diretriz para o pas, com a qual Mao Ts tung buscava o desenvolvimento de relaes internacio nais que atrassem capitais e empresas estrangeiras.
Resposta: A

Considerandose o fragmento textual acima e as informaes histricas sobre o perodo a que ele se refere, correto afirmar: a) Pela proximidade com a frica e por ter sediado impor tantes bases militares dos Estados Unidos, Natal foi alvo de espordicos ataques das tropas da Alemanha. b) Os natalenses passaram a rejeitar, paulatinamente, os hbitos dos estrangeiros, como os estilos musicais norteamericanos, o uso de roupas informais e de pala vras da lngua inglesa. c) O incio da guerra e a ameaa de bombardeios areos mu daram o clima de festa em que Natal vivia e acirraram, ainda mais, as rivalidades entre brasileiros e norteamericanos. d) A presena de um grande contingente de militares de ou tros pases e a circulao de moeda estrangeira agitaram, de forma significativa, a vida da outrora pacata Natal.
Resposta: D

40. (UFBABA) Em relao ao Socialismo Real, podese


concluir: (01) O papel determinante do Estado na elaborao dos planos que nortearam as estruturas e as relaes eco nmicas resultou em uma experincia denominada de economia planificada na Unio Sovitica. (02) As ideias de Karl Marx foram absorvidas e postas em prtica pela URSS com a implantao do socia lismo via agricultura, aps a perestroika, servindo tambm de modelo para pases como Indonsia e Albnia.
Editora Scipione. Todos os direitos reservados.

38. (UFCCE)
preciso dizer que o que ocorreu comigo no exceo, regra. Raros os presos polticos brasileiros que no sofre ram torturas. Muitos, como Schael Schreiber e Virglio Go mes da Silva, morreram na sala de torturas. Outros ficaram surdos, estreis ou com outros defeitos fsicos.
BETO, Frei. Batismo de sangue: guerrilha e morte de Carlos Marighella. 14. ed. rev. e ampliada. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.

HISTRIA GERAL E DO BRASIL

Material fotocopivel

questes e testes

Nordeste

11 / 11

(04) O socialismo praticado na Repblica Popular da China di fere do sovitico, porque a fidelidade chinesa a suas tradi es religiosas exigiu que o pas adotasse prticas menos duras no processo de implantao do regime socialista. (08) As relaes entre o socialismo cubano e a URSS, es tabelecidas a partir da dcada de 60 do sculo XX, ali mentaram comercial e militarmente a ilha caribenha, o que condicionou a inevitvel dependncia econmica de Cuba frente ao Estado Sovitico. (16) A Cuba socialista, apesar das presses norteamericanas e de seu completo isolamento em relao aos pases da Amrica Latina, continua a promover movimentos arma dos radicais no continente, sendo atualmente a respon svel direta pela manuteno dos grupos guerrilheiros na Venezuela, na Bolvia e no Brasil. (32) A China e a Coreia do Norte, no Oriente, registram di ficuldades na preservao de relaes diplomticas, porque continuam a disputar a supremacia militar at mica no mundo socialista, ao lado de Cuba e do Vietn. (64) A produo do espao na Unio Sovitica se fundamen tava na estatizao dos meios de produo e no poder do proletariado, expresso na ditadura de partido nico com rgido controle sobre a sociedade.
Resposta: Soma = 73

Lderes carismticos no Brasil e na Amrica Latina foram co muns no perodo populista, ou seja, na passagem para o pro cesso de modernizao das sociedades latinoamericanas. De acordo com a definio acima, do terico alemo Max We ber, podemos citar como lideranas carismticas, apenas: a) Getulio Vargas, Juan Pern, Mo Santa. b) Fernando Collor, George Bush e Paz Estensoro. c) Getulio Vargas, Lzaro Crdenas e Juan Pern. d) Mo Santa, Alberto Silva e Paz Estensoro. e) Lzaro Crdenas, Juscelino Kubitschek e Fernando Hen rique Cardoso.
Resposta: C

42. (UFBABA)
Vivemos num mundo muito diferente daquele em que nossos bisavs viveram. De l para c, as mudanas foram muitas. Hoje, por meio do fax, podese enviar uma carta ao Japo em menos de um minuto. Com um telefone celular, podese conversar com algum que esteja sentado no ban co de uma praa. Pela Internet, podese visitar o Louvre um museu francs que contm obras de artistas de diferen tes pocas e de vrias partes do mundo sem sair de casa. Hoje possvel tambm viajar em trens e avies muito mais velozes do que os que nossos bisavs conheceram. Se com pararmos o modo de se vestir e de se enfeitar do tempo dos nossos bisavs com o atual, veremos que a tambm houve mudanas acentuadas. [...] Para muitas pessoas, a Hist ria lembra apenas velharia, tmulos de reis, cidades em runas, papis rodos por ratos. Lembra um passado frio, distante, morto. Mas a ideia que temos de Histria outra. Acreditamos que faz sentido estudar o passado porque ele nos ajuda a compreender o presente.
BOULOS JNIOR, 2004. p. 89.

41. (UFPIPI)
Deve entenderse por carisma a qualidade extraordinria de uma personalidade... A dominao carismtica subverte o passado e neste sentido especificamente revolucionria. le gtima na medida em que o carisma especial encontra reconhe cimento, e dele carecem os homens de confiana, os discpulos, o squito. Quando o que se leva em conta o carisma, no se pode falar de uma livre eleio de um sucessor, seno de um reconhecimento de que existe o carisma no pretendente su cesso... A designao pelo prprio senhor de um sucessor ou representante uma forma muito adequada da conservao da continuidade do domnio em todas as organizaes originaria mente carismticas tanto profticas como militares...
Disponvel em: http://almanaque.folha.uol.com.br/filosofiaweber1.htm Acesso em: 20 ago. 2009.

Com base no texto, indique dois componentes indispens veis construo do conhecimento histrico.
Resposta: Mudanas de conceitos, prticas e hbitos. Permanncias de conceitos, instituies. Relao passado/presente. Uso de fontes escritas, iconogrficas, orais, eletrnicas, digitais. Interdisciplinaridade: incluso de contedos de outras cin cias como apoio construo do conhecimento histrico.

HISTRIA GERAL E DO BRASIL

Material fotocopivel

Editora Scipione. Todos os direitos reservados.

Potrebbero piacerti anche