Sei sulla pagina 1di 9

AVALIAO E INTERVENO DA DISORTOGRAFIA BASEADA NA SEMIOLOGIA DOS ERROS: REVISO DA LITERATURA

Evaluation and intervention of dysortographia based on error semiology: literature review


Amparo Ygual Fernndez (1), Jos Francisco Cervera Mrida (2), Vera Lcia Orlandi Cunha (3), Andrea Oliveira Batista (4), Simone Aparecida Capellini (5)

RESUMO Tema: avaliao e interveno na disortografia. Objetivo: descrever e discutir os achados encontrados na literatura sobre a disortografia segundo a sua definio, etiologia, classificao da semiologia dos erros, quadro clnico, avaliao e interveno. Concluso: a avaliao e a interveno fonoaudiolgica com a disortografia devem estar baseadas na classificao semiolgica dos erros, pois desta forma, pode-se compreender cada tipo de erro e os fatores cognitivos ou lingusticos implicados. Isso se associa s orientaes aos pais e professores de como enfocar o trabalho com a ortografia, seja em casa ou na escola sem gerar angstia e ansiedade na criana. DESCRITORES: Avaliao; Reabilitao; Escrita Manual; Transtornos de Aprendizagem

(1)

Logopeda e Piscloga; Docente do Departamento de Psicologia Evolutiva, do Departamento de Educao e do Programa de Ps-Graduao em Dificuldades de Aprendizagem da Universidade de Valencia, Valencia, Espanha; e do Programa de Ps-Graduao de Logopedia da Universidade Catlica de Valencia San Vicente Mrtir, Valencia, Espanha; Doutora em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Valencia, Espanha. Logopeda e Bilogo; Docente da diplomatura de Logopedia e Diretor de Mestrado Oficial Interveno Logopdica Especializada na Universidade Catlica de Valencia San Vicente Mrtir, Valencia, Espanha; Mestre em Logopedia pela Universidade Autnoma de Barcelona, Espanha. Fonoaudiloga; Mestre e Doutoranda do Programa de Ps-Graduao em Educao da Faculdade de Filosofia e Cincias da Universidade Estadual Paulista. Bolsista CAPES. Fonoaudiloga clnica; Centro de Estudos e Reabilitao Humana CERH, Londrina, PR, Brasil. Mestranda do Programa de Ps-Graduao em Educao da Faculdade de Filosofia e Cincias da Universidade Estadual Paulista. Fonoaudiloga; Docente do Departamento de Fonoaudiologia e do Programa de Ps-Graduao em Educao da Faculdade de Filosofia e Cincias da Universidade Estadual Paulista, FFC/UNESP, Marlia, SP, Brasil; Doutora em Cincias Mdicas pela Faculdade de Cincias Mdicas da Universidade Estadual de Campinas.

INTRODUO
A criana ao ingressar na escola possui o domnio do sistema lingustico em sua modalidade oral e, portanto, encontra-se com suas habilidades lingustico-cognitivas adequadas para a aprendizagem da leitura e escrita. No entanto, apesar de ter domnio dessas habilidades na oralidade, a criana no tem noo de quais aspectos fonolgicos relacionados com a linguagem oral so necessrios para ler e escrever. Assim, quando entra em contato com a escrita, ela se depara com um novo sistema, em que precisa utilizar novas regras e voltar sua ateno para elementos at ento imperceptveis 1. Para isso, necessrio que a criana desenvolva suas capacidades metalingusticas, ou seja, que ela passe a refletir sobre sua linguagem. Essa reflexo envolve a ateno aos aspectos da linguagem nos nveis fonolgico, morfolgico e sinttico e no apenas ao seu contedo, no nvel semntico. A capacidade metalingustica, em seu nvel fonolgico, faz com que a criana reflita sobre o sistema sonoro da lngua, tendo conscincia de frases, palavras, slabas e fonemas como unidades menores 2,3.
Rev. CEFAC, So Paulo

(2)

(3)

(4)

(5)

Conflito de interesses: inexistente

Fernndez AY, Mrida JFC, Cunha VLO, Batista AO, Capellini SA

A correlao entre a conscincia fonolgica e o desempenho em atividades de leitura e escrita foi abordada em diversos estudos, sendo motivo de controvrsias. Trs diferentes posies so apontadas pelos pesquisadores, conforme descrito a seguir 4,5. Em uma primeira posio, esto aqueles que acreditam que a conscincia fonolgica (enquanto habilidade para detectar rima e aliterao) ocorre a partir do progresso na aquisio da leitura e escrita, devido ao uso de analogias, da habilidade de perceber que duas palavras rimam, tornando a criana sensvel s semelhanas ortogrficas no final dessas palavras e, assim, possibilitar o estabelecimento de conexes entre padres ortogrficos e sons no final das palavras. Para esses autores, a conscincia fonolgica considerada a chave para o desenvolvimento da alfabetizao. Esse papel central da conscincia fonolgica sobre a aprendizagem da leitura e da escrita atestado, segundo os autores, por numerosos trabalhos de pesquisa, com seus resultados demonstrando que o desempenho de crianas prescolares em determinadas tarefas de conscincia fonolgica relaciona-se com o sucesso na aquisio da leitura e da escrita 6,7. Na segunda posio, encontram-se aqueles que defendem que a instruo formal do sistema alfabtico o fator ou causa primordial para o desenvolvimento da conscincia fonolgica. A capacidade de fazer analogias no final das palavras pressupe habilidade de decodificao letra-som, sendo que a capacidade de detectar fonemas em uma palavra influenciada pelo conhecimento ortogrfico 1,8. J em uma terceira posio, destacam-se os autores que veem uma relao de reciprocidade entre a conscincia fonolgica e a aquisio da leitura e escrita. Esses autores explicam que os estgios iniciais da conscincia fonolgica contribuem para o estabelecimento dos estgios iniciais do processo de leitura, e estes, por sua vez, contribuem para o desenvolvimento de habilidades fonolgicas mais complexas. Dessa forma, enquanto a conscincia de alguns segmentos sonoros (suprafonmicos) parece desenvolver-se naturalmente, a conscincia fonmica parece exigir experincia especfica em atividades que possibilitam a identificao da correspondncia entre os elementos fonmicos da fala e os elementos grafmicos da escrita. Este processo de associao grafema-fonema exige um desenvolvimento de anlise e sntese de fonemas 9-11. Para se chegar descoberta do fonema, necessrio adquirir e desenvolver a conscincia fonolgica, que se trata da competncia metalingustica que possibilita o acesso consciente ao
Rev. CEFAC, So Paulo

nvel fonolgico da fala e manipulao cognitiva das representaes neste nvel. O contato com a linguagem escrita possibilita o desenvolvimento desta capacidade, sendo que este desenvolvimento auxilia nos nveis mais avanados de leitura e escrita 9,10. Apesar desta controvrsia, todos os autores citados so unnimes em concordar que as tentativas de leitura e escrita por parte de leitores e escritores iniciantes tm, em geral, mais sucesso se estes compreenderem o que o princpio alfabtico, pois, dessa forma, eles podero fazer uso de maneira mais eficaz da informao obtida pela decodificao letra-som, habilidade que apresenta um acometimento importante no escolar com problemas de aprendizagem 12. Esse acometimento geralmente est relacionado com a dificuldade no mecanismo de converso letra-som, ocasionando os chamados erros de natureza fonolgica e ortogrfica, caractersticas da disortografia. O objetivo desta reviso de literatura foi descrever a disortografia segundo a sua definio, etiologia, classificao e quadro clnico. Alm disso, prope-se uma breve reviso da literatura internacional e nacional sobre os estudos sobre avaliao e interveno na disortografia.

MTODOS
A reviso da literatura foi realizada a partir de livros, monografias, teses, dissertaes e artigos, em sua maioria, publicados pelo LILACS, PUBMED, SCIELO e MEDLINE. Foram utilizados os estudos mais relevantes relacionados definio, etiologia, classificao e quadro clnico da disortografia, bem como a avaliao e interveno com a disortografia. No foi estabelecido um perodo para o levantamento bibliogrfico uma vez que esta temtica ainda escassa tanto na literatura nacional como internacional. Os descritores utilizados em portugus para o levantamento bibliogrfico fora: avaliao, interveno, escrita manual e transtornos de aprendizagem em ingls: evaluation, intervention, handwriting, writing e learning disorders; e em espanhol: escritura manual, evaluacin, intervencin e trastornos del aprendizaje.

REVISO DA LITERATURA
Disortografia: definio, etiologia e quadro clnico O Transtorno Especfico da Escrita, tambm conhecido como Disortografia, uma alterao na planificao da linguagem escrita, que causa transtornos na aprendizagem da ortografia, gramtica e redao, apesar de o potencial intelectual e a escolaridade do indivduo estarem adequados para a idade 13.

Disortografia e semiologia dos erros

Disortografia, portanto, compreende um padro de escrita que foge s regras ortogrficas estabelecidas convencionalmente, que regem determinada lngua. Os escolares que comeam a alfabetizao com dificuldade para a aprendizagem da ortografia provavelmente chegaro ao final do ensino fundamental com dificuldades ortogrficas 14,15. Isso provocaria um impacto negativo para o desempenho acadmico geral, pois ler e escrever, enquanto processos de decodificao ou grafofonmico e de codificao ou fonografmico, ou seja, o reconhecimento das letras e os valores atribudos aos grafemas no reconhecimento das palavras e a possibilidade de codific-los, no so os nicos, nem os objetivos centrais da alfabetizao, porm so necessrios para toda aprendizagem acadmica futura sem os quais ocorreria um atraso na aquisio de conhecimentos na maioria das reas do currculo 16. A disortografia quando no est associada ao quadro de dislexia do desenvolvimento ou distrbio de aprendizagem rara, entretanto, muitos escolares apresentam alteraes na escrita em decorrncia de a escola no enfatizar o ensino da ortografia pela frgil fundamentao terica e prtica de seus educadores 17. Muitos alunos tm na escola sua principal fonte de contato com a linguagem escrita e, considerando que muitas metodologias atuais de alfabetizao no utilizam procedimentos de correo e ensino eficazes da escrita, estas acabam por manter os alunos em situao de desconhecimento da ortografia 18-20. Este artigo no visa enfatizar alteraes ortogrficas decorrentes de problemas no processo de alfabetizao por uso de metodologias de ensino que no enfocam a base do princpio alfabtico da Lngua Portuguesa, e sim a disortografia enquanto manifestao de alterao no processamento fonolgico e ortogrfico decorrente de condies determinadas gentica e neurologicamente, como os transtornos de aprendizagem especfico (dislexia do desenvolvimento) e global (distrbio de aprendizagem). As caractersticas da disortografia fazem parte do processo de apropriao do sistema ortogrfico da lngua, mas so superadas ao longo da escolarizao. No caso de crianas com disortografia decorrente do quadro de transtorno de aprendizagem, essas caractersticas no desaparecem com a progresso da escolaridade, mostrando-se persistentes 18,19. A caracterizao da disortografia se d pela dificuldade em fixar as formas ortogrficas das palavras, apresentando como sintomas tpicos a substituio, omisso e inverso de grafemas, alterao na segmentao de palavras, persistncia do apoio

da oralidade na escrita e dificuldade na produo de textos 21. A disortografia a escrita incorreta, com erros e substituies de grafemas, alterao atribuda s dificuldades no mecanismo de converso letra-som que interferem nas funes auditivas superiores e nas habilidades lingustico-perceptivas 14. A disortografia parte do quadro da dislexia do desenvolvimento. As crianas que apresentam dislexia do desenvolvimento possuem o sistema fonolgico deficiente, ocasionando alteraes na converso letra-som. Assim, a correspondncia letra-som no consegue ser armazenada provocando leitura e escrita lenta, confuso entre palavras similares tanto na leitura como na escrita e alterao na compreenso da leitura e escrita ineficiente 15, 22, 23. Avaliao e interveno baseada na semiologia dos erros A avaliao e a interveno na disortografia devem ser centradas na base do sistema de escrita da lngua materna. Assim, antes do incio da investigao clnica e educacional, professores e terapeutas devem conhecer o sistema de escrita da Lngua Portuguesa, ou seja, saber que esse sistema conta com um alfabeto composto de 26 letras, que, isoladas ou combinadas e com os diacrticos, marcas, sinais como acentos grficos, til e cedilha, representam os fonemas. Assim, enquanto existe uma variedade muito grande de sons, s existem 26 letras para representar a lngua portuguesa escrita 17. O sistema de escrita do portugus caracterizase pela Transparncia Ortogrfica, ou seja, pela regularidade, sendo cada fonema correspondente a um e somente um grafema e vice-versa (cada som corresponde a uma e somente uma letra) e, pela Opacidade Ortogrfica, ou seja, pela irregularidade, com grafemas que correspondem a mais de um som e com sons que correspondem a vrios grafemas 24. A avaliao da ortografia deve trazer informaes do nvel ortogrfico que a criana se encontra, revelando quais so os tipos de erros ortogrficos e sua frequncia de ocorrncia na escrita 25. De forma geral, deve conter a observao dos prprios trabalhos escolares, ditado sem correo e autocorrigido, escrita de textos longos e curtos, ditado de pseudopalavras 14, cpia, ditado de letras, escrita de palavras a partir de figuras, ditado de frases e palavras, completar palavras com um ou mais grafemas, completar frases com palavras 15, tarefa de erro intencional, que fornece informao sobre o nvel de conhecimento ortogrfico que os escolares possuem 24 e composio escrita descrevendo proRev. CEFAC, So Paulo

Fernndez AY, Mrida JFC, Cunha VLO, Batista AO, Capellini SA

blemas reais usando contedos das diversas disciplinas acadmicas para a soluo dos mesmos 26. Subsequentemente, a anlise dos dados da avaliao deve ser baseada na observao dos erros que decorrem da alterao do princpio alfabtico que afetam a Ortografia Natural e os erros nas convenes ortogrficas, independentes deste princpio, que afetam a Ortografia Arbitrria 14,15. A classificao baseada na semiologia dos erros 14 pode ser dividida em dois tipos de erros: os de ortografia natural e de ortografia arbitrria. Os erros de ortografia natural tm uma relao direta com o processamento de linguagem, enquanto que os erros de ortografia arbitrria tanto para a ortografia dependente de regras como a independente de regras esto diretamente relacionados com a memria visual, conhecimento de regras ortogrficas, lxico e morfologia. Entre os erros de ortografia natural destacam-se os erros de correspondncia fonema-grafema tanto para a correspondncia biunvoca como para unvocas dependentes do contexto, que esto diretamente relacionados com o processamento da fala e com a relao letra-som, justificando os erros de substituio grafmica. Os erros na sequencializao dos grafemas tambm esto relacionados com o processamento da fala e se manifestam como erros de omisso e adio de segmentos e alterao na ordem dos segmentos, gerando uma dificuldade para identificar a sequncia fonmica correta durante o processamento da fala e a sua correspondncia grafmica. Outro tipo de erro o de segmentao da cadeia de fala que ocasionam segmentao indevida de palavras e unio incorreta de palavras e esto diretamente relacionados com a conscincia lexical. A figura 1 apresenta as classificaes da disortografia segundo a literatura especializada 15,27-29. Embora todos esses autores considerem como um tipo de disortografia as situaes em que o escritor no se d conta dos critrios exatos de segmentao ou de separao de uma palavra das outras, pesquisas brasileiras longitudinais sugerem que este comportamento na escrita no est vinculado estritamente a fatos de natureza fontico-fonolgica, apontando para um funcionamento normal da escrita infantil, em que poderia ser reduzido a problemas no modo de apropriao de aspectos do cdigo escrito 30-32. Em estudo sobre as hipersegmentaes, foi verificado que, na alfabetizao, o que mais insistentemente est em questo, de um ponto de vista lingustico, a relao sujeito-lngua possibilitada pelo movimento de muitas e complexas prticas de oralidade e de letramento, que entrelaadas compem o universo de linguagem do aprendiz da escrita. a ao dessas prticas sobre o sujeito e/
Rev. CEFAC, So Paulo

ou a reflexo que ele faz sobre elas que mais se mostram nas ocorrncias de hipersegmentaes 33. justamente nesse entrelaamento de prticas que est a busca de critrios do que se pode ou no considerar como palavra j que, em 88,49% das ocorrncias de seu estudo, emergiam justamente palavras sob palavras, e no aleatoriamente cacos de palavras. Em outras palavras, a histria de linguagem do sujeito que se mostra e se mobiliza no processo de alfabetizao (e para a qual o alfabetizador deve estar bastante atento). Em outro estudo desenvolvido foi verificado at que ponto as crianas poderiam ser guiadas por suas intuies sobre constituintes prosdicos da lngua ao segmentarem seus textos escritos. Os resultados responderam afirmativamente questo principal, na medida em que todas as estruturas hipossegmentadas apoiaram-se, de algum modo, em estruturas prosdicas da lngua. Destacouse o fato de que o menor nmero de enunciados fonolgicos e o maior nmero de frases fonolgicas parecem indiciar que o conjunto de crianas encaminha-se para a percepo da palavra, tal como estabelecida pelas convenes ortogrficas de nossa lngua. Assim, esse autor acredita que no apenas as crianas parecem refletir sobre caractersticas da lngua que detectam em sua insero prticas de oralidade, como ainda levam essa reflexo para a atividade de escrita que desenvolvem em suas prticas de letramento 34. As estruturas das hipersegmentaes frequentemente encontradas na escrita inicial de crianas seriam resultado do trnsito do sujeito escrevente por prticas sociais de oralidade observadas em seu estudo sob a forma de constituintes prosdicos e de letramento, podendo ser vistas como ndices do modo heterogneo de constituio da escrita, sendo assim, marcas de um sistema em construo 33, 34. Estes estudos levam reflexo de que a hipersegmentao e a hiposegmentao encontradas na escrita de escolares com dislexia ou distrbio de aprendizagem no podem ser caracterizadas como prprias destas crianas, uma vez que tanto uma como outra esto presentes e so marcas da construo da escrita de escolares em fase de apropriao do sistema de escrita do portugus. A partir da observao e considerao sobre os achados encontrados na avaliao, a interveno da disortografia deve lanar mo de atividades que se adaptem s caractersticas semiolgicas de cada tipo de erro e aos fatores cognitivos ou lingusticos implicados, usando uma metodologia que se baseia na aprendizagem direta de palavras e regras ortogrficas. O escolar, portanto, aprender

Disortografia e semiologia dos erros

Cagliari 27 Transcrio fontica

Carraher 28 Transcrio da fala

Zorzi 18 Apoio na oralidade

Cervera Mrida & Ygual Fernndez 29

Uso indevido de letras Hipercorreo

Modificao da estrutura segmental: trocas, supresso, acrscimo e inverso Juntura intervocabular e segmentao Forma morfolgica diferente Forma estranha de traar as letras Uso indevido de maisculas e minsculas Acentos grficos Sinais de Pontuao Problemas sintticos

Erros de ortografia natural: 1) Erros na correspondncia biunvoca grafemafonema e 2) Erros na correspondncia unvoca dependente do contexto. Erros ligados Representaes Erros de ortografia origem das mltiplas natural: palavras Erros na sequncia dos grafemas Supercorreo Generalizao de Erros de ortografia regras natural: Erros na Segmentao na cadeia de fala Erros de Erros nas slabas Omisso de letras de estruturas ortografia arbitrria: complexas erros de independentes de regras e dependente de regras. Ausncia de Juno/separao segmentao e no convencional de palavras segmentao indevida Erros por Confuso entra as terminaes desconsiderar as am x o regras contextuais Erros por Trocas surdas / ausncia de sonoras nasalizao Erros por trocas Acrscimo de de letras letras Letras parecidas Inverso de letras Outras trocas -

Manzano, Sanz & Chocano15 Erros de carter lingusticoperceptivo

Erros de carter visoespacial Erros de carter visoauditivo Erros com relao ao contedo

Erros nas regras ortogrficas -

Figura 1 Classificao das disortografias consoante a literatura

uma grande quantidade de palavras que contm o erro (aprendizagem de competncias) com o trabalho com os dficits nos processos psicolingusticos subjacentes, mas, desta vez, sem gerar angstia e ansiedade neste 14,15, 21, 34-36. Os aspectos bsicos de uma interveno se iniciam pelo desenvolvimento de algumas noes, tais como: a definio de som e de letra; a explicao de suas relaes, estveis ou convencionais; o nome das letras e as diferenas dos sons que

representam e a classificao delas em consoantes e vogais; para poder operar com as regras gramaticais 19. Foram propostos para a interveno da disortografia mdulos de trabalho em: metacognio; linguagem oral; conscincia fonolgica; conhecimento das regras de correspondncia fonema-grafema, aplicao das regras de codificao fonemagrafema e automatizao do uso das regras na escrita 14, 37 alm de uma instruo focada na ortoRev. CEFAC, So Paulo

Fernndez AY, Mrida JFC, Cunha VLO, Batista AO, Capellini SA

grafia associada morfologia estudo da estrutura e formao das palavras e produo textual 37-39. Com tudo o que j foi exposto, fica claro que no a mera exposio dos alunos aos itens escritos e muito menos a tentativa de simples memorizao de regras que vai garantir a escrita ortogrfica. A ortografia de Lnguas com base alfabtica possui diversas facetas que devem ser levadas em conta, j que suas regras no so de uma mesma natureza e envolvem diferentes competncias para sua aquisio 23 e anos de prtica/exercitao/fixao para seu correto e adequado uso 15, 40-44. Como parte das estratgias de interveno e da compreenso da base alfabtica do sistema de escrita encontram-se as orientaes a pais e professores que os fonoaudilogos devem realizar. A primeira questo que necessita ser enfocada com pais e professores de crianas com disortografia que a ortografia um fim e no um comeo. Primeiro, a criana precisa saber lidar com a escrita para depois se preocupar em como escrever ortograficamente, pois ela, na escola, necessariamente deve realizar dois tipos de aprendizados: o princpio do sistema alfabtico e a norma ortogrfica, ou seja, das restries regulares e irregulares para a escrita de palavras 41. As principais sugestes para orientar pais e professores descritas na literatura19,43,44 esto da seguinte forma distribudas: a) Sugestes aos professores Dizer criana que voc entende a sua dificuldade e que voc far o que for possvel para ajud-la. Entender que crianas com disortografia apresentam necessidade de tempo maior para realizar as tarefas escritas e, ento, oferecer mais tempo para essa tarefa em sala de aula necessrio. Explicar para a criana como a escrita e a ortografia funcionam, podendo, depois, utilizar a produo espontnea da prpria criana (palavras e histrias de poucas linhas), para explicar o que ocorreu com a escrita para, em seguida, promover a escrita ortogrfica. Diferenciar os erros de ortografia das falhas de compreenso e possibilidade de elaborao de respostas, para que a avaliao incida sobre o contedo. A criana deve saber o que fez e porque precisa corrigir. Valorizar o empenho do aluno e no somente o desempenho. Ajudar em provas escritas na leitura, para que a criana no fique sem entender. Usar provas orais como um recurso extra se a escrita estiver muito comprometida.
Rev. CEFAC, So Paulo

Fazer a correo da ortografia sempre, no permitindo que a criana fixe uma forma incorreta de escrita, porm ter critrio para a correo dos textos produzidos pelo aluno, sem cometer borres e rabiscos com canetas coloridas. O professor pode assinalar com pequenas marcas os erros ortogrficos e solicitar que o aluno procure a grafia correta em um dicionrio ou em um fichrio de palavras que o grupo de crianas da sala de aula pode montar no decorrer do ano. b) Sugestes aos pais Dizer sua filha ou ao seu filho que voc entende a sua dificuldade e que voc estar sempre presente para ajudar. Escolher uma escola que seja de sua confiana e aberta para entender suas angstias, dvidas, frustraes e que possa traar um plano de trabalho integrado ao processo de interveno fonoaudiolgica. Garantir um ambiente sem presses extremas e exigncias demasiadamente altas, que certamente a criana no poder atingir. - Ajudar nas tarefas e trabalhos escolares de acordo com a necessidade da criana, com pacincia e compreenso, entendendo que ela faz somente o que pode e no porque no quer. A partir dessas sugestes, os autores citados acreditam que as condies de aprendizagem da criana com disortografia em sala de aula melhoram, o que certamente proporcionar uma qualidade de vida escolar adequada para a continuidade do desenvolvimento da relao ensino-aprendizagem que sempre deve ser desenvolvida em um ambiente educacional acolhedor e estimulante para a criana.

CONCLUSO
Como foi explicitado no decorrer deste artigo, a disortografia caracterizada como um transtorno da escrita que est diretamente relacionado aos quadros de transtorno especfico da aprendizagem, como a dislexia do desenvolvimento e aos transtornos globais da aprendizagem, como o distrbio de aprendizagem. Por isso, a avaliao fonoaudiolgica da ortografia deve trazer informaes do nvel ortogrfico que a criana se encontra, revelando quais so os tipos de erros ortogrficos e sua frequncia de ocorrncia na escrita, isto para que alteraes ortogrficas decorrentes de problemas no processo de alfabetizao no sejam erroneamente classificadas como disortografia. A partir da classificao semiolgica dos erros encontrados na avaliao, a interveno deve enfatizar atividades que se adaptem s caractersticas semiolgicas de cada tipo de erro e aos fatores cog-

Disortografia e semiologia dos erros

nitivos ou lingusticos implicados, associando esses fatores s orientaes aos pais e professores de como enfocar o trabalho com a ortografia, seja em casa ou na escola sem gerar angstia e ansiedade na criana.

AGRADECIMENTOS
Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo FAPESP pelo auxlio pesquisa concedido.

ABSTRACT Background: evaluation and intervention in dysortographia. Purpose: to describe and discuss findings from researches concerning dysortographia according to its definition, etiology, errors semiology classification, clinical findings, evaluation, and intervention. Conclusion: speech language evaluation and intervention should be based on error semiology classification because in this way it is possible to understand each type of error and the linguistic and cognitive factors related to them. This is associated with the orientations to parents and teachers on how to work with orthography at home or at the classroom without causing distress and anxiety to the children. KEYWORDS: Evaluation; Rehabilitation; Handwriting; Learning Disorders

REFERNCIAS
1. Capellini SA. Distrbios de Aprendizagem versus dislexia. In: Ferreira LP, Befi-Lopes DM, Limongi SCO, organizadores. Tratado de fonoaudiologia. So Paulo: Roca; 2004. p. 862-76. 2. Queiroga BAM, Lins MB, Pereira MALV. Conhecimentos morfossintticos e ortogrficos em crianas do ensino fundamental. Psicol Teor Pesq. 2006; 22(1):95-9. 3. Correa J, Maclean M, Meireles ES, Lopes TC, Glockling, D. Using spelling skills in Brazilian Portuguese and English. J Port Linguist. 2007; 6 (1): 61-82. 4. Cunha VLO, Capellini SA. Desempenho de escolares da 1 a 4 srie do ensino fundamental nas provas de habilidades metafonolgicas e de leitura - PROHMELE. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2009; 14(1): 56-68. 5. Cunha VLO, Capellini SA. PROHMELE. Provas de Habilidade Metalinguisticas e de Leitura. Rio de Janeiro (RJ): Revinter; 2009. 6. Savage RS, Frederickson N, Goodwin R, Patni U, Smith N, Tuerley L. Relationships among rapid digit naming, phonological processing, motor automaticity, and speech perception in poor, average, and good readers and spellers. J Learn Disabil. 2005; 38(1):12-28. 7. Puolanaho A, Ahonen T, Miko A, Eklund K, Lepnen PHT, Poikkeus AM, et al. Very early phonological and language skills: estimating individual risk of reading disability. J Child Psychol Psychiatr. 2007; 48(9):923-31.

8. Godoy DMA. O papel da conscincia fonolgica no processo de alfabetizao. Pr-Fono. 2003; 15(3):241-50. 9. Crnio MS, Stivanin L, Vieira MP, Amaro L, Martins VO, Carvalho EE, et al. Habilidades de conscincia fonolgica e letramento em crianas do ensino fundamental. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2006; 11(4):231-42. 10. Gindri G, Keske-Soares M, Mota HB. Memria de trabalho, conscincia fonolgica e hiptese de escrita. Pr-Fono. 2007; 19(3):313-22. 11. Bitan T, Cheon J, Lu D, Burman DD, Booth JR. The interaction between orthographic and phonological information in children: an fmRI study. Hum Brain Mapp. 2007; 28 (9): 880-91. 12. Serrano F, Defior S. Dyslexia speed problems in a transparent orthography. Ann Dyslexia. 2008; 58(1):81-95. 13. Associao Psiquitrica Americana. Manual diagnstico e estatstico de transtornos mentais. Porto Alegre (RS): Artes Mdicas; 2000. 14. Cervra-Mrida JF, Ygual-Fernndez AA. Uma propuesta de intervencin em trastornos disortogrficos atendiendo a la semiologia de los errores. Rev Neurol. 2006; 42(2):117-26. 15. Manzano JLG, Sanz MT, Chocano AJD. Fundamentos para la intervencin en el aprendizaje de la ortografia. Madrid, Espanha: Editorial CEPE; 2008. p.13-234. 16. Scliar-Cabral L. Princpios do sistema alfabtico do portugus do Brasil. So Paulo: Contexto; 2003.
Rev. CEFAC, So Paulo

Fernndez AY, Mrida JFC, Cunha VLO, Batista AO, Capellini SA

17. Berberian AP, Massi GA. A clnica fonoaudiolgica voltada aos chamados distrbios de leitura e escrita: uma abordagem constitutiva da linguagem. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2005; 10(1):43-52. 18. Zorzi L. Aprender a escrever: a apropriao do sistema ortogrfico. Porto Alegre: Artes Mdicas; 1998. 19. Zorzi JL. Guia prtico para ajudar crianas com dificuldades de aprendizagem: dislexias e outros distrbios. Pinhais: Melo; 2008. 20. Graham S, Perin, D. What we know, what we still need to know: teaching adolescents to write. Scient Stud Read. 2007; 11: 313-335. 21. Galaburda AM, Cestinick L. Dislexia del desarollo. Rev Neurol. 2003; 36(1):13-23. 22. Boets B, Wouters J, Van Wieringen A, De Smedt B, Ghesquire P. Modelling relations between sensory processing, speech perception, orthographic and phonological ability, and literacy achievement. Brain Lang. 2008; 6(1):29-40. 23. Capellini SA, vila CRB. Relation between oral and written language. In: Capellini SA, organizador. Neuropsycholinguistic perspectives on dyslexia and other learning disabilities. New York: Nova Science Publishers; 2007. p. 15-21. 24. Meirelles E, Correa J. A relao da tarefa de erro intencional com o desempenho ortogrfico da criana considerados os aspectos morfossintticos e contextuais da lngua portuguesa. Estud. Psicol. 2006; 11(1):35-43. 25. Zorzi JL, Ciasca SM. Caracterizao dos erros ortogrficos em crianas com transtornos de aprendizagem. Rev. CEFAC. 2008; 10(3):321-31. 26. KuliKowich JM, Mason LH, Brown SW. Evaluating fifth- and sixth-grade students expository writing: task development, scoring, and psychometric issues. Read Writ. 2008; 21:153-75. 27. Cagliari LC. Breve histrias das letras e dos nmeros. In: CAGLIARI, L. C. Diante das letras. A escrita na alfabetizao. Campinas, SP: Mercado das Letras: Associao de Leitura do Brasil - ALB; So Paulo: Fapesp; 1999. 28. Carraher TN. Exploraes sobre o desenvolvimento da ortografia em portugus. In: Isto se aprende com o ciclo bsico. So Paulo. Secretaria de Estado da Educao CENP; 1990. p.114-22. 29. Cervera-Mrida JF, Ygual- Fernandez A. La intervencin logopdica en los trastornos fonolgicos desde El paradigma psicolingstico Del procesamiento de habla. Rev Neurol. 2003; 36 (Supl 1): S39-53. 30. Chacon L. Constituintes prosdicos e letramento em segmentaes no-convencionais. In: Chacon L. O modo heterogneo de constituio da escrita:
Rev. CEFAC, So Paulo

um olhar sobre a escrita infantil. In: Lamprecht R, organizador. Letras Hoje. 2004; 39(3):223-31. 31. Tenani L. Segmentaes no-convencionais e teorias fonolgicas. In: Chacon L. O modo heterogneo de constituio da escrita: um olhar sobre a escrita infantil. In: Lamprecht R, organizador. Letras Hoje. 2004; 39(3):p. 233-43. 32. Capristano CC. A propsito da escrita infantil: uma reflexo sobre as segmentaes noconvencionais. In: Chacon L. O modo heterogneo de constituio da escrita: um olhar sobre a escrita infantil. Letras Hoje. 2004; 39(3):245-60. 33. Chacon L. Hipersegmentaes na escrita infantil: entrelaamentos de prticas de oralidade e de letramento. Estud Ling. XXXIV. 2005; 83(86):77-86. 34. Chacon L. Segmentaes no-convencionais na escrita de pr-escolares: entrecruzamentos entre convenes ortogrficas e constituintes prosdicos. In: Lamprecht R, organizador. Aquisio da linguagem: estudos recentes no Brasil. Porto Alegre: Editora da PUCRS; 2009. p. 282-5 (no prelo). 35. Salles JS, Parente MAMP. Avaliao da leitura e escrita de palavras em crianas de 2 srie: abordagem neuropsicolgica cognitiva. Psicol Reflex Crit. 2007; 20(2):220-8. 36. Zorzi JL, Ciasca SM. Anlise de erros ortogrficos em diferentes problemas de aprendizagem. Rev. CEFAC. 2009; 11(3):406-16. 37. Prez-Blasco J, Ferri-Benedetti F, Meli-De Alba A, Miranda-Casas A. Resiliencia y riesgo em nios com dificultades de aprendizaje. Rev Neurol. 2007; 44 (Supl 2): S9-12. 38. Berninger VW, Winn WD, Stock P, Abbott RD, Kate Eschen K, Lin S, et al. Tier 3 specialized writing instruction for students with dyslexia. Read Writ. 2008; 21:95-129. 39. Mason LH, Graham S. Writing instruction for adolescents whith learning disabilities: programs of intervention research. Learn Disabil Res Pract. 2008; 23(2): 103-11. 40. Walker B, Shippen ME, Alberto P, Houchins DE, David F, Cihak, DF. Using the expressive writing program to improve the writing skills of high school students whith learning disabilities. Learn Disabil Res Pract. 2005; 20(3): 175-83. 41. Troia G, Graham S. The effectiveness of a highly explicit, teacher-directed strategy instruction routine: changing the writing performance of participants with learning disabilities. J Learn Disabil. 2002; 35: 290-305. 42. Ritchey KD. Learning to write: progressmonitoring tools for beginning and at-risk writers. Teach Exc child. 2006; 39(2): 22-6.

Disortografia e semiologia dos erros

43. Capellini AS, Cunha VLO, Batista AO. Disortografia: avaliao e interveno baseada na semiologia do erro. In: Montiel JM, Capovilla FC, organizadores. Atualizao em transtornos de aprendizagem. So Paulo: Artes Mdicas; 2009. p.567-84.

44. Capellini AS, Conrado TLBC, Tegeiro MG, Cera ML, Gonalves MPS, Ferreira ALB. Dificuldades de aprendizagem: manual de orientao para professores e informativo para familiares. Marlia: Fundepe Editora; 2007.

RECEBIDO EM: 10/12/2009 ACEITO EM: 05/02/2010 Endereo para correspondncia: Simone Aparecida Capellini Rua Bartolomeu de Gusmo, 10-84 Bauru SP CEP: 17017-336 E-mail: sacap@uol.com.br amparo.ygual@uv.es
Rev. CEFAC, So Paulo

Potrebbero piacerti anche