Sei sulla pagina 1di 21

GRUPO UNIVERSITRIO MAURCIO DE NASSAU

FACULDADE MAURCIO DE NASSAU


CURSO DE GRADUAO EM ADMINISTRAO

CAROLINE DE JESUS VIEIRA

O USO DAS REDES SOCIAIS NAS EMPRESAS

Salvador 2012

CAROLINE DE JESUS VIEIRA

O USO DAS REDES SOCIAIS NAS EMPRESAS

Projeto de pesquisa apresentado para o curso de graduao em Administrao, da Faculdade Maurcio de Nassau, como requisito parcial para obteno de nota na 2 Unidade da disciplina Gesto de projetos. Orientador: Prof. Msc. Carlos Csar Ribeiro da Silva.

Salvador 2012

SUMRIO
1 2 3 4 5 INTRODUO REFERENCIAL TERICO REFERENCIAL METODOLGICO ANLISE DE DADOS CONCLUSO 03 06 14 16 18 19

REFERNCIAS

1. Introduo

O uso das redes sociais nas empresas tem sido alvo de grande preocupao. Essas redes surgiram h pouco tempo atrs historicamente no ano 2000. Atravs delas possvel uma interao em meio virtual com outras pessoas, seja compartilhando interesses, obtendo notcias em tempo real das pessoas que esto distante fisicamente ou pela falta de tempo disponvel para encontros presenciais. Essas redes j existiam, mas no em meio web. A criao de softwares cada vez mais avanados tornou possvel essa interconexo. Santana (2011) e outros autores, j mencionaram que o avano da tecnologia da informao e da comunicao foi presenciado nos ltimos anos. E que as pessoas por todo o mundo, j inseriram em seu cotidiano novas tecnologias que so consideradas instrumentos de modificao de comportamentos neste sculo XXI. A internet disponibilizou para todas as esferas da sociedade possibilidades e funes que proporcionou mudanas significativas na vida humana. A oportunidade de interagir, construir, compartilhar, trocar, se comunicar fundamental para os novos padres comunicativos 2.0 que vm sendo fortalecidos pela nova gerao, tambm chamada de gerao Y (SANTANA, et. al, 2011).

Essa nova gerao Y compe um novo pblico que dotado de uma nova mentalidade e consequentemente possui uma cultura que a difere da gerao anterior. Aliada a esta nova gerao a tecnologia est sendo propagada com mais frequncia e tem maior aceitao no mercado, um exemplo desta propagao o prprio surgimento das redes sociais e o constante aumento da utilizao destas tanto em quantidade de usurios, quanto em horas gastas no uso. Se perguntssemos quantos internautas no Brasil fazem parte das redes sociais, nove em cada dez deles responderiam que participam de algumas delas o que afirma Fonseca (2012). So exemplos dessas redes, Facebook, LinkedIn, Twitter, Google+, Orkut, entre outros. Muitas empresas preveem os riscos a sua imagem, pelas informaes espalhadas nas novas mdias atravs de seus colaboradores que repercutem positivo ou

negativamente no desempenho da organizao e se inquietam com o fato de seus funcionrios ocuparem horas de trabalho acessando as redes e como consequncia produzirem menos, j que esto menos concentrados no trabalho que esto exercendo. J no Brasil grande parte das empresas ainda no adotam estratgias de comunicao voltadas para o monitoramento das informaes que so divulgadas em redes sociais e que comprometem o desempenho da prpria empresa, mas reconhecem a baixa produtividade de seus funcionrios quando esses passam uma boa parte do tempo conectados em redes sociais e nos momentos em que deveriam estar concentrados nas atividades a serem executadas.

Com essa anlise inicial verifica-se que no Brasil o uso das redes sociais nas empresas, especialmente em horrio de trabalho se constitui em um problema que compromete a efetividade das mesmas. E para apresentar alternativas a resoluo dessa problemtica foi elaborado, este projeto que tem por objetivo geral informar sobre as vantagens do uso das redes sociais nas empresas e apresentar alternativas para minimizar os efeitos negativos provocados pelo mau uso das mesmas. Alm deste direcionamento, tal estudo ir analisar o uso das redes sociais, bem como suas foras e posicionamento; identificar se os profissionais se sentem preparados para usar as redes de forma construtiva; alertar para as prticas comunicativas nas redes sociais que impactam negativamente na imagem da empresa e reforar a ideia de que o alinhamento entre os objetivos pessoais e organizacionais possibilitam benefcios para a organizao em ambiente virtual.

O uso das redes sociais um assunto recentemente muito discutido, devido a velocidade com que as informaes so transmitidas no mundo atual. Cada vez mais brasileiros esto ingressando nas redes sociais, e refletem nessas a sua prpria cultura. Com esse crescente uso, as organizaes sofrem os impactos provocados pelo despejo de informaes que interferem na construo da imagem e marca destas, alm disso essas organizaes dificilmente possuem controle sobre a quantidade de publicaes veiculadas a sua imagem.

Assim sendo o alto ndice de participao dos internautas no Brasil, desencadeia em uma maior preocupao por grande parte das empresas quanto utilizao dessas redes em horrio de trabalho. Alm disso, essa preocupao pode se tornar maior quando relacionada aos tipos de publicaes que so registradas nas pginas virtuais das redes sociais. Os registros publicados podem ser vistos por uma universalidade de indivduos que fazem uso dessas redes, desta forma, se houver uma publicao registrada por um funcionrio de uma organizao, e esta publicao for apresentada em desacordo com os princpios adotados pela organizao a qual este indivduo pertence, provavelmente poder trazer perdas para a organizao em questo.

2. Referencial terico

Para entender as redes sociais em meio eletrnico via web, devemos inicialmente verificar o conceito e as principais caractersticas destas redes. De acordo com Marteleto e Silva (2004), as redes so sistemas compostos por ns e conexes entre eles que, nas cincias sociais, so representados por sujeitos sociais (indivduos, grupos, organizaes etc.) conectados por algum tipo de relao. Surgidas no incio dos anos 2000, as redes sociais conquistaram o seu espao junto aos usurios e hoje correspondem a 47% dos acessos entre os usurios brasileiros, sendo a principal utilizao da web no pas. Historicamente, o perodo de maior acesso acontece no horrio comercial entre 8h e 18h o que significa que a maioria das pessoas visita esses sites do local de trabalho. (Landim, 2010). Nas redes sociais, cada indivduo tem sua funo e identidade cultural. Sua relao com outros indivduos vai formando um todo coeso que representa a rede. De acordo com a temtica da organizao da rede, possvel a formao de configuraes diferenciadas e mutantes. (TOMAL, et. al,2005, pg. 93)

A disponibilidade destas redes em meio eletrnico e de forma universal, s foi possvel com a utilizao de softwares. o que explica Machado e Tijiboy (2005).
Os softwares sociais so programas que funcionam como mediadores sociais e que favorecem a criao de redes de relacionamentos atravs de espaos onde o usurio pode juntar pessoas do seu crculo de relacionamentos, conhecer outras que compartilhem os mesmos interesses e discutir temas variados, construindo diferentes elos entre os eus privado e pblico. Vale salientar que estes canais de comunicao e seus suportes tecnolgicos, embora necessrios para o funcionamento das trocas comunicativas, no podem ser confundidos como sendo a prpria comunidade virtual. No ramo das redes sociais surgem os softwares sociais que funcionam como um sistema orgnico que renem diversas comunidades virtuais.

Analisando esta afirmativa verificamos que o desenvolvimento de softwares sociais proporciona o agrupamento de usurios em rede, de um modo em que esses usurios possam interagir, compartilhando ideias e interesses. Foi atravs da evoluo destes softwares que as redes sociais em meio eletrnico se tornaram cada vez mais bem aceitas. Pois de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Economia e Estatstica (IBOPE) em 2009, mais de 20 milhes de pessoas utilizam algum tipo de rede social e esse nmero tende a aumentar diariamente. Revela ainda que um dos fatores que leva a esse sucesso a curiosidade apresentada de forma viral entre os usurios. Segundo essa mesma pesquisa realizada pelo IBOPE a comunidade virtual Twitter cresceu em uma proporo de 280% entre internautas residenciais e os brasileiros so os que passam mais tempo no Twitter, cada internauta utiliza o microblog em casa ou no trabalho, em mdia, 36 minutos. Outra comunidade que tambm apresentou aumento nos acessos no Brasil foi o Linkedin. Em 2010, 28% dos brasileiros consultados disseram utilizar o site, enquanto neste ano esse nmero

subiu para 35%, em concordncia com percentuais disponveis na pgina da Web, Convergncia digital em 2011.

J o Orkut e o Messenger, tambm comunidades virtuais, esto sendo menos usados, em uma publicao registrada em blog, Marcelo (2011) comenta que h um tempo, o Orkut e o Messenger eram muito usados, e recentemente estes esto deixando espao para o Facebook e Twitter. Alm desta informao, ele faz uma comparao entre as redes, como afirma o comentrio a seguir:
[...] se j tnhamos um problema antes com o Orkut e o Messenger, este problema aumentou ainda mais agora com o Twitter e o Facebook, sendo que este ltimo, diferentemente do Orkut, oferece uma plataforma bastante rica para relacionamento, pois conseguiu reunir toda a rede de amigos que estava no Orkut, as mensagens instantneas que estavam no Messenger e a sensao de notcia quentinha, como que num rdio, que o Twitter passa.

A crtica apresentada por Marcelo em 2011 revela os pontos de sucessos das comunidades virtuais que atualmente esto com melhor desempenho. Pode-se inferir que os usurios buscam essas comunidades por agregarem mais funes

relacionadas a outros tipos de comunidades virtuais. Alm disso, o interesse dos usurios em participar das redes no diminuiu, o que mudou foi o tipo de comunidade virtual que est usurio est buscando. Um estudo do E-Commerce News mostra que em junho de 2011, 43,9 brasileiros utilizaram no mnimo uma rede social, totalizando um tempo correspondente a 4,7 horas em mdia no perodo de um ms por usurio. E o Google + j obtinha mais de 8 milhes de usurios no Brasil. Relata ainda que o facebook no lidera posio no Brasil, entretanto em 2010 foram registrados mais de 24 milhes de utilizadores. Como vimos o sucesso de acesso s redes constante, mas outro fator que ocasiona esse sucesso a evoluo dos aparelhos mveis, bem como a oferta accessvel destes o que se constata na afirmativa abaixo:
O costume de sentar em frente a um computador pessoal para trabalhar ou exercer qualquer atividade que exija interconectividade vem perdendo espao para a comunicao e o acesso de dados por meio de aparelhos mveis. A oferta de celulares supermodernos e tablets cada vez mais baratos e com poder de processamento semelhante ao do computador elimina a necessidade de estar plugado a um PC tradicional para entrar em sites, blogs, comunidades ou redes sociais. Os internautas podem acessar o Twitter ou o Facebook de qualquer lugar e diretamente, sem a necessidade de entrar no site. Alguns programas gadgets fazem esse caminho. (MAFEI, pg. 77)

Com estas informaes torna-se perceptvel que cada vez mais brasileiros esto conectados as redes sociais. Alguns deles utilizam muitas horas do dia ligados a uma rede em tempo real, mas a questo se d quando os acessos so realizados em horrio de trabalho. Em declarao a uma Agncia a especialista Elena Mndez Daz-Villabella, [...], afirmou que "inegvel o potencial das novas tecnologias, mas em geral, as empresas no se sentem suficientemente tranquilas se seus empregados as usam livremente nos escritrios" (QUINCOCES, 2012). Muitas empresas, no entanto, preocupadas com a produtividade dos seus funcionrios probem completamente o acesso a elas. Outras permitem o uso

moderado, como forma de fazer seu colaborador se sentir mais a vontade no ambiente de trabalho (LANDIM, 2010). Alguns dados revelam que em cada 10 empresas, quatro bloqueiam o acesso ao Facebook e trs ao Twitter. Algumas permitem o acesso apenas em certos intervalos (COMPUTERMORLD, 2010). Mesmo com esse alto ndice de bloqueio por parte das empresas ao acesso das redes sociais, algumas pesquisas defendem a liberao do uso das redes nas empresas. Outros estudiosos acreditam que a liberao benfica porque amplia as fontes de informaes dos funcionrios, melhorando, assim, seu repertrio cultural e social. No entanto foram realizadas pesquisas para verificar a produtividade de funcionrios que usavam as redes para fins pessoais nas horas determinadas para o trabalho, o estudo citado a seguir foi realizado pela Universidade de Melbourne.
[...] o estudo revelou que os funcionrios com este perfil mostram-se 9% mais produtivos em relao aos trabalhadores desligados das redes. A porcentagem de funcionrios que utiliza redes como Facebook, Orkut e Twitter ficou em 70% em relao aos que no utilizam (30%). [...] englobou alm das redes, o acesso a sites de notcias, procura por informaes online, games e acesso a vdeos no YouTube. De acordo com Brent Coker, do departamento de marketing da universidade, as pessoas precisam relaxar um pouco para ter de volta sua concentrao

(MEDIAFACTORYDIGITAL, 2011).

Estas informaes foram apresentadas em nota pela Media Factory (2011) que em seu registro tambm especifica que no h necessidade das empresas investirem valores altos em dispositivos que impossibilitem o acesso por parte dos funcionrios. E deixa evidente que apenas um quinto do turno de trabalho corresponde ao tempo mximo que poderia ser destinado para uso das redes. Destaca ainda que os funcionrios que abusam do uso foram excludos da pesquisa e requerem ateno por parte da empresa. Landim (2010), explica que a redes sociais podem ser usadas no trabalho porque tais redes trazem informaes que passam a fazer um diferencial para a empresa. Ressalta que antes necessrio levar em considerao o tipo de atividade que o usurio exerce. Cita ainda, por exemplo, que um jornalista necessita dessa

ferramenta para adquirir notcias em primeira ordem dos acontecimentos e que as redes auxiliam no processo de recrutamento de personagens para insero em uma vaga na empresa, j que as redes apresentam informaes pessoais de seus usurios. Atravs destas declaraes conferimos que em alguns casos a liberao de acesso s redes pode ser vantajosa para a empresa desde que se tenha um acordo e horrios pr - estabelecidos. A seguir temos uma citao de outro estudo que confirma a ideia e acrescenta que os funcionrios tenham um bem estar.
Um estudo elaborado pela consultoria global AT Kearney revelou que permitir o uso do Facebook e Twitter no trabalho pode manter os funcionrios mais contentes e com bom desempenho. Os resultados contestam a ideia comum de que acessar as redes sociais durante o expediente pode prejudicar o rendimento profissional. De acordo com Kevin Rice, porta-voz da consultoria, h cada vez mais gestores que se do conta de que permitir o acesso s redes sociais no ambiente de trabalho no , necessariamente, uma perda de tempo ou contra-produtivo. Na realidade, o uso faz os empregados se sentirem mais felizes e acomodados em seus postos (UNIVERSIA, 2012).

Segundo o estudo, o uso das redes sociais faz com que os funcionrios descansem da rotina e rendam mais durante o expediente. Alm disso, eles sentem-se mais satisfeitos ao ter a possibilidade de administrar suas relaes pessoais e familiares no momento que desejarem. Entretanto este mesmo autor declara que para toda regra h uma exceo. J que em determinadas funes no existem benefcios diretos no uso de redes sociais durante o expediente. E para exemplificar destaca a imagem de um atendente de caixa de que divide seu tempo entre o Orkut e sua atividade de atender o cliente. Haver um instante em que o foco no estar no trabalho o que pode acabar prejudicando o cliente e a empresa. E alerta que no h nada que impea um funcionrio de acessar qualquer rede social moderadamente, em determinados momentos de pausa nas atividades por esse desempenhadas. Nessa situao a empresa contar com o bom senso do funcionrio que deve lembrar que a execuo do trabalho depreende ateno para que seja bem sucedido.

Para complemento Morais (2010), registrou que cada caso deve ser avaliado conforme a sua peculiaridade, porm, no so as redes que retiram a produtividade e sim as pessoas que utilizam mal as redes, na maioria das vezes pela falta de disciplina organizacional. Foram divulgados por Boueri e outros autores, relatos de funcionrios que acessam redes sociais. Dentre eles estava o de Cristiano Caporici que trabalha na empresa Maquinrio Assessoria de Comunicao. Ele sugere uma evoluo no aspecto interpessoal no ambiente de servio, mas especifica a verdadeira misso da pessoa que vai trabalhar. O acesso a redes sociais ou em sites diversos pode contribuir para uma melhoria no clima do trabalho. Contudo, caso o uso delas no seja liberado em alguma empresa, isso no deve ser motivo para insatisfao, uma vez que, ao sair de casa para trabalhar, nosso foco deve ser o prprio trabalho. A declarao de Cristiano Caporici mostra que o funcionrio deve ter conscincia quanto ao estabelecimento de foco no trabalho em concordncia com Morais podemos observar que a questo do mau uso das redes depende da cultura dos prprios usurios das redes. Assim sendo existe uma necessidade em conscientizar cada funcionrio quanto as suas responsabilidades, tanto no cumprimento de suas atividades, sem que estas sejam afetadas pelo tempo depreendido no acesso as redes, quanto nos tipos de publicaes no apropriadas emitidas por este em redes sociais. Diante dessas colocaes pode-se dizer que a liberao do acesso s redes por parte das empresas pode trazer vantagens para a mesma e um bem estar para o funcionrio. No entanto faz-se necessrio uma anlise da atividade para verificar se h possibilidade de baixo rendimento caso o acesso rede seja liberado. Em contra partida alguns tericos defendem a prtica de empresas que adotam a proibio de acesso s redes sociais no horrio de trabalho. Na maioria desses casos o bloqueio e feito para minimizar o problema do mau uso das redes por parte do funcionrio, como veremos nas declaraes a seguir. Em uma publicao pesquisa mundial a empresa britnica Webroot, relatou que so em mesmo nmero as empresas que permitem o acesso s redes e as empresas que no permitem o acesso s redes a partir de uma mquina da corporao. Dentre todas as empresas registradas na pesquisa 81% delas tem polticas

adotadas para bloqueio de alguns sites e uma parte dessas empresas, em torno de 42% correspondem aquelas empresas que tomaram essa medida devido ao uso inadequado das redes pelos trabalhadores. Alm disso, 31% das empresas monitoram o uso da internet (COMPUTERWORLD, 2010). O motivo que leva ao bloqueio no apenas pelo comprometimento da baixa produtividade no trabalho. Algumas empresas sofreram situaes desastrosas em virtude de publicaes indevidas de funcionrios. Como o caso da Locaweb cujo episdio relatado abaixo.
[...] Alex Glikas agiu como um torcedor tpico ao celebrar a vitria por 4 a 3 do seu time, o Corinthians, contra o So Paulo. Durante a partida, postou no Twitter comentrios de apoio equipe e tambm algumas provocaes aos adversrios. Parece ter momentaneamente esquecido que no dia seguinte, uma segunda-feira, voltaria rotina de diretor comercial da Locaweb, empresa de hospedagem de sites que era justamente uma das patrocinadoras do So Paulo no clssico - havia pago R$ 600 mil pelo direito de ostentar a marca nas mangas do uniforme naquela e na partida seguinte do tricolor.Quando se deu conta do potencial devastador das brincadeiras, Glikas tratou de apag-las, mas j era tarde. As mensagens haviam sido replicadas por uma legio de torcedores enfurecidos com o fato de o diretor de um patrocinador estar torcendo abertamente para o adversrio - e de forma considerada desrespeitosa por muitos. Protestos percorreram rapidamente as redes sociais e foi sugerido at um boicote Locaweb, que se viu obrigada a emitir um comunicado oficial pedindo desculpas pelas atitudes do diretor, que "deu a muitas pessoas a impresso de que a sua opinio pessoal era a opinio institucional da empresa".O prprio executivo correu para se desculpar pelo Twitter, alegando que, "no calor do clssico, o torcedor tomou conta do profissional". Apesar do arrependimento, o clima ficou carregado e empresa e empregado chegaram ao consenso de que seria melhor ele deixar a casa, onde trabalhava havia quatro anos. Oito meses depois, quando a poeira j havia baixado, Glikas foi convidado a retornar ao cargo (OLIVEIRA, 2011).

Oliveira (2011) registra que aps o ocorrido, a empresa citada entrou em contato com consultores que auxiliaram a empresa a produzir um guia sobre boas prticas nas mdias sociais. E ainda assim a empresa no proibiu o uso das redes em local de trabalho, porque interessa ao ramo em que a Locaweb est inserida.

Segundo a consultora Andrea Huggard-Caine citada por Oliveira (2011), deve existir um cuidado quanto confidencialidade e mencionou o caso de um jovem que havia participado de uma reunio de fechamento de balano da empresa em que fazia parte, na empolgao ele acabou publicando os nmeros no facebook antes mesmo da publicao oficial, o ato gerou uma multa para a empresa dada pela Comisso de Valores mobilirios (CVM) e causou a demisso do jovem. Esses dois casos exemplificam a forma como uma empresa pode ser prejudicada com relao ao uso inadequado das redes sociais pelos seus trabalhadores. Bloqueando o acesso s redes, sempre haver uma forma de burlar as normas adotadas pelas empresas por parte de seus colaboradores para se conectar as redes, visto que o fato de estarem conectados as redes no horrio de trabalho j faz parte da rotina de muitos brasileiros. Confirmando esta informao Camargo (2011) apresenta o comentrio de Paveloski, gerente de produtos da Editora Alto Astral, ele revela que muitos funcionrios da Editora utilizam meios prprios para acessar a internet sem restries e divulgar o que esto pensando no momento.

3. Referencial Metodolgico A construo deste projeto se deu atravs de levantamento bibliogrfico, foram consultados artigos, revistas, livros, documentrios e registros publicados em meio eletrnico de autores que abordaram o tema sugerido. importante que o tema escolhido seja de interesse do autor e til para o aprendizado, pois assim haver uma melhor abordagem de contedo no projeto, j que o autor possui um considervel embasamento terico para uma melhor estruturao do projeto. O fato do tema escolhido para o projeto ser um tema atual, faz com que existam poucos registros sobre o assunto publicados em livros, optou-se ento pela reunio de informaes encontradas em meio eletrnico, utilizando a internet. Mesmo com a utilizao artigos em meio eletrnico o tipo de metodologia abordada continua sendo a bibliogrfica. As definies apresentadas a seguir explicam com clareza em que se constitui a pesquisa bibliogrfica. Segundo Rey (1972), antes de se comear a escrever deve-se considerar a estrutura do texto que se pretende redigir. Para isso, deve-se estabelecer um esquema que permita expor as idias de maneira sistemtica e lgica, reunindo em cada item assuntos correlatos, sem risco de omitir ou de repetir as mesmas coisas ao longo do trabalho.

Segundo Gil (2002), uma pesquisa bibliogrfica, quanto aos seus procedimentos tcnicos, pode ser desenvolvida com base em material j elaborado, constitudo principalmente de livros e artigos cientficos. De acordo Gil, o levantamento bibliogrfico proporciona ao pesquisador familiarizar-se com o tema, sua delimitao, problematizao e contextualizao. As fontes bibliogrficas esto ligadas ao tema, foi feita a coleta de vrias vises acerca do assunto estudado. Primeiramente, foi feito o levantamento bibliogrfico atravs da leitura exploratria, pela qual se fez a seleo do material capaz de responder ao problema de pesquisa. Em seguida, realizou-se a leitura analtica dos textos pr-selecionados. Aps esta etapa, utilizou-se a leitura interpretativa, mais densa e, propriamente, a elaborao de apontamentos, sublinhando nos textos os pontos pertinentes ao tema.

A pesquisa bibliogrfica, caracterizada como um estudo terico considerada o passo inicial de toda a pesquisa cientfica. Ela desenvolvida atravs de material elaborado anteriormente, constitudo de livros, peridicos, artigos cientficos, etc. (GIL, 1993). Justificando a importncia da pesquisa bibliogrfica para o estudo em questo MANZO, citado por LAKATOS e MARCONI (1986) ensina que a bibliografia possibilita definir e resolver problemas j conhecidos, bem como explorar novas reas, cujos problemas no se concretizaram o suficiente. A principal vantagem dela, segundo GIL (1993), o fato de a mesma permitir ao pesquisador uma cobertura de inmeros fenmenos muito mais ampla do que aquela que ele poderia pesquisar diretamente.

4. Anlise de Dados Diante das informaes levantadas, controlar o mau uso das redes sociais nas empresas no uma tarefa fcil, visto que cada vez mais os indivduos esto conectados a uma rede social e milhes de registros so divulgados por segundo atravs das comunidades virtuais. Mas com as medidas certas possvel minimizar esses efeitos negativos que afligem as organizaes. Antes de analisarmos as possveis solues, vale ressaltar que os problemas ocasionados pelo uso inadequado das redes sociais devem-se exclusivamente as aes do prprio usurio. Assim sendo, uma empresa pode adotar inimaginveis tticas para controlar os sistemas de configurao das mquinas coorporativas e para monitorar as informaes veiculadas que ferem a imagem e marca desta empresa, no entanto se no houver uma preparao cultural de seus funcionrios, essas prticas sero consideradas mnimas. Entende-se que o maior diferencial de uma empresa dado pelas pessoas que a compem, se uma empresa tem por objetivo a resoluo de seus problemas so as pessoas que devem ser aprimoradas. A autodisciplina deve ser incorporada pelos trabalhadores e como sugesto para resolver a baixa produtividade devido s horas depreendidas em conexo com as redes sociais no horrio de trabalho, podem ser elaborados e aplicados cursos de etiqueta empresarial voltado para as prticas adotadas em meio eletrnico nas redes sociais. Em casos onde a preocupao est relacionada aos tipos de publicaes que so registradas nas pginas virtuais das redes sociais, pode ser usado uma espcie de rob que desenvolvido por especialistas em tecnologia e que j encontrado no mercado. Esses robs localizam automaticamente os formadores de opinio da web e disponibilizam um levantamento de informaes que foram publicadas na internet e que esto relacionadas marca da empresa. importante destacar que esta ao demanda maiores despesas, mas se esta medida for adotada o rob auxiliara a empresa no planejamento estratgico de comunicao o que pode gerar benefcios, alm de resolver os problemas. Para a empresa que libera o acesso as redes, imprescindvel a determinao polticas de uso dessas redes no ambiente de trabalho. Para a empresa que no

libera o acesso as redes devido ao tipo de atividade que realizam, deve ser reservado um perodo de descanso em que o trabalhador possa ter acesso a internet sem bloqueios para que este possa interagir com outras pessoas e consequentemente se sentir melhor e executar suas atividades com maior entusiasmo, postura e determinao. Outra estratgia que pode desencadear em ganhos para uma empresa divulgar seus produtos e servios nessas comunidades virtuais e estimular o funcionrio da empresa a contribuir com a divulgao atravs de comentrios positivos publicados nas redes. Adotando esse mtodo a empresa ir divulgar a menor custo seus produtos e servios oferecidos.

5. Concluso Como vimos o uso das redes sociais nas empresas um tema muito discutido entre gestores, funcionrios, operadores e outros trabalhadores em qualquer categoria de atuao que so na maioria das vezes usurios das redes sociais. Essas discusses se devem aos novos fatos que esto surgindo, so as situaes vivenciadas por algumas empresas que foram prejudicas pela m utilizao das redes pelos seus funcionrios. Desta forma algumas empresas passaram a se organizar melhor, traando estratgias de comunicao, buscando a efetividade na resoluo dos problemas que so provenientes do mau uso das redes sociais. Essas redes sociais podem ser vantajosas ou desvantajosas para uma organizao, isso depender da repercusso das publicaes divulgadas pelos seus usurios e pela forma como estas mdias esto sendo utilizadas. As mensagens divulgadas nas redes sociais se tornam pblicas, promulgando as informaes com rapidez e por consequncia favorecem ou derribam a imagem da personalidade a qual o usurio est vinculado. Em suma as empresas devem se preocupar com a incorporao da autodisciplina por parte de seus funcionrios. Devem realizar cursos de etiqueta empresarial no uso das redes sociais. Monitorar os acessos de seus trabalhadores e acompanhar as publicaes veiculadas na mdia acerca de sua imagem e marca. Traar planejamento estratgico de comunicao que seja adequado ao ramo de negcio em que a empresa atua. Para finalizar deve ser entendido que a comunicao corporativa de qualidade alvo para uma organizao e as redes sociais so ferramentas significativas nessa rea. Se as redes forem utilizadas em favor da empresa, esta obter vantagens no que diz respeito a funcionrios mais motivados e mais prximos aos objetivos da empresa. Estando mais prximos aos objetivos da empresa o funcionrio poder expor registros em concordncia com o escopo da empresa em rede universal e consequentemente a empresa ser vista de forma positiva pois a publicao compravar a credibilidade do trabalhador pela empresa.

REFERNCIAS

BOUERI, Aline; ALVES, Jssica; LEITE, Luiz Felipe. Redes sociais interferem na vida do trabalhador. Disponvel em: http://www.metodista.br/rronline/noticias/comportamento/2010/09/midias-sociais-sonhoou-pesadelo-do-trabalhador. Acesso em: 29 mai. 2012. COMPUTERWORLD. Metade das empresas sem redes sociais no horrio de trabalho. Disponvel em: http://www.computerworld.com.pt/2010/11/17/metade-dasempresas-sem-redes-sociais-no-horario-de-trabalho/. Acesso em: 29 mai. 2012. CONECTMDIA. Disponvel em: http://www.ibope.com/conectmidia/estudo/index.html . Acesso em: 29 mai. 2012. CONVERGENCIADIGITAL. Brasil aumenta o uso de redes sociais para fins comerciais. Disponvel em: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=28210&sid=1 6. Acesso em: 01 jun. 2012. ECOMMERCENEWS. Estudo mostra panorama do uso de redes sociais no Brasil. Disponvel em: http://ecommercenews.com.br/noticias/pesquisasnoticias/estudo-mostra-panorama-do-uso-de-redes-sociais-no-brasil. Acesso em: 01 jun. 2012. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa, 5 Edio, So Paulo: Editora Atlas, 2010. LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia cientfica; 5 ed. So Paulo: Atlas, 2003. MACHADO, Joicemegue Ribeiro; TIJIBOY, Ana Vilma. Redes Sociais Virtuais: um espao para efetivao da aprendizagem cooperativa. MAFEI, Maristela; CECATO, Valdete. Comunicao Coorporativa, Gesto: Imagem e Posicionamento. So Paulo: Contexto. 2011. p. 77.

MEDIAFACTORY. Estudo revela que o uso das redes sociais aumenta produtividade no ambiente corporativo. Disponvel em: http://tudosobremarketingdigital.wordpress.com/2011/02/23/estudo-revela-que-ouso-das-redes-sociais-aumenta-produtividade-no-ambiente-corporativo/. Acesso em: 29 mai. 2012. MORAIS, Paulo. Impedir acesso a medias sociais nas empresas, why? Disponvel em: http://mktmorais.com/?p=129. Acesso em: 01 jun. 2012. O uso de rede sociais e do Facebook nas empresas. Disponvel em: http://blog.mol.com.br/2011/09/o-uso-de-rede-sociais-e-do-facebook-nas-empresas/. Acesso em: 01 jun. 2012 OLIVEIRA, Mauricio. Disponvel em: http://www.valor.com.br/carreira/1151372/usoinadequado-das-redes-sociais-aumenta-casos-de-fogo-amigo. Acesso em: 29 mai. 2012. QUINCOCES, Amaya. Empresas tm medo de liberar uso das redes sociais no escritrio. Disponvel em: http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI5754893EI12884,00Empresas+tem+medo+de+liberar+uso+das+redes+sociais+no+escritorio.html. Acesso em: 01 jun. 2012. Rey, L. 1972. Como Redigir Trabalhos Cientficos. So Paulo, SP: Ed. da Universidade de SoPaulo.

SANTANA, Anderson; QUEIROGA, Edjane; SANTOS, Emanuella dos; FREIRE, Gustavo; TOMAL, Maria Ins; ALCAR, Adriana Rosecler; CHIARA, Ivone Guerreiro Di. Das redes sociais inovao. Ci. Inf., Braslia, v. 34, n. 2, p. 93-104, maio/ago. 2005. XAVIER, Narjara. MORAIS, Patrcia. Redes sociais nas organizaes e suas novas formas de relacionamento.2011.

Potrebbero piacerti anche