Sei sulla pagina 1di 3

OS SETE DONS DO ESPRITO SANTO

Na convivncia com as pessoas, percebemos que cada uma possui qualidades, dons prprios, caractersticos, e que, somando tudo, resulta uma riqueza imensa. o prprio Esprito de Deus que distribui a cada um(a) os seus dons, segundo seu consentimento: nem todos tm de fazer tudo, mas um(a) precisa fazer a sua parte. Os dons so to diversos como so as pessoas. Nos caminhos e descaminhos da vida, cada pessoa vai descobrindo suas possibilidades e capacidades pessoais. preciso que cada um saiba ousar, mesmo encontrando dificuldades. Importa ter coragem, fincar o p e buscar sempre. A busca pertence a cada pessoa e faz da histria de f para com Deus.

DINMICA
- Recortar um pequeno corao. - Cada participante escrever nos dois lados do corao uma qualidade ou dom que possui. - Responder individualmente: De onde provm estes dons? Para que servem estes dons em minha vida? Eu os coloco a servio de quem? Como os fao frutificar? - Partilhar com algum as perguntas. - Colar os coraes num papelgrafo e perceber a riqueza que somos no conjunto dos dons recebidos. - Os dons, s para si, pouco significam. - Mas quando partilhados, significam riqueza multiplicada.

TODOS OS DONS SO PRESENTES DE DEUS


Quando nos referimos ao Esprito Santo sempre tomamos como referncia os sete dons: sabedoria, inteligncia, conselho, cincia, fortaleza, piedade e temor de Deus. Eles so inspirados no texto do profeta Isaas (11, 2-3). O Novo Testamento assume esta profecia na pessoa de Jesus Cristo, o Messias prometido. Ele seria possudo pelo Esprito de Deus e a partir de sua fora, praticar um reinado alicerado na justia e na paz, conforme os dons recebidos.

O nmero sete no contexto bblico. Significa universidade, totalidade, perfeio. Os dons do Esprito so inmeros, portanto, ao falar em sete, podemos dizer que recebemos todos os seus dons. So Paulo, em Glatas 5, 22-23, fala nos "frutos do Esprito: amor, alegria, paz, pacincia, bondade, benevolncia, f, mansido e domnio de si". Estes frutos provm de um projeto de vida que todo cristo chamado a perfazer. Isto no significa que os teremos de uma hora para outra. Mas, a vida do cristo um constante converter-se ao crescimento da f, e um comprometimento para gerar estes frutos na convivncia do dia-a-dia. Podemos dizer que os "dons so qualidades dadas por Deus que capacitam o ser humano para seguir com gosto e facilidade os impulsos divinos, para tomar a deciso acertada em situaes obscuras e para reprimir as foras do orgulho, do egosmo e da preguia, que se opem graa de Deus".

OS SETE DONS E SEU SIGNIFICADO


Vivemos um tempo de grande riqueza em nossa Igreja. Quantos jovens e adultos fazem as comunidades, as famlias sarem de sua passividade e acomodao para tomarem seus membros sujeitos da prpria historia atravs da partilha de seus dons. Estes dons se transformam em fraternidade, solidariedade, justia. Atravs de uma vivncia comunitria nos grupos de reflexo, grupos de orao, estudo bblico ... criamse prticas sociais e maior conscincia de cidadania. Os sete dons: Sabedoria, inteligncia, cincia, conselho, fortaleza, piedade e temor de Deus ajudam a entender os planos de Deus na vida de cada cristo. Mas, tambm, capacitam para superar o perigo da indiferena e do medo, para amar a Deus como Pai. Estes dons, ainda, empenham os cristos na luta por um mundo mais justo e humano e para perseverar na f e na esperana, mesmo em meio aos desafios e dificuldades. Eles resumem toda a ao do Esprito Santo nas pessoas. Os dons doados pelo Esprito de Deus no tornam as pessoas passivas, inertes, acomodadas. Mas, pelo contrrio, o cristo que toma conscincia de que est imbudo por seus dons, transforma sua vivncia. Um cristo crismado que no ajuda a transformar, a mudar a sociedade em que vive, certamente engavetou seus dons.

VAMOS ENTERDER MELHOR ESTES DONS:


a) Saberia. Ela nos leva ao verdadeiro conhecimento de Deus e a buscar os reais valores da vida. O homem sbio e a mulher sbia aquele(a) que pratica a justia, tem um corao misericordioso, ama intensamente a vida, porque a vida vem de Deus.

b) Inteligncia. Este dom nos leva a entender e a compreender as verdades da salvao, reveladas na Sagrada Escritura e nos ensinamentos da Igreja. Ex. Deus Pai de todos; em Jesus, Filho de Deus, somos irmos ... c) Cincia. A capacidade de descobrir, inventar, recriar formas, maneiras para salvar o ser humano e a natureza. Suscita atitudes de participao, de luta e de ousadia, frente a cultura da morte. d) Conselho. o dom de orientar e ajudar a quem precisa. Ele permite dialogar fraternalmente, em famlia e comunidade, acolhendo o diferente que vive em nosso meio. Este dom capacita a animar os desanimados, a fazer sorrir os que sofrem, a unir os separados ... e) Fortaleza. o dom de tornar as pessoas fortes, corajosas para enfrentar as dificuldades da f e da vida. Ajuda aos jovens a ter esperana no futuro, aos pais assumirem com alegria seus deveres, s lideranas a perseverarem na conquista de uma sociedade mais fraterna. f) Piedade. o dom da intimidade e da mstica. Coloca-nos numa atitude de filhos buscando um dialogo profundo e ntimo com Deus. Acende o fogo do amor: amor a Deus e amor aos irmos. g) Temor de Deus. Este dom nos d a conscincia de quanto Deus nos ama. "Ele nos amou antes de tudo". Por isso, precisamos corresponder a este amor.

Potrebbero piacerti anche