Sei sulla pagina 1di 7

2.

7 Atrito e Lubrificao
Atrito o mecanismo pelo qual se desenvolvem foras de resistncia superficiais ao deslizamento de dois corpos em contato. A causa primordial para o atrito entre materiais metlicos correlaciona-se com o contato entre pequenas regies ao longo das superfcies delizantes, conforme mostrado na figura 2.16. Estas superfcies apresentam irregularidades microscpicas que podem soldar-se pela intensa deformao plstica localizada.

Figura 2.16 Representao esquemtica das regies de contato verdadeiro entre duas superfcies deslizantes, Helman (1988).

Aparentemente, Helman e Cetlin (1983) apontam que as foras de atrito parecem ter sua origem na resistncia ao cisalhamento destas unies. Estas foras podem tambm se originar como resultado de um processo de arar o metal mais duro sobre a superfcie do mais macio. A figura 2.17 mostra um esquema deste processo, assim como um exemplo prtico obtido para o caso da trefilao de tubos para a indstria automobilstica.

Figura 2.17 Acima: esquema de arrancamento de material de uma superfcie macia a partir de uma microsalincia da superfcie mais dura, Helman e Cetlin (1984). Ao lado: regio observada no microscpio eletrnico de varredura mostrando uma regio arada em um tubo para a indstria automobilstica.

Considerando que os processos de conformao plstica dos metais envolvem o contato entre o metal a ser conformado e as matrizes ou ferramentas de conformao, ento se

56

conclu que o atrito dever estar sempre presente, em maior ou menor grau. As principais caractersticas que o atrito causa no processo so as seguintes: alterao, geralmente desfavorvel, dos estados de tenso presentes durante a deformao; produo de fluxos irregulares (por ex.: limalhas) de metal durante o processo de conformao; criao de tenses residuais no produto; influncia sobre a qualidade superficial (podendo ser benfica, inclusive); elevao da temperatura a nveis capazes de comprometer-lhe as propriedades mecnicas; aumento do desgaste de ferramentas; facilitar o agarramento das ferramentas de conformao com o metal a ser conformado; aumento do consumo de energia necessria deformao, diminuindo a eficincia. As caractersticas das foras de atrito se evidenciam atravs do esquema mostrado na figura 2.18 e pela equao (2.11) que traduz a relao fixa () que pode ser observada entre a fora de contato (R) e a fora de atrito (F).

Figura 2.18 Esquema das foras presentes no deslizamento de um corpo de peso W por meio de uma fora H, Helman e Cetlin (1984).

F R onde o coeficiente de atrito esttico, que um nmero adimensional.

(2.11)

Observou-se (Helman e Cetlin, 1984) que, uma vez iniciado o deslizamento do corpo, a fora H para manter o corpo em movimento uniforme menor do que a fora necessria para iniciar este movimento. Em conseqncia pode-se definir uma frmula semelhante (2.11). Em conseqncia a fora de atrito F ser: (2.12) F = R < F onde o coeficiente de atrito dinmico, que menor do que o coeficiente de atrito esttico. Pode-se definir um equacionamento para se quantificar o efeito do atrito. Inicialmente, considera-se a figura 2.19. Esta figura representa uma regio de contato e de deformao plstica efetiva, cuja rea vale AS. O deslizamento de uma superfcie em relao outra exigir um esforo de cisalhamento suficiente para romper esta ligao:

57

(2.13) F = kAS onde k representa a resistncia ao cisalhamento das superfcies unidas. Considerando que o material aumenta a rea de contato linearmente (As = Ptag ) at um limite An, quando ocorre limitao devido ao encruamento. Assim: As = Ptag (2.14) k tag = constante = Logo a equao (2.13) reduz-se a lei de Coulomb: F=P ou divindo-se pela rea nominal An, obtm-se a expresso para a lei de Amontons:

(2.15)

=p

(2.16)

Entretanto, nas situaes reais no existe uma superfcie de contato perfeita onde a resistncia ao cisalhamento vale k, nestes casos admiti-se que esta tenso tenha que ser multiplicada por um fator m, menor do que 1: (2.17) =mk Combinando as equaes (2.16) e (2.17), obtm-se: =mk=p

(2.19)

O valor mximo possvel para m 1 (por definio) e o valor mnimo para a tenso p vale o limite de escoamento geral do material, Y, segundo definido pela equao (2.8). Substituindo estes valores na equao (2.17), verifica-se que o mximo valor do coeficiente de atrito para a condio de aderncia total : k 1 = 0,58 Y 3 onde a relao entre k e Y calculada com base no critrio de von Mises.

mx =

(2.19)

As tabelas 2.3 e 2.4 ilustram valores de coeficiente de atrito para alguns materiais e condies de uso. Devido complexidade do atrito torna-se muito difcil determinar valores de coeficiente de atrito para um processo de conformao especfico, para um certo material e condio de conformao. Um mtodo bastante difundido para a determinao do coeficiente de atrito o chamado teste do anel (ver Dieter ou Schaeffer), no qual um anel forado a se expandir, apoiado sobre uma superfcie, e os dimetros inicial e final so medidos e correlacionados com o coeficiente de atrito presente. Alternativamente podem ser empregados processos de conformao mecnica, por exemplo a trefilao, nos quais se conheam e/ou meam todas as variveis de menos o coeficiente de atrito, o qual pode ser obtido facilmente.

58

Tabela 2.3 Valores do coeficiente de atrito m (equao 2.17) para diferentes processos de conformao mecnica, Schaeffer (1999).

Tabela 2.4 Valores do coeficiente de atrito (equao 2.16) para diferentes processos, Helman e Cetlin (1984).

59

2.7.1 Lubrificantes O recobrimento das superfcies dos materiais em contato com um terceiro material de baixa resistncia ao cisalhamento ir induzir o atrito a se concentrar neste material, afetando apenas parcialmente os corpos em contato. A este material que pode ser slido, lquido ou gasoso, denomina-se lubrificante. As foras de atrito a serem geradas esto diretamente vinculadas s caractersticas da pelcula lubrificante. A figura 2.19 ilustra o efeito do uso de lubrificante (leo) sobre o perfil de deformao obtido em uma experincia de simulao de extruso realizado em sala de aula.

Figura 2.19 Diferentes perfis de deformao com o emprego de uma matriz de extruso com muito lubrificante (esquerda), mdia quantidade (centro) e pouco (direita).

Neste curso no cabe discutir quais so os diferentes tipos de lubrificantes, a tabela 2.3 ilustra as caractersticas de um lubrificante ideal, segundo Helman e Cetlin (1984): 1. manter inalteradas as condies de lubrificao hidrodinmicas ou lubrificao limite a altas presses e temperaturas; 2. diminuir o atrito superficial at valores compatveis com o processo; 3. dissipar eficazmente o calor gerado durante o processo de deformao; 4. impedir a adeso metlica entre a matriz e o metal processado; 5. reduzir a transferncia de metal entre a superfcie da pea e a ferramenta; 6. eliminar partculas abrasivas da superfcie de trabalho; 7. manter condies aceitveis de acabamento superficial e caractersticas metalrgicas dos produtos acabados; 8. no deixar resduos ao ser tratado termicamente o material processado; 9. ser de fcil remoo da superfcie do produto nas operaes de acabamento; 10. no apresentar caractersticas txicas; 11. possuir condutividade eltrica aceitvel para assegurar o desaparecimento de cargas eltricas estticas produzidas pelo atrito; 12. possuir propriedades fsico-qumicas que permitam sua adeso superfcie do metal processado e da matriz; 13. ter grande estabilidade qumica em alta temperatura. 14. possui baixa reatividade e no interagir com outros lubrificantes ou aditivos. A tabela 2.5 resume os tipos existentes de lubrificantes empregveis para os processos de conformao mecnica, a descrio de cada qual segue aps a tabela. Tabela 2.5 Classes de lubrificantes utilizveis em processos de conformao plstica dos metais, Helman e Cetlin (1984). gua cer as Slidos metlicos leos minerais sabo vidros Plsticos leos e cidos graxos Slidos minerais Materiais sintticos

60

61

2.8 Bibliografia
Os livros destacados com um ponto () so recomendados como livros-texto deste captulo da disciplina. BOYER, H.; Atlas of stress-strain curves. ASM International, 2nd printing, Materials Park, 1990. CALLISTER, W.D.; Materials science and engineering: an introduction. John Wiley & Sons Inc., 4th edition, 1997 (existe uma verso traduzida para o portugus). DIETER, G. E.; Mechanical Metallurgy. SI Metric edition. McGraw Hill, Singapore, 1988 (existe uma verso anterior que foi traduzida para o portugus). DOWLING, N.E.; Mechanical Behavior of Materials. Prentice-Hall Inc., Englewood Cliffs, 1993. ENGEL, L.; KLINGELE, H.; An atlas of metal damage. Wolfe Publishing, London, 1981. HELMAN, H.; CETLIN, P.R.; Fundamentos da Conformao Mecnica dos Metais. Editora Guanabara Dois, 1983. HELMAN, H.; Curso: Fundamentos da Laminao - Produtos Planos, ABM, 1988. MOURA BRANCO, C.A.G; Mecnica dos Materiais. Fundao Caloustre Gulbenkian, 2a edio, Porto, 1994. MEYERS, M.A.; CHAWLA, K.K.; Principles of Mechanical Metallurgy. PrenticeHall Inc., Englewood Cliffs, 1984. PLAUT, R.L.; Laminao dos aos: tpicos avanados. Associao Brasileira de Metais, So Paulo, 1984. SCHAEFFER, L.; Conformao Mecnica. Imprensa Livre Editora, Porto Alegre, 1999.

62

Potrebbero piacerti anche