Sei sulla pagina 1di 110

Direito Constitucional Sylvio Motta

QUESTES ESAF

Princpios Fundamentais

rgo: PM Natal-RN Cargo: Auditor Fiscal (auditoria) Banca: ESAF Data: 2001 Nvel: Superior Esfera: Municipal

1- A respeito dos princpios fundamentais da Constituio Federal, assinale a opo correta. a) O respeito soberania de cada um dos Estados-membros que compem a Federao brasileira um dos fundamentos do Estado democrtico de direito entre ns.

b) Todo o poder, de acordo com a Constituio Federal, emana do povo, mas esse poder somente pode ser exercido por meio dos seus representantes por ele eleitos. c) O princpio da separao dos poderes, consagrado constitucionalmente, no impede que certas funes tipicamente legislativas sejam cometidas pelo constituinte tambm ao Poder Executivo e ao Poder Judicirio.

d) O Brasil, nas suas relaes internacionais, rege-se pelo repdio ao terrorismo e ao asilo poltico. e) A Constituio Federal impe ao Brasil o dever de se integrar aos demais pases da Amrica Latina, para formar uma grande federao na regio, regida por uma s Constituio, comum a todas as naes latino-americanas.

rgo: Ministrio da Fazenda Cargo: Assistente Tcnico-Administrativo Banca: ESAF Data: 2009 Nvel: Superior Esfera: Federal

2- Marque a opo correta. a) A Repblica Federativa do Brasil buscar a integrao econmica, geogrfica, poltica e educacional dos povos da Amrica Latina. b) Construir uma sociedade livre, justa e solidria um dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil.

c) A cooperao entre os povos para o progresso da humanidade constitui objetivo fundamental da Repblica Federativa do Brasil. d) Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao princpio que rege a Repblica Federativa do Brasil nas suas relaes internacionais. e) O repdio ao terrorismo e ao racismo princpio que rege a Repblica Federativa do Brasil nas suas relaes internacionais.

rgo: SEFAZ - SP Cargo: Analista em Planejamento, Oramento e Finanas Pblicas - Pr Banca: ESAF Data: 2009 Nvel: Superior Esfera: Federal

3- As opes desta questo contm fundamentos e objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil, nos termos da Constituio Federal de 1988. Assinale a opo que contempla apenas fundamentos. a) Liberdade, justia, pluralismo poltico. b) Cidadania, justia, dignidade da pessoa humana.

c) Soberania, solidariedade, valor social do trabalho. d) Cidadania, soberania, valor social da livre iniciativa. e) Garantia do desenvolvimento nacional, solidariedade, dignidade da pessoa humana.

rgo: ANA Cargo: Analista Administrativo - Comum a todos os cargos Banca: ESAF Data: 2009 Nvel: Superior Esfera: Federal

4- Assinale a opo correta relativa aos poderes do Estado e respectivas funes e aos princpios fundamentais da Constituio Federal de 1988. a) Ningum obrigado a cumprir ordem ilegal, ou a ela se submeter, por isso que dever de cidadania opor-se ordem ilegal, ainda que emanada de autoridade judicial; caso contrrio, nega-se o Estado de Direito.

b) O pacto federativo sustenta-se na harmonia que deve presidir as relaes institucionais entre as comunidades polticas que compem o Estado Federal, e no legitima restries de ordem constitucional que afetem o exerccio da competncia normativa em tema de exonerao tributria pertinente ao ICMS pelos Estados-membros e Distrito Federal. c) O uso de algemas s lcito em casos de resistncia e de fundado receio de fuga ou de perigo integridade fsica prpria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada previamente a excepcionalidade por escrito.

d) A mera instaurao de inqurito, ainda quando evidente a atipicidade da conduta, no constitui meio hbil a impor violao aos direitos fundamentais, em especial ao princpio da dignidade humana. e) A prova ilcita pode prevalecer em nome do princpio da proporcionalidade, do interesse pblico na eficcia da represso penal em geral ou, em particular, na de determinados crimes; a dignidade humana no serve de salvaguarda proscrio da prova ilcita.

rgo: Prefeitura de Natal - SEMUT Cargo: Auditor do Tesouro Municipal - Conhecimentos Bsicos Banca: ESAF Data: 2008 Nvel: Superior Esfera: Municipal

5- Assinale a opo que indica um dos objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil expressamente previsto na Constituio Federal que confere amparo constitucional a importantes programas do governo federal que se concretizam por meio da poltica nacional de assistncia social integrando as esferas federal, estadual e municipal.

a) Garantir a prevalncia dos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. b) Promover o desenvolvimento internacional. c) Erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais. d) Erradicar o terrorismo e o racismo. e) Promover a cooperao entre os povos para o progresso da humanidade.

rgo: MPOG Cargo: Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental Banca: ESAF Data: 2008 Nvel: Superior Esfera: Federal

6- A Constituio acolhe uma sociedade conflitiva, de interesses contraditrios e antagnicos, na qual as opinies no ortodoxas podem ser publicamente sustentadas, o que conduz poliarquia, um regime onde a disperso do Poder numa multiplicidade de grupos tal que o sistema poltico no pode funcionar seno por uma negociao constante entre os lderes desses

grupos ( SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo, 25. ed. So Paulo: Malheiros, 2005, pp. 143-145, com adaptaes ). Assinale a opo que indica com exatido o fundamento do Estado brasileiro expressamente previsto na Constituio, a que faz meno o texto transcrito.

a) Soberania. b) Pluralismo poltico. c) Dignidade da pessoa humana. d) Valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. e) Cidadania.

rgo: CGU Cargo: Analista de Finanas e Controle Banca: ESAF Data: 2008 Nvel: Superior Esfera: Federal

7- A Repblica Federativa do Brasil possui fundamentos e as relaes internacionais do Pas devem ser regidas por princpios. Assinale a nica opo que contempla um fundamento da Repblica e um princpio que deve reger as relaes internacionais do Brasil.

a) Soberania e dignidade da pessoa humana. b) Prevalncia dos direitos humanos e independncia nacional. c) Cidadania e valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. d) Pluralismo poltico e repdio ao terrorismo e ao racismo. e) Defesa da paz e soluo pacfica dos conflitos.

rgo: CGU Cargo: Analista de Finanas e Controle Banca: ESAF Data: 2008 Nvel: Superior Esfera: Federal

8- O Estado brasileiro tambm regido por um princpio de estatura constitucional que visa a impedir que sejam frustrados os direitos polticos, sociais, culturais e econmicos j concretizados, tanto na ordem constitucional como na infraconstitucional, em ateno aos objetivos da Repblica Federativa do Brasil, que so os de promover o bem de todos, sem quaisquer formas de

discriminao, constituir uma sociedade livre, justa e solidria, erradicar a pobreza e a marginalizao, reduzir as desigualdades sociais e regionais e promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao. Assinale a opo que denomina com exatido o princpio constitucional descrito. a) Proibio do retrocesso no domnio dos direitos fundamentais e sociais. b) Proibio de juzo ou tribunal de exceo.

c) Proibio de privao da liberdade ou de bens patrimoniais sem o devido processo legal. d) Proibio de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condio de aprendiz, a partir de quatorze anos. e) Proibio de privao de direitos por motivo de crena religiosa ou de convico filosfica ou poltica.

rgo: CGU Cargo: Analista de Finanas e Controle Banca: ESAF Data: 2008 Nvel: Superior Esfera: Federal

9- Assinale a nica opo correta relativa aos Poderes, as respectivas funes e organizao do Estado brasileiro, considerando a supremacia da Constituio Federal. a) Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituies e leis que adotarem, observados os princpios da Constituio Federal, por isso que Constituio estadual pode criar rgo de controle administrativo

do Poder Judicirio do qual participem representantes de outros poderes ou entidades. b) facultado aos Estados, desde que colocada previso na Constituio estadual, disciplinar a convocao do Presidente do Tribunal de Justia pela Assembleia Legislativa para prestar, pessoalmente, informaes sobre assunto previamente determinado, sob pena de crime de responsabilidade.

c) O princpio da separao do exerccio das funes estatais no impede que o Poder Legislativo examine o acerto ou o desacerto de deciso judicial, especialmente quando o prprio regimento interno da Casa Legislativa admita possibilidade de instaurao de comisso parlamentar de inqurito sobre matrias pertinentes competncia do Poder Judicirio. d) No plausvel, em face do ordenamento constitucional brasileiro, a existncia de leis interpretativas que veiculariam a denominada interpretao autntica. Leis interpretativas

consubstanciariam usurpao das atribuies institucionais do Poder Judicirio e, em consequncia, ofenderiam o postulado fundamental da diviso funcional do Poder. e) Ainda que os Poderes Legislativo e Executivo detenham prerrogativas de formular e executar polticas pblicas, o Poder Judicirio pode determinar a rgos estatais inadimplentes que implementem polticas pblicas definidas pela prpria Constituio, cuja omisso possa comprometer a eficcia e a integridade de direitos sociais e culturais.

rgo: CGU Cargo: Tcnico de Finanas e Controle Banca: ESAF Data: 2008 Nvel: Mdio Esfera: Federal

10- Assinale a opo que indica um dos objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil. a) Valorizar a cidadania. b) Valorizar a dignidade da pessoa humana. c) Observar os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. d) Constituir uma sociedade livre, justa e solidria. e) Garantir a soberania.

rgo: TCE - GO Cargo: Auditor Banca: ESAF Data: 2007 Nvel: Superior Esfera: Estadual

11- A Repblica Federativa do Brasil no tem como um dos seus fundamentos a) a soberania. b) a cidadania. c) o monismo poltico. d) os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. e) a dignidade da pessoa humana.

rgo: SEFAZ-CE Cargo: Analista Jurdico Banca: ESAF Data: 2007 Nvel: Superior Esfera: Estadual

12- Acerca dos Princpios Fundamentais da Constituio Brasileira e da Organizao dos Poderes do Estado, assinale a nica opo correta. a) A Repblica a forma de organizao do Estado adotada pela Constituio Federal de 1988. Caracteriza-se pela temporariedade do mandato dos governantes e pelo processo eleitoral peridico.

b) Constitui-se como objetivo fundamental da Repblica Federativa do Brasil a promoo do bem de todos, sem qualquer tipo de preconceito ou formas de discriminao. A reserva de vagas nas Universidades Federais, a serem ocupadas exclusivamente por alunos egressos de escolas pblicas, contraria a orientao constitucional. c) A Constituio Federal de 1988 prev independncia e harmonia entre os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio. Logo, ao

declarar a inconstitucionalidade por omisso, determinando a rgo administrativo que edite norma no prazo de trinta dias, estaria o Poder Judicirio ferindo o princpio da independncia dos poderes. d) A forma federativa, adotada pelo Sistema Constitucional Brasileiro, confere aos Estados federados autonomia para governar, administrar e legislar, sendo que uma de suas principais caractersticas a indissolubilidade.

e) A cidadania, um dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil, constitui-se como a capacidade do indivduo de exerccio dos direitos polticos e condio para exercitar direitos e prerrogativas constitucionais, entre elas a propositura de ao civil pblica.

rgo: MTE Cargo: Auditor Fiscal do Trabalho Banca: ESAF Data: 2006 Nvel: Superior Esfera: Federal

13- Sobre princpios fundamentais da Constituio Brasileira, marque a nica opo correta. a) Na Repblica Federativa do Brasil, a Unio exerce a soberania do Estado brasileiro e se constitui em pessoa jurdica de Direito Pblico Internacional, a fim de que possa exercer o direito de celebrar tratados, no plano internacional.

b) A forma republicana no implica a necessidade de legitimidade popular do presidente da Repblica, razo pela qual a periodicidade das eleies no elemento essencial desse princpio. c) Segundo a doutrina, "distino de funes do poder" e "diviso de poderes" so expresses sinnimas e, no caso brasileiro, um dos princpios fundamentais da Repblica Federativa do Brasil.

d) A concretizao do Estado Democrtico de Direito como um Estado de Justia material contempla a efetiva implementao de um processo de incorporao de todo o povo brasileiro nos mecanismos de controle das decises. e) Na condio de fundamento da Repblica Federativa do Brasil, a dignidade da pessoa humana tem seu sentido restrito defesa e garantia dos direitos pessoais ou individuais de primeira gerao ou dimenso.

rgo: ENAP Cargo: Administrador Banca: ESAF Data: 2006 Nvel: Superior Esfera: Federal

14- Sobre Poder Constituinte; Emenda, Reforma e Reviso Constitucional; e Princpios Fundamentais, na Constituio Federal de 1988, assinale a nica opo correta. a) O poder constituinte derivado, no caso brasileiro, possui como uma das suas limitaes a impossibilidade de promoo de alterao da titularidade do poder constituinte originrio.

b) Embora seja objetivo do Estado brasileiro, a dignidade da pessoa humana no se inclui entre os fundamentos da Repblica Federativa do Brasil. c) No caso brasileiro, a titularidade da soberania, por expressa previso constitucional, do Estado brasileiro. d) Como consequncia direta da adoo do princpio republicano como um dos princpios fundamentais do Estado brasileiro, a Constituio estabelece que a Repblica Federativa do Brasil composta pela unio indissolvel dos Estados, Municpios e do Distrito Federal.

e) A aprovao de Emenda Constitucional durante o estado de stio s possvel se os membros do Congresso Nacional rejeitarem, por qurum qualificado, a suspenso das imunidades dos Parlamentares durante a execuo da medida.

rgo: CGU Cargo: Analista de Finanas e Controle - Auditoria e Fiscalizao Banca: ESAF Data: 2006 Nvel: Superior Esfera: Federal

15- Sobre Teoria Geral do Estado e princpios fundamentais na Constituio Federal de 1988, assinale a nica opo correta. a) No elemento essencial do princpio federativo a existncia de dois tipos de entidade - a Unio e as coletividades regionais autnomas.

b) O princpio republicano tem como caractersticas essenciais: a eletividade, a temporariedade e a necessidade de prestao de contas pela administrao pblica. c) O pluralismo poltico, embora desdobramento do princpio do estado Democrtico de Direito, no um dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil. d) Rege a Repblica Federativa do Brasil, em suas relaes internacionais, o princpio da livre iniciativa.

e) um dos objetivos fundamentais Repblica Federativa do Brasil, expresso texto constitucional, a garantia desenvolvimento nacional e a busca autossuficincia econmica.

da no do da

rgo: SRF Cargo: Tcnico da Receita Federal Banca: ESAF Data: 2006 Nvel: Superior Esfera: Federal

16- Sobre princpios fundamentais na Constituio de 1988, marque a nica opo correta. a) Em funo da forma de governo adotada na Constituio de 1988, existe a obrigao de prestao de contas por parte da administrao pblica. b) Por ser o Brasil uma federao, reconhecida, na Constituio brasileira, a autonomia de Estados, Distrito Federal, Territrios e Municpios.

c) Em razo da independncia funcional, um dos elementos essenciais do princpio de separao dos poderes, o exerccio das funes que integram o poder poltico da Unio exclusivo. d) Segundo a doutrina, no se constitui em um princpio do Estado Democrtico de Direito o princpio da constitucionalidade, o qual estaria ligado apenas noo de rigidez constitucional.

e) A concesso de asilo diplomtico um dos princpios que rege o Brasil nas suas relaes internacionais, conforme expressa previso no texto da Constituio Federal de 1988.

rgo: SRF Cargo: Auditor Fiscal da Receita Federal Banca: ESAF Data: 2005 Nvel: Superior Esfera: Federal

17- Sobre os princpios fundamentais da Constituio de 1988, marque a nica opo correta. a) No caso do Federalismo brasileiro, a soberania um atributo da Unio, o qual distingue esse ente da federao dos estados e municpios, ambos autnomos.

b) A adoo da dignidade humana como fundamento da Repblica Federativa do Brasil tem reflexos, no texto constitucional brasileiro, tanto na ordem econmica como na ordem social. c) A forma republicana de governo, como princpio fundamental do Estado brasileiro, tem expressa proteo no texto constitucional contra alteraes por parte do poder constituinte derivado.

d) A especializao funcional, elemento essencial do princpio de diviso de poderes, implica o exerccio exclusivo das funes do poder poltico - legislativa, executiva e judiciria - pelo rgo ao qual elas foram cometidas no texto constitucional. e) Segundo a doutrina, o princpio do Estado Democrtico de Direito resulta da reunio formal dos elementos que integram o princpio do Estado Democrtico e o princpio do Estado de Direito.

rgo: MPOG Cargo: Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental Banca: ESAF Data: 2005 Nvel: Superior

18- Pode ser objeto de emenda constitucional norma que a) suprima do texto constitucional a garantia do direito adquirido. b) instaure o Estado unitrio entre ns. c) estabelea a eleio do presidente da Repblica por colgio eleitoral, integrado por representantes do povo, eleitos especificamente para esse fim.

d) suprima certo imposto da competncia da Unio. e) extinga o habeas corpus no Brasil.

rgo: MPOG Cargo: Analista de Planejamento e Oramento Banca: ESAF Data: 2005 Nvel: Superior Esfera: Federal

19- Quanto aos princpios fundamentais da Constituio Federal de 1988, assinale a assertiva correta. a) A adoo do princpio federativo como um dos princpios fundamentais da Repblica Federativa do Brasil implica a obrigao de que a Unio e os Estados possuam sistema de controle externo, sempre exercido pelo Poder Legislativo, e sistema de controle

interno nos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio que atuaro de forma integrada. b) Decorre do princpio republicano a previso constitucional da competncia do presidente da Repblica de manter relaes com Estados estrangeiros. c) A possibilidade de um Parlamentar ser nomeado, em nvel federal, Ministro de Estado sem a perda de seu mandato , segundo a doutrina, uma exceo ao princpio de separao de poderes.

d) O contedo do princpio do estado democrtico de direito, no caso brasileiro, no guarda relao com o sistema de direitos fundamentais, uma vez que esse sistema possui disciplina prpria no texto constitucional. e) O Estado brasileiro adota a soberania como um de seus fundamentos, assegurando ao titular da soberania o seu exerccio direto, que se d pela eleio de seus representantes.

rgo: MPOG Cargo: Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental Banca: ESAF Data: 2005 Nvel: Superior Esfera: Federal

20- Suponha que uma medida provisria tenha sido editada neste ano cuidando dos seguintes assuntos: (1) modificao de certo instituto de Direito Civil; (2) instituio de um novo recurso no Cdigo de Processo Civil; (3) tipificao de conduta como crime; (4) alterao de normas da legislao ordinria eleitoral. Sobre essa medida provisria, com relao aos temas referidos, correto dizer que

a) nenhum dos temas de que trata a medida provisria suscetvel de ser regulado por tal instrumento normativo. b) todos os temas de que trata a medida provisria so suscetveis de serem regulados por tal instrumento normativo. c) somente um dos temas referidos pode ser regulado por meio de medida provisria. d) somente dois dos temas referidos podem ser regulados por meio de medida provisria. e) somente trs temas referidos podem ser regulados por meio de medida provisria.

rgo: SFC Cargo: Tcnico de Finanas e Controle Banca: ESAF Data: 2001 Nvel: Mdio Esfera: Federal

21- Das afirmaes abaixo, assinale a que melhor se ajusta ao conceito do princpio da legalidade. a) Por fora do princpio da legalidade, o particular pode fazer tudo o que a lei no probe, enquanto os poderes pblicos somente podem fazer o que a lei autoriza. b) Por fora do princpio da legalidade, uma profisso somente pode ser desempenhada depois de regulada por lei.

c) Por fora do princpio da legalidade, no possvel que a lei estabelea diferenciaes entre pessoas, em razo do seu sexo. d) O princpio da legalidade consiste na proibio de que lei venha a prejudicar direito adquirido, ato jurdico perfeito ou a coisa julgada. e) De acordo com o princpio da legalidade, a lei pode retroagir para fixar penas mais rigorosas, em casos de crimes hediondos.

rgo: MPU Cargo: Tcnico Administrativo Banca: ESAF Data: 2004 Nvel: Superior Esfera: Federal

22- No que diz respeito aos princpios fundamentais, na Constituio de 1988, marque a nica opo correta. a) Os valores sociais do trabalho e do livre capital so fundamentos da Repblica Federativa do Brasil. b) O Estado brasileiro adota, como um dos seus fundamentos, a soberania popular, a qual pode ser exercida de forma indireta ou direta, nos termos definidos na Constituio

Federal de 1988. c) A garantia do pluralismo poltico um dos objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil. d) A reduo das desigualdades regionais um dos princpios que rege a Repblica Federativa do Brasil nas suas relaes internacionais. e) A Constituio Federal de 1988 traz a determinao de que o Brasil dever buscar a integrao econmica na Amrica do Sul por meio da formao de um mercado comum de naes sul-americanas.

rgo: MRE Cargo: Oficial de Chancelaria Banca: ESAF Data: 2004 Nvel: Superior Esfera: Federal

23- Referente a poder constituinte e princpios constitucionais, marque a nica opo correta. a) No caso brasileiro a titularidade do poder constituinte do Estado, uma vez que a soberania um dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil.

b) Uma das caractersticas do poder constituinte derivado ser um poder inicial, uma vez que ele, alterando a constituio, d incio a uma nova ordem constitucional. c) No caso brasileiro, a previso de uma reviso constitucional, aps cinco anos contados da promulgao da Constituio Federal de 1988, constitui- se uma limitao temporal atpica. d) Os princpios poltico-constitucionais integram o Direito Constitucional positivo e materializam-se nas normas fundamentais de uma constituio.

e) Os princpios constitucionais gerais definem o regime poltico adotado pelo Estado.

rgo: MRE Cargo: Oficial de Chancelaria Banca: ESAF Data: 2004 Nvel: Superior Esfera: Federal

24- No que se refere a emenda, reforma e reviso constitucional, princpio hierrquico das normas e princpios fundamentais na Constituio Federal de 1988, marque a nica opo correta. a) O texto constitucional brasileiro no poder ser emendado durante a vigncia de interveno federal, salvo se a emenda Constituio tiver sido proposta antes da decretao da interveno.

b) As medidas provisrias, embora tenham fora de lei por fora de disposio constitucional, em razo de sua eficcia limitada no tempo, so consideradas pela doutrina como hierarquicamente inferiores lei. c) O valor social do trabalho um dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil. d) O princpio da separao de poderes, previsto no art. 2, da Constituio Federal, assegura a independncia absoluta entre o Poder Legislativo, o Poder Executivo e o Poder Judicirio.

e) A Constituio brasileira determina a busca da implementao de um mercado comum das naes latino-americanas.

rgo: MPU Cargo: Analista - Administrativa Banca: ESAF Data: 2004 Nvel: Superior Esfera: Federal

25- Sobre conceito e tipos de constituio e sobre princpios fundamentais, na Constituio de 1988, marque a nica opo correta. a) Constituies semirrgidas so as constituies que possuem um conjunto de normas que no podem ser alteradas pelo constituinte derivado.

b) Constituies populares so aquelas promulgadas apenas aps a ratificao, pelos titulares do poder constituinte originrio, do texto aprovado pelos integrantes da Assembleia Nacional Constituinte. c) Em decorrncia do princpio federativo, a Unio, os Estados, o Distrito Federal, os Municpios e os Territrios so entes da organizao poltico administrativa do Brasil. d) Nos termos da Constituio de 1988, o Brasil adota a repblica como sistema de governo, elegendo, portanto, o princpio republicano como um dos princpios fundamentais do Estado brasileiro.

e) O comparecimento de Ministro de Estado ao Senado Federal, por iniciativa prpria, para expor assunto de relevncia de seu Ministrio uma exceo ao princpio de separao dos poderes.

rgo: MPU Cargo: Tcnico - Administrativa Banca: ESAF Data: 2004 Nvel: Mdio Esfera: Federal

26- Sobre princpios fundamentais, na Constituio de 1988, marque a nica opo correta. a) Em razo do princpio republicano, adotado na Constituio de 1988, os Estados podem instituir seus impostos e aplicar suas rendas. b) Em decorrncia do princpio federativo, h, na Constituio brasileira, a previso de que os Estados possuiro constituies e os

municpios, leis orgnicas, ambos os documentos, aprovados, por fora de expressa disposio constitucional, aps dois turnos de votao, respectivamente, nas Assembleias Legislativas e nas Cmaras municipais. c) A adoo do princpio de separao dos poderes, na Constituio brasileira, impe uma independncia absoluta entre os Poderes, impedindo que haja qualquer tipo de interferncia de um Poder sobre o outro.

d) A concesso de asilo poltico, um dos princpios que rege o Brasil em suas relaes internacionais, tem sua aplicao restringida, nos termos da Constituio, por questes de ideologia e de independncia nacional. e) Como decorrncia da adoo do princpio do Estado Democrtico de Direito, temos o princpio da independncia do juiz, cujo contedo relaciona-se, entre outros aspectos, com a previso constitucional de garantias relativas ao exerccio da magistratura.

rgo: MPU Cargo: Tcnico - Segurana Banca: ESAF Data: 2004 Nvel: Mdio Esfera: Federal

27- No constitui fundamento da Repblica Federativa do Brasil: a) a soberania. b) a cidadania. c) a instaurao pacfica do socialismo. d) os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. e) o pluralismo poltico.

rgo: MPU Cargo: Tcnico - Segurana Banca: ESAF Data: 2004 Nvel: Mdio Esfera: Federal

28- No se inclui entre os princpios que regem o Brasil nas suas relaes internacionais: a) autodeterminao dos povos. b) no-interveno. c) cooperao entre os povos para o progresso da humanidade. d) repdio ao terrorismo e ao racismo. e) repdio ao asilo poltico.

rgo: PGE-DF Cargo: Procurador Banca: ESAF Data: 2004 Nvel: Superior

29- O Estado de Direito princpio fundamental da ordem constitucional brasileira e, na Constituio de 1988, est densificado por uma srie de outros princpios constitucionais que lhe revelam o contedo, conforme preconiza a doutrina do direito constitucional. Com base nisso, aponte abaixo a nica opo correta com relao ao contedo constitucional do referido princpio.

a) A configurao constitucional do princpio do acesso justia, quanto aos beneficirios do direito assistncia jurdica integral e gratuita prestada pela Defensoria Pblica ou por quem lhe faa as vezes, apenas obriga o Estado e efetuar esse servio aos que comprovarem insuficincia de recursos. b) No viola os princpios da separao dos Poderes e da constitucionalidade das leis considerar que a sano do Presidente da Repblica a projeto de Lei que deveria ser de sua iniciativa privativa, mas que fora apresentado ao Poder Legislativo por

parlamentar convalida o vcio formal de iniciativa. c) Em virtude de sua subordinao ao princpio da legalidade da administrao, o chefe do Poder Executivo no est autorizado a determinar que seus subordinados deixem de aplicar leis, mesmo as que entender flagrantemente inconstitucionais. d) Por fora do princpio da segurana jurdica, a lei, com exceo das disposies de ordem pblica que eventualmente contiver, no retroagir para prejudicar o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada.

e) Pelo princpio da fora normativa da Constituio, apenas as normas constitucionais que apresentam todas as condies de eficcia vinculam, de alguma forma, os poderes pblicos

rgo: PGE-DF Cargo: Procurador Banca: ESAF Data: 2004 Nvel: Superior Esfera: Estadual

30- O exerccio do poder no pelo seu titular, mas por rgos de soberania que atuam no interesse do povo constitui o sentido essencial do: a) da dignidade da pessoa humana. b) princpio do sufrgio. c) princpio do pluralismo poltico. d) princpio da representao. e) princpio da soberania popular.

rgo: IRB Cargo: Advogado Banca: ESAF Data: 2004 Nvel: Superior Esfera: Federal

31- Assinale a opo correta. a) O princpio da unidade da Constituio postula que, na interpretao das normas constitucionais, seja-lhes atribudo o sentido que lhes empreste maior eficcia ou efetividade.

b) O princpio de interpretao constitucional do "efeito integrador" estabelece uma ntida hierarquia entre as normas da parte dogmtica da Constituio e as normas da parte meramente organizatria. c) Pacificou-se, entre ns, o entendimento de que as clusulas ptreas da Constituio podem ser modificadas pelo mecanismo denominado de "dupla reviso".

d) Mesmo que, num caso concreto, se verifique a coliso entre princpios constitucionais, um princpio no invalida o outro, j que podem e devem ser aplicados na medida do possvel e com diferentes graus de efetivao. e) No sistema jurdico brasileiro, cabe, com exclusividade, ao Poder Judicirio a prerrogativa de interpretar a Constituio, sendo do Supremo Tribunal Federal a palavra decisiva a esse respeito.

rgo: CGU Cargo: Analista de Finanas e Controle Banca: ESAF Data: 2004 Nvel: Superior Esfera: Federal

32- Analise as assertivas a seguir, relativas aos princpios fundamentais e aos princpios constitucionais da Constituio Federal de 1988 (CF/88), e marque com V as verdadeiras e com F as falsas; em seguida, marque a opo correta.

( ) Segundo a melhor doutrina, os princpios constitucionais positivos se dividem em princpios polticoconstitucionais e princpios jurdico-constitucionais, sendo estes ltimos tambm denominados como princpios constitucionais fundamentais. ( ) A possibilidade de interveno da Unio nos Estados onde no ocorra a prestao de contas da administrao pblica, direta e indireta, uma exceo ao princpio federativo que tem por objetivo a defesa do princpio republicano.

( ) Na competncia legislativa concorrente, em face de omisso legislativa da Unio, prev a CF/88 a competncia legislativa plena de Estados e Distrito Federal. ( ) A autonomia financeira dos municpios, reconhecida em razo do princpio federativo, adotado pela CF/88, implica a existncia de autonomia para a instituio de seus tributos e gesto de suas rendas.

( ) A possibilidade de a Unio instituir, mediante lei complementar, imposto no previsto expressamente como sendo um imposto de competncia da Unio, desde que seja no-cumulativo e no tenha fato gerador ou base de clculo prprios de outros impostos discriminados na CF/88, constitui uma competncia legislativa residual. a) F, F, V, V, V b) V, V, F, F, V c) F, V, V, V, V d) V, F, F, V, F e) F, F, V, V, F

rgo: Ministrio do Trabalho Cargo: Auditor Fiscal do Trabalho Banca: ESAF Data: 2003 Nvel: Superior Esfera: Federal

33- Analise as assertivas a seguir, relativas aos princpios fundamentais da Constituio Brasileira, e marque com V as verdadeiras e com F as falsas; em seguida, marque a opo correta.

( ) Um dos elementos essenciais do princpio republicano a obrigatoriedade de prestao de contas, pela administrao pblica, sob as penas da lei, no caso de descumprimento desta obrigao. ( ) elemento essencial do princpio federativo a concentrao da soberania estatal na Unio, a quem compete a representao do Estado Federal no plano internacional.

( ) A repartio de competncias o ponto nuclear da noo de Estado Federal, tendo a CF/88 adotado como princpio geral de repartio de competncia a predominncia do interesse. ( ) So elementos essenciais do Estado de Direito: a submisso do Estado, seus agentes e dos particulares ao imprio da lei de cuja elaborao o povo participa direta ou indiretamente; a separao dos poderes e a enunciao dos direitos fundamentais.

( ) Segundo o entendimento majoritrio do STF, possvel a aplicao por analogia de um dispositivo constitucional integrante do denominado "sistema de freios e contrapesos", quando o objetivo pretendido visa defesa da ordem institucional. a) V, V, V, V, F b) V, F, V, V, F c) V, F, V, F, F d) F, V, V, F, V e) V, F, F, V, F

rgo: SRF Cargo: Tcnico da Receita Federal Banca: ESAF Data: 2003 Nvel: Superior Esfera: Federal

34- Considerando os princpios fundamentais da Constituio de 1988, julgue as aes governamentais referidas abaixo e assinale a opo correta. I. Permisso dada a Naes estrangeiras para que colaborem com a proteo do meio ambiente por meio de unidades policiais aliengenas espalhadas em reas como a Amaznia, patrimnio natural mundial da humanidade.

II. Proposta de legislao que permita a escravido no Brasil de indgenas perigosos condenados pela Justia. III. Aes administrativas que promovam a conscientizao poltica de todos os brasileiros. IV. Proposta de legislao complementar para a existncia de um nico partido poltico no Brasil.

a) Todas esto incorretas. b) Somente III est correta. c) II e IV esto corretas. d) I e II esto corretas. e) III e IV esto corretas.

rgo: SRF Cargo: Tcnico da Receita Federal Banca: ESAF Data: 2003 Nvel: Superior Esfera: Federal

35- Com relao aos objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil, assinale a opo correta relativa a normas-regras que no contradizem os enunciadosprincipiolgicos da Constituio Federal. a) Incentivar o acmulo de capitais nas mos dos proprietrios dos meios de produo para garantir o desenvolvimento nacional. b) Permitir o acesso dos cidados da regio do Piau e de Pernambuco aos cargos

pblicos para reduo das desigualdades regionais. c) Estabelecer mecanismos tributrios de justia social para construo de uma sociedade justa e solidria. d) Facilitar nas corporaes militares s o acesso a pessoas da raa negra, que possuem biologicamente organismos mais resistentes s intempries do clima brasileiro. e) Combater a fome no Brasil privilegiando as mes e esposas, tendo em vista reduzir as desigualdades materiais na relao familiar e conjugal.

rgo: SRF Cargo: Tcnico da Receita Federal Banca: ESAF Data: 2003 Nvel: Superior Esfera: Federal

36- Assinale a opo correta, a respeito das relaes internacionais do Brasil com os outros pases luz da Constituio Federal de 1988. a) Repdio violao aos direitos humanos para com pases nos quais o Brasil no mantenha relaes comerciais.

b) Apoio a guerra, quando declarada para a proteo de direitos humanitrios desrespeitados por determinadas autoridades de determinados pases. c) Busca de solues blicas em repdio ao terrorismo. d) Interferncia na escolha de dirigentes de outras Naes que sejam vinculados a grupos racistas. e) Colaborao como rbitro internacional na busca de soluo pacfica de conflitos.

rgo: MRE Cargo: Assistente de Chancelaria Banca: ESAF Data: 2002 Nvel: Mdio

37- Assinale a opo em que no consta princpio que, segundo a Constituio, rege o Brasil nas suas relaes internacionais. a) Independncia nacional. b) Defesa da paz. c) Concesso de asilo poltico. d) Cooperao entre os povos para o progresso da humanidade. e) Prevalncia dos interesses econmicos nacionais.

rgo: SRF Cargo: Tcnico da Receita Federal Banca: ESAF Data: 2002 Nvel: Superior Esfera: Federal

38- Assinale a opo correta. a) Na Federao brasileira, os Estados membros dispem do direito de secesso, como expresso do princpio da autodeterminao dos povos. b) A Constituio Federal, ao proclamar o princpio da separao de Poderes, cria obstculo absoluto a que um poder fiscalize o outro.

c) Lei que viesse a instituir o regime de partido poltico nico entre ns feriria princpio fundamental da Repblica Federativa do Brasil. d) A Constituio Federal em vigor toda ela voltada para a defesa de valores sociais e da cidadania, por isso mesmo, os valores da livre iniciativa no so arrolados como princpios fundamentais da Repblica Federativa do Brasil.

e) Embora diga que todo poder emana do povo, a Constituio estabelece que o poder exercido pelos representantes do povo, no admitindo hiptese de exerccio do poder diretamente pelo povo.

rgo: SRF Cargo: Auditor Fiscal da Receita Federal Banca: ESAF Data: 2002 Nvel: Superior Esfera: Federal

39- Assinale a opo correta. a) A Repblica Federativa do Brasil formada pela unio dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, que devem ser considerados entidades soberanas. b) O desenvolvimento nacional objetivo fundamental da Repblica Federativa do Brasil, devendo sempre preponderar sobre medidas que tenham por objetivo a reduo das desigualdades regionais brasileiras.

c) O princpio da independncia entre os Poderes no impede que, por vezes, o membro de um Poder escolha os integrantes de outro Poder. d) Como o Brasil se rege, nas relaes internacionais, pelo princpio da nointerveno, contrria Constituio a participao brasileira em qualquer misso militar promovida pela Organizao das Naes Unidas (ONU).

e) Um Estado-membro da Federao brasileira pode-se desligar da Unio Federal (direito de secesso), invocando o princpio da autodeterminao dos povos, inscrito na Constituio Federal.

rgo: SEFAZ-PI Cargo: Agente Tributrio Estadual Banca: ESAF Data: 2001 Nvel: Superior Esfera: Estadual

40- Assinale a opo correta. a) Na Repblica Federativa do Brasil, todos os Estados-membros so soberanos. b) A Constituio admite que um Estadomembro, por deciso da populao nele situada, possa separar-se da Repblica Federativa do Brasil. c) Segundo a Constituio, o poder no Brasil deve ser sempre exercido diretamente jamais indiretamente - pelo povo.

d) Segundo o princpio da separao de poderes, consagrado na Constituio, nenhuma funo de ordem legislativa pode ser exercida pelo Poder Executivo, nem funo judicante alguma pode ser exercida pelo Poder Legislativo. e) Constitui objetivo fundamental da Repblica Federativa do Brasil garantir o desenvolvimento nacional e reduzir as desigualdades regionais.

rgo: SRF Cargo: Auditor Fiscal da Receita Federal Banca: ESAF Data: 2001 Nvel: Superior Esfera: Federal

41- Sobre os princpios fundamentais da Constituio de 1988, assinale a opo correta. a) A Constituio adotou um modelo de democracia representativa em que toda a participao possvel do povo na vida poltica do Estado se realiza por meio do voto direto, secreto, universal e peridico.

b) Ao aceitar expressamente o princpio da autodeterminao dos povos, o constituinte admite que um Estado da Federao brasileira possa dela se separar, desde que a populao local assim o decida democraticamente. c) A criao de uma Federao dos Estados sul-americanos constitui objetivo fundamental a ser necessariamente buscado pelos poderes constitudos no Brasil.

d) O princpio da soberania no obstculo a que norma de direito internacional obrigue o Brasil a respeitar direitos humanos, em seu territrio e em relao a seus nacionais. e) O princpio da defesa da paz, que rege as relaes internacionais do Brasil, torna inconstitucional a participao oficial do pas em misses de natureza militar promovidas pela Organizao das Naes Unidas (ONU).

rgo: SRF Cargo: Auditor Fiscal da Receita Federal Banca: ESAF Data: 2001 Nvel: Superior Esfera: Federal

42- A Constituio dispe que "a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito". Assinale a opo que expressa como conhecido o princpio que corresponde a esse preceito. a) princpio do devido processo legal b) princpio do acesso Justia c) princpio da legalidade d) princpio do contraditrio e) princpio da segurana jurdica

rgo: SRF Cargo: Auditor Fiscal da Receita Federal Banca: ESAF Data: 2001 Nvel: Superior Esfera: Federal

43- Assinale a opo que no contm matria estabelecida pela Constituio como clusula ptrea. a) forma federativa do Estado. b) voto direto, secreto, universal e peridico. c) processo legislativo. d) separao dos poderes. e) direitos e garantias individuais.

Potrebbero piacerti anche