Sei sulla pagina 1di 10

Orientao DTI/FDE 001/09 Procedimento para restabelecer acesso Prodesp (HOD)

Manual de Instalao do HOD

Introduo
O HOD (Host on Demand) um software que permite o acesso aos aplicativos da Prodesp e que pode ser acessado por IP discado ou atravs da Intragov. Com o cancelamento do IP discado, a PRODESP teve que reconfigurar remotamente o software em parcela significativa das escolas para acesso via Intragov. Contudo, se sua escola ainda est com dificuldades de acesso aos aplicativos, encaminhamos o manual anexo com os procedimentos necessrios para configura do acesso ao endereo da Intragov. Acompanhe a seguir, passo a passo, os procedimentos necessrios. Persistindo dificuldades em relao a este aspecto especfico, entre em contato com a Central de Atendimento da Secretaria de Estado de Educao: - Telefone: 0800 7700012 - E-mail: infoeducacao@educacao.sp.gov.br

So Paulo, 11 de agosto de 2009 Diretoria de Tecnologia da Informao Fundao para o Desenvolvimento da Educao 1. Na rea de trabalho do computador, clique com o boto direito do mouse no cone Prodesp.

2. Selecione Propriedades.

3. Clicando em Propriedades aparecer a tela Propriedades de Prodesp, a seguir.

4. No campo URL dessa tela, estar digitado o endereo antigo: http:// 200.200.101.244/hod/educao.htm

5. Digite o novo endereo:

http://10.200.200.140/hod/educacao.html
Clique em OK.

6. Para dar continuidade instalao, clique duas vezes no cone da Prodesp, na rea de trabalho do computador.

7. Aguarde a exibio da pgina ilustrada, a seguir. Quando ela abrir, ser exibida uma mensagem de instalao do HOD com a informao: O cliente em cach agora ser instalado. Clique em OK para iniciar a instalao.

8. Uma nova janela ser aberta, mostrando o andamento da instalao do HOD, conforme figura abaixo. Sero mostradas duas barras de status: Atual e Geral. Quando a barra Geral completar 100%, a instalao estar concluda.

9. Aps a instalao, ser exibida a mensagem abaixo. Clique em OK . Esse comando fechar o Internet Explorer.

10. Pronto! Aps esse procedimento o novo endereo do HOD estar instalado.

ACESSANDO OS APLICATIVOS DA PRODESP


1. Para acessar o sistema, clique duas vezes no cone da Prodesp, na rea de trabalho de seu computador.

2. A tela abaixo ser exibida e ser pedido que sejam preenchidos os campos ID de Usurio e Senha. Feito isso, clique no boto Iniciar Sesso. Observaes: - A ID de Usurio e a Senha correspondem ao cdigo CIE da escola acrescentando hfen e o nmero 1 no final, conforme exemplo: 999999-1. - O campo Alterar Senha no dever ser usado, pois no h recurso disponvel para esse procedimento.

3. Ao iniciar a sesso, surgir a tela abaixo, mostrando o vdeo e a impressora com os quais a escola estar conectada.

4. Em seguida ser aberta outra tela mostrando que a conexo com o sistema foi concluda com sucesso (Sesso: Conectado), como ilustrado abaixo.

5. No prximo passo ser aberta uma tela solicitando que o usurio digite o CICS desejado. Exemplo: voc poder digitar CICSEDUC ou CICSA ou CICSB etc. Em seguida, clique em OK.

6. A seguir ser exibida uma tela mostrando a notificao da Secretaria da Educao que est publicada no momento. Essas mensagens mudam periodicamente. Depois de ler a notificao, clique em OK.

7. Com isso ser aberta uma tela solicitando a transao desejada.

Para prosseguir na instalao, ser necessrio digitar alguma transao. Lembre-se! A transao deve estar de acordo com o CICS escolhido anteriormente. Qualquer que seja a transao desejada ser necessrio digitar: cdigo +

, (vrgula) + o nmero 008.

Exemplo: Se voc escolheu o CICSEDUC, poder, em seguida, escolher a transao

jcaa,008 (jcaa + vrgula + 008).


Aps isto, clique em OK.

8. Na tela final, ser solicitado o preenchimento dos campos Chave Primria e Chave
Secundria. Observao: Essas chaves so fornecidas pelo Estado. 9. O campo Impressora dever ser preenchido com o cdigo correspondente no sistema. Observao: Esse cdigo poder ser identificado na tela que mostra o vdeo e a impressora conectados ao sistema. Ela est minimizada na barra de tarefas do Windows. Abra (maximize) essa tela e identifique a figura da impressora. Ela tem um cdigo na parte de baixo com o seguinte padro: LUEDK497. Os quatro ltimos dgitos correspondem ao cdigo da impressora que, no exemplo, K497. Preencha o campo impressora com esse cdigo e clicar em OK.

A prxima tela a se abrir ser a do sistema e, com isso, ser possvel utiliz-lo. A instalao est completa. 11/08/09

10

Potrebbero piacerti anche