Sei sulla pagina 1di 13

ASPECTOS RELEVANTES SOBRE O PRINCPIO DA INSIGNIFICNCIA

Bruno Alexander de Paula CANHETTI1 Thas Cares FERREIRA2 Mauro Ferreira de Melo JUNIOR

RESUMO: O princpio da insignificncia s obteve relevncia no mundo jurdico com Claus Roxin, em 1964. No Brasil, seu reconhecimento ocorreu, apenas, aps a Constituio Federal de 1988 e o nascimento de sua viga mestre, que a dignidade da pessoa humana. No mbito do Direito Penal, decorre do princpio da fragmentariedade, e conceituado como causa de excluso da tipicidade, pelo fato da ao ou omisso no trazer dano, ou perigo de dano, a um bem jurdico penalmente tutelado, apesar de ser formalmente um fato tpico. aplicado no plano concreto, e leva em considerao, principalmente, o grau da leso causada. No previsto taxativamente para certas infraes penais, sendo impossvel mensurar um rol no exemplificativo de delitos para isso. O Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justia j o reconhecem e o utilizam, inclusive trazendo requisitos jurisprudenciais para isso. Palavras-chave: Constituio Federal. Dignidade Humana. Fragmentariedade. Princpio da Insignificncia. Jurisprudncia.

1 CONSIDERAES INICIAIS

O princpio da insignificncia ou bagatela, tambm conhecido como delito de leso mnima, nasceu no Direito Romano, mas s com Claus Roxin, em 1964, que ganhou relevncia no ornamento penal. Em sua obra intitulada Poltica Criminal y Sistema Del Derecho Penal, tal princpio destacado, advindo da expresso de minimis non curat praetor.

2 O PRINCPIO DA INSIGNIFICNCIA E O ESTADO DEMOCRTICO DE DIREITO


Bacharel do curso de Direito das Faculdades Integradas Antonio Eufrsio de Toledo de Presidente Prudente. Bruno_alexander_@hotmail.com. Advogado atuante em Presidente Prudente-SP 2 Discente do 5 termo do curso de Direito das Faculdades Integradas Antonio Eufrsio de Toledo de Presidente Prudente. Tata_thaiszinha@hotmail.com Discente do 3 termo do curso de Direito das Faculdades Integradas Antnio Eufrsio de Toledo de Presidente Prudente. Ice_red_182@hotmail.com
1

Com advento da Constituio Federal de 1988, novos vetores, paradigmas e interpretaes jurdicas ganharam relevncia no cenrio jurdico. Entre eles, a valorao dos princpios tomou grande destaque. Nosso Estado definiu sua adeso ao Estado Democrtico de Direito, desvencilhando-se do antigo modelo poltico constitucional baseado no Estado de Direito. As leis no mais garantem, apenas, uma igualdade formal de todos perante seu imprio. Agora, alm disso, elas se caracterizam por conter contedo e adequao social, fundamentados no princpio mestre de nossa nao, que o Princpio da Dignidade da Pessoa Humana. A lei suprema brasileira, em seu artigo 1 inciso III, destaca esse , ltimo, como fundamento de nosso Estado Democrtico de Direito:

Art. 1 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: [...] III - a dignidade da pessoa humana;

Nesse contexto, todos os ramos do direito, obrigatoriamente, antes de serem aplicados, devem passar por essa filtragem constitucional. Ou seja, somente o direito aplicado ao caso concreto que for compatvel com a dignidade da pessoa humana ser legal e constitucional. O restante deve ser desprezado. Nosso Direito Penal, influenciado por essa nova perspectiva, passou a ter princpios derivados diretamente da dignidade humana, sendo agora conhecido como Direito Penal Democrtico. Entre esses princpios podemos citar: legalidade, insignificncia, alteridade, confiana, adequao social, interveno mnima, fragmentariedade, proporcionalidade, humanidade, necessidade e ofensividade. O crime, aps 1988, tambm recebeu novos elementos. Todos conheciam as infraes penais como adequao fato-norma, e se restringiam a essa subsuno tpica. Com advento da dignidade humana, alm desse elemento formal, a infrao penal recebeu outro elemento material. Para um fato ser chamado de infrao penal, alm de estar previsto em lei como tal, necessita colocar em risco os

valores fundamentais da sociedade. Quer dizer, deve colocar em perigo os bens jurdicos mais importantes e relevantes para nossa sociedade. A partir daqui, deriva o princpio da insignificncia, como decorrncia do novo elemento material componente da infrao penal.

3 PRINCPIO DA INSIGNIFICNCIA E O PRINCPIO DA FRAGMENTARIDADE

O Direito Penal um ramo do direito fundamentado em princpios. Um importante princpio norteador de suas bases o Princpio da Interveno Mninma. Esse ltimo ensina que o Direito Penal somente pode atuar nos casos de real necessidade, norteado para isso, na fragmentariedade e subsidiariedade. princpio j antigo, uma vez que previsto na Declarao de Direitos do Homem e do Cidado, de 1789, nos termos de seu artigo 8 :

Art. 8. A lei apenas deve estabelecer penas estrita e evidentemente necessrias e ningum pode ser punido seno por fora de uma lei estabelecida e promulgada antes do delito e legalmente aplicada.

A subsidiariedade significa que o Direito Penal s deve ter aplicao, nas hipteses em que as outras reas do direito forem insuficientes ou ineficazes. J a fragmentariedade determina que a interveno penal s deva ser justificada nas hipteses de leses relevantes aos bens jurdicos por ele tutelados. Dessa forma, se o Direito Penal s atua para defesa de relevantes leses aos valores por ele elencados, significa que, se no ocorrer, de fato, nenhuma leso, ou risco srio de leso a esses bens, ele no deve atuar. Isso nada mais do que uma interpretao a contrariu sensu, do que dispe o princpio da fragmentariedade, derivado da interveno mnima. Nesse ponto que nasce o princpio da insignificncia, prevendo como atpico uma infrao penal formalmente vlida, que no traga leso, ou risco de leso, a um bem jurdico tutelado no mbito penal.

4 CONCEITO DO PRINCPIO DA INSIGNIFICNCIA

O princpio da insignificncia, conseqncia dos novos pilares jurdicos trazidos pela Constituio Federal de 1988, consiste na ausncia de tipicidade, de uma ao ou omisso formalmente tpica, pela inexistncia de leso, ou risco de leso, a um bem jurdico penalmente relevante. A dignidade da pessoa humana exige do Direito Penal a qualificao como infrao penal, somente das aes ou omisses que contenham realmente lesividade social. Esse, conforme j mencionado, o elemento material do conceito de infrao penal, que serve de fonte ao princpio ora em estudo. Para Cezar Roberto Bitencourt (2008, p. 21), segundo dispe esse princpio:

... imperativa uma efetiva proporcionalidade entre a gravidade da conduta que se pretende punir e a drasticidade da interveno estatal. Amide, condutas que se amoldam a determinado tipo penal, sob ponto de vista formal, no apresenta nenhuma relevncia material. Nessas circunstncias, pode-se afastar liminarmente a tipicidade penal porque em verdade o bem jurdico no chegou a ser lesado.

Como se v, a tipicidade meramente formal se tornou insuficiente para a configurao de uma infrao penal. Luiz Regis Prado tambm conceitua o princpio da insignificncia de forma semelhante (2008, p.146):

...devem ser tidas como atpicas as aes ou omisses que afetem infimamente a um bem jurdico-penal. A irrelevante leso do bem jurdico protegido no justifica a imposio de uma pena, devendo excluir-se a tipicidade da conduta em caso de danos de pouca importncia.

Para afastar qualquer dvida sobre o tema, destacamos as sbias palavras de Luiz Flvio Gomes (2009, p. 15):

Conceito de infrao bagatelar: infrao bagatelar ou delito de bagatela ou crime insignificante expressa o fato de ninharia, de pouca relevncia (ou seja: insignificante). Em outras palavras, uma conduta ou um ataque ao bem jurdico to irrelevante que no requer a (ou no necessita da) interveno penal. Resulta desproporcional a interveno penal nesse caso. O fato insignificante, destarte, deve ficar reservado para outras reas do Direito (civil, administrativo, trabalhista etc.). No se justifica a incidncia do Direito Penal (com todas as suas pesadas armas sancionatrias) sobre o fato verdadeiramente insignificante.

O princpio da insignificncia impe ao legislador a obrigao de criar somente tipos penais, que tragam aes ou omisses capazes de lesar o bem jurdico. No aceitvel a previso de tipos penais em sentido contrrio. Logo, s se configuram infraes penais, as condutas penalmente previstas e que ofendam, realmente, os valores elencados pelas normas penais. Por fim, interessante destacar as conseqncias do reconhecimento desse princpio. Sua presena produz o efeito de afastar a tipicidade da infrao penal, por impedir, como j ressaltado, a formao de um de seus elementos essenciais, que a tipicidade material. Sendo assim, no h adequao tpica, e, por conseqncia, no h infrao penal.

5 APLICAO E REQUISITOS DO PRINCPIO DA INSIGNIFICNCIA

Para nossa doutrina, o princpio da insignificncia no pode ser aplicado no plano abstrato. Conforme ser tratado mais a frente, os critrios para sua aplicao exigem anlise de cada caso especificadamente. Nesse sentido, dispe Fernando Capez (2008, p. 12):

No se pode, por exemplo, afirmar que todas contravenes penais so insignificantes, pois, dependendo do caso concreto, isto no se pode revelar verdadeiro. Andar pelas ruas armado com uma faca um fato contravencional que no pode ser considerado insignificante. So de menor potencial ofensivo, submetem-se ao procedimento sumarssimo,

beneficiando-se de institutos despenalizadores (transao penal, suspenso condicional do processo etc.), mas no, a priori, insignificantes.

Portanto, a verificao do caso concreto, analisando todas suas especificidades, imprescindvel para correta utilizao desse princpio. No se pode deixar a operacionalizao desse instrumento ser realizada sem critrios claros, ou a merc de elementos subjetivos de quem julga. Sendo assim, vetores objetivos so elencados pela doutrina. O primeiro deles a valorao scio-econmica mdia, da sociedade onde tenha ocorrido o fato em anlise. Isso visa evitar que a aplicao desmotivada da insignificncia coloque em risco a segurana jurdica trazida pelo direito. O segundo requisito o grau de importncia do bem juridicamente atingido. J o terceiro, e ltimo, seria relacionado leso causada. Deve-se analisar a extenso e intensidade do dano ocorrido. A unio desses fatores que norteia a possibilidade de excluso da tipicidade material. Dessa forma, no porque um fato configura uma infrao penal de menor potencial ofensivo, que incidir, necessariamente, o princpio da insignificncia. Essa espcie de delitos j recebeu valorao do legislador, razo pela qual possuem importncia social e so penalmente relevantes. Dependendo dos requisitos, uma leso corporal leve pode, ou no, ser insignificante. A aplicao da insignificncia uma realidade, e no se restringe a um rol especfico ou taxativo de delitos. Conforme ensina o professor Damsio (2009, p. 10 e 11):

Esse princpio tem sido adotado pela nossa jurisprudncia nos casos de furto de objeto material insignificante, leso insignificante ao Fisco, maustratos de importncia mnima, descaminho e dano de pequena monta, leso corporal de extrema singeleza etc.

So inmeras as possibilidades de sua aplicao e passaremos anlise de algumas delas.

6 PRINCPIO DA INSIGNIFICNCIA EM ALGUNS DELITOS

muito interessante no estudo desse tema, uma anlise da insignificncia em casos concretos. Por isso, destacamos os efeitos trazidos pelo princpio da insignificncia em um rol exemplificativo de delitos.

6.1 A insignificncia e os delitos contra a administrao pblica

Sobre a aplicabilidade do princpio da insignificncia nos delitos contra a Administrao Pblica, temos duas principais posies doutrinrias. A primeira, defendida por uma parcela mais tradicional da doutrina e presente em deciso do Superior Tribunal de Justia (STJ, Sexta Turma, HC 50863/PE, Rel. Min. Hlio Quaglia Barbosa), ensina que no possvel, devido incidncia nesses crimes dos princpios da Administrao Pblica, presentes no artigo 37 da Constituio Federal. Diz que a proteo penal no se restringe ao patrimnio, incluindo, tambm, a moral da Administrao Pblica. Porm, para uma segunda corrente, capitaneada por Fernando Capez e pelo Supremo Tribunal Federal, possvel a aplicao da insignificncia nesses delitos. Afirmam no haver motivos para sua no incidncia, se a leso ao errio pblico for irrelevante. Importante destacar que essa posio do STF vem de julgamento de sua Primeira Turma (HC 87478/PA, rel. MIn. Eros Grau, 29.8.2006), e reconheceu a incidncia da insignificncia apenas para o delito de peculato. Para outros delitos como concusso e corrupo passiva, o STF no se manifestou, ainda, pela permisso.

6.2 A insignificncia e os delitos de leso corporal

Quanto aos delitos de leso corporal, se deles resultar conseqncias mnimas e insignificantes como, por exemplo, vermelhido advindo de um belisco, no h bice em sua aplicao. Portanto, ela incide nessa espcie de crimes.

6.3 A insignificncia nos delitos patrimoniais

Nos delitos patrimoniais a insignificncia possui um vasto campo de incidncia. Mas aqui, cabem algumas consideraes sobre os requisitos para sua utilizao. Conforme a doutrina, a capacidade econmica da vtima no critrio para sua aferio. O que se leva em conta o valor do objeto material do delito. Nunca ser insignificante um furto de uma moto, mesmo que seu proprietrio seja milionrio. Dessa forma, a averiguao de qual valor do bem configurar delito de insignificncia depender das peculiaridades do caso concreto. O STJ (HC 94.927SP, rel. Min. Jane Silva) entendeu que no furto de R$ 260, 00 (duzentos e sessenta reais) no incide a insignificncia. No entanto, o mesmo STJ entendeu (HC 108.013SP, Min. Arnaldo Esteves) aplicar a insignificncia, na tentativa de furto qualificado, com rompimento de obstculo, de sete garrafas de refrigerante, um cacho de bananas e dois cocos.

6.4 A insignificncia e o delito de drogas

Com relao ao delito de trfico de entorpecentes vigora, conforme a jurisprudncia, a impossibilidade de aplicao da insignificncia. Nesse sentido, citamos a seguinte deciso judicial:

1. O delito de trfico de entorpecente de perigo abstrato para a sade

pblica, fazendo-se irrelevante que seja pequena a quantidade de

entorpecente (Precedentes). 2. Ordem denegada. (STJ, Sexta Turma, HC 79.661-RS, rel. Min. Hamilton Carvalhido).

No tocante a posse de drogas para consumo pessoal, o STF j reconheceu a impossibilidade da insignificncia, conforme Habeas Corpus n 81.641, do Rio Grande do Sul, ainda reconhecendo que sua jurisprudncia adota essa posio. No entanto, mais atualmente, no HC n 91.074-2, o STF decidiu em sentido contrrio, admitindo a tese oposta. Cite-se tambm, no mesmo sentido, o HC n 94.583-0-MS, que teve como relator o Ministro Cezar Peluso.

6.5 A insignificncia e os delitos de descaminho

Nos delitos de descaminho de bens tornou-se relevante o valor da multa e do dbito tributrio devidos a Fazenda Pblica. Isso porque se a quantia total desses ltimos for menor do que os gastos para o prejudicado, que a Fazenda Pblica, promover a execuo fiscal, o caso ser mais um de incidncia do princpio da insignificncia. De forma expressa, e nessa linha de raciocnio, veio o artigo 20 da lei 10.522/2002 que dispe:

Art. 20. Sero arquivados, sem baixa na distribuio, mediante requerimento do Procurador da Fazenda Nacional, os autos das execues fiscais de dbitos inscritos como Dvida Ativa da Unio pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional ou por ela cobrados, de valor consolidado igual ou inferior a R$ 10.000,00 (dez mil reais).

Portanto, se o dbito em multas e tributos for de at R$ 10000 (dez mil reais), incide a insignificncia, e os autos so arquivados. Toda sonegao fiscal at esse ltimo valor ser, tambm, insignificante, pelo mesmo raciocnio.

6.6 Insignificncia e delitos de moeda falsa

Os delitos de moeda falsa chamam muito a ateno de todos. Porm, se enganam aqueles que pensam que insignificncia aferida conforme o valor da moeda falsificada. O que influi realmente a perfeio da falsificao. Quanto mais se aproxima da forma grosseira, maior a probabilidade de incidncia da insignificncia. E quanto mais se aproxima da forma perfeita, menor essa probabilidade. A razo de tais afirmaes reside na maior possibilidade da nota falsificada, no grosseiramente, ter maior chance de atingir o bem jurdico tutelado pelo crime de moeda falsa. posio do STJ esse entendimento (STJ, HC 52.620-MG, rel. Min, Napoleo Nunes).

7 O PRINCPIO DA INSIGNIFICNCIA NO STF E STJ

Os principais Tribunais do pas j foram obrigados a decidir casos onde se discutiu a aplicao do princpio da insignificncia. Por serem responsveis pelas diretrizes de nossa jurisprudncia, suas posies so importantssimas para o estudo de qualquer tema, inclusive do princpio da insignificncia. Pois bem, o STF, em suas decises, elencou quatro requisitos indispensveis para reconhecimento da insignificncia. Nesse sentido, citamos o acrdo abaixo:

E M E N T A: PRINCPIO DA INSIGNIFICNCIA - IDENTIFICAO DOS VETORES CUJA PRESENA LEGITIMA O RECONHECIMENTO DESSE POSTULADO DE POLTICA CRIMINAL CONSEQENTE DESCARACTERIZAO DA TIPICIDADE PENAL EM SEU ASPECTO MATERIAL - DELITO DE DESCAMINHO (CP, ART. 334, "CAPUT", SEGUNDA PARTE) - TRIBUTOS ADUANEIROS SUPOSTAMENTE DEVIDOS NO VALOR DE R$ 8.135,12 - DOUTRINA - CONSIDERAES EM TORNO DA JURISPRUDNCIA DO STF - PEDIDO DEFERIDO. O PRINCPIO DA INSIGNIFICNCIA QUALIFICA-SE COMO FATOR DE

DESCARACTERIZAO MATERIAL DA TIPICIDADE PENAL. - O princpio da insignificncia - que deve ser analisado em conexo com os postulados da fragmentariedade e da interveno mnima do Estado em matria penal tem o sentido de excluir ou de afastar a prpria tipicidade penal, examinada na perspectiva de seu carter material. Doutrina. Tal postulado - que considera necessria, na aferio do relevo material da tipicidade penal, a presena de certos vetores, tais como (a) a mnima ofensividade da conduta do agente, (b) a nenhuma periculosidade social da ao, (c) o reduzidssimo grau de reprovabilidade do comportamento e (d) a inexpressividade da leso jurdica provocada - apoiou-se, em seu processo de formulao terica, no reconhecimento de que o carter subsidirio do sistema penal reclama e impe, em funo dos prprios objetivos por ele visados, a interveno mnima do Poder Pblico. O POSTULADO DA INSIGNIFICNCIA E A FUNO DO DIREITO PENAL: "DE MINIMIS, NON CURAT PRAETOR". - O sistema jurdico h de considerar a relevantssima circunstncia de que a privao da liberdade e a restrio de direitos do indivduo somente se justificam quando estritamente necessrias prpria proteo das pessoas, da sociedade e de outros bens jurdicos que lhes sejam essenciais, notadamente naqueles casos em que os valores penalmente tutelados se exponham a dano, efetivo ou potencial, impregnado de significativa lesividade. APLICABILIDADE DO PRINCPIO DA INSIGNIFICNCIA AO DELITO DE DESCAMINHO. - O direito penal no se deve ocupar de condutas que produzam resultado, cujo desvalor - por no importar em leso significativa a bens jurdicos relevantes - no represente, por isso mesmo, prejuzo importante, seja ao titular do bem jurdico tutelado, seja integridade da prpria ordem social. Aplicabilidade do postulado da insignificncia ao delito de descaminho (CP, art. 334), considerado, para tanto, o inexpressivo valor do tributo sobre comrcio exterior supostamente no recolhido. Precedentes. (STF, HC 100316/SC. Rel. Min. CELSO DE MELLO, 15.12.2009)

Os quatro requisitos citados so a mnima ofensividade da conduta do agente, a nenhuma periculosidade social da ao, o reduzssimo grau de reprovabilidade do comportamento e a inexpressividade da leso provocada. Somente a presena cumulativa deles que permite, para o STF, o reconhecimento do princpio da insignificncia. O STJ, de forma idntica ao STF, tambm reconhece esses quatro requisitos como imprescindveis:

PENAL. RECURSO ESPECIAL. TENTATIVA DE FURTO. PRINCPIO DA INSIGNIFICNCIA. INCIDNCIA. AUSNCIA DE TIPICIDADE MATERIAL. TEORIA CONSTITUCIONALISTA DO DELITO. INEXPRESSIVA LESO AO BEM JURDICO. RECURSO IMPROVIDO. 1. O princpio da insignificncia surge como instrumento de interpretao restritiva do tipo penal que, de acordo com a dogmtica moderna, no deve ser considerado apenas em seu aspecto formal, de subsuno do fato norma, mas, primordialmente, em seu contedo material, de cunho valorativo, no sentido da sua efetiva lesividade ao bem jurdico tutelado pela norma penal, consagrando os postulados da fragmentariedade e da interveno mnima.

2. Indiscutvel a sua relevncia, na medida em que exclui da incidncia da norma penal aquelas condutas cujo desvalor da ao e/ou do resultado (dependendo do tipo de injusto a ser considerado) impliquem uma nfima afetao ao bem jurdico. 3. A tentativa de subtrair a quantia em dinheiro de R$ 62,00, embora se amolde definio jurdica do crime de furto tentado, no ultrapassa o exame da tipicidade material, mostrando-se desproporcional a imposio de pena privativa de liberdade, uma vez que a ofensividade da conduta se mostrou mnima; no houve nenhuma periculosidade social da ao; a reprovabilidade do comportamento foi de grau reduzidssimo e a leso ao bem jurdico se revelou inexpressiva. 4. Recurso especial improvido. (STJ, Resp 1168502/SP. Min. Rel. ARNALDO ESTEVES LIMA. 02.02.2010)

Com esse idntico entendimento, de simples raciocnio que o princpio da insignificncia uma realidade. Cada vez mais ganha espao em nossos Tribunais, e j possui contornos objetivos com a consolidao de seus requisitos. Nos dias de hoje, sua funo jurisdicional extremamente relevante, ao passo que exige do juiz uma anlise mais detalhada de cada infrao penal, evitando a desproporcionalidade de normas gerais e idnticas serem aplicadas para fatos e intenes totalmente diversos. Nossa sociedade grande e complexa, e o homem com seus pensamentos e aes tambm. moralmente justo conceder uma segunda chance para aqueles que esto no real liame entre a justia e a criminalidade, se tornando a insignificncia, mais do que uma forma de poltica criminal, uma forma de ultimato moral.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BITENCOURT. Cezar Roberto. Tratado de direito penal: parte geral. atual. So Paulo: Saraiva, 2008, v. 1.

13. ed.,

CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal: parte geral. 12 ed. rev. e atual. So Paulo: Saraiva, 2008, v. 1. GOMES, Luiz Flvio. Princpio da insignificncia e outras excludentes de tipicidade. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2009, v. 1.

JESUS, Damsio Evangelista de. Direito Penal: parte geral. 30. Ed. So Paulo: Saraiva, 2009. PRADO, Luiz Rgis. Curso de direito penal brasileiro: parte geral: arts 1 a 120. 8. ed. rev. atual. e ampl. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2008, v. 1.

Potrebbero piacerti anche