Sei sulla pagina 1di 3

TUTELA CAUTELAR

o provimento jurisdicional que visa a garantir a eficcia do processo de conhecimento ou do processo de execuo, ou seja, a utilidade do resultado final. espcie do gnero tutela de urgncia (cautelar e antecipatria).
Como bem explicitado a tutela cautelar tem finalidade assecuratria, pois grande parte dos doutrinadores entende ser ela protetora do direito controvertido5.

Na acepo de Donaldo Armelin, tutela cautelar aquela prestada ex ofcio ou por provocao das partes sem carter satisfativo e com a finalidade de assegurar, quanto possvel, o equilbrio entre os litigantes no processo satisfativo e a eficcia da prestao jurisdicional reclamada .Do conceito citado ressaem as espcies de medidas cautelares, quais sejam, tpicas e atpicas.As cautelares tpicas ou nominadas so aquelas expressamente previstas em lei, notadamente no Cdigo de Processo Civil e tambm em leis esparsas. So exemplos o arresto, o seqestro e a produo antecipada de provas.

TUTELA ANTECIPADA

Conceito Por fora da Lei n 8.952/94, foi introduzida na legislao processual civil brasileira, de uma forma genrica, a antecipao da tutela definitiva de mrito. Tem suas origens nos interdicta do direito romano clssico, quando tais medidas provisrias eram concedidas com base no pressuposto de serem verdadeiras as alegaes de quem as pediam e no real perigo de demora.

A tutela antecipada pode ser compreendida como o instrumento processual que, formulado expressamente pelo autor, tem por escopo o adiantamento de parte ou totalidade dos efeitos da deciso final. concedida atravs de deciso interlocutria, sendo necessrio, para seu deferimento, os requisitos do art. 273 do CPC, possuindo fora executiva suficiente para que seja cumprida de imediato, podendo ser revogada ou modificada a qualquer tempo. A esse respeito, preleciona Humberto Teodoro jnior :

[...] h antecipao de tutela porque o juiz se adianta para, antes do momento reservado ao normal julgamento do mrito, conceder parte um provimento que, de ordinrio, somente deveria ocorrer depois de exaurida a apreciao de toda a controvrsia e prolatada a sentena definitiva. Justifica-se a antecipao da tutela pelo princpio da necessidade, a partir da constatao de que sem ela a espera pela sentena de mrito importaria denegao de justia, j que a efetividade da prestao jurisdicional restaria gravemente comprometida.

Trata-se, portanto, de uma tcnica de agilizao da prestao jurisdicional, deferida, em regra, em um incidente processual e no em uma ao autnoma, como acontece com as cautelares, destinada a acelerar os resultados prticos da tutela pretendida e a combater ou abrandar os malefcios advindos da demora do processo. A esse respeito disserta
Dinamarco:

Embora os conceitos supracitados paream rasos pelo teor do assunto ora em discusso necessrio que se estabelea um paralelo acerca dos dois institutos em discusso.
DIFERENAS E PONTOS EM COMUM ENTRE AS TUTELAS DE URGNCIA

A tutela cautelar e a tutela antecipada, institutos que, por serem integrantes do mesmo gnero, qual seja, o das tutelas de urgncia, esto intimamente ligados. Nesse contexto, referidos institutos apresentam, alm de traos peculiares, caractersticas semelhantes ou mesmo comuns, evidenciadas, principalmente, nas questes prticas. justamente em razo das semelhanas e pontos em comum que, no poucas vezes, h dificuldade em escolher a medida urgente aplicvel ao caso concreto. O ponto de partida para diferenciao das tcnicas de urgncia a finalidade que se lhes atribui. Como j mencionado, a finalidade da tutela cautelar assecuratria, assegura-se o direito para que, no momento da sentena de mrito, ele possa ser plenamente desfrutado pelo vencedor da demanda. Por seu turno, a tutela antecipada tem por objetivo a satisfao imediata, ou seja, o requerente, a partir da concesso da medida antecipatria j pode usufruir o direito pelo qual est litigando, ainda que provisoriamente. Assinale-se, tambm, que a tutela antecipada no marcada pela instrumentalidade, justamente porque antecipa a satisfao e no somente protege o direito at que ele possa ser frudo. Demais disso, enquanto a tutela cautelar, ainda que incidental, tem procedimento autnomo, vale dizer, um processo prprio, a tutela antecipada se d no bojo do prprio processo ordinrio.

Outra distino importante reside na possibilidade da medida cautelar ser deferida de ofcio, por intermdio do poder geral de cautela, ao passo que a tutela antecipada s pode ser deferida mediante requerimento do interessado.

Potrebbero piacerti anche