Sei sulla pagina 1di 3

Universidade Federal do Maranho Centro de Cincias Humanas Curso de Cincias Sociais Pesquisador: Erinaldo Nunes da Silva CS-07211-72 e-mail:

socopoeta@gmail.com Orientadora: Maristela de Paula Andrade Logo abaixo podemos observar como esto distribudas as atividades agrcolas dos produtores de alimentos no Leste Maranhense, de acordo com o que foi observado em vrios povoados dos municpios de Santa Quitria, Urbano Santos e Mata Roma.

As atividades agrcolas desses grupos se apiam no trabalho familiar, apenas rara vezes necessitam de fora de trabalho de terceiros, seja para acelerar os servios, para suprir fora de trabalho no disponvel na unidade domstica, para cumprir determinada atividade especial, cuja especialidade s alguns detm. O presente calendrio agrcola apresenta quatro tipos de culturas trabalhadas como: o arroz, o milho, o feijo e, principalmente, a mandioca, envolvendo um conjunto de atividades

em cada etapa do ciclo agrcola. Existem outras diferentes etapas, mas aqui foram selecionadas apenas sete: medio e aceramento da rea para o cultivo; preparo do solo; plantios das culturas; tratos culturais (capinas);colheita do milho verde; farinhada e cultivo das outras culturas; queima da mandioca plantada1. Ao longo do ciclo agrcola so estabelecidas duas reas de cultivo da mandioca, chamadas roa de inverno e a roa de vero ou sununga. As roas de inverno so assim chamadas porque so implantadas em dezembro e janeiro, perodo do incio das chuvas. J as denominadas roas de vero so plantadas no fim do perodo chuvoso, por volta dos meses de maio e junho. O ciclo das roas de inverno se estende por dezoito meses, enquanto o ciclo das roas de vero ou sununga menor, com apenas doze meses aps o plantio as razes de mandioca so consideradas grossas o suficiente para a produo da farinha2. A mandioca das roas de inverno geralmente divide o mesmo espao com o milho e o arroz, alm de outras plantas como melancia, abbora, pepino, quiabo etc. Em relao ao cultivo do arroz, do milho e do feijo o ciclo mais curto que o da mandioca, sendo plantados em dezembro e janeiro. O arroz colhido em cinco ou seis meses, a colheita se iniciando, frequentemente, no fim de abril e incio de maio, enquanto no caso do milho acontecem duas colheitas uma quando maduro, aps dois meses (no ms de maro), e outra quando seco, depois de oito meses, comumente julho e agosto. O feijo a cultura de menor ciclo, podendo ser colhido maduro ou seco, condio alcanada entre 40 ou 60 dias, dependendo da espcie cultivada. importante ressaltar que antes, entre e depois dos perodos de plantio e de colheita das culturas, existem outras complexas etapas como: a escolha do terreno para cultivar, os tratos culturais (capina), a debulhada dos gros e outras, que no aparecem no diagrama. Em relao s datas mencionadas, no so totalmente fixas, como mostra o calendrio agrcola, podendo assim, ser oscilantes, dependendo das variedades das plantas cultivadas ou at mesmo mudanas climticas que provocam atrasos na colheita ou perdas no volume de produo.

Trata-se de uma espcie de queima distinta daquela que se observa no momento de preparo do solo, quando extirpam as hastes da planta (maniva) j crescida e voltam a queimar a rea para que a planta volte a florescer. 2 Sobre essa importante cultura, a da mandioca, a qual pretendemos dedicar nosso trabalho de concluso de monografia, vide, dentre outros, os trabalhos de Laure Emperaire A biodiversidade agrcola na Amaznia Brasileira: recurso e patrimnio, e, no mesmo volume, de Maria Dina Nogueira Pinto, Sabores e Saberes da casa de mani: a mandioca nos sistemas culinrios, In Maria Manuela C. Cunha, Patrimnio Imaterial e biodiversidade, Revista do Iphan, N. 32, 2005, pp 30-44 e 280-302, respectivamente.

Potrebbero piacerti anche