Sei sulla pagina 1di 8

Introduo: Neste trabalho iremos entender um pouco sobre as tcnicas radiogrficas dentrias para que sirva cada incidncia,

qual estrutura ser visualizada, entenderemos o que uma radiografia panormica por que est sendo solicitadas pelo dentista, quais so suas vantagens. Por que o dentista pede uma vista extra bucal, quais os motivos e pelos odontopediatria por que so solicitados os exames. Aprenderemos tambm como feita cada radiografia o posicionamento como colocado os filmes o tipo de filmes para cada.

Radiografias dentrias. As radiografias dentrias, os raios X, so imagens dos dentes, ossos e tecidos moles adjacentes para triagem de ajudar a identificar problemas com os dentes, boca e queixo. Os raios-x podem mostrar imagens de cavidades, massas cancerosas, escondidas nas estruturas dentrias (como os dentes do siso), e perda de osso que no podem ser vistos durante um exame visual. Raios-X dentais tambm podem ser feito como follow-up aps tratamentos dentrios. A imagem radiogrfica formada por uma exploso controlada de radiao de raios X que penetra estruturas orais em diferentes nveis, dependendo de variveis densidades anatmicas, antes de atingir o filme ou sensor. Os dentes parecem mais leves, porque menos radiaes penetram-nos ao atingir o filme. Carie dentrias infeces e outras alteraes na densidade ssea, e o ligamento periodental, aparece mais escuro por causa de raios-X penetra rapidamente estas estruturas menos densas. Restauraes dentrias (obturaes, coroas) podem aparecer mais clara ou mais escura, dependendo da densidade do material. A dosagem de raios-X de radiao recebida por um paciente dental tipicamente pequenos (em torno de 0,005msv ), equivalente ao valor de alguns dias de exposio radiao de fundo ambiental, ou semelhante dose recebida durante um vo de avio cross-country (concentrada em uma rajada curta destinada a uma pequena rea). Exposio acidental ainda mais reduzida pelo uso de um escudo de chumbo, avental, s vezes com um colar de tireide chumbo. Tcnica de exposio reduzida, ao sair da sala, ou atrs de material de proteo adequado, quando a fonte de raios-X ativada. Uma vez que um filme radiogrfico foi exposto radiao de raios X, ele precisa ser desenvolvido, tradicionalmente atravs de um processo onde o filme exposto a uma srie de produtos qumicos em uma sala escura, como os filmes so sensveis luz normal. Este pode ser um processo demorado, e exposies incorretas ou erros no processo de desenvolvimento podem exigir retomada, expondo o paciente radiao adicional. Raios-x digitais, que substituem o filme com um sensor eletrnico, abordar algumas dessas questes, e esto se tornando amplamente utilizado na odontologia como a tecnologia evolui. Eles podem exigir menos radiao e so processadas muito mais rapidamente do que os convencionais filmes radiogrficos, muitas vezes imediatamente visveis em um computador. No entanto sensores digitais so extremamente caros e tm historicamente pobre em resoluo, embora isto seja muito melhor em sensores modernos. Vistas radiogrficas intraoral. Periapical.

A viso tomada periapical de ambos, anterior e posterior dos dentes. O objetivo deste tipo de viso para capturar a ponta da raiz sobre o filme. Isso muitas vezes til para determinar a causa da dor em um dente especfico, porque permite que um dentista para visualizar o dente, assim como o osso circundante, em sua totalidade. Esta viso freqentemente usada para determinar a necessidade de tratamento endodntica, bem como para visualizar a progresso de sucesso da terapia endodntica, uma vez que iniciado. Ele pode ser usado em caso de deteco hyperdontia (dentes supranumerrios) e impactado dentes.

Vista Bitewing A viso bitewing levado para visualizar as coroas dos dentes posteriores e da altura do osso alveolar em relao junes do cemento, que so as linhas de demarcao sobre os dentes que coroa do dente separada da raiz do dente. Rotina de radiografias interproximais comumente usado para examinar de crie e crie interdental recorrentes sob restauraes existentes. Quando h perda ssea extensa, os filmes podem ser situados com sua dimenso mais longa no eixo vertical, de modo a visualizar melhor os seus nveis em relao aos dentes. Como as exibies bitewing so tomadas a partir de um mais ou menos perpendicular ao ngulo bucal superfcie dos dentes, eles exibem com mais preciso os nveis de ossos do que os pontos de vista periapical. Bitewings dos dentes anteriores no so rotineiramente tomadas. O bitewing nome se refere a um guia pouco de papel ou de plstico situado no centro do filme de raios-x, que quando mordido, permite que o filme a parar, para que ele captura uma quantidade ainda de maxilar e mandibular informao.

Vista oclusal A vista oclusal indicada quando h um desejo de revelar o esqueleto ou patologia anatmica do assoalho ou da boca ou do palato . O filme oclusal, que cerca de trs a quatro vezes o tamanho do filme utilizado para dar uma periapical ou bitewing, inserido na boca, de modo a separar os inteiramente dentes superiores e inferiores, e o filme exposto a partir sob o queixo ou em ngulo de cima para baixo do nariz. s vezes, ele colocado na parte interna da bochecha para confirmar a presena de um sialolith no duto Stenson, que carrega saliva da glndula partida . A vista oclusal no est includa na srie padro boca cheia. Srie boca cheia. Uma srie boca cheia um conjunto completo de intraoral radiografias dos dentes de um dos pacientes e dos tecidos duros adjacentes. Isso muitas vezes abreviado como tanto FMS ou FMX (ou CMRS, significando srie radiogrfica completa da boca). A srie de boca cheia composta por 18 filmes:

Quatro bitewings o Dois molar bitewings (esquerda e direita) o Dois pr-molares bitewings (esquerda e direita) Oito periapicais posterior o Dois superiores periapicais molar (esquerda e direita) o Dois superiores periapicais pr-molares (esquerdo e direito) o Dois mandibulares periapicais molar (esquerda e direita) o Dois mandibulares periapicais pr-molares (esquerdo e direito) Seis periapicais anterior o dois caninos maxilares-lateral periapicais dos incisivos (esquerda e direita)

o o

dois mandibular canine-lateral incisovos periapicais (esquerda e direita) duas centrais periapicais dos incisivos (maxilar e mandibular).

Vistas extra orais. Colocando o filme radiogrfico ou sensor fora da boca, do lado oposto da cabea da fonte de raios-X, produz uma viso extra-oral radiogrficos. A cefalograma lateral usada para avaliar propores dento facial e clarificar a base anatmica para uma m ocluso, e uma radiografia ntero-posterior fornece uma viso face a frente. Filmes panormicos. Um filme panormico, capaz de mostrar um maior campo de viso, incluindo as cabeas e pescoos dos cndilos seios maxilares mandibulares, os processos coronide da mandbula, bem como a cavidade nasal e os seios maxilares. A radiografia de raios-x panormico dos dentes de um homem de 64 anos de idade. Trabalho odontolgico realizado principalmente no Reino Unido / Europa na ltima metade do sculo 20 Filmes so filmes extras bucais panormicas, na qual o filme exposto enquanto fora dos pacientes bocas, e eles foram desenvolvidos pelo Exrcito dos Estados Unidos como uma maneira rpida para obter uma viso geral de um dos soldados de sade oral. Expondo eighteen filmes por soldado foi muito demorado, e sentiu-se que um nico filme panormico poderia acelerar o processo de examinar e avaliar a sade bucal dos soldados, soldados com dor de dente no so muito eficazes. Foi descoberto mais tarde que enquanto o filme panormico pode ser muito til na deteco e localizao de fraturas mandibulares e outras patolgicas entidades da mandbula, no eram muito bons em avaliar periodontal perda ssea ou a crie dentria. O exame ortopantomogrfico, mais conhecido como radiografia panormica, um exame til e bastante prtico para complementar o exame clnico no diagnstico das doenas dos dentes (cries ou doenas endodnticas) e dos ossos da face. Atravs desse exame, o dentista pode visualizar todos os dentes de uma s vez, inclusive os que ainda no esto erupcionados. Cries, fraturas dentais, infeces ou outras doenas dos ossos que sustentam os dentes podem ser visualizadas e, muitas vezes, diagnosticadas. Em Odontopediatria, esse exame tem amplas indicaes, tanto na preveno como no diagnstico de distrbios dentais e raciais. O dentista pode fazer o "pr-natal" dos dentes, examinando-os mesmo antes que eles erupcionem, podendo analisar sua localizao, forma, angulao e a presena de dentes extranumerrios (dentes que excedem o nmero normal) ou agenesia (falta do germe dentrio) e assim prevenir ou atenuar futuros problemas estticos e/ou relacionados articulao. O estudo dos ossos na procura por leses intra-sseas, como cistos e tumores, tambm faz parte de uma boa odontologia preventiva. Nesta incidncia observa-se:

dentes presentes, presena de cries extensas, processos patolgicos no periapice

grau de desenvolvimento dental, posicionamento dos dentes, a relao dente permanente com o dente decduo, presena de patologia do folculo presena de reabsores sseas alveolares caracterstica do trabeculado sseo da maxila e mandbula posicionamento dos reparos anatmicos pesquisa de razes residuais, fraturas sseas, patologias acompanhamento de tratamentos endodntico e ortodnticos. proservao de tratamentos cirrgicos. Telerradiografia Lateral: Este procedimento empregado principalmente na ortodontia e cirurgia maxilofacial. Sobre esta incidncia so realizadas anlises cefalomtricas onde avalia-se o padro dento-esqueletico- facial e o crescimento do crnio e da face.

Telerradiografia Frontal: De procedimento similar ao da telerradiografia lateral, nesta incidncia busca-se avaliar assimetrias a nvel da maxila e mandbula.

Tomografia Computadorizada H aumento do uso de CT (calculado tomografia ) scanners em odontologia, principalmente para planejar implantes dentrios, pode haver nveis significativos de radiao e risco potencial. Especialmente concebidos CBCT (feixe cnico CT) scanners podem ser usados em vez disso, que produzem imagens com uma adequada reduo de dez vezes a radiao.

Concluso: Neste trabalho foi compreendido como feito um raios-X odontolgico, para que serve cada incidncia, percebi tambm quais os cuidados devemos ter ao realizar uma radiografia odontolgica . Entendi um pouco mais sobre a anatomia bucal, entendi um pouco mais sobre a tcnica
radiogrfica periapical, que uma das mais importantes, e imprescindvel na elaborao de um diagnstico em Odontolgico. Assim como radiografia panormica um

dos melhores meios de auxilio ao diagnsticos utilizada na odontologia. Como o prprio nome diz ela fornece uma viso panormica das estruturas dentrias ,mostra tambm se existem dentes supranumerrios, cistos, leses apicais entre outras patologias como percebi que as vezes no detectveis em exames realizados no prprio consultrio odontolgico como as radiografia periapicais.

Bibliografia: http://translate.google.com.br/translate?hl=ptBR&langpair=en%7Cpt&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Dental_radiography http://www.radiodoc.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=94&Itemid=1 41 http://www.radiocentercuritiba.com.br/servicos.php

Potrebbero piacerti anche