Sei sulla pagina 1di 7

Estudo da Matria

Prof. M.Sc. Paulo S Aluno(a): INTRODUO: A Qumica a cincia que estuda a constituio da matria, sua estrutura interna, as relaes entre os diversos tipos de materiais encontrados na natureza, alm de determinar suas propriedades, sejam elas fsicas como, por exemplo, cor, ponto de fuso, densidade, etc. ou qumicas, que so as transformaes de uma substncia em outra. MATRIA: 1 Conceito: Chamamos matria a tudo que tem massa, ocupa lugar no espao (isto tem volume) e pode, portanto, de alguma forma, ser medido. Por exemplo: madeira, alumnio, ferro, ar, etc. Massa: todos os corpos possuem massa. uma grandeza que usamos como medida da matria de um corpo ou objeto. Extenso: a propriedade que a matria tem de ocupar lugar no espao (volume ocupado). Impenetrabilidade: Dois corpos no ocupam, ao mesmo tempo, um mesmo lugar no espao. Captulo I 1 ANO EMI

Divisibilidade: os corpos podem ser divididos em partes cada vez menores. a propriedade que a matria tem de reduzir-se a partculas extremamente pequenas. Por exemplo, com auxlio de um martelo, podemos reduzir a pedaos muito pequenos e at mesmo a p certos corpos, como um pedao de mrmore, de giz, de grafite, etc.

2 Corpo e Objeto: Corpo uma poro limitada da matria e objeto um corpo fabricado para um determinado fim. Resumindo, podemos dizer que o ferro matria, uma barra de ferro um corpo e um porto de ferro um objeto.

Inrcia : um corpo no pode mudar sozinho seu estado de equilbrio esttico ou dinmico.

Compressibilidade: os corpos possuem a propriedade de poder diminuir de tamanho, sob a ao de foras externas. 3 Propriedades da Matria: A matria apresenta vrias propriedades que so classificadas em gerais, funcionais e especficas. 3.1 Propriedades Gerais da Matria: So comuns a toda e qualquer espcie de matria, independentemente da substncia de que ela feita. As principais so: massa, extenso, impenetrabilidade, divisibilidade, compressibilidade e elasticidade.

Elasticidade: os corpos possuem a propriedade de voltar forma e volume originais, cessada a causa que os deformou.

www.quimicafina.com

3.3 - PROPRIEDADES ESPECFICAS: So propriedades que permitem identificar uma determinada espcie de matria. Dentre as propriedades especficas, podemos citar: - PROPRIEDADES FSICAS: So constantes fsicas obtidas experimentalmente. As principais propriedades fsicas so: ponto de fuso e solidificao, ponto de ebulio e condensao, densidade, brilho e dureza. A densidade (d): a relao entre a massa e o volume de um corpo. A expresso que permite calcular a densidade dada por:

Indestrutibilidade: quando um pedao de lenha queimado, os materiais que fazem parte da matria se transformam em gases, fumaa e cinzas, parece que o pedao de lenha desaparece, na verdade, porm, o pedao de lenha no desapareceu apenas se transformou. Esse exemplo mostra que no houve destruio da matria, mas sim transformao de uma substncia em outra.

Nota: No sistema internacional (S.I) a unidade de densidade 3 3 expressa em kg/m , porm a unidade mais utilizada g/cm ou g/mL Dureza: a resistncia que uma espcie de matria apresenta a ser riscada por outra. Quanto maior a resistncia ao risco, mais dura a matria. O diamante a substancia mais dura da natureza, a foto abaixo mostra o maior diamante do mundo. Ponto de Fuso: Ponto de Ebulio: Estados Fsicos da Matria: - PROPRIEDADES ORGANOLPTICAS: So propriedades que impressionam os nossos sentidos como: cor, textura, odor, sabor. Por exemplo, a gua pura um lquido incolor, inodoro e inspido.

Disso podemos concluir que a matria no pode ser criada nem destruda, apenas transformada (Lei de Lavoisier ou Lei de Conservao da Matria ou Lei da Conservao da Massa). Esse fato se deve indestrutibilidade da materia. 3.2 PROPRIEDADES FUNCIONAIS: So propriedades observadas somente em determinados grupos de matria. Esses grupos so chamados funes qumicas, e as principais so: cidos, bases, sais e xidos que sero estudados oportunamente.

CIDOS

BASES

SAIS

XIDOS

PROPRIEDADES QUMICAS: So as propriedades responsveis pelas transformaes que cada tipo de matria pode sofrer. Esto relacionadas s reaes qumicas. Por exemplo a ferrugem corresponde a uma reao de oxidao do ferro.
www.quimicafina.com

c) Vaporizao: a passagem do estado lquido para o estado gasoso.

4 ESTADOS FSICOS DA MATRIA: a) Slido: Possui forma e volume constantes. As foras de atrao entre as molculas so maiores que as foras de repulso. b) Lquido: Possui forma varivel e volume constante. As foras de atrao entre as molculas so equivalentes s foras de repulso. c) Gasoso: Possui forma e volume variveis. As foras de atrao entre as molculas so menores que as foras de repulso. 4.1 MUDANAS DE ESTADOS FSICOS DA MATRIA: d) Liquefao: a passagem do estado gasoso para o estado lquido. e) Sublimao: a passagem do estado slido para o estado gasoso. As substancias naturais que sofrem espontaneamente sublimao so as seguintes: Naftalina, Iodo (I2), Cnfora; Gelo Seco (CO2 slido).

a) Fuso: a passagem do estado slido para o estado lquido.

f) (Res)sublimao: a passagem do estado gasoso para o estado slido. b) Solidificao: a passagem do estado lquido para o estado slido. - OUTRAS TERMINOLOGIAS: Evaporao: um tipo de vaporizao lenta, que ocorre uma temperatura menor que a do Ponto de Ebulio da substncia considerada. Exs: Evaporao de uma poa dgua; roupa secando no varal... Ebulio: um tipo de vaporizao rpida, que ocorre uma temperatura igual a do Ponto de Ebulio da substncia considerada. Exs: gua fervendo. Calefao: um tipo de vaporizao instantnea, que ocorre uma temperatura maior que a do Ponto de Ebulio da substncia considerada. Exs: Gota dgua em uma chapa superaquecida.
www.quimicafina.com

Condensao: a passagem de um vapor para o estado lquido. Exs: Orvalho; copo suado...

Liquefao: a passagem de um gs para o estado lquido. Um gs pode ser liquefeito baixas temperaturas ou altas presses. Exs: Gs de cozinha (G.L.P.:Gs Liquefeito de Petrleo, Oxignio Liquido; Nitrognio Liquido... 5 SUBSTNCIAS PURAS E MISTURAS: a) Substancias Puras: so substancias formadas por apenas um tipo de molcula. Ex: H2O destilada, lcool anidro, Oxignio Puro... a.1) Substancias Puras Simples: so aquelas formadas por tomos de um mesmo Elemento Qumico. Ex: O2; O3; H2; N2; Au; P4; Cn ....

b.1) Misturas Homogneas: so aquelas em que no podemos distinguir seus componentes. Uma mistura homognea tem sempre as mesmas propriedades em qualquer ponto. Ex: gua Mineral (H2O + Sais Minerais); lcool hidratado (lcool + H2O); gua + acar; Ar puro (N2 + O2 + CO2 + H2O + ...).

b.2) Misturas Heterogneas: so aquelas em que possvel distinguir seus componentes. Uma mistura heterognea tem propriedades diferentes em pontos distintos da mesma. Ex: gua + areia; gua + leo; Ar + poeira; gua + gasolina...

a.2) Substancias Puras Compostas: so aquelas formadas por tomos de diferentes Elementos Qumicos. Ex: H2O; CO2; NaCl; H2SO4 ...

5.1 - CURVAS DE AQUECIMENTO DE SUBSTNCIAS: a) Substancias Puras: apresentam pontos de Fuso e Ebulio constantes. Para a gua pura, graficamente, temos:

b) Substancias Impuras ou Misturas: so substancias formadas por mais de um tipo de molcula, ou seja, correspondem mistura de 2 ou mais substancias puras diferentes. Ex: gua Mineral (H2O + Sais Minerais); lcool hidratado (lcool + H2O); cido Muritico( HCl + H 2O); Ar puro (N2 + O2 + CO2 + H2O + ...); gua suja (gua + areia); gua e leo.

www.quimicafina.com

b) Misturas: apresentam pontos de Fuso e Ebulio variveis. Graficamente, temos:

Exemplo: Classifique os sistemas abaixo quanto ao nmero de fases e componentes c) Misturas Eutticas: so misturas de slidos que fundem temperatura constante. Graficamente, temos:

Ex: Solda (37% Chumbo + 63% Estanho) d) Misturas Azeotrpicas: so misturas de lquidos que fervem temperatura constante. Graficamente, temos:

Nota: O Granito um sistema trifsico formado por trs componentes: Quartzo, Feldspato e Mica

6 FENMENO: Ex: cool de supermercado (96% lcool + 4% gua) 5.2 SISTEMAS: uma poro de matria que foi escolhida para ser estudada. a) Componente do Sistema: corresponde cada substancia diferente que compe o sistema. b) Fase do Sistema: corresponde cada poro homognea do sistema. toda e qualquer alterao que ocorra na natureza, os fenmenos podem ser: a) Fenmeno Fsico: aquele em que no h alterao na estrutura molecular da matria, ou seja, aps o fenmeno a matria continua sendo formada pelo mesmo tipo de substncia. Ex: Mudanas de estado fsico; diviso da matria em partes menores; dissoluo de uma substancia em outra...

www.quimicafina.com

a) A, B, C, C, B, A, B b) A, B, C, A, B, C, B c) A, C, B, C, B, C, B d) A, B, C, B, B, A, B e) C, B, A, C, B, A, B 03) A dureza de um mineral reflete a resistncia deste ao risco. Uma das escalas utilizadas para verificar a dureza de um mineral a escala de Mohs.

b) Fenmeno Qumico: aquele em que h alterao na estrutura molecular da matria, ou seja, aps o fenmeno a matria transformada em outro tipo de substncia. Ex: as reaes qumicas, tais como: Queima ou combusto, formao da ferrugem, corroso e escurecimento de metais, oxidao (escurecimento) de alimentos pelo ar, apodrecimento de matria orgnica, respirao, digesto

De acordo com essa escala, INCORRETO afirmar que: a) o diamante o mineral mais duro. b) apenas o corndon risca o diamante. c) a apatita riscada pelo quartzo. d) o topzio e a fluorita riscam a calcita. e) o mineral menos duro o talco. 04) Imagine um copo cheio de refrigerante bem geladinho. O copo est "suado" e h gelo no refrigerante. Quais os fenmenos fsicos envolvidos.

01) NO poderamos citar, como propriedades gerais da matria: a) odor. b) extenso. c) impenetrabilidade. d) indestrutibilidade. e) inrcia. 02) As propriedades de um material utilizadas para distinguir-se um material do outro so divididas em Organolpticas, Fsicas e Qumicas. Associe a primeira coluna com a segunda coluna e assinale a alternativa que apresenta a ordem correta das respostas. PRIMEIRA COLUNA (A) Propriedade Organolptica (B) Propriedade Fsica (C) Propriedade Qumica SEGUNDA COLUNA ( ( ( ( ( ( ( ) Sabor ) Ponto de Fuso ) Combustibilidade ) Reatividade ) Densidade ) Odor ) Estados da Matria

a) Vaporizao e condensao b) Condensao. c) Sublimao e fuso. d) Fuso. e) Condensao e fuso. 05) (UFLAVRAS/2000) Os grficos A e B abaixo correspondem a duas experincias de aquecimento controlado de uma substncia pura hipottica.

Considerando-se que o aquecimento foi feito sob as mesmas condies em ambas as experincias, CORRETO afirmar que: a) as temperaturas correspondentes fuso da substncia so diferentes em A e B. b) a substncia no pode ser fundida. c) a substncia no sofre mudana de fase no intervalo de temperatura de 0C a 115C.

www.quimicafina.com

d) a massa da substncia utilizada na experincia B maior que a massa da substncia utilizada em A. e) a ebulio da substncia na experincia A ocorre a uma temperatura inferior da experincia B. 06) (MACKENZIE/2001)

c) monofsico, desde que a quantidade de lcool seja maior d) bifsico, quaisquer que sejam as quantidades de gua e lcool e) bifsico, desde que a quantidade de gua seja maior 11) gua, areia e cubos de gelo formam um sistema: a) monofsico b) tetrafsico c) bifsico d) pentafsico e) trifsico 12) (UNESP) presso ambiente, o iodo tem pontos de fuso e de ebulio superiores a 100C. Um estudante colocou iodo slido em um frasco limpo, que foi hermeticamente fechado. O frasco ficou em absoluto repouso temperatura ambiente. Aps algum tempo, notou-se a formao de cristais de iodo na tampa do frasco devido : a) presso osmtica do iodo. b) sublimao do iodo. c) fuso do iodo. d) decomposio do iodo. e) alta reatividade qumica do iodo. 13) Imagine um copo cheio de refrigerante bem geladinho. O copo est "suado" e h gelo no refrigerante. Quais os fenmenos fsicos envolvidos. a) Vaporizao e condensao b) Condensao. c) Sublimao e fuso. d) Fuso. e) Condensao e fuso. 14) Ao adicionarmos acar a um suco, notamos que aps certa quantidade, o acar no mais se dissolve na gua. Isto significa que existe um limite de solubilidade de uma substncia conhecida como "soluto" em outra conhecida como "solvente" e, este limite conhecido como "Coeficiente de Solubilidade", ou seja, a maior quantidade de soluto que se pode dissolver numa dada quantidade de solvente a uma certa temperatura. Assim sendo, um suco adoado com acar, quanto ao nmero de fases, pode ser: a) sempre monofsico b) monofsico ou trifsico c) sempre bifsico d) bifsico ou trifsico e) monofsico ou bifsico 15) (FAAP) Constitui exemplo de sistema bifsico com um componente: a) lcool hidratado b) leo grafitado c) gua salgada d) ar liquefeito e) gua com cubos de gelo

Dentre as substncias citadas, a que est no estado gasoso temperatura de 2C e a que est no estado slido a 30C so respectivamente. a) R e W b) X e R c) Y e X d) T e Y e) W e T 07) (UFES/1999) Uma determinada substncia apresenta a seguinte curva de aquecimento:

Considerando que a substncia no estado slido existe em apenas uma forma alotrpica, assinale a alternativa CORRETA. a) A substncia um slido a 200K. b) A substncia um gs a 300K. c) Entre 5 a 10 minutos de aquecimento, a substncia existe somente na forma lquida. d) Entre 10 a 15 minutos de aquecimento, a substncia existe como uma mistura em equilbrio das fases lquida e gasosa. e) A substncia um gs a 450K. 08) (UFSM) A alternativa que apresenta um fenmeno fsico a) laminao do ao b) revelao de fotografia c) queima de fogos de artifcio. d) combusto da gasolina. e) amadurecimento de frutas. 09) Um pedao de granito um sistema: a) monofsico b) tetrafsico c) bifsico d) pentafsico e) trifsico 10) gua e lcool formam sistema: a) monofsico, desde que a quantidade de gua seja maior b) monofsico, quaisquer que sejam as quantidades de gua e lcool

RESPOSTAS: 01)A; 02)A; 03)B; 04)E; 05)D; 06)A; 07)A; 08)A; 09)E; 10)B; 11)E; 12)B; 13)E; 14)E; 15)E

www.quimicafina.com

Potrebbero piacerti anche