Sei sulla pagina 1di 5

Terceiro Setor, ONGs e Institutos

Tomz de Aquino Resende Promotor de Justia. Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Tutela de Fundaes de Minas Gerais. Usualmente chamado de Terceiro Setor ou ONGs (Organizaes no Governamentais), o conjunto das pessoas jurdicas sem fins lucrativos. Classificam os tericos como: PRIMEIRO SETOR o Estado, entendendo este como o ente com personalidade jurdica de direito pblico, encarregado de funes pblicas essenciais e indelegveis ao particular (justia, segurana, fiscalizao, polticas pblicas, etc.). O SEGUNDO SETOR compreendido como as organizaes do mercado: pessoas fsicas ou jurdicas de direito privado, encarregadas da produo e comercializao de bens e servios, tendo como escopo o lucro e o enriquecimento do empreendedor. E TERCEIRO SETOR aquele que congrega as organizaes que, embora prestem servios pblicos, produzam e comercializem bens e servios, no so estatais, nem visam lucro financeiro com os empreendimentos efetivados, estando includas aqui, portanto, as associaes, sociedades sem fins lucrativos e fundaes. Apesar do sentido ser o mesmo para os termos Terceiro Setor ou ONGs, a ltima denominao tem sido mais vinculada s organizaes que tenham suas finalidades direcionados a questes que atingem mais genericamente coletividade (meio ambiente, doenas infecto-contagiosas, etc.). J INSTITUTO quando referido para identificar entidades, embora muitos o tenham como uma espcie de pessoa, jurdica sabemos que tal no verdadeiro, pois, o termo instituto, quando empregado nesse sentido, significa, tambm uma entidade, entretanto, pode ser aqui tanto governamental quanto privada, tanto lucrativa, quanto no lucrativa.

Instituto, ento, pode ser compreendido como a denominao que se d a determinadas entidades, ou ao gnero, onde se encontram determinadas espcies de pessoas jurdicas. Assim, tanto uma sociedade, como uma associao ou uma fundao, podem ser denominadas de instituto. Usualmente o termo tem sido mais utilizado para identificar algumas sociedades civis sem fins lucrativos, donde, provavelmente surge a confuso terminolgica. Assim, na prtica e tecnicamente correto, podemos dizer que, genericamente, as entidades do Terceiro Setor ou as ONGs so pessoas jurdicas de direito privado sem fins lucrativos (sociedades civis, associaes e fundaes) e que todas elas podem ser denominadas institutos ou serem consideradas como tal.

I.

SOCIEDADES CIVIS, ASSOCIAES E FUNDAES

Natureza Jurdica das Pessoas Sem Fins Lucrativos


simples leitura, dos primeiros artigos do Cdigo Civil Brasileiro, podemos observar que nosso direito admite a existncia de duas classes de pessoas: as pessoas fsicas ou naturais e as pessoas jurdicas. Ou seja, reconhece o Estado como entes dotados de personalidade (sujeitos de direitos e deveres), os seres humanos individualmente considerados (pessoa fsica ou natural), o agrupamento organizado de pessoas fsicas (sociedades e associaes), e um patrimnio vinculado a um objetivo (as fundaes). Assim, podemos dizer que as pessoas fsicas tm como substrato o ser humano, enquanto que as pessoas jurdicas se constituem em uma construo do direito, advinda de situaes criadas pelo agrupamento de pessoas ou pelo comprometimento de bens a um determinado objetivo. pessoa fsica ou natural - o ser humano -, a lei estabelece a aquisio da personalidade civil com o ...nascimento com vida...1, ao passo que a personalidade jurdica s concedida quando as autoridades competentes do Estado verificam que a entidade tem fins dignos de proteo jurdica e rene as condies necessrias para os

Artigo 4 do Cdigo Civil Brasileiro.

realizar, e sua existncia s se concretiza a partir do momento em que seus atos constitutivos so inscritos no registro pblico prprio. A pessoa jurdica, conforme conceituou Giorgi2: ... uma unidade jurdica, que resulta de uma coletividade humana organizada, com estabilidade, para um ou vrios fins de utilidade pblica ou privada; completamente distinta de cada um dos indivduos que a compem e dotada da capacidade de possuir e de exercitar adversus omnes os direitos patrimoniais, compatveis sua natureza, com subsdio e o incremento do Direito Pblico. O Cdigo Civil Brasileiro divide as pessoas jurdicas em duas classes: as de Direito Pblico e as de Direito Privado, sendo, as de Direito Pblico divididas em duas subclasses: as de Direito Pblico Interno (Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios) e as de Direito Pblico Externo (os demais Estados Soberanos). Como sabemos, o artigo 16 do Cdigo Civil Brasileiro estabelece que so pessoas jurdicas de Direito Privado, as sociedades civis, religiosas, pias, morais, cientficas ou literrias, as associaes de utilidade pblica, as sociedades mercantis e as fundaes. Assim, as pessoas jurdicas de direito privado (que mais nos interessam no presente trabalho), so divididas em dois grupos fundamentais: as corporaes e as fundaes. Aquelas tendo como fundamento a reunio de pessoas fsicas e que so as associaes e sociedades; estas, tendo em sua gnese massas patrimoniais, ou seja, as fundaes. Como nosso propsito, focaremos nossa ateno nas pessoas jurdicas de direito privado sem fins lucrativos (sociedades civis, associaes e fundaes). O teor da primeira parte do caput do art.11 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil, combinado com o art. 16 do Cdigo Civil, percebemos tambm, a clara inteno do legislador em definir as sociedades civis sem fins lucrativos, as associaes e as fundaes como prestadoras de servio pblico, ainda que de direito privado:
2

GIORGI. Apud SANTOS. J. M. Carvalho, Cdigo Civil Brasileiro Interpretado, 8 Ed., Rio de Janeiro, Freitas Bastos, V. I., pg. 338.

As organizaes destinadas a fins de interesse coletivo, como as sociedades e as fundaes... (art. 11 da LICC) e; Da, e com base tambm em outros dispositivos legais, se infere que no Brasil no se permite a instituio de pessoa jurdica sem fins lucrativos para a administrao de interesses individuais ou de interesse apenas privado, v.g.: administrar heranas em favor de herdeiros; administrar patrimnio em favor de alguma famlia etc. Ao ocorrer o registro de uma pessoa jurdica de direito privado, em sendo ela uma associao ou sociedade, o Estado declara que o conjunto de pessoas fsicas que a compem passa a ser uma s pessoa, dotada de capacidade para os atos da vida civil, perseguindo os objetivos comuns aos scios ou associados e com vida totalmente independente de cada um deles. J quando se tratar de uma fundao, o Estado vai declarar que aquele patrimnio, vinculado a um objetivo de interesse social determinado pela vontade humana, e com uma administrao previamente definida, uma pessoa independente do instituidor, dos administradores ou dos beneficirios. L, a pessoa jurdica formada pela assemblia das pessoas naturais, com ou sem propriedade sobre bens, aqui, a pessoa jurdica o prprio patrimnio vinculado a um objetivo. Preconizado , ento, que sociedades e associaes so compostas de uma aglomerao de pessoas naturais em torno de objetivos de interesse coletivo, enquanto que fundao um patrimnio destinado a um fim de interesse coletivo, ao qual se d personalidade. Embora no exista grande diferena prtica ou tcnica entre sociedade civil sem fins lucrativos e associao, teoricamente, podemos dizer que o que as difere o nmero de pessoas e os interesses que nela se envolvem, sendo certo que na maioria dos casos, a sociedade civil sem fins lucrativos instituda por um pequeno nmero de pessoas cuja finalidade atender coletividade, ou a um grupo determinado da coletividade que no os prprios scios, enquanto que a associao, normalmente, composta por um grande nmero de pessoas, as quais visam, na maioria dos casos, o interesse, ou os interesses daqueles que a compem.

Assim, sociedade civil sem fins lucrativos, pode ser compreendida como a pessoa jurdica de direito privado que se forma atravs da reunio de mais de uma pessoa e que visa beneficiar outras pessoas. E, associao como o agrupamento de pessoas, geralmente em maior nmero, que, embora possa tambm visar o benefcio de terceiros, sempre tem como objetivo o atendimento dos prprios associados ou de interesses destes, enquanto que fundao um patrimnio que algum separa do que lhe pertence, para beneficiar, sempre, a outras pessoas que no o instituidor ou os administradores da entidade. Portanto, se mais de duas pessoas possuem equipamentos e dispem de tempo com os quais desejem repassar experincia, conhecimento, sem transferncia de patrimnio, sem objetivar lucro ou benefcios materiais prprios, mais conveniente criar uma sociedade civil sem fins lucrativos. J se algumas pessoas tm interesses comuns, que ao mesmo tempo so interesses da coletividade, visando a preservao de tais bens, ou os mesmos objetivos elencados no pargrafo anterior, melhor ser a instituio de uma associao (categorias profissionais, moradores de um bairro, alunos e pais de alguma escola etc.). J aquela pessoa (pode ser uma s), ou aquelas pessoas (fsicas ou jurdicas) que desejam prestar um servio comunidade, de carter mais permanente, com fiscalizao mais rigorosa por parte do Estado e cuja administrao no possa modificar o objetivo ou a vontade do instituidor, associando tal desejo a algum patrimnio livre e desembaraado que se vincular ao fim desejado, o ideal a instituio de uma fundao.

Potrebbero piacerti anche