Sei sulla pagina 1di 21

___________________________________________________________________

CURSO DO PROF. DAMSIO A DISTNCIA

MDULO XII

DIREITO PENAL

__________________________________________________________________ Praa Almeida Jnior, 72 Liberdade So Paulo SP CEP 01510-010 Tel.: (11) 3346.4600 Fax: (11) 3277.8834 www.damasio.com.br

___________________________________________________________________________ MDULO XII

DIREITO PENAL
Dos Crimes Contra a Pessoa Dos Crimes Contra a Vida

Excluindo o homicdio culposo, todos os crimes contra a vida so dolosos e, portanto, julgados pelo Tribunal do Jri.

1. HOMICDIO - ART. 121 DO CDIGO PENAL

So trs os tipos (espcies):

homicdio simples; homicdio privilegiado; homicdio qualificado.

Tipo ou preceito primrio de norma penal: matar algum. Pena ou preceito secundrio de norma penal: recluso de 6 (seis) a 20 (vinte) anos.

1.1. Homicdio Simples Eliminao da vida humana extra-uterina, provocado por outra pessoa.

1.1.1. Objeto jurdico (bem jurdico tutelado)


1/20

___________________________________________________________________________ MDULO XII

Vida humana. um crime simples, pois tem apenas um bem jurdico tutelado. Crimes complexos so aqueles em que a lei protege mais de um bem jurdico.

1.1.2. Sujeito ativo Qualquer pessoa (crime comum). Os crimes prprios s podem ser praticados por determinadas pessoas. O homicdio admite co-autoria e participao.

Co-autoria: duas ou mais pessoas praticam a conduta descrita no

tipo.

Participao: quando no comete qualquer conduta descrita no

tipo, mas de alguma forma contribui para o crime. ExExemplo: aquele que empresta a arma, incentiva.

Para que exista co-autoria e participao, necessrio o chamado liame subjetivo, ou seja, a cincia por parte dos envolvidos de que esto colaborando para um fim comum.

1.1.3. Classificao um crime simples, comum, instantneo, material e de dano. Que vem a ser autoria colateral?

2/20

___________________________________________________________________________ MDULO XII

Ocorre quando duas ou mais pessoas querem cometer o mesmo crime e agem ao mesmo tempo, sem que uma saiba da inteno da outra, e o resultado morte decorre da conduta de um s agente, que identificado no caso concreto. O que for identificado responder por homicdio consumado e o outro por tentativa.

Que se entende por autoria incerta? Ocorre quando, na autoria colateral, no se consegue identificar o causador da morte e, nesse caso, ambos respondem por tentativa de homicdio.

1.1.4. Sujeito passivo Qualquer ser humano aps seu nascimento e desde que esteja vivo. Crime impossvel: tem a finalidade de afastar a tentativa por absoluta impropriedade do meio ou do objeto. H crime impossvel por absoluta impropriedade do objeto na conduta de quem tenta tirar a vida de pessoa j morta e, neste caso, no h tentativa de homicdio, ainda que o agente no soubesse que a vtima estava morta. Haver tambm crime impossvel, mas por absoluta ineficcia do meio, quando o agente usa, por exemplo, arma de brinquedo ou bala de festim.

1.1.5. Consumao D-se no momento da morte (crime material). A morte ocorre quando cessa a atividade enceflica (Lei da Doao de rgos). A prova da materialidade se faz por meio do laudo de exame necroscpico assinado por
3/20

___________________________________________________________________________ MDULO XII

dois legistas, que devem atestar a ocorrncia da morte e se possvel as suas causas.

1.1.6. Tentativa

Tentativa branca de homicdio: ocorre quando o agente

pratica o ato de execuo, mas no atinge o corpo da vtima que, portanto, no sofre qualquer dano em sua integridade corporal.

Tentativa cruenta de homicdio: ocorre quando a vitima

atingida, sendo apenas lesionada1. Tentativa de homicdio diferencia-se de leso corporal consumada: o que distingue o dolo (inteno do agente).

Leso seguida de morte: no confundir com a hiptese de

progresso criminosa, em que o agente inicia a execuo querendo apenas lesionar e depois altera o seu dolo e resolve matar. Conseqncia: o agente s responde pelo homicdio que absorve as leses corporais.

Desistncia Voluntria: o agente s responde pelos atos j

praticados. Ocorre quando, por exemplo, ele efetua um disparo contra a vtima e percebe que no a atingiu de forma mortal, sendo que, na seqncia, voluntariamente deixa de efetuar novos disparos, apesar de ser possvel faz-lo. O agente responde s por Leses Corporais. No h tentativa, por no existir circunstncia alheia vontade do agente que tenha impedido a consumao.

CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal. Parte Geral, vol. I, 2. ed. So Paulo: Saraiva. 4/20

___________________________________________________________________________ MDULO XII

1.1.7. Elemento subjetivo Dolo direto: quando a pessoa quer o resultado. Dolo eventual: no quer, mas assume o risco de produzir o resultado.

No caso de homicdio decorrente de racha de automveis (art.308 do CTB), os Tribunais tm entendido que se trata de homicdio com dolo eventual.

2. HOMICDIO PRIVILEGIADO - ART. 121, 1., DO CDIGO PENAL

2.1. Natureza Jurdica Causa de diminuio de pena (reduo de 1/6 a 1/3, em todas as hipteses). Apesar de o pargrafo trazer a expresso pode, trata-se de uma obrigatoriedade, para no ferir a soberania dos veredictos. O privilgio votado pelos jurados e, se reconhecido o privilgio, a reduo da pena obrigatria, pois do contrrio estaria sendo ferido o princpio da soberania dos veredictos. Trata-se, portanto, de um direito subjetivo do ru. As hipteses so de natureza subjetiva porque esto ligadas aos motivos do crime:

Motivo de relevante valor moral (nobre): diz respeito a sentimentos

do agente que demonstre que houve uma motivao ligada a uma compaixo ou algum outro sentimento nobre. o caso da eutansia.
5/20

___________________________________________________________________________ MDULO XII

Motivo de relevante valor social: diz respeito ao sentimento da

coletividade. Exemplo: matar o traidor da Ptria.

Sob domnio de violenta emoo, logo em seguida injusta

provocao da vtima. Requisitos:


_

Existncia de uma injusta provocao (no injusta agresso, seno seria legtima defesa). Ex.: adultrio, xingamento, traio. No necessrio que a vtima tenha tido a inteno especfica de provocar, bastando que o agente se sinta provocado.

Que, em razo da provocao, o agente fique tomado por uma emoo extremamente forte.

Reao imediata (logo em seguida...): no pode ficar evidenciada uma patente interrupo entre a provocao e a morte. Leva-se em conta o momento em que o sujeito ficou sabendo da provocao.

Qual a diferena entre o privilgio da violenta emoo com a atenuante genrica homnima? No privilgio, a lei exige que o sujeito esteja sob o domnio de violenta emoo, enquanto na atenuante, basta que o sujeito esteja sob a influncia da violenta emoo. O privilgio exige reao imediata, j a atenuante no.

3. HOMICDIO QUALIFICADO - ART. 121, 2., DO CDIGO PENAL

6/20

___________________________________________________________________________ MDULO XII

Pena: recluso de 12 (doze) a 30 (trinta) anos.

3.1. Classificao Quanto aos motivos: incs. I e II.

Quanto ao meio empregado: inc. III (aquilo que causou a morte). Quanto ao modo de execuo: inc. IV. Por conexo: inc. V.

3.1.1. Inciso I - mediante paga ou promessa de recompensa, ou por outro motivo torpe Na paga ou promessa de recompensa, h a figura do mandante e do executor. Ambos respondem pela forma qualificada. Tambm chamado de homicdio mercenrio. A paga prvia em relao execuo. Na promessa de recompensa, o pagamento posterior execuo. Mesmo se o mandante no a cumprir, existir a qualificadora para os dois. Motivo torpe: demonstra a maldade do sujeito em relao ao motivo do delito. o motivo vil, repugnante. Ex.: matar o pai para ficar com herana; matar a esposa porque ela no quer manter relao sexual. O cime no considerado motivo torpe. A vingana ser considerada, ou no, motivo torpe ou ftil dependendo do que a tenha originado.

3.1.2. Inciso II - motivo ftil


7/20

___________________________________________________________________________ MDULO XII

Matar por motivo de pequena importncia, insignificante. Exemplo: matar por causa de uma fechada no trnsito. A ausncia de prova, referente aos motivos do crime, no permite o reconhecimento dessa qualificadora. Cime no caracteriza motivo ftil. A existncia de uma discusso forte, precedente ao crime, afasta o motivo ftil, ainda que a discusso tenha se iniciado por motivo de pequena importncia, pois entende-se que a causa do homicdio foi a discusso e no o motivo anterior que a havia originado.

3.1.3. Inciso III - emprego de veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura ou outro meio insidioso ou cruel, ou que possa representar perigo comum.

a) Emprego de veneno necessrio que seja inoculado de forma que a vtima no perceba. Se o veneno for introduzido com violncia ou grave ameaa, ser aplicada a qualificadora do meio cruel. Certas substncias que so inofensivas para a populao em geral, podero ser consideradas como veneno em razo de condies de sade peculiares da vtima, como no caso do acar para o diabtico. Emprego de fogo Temos como exemplo o caso do ndio patax.

c) Emprego de explosivo
8/20

___________________________________________________________________________ MDULO XII

Exemplo de bombas caseiras em torcidas de futebol. Eventual dano ao patrimnio alheio ficar absorvido pelo homicdio qualificado pelo fogo ou explosivo.

d) Emprego de asfixia Causa o impedimento da funo respiratria. Formas de asfixia:

Asfixia mecnica
_

Esganadura: apertar o pescoo da vtima. Estrangulamento: passar fio, arame etc. no pescoo da vtima

causando a morte. a prpria fora do agente atuando, mas no com as mos.


_

Enforcamento: h emprego de fio tambm, porm a fora

da gravidade que faz com que o peso da vtima cause sua morte.
_

Sufocao: a utilizao de algum objeto que impea a

entrada de ar nos pulmes da vtima. (ex.: introduzir algodo na garganta da vtima).


_

Afogamento: imerso em gua. Soterramento: enterrar vivo. Imprensamento ou sufocao indireta: impedir o movimento

respiratrio colocando, por exemplo, um peso sobre o trax da vtima.

Asfixia txica:
9/20

___________________________________________________________________________ MDULO XII

Uso de gs asfixiante: monxido de carbono, por exemplo. Confinamento: trancar algum em lugar fechado de forma a

impedir a troca de ar (ex.: enterrar algum vivo dentro de caixo).

e) Emprego de tortura ou qualquer meio insidioso ou cruel Deve ser a causa direta da morte. Trata-se de meios que causam na vtima intenso sofrimento fsico ou mental. A reiterao de golpes, dependendo da forma como ela utilizada, pode ou no caracterizar a qualificadora de meio cruel (ex.: apedrejamento, paulada, espancamento, etc.). Eventual mutilao praticada aps a morte caracteriza crime autnomo de destruio de cadver (art. 211, do CP). Crime de tortura com resultado morte (pena: de 8 a 16 anos). A

diferena entre homicdio qualificado homicdio por tortura est no elemento subjetivo (dolo). No homicdio qualificado, h dolo na morte e, no crime tortura, esta culposa: o agente quer apenas torturar, mas culposamente provoca morte. Trata-se de crime preterdoloso (dolo no antecedente e culpa no conseqente art. 1., 3., da Lei n. 9.455/97). Meio insidioso: uso de fraude, armadilha, parecendo no ter havido infrao penal, e sim um acidente, como no caso de sabotagem nos freios do automvel. f) Emprego de qualquer meio do qual possa resultar perigo comum Gera perigo a um nmero indeterminado de pessoas. No necessrio que o caso concreto demonstre o perigo comum, basta que se comprove que o

10/20

___________________________________________________________________________ MDULO XII

meio usado poderia causar dano a vrias pessoas. Ainda que no haja uma situao de risco especfico. O que ocorre, todavia, se no caso concreto o agente, alm de matar a vtima, efetivamente expe outras pessoas a perigo? A doutrina entende que h homicdio qualificado em concurso formal com o crime de perigo comum (art. 250 e ss. do CP). Mas h entendimento divergente no sentido de ocorrer bis in idem. At porque o dolo diferente, se o agente atua com o dolo de dano, no pode agir com dolo de perigo.

3.1.4. Inciso IV traio, de emboscada ou mediante dissimulao ou outro recurso que dificulte ou torne impossvel a defesa do ofendido Refere-se maneira que o sujeito usou para aproximar-se da vtima.

a) Traio Aproveitar-se da prvia confiana que a vtima deposita no agente para alvej-la (ex.: amizade, relao amorosa etc). b) Emboscada ou tocaia Aguardar escondido a passagem da vtima por um determinado local para mat-la. c) Dissimulao Uso de artifcio para se aproximar da vtima. Pode ser:
11/20

___________________________________________________________________________ MDULO XII

Material: d-se com o uso de disfarce, fantasia ou mtodos

anlogos para se aproximar.

Moral: a pessoa usa a palavra. Sujeito d falsas provas de

amizade ou de apreo para poder se aproximar. d) Qualquer outro recurso que dificulte ou torne impossvel a defesa da vtima Quando uma pessoa armada mata outra desarmada, a jurisprudncia no configura a qualificadora por razo de poltica criminal (ex.: surpresa, disparo pelas costas, vtima desacordada).

3.1.5. Inciso V para assegurar a execuo, a ocultao, a impunidade ou vantagem de outro crime O inciso refere-se s qualificadoras por conexo, que podem ser:

a) Teleolgica Quando a morte visa assegurar a execuo de outro crime (ex.: matar o segurana para seqestrar o empresrio). Haver concurso material entre o homicdio qualificado e o outro delito, salvo se houver crime especfico no CP para esta situao (ex.: latrocnio, mata para roubar).

b) Conseqencial Ocorre quando a morte visa garantir:


12/20

___________________________________________________________________________ MDULO XII

ocultao de outro crime; impunidade: evitar que algum seja penalizado (ex. matar

testemunha);

vantagem (ex.: ladres de banco um mata o outro).

Na conexo teleolgica, primeiro o agente mata e depois comete o outro crime. Na conseqencial, primeiro comete o outro crime, depois mata. Se o agente visa a garantia da execuo, a ocultao, a impunidade ou vantagem de uma contraveno, ser aplicada a qualificadora do motivo torpe ou ftil, conforme o caso. No incide o inciso V, pois, esse se refere expressamente a outro crime.

3.2. Comentrios

Premeditao no qualificadora. Homicdio de pessoa da mesma famlia no gera qualificadora, apenas agravante genrica do art. 61, II, e.

Parricdio: matar qualquer ascendente. Quando os jurados reconhecem duas ou mais qualificadoras, o juiz deve aplicar a pena utilizando-se de uma delas para qualificar e as outras como agravantes genricas do art. 61 do Cdigo Penal.

O art. 121, 2., do Cdigo Penal tem mais ou menos vinte qualificadoras.

13/20

___________________________________________________________________________ MDULO XII

No art. 61 h trinta circunstncias agravantes. As vinte primeiras, desse artigo, so as vinte qualificadoras do art. 121, 2.. H repetio de texto, motivo que enseja a utilizao das qualificadoras excedentes como circunstncias agravantes. O que no ocorre nos demais crimes em que se utiliza uma qualificadora e as outras so consideradas circunstncias judicial do art. 59 do Cdigo Penal. As qualificadoras podem ser de duas espcies:

subjetivas: referem-se aos motivos do crime (inc. I, II e V); objetivas: referem-se aos meios e modos de execuo (inc. III e

IV).

As qualificadoras se estendem aos co-autores ou partcipes? Somente as objetivas se comunicam, desde que tenham ingressado na esfera de conhecimento do co-autor ou partcipe. As de carter subjetivo so incomunicveis, conforme dispe o art. 30 do Cdigo Penal.

O delito disposto no art. 121 do Cdigo Penal pode ser qualificado e privilegiado ao mesmo tempo? Sim, desde que as qualificadoras sejam objetivas, pois as hipteses que tratam do privilgio so todas de natureza subjetiva tornando-se inconciliveis com as qualificadoras subjetivas. No momento da quesitao, quando do julgamento pelo Jri, o privilgio votado antes das qualificadoras (Smula n. 162 do STF). Assim, se os
14/20

___________________________________________________________________________ MDULO XII

jurados o reconhecerem, o juiz coloca em votao apenas as qualificadoras objetivas, j que as subjetivas ficam prejudicadas. Atualmente, o homicdio qualificado crime hediondo.

O homicdio privilegiado-qualificado considerado crime hediondo? Existem duas correntes:

PROFESSOR DAMSIO: quando h agravante e atenuante genrica, deve se dar preponderncia circunstncia de carter subjetivo. Por analogia, concorrendo privilgio e qualificadora, prevalece o privilgio, j que, no caso, a qualificadora ser obrigatoriamente objetiva. Como corolrio, o crime no hediondo.

Aceita pela jurisprudncia: inaplicvel a analogia ao art. 67, porque qualificadora e privilgio so elementos que no se equivalem. Ao contrrio do que ocorre com as agravantes e atenuantes genricas. A qualificadora deve preponderar, porque modifica a prpria estrutura tpica do delito, alternando a pena in abstrato, enquanto que o privilgio apenas causa de diminuio de pena.

4. HOMICDIO CULPOSO - ART. 121, 3., DO CDIGO PENAL

Pena: deteno de 1 (um) a 3 (trs) anos. A morte decorre de imprudncia, negligncia ou impercia.

Imprudncia: consiste numa ao, conduta perigosa.


15/20

___________________________________________________________________________ MDULO XII

Negligncia: uma omisso quando se deveria ter tomado

um certo cuidado.

Impercia: ocorre quando uma pessoa no possui aptido

tcnica para a realizao de uma certa conduta e mesmo assim a realiza, dando causa a morte.

Culpa concorrente: quando duas pessoas agem de forma culposa, provocando a morte de um terceiro. Ambos respondem pelo crime. O fato de a vtima tambm ter agido com culpa no exclui a responsabilidade do agente. No h compensao de culpas em Direito Penal.

5. AUMENTO DE PENA ART. 121, 4., DO CDIGO PENAL

5.1. No Homicdio Culposo A pena ser aumentada de 1/3 (um tero):

a) Se o agente deixa de prestar imediato socorro vtima S se aplica a quem agiu com culpa e no socorreu. No se aplica o aumento:

se a vtima est evidentemente morta; se a vtima foi socorrida de imediato por terceiro;
16/20

___________________________________________________________________________ MDULO XII

quando o socorro no era possvel por questes materiais,

ameaa de agresso, etc.

b) Se o agente foge para evitar o flagrante

c) Se o agente no procurar diminuir as conseqncias de seu ato.

d) Se o crime resulta da inobservncia de regra tcnica de arte, profisso ou ofcio. Como diferenci-la da impercia? A diferena que na impercia o agente no possui aptido tcnica para a conduta, enquanto na causa de aumento o agente conhece a tcnica, mas por descaso, desleixo, no a observa, provocando assim a morte.

5.2. No Homicdio Doloso A pena ser aumentada de 1/3, se a vtima for menor de 14 anos.

6. PERDO JUDICIAL - ART. 121, 5., DO CDIGO PENAL


17/20

___________________________________________________________________________ MDULO XII

O Juiz poder conceder o perdo judicial, deixando de aplicar a pena, quando as conseqncias do crime atingirem o prprio agente de forma to grave que a imposio da mesma se torne desnecessria. S na sentena que poder ser concedido o perdo judicial.

6.1. Natureza Jurdica do Perdo Judicial Causa extintiva de punibilidade (art. 107, IX, do CP).

6.2. Natureza Jurdica da Sentena que Concede o Perdo Judicial Tem natureza declaratria da extino da punibilidade, no subsistindo seus efeitos. Atualmente, a divergncia que antes existia foi pacificada pela edio da Smula n. 18 do Superior Tribunal de Justia, que diz que a sentena declaratria da extino da punibilidade, no subsistindo qualquer dos seus efeitos. Havendo dois rus, o juiz poder conceder o perdo a apenas um deles.

7. HOMICDIO CULPOSO NO CDIGO DE TRNSITO BRASILEIRO

18/20

___________________________________________________________________________ MDULO XII

Art. 302 do Cdigo de Trnsito Brasileiro: praticar homicdio culposo na direo de veculo automotor. Penas:

Deteno de 2 a 4 anos

no cabe a suspenso condicional do

processo (sursis suspenso condicional da pena);

Proibio ou suspenso da permisso para dirigir, ou da carteira de habilitao.

O prazo de proibio ou suspenso fixado pelo juiz, podendo ir de 2 meses a 5 anos. A proibio ou suspenso aplica-se ainda que o juiz tenha concedido o sursis. Pargrafo nico: causa de aumento de pena (1/3 a 1/2): I - se o agente no tem permisso ou habilitao para dirigir; II - se o crime ocorre na faixa de pedestre ou na calada; III - se o agente deixa de prestar socorro vtima, quando possvel; IV - se o agente, no exerccio de sua profisso ou atividade, est na conduo de veculo de transporte de passageiros.

Art. 299 do Cdigo de Trnsito Brasileiro vetado. O perdo judicial foi vetado porque j constava no Cdigo Penal . Apesar de ter sido vetado, aplicvel aos acidentes de trnsito.
19/20

___________________________________________________________________________ MDULO XII

20/20

Potrebbero piacerti anche