Sei sulla pagina 1di 4

Durante o evento, houve ainda a premiao do restaurante escolhido pelo jri popular.

A Cmara talo-Brasileira de Comrcio e Indstria do Rio de Janeiro promoveu o seminrio Os selos de certificao DOP e IGP, na sede da FIRJAN, durante o qual estiveram presentes chefs, gerentes e proprietrios de restaurantes de cozinha italiana. O evento contou com o apoio do Convivium Slow Food Rio de Janeiro. A palestra teve como pblico-alvo os 15 restaurantes que j obtiveram o selo do programa Ospitalit Italiana, assim como os 18 candidatos ao selo, que ainda se encontram em processo de certificao. O programa Ospitalit Italiana uma iniciativa da Unioncamere (Unio das Cmaras de Comrcio no Exterior), das Cmaras Italianas no Exterior e do ISNART (Instituto Nacional Italiano de Pesquisas Tursticas) e tem o financiamento do Ministrio Italiano de Polticas Agrcolas Alimentares e Florestais. Em todo o mundo, o selo j foi concedido a restaurantes em 50 pases. A abertura do seminrio ficou a cargo do Cnsul Geral da Itlia no Rio de Janeiro, Mario Panaro. Em seu discurso, Panaro ressaltou a importncia da boa alimentao como sinnimo de sade e bem-estar, alm de lembrar de que necessrio valorizar o bom gosto e os produtos de qualidade.

esquerda, o Cnsul Mario Panaro abre o seminrio com seu discurso. No centro, os participantes assistem apresentao. direita, o palestrante Paulo de Abreu e Lima durante sua exposio.

A apresentao do seminrio coube a Paulo de Abreu e Lima, mestre em cultura e comunicao alimentar que trabalhou com o empresrio Oscar Farinetti, idealizador da EATALY e com Carlo Petrini fundador do movimento Slow Food. Paulo tambm membro do Convivium Slow Food Rio de Janeiro, que liderado pela Sra. Margarida Nogueira. O objetivo do seminrio informativo foi dar continuidade misso primria do projeto, que valorizar a gastronomia e a excelncia dos restaurantes de cozinha genuinamente italiana. Dentro dessa proposta, o evento foi pensado para difundir os produtos de qualidade tipicamente italianos, sobretudo os que detm os selos DOP e IGP nos restaurantes certificados. A palestra versou a respeito do valor do reconhecimento dos certificados DOP/IGP e a correlao existente entre os produtos e o territrio, alm de enfatizar a importncia de lutar contra a falsificao e o italian sounding. O selo DOP diz respeito a uma regio, local ou pas que descreve um produto agrcola ou alimentcio original dali. O IGP, por sua vez, compreende as caractersticas distintivas dos produtos que se relacionam diretamente ao contexto geogrfico da regio de origem.
CONHEA TODOS OS RESTAURANTES CERTIFICADOS NO SITE WWW.10Q.IT

www.camaraitaliana.com.br

DOP

DENOMINAO DE ORIGEM PROTEGIDA o nome de uma regio, local especfico ou, em casos excepcionais, um pas, usado para descrever um produto agrcola ou alimentcio original daquela localidade. Inclui as qualidades ou caractersticas que so essencial ou exclusivamente devidas a um ambiente geogrfico com seus fatores humanos e naturais inerentes. Todas as etapas desde a produo, o processamento e a preparao devem ser realizadas nessa determinada rea geogrfica. INDICAO GEOGRFICA PROTEGIDA o nome de uma regio, local especfico ou, em casos excepcionais, um pas, usados para descrever um produto agrcola ou alimentcio original daquela localidade e que possua uma qualidade especial, reputao ou outras caractersticas atribuveis quela origem geogrfica. Pelo menos uma das etapas (produo, processamento ou preparao) devem ser realizadas nessa determinada rea geogrfica.

IGP

Ao final do seminrio informativo, o Vice-Presidente da Cmara, Com.te Raffaele Di Luca, entregou o prmio do juri popular a um dos restaurantes certificados. O restaurante vencedor foi o Da Brambini, escolhido atravs de votao por SMS. O prmio concedido foi um tablet Apple iPad 2 equipado com os dois aplicativos lanados pelo programa, que contm a lista interativa de todos os restaurantes certificados e uma srie de receitas tradicionais italianas. Os aplicativos esto disponveis para os modelos de tablet e celulares com sistema operacional Apple ou Android e podem ser baixados gratuitamente clicando nos links abaixo: Para iPad e iPhone:
1 Aplicativo com todos os restaurantes certificados 2 Aplicativo com receitas tradicionais italianas

Para sistemas Android:


1 Aplicativo com receitas tradicionais italianas

www.camaraitaliana.com.br

26-28 de Setembro 2012 Cesena - Itlia

Ano aps ano, a MACFRUT vem se firmando como um ponto de referncia internacional para o setor hortifrutcola. A feira, que ocorre na cidade de Cesena, situada no norte da Itlia, voltada para empresrios especializados no somente nesse setor, mas tambm para profissionais do segmento de agronegcios e tecnologias agrcolas. Este ano, a feira acontece nos dias 26, 27 e 28 de setembro. A feira apresenta uma enorme variedade de produtos de todo o setor de frutas e vegetais e inclui debates, conferncias, encontros tcnicos e cientficos, eventos e tours tcnicos guiados que suprem qualquer necessidade.

A Cmara talo-Brasileira de Comrcio e Indstria do Rio de Janeiro est sempre atenta ao calendrio de eventos da Itlia e, visando oferecer vantagens aos parceiros em potencial no Brasil, assinou um acordo com a organizadora da feira que prev uma srie de condies especiais para os interessados em participar da edio 2012 do evento. Entre as vantagens oferecidas para as empresas brasileiras, esto: dirias em hotel gratuitas nos trs dias da feira, traslados do hotel para a feira, encontros de negcios com compradores italianos e visitas guiadas s empresas de produo fresca, de quarta gama, congelados e tecnologias de empacotamento, tour por supermercados e jantar de gala com os operadores de todo o mundo. Os representantes de empresas interessados em participar da feira devero arcar somente com as despesas relativas ao pacote areo de ida e volta, que incluem a passagem de avio e o traslado do aeroporto para o hotel. A feira selecionar os participantes dentre aqueles que se inscreverem previamente atravs da nossa Cmara. O nmero de participantes limitado, e aqueles que forem selecionados pela feira tero direito aos servios descritos acima gratuitamente. Para se inscrever, basta enviar por e-mail a ficha de inscrio preenchida com os dados da empresa para feiras@camaraitaliana.com.br ou para o fax (21) 2262-2998. O envio dessa ficha imprescindvel para a confirmao de interesse do representante. receber a ficha deve solicit-la atravs do mesmo endereo de e-mail citado acima. Quem desejar

Caso a feira selecione o participante, a agncia de viagem associada Cmara fornecer as melhores cotaes para o seu pacote areo e traslado do aeroporto para o hotel, que no esto includos entre os servios oferecidos pela feira. Haver tambm a cobrana de uma taxa de participao no valor de R$ 450,00.

Em 2011, a feira teve uma rea expositiva de mais de 30 mil m e contou com mais de 800 expositores, incluindo todas as companhias importantes e lderes internacionais, referncias em seus setores. Outros dados importantes relativos feira chamam a ateno do pblico-alvo: foram recebidos mais de 22.200 visitantes, 98% deles profissionais, e ocorreram mais de 300 reunies de negcios e mais de 30 conferncias, sem falar na presena de 80 delegaes oficiais estrangeiras e de mais de 4.950 profissionais estrangeiros vindos de mais de 100 pases.

www.camaraitaliana.com.br

SOCCEREX O evento uma grande oportunidade para a realizao de negcios no setor esportivo visando a proximidade da Copa do Mundo e dos Jogos Olmpicos no Rio de Janeiro.
O futebol o esporte mais popular do mundo e, talvez, o mais poderoso, pela sua capacidade de atrair e reunir multides, alimentar esperanas e misturar diferentes culturas em um mesmo espao. Nos ltimos anos, o futebol tambm tem se tornado uma das indstrias mais lucrativas do mundo, com o fechamento de parcerias, patrocnios e aes de merchandising, venda de direitos de transmisses televisivas, todos contribuindo para a gerao de uma receita de 19 bilhes de euros. Dentro desse setor, encontra-se a Soccerex, uma importante feira esportiva que rene empresas mundialmente famosas e oferece uma alta visibilidade para os seus expositores, entre outros benefcios. A feira est chegando ao Brasil para se incluir entre os eventos mais importantes do cenrio carioca. A Soccerex o primeiro de vrios grandes eventos que esto chegando ao Rio de Janeiro por conta do nosso calendrio esportivo bastante ocupado. Ns esperamos trazer para o Brasil investidores de todas as partes do mundo, afirma Mrcia Lins, secretria de Estado do Rio de Janeiro. Este ano, a feira ocorre de 24 a 28 de novembro, no Forte de Copacabana, Rio de Janeiro e nossa Cmara fechou um acordo com a organizao do evento para oferecer condies especiais a quem desejar participar como expositor. Para isso, basta entrar em contato atravs do email feiras@camaraitaliana.com.br ou pelo telefone (21) 2262-9141.
Rio de Janeiro 24 a 28 de Novembro Forte de Copacabana

A StonExpo/Marmomacc Americas a maior feira internacional de rochas realizada nos Estados Unidos e apresenta uma mdia de quase 200 empresas e mais de 3000 participantes de todo o mundo. A feira divide espao com a SURFACES, o evento nmero 1 do pas no setor de revestimento de pisos, no belssimo Mandalay Bay Convention Center, em Las Vegas, Nevada. A StonExpo organizada pela Veronafiere, que tambm responsvel pela famosa Marmomacc, que chegou sua 47 edio. Numerosos seminrios, workshops e minissesses (sobre assuntos especficos) sero criados como parte do Programa de Educao 2013 e apresentaro uma infinidade de sesses especialmente pensadas para os participantes da StonExpo/Marmomacc Americas. Alm disso, os participantes tero a oportunidade de assistir a demonstraes e treinamento prtico durante o perodo em que as exposies estiverem abertas ao pblico. A feira ocorre juntamente com a SURFACES, que concede aos presentes um passe de acesso completo para o Programa de Educao SURFACES e as exposies. Todo ano, a StonExpo/Marmomacc atrai fabricantes, instaladores, arquitetos, designers, construtores, especialistas em cozinhas e banheiros, varejistas, distribuidores, designers de interiores, profissionais de restaurao, empreiteiros e muitos mais... todos prontos para buscar novos negcios e ampliar seus conhecimentos do mercado. A Cmara talo-Brasileira de Comrcio e Indstria parceira da organizadora da Stonexpo 2013 e oferecer condies especiais para expositores e visitantes brasileiros que desejam expor sua marca e seus produtos nessa que a maior feira das Amricas para a indstria de rochas ornamentais.

Las Vegas, EUA 29-31 de Janeiro 2013

Av. Graa Aranha, 1 6 Andar Centro Rio de Janeiro (RJ) Tel. +55 21 2262-9141 Fax. +55 21 2262-2998 www.camaraitaliana.com.br | info@camaraitaliana.com.br

Potrebbero piacerti anche